Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os suspeitos de violência doméstica devem aguardar julgamento em prisão preventiva?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 220 Director: Mário Lopes Segunda, 25 de Março de 2019
Em resposta às cheias na cidade da Beira
Bombeiros Municipais do Cartaxo integram missão humanitária em Moçambique
O Corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo vai participar na Missão de Apoio a Moçambique com dois bombeiros e uma embarcação de socorro, para auxilio nas missões de Proteção Civil. A missão é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil em resposta às cheias na cidade da Beira, decorrentes da passagem do furacão Idai. A partida teve lugar no dia 22 de março, no aeroporto de Figo Maduro. A Missão tem a duração prevista de 15 dias e decorrerá na zona da cidade da Beira. Os Bombeiros que vão integrar a Missão são o Adjunto de Comando Vitor Rodrigues e o Bombeiro de 1ª António Loureiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara aprovou apoio para requalificação
das instalações desportivas do C. D. Vilarense
A reunião da Câmara Municipal que decorreu na segunda-feira, dia 18 de março, foi palco da aprovação de um contrato-programa a celebrar com o Clube Desportivo Vilarense que vai permitir a atribuição de um apoio financeiro para a requalificação e conservação do recinto de jogos e campo de futebol da associação. O documento foi aprovado por unanimidade e vai proporcionar, aos cerca de 180 atletas da coletividade, condições apropriadas para a prática desportiva, nomeadamente na área do futebol de formação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Este sábado e domingo
JS debate Manifesto Europeu em Leiria
com António Costa e Pedro Marques
A Juventude Socialista (JS) vai realizar nos dias 23 e 24 de março, na Biblioteca José Saramago Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria, a iniciativa «A Tua Geração na Europa» que terá como objetivo debater e refletir sobre os desafios da juventude europeia procurando promover a participação de todos na construção do Manifesto Europeu. No âmbito da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, acompanhado da secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, e do cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, Pedro Marques, vão marcar presença este domingo, dia 24 de março, pelas 11h30, na Biblioteca José Saramago, no Instituto Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Localizadas na Urbanização do Rio Novo
Município da Nazaré vai abrir candidaturas
para utilização das Hortas Comunitárias
O Município da Nazaré vai abrir candidaturas para a utilização das suas Hortas Comunitárias, localizadas na Urbanização do Rio Novo, num terreno composto por 19 talhões destinados à produção de consumo familiar. Os munícipes que não possuam terreno próprio passam a dispor de um espaço onde podem plantar os seus alimentos (feijão, courgette, alfaces, cenouras, batatas, couves, etc.); árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a passagem do ciclone Idai
Câmara de Leiria associa-se à Cruz Vermelha na recolha de bens para vitimas de cheias na Beira
Está a decorrer em Leiria uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas da tragédia que assolou o povo Moçambicano. O Município de Leiria associou-se à Cruz Vermelha Portuguesa na recolha de bens para vítimas atingidas pelo ciclone IDAI, podendo a entrega ser efetuada nos Bombeiros Municipal de Leiria. Os produtos a entregar devem ser água, enlatados com período de validade prolongado, bolachas, arroz e massa, leite em pó, produtos de higiene, produtos para tratamentos de águas, e todos os demais alimentos que não sejam sensíveis a temperaturas e frágeis e que sejam de fácil acondicionamento. Não são aceites leite e produtos embalados em vidro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a passagem do ciclone “Idai”
Câmara de Santarém envia bombeiros para ajudar vítimas das cheias em Moçambique
O Comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, José Guilherme, e os bombeiros Fernando Vieira e Pedro Suzana integram o grupo de 19 bombeiros do Distrito, que partem esta sexta-feira, dia 22 de março,para Moçambique, numa missão de ajuda internacional. Os 19 bombeiros do distrito de Santarém, que são coordenados por José Guilherme, Comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, são parte integrante da equipa de apoio humanitário que Portugal vai enviar para Moçambique, após a passagem do ciclone “Idai” que atingiu diversas cidades daquele país. Para além dos meios humanos, são enviadas embarcações de regaste e material de socorro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decorre até ao dia 19 de abril o período de votação dos projetos finalistas
Orçamento Participativo da Batalha conta
com 12 projetos a votação
O processo de votação é simples e bastante intuitivo, bastando para tal aceder à plataforma http://op.cm-batalha.pt/projetos e proceder à votação. As 12 propostas finalistas, já analisadas em termos de elegibilidade técnica e financeira, contemplam projetos ligados às componentes da acessibilidade, criação de equipamentos desportivos, requalificação de infraestruturas e aquisição de viatura de combate aos incêndios. O projeto mais votado será concretizado pela Autarquia da Batalha, que atribuirá trinta mil euros à proposta mais votada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após buscas em Caldas da Rainha, Benedita, Rio Maior e Figueira da Foz
GNR de Leiria detém homem em caso de violência doméstica na Figueira da Foz
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, no dia 20 de março, deteve um homem de 23 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Figueira da Foz. Na sequência da investigação que decorria há cerca de três meses, apurou-se que o suspeito agredia física e psicologicamente a vítima, uma mulher de 36 anos, grávida de dois meses, e a ameaçava de morte com armas de fogo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de março
Secretário de Estado do Desporto confirmado na Gala do Desporto da Nazaré
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, será uma das entidades presentes na II Gala do Desporto da Nazaré, que irá decorrer no dia 30 de março, às 21h00, no cineteatro da vila. Várias personalidades ligadas ao desporto marcarão presença nesta noite especial. Para além das entidades e responsáveis autárquicos locais, Emílio Peixe, Jordan Santos, Ricardo Esgaio, Victor Zabumba e Nuno “Stru” Figueiredo são algumas das presenças já confirmadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Formação e-learning e projeto de telerreabilitação
Centro Hospitalar de Leiria duplamente premiado na Portugal eHealth Summit
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai ser duplamente distinguido no âmbito da terceira edição “Portugal eHealth Summit” com os prémios “Entidade com mais utilizadores na plataforma de e-learning” da Academia SPMS, e “Iniciativa inovadora de telessaúde” com o projeto de Telerreabitacão, desenvolvido pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação. A entrega das distinções decorre amanhã, dia 21 de março, no Palco Summit 1, no PT Meeting Center, e contará com a presença de Alexandra Borges, vogal do Conselho de Administração do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
OesteSustentável promove Eficiência Energética em Juntas/Uniões de Freguesia e IPSS
No dia 13 de março, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, dinamizou a 2º edição da Ação de Capacitação em Eficiência Energética para Juntas/Uniões de Freguesia e Instituições Privadas de Solidariedade Social, no edifício sede da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste, em Caldas da Rainha. No âmbito dos projetos coordenados pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente, “Freguesias + Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética” e “Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS” a OesteSustentável promoveu uma 2ª Ação de Capacitação em Eficiência Energética que contou com a participação de 15 colaboradores de entidades participantes nos projetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir desta quarta-feira, dia 20 de março
Espaços Cidadão entram em funcionamento
em onze freguesias do concelho de Leiria
As Juntas de Freguesia de Amor, Bajouca, Bidoeira, Coimbrão e Maceira e as Uniões das Freguesias de Monte Real e Carvide, Monte Redondo e Carreira, Colmeias e Memória, Santa Catarina da Serra e Chainça, Santa Eufémia e Boavista, e Souto da Carpalhosa e Ortigosa passam a dispor, a partir desta quarta-feira, dia 20 de março, de Espaços Cidadão, onde os munícipes poderão aceder a diversos serviços digitais prestados pela Administração Pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de caminhadas decorre até 25 de abril
Município de Alcobaça adota redução do uso
de garrafas de plástico nos eventos desportivos
O Município de Alcobaça irá, durante o corrente ano de 2019, implementar uma política de redução do uso de garrafas de plástico nos eventos desportivos. A medida teve efeitos práticos já no dia 17 de março durante uma caminhada desportiva em Évora de Alcobaça, organizada pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal. A organização distribuiu, pelos participantes, garrafas de plástico desdobráveis, reutilizáveis e recicláveis substituindo as garrafas de plástico tradicionais. As garrafas reutilizáveis puderam ser reabastecidas de água através de garrafões com dispensadores que disponibilizados nos locais de abastecimento criados pela organização da prova.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Movimento Cívico pela Defesa do Promontório estranha publicidade de empresa ao "zipline"
O Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré estranha ter chegado às caixas de correio, em plena quarta-feira de cinzas, a publicidade ao "zipline" por uma empresa que se identifica como "Voa Nazaré". Esta empresa tem uma página criada no Facebook desde o dia 23 de Janeiro, não se conhecendo nem a empresa nem os responsáveis por detrás desta insensata iniciativa. O Movimento Cívico alerta que “alguém dá já a decisão como finalizada há muito tempo” e “continua a não dar a cara”. Por isso, questiona se a decisão está ou não tomada há muito tempo e o concurso foi apenas para “inglês ver”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Português surpreende favoritos estrangeiros
Pedro Silva vence em Porto de Mós
a Taça de Portugal de Downhill
O português Pedro Silva (Caniço Riders) conquistou este domingo, 17 de março, a segunda etapa da Taça de Portugal de Downhill, realizada em Porto de Mós, derrotando a forte concorrência estrangeira presente na corrida. Tudo parecia decorrer segundo o guião quando o nº 1 do ranking mundial, o francês Amaury Pierron (Commençal / Vallnord) estabeleceu o melhor tempo na manga de qualificação, 2’46’’492. No entanto, a chuva que, entretanto, caiu e deixou a pista escorregadia mudou o rumo da corrida na descida final. Pedro Silva, que na manga de qualificação já fizera em tempo dentro do top 10, aplicou-se e, beneficiando de uma pista ainda não totalmente atingida pela água, estabeleceu a melhor marca da descida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias
4ª COLMEL - Feira de Apicultura realiza-se
este domingo em Leiria
A 4ª edição da COLMEL - Feira de Apicultura realiza-se no dia 24 de março, em Leiria, a partir das 11h. Este domingo, o Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias volta a receber mais uma edição da COLMEL, uma das feiras apícolas portuguesas mais dedicadas e animadas quer para o público quer para os apicultores vindos de todo o país que por lá aproveitam para se reunir e partilhar experiências, conhecimento e muito, muito trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António
Quatro cidadãs irmãs celebraram aniversário
na Marinha Grande
Os municípios geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoraram o 31º aniversário da sua elevação a cidade na passada segunda-feira, 11 de março, na Marinha Grande. O programa contou com a participação das comitivas das quatro cidades, que integraram a presidente e vereadores da Câmara da Marinha Grande; a presidente de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita; a vereadora da Câmara do Fundão, Maria Alcina Cerdeira; o vereador Gil Porto, de Montemor-o-Novo; e presidentes de juntas de freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bolsa de Turismo de Lisboa termina este domingo
Termas em destaque no terceiro dia do stand
do Centro de Portugal na BTL
A apresentação da nova imagem corporativa e da estratégia de comunicação da Associação das Termas de Portugal marcou a manhã do terceiro dia do stand do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A iniciativa foi abrilhantada pela presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lado a lado com Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, e Victor Leal, presidente da Associação Termas de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No III Encontro de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO
Torres Novas recebe referência internacional
no mundo das bibliotecas Alberto Manguel
Integrada no III Encontro de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, cujo tema agregador no presente ano é “A Felicidade”, terá lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, no próximo dia 20 de março, uma conferência pelo escritor, referência internacional no mundo das bibliotecas, ensaísta e bibliófilo, Alberto Manguel. A conferência de Alberto Manguel, que na juventude foi leitor de Jorge Luis Borges, e que exerceu o cargo de diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, terá lugar pelas 15h00, no auditório da biblioteca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 21º e 26º lugar
Mafalda de Taborda Lourenço e Eugénia Correia candidatas do PSD Oeste às eleições europeias
A Comissão Política Distrital (CPD) do PSD Lisboa Área Oeste decidiu por unanimidade, na reunião alargada que se realizou no dia 12 março, indicar os nomes da lourinhanense Mafalda de Taborda Lourenço e de Eugénia Correia, natural do Cadaval, para representar o Oeste na lista do partido às próximas eleições europeias, que foi aprovada no dia 13 de março, em reunião da Comissão Política Nacional do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sérgio Oliveira participa com Margarida Mano em oficina sobre Politica
Autarca de Constância volta à Universidade
de Coimbra para a Conferência Fé e Cultura
O presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, foi convidado a participar numa conferência designada por Fé e Cultura, um evento que decorrerá no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, no próximo dia 23 de março. O tema desta edição é Detox, o que guardas no coração. Sérgio Oliveira vai participar na oficina cujo tema é A Politica. Este espaço será partilhado com Margarida Mano, Deputada do PSD na Assembleia da República e Professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Esteves de Carvalho é o porta-voz
Partido Aliança apresenta-se em Alcobaça
O Partido Aliança nasceu das pessoas e para as pessoas. É um partido de proximidade, que quer fazer o caminho junto com os Portugueses, norteado pela melhoria das suas condições de vida e pela defesa dos interesses de Portugal, com uma matriz Personalista, Liberal e Solidária. A Comissão Instaladora Distrital de Leiria promove em Alcobaça, no dia 17 de Março, domingo, entre as 15 h e as 17 h, na zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, uma sessão informal de esclarecimento e contacto com os cidadãos eleitores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em ação de fiscalização rodoviária
GNR detém suspeitos de tráfico de droga
em Óbidos e na Nazaré
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Óbidos, deteve, dia 13 de março, em flagrante delito, dois homens com 18 e 23 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade Óbidos. No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, realizada no IP6, os militares abordaram uma viatura, onde seguiam dois indivíduos, os quais adotaram um comportamento suspeito na presença da GNR, tendo sido detetado no interior da viatura diverso produto estupefaciente. No seguimento desta ação foram realizadas duas buscas domiciliárias e uma em veículo, resultando na apreensão de 1 948 doses de haxixe, um distintivo profissional da Polícia de Segurança Pública, cinco munições, quatro balanças digitais, um revólver e um gorro passa-montanhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Fernando Mendes
Concurso Preço Certo celebra 3500 programas na Marinha Grande
O concurso televisivo "O Preço Certo", transmitido na RTP 1, vai celebrar o programa 3500, com uma emissão em direto, a partir do Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, no próximo 16 de março, pelas 21h00. A seleção dos concorrentes e público é da inteira responsabilidade da produção do concurso que, nos próximos dias, vai contactar as pessoas que se inscreveram para o número de telefone previamente disponibilizado, até ao limite da lotação dos lugares, para prestar todas as informações relativas à sua participação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em sessão na Assembleia Municipal
Isabel Damasceno foi a oradora convidada na homenagem às mulheres de Porto de Mós
No âmbito do dia Internacional da Mulher, a Assembleia Municipal de Porto de Mós, na pessoa da sua presidente, Clarisse Louro, homenageou pelo segundo ano consecutivo, várias mulheres do concelho. Conforme afirmado pela presidente da Assembleia Municipal, foi solicitado aos presidentes de Junta que indicassem mulheres que se tenham destacado em diversas áreas, como Cultural, Social, Cidadania e Empresarial, para “em seu nome homenagear todas as outras mulheres” da freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Sala de Leitura Bernardo Santareno
Diamantino Simões apresenta em Santarém livro "Os Fantasmas de Ólmida"
Esta quinta-feira, dia 14 de março, pelas 18h30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, Diamantino Simões apresenta o seu livro "Os Fantasmas de Ólmida", que será apresentado por Alice Luxo, professora da disciplina Clube de Leitura na Universidade Sénior do Mondego. Diamantino Simões é natural da aldeia de Gagos – Penela. Com 12 anos entra no Seminário Diocesano de Coimbra onde concluiu o atual 11º ano. Foi funcionário público na área da saúde até 2011, data em que se aposentou. Pertence à Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrital de Leiria também propõe Teófilo Santos na lista às Eleições Europeias
PSD exige ao primeiro-ministro António Costa medidas sobre o Hospital de Leiria
Tendo conhecimento que o primeiro-ministro António Costa está a desenvolver uma volta por vários Centros de Saúde do País, a Distrital de Leiria do PSD desafia o Primeiro-Ministro a vir até ao Hospital de Leiria conhecer a verdadeira realidade da saúde da região e a aproveitar esta oportunidade para apresentar medidas concretas que contribuam para resolver a situação muito preocupante em que se encontra esta importante instituição para a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Marques estará na Nazaré, Marinha Grande e Leiria
Cabeça de lista do PS às eleições europeias visita esta sexta-feira o Distrito de Leiria
O cabeça de lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu Pedro Marques visitará esta sexta-feira, 15 de março, o Distrito de Leiria. Pelas 14 horas, chegará à Praça Sousa Oliveira, na Nazaré, fazendo depois a subida através do ascensor para o Sítio da Nazaré e visita ao Forte de S. Miguel Arcanjo, anfiteatro das ondas grandes do surf mundial. Pelas 16 horas estará na Planimolde, empresa de moldes para plásticos da Marinha Grande. Pelas 18 horas, visita à ADESBA , uma IPSS da Barreira, Leiria. Pelas 20 horas, haverá um encontro com autarcas no Mário, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apreendidas 754 doses de cocaína
GNR detém três homens por tráfico de droga
no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, dia 10 de março, três homens, com idades compreendidas entre os 35 e 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação, que decorria à cerca de um ano, e na qual já tinham sido detidas seis pessoas, e outras duas constituídas arguidas, por tráfico de estupefacientes, os militares detiveram, em flagrante delito, dois homens, e um terceiro através de mandado de detenção, tendo ainda dado cumprimento a seis mandados de busca, três em residências e três em veiculo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Abu Dhabi
Caldense João Pereira termina em 12º lugar
o Campeonato do Mundo de Triatlo
O triatleta caldense João Pereira participou, na sexta-feira, dia 8 de março, na primeira etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo disputada em Abu Dhabi, tendo ficado em 12º lugar, a 27 segundos do vencedor. A prova disputada na distância sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km a correr) foi ganha pelo espanhol Mario Mola (actual campeão do mundo) com o tempo de 52:00, seguido do inglês Alex Yee (52:03) e o espanhol Fernando Alarza (52:12).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal tem em fase final de projeto a realização de 41 intervenções
Batalha desenvolve Plano de Acessibilidades que contempla cerca de 50 intervenções na vila
A Câmara da Batalha tem em fase final de projeto a realização de 41 intervenções de melhoria das acessibilidades na vila turística da Batalha e mais 7 correções no espaço urbano, com o objetivo de promover melhores condições de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência e população com mobilidade reduzida. Este projeto irá contar com a colaboração da Associação Salvador, ao nível da sensibilização da comunidade, bem assim na sua execução serão observadas as recomendações da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), concentrando as ações físicas no espaço público ao nível das escadas, rampas e passagens de peões de superfície.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a atuação dos Cottas Clube Jazz Band
Circulo de Cultura Musical Bombarralense celebra 40 anos com almoço comemorativo
O Circulo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) assinalou no domingo, dia 24 de fevereiro de 2019, os seus 40 anos, com um almoço comemorativo, finalizado com a animada atuação dos Cottas Clube Jazz Band. A associação acaba por completar quatro décadas de existência, naquele que será talvez um dos períodos de maior vitalidade da sua história, como demonstram os inúmeros agrupamentos musicais que foram nascendo ao longo dos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido foi sujeito a termo de identidade e residência
GNR de Pombal detém idoso por posse ilegal
de arma na sequência de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Pombal da GNR deteve este domingo, dia 10 de março, um homem de 81 anos, em Pombal, por posse ilegal de arma. No âmbito de uma denúncia de violência doméstica, onde o suspeito injuriou e agrediu a sua filha, de 39 anos, foram apreendidas três armas de fogo, diversas munições e a respetiva documentação. Uma das armas apreendidas não se encontrava registada. Das diligências apurou-se ainda que a esposa do detido, ao longo do casamento, supostamente, foi várias vezes agredida, injuriada e ameaçada de morte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando serem referências a nível internacional
Altice vai ser parceira do Município da Nazaré
em eventos desportivos
A Altice Portugal anunciou, no dia 9 de março, na Nazaré, que será parceira do Município em eventos desportivos que irão decorrer nos próximos meses, na vila. A informação foi transmitida antes do início da reunião ordinária da Comissão Executiva da Altice Portugal, que se realizou no Centro de Alto Rendimento de Surf (CARSURF, Praia do Norte), enquadrada numa visita de dois dias à Região, e na parceria existente com o Município da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em protocolo a celebrar com a instituição particular de solidariedade social Dignitude
Município de Ourém adere à rede solidária
do medicamento
A Câmara Municipal de Ourém aprovou, na reunião de Câmara de 4 de março, a proposta de protocolo a celebrar com a instituição particular de solidariedade social Dignitude, no âmbito da implementação da Rede Solidária do Medicamento. Os destinatários da Rede Solidária do Medicamento são, em geral, indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas também todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de carência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro promovido pela Nersant e ACES
Empresários reúnem no Cartaxo com secretário de Estado da Modernização Administrativa
Três dezenas de empresários e duas associações empresariais – o Núcleo do Cartaxo da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a Associação Comercial e Empresarial de Santarém –, juntaram-se aos coordenadores dos serviços municipais para debater com a administração central e local, as possibilidades de simplificação de procedimentos na administração pública, com impacto no dia a dia das empresas. A reunião decorreu no Cartaxo, no dia 21 de fevereiro, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, do presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, de Fernando Amorim, vice-presidente da autarquia e de Pedro Nobre, vereador responsável pelos pelouros de planeamento e administração urbanística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de abril às 21 horas
Fátima recebe Concerto Solidário "Vamos Ajudar a Lara Marques”
O Concerto Solidário "Vamos Ajudar a Lara Marques" realiza-se a 6 de abril, pelas 21 horas, na instituição Domus Mater Dei, sita na Estrada da Batalha, em Fátima. Os ingressos já estão disponíveis para reserva e têm o valor de 5 flores. O programa musical estará a cargo do Fátima Chorus e da Orquestra de Guitarras do Conservatório de Música e Artes do Centro. Lara Maria Bento Marques é uma menina do Vale Alto, concelho de Alcanena, com paralisia cerebral e que necessita de apoio monetário para aquisição de equipamento e de tratamentos hospitalares específicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de equipas multidisciplinares
Conselho Local de Ação Social de Alcobaça focado na problemática da saúde mental
Decorreu no Auditório da Escola Adães Bermudes, no dia 27 de fevereiro, o Plenário do Conselho Local de Ação Social de Alcobaça. O CLAS reúne os organismos do sector público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, que conjugam os seus esforços para prevenir, atenuar e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre Câmara Municipal de Torres Vedras e Altice Portugal
Cabine telefónica dá lugar a micro biblioteca
em Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras e a Altice Portugal, através da Fundação Altice, inauguraram, no dia 7 de março, uma Cabine de Leitura, instalada junto à Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras. Este espaço nasceu da revitalização da antiga cabine telefónica, que passa agora a funcionar como uma micro biblioteca, aberta a todos sob o mote "Levar, doar, ler, devolver". A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Tribunal de Leiria volta a decretar prisão preventiva em caso de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Batalha, no dia 4 de março, deteve um homem, de 41 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Batalha. No âmbito da investigação pelo crime de violência doméstica, a GNR apurou que o homem, entre 2018 e 2019, por diversas vezes injuriou e ameaçou a sua mãe, com 81 anos, a qual padece de uma doença que lhe afeta a sua capacidade motora. Ao detido, após ter sido presente, no dia 6 de março, ao Tribunal Judicial de Leiria, foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 1 e 6 de março
500 mil pessoas juntaram-se à folia do Carnaval de Torres Vedras
O Carnaval de Torres Vedras invadiu a cidade durante os últimos dias para mais uma edição de sucesso. Entre 1 e 6 de março, cerca de 500 mil pessoas não quiseram perder aquele que se assume como o Carnaval "mais português de Portugal", que este ano decorreu sob o tema "Made in Portugal". Foi por isso que pequenas Amálias Rodrigues e Capitães de Abril saíram à rua na manhã de sexta-feira, dando forma a um Corso Escolar que contou com a participação de cerca de sete mil crianças e jovens. Vindos diretamente de 79 estabelecimentos de ensino, vieram acompanhados por cerca de 1000 professores e auxiliares para mostrar que a tradição deste Carnaval tem futuro assegurado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Disponibilizando uma equipa multidisciplinar com técnicos de várias áreas
Câmara de Porto de Mós cria Gabinete de apoio à vítima de violência doméstica
Sendo um dos temas da atualidade a violência doméstica como flagelo que assombrou a sociedade em geral, exige uma especial atenção e intervenção, particularmente, daqueles que no âmbito das suas atribuições têm obrigação de interceder pelas vítimas que de uma forma ou de outra sofrem as consequências dessa violência. Numa perspetiva mais técnica e como forma de dar resposta aos pedidos de apoio que possam surgir nos serviços, o Município de Porto de Mós constituiu um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, disponibilizando uma equipa multidisciplinar com técnicos de várias áreas (assistência social, psicologia, sociologia e apoio jurídico) de forma a proporcionar um atendimento personalizado e confidencial às vítimas, prestando apoio e encaminhamento consoante a situação vivenciada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sinistralidade rodoviária tem como objetivo utópico “zero mortes”
II Simpósio Ibérico de Segurança Rodoviária decorre até sexta-feira em Leiria
Os principais dados relativos à sinistralidade rodoviária foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 6 de março, durante a sessão de abertura e no primeiro painel do II Simpósio Ibérico de Segurança Rodoviária, iniciativa que decorre até sexta-feira no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, sob o lema “Porque a Segurança não reconhece fronteiras”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por inexistência de indícios de crime
Ministério Público arquiva inquérito de alegado desvio de donativos para vítimas dos incêndios
A Procuradoria da República da Comarca de Coimbra arquivou o inquérito que tramitou sob o processo n.º 4628/18.4T9CBR na 3ª Secção do DIAP de Coimbra e que tinha sido aberto “... na sequência de notícia publicada, em 28.07.2018, no Jornal Semanário Expresso, levantando a suspeita de desvio de donativos, em dinheiro e em bens materiais, efectuados na sequência do incêndio de 17.06.2017 que afetou, nomeadamente, o concelho de Pedrógão Grande”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chita é uma parceria entre o Município de Alcobaça e a Rodoviária do Oeste
Alcobaça inaugurou linha de minibus gratuito no dia 1 de março
Desde o dia 1 de março, o Chita - Serviço de Transportes Urbanos de Alcobaça – é um serviço gratuito, uma iniciativa inovadora da Câmara Municipal de Alcobaça e com escassa implementação a nível dos municípios portugueses. A concessão do serviço, a cargo da Rodoviária do Oeste irá manter os moldes atuais, nomeadamente o percurso, os horários e a bilhética praticada, sendo esta agora desprovida de qualquer custo para o utilizador. A autarquia abdica de uma receita mensal de cerca de mil euros em prol de uma maior utilização dos transportes por parte dos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 9 de março
Distrital de Santarém do PSD promove debate em Tomar “Tancos: Terminal 3 de Lisboa”
A Comissão Política Distrital do PSD de Santarém e a Comissão Política de Secção de Tomar promovem o debate sobre “Tancos, Terminal 3 de Lisboa”, que terá lugar no dia 9 de março, pelas 14h30, no Complexo Cultural da Levada em Tomar. Numa altura em que se aguarda pelo resultado do estudo de impacto ambiental que poderá inviabilizar a opção da base militar do Montijo como aeroporto civil, a Comissão Politica Distrital de Santarém do PSD apresenta, novamente, a utilização da base aérea de Tancos como futuro aeroporto civil complementar, por se tratar da solução imediata mais viável e de um meio de coesão do território e de valorização do interior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na terça-feira
Chuva deu tréguas e Carnaval de Torres Vedras saiu à rua
O último corso desta edição do Carnaval de Torres Vedras decorreu esta terça-feira, 5 de março, com milhares de pessoas a encher o "coração" da cidade. Desde manhã que o céu prometia um dia de chuva, mas a verdade é que as nuvens deram tréguas e os foliões juntaram amigos e família, que não quiseram perder a oportunidade para assistir ao último corso destes festejos carnavalescos. As dezenas de grupos que deram forma ao concurso de sábado passado estiveram de volta, para mostrar máscaras que honram tradições, figuras e momentos nacionais. Até Amália Rodrigues esteve no Carnaval "mais português de Portugal", juntando-se à multidão para entoar o Samba da Matrafona.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização ponderou cancelar o evento devido ao mau tempo
Desfile de Carnaval de terça-feira atrasou mas saiu à marginal com a energia de sempre
O desfile de Carnaval da Nazaré desta terça-feira, 5 de março, saiu à rua, enfrentando as previsões de chuva e de vento, apresentando-se com a sua energia de sempre, para grande alegria do público que se concentrou ao longo da marginal para apreciar o espetáculo. O tempo incerto e as previsões de mau tempo para a tarde estiveram na origem do atraso de uma hora na saída do corso à rua. “Optámos por sair e não defraudar as expectativas de quem se deslocou à Nazaré para acompanhar o nosso Carnaval, aproveitando mais uma oportunidade para mostrar o trabalho que se desenvolveu nos últimos meses pelos grupos e pela organização”, disse Walter Chicharro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GNR fiscalizou 24 464 condutores
Operação Carnaval 2019 regista 964 acidentes com cinco mortos e 30 feridos graves
A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 1 e 5 de março, realizou uma operação de intensificação do patrulhamento e fiscalização rodoviária em todo o Continente, a qual foi orientada para as vias que conduziam aos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O mais genuíno do Carnaval saiu esta noite à rua
“Fauna carnavalesca” encheu as ruas de Torres Vedras em mais um Corso Trapalhão
Num Carnaval que tem como essência a participação popular espontânea, e por isso é apelidado de Trapalhão, que momento mais autêntico senão o corso que tem precisamente esse nome? Neste corso participou, como é já habitual, uma multidão de foliões nada atrapalhada, que “invadiu” as ruas do centro de Torres Vedras, criando uma das maiores manifestações performativas espontâneas do país, que se diferencia, como é apanágio do Carnaval de Torres Vedras, pela interação entre o público e os elementos integrantes do corso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de março
Município de Leiria lança plataforma digital
para submissão de processos de urbanismo
O Município de Leiria vai lançar, no dia 06 de março, uma plataforma para submissão online de processos de urbanismo, anunciou no dia 25 de fevereiro, a vereadora das Operações Urbanísticas, Rita Coutinho, numa sessão de esclarecimento que juntou mais de 80 técnicos das áreas da engenharia e arquitetura e solicitadoria. Este sistema, acessível através do site do Município de Leiria, permitirá a submissão de processos de urbanismo, nomeadamente pedidos de licenças de obras, pedidos de certidões, pedidos de fotocópias e pedidos de informações prévias, sendo possível aceder 24 horas por dia à plataforma sem tempos de espera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização estima em mais de 100 mil pessoas
Milhares de pessoas acompanharam desfile de Carnaval de domingo na Nazaré
Milhares de pessoas estiveram na Marginal da Nazaré para ver o desfile de Carnaval de domingo, um dia cheio de sol e de temperaturas agradáveis. A organização estima que mais de 100 mil pessoas tenham estado na vila para acompanhar a festa e assistir à passagem do corso, que este ano se apresentou com mais de 2 dezenas de carros alegóricos e mais de mil figurantes. “É uma grande alegria ver esta moldura humana a assistir ao desfile, o que reforça, também, a mais-valia da aposta do Município neste evento como um importante contributo para a dinamização da economia do concelho”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Milhares de foliões no Carnaval mais Português de Portugal
Secretária de Estado do Turismo visita Corso
de domingo do Carnaval de Torres Vedras
As ruas de Torres Vedras encheram-se este domingo para receber o primeiro Corso Diurno da edição de 2019 do Carnaval torriense. Foram milhares os foliões que rumaram até à terra do Carnaval “mais português de Portugal”, num dia em que o sol convidava a sair de casa. O povo torriense e o público presente fizeram questão de se vestir a rigor, apostando em máscaras originais e 100% “made in” Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biólogo João Paulo Rodrigues vai investir 70 milhões de euros no projeto Bark
Promotor do Biopark Barquinha vence prova internacional de equitação em Espanha
O biólogo João Paulo Rodrigues e promotor do projeto Bark – Biopark Barquinha conquistou o primeiro lugar na prova de saltos de obstáculos CSI 4 | Small Tour A - 1.05-1.10m, com a égua Holliday VD Padenborre. Esta prova decorreu no sábado, dia 2 de março, integrada na 25.ª edição do Sunshine Tour, em Vejer de la Frontera, província de Cádiz, Espanha. O Sunshine Tour prolonga-se até 24 de março no Dehesa Montenmedio Club e conta com participação de mais de 450 cavaleiros de 46 países e cerca de dois mil cavalos em pista. João Paulo Rodrigues participará ainda nas próximas provas realizadas ao fim de semana até ao final do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gralha preta foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto – Cadaval
GNR identifica homem por detenção ilegal
de espécie cinegética na Venda das Raparigas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, no dia 1 de março, identificou um homem, com 50 anos, por detenção de uma ave de espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram a existência de uma Gralha-preta, Corvus Corone, da família Corvidae, em cativeiro, no anexo de uma residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Milhares de foliões saíram à rua
Folia "à portuguesa" marca primeiro Corso Noturno do Carnaval de Torres Vedras
Milhares de foliões saíram à rua para assistir ao primeiro corso noturno desta edição do Carnaval de Torres Vedras, que decorreu este sábado nas ruas do centro da cidade. A noite ficou marcada pela criatividade "made in Torres Vedras" do concurso de grupos de mascarados, que contou com a participação de 44 grupos com cerca de 2300 foliões. Com "Made in Portugal" a dar o mote a esta edição dos festejos carnavalescos, não houve tradição associada à história do país que ficasse esquecida: dos Corações de Viana ao Vinho do Porto, passando pelos carros de cesto da Madeira e pelo Galo de Barcelos, até aos Caretos de Podence e aos Pauliteiros de Miranda (esta noite em versão "Mauliteiros de Piranda").
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Parque de auto caravanismo e passadiços de S. Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
A importância do Exame Médico Desportivo
Dr. Manuel Portela
Liberdade para manifestar opinião
César Santos
Festivais de Verão 2019 – Centro e Sul de Portugal
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o