Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 230 Director: Mário Lopes Sexta, 5 de Junho de 2020
Para proteção do COVID-19
Empresas e Politécnico de Leiria oferecem
mais de 3300 viseiras a municípios da CIMRL
Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) receberam esta terça-feira, dia 31 de março, mais de 3.300 viseiras de proteção produzidas em resultado de uma parceria entre o Politécnico de Leiria, empresas da fileira dos plásticos, moldes, embalagens e municípios. Coube ao Politécnico de Leiria desenvolver o desenho da viseira, tendo a sua produção sido escalada com a participação, gratuita, das empresas aderentes à campanha que tem como slogan “Por Portugal, todos unidos na Região de Leiria”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 50 mil euros
Batalha reforça Fundo de Emergência Social e distribui cartões para refeições e alimentos
O Município da Batalha irá reforçar o Fundo de Emergência Social com 50 mil euros para apoiar as famílias mais carenciadas e atribuir cartões que podem ser utilizados na rede local de estabelecimentos do setor da restauração e/ou alimentação (restaurantes, hipermercados, supermercados e outras lojas de retalho alimentar). Esta medida justifica-se no quadro de crise nacional que o país conhece em resultado da pandemia da covid-19, que inevitavelmente está a despoletar situações de emergência social e o agravamento de outras, colocando as famílias em situação de grande vulnerabilidade e desproteção social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil restrita
Município de Pombal apela aos emigrantes
para não se deslocarem a Portugal na Páscoa
Para acompanhar a evolução da pandemia de COVID-19 e os seus impactos na saúde pública e no funcionamento das instituições, realizar-se-á, no dia 2 de abril, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil restrita, com a participação dos Presidentes das Juntas das Freguesia nas quais existem casos confirmados. Pretende-se avaliar a evolução das necessidades das instituições e articular as medidas de contingência para fazer face a eventuais necessidades futuras. A reunião visa também avaliar o cumprimento das medidas decretadas na primeira quinzena do Estado de Emergência e reforçar a articulação interinstitucional no combate à pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco viaturas
Contrato de aquisição de autocarros para a rede Pombus obtém visto do Tribunal de Contas
O contrato de aquisição de 5 miniautocarros para reforço da rede de transportes urbanos da cidade de Pombal (Pombus) foi visado pelo Tribunal de Contas, no âmbito do Processo de Fiscalização Prévia. A necessidade da aquisição dos miniautocarros surge das conclusões do estudo de viabilidade de Alargamento do Transporte Público Urbano em Pombal, que decorreu durante o ano de 2019. Este investimento visa promover a utilização do transporte público, alargando a rede na freguesia de Pombal, abrangendo mais lugares e população e melhorando a sua capacidade de resposta e adaptação às necessidades das pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Voluntariado "Vamos Cuidar de Todos"
Município de Porto de Mós procura voluntários para criação de bolsa de apoio a IPSS e lares
O Município de Porto de Mós, em parceria com as Juntas de Freguesia, encontra-se a constituir uma bolsa de voluntários para apoiar as IPSS e os lares, pessoas que se encontrem geograficamente isoladas e/ou outras situações com necessidade de apoio. Neste sentido, o Município de Porto de Mós encontra-se a acompanhar atentamente todos os casos que vão surgindo no âmbito do surto do COVID-19. Estando consciente do aumento potencial das necessidades da população do concelho pretende-se com este projeto reforçar as equipas que estão na linha da frente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Utentes e profissionais do Lar da Cumieira sujeitos a testes ao COVID-19
O Município de Pombal forneceu, gratuitamente, 1.200 Equipamentos de Proteção Individual a 8 Juntas de Freguesia, 4 Comissões Sociais de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) (Centro Social Paroquial da Ilha, Conferência S. Vicente de Paulo e Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas), Bombeiros e Guarda Nacional Republicana. Na manhã deste domingo, 29 de março, iniciaram-se as recolhas paras testes COVID 19 aos utentes e profissionais do Lar da Associação Sócio Cultural da Cumieira e Circunvizinhos, uma ação articulada entre o Município de Pombal, o Centro Hospitalar Leiria - Pombal e a Autoridade de Saúde. Recorde-se que já se registaram duas vítimas mortais neste Lar do concelho de Pombal devido ao coronavírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Há 37 casos no total do Oeste
Alenquer e Caldas da Rainha registam mais dois casos de pessoas infetadas com o COVID-19
Torres Vedras continua a ser o concelho com mais pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19, com 14 casos (+1), nesta segunda-feira, dia 30 de março. Caldas da Rainha mantém-se em segundo lugar, com 10 casos registados (+2). Seguem-se Alenquer, com 4 casos (+2) e Peniche, com 3 casos, (+1). Com dois casos, mantêm-se Alcobaça e Bombarral. Lourinhã e Óbidos têm um caso registado cada. Os concelhos da Nazaré, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço não têm qualquer caso registado. No total, há 37 casos confirmados, contra 31 casos registados na sexta-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Aeroclube de Torres Vedras
Aeronaves alertam população do concelho
de Torres Vedras para riscos do COVID-19
O concelho de Torres Vedras será sobrevoado por aeronaves que irão alertar a população para a importância do cumprimento dos períodos de quarentena e de isolamento profilático, que decorrem da pandemia causada pela doença COVID-19. Os voos, realizados pelo Aeroclube de Torres Vedras, irão decorrer ao longo deste fim de semana. As aeronaves irão alertar a população através de mensagens de voz que serão transmitidas durante os voos, que irão abranger a cidade de Torres Vedras e as localidades do litoral, assim como Freixofeira, Turcifal, Carvalhal, Freiria, Ventosa, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Campelos, Vila Facaia e Ramalhal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento global de 216 mil euros
Município de Azambuja entregou sete carrinhas novas às Juntas de Freguesia
O Município de Azambuja acaba de entregar sete carrinhas novas, uma a cada Junta de Freguesia do concelho. Esta entrega, que estava planeada para breve, foi antecipada como forma de aumentar a capacidade de resposta no atual contexto da pandemia do vírus Covid-19. As viaturas em causa são ligeiros de mercadorias, de caixa aberta, prestando-se a múltiplas funções e vêm melhorar consideravelmente os meios técnicos e, por consequência, a capacidade operacional das autarquias que se encontram mais próximas das populações, e que têm a seu cargo um conjunto variado de competências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 9 de abril
Cemitério de Leiria encerrado ao público
O Cemitério de Leiria vai estar encerrado ao público entre o dia 27 de março e 9 de abril, de forma a minimizar os efeitos de propagação da Covid-19, junto dos trabalhadores, utentes e população em geral. Foram adotadas as seguintes medidas de restrição no acesso e funcionamento: As operações são limitadas às inumações previamente agendadas; Os serviços administrativos serão realizados através dos canais telefónicos e digitais; Apenas os familiares mais próximos podem acompanhar o funeral até ao destino final, até um limite máximo de 10 (dez) pessoas;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem é residente na Benedita
Concelho de Alcobaça regista um segundo caso de infeção com o coronavírus
O concelho de Alcobaça regista um segundo caso de infeção com o coronavírus COVID-19, revelou esta sexta-feira, dia 27 de março, o presidente da Câmara de Alcobaça, durante a montagem do hospital da campanha no Pavilhão da Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins. Paulo Inácio informou os jornalistas que se trata de um idoso da Benedita, que se encontra já há um mês internado do Hospital das Caldas da Rainha. Este caso faz aumentar para 30 o número de infetados na Região Oeste, embora as autoridades de saúde tenham indicado apenas 29 casos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo os ACES Oeste Norte, Oeste Sul, Médio Tejo e Lezíria
ARS de Lisboa e Vale do Tejo abre 35 Áreas Dedicadas à COVID-19 nos centros de saúde
Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região, incluindo os Agrupamentos de Centros de Saúde Oeste Norte, Oeste Sul, Médio Tejo e Lezíria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com o Governo
Câmara da Nazaré prepara medidas para apoiar o tecido empresarial e social
O presidente da Câmara da Nazaré tem mantido contactos regulares com o primeiro-ministro e outros membros do Governo da República, assim como com a Comissão Executiva do FAM, no sentido de iniciar a elaboração de um pacote de medidas económicas, e de apoio social, em resposta à crise pandémica causada pelo COVID-19. A Autarquia está a estudar os impactos previsíveis na receita municipal, relacionada com a duração dos atuais condicionamentos à atividade económica, e as medidas que poderá aplicar no apoio à economia local e cidadãos, como complemento às já anunciadas pelo Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em situações relacionadas com o COVID-19
Centro Hospital de Leiria vai prestar apoio emocional a colaboradores devido à pandemia
O Centro Hospital de Leiria (CHL) vai prestar apoio emocional aos seus colaboradores que, de alguma forma, sintam que a sua saúde mental e a sua estabilidade emocional está a ser afetada pelo atual contexto causado pela pandemia de COVID-19. A medida tem como objetivo impedir a degradação do bem-estar mental dos profissionais do CHL, promover o seu restabelecimento e contribuir para a manutenção da sua saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Freguesia de Pombal lamenta primeira morte
e inicia higienização na Cumieira
A Junta de Freguesia de Pombal tomou conhecimento com enorme consternação daquela que é a primeira vítima mortal por COVID 19 na Freguesia de Pombal, mais concretamente no lugar da Cumieira. A Junta de Freguesia endereça as condolências aos seus familiares e amigos. A Junta de Freguesia de Pombal decidiu avançar com um processo de higienização do espaço público que, fruto deste foco identificado, vai começar mesmo esta terça-feira, precisamente no lugar da Cumieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo realizado pela multidados.com em parceria com a Guess What
COVID-19: Falência económica e mortalidade são as maiores preocupações dos portugueses
Falência económica nacional (62% dos inquiridos), mortalidade elevada (58%), falência do Sistema Nacional de Saúde (46%) e desemprego (46%) são os principais receios dos portugueses em tempo de Covid 19. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela multidados.com - the research agency - em parceria com a Guess What, que quis ainda saber os pensamentos atuais dos portugueses sobre a pandemia da Covid 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia criou um Gabinete de Crise
Câmara da Batalha desinfeta ruas e espaços públicos com virucida de eficácia 15/20 dias
Atendendo a que têm aumentado os casos positivos na região, o Município da Batalha encontra-se numa situação epidemiológica com maior risco de transmissão ativa, pelo que foram decididas mais medidas contra o avanço da pandemia covid-19. O Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, determinou a criação de um gabinete de crise para em permanência acompanhar a situação. Também foram decididos serviços mínimos para todos os serviços municipais, para garantir as tarefas essenciais de apoio à população, autoridades de saúde, empresas e sistema municipal de proteção civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação visa o controlo, fiscalização e vigilância das medidas impostas para combate ao COVID-19
GNR detém homem por crime de desobediência no concelho de Marinha Grande
A Guarda Nacional Republicana da GNR, para além da sua atividade operacional diária, desde a meia-noite de ontem e durante a vigência da declaração do Estado de Emergência, está a dar levar a efeito uma operação que visa o controlo, fiscalização e vigilância das medidas impostas. Desde que se iniciou a operação, até às 08h00 desta segunda-feira, dia 23 de março, registaram-se diversas ocorrências. No Comando Territorial de Leiria, a GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leira, deteve um homem de 44 anos, pela prática do crime de desobediência, no concelho de Marinha Grande. O detido foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga EPC – Escola Prática de Cavalaria
Município de Santarém cede espaço para a Sede da Associação Salgueiro Maia
O Município de Santarém aprovou, no dia 23 de março, em reunião do Executivo, a cedência dum espaço para a instalação da Sede da Associação Salgueiro Maia, válido por 10 anos, renováveis automaticamente, por iguais períodos. A Sede vai ser instalada na antiga EPC – Escola Prática de Cavalaria, na Rua dos Ex Combatentes do Ultramar, em Santarém, e tem como objetivo ser utilizada para a realização de atos públicos esporádicos, para além de “pretender contribuir para a defesa e promoção dos interesses dos seus associados…”, relativamente “à prestação de cuidados de saúde e de apoio social”, para além de pretender “perpetuar Salgueiro Maia e o Espírito de Abril, intervir cultural e socialmente”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cortes nos salários, despedimentos, lay-off, banco de horas, alteração de horários e funções e férias forçadas
DORLEI do PCP denuncia atropelos a direitos dos trabalhadores a pretexto do COVID-19
A Direção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, reunida no dia 21 de Março de 2020 na Marinha Grande, analisou a situação social e política, marcada pela evolução do surto epidémico da COVID-19 e pelas suas graves consequências no plano da saúde pública, social e da economia. Abordou as linhas de resposta e intervenção do Partido neste quadro e discutiu a preparação do XXI Congresso do Partido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigida à população a partir dos 65 anos ou com doença crónica atestada
Município de Leiria cria linha de apoio rede solidária
O Município de Leiria vai lançar a partir de segunda-feira, dia 23 de março, uma linha telefónica gratuita de apoio solidária – 800 2020 791 – dirigida à população a partir dos 65 anos ou com doença crónica atestada, com o objetivo de prestar apoio na entrega de medicamentos, refeições ou outras tarefas urgentes, com o apoio das freguesias e uniões das freguesias do concelho. Designada Rede Solidária - Linha de Apoio 65+, é um serviço gratuito dirigido a idosos em situação de isolamento e pessoas com comprovada doença crónica, de modo a evitar que saiam de casa para adquirir bens essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medidas para combater o COVID-19
Câmara de Pombal investe 800 mil euros para apoiar famílias e mitigar efeitos da pandemia
A Câmara Municipal de Pombal reuniu, no dia 20 de março, extraordinariamente, para avaliação da situação causada pela pandemia de COVID-19. Na reunião, foi decidido, por unanimidade, adotar as seguintes medidas extraordinárias para apoio às famílias e para mitigar os efeitos sociais da situação:As medidas aprovadas têm um impacto financeiro estimado de 800 mil euros nos próximos 3 meses. A Câmara Municipal decidiu ainda que as próximas reuniões acontecerão em videoconferência. O executivo municipal foi também unânime no apelo à população para que cumpra as orientações da Direção-Geral de Saúde e das autoridades em geral, bem como no agradecimento aos funcionários municipais que têm assegurado o funcionamento dos serviços públicos essenciais e o reforço da resposta às necessidades da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da prevenção e mitigação do COVID-19
Municípios do Oeste unem-se para desinfetar ruas e espaços públicos
No âmbito da prevenção e mitigação do COVID-19, os 12 Municípios da Região Oeste deram início à ação de desinfeção de espaços públicos exteriores com maior concentração de pessoas. Tendo por base as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade de Saúde Local, os Municípios do Oeste estão a promover uma campanha de desinfeção em locais onde se verifica maior tráfego pedonal: superfícies comerciais, postos de combustível, farmácias, centro de saúde, forças de segurança, multibancos, cafés, quiosques, contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos, paragens de autocarro, entre outros espaços que, na atualidade e neste contexto epidémico, são mais suscetíveis de passagem de munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da reunião ordinária de 10 de março de 2020.
Município de Azambuja aprova concurso para a requalificação da Zona Ribeirinha do Esteiro
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou a abertura do procedimento de concurso público para a requalificação da Zona Ribeirinha do Esteiro de Azambuja. A deliberação foi tomada na última reunião ordinária e tem como objetivo a requalificação ambiental e o arranjo paisagístico da área envolvente à Vala do Esteiro junto à vila de Azambuja. Este projeto prevê criar um espaço público de lazer reabilitando a zona adjacente à estação ferroviária. Serão criadas áreas de estacionamento, uma ciclovia, zonas de piquenique e equipamentos para atividade física ao ar livre. Serão igualmente instaladas estruturas de acesso ao Esteiro para a prática de pesca desportiva, bem como a colocação de uma rampa para acesso de equipamentos náuticos. O valor global estimado é de 2.080.000,00€ (dois milhões e oitenta mil euros), acrescidos de IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face à situação de emergência vivida com a pandemia de COVID-19
Câmara de Pombal compra 50 telemóveis
para profissionais do Centro de Saúde
No sentido de reforçar a capacidade de comunicação e articulação das autoridades de saúde com os cidadãos e com as diversas entidades, o Município de Pombal adquiriu 50 telemóveis para os profissionais do Centro de Saúde. Face à situação de emergência vivida com a pandemia de COVID-19, o Município de Pombal entende que a comunicação rápida e eficaz é essencial para o esclarecimento de dúvidas, contenção de perímetros infeciosos e articulação interinstitucional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Há dois militares infetados, três com suspeita de infeção e 57 em quarentena
GNR sem mãos a medir no combate ao COVID-19
Tal como todas as Instituições e todos os portugueses, a Guarda Nacional Republicana e os seus militares e civis sentiram-se, nas últimas semanas, na obrigação de ajustar o seu funcionamento e as suas rotinas, a fim de manter uma capacidade de resposta condicente com as necessidades do País, neste período de pandemia como o que vivemos. Mais do que o habitual policiamento de proximidade, os militares da GNR têm procurado potenciar as suas capacidades distintivas, caraterísticas de uma força de segurança de natureza militar, no que diz respeito à segurança e vigilância do Território Nacional, monitorizando movimentos e controlando fronteiras, através de afetação diária de mais de 500 militares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para proteger os familiares do risco de contaminação com o coronavírus COVID-19
Porto de Mós disponibiliza 80 camas
para profissionais de saúde e segurança
O Município de Porto de Mós em parceria com a Movijovem e as Grutas de Mira de Aire decidiram disponibilizar 15 quartos da Pausada da Juventude de Alvados e 12 Casas da Gruta de Mira de Aire aos profissionais de saúde e às forças de segurança, que assim o requisitem, como forma de proteger os seus familiares numa situação de risco de contaminação com o coronavírus COVID-19. Esta parceria representa um total de 80 camas disponíveis no concelho de Porto de Mós, algumas delas com acesso a mobilidade reduzida, e está inserida num programa de solidariedade de diversos municípios e entidades por todo o país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Limpeza e desinfeção decorrem nas ruas do Concelho
Enfermaria de contenção montada em Sobral
de Monte Agraço
No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, no combate ao surto COVID-19, o Município de Sobral de Monte Agraço informa que, em articulação com a Delegada de Saúde do ACES Oeste Sul, realizou-se a montagem de uma enfermaria de contenção com cerca de 30 camas no pavilhão da Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino, com acesso a três balneários e um espaço isolado de apoio a técnicos de saúde. Esta medida permite assegurar serviços de retaguarda e suporte logístico à situação pandémica que, atualmente, vivemos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FENPROF qer que governo garanta recurso a cuidador
Trabalhadores de serviços essenciais não colocam filhos nas escolas de acolhimento
Como a Federação Nacional de Professores previa, os trabalhadores de serviços essenciais não aderiram à iniciativa do governo, para o período em que as escolas estarão encerradas e não colocaram os filhos nas chamadas escolas de acolhimento. A FENPROF garante que “não é por desconfiança na capacidade de as escolas assumirem a função de guarda neste tempo de exceção que o país está a viver, mas porque, como alertara, esses espaços seriam verdadeiros nichos de risco acrescido, uma vez que crianças de famílias onde já é grande o risco de contágio teriam de permanecer todo o dia com outras crianças de risco semelhante.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Barraqueiro Oeste reduz oferta de autocarros
a 50% do habitual
No seguimento das directrizes Governamentais adotadas para a prevenção à pandemia da COVID-19, a Barraqueiro Oeste informa que nos dias 18, 19 e 20 de março serão suprimidos alguns horários das carreiras 700 - Torres Vedras Lisboa via A8 Catefica, 702 - Torres Vedras Lisboa via Loures, 703 - Torres Vedras - Póvoa de Penafirme via Ponte Rol e TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras. Todas as linhas terão a oferta reduzida a 50% do habitual. Todas as linhas terão a oferta reduzida a 50% do habitual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 600 mil euros
Batalha avalia declaração de situação de alerta municipal e aprova plano social e económico
A Câmara Municipal da Batalha reuniu extraordinariamente esta segunda-feira, tendo avaliado a situação excecional que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19, que exige a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente. Neste sentido, a Camara Municipal da Batalha aprovou 15 medidas extraordinárias de apoio às famílias, instituições e empresas, no montante global de 600 mil euros, podendo o valor ser reforçado em função das necessidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até o pico da epidemia de COVID-19 ser ultrapassado
Unidades da rede Termas Centro encerram
por precaução
As unidades termais da rede Termas Centro, em articulação com as diferentes Autoridades Regionais de Saúde, decidiram encerrar a sua atividade até o pico da epidemia de COVID-19 ser ultrapassado. A saúde e a segurança dos aquistas e dos colaboradores das unidades são as prioridades das Termas Centro, pelo que o encerramento preventivo vai ocorrer durante o período de tempo que se considerar necessário. Assim que estiverem reunidas todas as condições, as Termas estarão preparadas para receberem, de novo, os seus aquistas, com as técnicas adequadas às várias indicações terapêuticas e para a promoção da saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ansião
GNR detém homem por posse de arma proibida em Avelar
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Ansião, no dia 14 de março, deteve um homem de 33 anos, por posse de arma proibida, na localidade Avelar, concelho de Ansião. No seguimento de uma denúncia de desacatos e disparos de arma de fogo, os militares deslocaram-se ao local, apurando que estariam a decorrer desentendimentos entre familiares, tendo o suspeito efetuado disparos para o ar da varanda da sua residência, com uma arma de fogo. Na sequência das diligências foi realizada uma busca domiciliária, culminando na apreensão de uma caçadeira de canos cerrados (arma proibida), três cartuchos, um chicote, uma faca e uma tesoura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 840 mil euros
Câmara de Leiria põe funcionários em casa
e lança medidas de apoio social e económico
A quase totalidade dos colaboradores do Município de Leiria vai trabalhar a partir de casa, em regime de teletrabalho, uma medida tomada esta segunda-feira pelo Executivo Municipal, que anunciou ainda um pacote de apoios de cariz económico e social que totalizam mais de 840 mil euros. Estas medidas, que não colocam em causa a prestação dos serviços municipais essenciais, resultam da forte determinação assumida pelo Município em aumentar o patamar de proteção da população face à propagação do coronavírus e de ajudar a atenuar o impacto negativo que esta situação de emergência em saúde pública está a acusar junto dos agentes económicos e do associativismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CHL atualiza procedimentos adequados à fase de mitigação do novo Coronavírus (COVID-19)
Hospitalar de Santo André cria área distinta para suspeitos de infeção com o COVID-19
No sentido de dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes COVID19, determinadas pelo despacho da ministra da Saúde, do dia 15 de março de 2020, e de acordo com a Norma 001/2020, emitida esta segunda-feira, dia 16 de março, pela Direção-Geral da Saúde, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no âmbito da adequação de procedimentos à fase de mitigação do novo Coronavírus (COVID-19), comunica que a urgência geral do Hospital de Santo André (HSA) foi reestruturada de forma a criar duas áreas distintas: uma para o tratamento de utentes infetados pelo vírus COVID-19, ou com suspeita de infeção (“Área COVID-19”) e outra área para tratamento de doentes não infetados pelo vírus, que se desloquem ao hospital para tratamento de outras patologias (“Área não COVID-19”);
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Avinho - Festa do Vinho e das Adegas adiada para 9,10 e11 de outubro
O mundo inteiro, sem exceção de qualquer país ou região, vive um estado de evidente emergência de saúde pública. A situação criada pelo vírus COVID 19 e o atual quadro de pandemia impõem uma tomada de decisões por parte das instituições, bem como uma alteração de comportamento social por parte de cada um de nós, cidadãos. Desejando, e acreditando, que este problema global terá uma solução tão rápida quanto possível, a realização da 16ª edição da Avinho- Festa do Vinho e das Adegas fica reprogramada para os dias 09, 10 e 11 de outubro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião com as diferentes Autoridades Locais de Saúde da Região Oeste
Conselho Intermunicipal do Oeste apela
à redução das atividades municipais
Considerando o atual estado de pandemia decretado pela OMS no dia 11 de março de 2020, resultado da propagação do Coronavírus-SARSCOV-2, causado pela doença COVID-19, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, reuniu no dia 12 de março com as diferentes Autoridades Locais de Saúde da Região Oeste. A reunião teve como objetivo a harmonização de medidas preventivas de contingência para reduzir riscos de exposição e contágio face à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Namorada e filho menor foram as vítimas
GNR detém homem por violência doméstica
no concelho de Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, no dia 14 de março, deteve, em flagrante delito, um homem de 31 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica, os militares deslocaram-se de imediato para o local, apurando que o suspeito agrediu fisicamente a sua namorada, de 27 anos, na presença do filho menor da vítima, de 7 anos. Tentou estrangulá-la, sendo impedido por um amigo e, já na presença dos militares no local, proferiu ameaças de morte à vítima, ao seu filho e à família, o que levou à sua detenção
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo reforçou medidas preventivas para travar novo coronavírus
Plano Municipal de Contingência COVID 19 elevado a fase Alerta no dia 13 de março
A Câmara do Cartaxo reforçou as medidas preventivas para travar novo coronavírus. Nesse sentido, o Plano Municipal de Contingência COVID 19 foi elevado a fase Alerta no dia 13 de março. Atividades e eventos adiados: Festa do Vinho & Pão, Dia do Campino, Concursos de Vinho na Produção e 1º Trail Terras do Cartaxo. Equipamentos e serviços presenciais encerrados ao público: Piscinas Municipais, Pavilhão do Inatel, Estádio Municipal do Cartaxo, Centro Cultural do Cartaxo, Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, Centro de Convívio, Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas e Parques Infantis Municipais Serviços de Atendimento Presencial ao Público da Câmara Municipal (incluindo Espaço Cidadão).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre a praia de Salir do Porto até a praia de Pedrogão
Capitania da Nazaré suspende atividades desportivas ou de lazer nas praias da região
Paulo Agostinho, Capitão-de-fragata e Capitão do Porto da Nazaré, decretou, no dia 13 de março, no uso das competências que lhe são conferidas pelo artigo 13.º do Decreto-lei n.º44/2002, de 2 de março e no alinhamento das medidas implementadas pelo Governo para conter a propagação do vírus COVID-19, a interdição de todas atividades desportivas ou de lazer que impliquem aglomerados de pessoas, de forma a minimizar a probabilidade de disseminação do respetivo vírus, nas praias de jurisdição da Capitania do Porto da Nazaré compreendidas entre as praias de Salir (foz do rio Tornada na Baía de São Martinho do Porto) e Pedrogão (inclusive).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Auto Estrada 19
GNR detém automobilista por destruir radar
no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento de Trânsito, deteve, no dia 14 de março, um homem de 31 anos, pelo crime de dano qualificado em aparelho de vigilância e fiscalização rodoviária (radar), no concelho de Leiria. O suspeito, de forma voluntária e dolosa, causou danos no referido aparelho, o qual controlava a velocidade dos veículos que circulavam na Auto Estrada 19, em Leiria. Ao ser surpreendido pelos militares que operavam o equipamento, colocou-se em fuga no seu veículo, tendo colidindo com um outro, que circulava naquela via.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial do Sono assinala-se a 13 de março
Jovens e mulheres apresentam níveis mais elevados de sonolência
Para assinalar o Dia Mundial do Sono – 13 de março - a Associação Nuvem Vitória apresenta dados de um estudo sobre a sonolência dos portugueses. Mais de 2 mil pessoas responderam ao inquérito, lançado pela Associação Nuvem Vitória na plataforma QueroDormir, que determina o nível de sonolência da população. Neste questionário, as pessoas avaliaram a probabilidade de adormecer em diferentes momentos do dia: sentadas a ler, a ver televisão ou como passageiro de um transporte, por exemplo. Nível de sonolência dos inquiridos está no limite do saudável, jovens são os mais afetados. Mulheres também referem mais sonolência do que os homens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Informação falsa está a circular nas redes sociais
Barraqueiro Oeste desmente encerramento
do Terminal de Torres Vedras
Barraqueiro Oeste se encontra a receber muitas chamadas de clientes, a propósito de uma informação que está a circular nas redes sociais indicando que o Terminal de Torres Vedras iria estar encerrado a partir do início da tarde desta quinta-feira. Essa informação é falsa. A Barraqueiro Oeste informa, ainda, que está, em articulação com o Município de Torres Vedras, atenta às eventuais orientações que possam surgir e que, de alguma forma, envolvam a Barraqueiro Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas categorias «Lendas e Mitos» e «Festas e Feiras»
Torres Novas apresentou candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Município de Torres Novas apresentou candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular em duas categorias do concurso: «Lendas e Mitos» e «Festas e Feiras». Esta edição pretende homenagear a manutenção e afirmação inequívoca da autenticidade cultural, com manifestações em múltiplas categorias culturais, inerentes à importância da cultura popular portuguesa. Na categoria «Lendas e Mitos» o tema escolhido foi «A Lenda de Gil Paes». No que diz respeito à categoria «Festas e Feiras» o tema escolhido foi a Feira Nacional dos Frutos Secos (FNFS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No intuito de minimizar impacto do risco do COVID-19
Câmara do Cadaval implementa medidas
de redução de contacto social nos serviços
No seguimento da adoção, com efeitos a partir de hoje, 13 de março, de medidas temporárias para minimizar riscos de exposição e contágio, e procurando seguir as orientações do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença do Coronavírus (Covid-19), por indicação do delegado de saúde, a Câmara está a implementar um conjunto de medidas adicionais que visam minimizar o contacto social nos serviços municipais. O Município apela assim aos munícipes, e cidadãos em geral, para que possam reduzir as deslocações à Câmara Municipal ao estritamente necessário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sufrágios iam decorrer nos dias 13 e 14 de março
Comissão Permanente do PS adia eleições
para os órgãos federativos
A Comissão Permanente do Partido Socialista do Partido Socialista, em função das circunstâncias nacionais, e, por razões preventivas, decidiu adiar as eleições para os órgãos federativos em todos os distritos do território continental, previstos para sexta-feira e sábado (13 e 14 de março). No caso do ato eleitoral no distrito de Leiria, recorde-se que as candidaturas são encabeçadas por Walter Chicharro, atual presidente interino da Federação e presidente da Câmara Municipal da Nazaré, e por Pereira dos Santos, advogado de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 24 mil votos foram registados
Diogo Piçarra lidera a lista de preferidos
para o cartaz das Festas do Bodo
A votação para a escolha dos artistas que atuarão nas Festas do Bodo em 2020 contou com 24.065 votos, tendo Diogo Piçarra liderado a lista de preferidos para cartaz das Festas do Bodo. Este é o segundo ano consecutivo em que o Município abre votação para escolha dos artistas, promovendo uma construção participada do programa das festas. A votação esteve aberta durante mais de 3 semanas na página do Município. Cada votante tinha a possibilidade de escolher até 6 artistas, de uma lista pré-definida e/ou acrescentando opções. Verificaram-se votos num total de 166 artistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na categoria “Festas e Feiras”
Carnaval de Torres Vedras é candidato
às 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Carnaval de Torres Vedras foi candidatado ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. Esta candidatura incide, mais concretamente, na categoria “Festas e Feiras” do mesmo. De referir que nesta iniciativa, da responsabilidade da empresa EIPWU, elege-se o “património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública”, sendo seu desafio “evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a situação relacionada com o vírus COVID-19
Município de Azambuja mantém Feira de Maio
e Ávinho mas suspende alguns serviços
O Município de Azambuja está a monitorizar, permanentemente, a situação relacionada com o vírus COVID-19. A autarquia acompanha de perto todas as indicações da Direção Geral de Saúde e, com toda a ponderação, tomará as decisões consideradas adequadas de acordo com a evolução do problema. Neste sentido, e numa ótica de prudência, foi decidido suspender as atividades do Complexo de Piscinas de Azambuja a partir de sábado, dia 14 de março de 2020, inclusive. Com o mesmo propósito preventivo, irão ser suspensas a partir de 2ªfeira, 15 de março, as atividades da UTICA-Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja e do PAFT +55 – Programa Atividade Física para Todos maiores de 55 anos. Igualmente, as iniciativas da Semana da Juventude, planeadas para a última semana deste mês de março, ficam adiadas para data a anunciar oportunamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade
Câmara de Alcobaça apresentou o projeto
de requalificação da maior artéria da cidade
A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou, no dia 10 de março, o projeto de requalificação da Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade, a maior artéria da cidade de Alcobaça. O investimento da obra de 2,3 milhões de euros, que já arrancou, vai reduzir a largura das faixas de rodagens e alargar os passeios, que terão um único perfil em toda a sua extensão. O mercado semanal, às segundas-feiras, vai manter-se enquanto decorrem as obras, que são ser executadas por fases, em seis troços, de forma a nunca interromper o trânsito automóvel nesta entrada de Alcobaça para quem vem da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investigação da UBI
Estudo demonstra eficácia das águas termais sulfúreas do Centro para tratar rinite crónica
Os resultados preliminares de um estudo científico que está a decorrer em termas da região Centro, nomeadamente em São Pedro do Sul e Unhais da Serra, demonstram que a inalação de águas minerais sulfúreas é eficaz para aliviar os sintomas e tratar quem sofre de rinite e rinossinusite crónica. AiInvestigação da UBI analisou eficácia das águas minerais sulfúreas em patologias das vias respiratórias superiores, com resultados preliminares promissores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Auto de consignação da empreitada já foi assinado
Escola Secundária Maria Lamas inicia obras
de recuperação – Fase 1
Foi assinado, no da 9 de março, na Escola Secundária Maria Lamas, o auto de consignação da empreitada «Recuperação da Escola Secundária Maria Lamas – Fase 1», numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Susana Amador. Esta empreita foi adjudicada à empresa TECNORÉM - Engenharia e Construções, S.A., de Ourém, pelo montante de 1.591.014,41 euros, sendo o investimento elegível de 1.513.740,92 euros, comparticipado em 85% (1.286.679,78 euros) pelo Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020 (Portugal 2020). O montante remanescente será suportado pelo Município de Torres Novas e Ministério da Educação, através de acordo de colaboração já celebrado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maestro Victorino D’Almeida “ensaia” abertura do Música em Leiria e antecipa espetáculo de Chainho e Rão Kyao
“Ensaio sobre a surdez” antecede espetáculo de abertura do 38.º FML no dia 20 de março
O maestro António Victorino D’Almeida vai apresentar o seu novo livro “Ensaio sobre a surdez”, na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria, às 15h30 do dia 20 de março, numa iniciativa desenvolvida em parceria pelo Orfeão de Leiria e pelo Politécnico de Leiria, antecipando o espetáculo gratuito de abertura do 38.º Festival Música em Leiria (FML), que terá lugar no Mosteiro da Batalha, no mesmo dia, protagonizado por António Chaínho e por Rão Kyao, às 21h30. A 38.ª edição do festival de música mais antigo do País, a decorrer sem interrupções, leva 23 espetáculos de música clássica, folk, jazz e dança, a 12 concelhos da região Centro do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a participação de João Dias Coelho
Concelhia de Alcobaça do PCP celebra 99 anos de vida do Partido
A organização concelhia de Alcobaça do PCP, comemorou no dia 6 março, no restaurante “O Caçador”, os 99 anos de vida intensa, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país. O jantar teve a participação de João Dias Coelho, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Os dirigentes locais do Partido deram nota da preparação do XXI Congresso do PCP que se irá realizar nos 27/28/29 de Novembro no pavilhão Paz e Amizade em Loures.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Jornadas de Cuidados Paliativos em Fátima
e Lisboa adiadas devido ao risco do COVD-19
Face aos recentes desenvolvimentos e evoluções na epidemia por Covid 19, ponderando todos os fatores em presença, agindo com responsabilidade, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e protegendo as vidas de todos, o grupo organizador e dinamizador comunica do adiamento das Jornadas de Cuidados Paliativos, que estavam agendadas para os dias 16 e 17 de março. As Jornadas de Cuidados Paliativos são uma coorganização da Academia Pontifícia para a Vida, Conferência Episcopal Portuguesa e Associação dos Médicos Católicos Portugueses, e contam com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adriano Maranhão foi o primeiro caso de um cidadão português infetado com o novo coronavírus
Nazareno infetado com Covid-19 teve alta hospitalar no Japão e chega amanhã a Lisboa
Adriano Maranhão, o primeiro caso de um cidadão português infetado com o novo coronavírus, que terá contraído no navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado há semanas no Japão, chega esta terça-feira, dia 10 de março, por volta das 12h00, ao aeroporto de Lisboa. Os resultados das novas análises deram negativo e o nazareno recebeu alta hospitalar no Japão, encontrando-se, atualmente, a caminho de Portugal. Partirá às 14h00 portuguesas (23h00 do Japão) de Yokohama para Tóquio de onde embarcará para Lisboa, via Dubai. A chegada a Lisboa está prevista para as 12h00 de terça-feira, dia 10 de Março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De cariz cultural, social, desportivo e juventude
Município de Leiria atribui 900 mil euros
em apoios a associações do concelho
O Município de Leiria vai atribuir cerca de 900 mil euros em apoios a diversas entidades do concelho para a realização e desenvolvimento de atividades culturais, sociais, desportivas e Juvenis. Estes apoios, aprovados em reunião de Câmara dia 03 de março, são efetuados ao abrigo do PRO Leiria, instrumento que visa a atribuição de auxílios para promoção do desenvolvimento de projetos ou atividades em áreas de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa, ambiental, juvenil, dos direitos humanos e de cidadania, desenvolvimento local e de proteção civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 5 mil euros
Câmara da Batalha aposta em ecopontos florestais para apoiar a limpeza de terrenos
A autarquia da Batalha vai disponibilizar uma rede de ecopontos florestais, com vista à recolha de resíduos de limpeza de matas ou jardins. O investimento, superior a 5 mil euros para uma rede inicial de 2 (dois) ecopontos a instalar nas freguesias como maior mancha florestal de São Mamede e Reguengo do Fetal apresenta um duplo objetivo: prevenir os incêndios e colaborar com os proprietários e produtores florestais na reciclagem dos resíduos florestais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, dia 09 de março
Deputados do PSD eleitos no círculo de Lisboa visitam a Azambuja
Esta segunda-feira, dia 09 de março, os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral da Lisboa visitam a Azambuja, estando previsto o seguinte programa: 9h30 - Encontro em Vila Nova da Rainha em frente à escola, junto ao avião; 9h40 - Visita a uma lixeira ilegal em Vila Nova da Rainha; 10h00 - Visita ao aterro da Triaza em Azambuja; 11h00 - Reunião com o Presidente da Câmara, Luís de Sousa; 12h00 - Reunião com o MOAA - Movimento de Oposição ao Aterro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra orçada em aproximadamente 60 mil euros
Câmara de Ourém consigna requalificação
do largo das escolas e escadaria de acesso
Já está assinado o Auto de Consignação da empreitada de requalificação que pretende melhorar as condições de utilização do largo existente entre a escola básica e a Escola Profissional de Ourém, bem como o percurso de ligação à Rua Dr. Francisco Sá Caneiro. O documento foi firmado esta sexta-feira, 06 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, pelos técnicos do Município e pelo representante da empresa vencedora do concurso público, neste caso, a Rubramac – Construções e Terraplanagem, Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo vai ser assinada no dia 12 de março
Julgado de Paz abrange concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria promove, no dia 12 de março, quinta-feira, pelas 11h00, no Edifício Dr. Gens, sito na Rua Carvalho do Outeiro, n.º 5, na Vila da Batalha (antigo edifício dos Paços do Concelho), a assinatura do Protocolo para a Instalação, Organização e Funcionamento do Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal. A sessão contará com a presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de Maio mantém ruralidade e apresenta novidades
Feira de Leiria traz chefs nacionais e regionais para o “Leiria Cozinha”
Foi apresentada esta sexta-feira a programação para a edição deste ano da Feira de Leiria, cujo tema continua a ser o mundo rural, mas que conta com novas apostas na promoção do concelho e com um programa em que se destacam concertos gratuitos, gastronomia, atividades económicas e os já habituais atrativos de um certame em que são esperadas mais de 500 mil pessoas. Sob o lema “Feira de Leiria de todos para todos”, a principal novidade passa pelo “Leiria Cozinha”, uma iniciativa que tem como principal objetivo a promoção dos produtos regionais, através da realização workshops, showcookings e da presença de chefs nacionais e regionais, como é o caso de Luís Gaspar, presente na apresentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 14 de março
Constância inaugura Monumento aos Marítimos
No dia 14 de março, sábado, às 16h00, Constância vai inaugurar o Monumento aos Marítimos, uma obra instalada na rotunda à entrada da vila, na Estrada Nacional 3, no sentido Constância / Abrantes. O Monumento aos Marítimos está instalado numa das entradas principais da vila, uma área que foi recentemente requalificada, próximo do local onde está a nascer aqueles que é o maior investimento hoteleiro do concelho, o Villa Tejo Nature & SPA Hotel. Dando as boas-vindas a todos aqueles que chegam à vila e aos que circulam na região, o Monumento aos Marítimos é mais um marco fundamental para a preservação e salvaguarda das memórias de Constância e da sua ligação aos rios e às artes marítimas. Registe-se que o Monumento aos Marítimos é uma obra da autoria do Mestre João Gregório, grande amigo de Constância e presença assídua na Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguido fica em prisão preventiva
PSP deteve homem em Leiria pelo crime
de violência doméstica
No âmbito de uma investigação relativa ao crime de Violência Doméstica, que decorre no DIAP e Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, no dia 5 de março de 2020, pelas 11H50, foi detido um homem com 49 anos de idade em cumprimento de Mandado de Detenção fora de Flagrante Delito. O suspeito está indiciado da prática de atos violentos contra a sua ex-companheira e contra pessoas que este julga estarem envolvidos com ela, associados a motivos passionais e também ao consumo excessivo de álcool, havendo registos de agressões físicas, danificação de objetos da vítima, episódios de perseguição e ameaças de morte
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Rio Maior e Azambuja
2ª Marcha Lenta pela requalificação do IC2 origina cerca de 15 quilómetros de fila
A segunda Marcha Lenta pela requalificação do IC2, que decorreu esta sexta-feira, dia 6 de março, entre a Benedita e Aveiras de Cima, originou cerca de 15 quilómetros de fila. O protesto contou com o apoio das Câmaras Municipais de Alcobaça e de Rio Maior, bem como das Juntas de Freguesia da Benedita e da Asseiceira, em todos os casos representadas pelos seus presidentes. A organização garante não ter tido conhecimento de qualquer desacato ou incidente com as forças de segurança ou entre os participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para mostrar as melhores ofertas de ensino, formação e saídas profissionais
Cartaxo Youth Summit já abriu portas
A primeira edição do Cartaxo Youth Summit já começou e estará no Pavilhão de Exposições do Cartaxo até este sábado, dia 7 de março, com uma intensa programação com o intuito de mostrar as melhores ofertas de ensino, formação e saídas profissionais. Na sessão de abertura, perante centenas de pessoas, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, confessou-se emocionado “por ver tantos professores, tantos jovens, tantos parceiros na área da educação, da formação, do setor empresarial, pois é a eles que se dirige este evento”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Especulação inerente ao súbito aumento da procura (87%) e oferta (90%) por máscaras de proteção
OLX retira todos os anúncios relacionados
com o coronavírus
O OLX acaba de anunciar que irá retirar, com efeito a partir de hoje e por tempo indeterminado, todos os anúncios que já constem ou entrem na plataforma associados direta ou indiretamente ao Coronavírus. A especulação inerente ao súbito aumento da procura (87%) e oferta (90%) por máscaras de proteção nos últimos 15 dias leva os responsáveis da plataforma a tomarem medidas excecionais até que a situação volte a normalizar. Os elevados preços colocados em anúncios de acessórios ligados a esta epidemia obriga a marca a assumir este procedimento para não compactuar com quem pretende tirar contrapartidas financeiras desta epidemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
IPMA inicia campanha científica “PELAGO20” para avaliar biomassa da sardinha e biqueirão
Teve início a 4 de março a habitual campanha acústica de Primavera, sob direção científica do IPMA, para estimativa da abundância dos pequenos pelágicos na costa continental portuguesa, designadamente a sardinha e o biqueirão. A campanha, em cooperação com o IEO (Instituto Espanhol de Oceanografia), através do navio de investigação “Miguel Oliver” decorre até 26 de março e enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica. Esta campanha é muito importante para avaliação do estado do recurso sardinha, na sequência dos bons indicadores obtidos na campanha realizada no último trimestre de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da delegada de Saúde Helena Sousa
Município do Cartaxo reúne Proteção Civil
para criar plano de contingência ao coronavírus
A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu, no dia 2 de março, no Centro de Promoção Vitivinícola, na Quinta das Pratas, para debater o plano de resposta do Município ao COVID-19, o novo coronavírus. A sessão contou com a presença e esclarecimentos da Delegada de Saúde Helena Sousa. Foi criado um email especifico para questões relacionadas com o coronavírus e serão feitas sessões de esclarecimento descentralizadas, como informou o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação “Empório”
PJ realiza buscas em sociedade de Leiria
por crimes económico-financeiros
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, no âmbito de uma investigação em curso, tutelada pelo DIAP de Évora, levou a cabo esta quinta-feira, dia 5 de março, a operação “Empório”, realizando buscas domiciliárias e não domiciliárias, na autarquia de Albufeira, em duas sociedades em Lisboa e Leiria, bem como em escritório de advogado. As referidas diligências, foram presididas por um Juiz de Instrução Criminal e três Procuradores da Republica, participando quarenta Investigadores e Peritos da Policia Judiciária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um milhão de folhetos para esclarecer os portugueses
Coronavírus: farmácias tranquilizam população em todo o território
As farmácias estão a prestar aos portugueses, em todo o território, aconselhamento especializado para fazerem face ao surto epidémico de COVID-19. A Associação Nacional das Farmácias (ANF) fez chegar às 2.750 farmácias associadas informação científica sobre o vírus e as recomendações a prestar à população. «Como maior rede de Saúde Pública em Portugal, temos o dever de ajudar a população a enfrentar esta crise com eficácia e tranquilidade», declara Nuno Flora, secretário-geral da ANF.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeito não aceitou o fim da relação
GNR detém homem no concelho de Leiria
por violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve, dia 5 de março, um homem de 40 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Leiria. Na sequência de diligências de investigação por violência doméstica, apurou-se que o suspeito agrediu a sua namorada, de 38 anos, durante uma relação de cerca de um ano, levando ao términus do relacionamento por iniciativa da vítima. O suspeito, que não aceitou o fim da relação, perseguiu a vítima durante os últimos dois meses, controlando toda a sua vida diária na tentativa de reatar a relação amorosa com a mesma, causando-lhe estado de medo e ansiedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Aprender a viver com o coronavírus
Mário Lopes
As doenças raras em Portugal e o papel da Medicina Interna
Dr. Paulo Castro Chaves
Em Portugal, ser raro… não é raro
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o