Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 62 Director: Mário Lopes Sexta, 21 de Julho de 2017
Batalha e Porto de Mós
CERCILEI abre Pólo Intermunicipal de Actividades Ocupacionais
Os presidentes das Câmaras da Batalha e de Porto de Mós e a presidente da Direcção da CERCILEI, assinaram no final de Dezembro o Protocolo que visa a criação de um Pólo Intermunicipal de Actividades Ocupacionais afecto a esta instituição de solidariedade social, a funcionar no próximo ano no concelho de Porto de Mós, mas que servirá os dois concelhos. As áreas de intervenção previstas englobam as áreas como a Terapia Ocupacional, a Psicomotricidade, o Desporto e o Lazer, a Socialização, a Independência pessoal e a Ocupação laboral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Assembleia Municipal contra transferência do SAP e retirada da esquadra da PSP
A Assembleia Municipal da Nazaré manifestou-se, na sessão do dia 27 de Dezembro, contra a anunciada «intenção de deslocalizar o SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Hospital de Nossa Senhora da Nazaré para o Centro de Saúde que se encontra em instalações provisórias há mais de 20 anos e cujas condições em nada dignificam os serviços de saúde nem do pessoal que os presta». A moção, aprovada por unanimidade, lembra que o hospital onde funciona o SAP «foi alvo recentemente de avultado investimento».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebração dos 90 anos das Aparições
Santuário de Fátima organiza Jornadas Nacionais sobre Acolhimento
"O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens", é o tema geral das Jornadas Nacionais sobre Acolhimento que terão lugar em Fátima, no âmbito das comemorações dos 90 Anos das Aparições de Fátima, que se celebrarão em 2006 (aparições do Anjo) e em 2007 (aparições de Nossa Senhora). Marcadas para os dias 17 e 18 de Fevereiro, no Centro Pastoral Paulo VI, as jornadas abordarão a perspectiva bíblica do Templo e a perspectiva cultural de Fátima, no seu fascínio da santidade do lugar. O evento tem lugar um dia antes da cerimónia de trasladação dos restos mortais da Irmã Lúcia para a Basílica do Santuário, que ocorrerá a 19 de Fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha elege Ordenamento do Território, Ambiente e Idosos como prioridades
Câmara e Assembleia Municipal aprovam Orçamento por unanimidade
A Assembleia Municipal aprovou, no dia 21 de Dezembro, por unanimidade, o Orçamento da Câmara da Batalha para 2006, depois de o mesmo ter sido aprovado, sem qualquer voto contra, em reunião do Executivo. Desta forma, o orçamento para o próximo ano prevê, ao nível da receita de capital, 11.386.662 milhões de euros, verificando-se uma descida de 1% face a 2005. Já no que concerne à receita corrente prevista para este ano, o valor apontado é de 6.684.318 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um marco na rede viária regional
Troço Nazaré/Alcobaça do IC9 finalmente lançado em concurso
Depois de muitos anos de luta, foi finalmente publicado o concurso para construção do troço Nazaré / Alcobaça / EN1 do IC9. O anúncio agora publicado estabelece um preço base de 50 milhões de euros para um troço com 17 km que inclui ligações a Valado dos Frades, Maiorga, Alcobaça e Aljubarrota, compreendendo também uma ligação às zonas industriais da Nazaré (Valado dos Frades) e Alcobaça (Casal da Areia), com uma extensão de 4 km. O prazo de execução da obra será de 900 dias, sendo a abertura das propostas a 2 de Março de 2006.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cavaco junta 3 mil apoiantes do distrito de Leiria
Cavaco Silva visitou as Caldas da Rainha e jantou em Alcobaça com apoiantes, no dia 21 de Dezembro, onde cerca de 3 mil pessoas de todo o distrito de Leiria lotaram o pavilhão MercoAlcobaça. No dia seguinte ao debate televisivo entre Soares e Cavaco, o candidato afirmou que, apesar das críticas de que tem sido alvo por parte dos candidatos da Esquerda, pretende manter a linha de rumo traçada até ao fim da campanha, adiantando, no entanto, que os portugueses agradeciam que todos os candidatos explicassem as suas ideias para o futuro do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Universidade de Lisboa
Estudo de Avaliação dos Centros Comerciais de Leiria apresentado dia 15 de Dezembro
A apresentação pública do Estudo de Avaliação dos Impactos dos Centros Comerciais da Cidade de Leiria, realizado pela do GECIC- Grupo de Estudos Cidade e Comércio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, decorreu no dia 15 de Dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Leiria. As conclusões encontram-se disponíveis no site da autarquia em www.cm-leiria.pt .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo aprovou Orçamento
Paulo Caldas garante maior investimento de sempre em 2006 mas pede rigor nas contas
Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, assegura que este é provavelmente o Orçamento mais difícil de sempre da história da autarquia cartaxeira.pelo que se perspectiva para o município um percurso muito exigente, não só durante o ano de 2006, mas também ao longo de todo o mandato. Para reforçar o critério do rigor na gestão, o autarca vai envidar esforços para que, em 2006, se concretize uma certificação das contas camarárias por parte de uma entidade externa, tal como acontece com o mundo empresarial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de Dezembro
Cavaco Silva visita Caldas da Rainha e Alcobaça
Cavaco Silva participa numa visita de solidariedade social à Misericórdia das Caldas da Rainha no dia 21 de Dezembro (quarta-feira) às 17h45. Pelas 18h30, o candidato às eleições presidenciais apoiado pelo PSD e CDS terá contacto com a população das Caldas da Rainha em passeio na Rua Cândido dos Reis (Rua das Montras). Este périplo do ex-primeiro ministro e professor da Universidade Católica termina com um mega jantar em Alcobaça, pelas 20h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11º mapa da região editado desde 2004
Região de Turismo Leiria/Fátima abre novo Posto de Turismo e edita mapa de S. Martinho do Porto
A Região de Turismo Leiria/Fátima, numa dinâmica exigente e de consolidação estratégica editou um novo mapa de São Martinho do Porto. Esta vila do concelho de Alcobaça constitui um destino de férias de eleição, onde se encontra uma das mais bonitas praias de Portugal, reconhecida pelo seu belíssimo formato de concha. Brevemente serão editados os mapas de Monte Real, Praia do Pedrógão, São Pedro de Moel e Vieira. Recorde-se que a RTL/F tem disponíveis desde Janeiro de 2004 novas edições dos mapas de Alcobaça, Batalha, Fátima, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Cavaco Silva ausente na inauguração da sede distrital de candidatura
Apesar de anunciado pela sua candidatura, Cavaco Silva não esteve presente, no dia 12 de Dezembro, na inauguração da sede distrital de Leiria. Assim, a inauguração, que juntou cerca de uma centena de pessoas, esteve a cargo da sua mandatária distrital. Muito crítica com a situação actual na comunicação social, Maria Helena da Bernarda comparou o actual período de pré-campanha eleitoral a "um período de espectáculo" e classificou os debates televisivos como "uma espécie de massacre pelo qual todos os candidatos têm de passar". A gestora de Alcobaça aposta num bom entendimento entre Cavaco e Sócrates para resolver os problemas do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas, Alcobaça, Marinha Grande e Leiria
Jerónimo de Sousa: "Propomos a necessidade de uma rotura democrática e de Esquerda"
Jerónimo de Sousa visitou o distrito de Leiria no dia 9 de Dezembro, tendo passado pelas Caldas da Rainha, Alcobaça, Marinha Grande e Leiria. O candidato presidencial afirmou que o PCP avançou com uma candidatura própria por saber desde há 2 anos que se estava a preparar a candidatura de Direita e estar preocupado com a "postura resignada e conformada do PS face à inevitabilidade da eleição de Cavaco Silva". O secretário-geral do PCP lembrou que o Presidente não governa nem legisla, mas faz cumprir a Constituição, que "a Direita sempre considerou um estorvo".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Comerciantes contestam feira no Rossio
Uma vintena de comerciantes do centro histórico de Alcobaça contestaram, no dia 8 de Dezembro, a realização da exposição "Natalcobaça - Artes da Mesa", no Rossio, em frente ao Mosteiro. O protesto teve lugar durante a inauguração desta feira dedicada às prendas de Natal que tem lugar de 8 a 24 de Dezembro. Após um diálogo acalorado que durou cerca de 20 minutos, Gonçalves Sapinho prometeu receber os comerciantes para tratar dos seus problemas, nomeadamente, da falta de estacionamento no Rossio, considerada a principal causa da diminuição de clientes. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 24 de Dezembro
"Natalcobaça - Artes da Mesa" em exposição no Rossio de Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça e a  ACSIA promovem de 8 a 24 de Dezembro a primeira edição da "Natalcobaça - Artes da Mesa", no Rossio, em frente ao Mosteiro. A ideia da exposição e venda partiu dos industriais locais e visa promover as empresas dos ramos de actividade ligados à mesa e à decoração no concelho de Alcobaça, desde o fabrico de mobiliário, à louça utilitária e decorativa, à cutelaria, ao vidro e ao cristal, passando ainda pelas célebres Chitas de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento já está aprovado
Câmara de Ourém define prioridades para 2006
A Câmara Municipal de Ourém aprovou na sua última reunião, por maioria, o Orçamento para o ano que se avizinha, destacando-se três projectos: o início do novo edifício da Câmara Municipal, as obras de requalificação da envolvente da igreja da Santíssima Trindade e a entrada em funcionamento da Cantina Central, em Fátima.A autarquia irá continuar com o esforço de aproximar os valores das tarifas aos custos reais dos serviços prestados, de acordo com a lei em vigor, direcionando-se, igualmente, para valores mais próximos dos praticados nos concelhos vizinhos, num esforço de autofinanciamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Inauguração da sede distrital da candidaturade Cavaco Silva antecipada para dia 12
A inauguração da sede distrital da candidatura de Cavaco Silva terá lugar no dia 12 de Dezembro (segunda-feira), pelas 19 horas, no edifício junto à rotunda do mercado municipal (edifício do IAPMEI), em Leiria. A nova data corresponde a uma antecipação em relação ao anunciado anteriormente (21 de Dezembro). Recorde-se que a mandatária de Leiria do candidato presidencial apoiado pelo PSD e CDS é Helena da Bernarda, de Alcobaça, gestora das empresas Raul da Bernarda e SPAL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
ACSIA promove comércio tradicional
A Associação de Comércio, serviços e Indústria de Alcobaça promove, de 1 a 23 de Dezembro, a acção Natal, no âmbito do Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça. Assim, estará presente na Praça da República a Barraquinha da Solidariedade, sucedendo-se no centro histórico da cidade a Chegada do Pai Natal, o Comboio de Natal, o Ateliê de Natal, o Pai Natal do Comércio Tradicional e a sessão Fotografia com o Pai Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições presidenciais
Cavaco Silva inaugura sede de campanha em Santarém
Cavaco Silva inaugurou a sua sede de campanha distrital no dia 30 de Novembro, no Largo do Seminário, em Santarém, sendo aguardado por uma pequena multidão, ao som de tunas académicas e ranchos folclóricos. O candidato presidencial apoiado pelo PSD e CDS foi recebido pelas cerca de três centenas de pessoas ao som de palavras de ordem como "Cavaco à primeira" ou "Cavaco, vai em frente, tens aqui a tua gente". "Candidato-me porque penso que posso ajudar a vencer a fase difícil em que o País se encontra", afirmou o ex-primeiro-ministro, repetindo uma ideia que tem tentado transmitir durante toda a pré-campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições presidenciais
Jerónimo de Sousa visita Caldas, Alcobaça Marinha Grande e Leiria
Jerónimo de Sousa estará presente num almoço de apoiantes em Alcobaça no dia 9 de Dezembro (sexta-feira). O local de encontro será o restaurante Frei Bernardo, na rua D. PedroV, junto ao Mosteiro de Alcobaça, pelas 13h. O candidato às eleições presidenciais estará também presente à noite em Leiria, num jantar no restaurante "A Grelha", pelas 20 horas. O secretário-geral do PCP visitará ainda o Hospital Termal das Caldas da Rainha, pelas 11 horas, e a empresa Canividros, na Marinha Grande, pelas 15 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Porque apoio Manuel Alegre
Uma segunda volta clarificadora
Voto Jerónimo de Sousa É precisa memória e não ser ingénuo! Ter confiança e muita determinação!
Não dou cavaco
Mensagem do Natal 2005
Porque é feriado dia 8 de Dezembro? Imaculada Conceição de Maria Santíssima
O Pesadelo do Pai Natal
Os Bancos Alimentares Contra a Fome e a Generosidade dos Portugueses
O "meu" Brasil
Restauração da Independência de Portugal
As eleições presidenciais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o