Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a legalização da eutanásia?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 229 Director: Mário Lopes Quarta, 19 de Fevereiro de 2020
Alcobaça
Mês da Juventude desafia comunidade jovem através da cultura e da reflexão
Música, teatro, cinema, dança, espaços de discussão, laboratórios de ideias, produção de conhecimento e reflexão sobre as questões sociais mais prementes são as propostas do Município de Alcobaça para a edição de 2020 do Mês da Juventude. De 28 de fevereiro a 28 de março, decorrerão várias iniciativas de índole cultural e artístico – com destaque para os concertos de First Breath After Coma e Dead Combo ou a estreia da nova produção teatral do grupo Gambuzinos com 1 Pé de Fora “Não Chores Por Mim Argentina” – e um conjunto de grupos de discussão (os chamados “think tanks”) onde serão debatidos os temas mais prementes da atualidade, nomeadamente, a preservação do meio ambiente, a igualdade social, o bullying, o racismo, ou os possíveis benefícios de um ano de pausa antes de enfrentar a universidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de fevereiro
Walter Chicharro apresenta candidatura à Federação Distrital de Leiria do PS
Walter Chicharro, apresentará de forma oficial a sua candidatura à Federação Distrital do PS Leiria no dia 22 de fevereiro, em Leiria, às 17h, na sede distrital do partido. O militante do Partido Socialista, ex-governador civil de Leiria, professor universitário, escritor e crítico literário Carlos André será o mandatário da candidatura encabeçada por Walter Chicharro à presidência da Federação Distrital de Leiria. Segundo Walter Chicharro, “esta é uma candidatura que não exclui ninguém, pelo que convido todos os militantes e simpatizantes a virem à sede do partido no próximo sábado e ouvirem o nosso projeto. Temos o claro objetivo de focar as nossas forças num único objetivo: Reforçar o PS para Liderar a região.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 21 de fevereiro
Saul é o artista convidado para animar Carnaval da Batalha
O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma programação diversificada. Os festejos iniciam-se na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, às 10h30, com um desfile infantil que percorrerá as principais ruas da Vila, envolvendo a participação de mais de 700 crianças, do pré-escolar ao secundário. No mesmo dia, às 14h30, terá lugar o tradicional baile de máscaras dirigido à população sénior concelhia, com diversos prémios em disputa para as melhores caracterizações a realizar na tenda coberta instalada na zona desportiva da Batalha, contando com o envolvimento dos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Parecer Favorável
Câmara de Pombal reconhece Utilidade Pública da Fundação Lions de Portugal
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, no dia 14 de fevereiro, dar Parecer Favorável ao pedido de Declaração de Utilidade Pública da Fundação Lions de Portugal. Sedeada em Pombal, a Fundação Lions de Portugal fomenta e desenvolve, desde 1977, atividades artísticas, formativas, educativas, culturais e ambientais. A Fundação e os clubes lionísticos existentes em todo o país, com destaque para o Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal, desempenham uma importante intervenção, procurando dar resposta às necessidades de cada comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Braga
Atletas do Cartaxo brilham no Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta
A Escola de Atletismo do Cartaxo regressou de Braga, onde decorreu Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta, nos dias 8 e 9 de fevereiro, com dois campeões nacionais: Margarida Patrício, nos 60 metros barreiras, e Simão Alexandre, no triplo salto. Margarida Patrício sagrou-se campeã nacional com a marca de 8,97s, numa prova disputada até ao último centímetro da pista, em que as três primeiras atletas bateram os seus recordes pessoais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeitos são jovens de 20 e 21 anos
GNR de Caldas da Rainha recupera material furtado no valor de 45 mil euros
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, nos dias 13 e 14 de fevereiro, identificou dois homens de 20 e 21 anos, por suspeita de furto em residência, no concelho de Caldas da Rainha. Na sequência de uma denúncia por furto em residência, ocorrido no 12 de fevereiro na localidade de Alvorninha, que resultou num prejuízo superior a 100 mil euros, os militares encetaram diligências de investigação que culminaram na recuperação de dois quadriciclos, um capacete e uma mochila, que se encontravam abandonados num terreno baldio, em Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Obras de contenção e consolidação da encosta da estrada da Bezerra já terminaram
O término da Empreitada de Estabilização na EM 554, que decorre desde o início do janeiro, estaria previsto para o dia 28 de fevereiro. Contudo, os trabalhos terminaram cerca de duas semanas mais cedo, num esforço acrescido para reduzir os incómodos causados aos habitantes da região e aos utilizadores daquela estrada. A contenção e consolidação da encosta da estrada da Bezerra era uma necessidade urgente devido à instabilidade que a mesma apresentava, representando um risco para a população que utilizava aquela estrada todos os dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa e Torres Vedras já receberam o European Green Leaf
"Corso" do Carnaval de Torres Vedras ligou
as únicas cidades portuguesas “verdes”
O Carnaval de Torres Vedras rumou a Lisboa para uma noite de folia na capital. O relógio marcava 17h45 quando a Real Embaixada Verde do Carnaval de Torres Vedras embarcou na Estação Ferroviária de Torres Vedras, juntando Rei e Rainha, bandas de música, associações carnavalescas e muitos mascarados. Ao comboio juntaram-se vários autocarros, assim como grupos de foliões que rumaram a Lisboa de forma individual. Ao todo, cerca de 1000 foliões estiveram este sábado nas ruas de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Líder do PSD Leiria foi apoiante de Rui Rio nas eleições diretas
Álvaro Madureira integra Mesa do Congresso
e do Conselho Nacional do PSD
Álvaro Madureira, apoiante de Rui Rio nas eleições diretas, vereador e líder do PSD Leiria, foi eleito para a Mesa do Congresso e do Conselho Nacional no 38º Congresso, realizado em Viana do Castelo. Recorde-se que Leiria foi um dos concelhos onde Rui Rio venceu as eleições diretas, na segunda volta. Da Mesa do Congresso fazem parte Paulo Mota Pinto (presidente), José Manuel Bolieiro e Isabel Cruz (vice-presidentes), e Eduardo Teixeira, Álvaro Madureira, Isabel Matos e Nelson Fernandes (vogais).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Capitão Diogo Morgado foi recebido pelo presidente da Câmara
Comandante do Destacamento das Caldas
da Rainha da GNR recebido no Bombarral
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, reuniu na terça-feira, dia 28 de janeiro de 2020, com o novo comandante do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da Guarda Nacional Republicana, capitão Diogo Morgado. A reunião teve por finalidade a apresentação de cumprimentos ao presidente da edilidade por parte do novo comandante, tendo o autarca aproveitado o momento para fazer uma breve apresentação do concelho e elencar algumas das situações que mais preocupam o elenco camarário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSP deteve os dois menores após a fuga
Menores de 14 e 15 anos assaltam residência
na cidade de Leiria
A Esquadra de Leiria, da Divisão Policial de Leiria, intercetou e procedeu à identificação, no dia 11 de fevereiro, pelas 17h45, de três jovens, dois com 14 anos e um com 15 anos de idade, que supostamente haviam furtado, momentos antes, diversos artigos do interior de uma residência, numa localidade da cidade de Leiria. Os jovens após a consumação do ilícito encetaram fuga apeada por terrenos agrícolas, vindo a ser intercetados por esta Polícia. Aos jovens foi-lhes apreendido os seguintes artigos furtados: 14 anéis, 2 fios, 3 relógios, 1 telemóvel, 2 computadores portáteis, entre outros artigos, os quais foram entregues ao seu legitimo proprietário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De condimentos, conservas de pescado, confeitaria e chocolate
CNEMA divulga premiados nos concursos nacionais na área da alimentação
Os Premiados dos Concursos Nacionais de Condimentos, Conservas de Pescado, Confeitaria e Chocolates que se realizaram em fevereiro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, já são conhecidos. A distinção “Melhor dos Melhores” foi obtida pela “Compota de Malagueta” produzida pela “Alquimia dos Sabores”, de Poceirão, Palmela, no 7º Concurso Nacional de Condimentos e pelo “Filete de Atum em Azeite Biológico” produzido pela empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A, de São Jorge, Açores, no 9º Concurso Nacional de Conservas de Pescado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ator/encenador Eduardo apresenta investigação académica
Estudo sobre dramaturgo torrejano do Séc. XVI António Prestes apresentado em Torres Novas
No dia 20 de fevereiro, pelas 18h00, com vista à divulgação de algumas conclusões dos estudos académicos sobre António Prestes, dramaturgo torrejano do século XVI, o ator/encenador Eduardo Dias estará na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes para partilhar novidades da sua investigação com o público. Estarão presentes José Camões, professor do programa de pós-graduação em Estudos de Teatro (mestrado e doutoramento) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que moderará a conversa, os elementos do Clube de Leitura e os atores dos grupos de Teatro Juvenil e Teatro Maior de Idade, do Teatro Virgínia. A sessão será aberta ao público em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério da Saúde apadrinha protocolo de cooperação
Centro Hospitalar do Oeste vai receber investimentos da Câmara de Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras e o Centro Hospitalar do Oeste celebraram, esta quarta-feira, 12 de fevereiro, o protocolo de cooperação que visa melhorar e reforçar os serviços de saúde prestados na Unidade de Torres Vedras do CHO. O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pela presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Baião, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 20 de fevereiro
Carnaval de Alcobaça dedica edição de 2020
ao tema “Ópera”
A tradição mantém-se, o Carnaval está no ADN alcobacense. Preparam-se as máscaras e as farpelas, os grupos organizam-se, ensaiam-se as novas músicas e começa a contagem decrescente para o Carnaval de Alcobaça. Este ano, sob o tema a Ópera, a Câmara Municipal de Alcobaça promove, com imensa “Folia & Algazarra”, um programa dedicado a todos os públicos, que atrai anualmente milhares de foliões na Tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça. À volta da tenda, em pleno Rossio, os bares e os cafés também estão abertos até de madrugada, fazendo de Alcobaça o epicentro do Carnaval da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal aprovou o projeto e abertura de concurso público
Instalação dos registos e notariado no Atrium vai avançar na Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai executar as obras de cerca de meio milhão de euros para a instalação dos serviços do Instituto dos Registos e Notariado da Marinha Grande, no edifício Cristal Atrium. O projeto e a abertura do concurso público para a adjudicação da obra foram aprovados na última reunião de câmara, tendo como preço base o valor de 506.000,00 euros, mais IVA, e o prazo de execução de 5 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desfile será subordinado ao tema “As Artes”
“Artistas” invadem Pombal no Carnaval
As artes são o tema dos dois desfiles de Carnaval que decorrerão em Pombal este Carnaval. A 21 de fevereiro, pelas 10h, decorrerá o tradicional desfile de Carnaval das Escolas e IPSS do Concelho de Pombal. Este ano, o desfile será subordinado ao tema “As Artes” e contará com cerca de 1.700 participantes, entre crianças, professores, assistentes operacionais e utentes dos diversos estabelecimentos. O cortejo terá início na Av. Heróis do Ultramar, junto à escola Conde Castelo Melhor, descendo a avenida em direção ao Largo do Cardal, prosseguindo pela Rua Capitão Tavares Dias, Rua Miguel Bombarda terminando no Largo da Biblioteca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na freguesia da Guia
GNR de Pombal recupera material furtado
no valor de 250 mil euros
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 13 de fevereiro, identificou um casal de 35 e 49 anos, pelo crime de furto e de burla, na freguesia da Guia, no concelho de Pombal. Na sequência de uma denúncia por furto de um estabelecimento imobiliário, com um prejuízo total de 250 mil euros, os militares encetaram diligências de investigação, que culminaram na identificação dos autores da subtração e na sua localização na cidade de Estremoz. Durante a investigação foi possível apurar que o casal vendeu parte do referido material a um homem, de 54 anos, como sendo material legítimo de um armazém de imobiliário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentada pelo PSD-Oeste
Congresso Nacional do PSD aprova moção defendendo o investimento público no Oeste
O PSD-Oeste levou ao 38º Congresso Nacional do PSD, uma moção defendendo o investimento público no Oeste. A moção, aprovada por larga maioria dos Congressistas, foi apresentada pelo presidente da Comissão Política Distrital, Duarte Pacheco. Intitulada “É urgente investir”, a Moção começa por lembrar que “Lisboa é o distrito mais desenvolvido do país, aquele que apresenta os melhores indicadores económicos e sociais, alguns superiores à média da própria União Europeia. Mas, em nenhum outro de Portugal podemos encontrar uma dicotomia tão grande entre a capital do mesmo e os territórios com maiores características rurais. Os concelhos da Área Oeste do Distrito de Lisboa são, assim, penalizados pelos valores das estatísticas globais, que correspondem a uma média verdadeiramente enviesada.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro nacional decorre na Biblioteca Municipal
Encontro anual da Ad Urbem debate em Tomar Descentralização e Ordenamento do Território
A Ad Urbem - Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção elegeu o tema "Descentralização e Ordenamento do Território", para o seu Encontro anual, a realizar no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, dia 14 de Fevereiro, a partir das 10 horas da manhã, numa iniciativa que conta com o apoio do Município, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e das diversas CCDR. Destaque para a conferência inaugural de Fernando Gonçalves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre a Biblioteca Municipal de Alcobaça e o Motoclube Lobos Lusitanos
“Conversas Informais” sensibilizam 550 alunos e professores para superação dos estereótipos
Após dois anos de implementação, desde março de 2018, o projeto “Conversas Informais” atingiu a marca dos 550 alunos e professores sensibilizados para a necessidade de desmistificar um conjunto de temas ainda considerados tabus tais como a violência no namoro, a violência doméstica, o bullying e o cyberbullying, todo o tipo de adições e os estigmas sociais normalmente associados aos brincos, tatuagens e barba. Parceria entre o Município de Alcobaça, através da Biblioteca Municipal, e o Motoclube Lobos Lusitanos, o projeto “Conversas Informais” tem o intuito de chegar mais próximo da chamada geração dos “likes” ou “do toque fantasma”, uma geração de jovens muito focada nas redes sociais e nos ecrãs que cada vez menos desenvolve relações cara-a-cara, olhos nos olhos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Associação Cultural de Santo António promove "Carnaval Infantil do Varatojo"
A Associação Cultural e Beneficente de Stº António do Varatojo, no Varatojo, Torres Vedras, tem, novamente, o gosto de apresentar mais uma edição do seu "Carnaval Infantil do Varatojo", que terá lugar no seu Salão Nobre, na tarde do sábado de Carnaval, dia 22 de fevereiro. Já será a quarta vez que se proporciona uma tarde diferente a pensar em toda a Família, mas principalmente nos mais pequenos (sem limites de idade). As portas abrem às 15 horas e estão todos convidados a trazerem a sua melhor e mais vistosa Fantasia. Pelas 15h30, o contador de histórias torriense, Sérgio Paulo, contará uma das suas histórias, mais uma vez, repleta de "Magia e Fantasia", claro está!, já que é precisamente esse o Tema do Carnaval de Torres 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração contou com a presença do secretária de Estado do Turismo
Centro de Cycling do Arripiado é o primeiro
da Rede de Centros do Alentejo e Ribatejo
O Centro de Cycling do Arripiado, na Chamubrsca, foi inaugurado esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), António Ceia da Silva. O Centro de Cycling, também conhecido como Centro de BTT do Arripiado, é pioneiro por ser o primeiro centro a ser inaugurado na rede de 11 centros de cycling que está a nascer nos territórios do Alentejo e do Ribatejo. O Centro de BTT do Arripiado faz parte do polo do Ribatejo, que terá um outro centro no concelho de Coruche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-governador civil de Leiria e professor universitário
Carlos André é mandatário de Walter Chicharro nas eleições da Federação Distrital do PS Leiria
O militante do Partido Socialista, ex-governador civil de Leiria, professor universitário, escritor e crítico literário Carlos André será o mandatário da candidatura encabeçada por Walter Chicharro à presidência da Federação Distrital de Leiria. Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré desde 2013 mostra-se "muito satisfeito por merecer o apoio formal de uma personalidade tão marcante para os destinos do Distrito, do Partido e do País. Mais do que um amigo e camarada, Carlos André acredita no ritmo que imprimi ao meu concelho e que desejo imprimir ao meu partido no distrito de Leiria especialmente neste mandato em que teremos o desafio das eleições autárquicas para vencer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homens praticaram dezenas de furtos
GNR identifica suspeitos de furto de residências nos concelhos de Leiria, Batalha e Pombal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, identificou, dia 10 de fevereiro, dois homens de 33 e 53 anos, por suspeita de furto em residências, nos concelhos de Leiria, Batalha e Pombal. No seguimento de uma investigação, que decorria há cerca de três meses, por furto em interior de residências, ocorridos entre novembro e dezembro de 2019, em vários concelhos da região de Leiria, os militares deram cumprimento a quatro buscas, duas domiciliárias e duas em veículos, culminando na identificação dos suspeitos e na apreensão de diversos artigos provenientes de dezenas de furtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa do Associativismo do Concelho da Batalha vai contar com um espetáculo de magia de Mário Daniel
Associações Concelhias da Batalha recebem apoios superiores a 260 mil euros
A Câmara da Batalha aprovou a atribuição de 260.450,00€ às Associações Concelhias, no decurso da submissão das candidaturas à primeira fase do Programa de Apoio ao Associativismo. O valor, que representa um aumento de 2,5% face ao ano transato, integra a concretização de projetos ligados às tipologias do Investimento, Atividades Regulares e o Desporto, com nota de destaque para o envolvimento, só nas camadas jovens, de cerca de 750 atletas em modalidades federadas. A atribuição destes apoios, depois de análise efetuada aos projetos candidatados, resulta das candidaturas submetidas pelo movimento associativo à primeira fase do Programa de Apoio ao Associativismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Pegadas da Vida” é o concretizar de um sonho menineiro
Emigrante Cremilde Neves viaja da Suíça para lançar livro no Cadaval
A Biblioteca Municipal do Cadaval promoveu, recentemente, o lançamento do livro “Pegadas da Vida”, de Cremilde Neves, um compêndio de memórias, pensamentos, sentimentos e poesias. A menina oriunda de Casais de Montejunto (Cadaval) é hoje mulher na Suíça, ocupando o seu tempo livre com a escrita, o desenho, o voluntariado e o desporto. Aquando do lançamento, ocorrido a 26 de janeiro, Fátima Paz, vereadora da Cultura, começou por felicitar Cremilde Neves pela concretização deste sonho, tendo enaltecido o facto de a autora se ter deslocado propositadamente a Portugal para lançar o livro no seu concelho de origem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados Moisés Ferreira e Fabíola Cardoso questionam ministra da Saúde
BE critica atraso na requalificação da urgência médico-cirúrgica do Hospital de Abrantes
Os deputados do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira e Fabíola Cardoso, remeteram com caráter de urgência várias questões à Ministra da Saúde, Marta Temido relativamente à necessidade imperiosa de requalificação da urgência médico-cirúrgica do Hospital Dr. Manuel Constâncio em Abrantes. No dia 3 de janeiro de 2012, ainda na altura do Governo PSD/CDS, e na sequência do plano de reorganização do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a Urgência Médico-Cirúrgica (UMC) ficou concentrada no Hospital de Abrantes. Como a adaptação das instalações foi mínima, o aumento de afluência de utentes (nomeadamente os oriundos dos hospitais de Tomar e de Torres Novas) levou rapidamente a uma sobrelotação das instalações, com todas as consequências negativas que isso traz para utentes e profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Música em Leiria 2020 anuncia dois espetáculos gratuitos do músico catalão
Ferran Savall apresenta “Instant” no Mosteiro
de Alcobaça e no Moagem Heritage em Leiria
O músico catalão Ferran Savall vai protagonizar dois espetáculos no âmbito do Festival Música em Leiria (FML) 2020, que terão lugar no edifício Moagem Heritage, em Leiria, e no Mosteiro de Alcobaça, nos dias 28 e 29 de março, respetivamente. INSTANT é o nome do novo projeto, formado por pequenos retratos do quotidiano e descrições de emoções cheias de intensidade, que o músico dará a conhecer nos dois concertos de entrada gratuita, fruto de uma parceria inédita entre a organização do FML e o festival Cistermúsica, de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado da Saúde António Sales
Câmara da Marinha Grande entrega viatura à Unidade de Cuidados na Comunidade
O secretário de Estado da Saúde, António Sales, vai estar presente na cerimónia de entrega de uma viatura pela Câmara Municipal da Marinha Grande à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), que decorre no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), pelas 10h00, no Centro de Saúde da Marinha Grande. Será assinado o acordo de cedência da viatura, seguindo-se a visita às obras que estão a ser levadas a cabo pela Câmara Municipal, com vista à remodelação do Centro de Saúde da Marinha Grande, para a reconversão necessária à criação de novas unidades funcionais, nomeadamente Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 15 de fevereiro
Real Embaixada Verde promove o Carnaval de Torres Vedras em Lisboa
A Real Embaixada Verde do Carnaval de Torres Vedras desloca-se à cidade de Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, este sábado, dia 15 de fevereiro. A concentração está marcada para as 17h15 na Estação da CP de Torres Vedras. A Real Embaixada Verde do Carnaval de Torres Vedras irá contar com a presença dos Reis do Carnaval, assim como com o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente do Conselho de Administração da Promotorres EM, Rui Penetra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 11 e 18 de fevereiro
Serviço de Proteção Civil de Alcobaça promove sessões públicas sobre limpeza de terrenos
Entre os dias 11 e 18 de fevereiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil irá realizar o primeiro conjunto de sessões de esclarecimento e de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos com vista à proteção das casas e da floresta contra o risco de incêndios. As primeiras sessões já agendadas terão lugar em 6 freguesias do concelho de Alcobaça e destinam-se a todos os proprietários de terrenos florestais e agrícolas interessados em conhecer os instrumentos à disposição para o cumprimento da legislação que determina a obrigatoriedade de limpeza de numa faixa mínima de 50 metros de largura a partir da alvenaria exterior das casas, armazéns, oficinas e estaleiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior reforça influência no PSD
Isaura Morais eleita vice-presidente do PSD Paulo Colaço preside a conselho de jurisdição
Isaura Morais, ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e atual deputada pelo Círculo Eleitoral de Santarém, foi escolhida por Rui Rio no 38º Congresso do PSD, que decorreu nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, para ocupar uma das vice-presidências do PSD. Também Paulo Colaço, ex-chefe de gabinete da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e até agora vogal do Conselho de Jurisdição apresentou agora uma lista própria e venceu o candidato de Rui Rio, Fernando Negrão, conseguindo mesmo a maioria absoluta neste órgão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Dino Parque recebe lançamento do livro “Mistério no Museu dos Dinos”
O Dino Parque - Parque dos Dinossauros da Lourinhã vai receber o lançamento do primeiro livro da coleção infantojuvenil portuguesa Mistérios e Aventuras – Mistério no Museu dos Dinos, da autoria da Ana Valente e de Isabel Moiçó, com ilustrações de Paulo Silva, no dia 10 de fevereiro, segunda-feira, às 11h00. Numa história dedicada aos mais novos, que reúne todos os ingredientes para o sucesso: mentes curiosas, dinossauros, intriga e aventura, o “Mistério no Museu dos Dinos” só poderia ser apresentado ao público naquele que é o maior parque temático da Europa dedicado inteiramente à temática dos dinossauros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresentou a estratégia e programação cultural para 2020
Casa da Cidade Criativa da Música vai abrir
no mês de março no Centro Cívico de Leiria
O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira, 7 de fevereiro, no Teatro Miguel Franco, os principais eventos que irão marcar a agenda cultural de 2020, numa sessão que contou com a participação de diversos agentes culturais. Para Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, a programação “concilia diferentes áreas artísticas assentes numa política cultural municipal, que tem em linha de conta as agendas globais, voltadas para a sustentabilidade e para a garantia da qualidade de vida das gerações futuras”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o carnaval das escolas
Carnaval 2020 da Nazaré arranca já no dia 21
O Carnaval 2020 da Nazaré está a preparar-se para a sua apresentação ao público. Nos dias 21, 22, 23 e 25 de fevereiro sairão à rua os desfiles com os grupos, os novos adereços, os carros alegóricos e as marchas do ano. A abertura dos desfiles far-se-á na sexta-feira, 21 de fevereiro, com a participação das crianças que frequentam a rede pública do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. O carnaval das escolas começará às 10h00, com o desfile de Valado dos Frades, e prosseguirá às 14h30 com o desfile em Famalicão, terminando na Nazaré, com o desfile pela Marginal, a partir das 15h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Menor de 14 anos também esteve envolvido
PJ detém quatro autores de roubos praticados no distrito de Leiria
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desencadeou nos dias 6 e 7 do corrente mês uma operação visando a localização e detenção de quatro suspeitos, com idades entre os 20 e os 39 anos, três homens e uma mulher, presumíveis autores de crimes de roubo, com arma de fogo, que ocorreram no espaço de cerca de duas semanas, em diversas localidades do distrito de Leiria. Um quinto indivíduo menor, de 14 anos de idade, foi igualmente localizado e identificado como estando envolvido na consumação destes crimes. As detenções foram determinadas pelo DIAP de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diogo Mateus honra um dos compromissos eleitorais
Município de Pombal cria Secção de Apoio Técnico às Freguesias e Associações
A Câmara Municipal de Pombal criou na sua Estrutura Orgânica uma Secção de Apoio Técnico às Freguesias e Associações. A criação desta estrutura era uma dos compromissos eleitorais de Diogo Mateus, no que diz respeito ao reforço da autonomia das freguesias. Neste âmbito, a nova secção dará apoio técnico e administrativo na identificação e elaboração de candidaturas e financiamento de diversas entidades, bem como na elaboração de projetos de obras de complexidade reduzida. A secção será agora dotada de recursos humanos, através dos procedimentos concursais já abertos pelo Município. Prevê-se que entre em funcionamento no segundo semestre do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Valorizar o trabalho e os Trabalhadores. Não à exploração”
PCP inicia campanha no Distrito de Leiria
em 21 empresas e outros locais de trabalho
A Organização Regional de Leiria do PCP dará início, esta sexta-feira, 7 de fevereiro, a uma campanha de contacto e esclarecimento junto dos trabalhadores do Distrito de Leiria com o lema “Valorizar o trabalho e os Trabalhadores. Não à exploração”. O arranque desta campanha, inserida numa ação nacional do PCP com o mesmo lema, será marcado pela realização, num único dia, (7 de Fevereiro) de 21 ações de contacto e distribuição de propaganda, em 21 empresas e outros locais de trabalho do Distrito de Leiria distribuídas pelos Concelhos de Ansião, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Caldas da Rainha, Bombarral e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jogo conta para o apuramento do Mundial de França, em 2023
Portugal defronta a Roménia em Râguebi
nas Caldas da Rainha
O Complexo Desportivo das Caldas da Rainha foi o local escolhido para a Seleção Nacional receber a Roménia, no dia 8 de fevereiro, no jogo que conta para o apuramento do Mundial de França, em 2023. Esta será a 2ª jornada dos Lobos no regresso ao Rugby Europe Championship, depois de três anos a competir no Rugby Europe Throphy, o segundo escalão europeu. O regresso à principal divisão organizada pela Rugby Europe é marcado por uma renovação tanto na equipa técnica como nos jogadores. O selecionador nacional Patrice Lagisquet promete “trabalhar em conjunto para ajudar os jogadores portugueses a evoluir” e “levar esta seleção ao mundial de 2023”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A reabilitação do Mercoalcobaça
Carlos Bonifácio
Impacto da humidade na sua saúde
Dr Bartolome Beltran
Cancro e fumo do tabaco: dicas para deixar de fumar
Dr. Paulo Vitória
Novo Coronavírus provoca epidemia com desfecho imprevisível
Dr. Alfredo Martins
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o