Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 66 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Certame decorre até 7 de Maio no Cadaval
Mega-almoço atraiu milhares para a inauguração da Semana Gastronómica do Frango
A inauguração da Semana Gastronómica do Frango teve lugar no dia 29 de Abril, no Cadaval, com um mega-almoço com 5 toneladas de frango no churrasco ao qual compareceram milhares de pessoas, entre as quais algumas figuras conhecidas do grande público. Até 7 de Maio, os visitantes poderão provar o "Menu Frango" em 10 restaurantes do concelho por 5 euros, incluindo o prato de frango, um copo de vinho do concelho, sobremesa à base de ovos e ainda café.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma área maior
Feira de Maio abre dia 29 de Abril
A Feira de Maio 2006 permite mais um ano de mistura de cultura, tradição, alegria e entusiasmo em Leiria, com as suas exposições, divertimentos e animação. Com inauguração marcada para as 15 horas do dia 29 de Abril, o certame decorre até ao dia 22 de Maio, na margem direita do Rio Lis, na zona da Nova Leiria. Entre as novidades, destaque para novos divertimentos, pavilhão do Ambiente, maior variedade e novidades nas comidas e bebidas, integração do passeio pedonal e articulação com a esplanada do cais, canoas, gaivotas, barcos e ginástica de manutenção aos domingos de manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sensibilização para o consumo de aves
"Semana Gastronómica do Frango" no Cadaval
Decorre, de 29 de Abril a 7 de Maio, no Cadaval, a "Semana Gastronómica do Frango", uma iniciativa que conta com a organização conjunta da Associação Empresarial do Concelho do Cadaval (AECC) e Câmara Municipal do Cadaval, com a colaboração da Associação Nacional dos Centros de Abate e Indústrias Transformadoras de Carne de Aves (ANCAVE). A Semana Gastronómica arranca dia 29 de Abril (sábado), com um Mega-Almoço de Frango no Churrasco, que será gratuito e que decorrerá nas Novas Oficinas da Câmara Municipal do Cadaval, pelas 12h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do 25 de Abril
Câmara de Santarém reergue estátua do capitão Salgueiro Maia e assina geminação com Grândola
As comemorações do 25 de Abril em Santarém foram este ano marcadas pela forte adesão da população, que não perdeu as várias iniciativas organizadas pela Câmara de Santarém e pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril. No dia da Liberdade, estiveram presentes os presidente das Câmaras de Santarém e de Grândola, Moita Flores e Carlos Beato, respectivamente, além de Natércia Maia, viúva do Capitão Salgueiro Maia. Milhares de pessoas assistiram à colocação da estátua do herói do 25 de Abril, no Monumento a Salgueiro Maia, à Escola Prática de Cavalaria e à Liberdade, junto ao futuro Jardim dos Cravos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão de 12 de Abril
Nove deputados da região faltaram à votação na Assembleia da República
O Diário da Assembleia da República de 12 de Abril registou 9 faltas de deputados da região. À sessão parlamentar, suspensa pelo presidente por falta de quórum, faltaram dois deputados eleitos por Leiria, António Galamba (PS) e Feliciano Barreiras Duarte (PSD), e um por Santarém, Miguel Relvas (PSD). Faltaram ainda à verificação do quórum, cerca das 19h10, os deputados de Leiria Carlos Poço e Luís Pais Antunes (PSD), e os deputados de Santarém António Gameiro (PS), Mário Albuquerque (PSD) e Luísa Mesquita (CDU). Ausente no momento da votação esteve também o deputado da Região Oeste, Duarte Pacheco (PSD), eleito por Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomada de posse marcada para 25 de Junho
D. António Marto nomeado Bispo de Leiria-Fátima
D. António Marto foi nomeado pelo Papa Bento XVI para sucessor de D. Serafim Ferreira e Silva à frente do governo Diocese de Leiria-Fátima. A nomeação foi divulgada na manhã de 22 de Abril. D. António nasceu em Chaves a 5 de Abril de 1947 e é, desde 2002, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e a Doutrina da Fé. Segundo D. Serafim Ferreira e Silva, que renuncia por ter atingido 75 anos de idade, "D. António é sincero, inteligente, devoto de Nossa Senhora, dialogante e com muita cultura, teológica e geral", confirmando que a nomeação foi recebida com agrado no Santuário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal de Alcobaça organiza comemorações
Filme da RTP "O meu pai Humberto Delgado" de Francisco Manso apresentado dia 25 de Abril
A Assembleia Municipal de Alcobaça comemora o 32º Aniversário do 25 de Abril. O programa tem início às 12h30, com a tradicional deposição de uma coroa de flores no monumento ao General Humberto Delgado, na Cela Velha. Segue-se, pelas 14h30, a deposição de uma coroa de flores no monumento ao 25 de Abril, em Alcobaça e, às 15h, a apresentação do filme "O meu pai Humberto Delgado" de Francisco Manso, co-produção RTP, seguida do lançamento do livro "25 de Abril - Concurso Literário" e a entrega dos prémios do concurso. O encerramento ocorre com a Sessão Solene no Cine-Teatro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Marco Horácio, Tocándar e Gaiteiros de Lisboa nas Comemorações do 25 de Abril
A Câmara da Marinha Grande, em conjunto com associações e outras instituições do concelho, preparou um vasto conjunto de actividades para comemorar o 32º aniversário do 25 de Abril de 1974, que decorre durante todo o mês de Abril. As comemorações começam no dia 21 de Abril com stand up comedy com Marco Horário, Eduardo Madeira, Francisco Menezes e um convidado surpresa. Segue-se, no dia 22 um concerto com Dazkarieh e o grupo de percussão Tocándar e, no dia 23, um concerto com Uxu Kalhus e Mandrágora. Na noite do dia 24, é a vez dos Gaiteiros de Lisboa. Consulte aqui o programa completo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 25 às 16 horas
Pinto Balsemão discursa em Leiria no 25 de Abril
Francisco Pinto Balsemão - deputado da "Ala Liberal", deputado na Assembleia Constituinte e primeiro-ministro de dois governos da Aliança Democrática -, é o orador convidado para a sessão solene comemorativa do 32º aniversário do 25 de Abril, em Leiria. Pinto Balsemão foi também deputado na Assembleia Nacional integrado na chamada "Ala Liberal", tendo apresentado vários projectos de lei e propostas que visavam garantir as liberdades democráticas num tempo em que dominavam a censura e a perseguição aos opositores do regime.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
32º Aniversário do "25 de Abril"
Revolução dos Cravos assinalada no Cadaval com Cultura e desporto
Para celebrar o 32º Aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal do Cadaval preparou, como habitualmente, um programa diversificado de actividades comemorativas, com destaque para actividades de âmbito cultural e desportivo, com atletismo e futsal, bem como a inauguração do Parque de Lazer de Casais de Montejunto. Associando a Comemoração do Dia Mundial do Livro (23 de Abril) às celebrações da Revolução dos Cravos, a autarquia promove, de 23 a 29 de Abril, uma Feira do Livro, a qual decorrerá no jardim junto à Biblioteca Municipal, diariamente, das 8h30 às 17 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Associação Barafunda promove encontro sobre situações de risco com crianças e jovens
A Barafunda AJCSS, entidade promotora do projecto "Percursos Alternativos" (Programa Escolhas 2ª Geração) vai levar a efeito, nos dias 27 e 28 de Abril, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, um encontro denominado "Qualidade à Criança e ao Jovem: a redução dos riscos". Estarão presentes, entre outros, Rui Marques, Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e ex-director do Externato Cooperativo da Benedita, Gonçalves Sapinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial do Livro
Ministra da Cultura inaugura Biblioteca da Golegã
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima inaugura, no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal da Golegã. A recepção terá lugar pelas 15 horas na Praça do Cavalo, seguindo-se uma visita aos Paços do Concelho, Casa-Estúdio Carlos Relvas e Equuspolis. A inauguração da Biblioteca Municipal terá lugar pelas 17 horas, seguida do lançamento do livro "A Vila da Golegã nos Últimos 250 anos" e da apresentação da colectânea de textos premiados no II Prémio Literário da Golegã de Dramatização "O Poeta é um Fingidor" (pelos alunos da E.B. 2,3/S da Golegã).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O maior negócio do Ribatejo
Parceiros da CULT contestam negócio de Moita Flores com o grupo Lena
O presidente da Câmara Municipal de Santarém convocou os jornalistas, no dia 12 de Abril, para tornar pública a decisão da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CULT) de suspender o concurso para a escolha do parceiro privado da Águas do Ribatejo, que recaíra sobre um consórcio formado pela espanhola Aqualia e o Grupo Lena, até que as dúvidas sobre a sua legalidade estejam esclarecidas. Em causa está a negociação paralela que Moita Flores conduziu com este consórcio, a qual culminou no acordo para a construção de um novo edifício dos Paços do Concelho, a custo zero para a autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Gonçalves Sapinho diz que dívida da autarquia está sob controlo
O presidente da Câmara de Alcobaça disse, no dia 4 de Abril, que a dívida da autarquia está sob controlo e que até vai pedir mais um empréstimo de 1,5 milhões de euros em Maio para a requalificação urbana de S. Martinho do Porto. Gonçalves Sapinho respondia a uma notícia do Correio da Manhã que, com base num documento da Direcção-Geral das Autarquias Locais, referia que 20 % dos municípios portugueses, num total de 57, onde se incluem Alcobaça, Marinha Grande e Nazaré, estão impedidos de aceder ao rateio para novos empréstimos por terem atingido o limite máximo de endividamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de Abril (terça-feira)
NERLEI anuncia nova data para conferência com o ministro das Finanças em Leiria
Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, é o orador convidado do jantar-conferência da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria que se realiza no dia 18 de Abril, no restaurante Quinta do Paul, em Ortigosa, Leiria. Durante o jantar, o ministro das Finanças falará aos presentes sobre a Consolidação Orçamental e Desafios da Competitividade. Recorde-se que a iniciativa já esteve agendada para o dia 30 de Março, tendo sido adiada por o ministro ter concedido nesse dia e hora uma entrevista em directo à RTP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Projecto Social do Rock in Rio - Lisboa 2006 inaugura primeira Sala da FENACERCI
A organização do Rock in Rio-Lisboa 2006, a SIC Esperança e a BP inauguram, no dia 10 de Abril, às 15 horas, a Sala de Estimulação Multi-Sensorial e Relaxamento da CERCIPOM - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal, CRL, na Rua Cartilha Maternal João de Deus, em Pombal. A cerimónia conta com a presença de Roberta Medina (Directora Geral da Better World), Mercedes Balsemão (Presidente da SIC Esperança), João Reis (Communications & External Affairs MGR da BP), Mário Aboim (Presidente da FENACERCI) e Manuel Escalhorda (Presidente da CERCIPOM).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa o PRACE e o SIMPLEX
Comissão Política Distrital de Leiria do PSD contra "regionalização encapotada"
A Comissão Politica Distrital de Leiria do PSD emitiu um comunicado, no dia 3 de Abril, sobre as medidas anunciadas pelo Governo para a reorganização do Estado e de facilitação dos actos da Administração Central, nomeadamente, o recentemente apresentado programa de reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) e as medidas de simplificação administrativa no âmbito do programa SIMPLEX. O PSD de Leiria contesta a divisão do País em cinco regiões, considerando tratar-se de "um processo de regionalização encapotada, sem consulta prévia dos portugueses" e "uma condenável estratégia política do facto consumado".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa PROHABITA
Câmara do Cadaval assina acordo com INH para realojar 19 famílias
A cerimónia de assinatura do 1º Acordo de Colaboração entre o Município de Cadaval e o INH - Instituto Nacional de Habitação, no âmbito do Processo de Habitação Social Concelhio, decorreu no dia 28 de Março, no auditório dos Paços do Concelho de Cadaval.. O protocolo assinado permitirá ao município de Cadaval aceder ao apoio financeiro do PROHABITA - Programa de Financiamento para Acesso à Habitação, que permitirá, por sua vez, resolver um total de 19 situações de grave carência habitacional identificadas no concelho, no âmbito de um levantamento previamente efectuado pela Câmara Municipal de Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Tufão obriga à demolição de edifício
A segunda reunião do Centro Municipal de Operações de Emergência da Protecção Civil de Peniche teve lugar no dia 5 de Abril, nos Paços do Concelho, tendo concluido que se registaram 8 feridos ligeiros, sendo que um deles não chegou a deslocar-se ao hospital e os outros regressaram às suas casas no próprio dia. De referir ainda que os Serviços da Câmara Municipal efectuaram uma vistoria ao edifício da Rua do Galhalhaz, nºs 50-52, propriedade da empresa Ramires & Ca., (Filhos), S.A., aconselhando a sua demolição, tendo o presidente da Câmara concordado com o relatório da vistoria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 10º lugar entre 308 municípios
Câmara de Leiria aumenta capacidade de endividamento em 2,5 milhões de euros
A Câmara de Leiria - englobando também os SMAS e a Leirisport - aumentou, em 2006, a sua capacidade de endividamento. A autarquia ocupa o 10º lugar entre os 308 municípios do País, tendo a possibilidade de contrair novos empréstimos de médio e longo prazos até ao montante de 2.457.630 euros. A capacidade de endividamento das autarquias é anualmente estabelecida pelo Governo em função de critérios definidos pelo Executivo de Durão Barroso., através de um rateio do plafond disponível entre todos os municípios, valendo para 2006 as amortizações efectuadas ao longo de 2004.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de prejuízos materiais
Tufão provoca 6 feridos em Peniche
A cidade de Peniche foi assolada, cerca das 17h20 do dia 4 de Abril, por um fenómeno meteorológico caracterizado, segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, como um minitufão. O Centro Municipal de Operações de Emergência da Protecção Civil, sob a presidência do presidente da Câmara, António José Correia, reuniu de imediato e concluiu terem-se registado 6 feridos ligeiros, um autocarro de passageiros tombado, a queda de uma árvore de grande porte (Cipreste da Califórnia) sobre uma viatura e prejuízos diversos em viaturas ligeiras e destelhamentos em edifícios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Santarém faz negócio da China
Moita Flores constrói novo edifício dos Paços do Concelho a custo zero
O presidente da Câmara Municipal de Santarém anunciou, durante a reunião de Câmara de 3 de Abril, que firmou um acordo com o consórcio Aqualia e Grupo Lena, em que este se compromete a construir edifícios para as Águas do Ribatejo, Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo e Paços do Concelho de Santarém e ainda um parque de estacionamento de 500 lugares. Tudo a custo zero, uma contrapartida por o consórcio luso-espanhol ter ganho o concurso para parceiro privado da Águas do Ribatejo. Em relação ao orçamento municipal, Moita Flores decidiu adiar a votação para 10 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Capitão de Abril"
Salgueiro Maia homenageado em Santarém
No âmbito dos 14 anos da morte de Fernando Salgueiro Maia, a Câmara Municipal de Santarém levou a efeito uma homenagem ao "Capitão de Abril" que culminou no Museu com o seu nome, sito na Escola Prática de Cavalaria (EPC) e com grande significado cívico. A cerimónia ocorreu junto da famosa "Chaimite Bula" que transportou o Prof. Marcelo Caetano do Quartel do Carmo da GNR para o Quartel de Transmissões da Pontinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Barros Duarte convidou Rogério Raimundo
Vereador de Alcobaça contratado como chefe de gabinete da Câmara da Marinha Grande
Rogério Raimundo, vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, eleito pela CDU, foi nomeado chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, eleito nas últimas eleições autárquicas pela mesma força política. Recorde-se que o único vereador da CDU de Alcobaça cumpre o seu terceiro mandato como vereador, mas não detém qualquer pelouro, por decisão da maioria social-democrata. Por sua vez, a CDU recuperou a presidência da Câmara da Marinha Grande nas últimas autárquicas, mas distribuiu pelouros por todos os vereadores da Oposição, eleitos pelo PS e PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Câmara Municipal inaugura edifício de 6 pisos concentrando todos os serviços camarários
O ministro da Justiça, Alberto Costa, inaugurou no dia 31 de Março, o novo Edifício Multiserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. Com uma área bruta de 12.906 metros quadrados, este espaço, que apresenta características arquitectónicas modernas e funcionais, é constituído por 6 pisos (dois dos quais destinados ao estacionamento de 200 viaturas), albergando, em conjunto com o edifício já existente, todos os serviços da Câmara Municipal, à excepção do sector de Trânsito e do Estaleiro Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo máximo de audiência
Tinta Fresca regista 53 mil visitas em Março
O jornal Tinta Fresca atingiu, no mês de Março, um novo record de audiência, ao registar 52 648 visitas. Este valor ultrapassa o máximo de Outubro de 2005, em que foram registados 49546 visitas, representando ainda um aumento de 14,8% relativamente ao mês de Fevereiro. Em termos de páginas vistas, o jornal de Arte, Cultura e Cidadania registou também novo máximo, com 446 072 page views (sem filtros) contra o anterior record de 403 619 registado em Novembro. Este máximo representa ainda um aumento de 26,9% relativamente a Fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Diário de bordo da estrada
OPINIÃO
Água: o novo Ouro Branco
Destinos de prazer!
A quem interessa o mau funcionamento das forças policiais em Portugal?
Mulheres a menos
Quotas? Não, obrigada. Mas...
Encerramento de escolas do 1º ciclo: uma questão não-pedagógica
O Oeste é plano
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o