Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 55 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Brasil
Portugal é o País convidado da III Bienal Nacional do Livro de Natal - Rio Grande do Norte
Consolidada como um dos principais eventos culturais do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, a Bienal Nacional do Livro de Natal chega à terceira edição com uma expectativa de afluência de 250 mil visitantes. A Bienal terá lugar entre os dias 3 e 12 de Junho, no espaço de eventos do Midway Mall, o novíssimo centro comercial da cidade e um dos maiores do Nordeste. A edição de 2005 marca o início da presença de um "País Convidado", que passará a ter um espaço nas Bienais para divulgar a sua arte e Cultura. Portugal é o País convidado desta Bienal Nacional do Livro de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
VII Feira do Livro abre com homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen
A VII Feira do Livro de Leiria decorre de 25 de Maio a 5 de Junho, na Praça Rodrigues Lobo, na cidade do Lis. Com organização da Câmara Municipal de Leiria e da Acilis e apoio do Instituto Politécnico de Leiria, participam nesta edição do certame 8 livrarias: Americana, Arquivo, Bertrand, Boa Leitura, Conchita, Letras e Livros, Littera e Martins. A feira decorre todos os dias das 15h às 23h, excepto dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, que se realiza das 10h às 23h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
42ª Feira Nacional da Agricultura e 52ª Feira do Ribatejo com mais debates e negócios
Mais seminários, colóquios e expositores, uma maior variedade de animais, com representação de todas as espécies nacionais, a criação de um passaporte e um dia dedicado ao concelho de Santarém são algumas das novidades da 42ª Feira Nacional da Agricultura e 52ª Feira do Ribatejo, que decorre em Santarém de 4 a 12 de Junho, no CNEMA. Luís Represas e Tony Carreira sãos os nomes em cartaz nesta edição, que inclui também o espectáculo de comemoração dos 50 anos da "Moda das Tranças Pretas", com fadistas nacionais de renome, e um megadesfile etnográfico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O primeiro de três novos parques
Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugura parque de estacionamento da Praça da República
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou, no dia 15 de Maio, o novo parque de estacionamento subterrâneo da cidade, situado na Praça da República. A nova infra-estrutura com capacidade para 285 lugares demorou 9 meses a ser construída, 5 meses antes do prazo previsto, e custou 3,5 milhões de euros. Fernando Costa anunciou também que espera inaugurar  o parque de estacionamento do Centro Cultural dentro de dois anos  e lançar ainda este ano concurso para o parque de estacionamento a situar nas avenidas 1º de Maio e Independência Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Autarcas e empresários de Leiria e Ribatejo exigem calendário para o Aeroporto da Ota
Autarcas e empresários de Leiria, Ribatejo e Oeste, reuniram-se no dia 20 de Maio, no Cartaxo, para exigirem ao novo ministro das Obras Públicas um calendário para a construção do Aeroporto da Ota. Duas centenas de pessoas ligadas à política e à economia regional manifestaram o seu descontentamento face às posições contraditórias do novo ministro das Obras Públicas Mário Lino - que não compareceu à sessão, apesar de convidado - e aos sucessivos adiamentos do projecto, decidido há 6 anos pelo socialista João Cravinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante 3 dias
Nazaré acolhe X Encontro dos Municípios com Centro Histórico
Cerca de 150 congressistas estão reunidos na Nazaré, de 19 a 21 de Maio, para discutir a revitalização das zonas históricas, no X Encontro dos Municípios com Centro Histórico. Dedicado este ano ao tema geral "Memória e Capital de Futuro", o encontro junta autarcas, investigadores, académicos e técnicos provenientes de todo o País que, ao longo dos três dias de trabalho, analisarão problemáticas como o regime do inquilinato urbano e despovoamento dos centros históricos, os processos construtivos tradicionais e, em especial, os centros históricos em áreas ribeirinhas e termais, a cultura marítima e o turismo de qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça
ACSIA e Câmara Municipal apresentam projecto "Alcobaça - Paixão pelas Compras"
O Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça foi apresentado no dia 19 de Maio no Cine Teatro de Alcobaça. Levado cabo pela ACSIA, este projecto intitulado "Alcobaça - Paixão pelas Compras" compreende um conjunto de 16 acções que vão decorrer nos próximos 12 meses. Tratam-se de acções de animação e campanhas temáticas que procurarão dinamizar o comércio tradicional da zona histórica da cidade de Alcobaça: passagens de modelos, festas dos Santos Populares, concursos e animação de rua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decisões tomadas até 15 de Maio
Só um presidente de Câmara da região anunciou a não recandidatura às eleições autárquicas
Todos os presidentes das Câmaras Municipais da região que se pronunciaram até ao dia 15 de Maio anunciaram a sua recandidatura, com excepção da Golegã. José Veiga Maltez anunciou há vários meses a sua não recandidatura devido a divergências internas na maioria camarária. Nas maiores cidades dos distritos de Leiria, Santarém e Região Oeste, os principais candidatos à presidência das Câmaras Municipais já foram anunciados. Confira aqui as candidaturas conhecidas até ao momento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara organiza Jogos Tradicionais para idosos
A Câmara Municipal de Alcobaça, em articulação com as IPSS"s de apoio à pessoa idosa do concelho. está a organizar uma actividade dirigida às pessoas idosas institucionalizadas. Esta actividade, que consiste na realização de Jogos Tradicionais, decorrerá no dia 17 de Maio (das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30) nos jardins junto aos Paços do Concelho. Os Jogos Tradicionais serão coordenados pela professora Ana Comprido e terá a colaboração de alunos da área de Desporto da Escola D. Inês de Castro e da Escola D. Pedro I.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Nazaré
Nova Biblioteca Municipal já em construção
Iniciaram-se no início de Maio as obras de construção da nova Biblioteca Municipal da Nazaré, que irá situar-se junto à Avenida do Município. Um investimento estimado em cerca de 1,6 milhões de euros, fortemente financiado pelo Estado. Em termos arquitectónicos, o novo edifício obedece a um conceito de modernidade, desenvolvendo-se à volta de um "pátio interior", que será o fórum dos utilizadores da biblioteca. Estão igualmente projectados espaços cobertos exteriores, de forma a possibilitar a permanência e utilização durante o período de Verão, incentivando a leitura em espaço aberto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cimenteira CMP e Câmara assinam protocolo para construção das Piscinas de Pataias
Decorreu no dia 10 de Maio a assinatura do protocolo entre a CMP - Cimentos Maceira e Pataias SA para a construção das Piscinas Municipais em Pataias. Segundo o vereador do Ambiente e Obras Públicas, a construção das piscinas municipais de Pataias tem "início previsto para Setembro ou Outubro", devendo o concurso para a concepção e construção do empreendimento ser lançado no dia 16 de Maio. O protocolo prevê que o pagamento e a obra se concluam num prazo de três anos, sendo a obra comparticipada pela cimenteira no montante de 1,25 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decisão de Telmo Correia vai ser reanalisada
Governo não confirma localização da Escola de Hotelaria e Turismo em Óbidos
A Secretaria de Estado do Turismo está a avaliar o caso da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e garante que ainda não decidiu se irá manter a decisão do ex-ministro do Turismo Telmo Correia de localizar a escola do INFTUR em Óbidos. A decisão irá agora passar pelo novo responsável, Jorge Umbelino, que toma posse do cargo a 16 de Maio. Recorde-se que a escola foi aprovada nas últimas semanas do Governo de Santana Lopes, sob suspeitas de favorecimento pessoal e político que levaram mesmo a uma queixa na Procuradoria Geral da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com conferências e testes gratuitos
Batalha recebe Exposaúde de 14 a 16 de Maio
Prevenir a doença através de uma mudança de comportamentos é o principal objectivo da Exposaúde, que decorre, de 14 a 16 de Maio, no Salão dos Bombeiros Voluntários da Batalha. Esta iniciativa é organizada pela Associação Internacional de Temperança, contando com o apoio da Câmara Municipal da Batalha. A exposição pretende sensibilizar e apresentar medidas que contribuam para a prevenção de doenças, dividindo-se em duas vertentes: a avaliação e a sensibilização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas da Cidade 2005
Ourém inaugura Parque Linear e convida actor Pedro Tochas
Com início marcado para 20 de Junho, dia da cidade e feriado municipal, as Festas da Cidade vão trazer a Ourém alguns nomes da música portuguesa, entre outras actividades, que durante quatro dias irão animar a população. O dia 20 será dedicado à cidade e às pessoas que nela se destacaram sendo neste dia também inaugurado o Parque Linear, obra de requalificação, que intervencionou cerca de 100 mil metros quadrados de zona ribeirinha da cidade, e que inclui um Parque Radical, onde decorrerão demonstrações de BMX e Skate. O dia terminará pelas 21 horas com um espectáculo pago, no Cine - Teatro Municipal, com Pedro Tochas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o tema "Não Matarás"
D. José Policarpo preside às cerimónias do 13 de Maio em Fátima
O Cardeal Patriarca de Lisboa D. José da Cruz Policarpo preside este ano à Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, no Santuário de Fátima - dias 12 e 13. A peregrinação deste ano, no âmbito do tema pastoral escolhido para todo o ano de 2005, e na sequência da decisão tomada em 2000 - de se dedicarem os primeiros dez anos do novo milénio aos Mandamentos da Lei de Deus -, é: "Não Matarás" (5.º Mandamento). Também o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, estará presente nas actividades no dia 12 (quinta-feira), integradas na "Operação Fátima 2005".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em todas as autarquias
Distrito de Santarém vai ter Comissões Municipais de Defesa da Floresta e Contra Incêndios
Decorreu no dia 4 de Maio, em Santarém, uma reunião de discussão das medidas de prevenção a tomar no combate aos incêndios para o corrente ano. Esta reunião está inserida num conjunto de reuniões, que decorrem nos 21 concelhos do distrito de Santarém, e que o governo civil de Santarém realiza de 27 de Abril a 10 de Maio, com o intuito de coordenar a "Época de Fogos Florestais". Na ocasião, o governador civil de Santarém Paulo Fonseca referiu que vão ser criadas Comissões Municipais de Defesa da Floresta e Contra Incêndios em todos os concelhos do distrito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Câmara Municipal inicia estudos do Plano Geral de Mobilidade Urbana
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha iniciou os estudos do Plano Geral de Mobilidade Urbana, decorrendo durante os meses de Maio e Junho os trabalhos de campo que definem três níveis de incidência geográfica: Centro, Perímetro Urbano da Cidade e Restante Concelho das Caldas da Rainha (exterior ao Perímetro Urbano).Assim sendo, a autarquia solicita a boa receptividade da população à abordagem dos entrevistadores, devidamente credenciados, colaborando com o inquérito proposto, a decorrer nas vias públicas, estação do caminho-de-ferro, terminal rodoviário e em visitas domiciliárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande entrevista
Feliciano Barreiras Duarte: "O PSD de Leiria precisa de um choque de credibilidade"
Responsável pelas pastas da Comunicação Social e da Emigração, saiu dos XV e XVI Governos com crédito, deixando obra feita nestas áreas e granjeando elogios mesmo de adversários políticos. Feliciano Barreiras Duarte foi também o contacto privilegiado entre os autarcas e instituições do distrito de Leiria e os Governos PSD/CDS. Advogado, consultor e professor universitário, abdicou voluntariamente de qualquer cargo partidário a nível distrital ou nacional, mas confessa estar atento à vida política. O deputado do Bombarral revela aqui o que pensa dos governos que integrou, de Leiria e do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Maioria municipal presente pela 1ª vez no almoço comemorativo do 25 de Abril na Cela Velha
O monumento a Humberto Delgado foi o local de peregrinação, uma vez mais, de autoridades políticas locais, população, familiares e amigos do General sem Medo que fizeram questão de homenagear a sua memória e o 25 de Abril. Este ano, além da viúva e da filha do general, estiveram presentes no tradicional almoço comemorativo do Dia da Liberdade organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo o general Pezarat Correia, um dos militares participantes no golpe militar e, pela primeira vez, a maioria municipal, na pessoa do seu vice-presidente Carlos Bonifácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rogério Raimundo recandidata-se pela CDU
O vereador Rogério Raimundo vai ser o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Alcobaça. O anúncio foi feito num jantar de apoiantes realizado no dia 24 de Abril, no restaurante do Alcobaça Clube de Ciclismo, que contou com a presença de Jorge Pires, membro do Comité Central do PCP. O cabeça-de-lista à Assembleia Municipal será o advogado Basílio Martins, actual líder da bancada da Coligação Democrática Unitária. Nesta festa comemorativa do 25 de Abril, a música esteve a cargo dos nazarenos Abílio Caseiro e Pedro Cordeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Infarmed autoriza abertura de farmácia em Cós
O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), em ofício de 27 de Abril, informou a Câmara Municipal de Alcobaça do envio para publicação no Diário da República dos avisos relativos aos concursos para abertura de novas farmácias. A autarquia constatou com satisfação que um dos locais constantes da lista é Cós, freguesia que viu a única farmácia aí existente mudar-se para a Benedita em Março de 2002. Agora, segue-se o processo burocrático de concurso público para a abertura de nova farmácia que demorará ainda alguns meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 10 e 11 de Maio
IPL promove III Congresso de Turismo de Leiria
O Instituto Politécnico de Leiria promove, nos dias 10 e 11 de Maio, no Hotel Praia Norte, em Peniche, o III Congresso de Turismo de Leiria. Com o título "O Turismo - âncora para o desenvolvimento regional", o congresso pretende suscitar a reflexão em torno dos desafios que se colocam ao sector, não apenas como um fenómeno com significado económico, enquanto fonte de rendimento e de divisas, mas também como um factor de desenvolvimento regional, com impactos relevantes sobre a cultura e o património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feriado Municipal
Nova auto-estrada entre Malveira e Mafra inaugurada no dia 5 de Maio
A nova auto-estrada Malveira-Mafra é inaugurada no dia 5 de Maio (Feriado Municipal) às 17h. A cerimónia realiza-se no Juncal, junto à Praça da Portagem, e a autarquia convida toda a população para o efeito. A nova via é considerada um passo crucial na consolidação do projecto de beneficiação das acessibilidades e, sobretudo, uma fundamental mais-valia para o munícipe não só contribuindo para uma maior eficácia nas suas deslocações, como também para libertar de tráfego as diversas povoações, preservando assim as condições de vida das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Edifício Cultural inaugurado no dia 25 de Abril
A inauguração do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche marcou a celebração do 31º aniversário do 25 de Abril. Localizado junto aos Paços do Concelho, esta obra insere-se na 1ª Fase da remodelação do antigo Quarteirão da Parreirinha. Este edifício, construído de raiz, possui um auditório, uma galeria de exposições e o arquivo municipal. Da autoria do arquitecto Hugo Hugon, a obra, financiada por fundos comunitários, foi adjudicada à empresa Costa & Carvalho, SA, tendo o investimento total importado em cerca de 749 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Feliciano Barreiras Duarte apresenta livro sobre reforma da comunicação social regional
Feliciano Barreiras Duarte apresentou, no dia 18 de Abril, na Biblioteca José Saramago, em Leiria, o livro "Informação de Proximidade: Jornais e Rádios", uma edição da Âncora Editora. Este foi o terceiro livro do ex-secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Presidência desde que entrou para o Governo em 2002, depois de "Leiria: Gigante Económico, Anão Político" e "Uma Verdadeira Política de Emigração". Responsável pela pasta da Comunicação Social, o governante do Bombarral foi o autor da reforma deste sector, que aposta na profissionalização dos jornais e rádios locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar debateu investimento privado
no concelho
Como sobreviver na era da Globalização?
Com o advento do mercado global e da entrada maciça de produtos chineses na União Europeia a preços sem concorrência, a preocupação com a competitividade das empresas portuguesas multiplica-se. O Governo de José Sócrates anuncia o início de uma política de proximidade com as empresas e, a nível local, o problema está também na ordem do dia. A última iniciativa partiu de um jornal e de uma rádio de Tomar, que juntou empresários, autarquia e associações empresariais para debater o investimento privado no concelho. O que fazer para competir na era da Globalização?
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Imaginários de Museus e Museus Imaginários
Festival Música em Leiria 2005
XIII Festival de Música de Alcobaça - O Encontro das Artes
Nossa pátria língua-mãe
Origem, evolução e significado do Traje Académico
A seca na agricultura e no mundo rural do Oeste
"A Sabedoria traz discernimento político"
De Karol a Joseph
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o