Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 52 Director: Mário Lopes Sábado, 18 de Janeiro de 2020
Santarém
ARTEEMREDE: projecto pioneiro em Portugal quer melhorar a oferta cultural da região
A apresentação dos órgãos sociais da ARTEEMREDE decorreu no dia 18 de Fevereiro. A escritura deste projecto de gestão cultural comum dos cine-teatros de 15 concelhos, já tinha sido celebrada no dia 4 de Janeiro, contando com a adesão dos municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Almeirim, Cartaxo, Entroncamento, Moita, Montijo, Nazaré, Palmela, Santarém, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Torres Novas, juntando-se agora também do Barreiro. Catarina Vaz Pinto, representante da Quaternaire, sublinhou que este será um ano de experiência e dedicado à instalação da associação em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Sete Livros Sete Debates"
António Manuel Baptista debate Einstein no auditório municipal da Batalha
O auditório municipal da Batalha  apresentará no dia 1 de Março (terça-feira) às 18h30, a obra "Subtil é o Senhor: Vida e Pensamento de Albert Einstein", constituindo a primeira sessão integrada na iniciativa "Sete Livros Sete Debates", organizada pela Fundação Mário Soares. Os debates a realizar, estão integrados no Plano de Actividades desta fundação para o corrente ano, dedicado ao tema "Ciência e Inovação", pretendendo-se, assim, comemorar o Ano Mundial da Física.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS/Caldas quer derrotar gestão municipal com 20 anos
Partido Socialista alcança vitória histórica nas Caldas da Rainha
O Partido Socialista das Caldas da Rainha venceu, pela primeira vez, umas eleições no concelho, obtendo 38,5% dos votos contra 36% do PSD. O PS/Caldas obteve mais 598 votos que o PSD, vencendo nas Freguesias do Coto, Nossa Senhora do Pópulo, Salir de Matos, Salir do Porto, Santo Onofre e Tornada. Em comunicado, os socialistas caldenses consideram que "os resultados reafirmam o PS como a única forma política com condições para protagonizar um projecto de mudança nas Caldas da Rainha, com efectivas possibilidades de derrotar a gestão municipal de mais de 20 anos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Associação Forense do Oeste promove diálogo entre profissionais do sector e cidadãos
A constituição da Associação Forense do Oeste teve lugar no dia 4 de Fevereiro, nas Caldas da Rainha. O programa começou no Tribunal das Caldas com a apresentação do livro do professor universitário e ex-aluno do Pólo das Rainha da Caldas da UAL mestre Fernando Silva. Em seguida, realizou-se um jantar num restaurante do concelho, onde se procedeu à constituição formal da Associação que irá agregar profissionais da região ligados ao Direito e à Justiça, como juizes, advogados, funcionários judiciais, professores de Direito e juristas, com o objectivo de discutir os principais problemas do sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições legislativas de 20 de Fevereiro
Adelino Granja: candidato do Bloco de Esquerda aposta na modernização da Linha do Oeste
Adelino Granja ocupa o 5º lugar da lista do Bloco de Esquerda às eleições para a Assembleia da República pelo distrito de Leiria. O advogado de Alcobaça, conhecido pela denúncia pública do caso Casa Pia, integra a lista como independente pelo Movimento da Renovação Comunista e admite participar também nas eleições autárquicas deste ano. Heitor de Sousa, um economista de Lisboa, é o cabeça-de-lista pelo distrito, fazendo da modernização da Linha do Oeste um dos seus principais cavalos de batalha.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entrevista ao novo Presidente da Câmara
Carlos Miguel: Aeroporto da Ota não vai ter impactos urbanísticos em Torres Vedras
Em Torres Vedras, a tradição ainda é o que era. Além do Carnaval mais português de Portugal, a tradição manda que o presidente da Câmara Municipal seja substituído a meio de um dos mandatos pelo seu vice-presidente. Foi assim que, em Abril de 2004, o socialista Carlos Miguel assumiu o cargo em substituição de Jacinto Leandro. Agora assume-se pronto a enfrentar o desafio das urnas e diz o que pensa de alguns dos principais problemas e desafios com que o concelho se defronta: o aeroporto da Ota, a requalificação da zona do castelo, os animais abandonados, a poluição no Rio Sizandro, os moinhos e o Carnaval
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Requalificação Urbana
CREPMA apresenta queixa-crime contra IPPAR e presidente da Câmara de Alcobaça
A Comissão Representativa de Empresários, Proprietários e Moradores de Alcobaça (CREPMA) informou, no dia 14 de Fevereiro, que apresentou uma queixa-crime no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa contra o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e o director regional de Lisboa do IPPAR. Em causa está um fax dirigido por Gonçalves Sapinho ao arquitecto Flávio Lopes, em que o autarca pede para este emitir um parecer "conforme combinado" relativo às as obras da Zona Envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, o que poderá configurar um caso de favorecimento pessoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Nova Democracia contra exclusão de debate
A Nova Democracia protesta contra a sua exclusão do debate com os cabeças-de-lista pelo distrito de Leiria às eleições legislativas, a ter lugar no dia 14 de Fevereiro na Marinha Grande. "Aplaudimos a clareza da decisão tomada, porque ela revela a hipocrisia de um sistema de falta de respeito para com os princípios democráticos e para com as recomendações recentes da Comissão Nacional de Eleições, sobre o tratamento "igualitário" das candidaturas, e da Alta Autoridade para a Comunicação Social", sublinha José Adelino Maltez, cabeça-de-lista da Nova Democracia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de utentes tem vindo crescer significativamente
Posto de Atendimento ao Cidadão do Cartaxo atinge record de atendimentos em Janeiro
Durante o mês de Janeiro, o PAC - Posto de Atendimento ao Cidadão, situado na Câmara Municipal do Cartaxo, foi procurado por cerca de 270 utentes, atingido assim o maior número de registos de sempre. Foram ainda atendidos mais de 170 pedidos de informação. Os serviços que têm sido mais procurados pelos utentes do PAC são os da área da Direcção Geral de Viação, como a substituição e revalidação da carta de condução, a EDP, para celebração, alteração e rescisão de contratos e a comunicação de leituras, o Registo e Notariado, nomeadamente o pedido de certidões do Registo Civil, e ainda a ADSE, no âmbito do pedido da alteração de dados, morada ou NIB.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
António Galamba entrega pedido de intervenção da Procuradoria Geral da República
O deputado António Galamba convocou os jornalistas para comunicar, no dia 31 de Janeiro, a entrega de um requerimento à Procuradoria Geral da República questionando o Governo sobre a sua parcialidade no processo de candidatura à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Em causa estão as declarações de Telmo Faria no dia 21 de Janeiro, em Óbidos confessando que o secretário de Estado do Turismo Luís Correia da Silva lhe garantiu, no dia 17 de Maio de 2004, que o Governo iria localizar a escola à vila e que técnicos do INFTUR, então funcionários do Ministério da Economia, ajudaram mesmo a autarquia a elaborar a sua candidatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Luís Pais Antunes promete ficar 4 anos na Assembleia da República
Os candidatos do PSD pelo distrito de Leiria apresentaram-se à comunicação social no dia 31 de Janeiro, num hotel de Leiria. Luís Pais Antunes, Feliciano Barreiras Duarte e Mário David, secretários de Estado Adjunto e do Trabalho, Adjunto do Ministro Adjunto e Assuntos Europeus, respectivamente, são os primeiros da lista. Sem ligações ao distrito, o cabeça-de-lista promete, no entanto, desempenhar o cargo de deputado durante 4 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Barreiras Duarte apresenta livro sobre imigração
O secretário de Estado-Adjunto do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro apresentou, no dia 24 de Janeiro, o livro "Uma verdadeira Política de Imigração", da editora Âncora. A apresentação teve lugar na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, e contou com a presença do sociólogo Moita Flores, do vice-presidente da Câmara Vítor Lourenço, de Laura Maria Esperança, vice-presidente da APEL, e do editor António Batista Lopes. O livro é uma compilação de entrevistas , discursos e artigos de opinião publicados em jornais pelo autor..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rui Morais é o 7º candidato do PSD pelo distrito de Leiria
O advogado Rui Morais, actualmente a desempenhar os cargos de assessor do Ministério do Ambiente e de programador do Cine-Teatro de Alcobaça, é o sétimo candidato do PSD pelo distrito de Leiria à Assembleia da República. A sede concelhia de campanha situa-se em frente ao mercado municipal e foi inaugurada no dia 2 de Fevereiro pelo cabeça-de-lista Luís Pais Antunes, depois de Pedro Santana Lopes ter cancelado a sua passagem por Alcobaça, no dia 25 de Janeiro, por motivos de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
CDU dedica jantar-debate à Saúde
A CDU de Alcobaça organizou mais um dos seus jantares/debate no dia 20 de Janeiro, desta vez dedicado à Saúde, tendo contado com a presença da deputada Ângela Sabino e de alguns técnicos do sector. O vereador da CDU anunciou que a Câmara Municipal vai criar uma empresa de reabilitação urbana para reabilitar o centro histórico, a exemplo do que sucede em Lisboa, Porto e Coimbra. Críticas também para a indefinição do modelo de gestão do Cine-Teatro de Alcobaça, não havendo ainda qualquer decisão quanto à constituição da anunciada empresa municipal, estando até agora esta infra-estrutura a ser gerida por Rui Morais, o "candidato do PSD".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatos do PS pelo distrito de Leiria recebidos na Câmara de Alcobaça
Alberto Costa: "Novas escolas deveriam ter sido decididas por Governo em plenitude de funções"
Os candidatos do PS pelo distrito de Leiria às eleições parlamentares de 20 de Fevereiro foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça no dia 21 de Janeiro. O deputado Alberto Costa lamentou a aprovação tardia pelo Governo da Escola Superior de Conservação e Restauro e da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e defendeu que estas decisões deveriam ser tomadas por um governo em plenitude de funções. O cabeça-de-lista do PS adiantou não entender a razão porque as associações de municípios não se pronunciaram sobre a localização destas escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Santana Lopes inaugura barragem de Alvorninha
O primeiro-ministro inaugurou, no dia 22 de Janeiro, a barragem de Alvorninha, situada no concelho das Caldas da Rainha. A obra, no valor de quase 6 milhões de euros, destina-se a regar 127 hectares e irá beneficiar 198 agricultores, nas áreas da horticultura e fruticultura. Na cerimónia estiveram presentes também os ministros da Agricultura e Adjunto, o Cardeal Patriarca de Lisboa, natural de Alvorninha, e o presidente da Câmara das Caldas. O edil lançou um rasgado elogio a Santana Lopes, por resolver rapidamente a crise política decorrente da demissão de Durão Barroso e permitir o lançamento de muitas obras no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Laborinho Lúcio
Associação Forense do Oeste constituída nas Caldas da Rainha
A Associação Forense do Oeste vai ser constituída no dia 4 de Fevereiro, nas Caldas da Rainha. O encontro terá início às 18h30, com a assinatura da escritura de constituição da Associação no Tribunal da cidade, seguindo-se um jantar numa freguesia das Caldas que deverá reunir mais de uma centena de pessoas. Na ocasião será apresentado um livro da autoria do Mestre em Direito Dr. Fernando Silva e anunciada a doação de uma biblioteca à Associação, pertença do Dr. Vítor Lopes. No encontro estará presente Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça e actual ministro da República para os Açores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Novas Fronteiras para o Concelho de Alcobaça"
Partido Socialista lança fórum Capítulos Gerais
A Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça vai realizar nos próximos meses, um conjunto de colóquios denominado "Fórum Capítulos Gerais - Novas Fronteiras para o Concelho de Alcobaça". Agricultura, Ambiente, Cultura, Educação, Economia, Indústria, Património, Marketing Territorial, Saúde e Turismo serão os temas em discussão. A primeira sessão, a realizar já no dia 12 de Fevereiro às 16 h no Hotel de Santa Maria, será subordinado ao tema "Mosteiro de Alcobaça - âncora de desenvolvimento" e contará com as presenças do ex-ministro da Cultura Augusto Santos Silva, do arquitecto Vasco Massapina e do historiador Rui Rasquilho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Óbidos, as escolas e o TGV
OPINIÃO
Os Brâmanes
Comics americana vs tradição portuguesa no Carnaval nocturno da Benedita... e divagações de uma mente atenta...
Inês de Castro, por António Cândido Franco*
Afinal, o que é o dia de S. Valentim?
O "general sem medo" ensombra ainda a memória portuguesa
Vende-se, trespassa-se, cede-se
Inês, Memória e Futuro
S. Valentim
O Terramoto de Lisboa e a invenção do mundo
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o