Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Quarta, 18 de Setembro de 2019
Torres Vedras desiste de candidatura própria
Oeste CIM apoia candidatura de Leiria
a Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá apoiar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a reunião pública de 11 de novembro. Paulo Inácio revelou que do diálogo entre os autarcas do Oeste resultou o abandono de uma eventual candidatura de Torres Vedras a favor de Leiria e que o apoio da Oeste CIM deverá ser formalizado esta quinta-feira, na reunião de autarcas do Oeste no Parque de Negócios de Alcobaça, que contará com a presença de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
215 mil euros do Programa “Valorizar”
Torres Vedras vai receber financiamento
do Turismo de Portugal
A Câmara Municipal de Torres Vedras assinou, esta segunda-feira, 19 de novembro, um Acordo de Colaboração com o Turismo de Portugal que visa o financiamento da candidatura “Terras de Vinho e de Gente”. Em causa estão cerca de 215 mil euros que visam financiar a candidatura submetida pelo Município de Torres Vedras à linha de apoio à sustentabilidade do Programa “Valorizar”. A verba visa o apoio a iniciativas que decorrem no concelho de Torres Vedras e que se inserem no âmbito da promoção da vinha e do vinho do território, em vertentes como o conhecimento, gastronomia, cultura e arte. A execução do projeto irá realizar-se até ao final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Natal na Batalha tem brilho”
Pista de Gelo, animação infantil, concertos
e desporto em destaque no Natal na Batalha
A Batalha volta a acolher, com dezenas de atividades, a quadra natalícia que se aproxima, realizando em parceria com a ACILIS, mais uma edição do programa “O Natal na Batalha tem brilho”. O arranque das atividades tem lugar já esta sexta-feira, 23 de novembro, com a ligação das iluminações natalícias em toda a Vila da Batalha, permanecendo em funcionamento até ao dia 6 de janeiro. O destaque da programação natalícia recai sobre a instalação, na Praça Mouzinho de Albuquerque, de uma pista de gelo natural com 200 metros quadrados em tenda coberta, a que se juntam diversos espetáculos dirigidos aos mais pequenos, com destaque para “O Reino do Gelo”, a 12 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Início da iluminações de natal conta com fogo de artifício
Caldas da Rainha acende árvore gigante
de 33 metros de altura este sábado
Caldas da Rainha já está em contagem decrescente para a inauguração das iluminações de Natal e da árvore gigante, este sábado, 24 de novembro, às 18 horas, na Praça 25 de Abril (em frente à Câmara Municipal). Além da inauguração das luzes está preparado um espectáculo musical, animação de rua e fogo de artifício. As cerca de 5 mil pessoas que habitualmente assistem ao espetáculo formam uma moldura humana espetacular tornando aquele momento muito especial para cidade. À impactante árvore de 33 metros de altura somam-se alguns milhões de microlâmpadas em led, são cerca de cinco quilómetros de iluminações distribuídos por 50 ruas, sete rotundas, praças e edifícios públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Semana da Empregabilidade potencia oportunidades profissionais e networking entre empresas e estudantes
Politécnico de Leiria vai disponibilizar mais
de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio
O Politécnico de Leiria organiza a primeira edição da Semana da Empregabilidade, entre os dias 20 e 23 de novembro, dinamizada pela Bolsa de Emprego do Politécnico de Leiria, em colaboração com as cinco Escolas e respectivos gabinetes de estágio/empregabilidade. O evento passa em todas as escolas do Politécnico de Leiria, onde participam cerca de 70 empresas e instituições, que disponibilizam mais de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio profissional, e a oportunidade de networking entre empresas e estudantes candidatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animais furtados em São Martinho do Porto e Porto de Mós foram recuperados na Moita e Maceira
GNR de Leiria apreende 13 cães de raça potencialmente perigosa e 40 aves furtadas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, entre os dias 22 e 24 de novembro, nas localidades de Moita – Marinha Grande e Maceira, apreendeu 13 cães de raça potencialmente perigosos e recuperou 40 aves furtadas. No âmbito de uma investigação por furto de aves, ocorrido em novembro, nas localidades de São Martinho do Porto e Porto de Mós, foram realizadas duas buscas não domiciliárias, culminando na identificação de um homem. O suspeito furtava as aves que se encontravam em espaços exteriores às residências, nomeadamente varandas e anexos. Foram recuperados 32 periquitos ingleses, seis caturras e dois papagaios “amazona aestiva”, tendo sido restituídos aos legítimos proprietários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Metade dos premiados foram formados na EHF
Ex-alunos da Escola de Hotelaria de Fátima vencem Jovem Talento da Gastronomia 2018
Três dos seis ex-alunos finalistas da 7ª edição do Concurso Nacional Jovem Talento da Gastronomia 2018, venceram, no dia 5 de dezembro, nas suas categorias: Andreia Carreira, em Pastelaria Espiga, Filipa dos Santos, na Cozinha com Arroz Bom Sucesso e Ricardo Ruivo, na Cozinha Makro. Esta foi a 7ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia que percorre o país à procura do futuro de Portugal, a competição mais importante para os jovens nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Pastelaria/Padaria!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrital do PSD de Santarém exige intervenção urgente do Governo
Estado das Barreiras de Santarém “ameaça segurança” da linha férrea e do seu tráfego
No seguimento de ter sido tornado público o parecer da Procuradoria-geral da República, que reforça mais uma vez a necessidade imperiosa de intervenção na consolidação das barreiras de Santarém, vem o PSD Distrital de Santarém exigir que o Governo através da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) desenvolva os procedimentos necessários tendo em vista a salvaguarda, a segurança e proteção de bens e sobretudo de vidas humanas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Estratégico de Valorização Turística foi aprovado por unanimidade
Câmara de Santarém aprova Plano Estratégico com sete produtos turísticos
O Plano Estratégico de Valorização Turística para o Município de Santarém, apresentado no dia 3 de dezembro em sessão de Reunião de Câmara, foi aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal. Este Plano, elaborado pela THC – Tourism & Hospitality Consulting, Lda, numa parceria com o Município de Santarém e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um instrumento de apoio à definição das linhas orientadores para o setor do Turismo que procura potenciar a economia local, as infraestruturas e equipamentos instalados, os hábitos regionais e a cultura, através da dinamização da atividade turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Administração Interna escolhe a vila por ser o símbolo dos grandes desafios nacionais
Governo entrega 47 novas viaturas à GNR junto ao Mosteiro da Batalha
O Ministério da Administração Interna promoveu, no dia 4 de dezembro, uma cerimónia de entrega de 47 viaturas destinadas às componentes do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente) e GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR, no Largo da Vitória, junto à entrada principal do Mosteiro da Batalha. A cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 a 31 de dezembro
Passagem de Ano na Nazaré vai ter três noites de festa
A Nazaré vai festejar a Passagem de ano 2018-2019 com três noites de música ao ar livre, ao longo da marginal. A cantora Rosinha atuará no dia 29 de dezembro, às 22h30. Os Expensive Soul subirão ao palco do evento no dia 30, às 22h30. A noite de sábado contará, ainda, com a atuação das bandas de Hugo Piló & Máquinas Quentes, e Usados com Garantia. O último dia do ano será festejado com a Banda Magma; Rich e Mendes, e os DJ’s Paulo Mendes; MarkSound; Pedro Miranda e Zabz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquiteto Pedro Cordeiro venceu o concurso de conceção para o Topo Norte do Estádio
Topo Norte do Estádio de Leiria recebe Centro de Negócios e Centro Associativo Municipal
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 27 de novembro, a atribuição da elaboração do projeto de arquitetura e especialidades do Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria para Centro de Negócios de Leiria e Centro Associativo Municipal ao vencedor do concurso de conceção aberto para aquele espaço, o arquiteto Pedro Cordeiro. Além do vencedor, que recebe um prémio de 7500 euros foram atribuídos prémios aos segundo e terceiro classificados, com os montantes de 300 e 1500 euros, respetivamente. Está prevista a instalação de um Centro de Negócios naquele espaço, numa área de 17.500 m2, e do Centro Associativo Municipal, numa área de 5.700 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal do Oeste manifesta apoio à candidatura
Alcobaça, Torres Vedras e Sobral já integram candidatura Leiria Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste declarou oficialmente o seu apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Reunidos no Parque de Negócios de Alcobaça, no dia 15 de novembro, num ambiente de amizade e fraternidade, os autarcas do Oeste manifestaram esse apoio na presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Alcobaça, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço foram os primeiros municípios a assinar a adesão à Capital Europeia da Cultura, acordos que irão ainda ser ratificados nas reuniões das respetivas Câmaras Municipais. O Município de Torres Vedras deixou assim cair a hipótese de uma candidatura própria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imagem de Nossa Senhora foi entregue ao Santo Padre
Papa recebe hoje carta sobre classificação do Culto a N. S. da Nazaré a Património Mundial
O grupo de peregrinos da Nazaré da Nazaré entregou esta quarta-feira, dia 14 de novembro, ao Papa Francisco a pretensão da classificação do culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco. Está cumprido o objetivo de entregar a imagem ao Santo Padre e de solicitar o apoio à candidatura que queremos apresentar à Unesco. Foi um momento muito emocionante”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Requalificação de campo de jogos e zona verde na Pedrulheira vence Orçamento Participativo
A proposta 4 relativa à requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde, no lugar da Pedrulheira, na Marinha Grande, apresentada por Ana Marta Duarte, foi a vencedora do Orçamento Participativo 2018, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Os resultados foram divulgados na noite desta sexta-feira, 9 de novembro, pelas técnicas do OP, na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira, que destacou a importância desta iniciativa “para apelar e incentivar a uma postura mais participativa da população no processo de desenvolvimento do seu concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Azambuja e o Carregado
Plataforma EN3 promove ação de protesto
pela segurança dos peões na EN3
A plataforma EN3 é um movimento de cidadãos interessados em melhorar as condições de circulação na Estrada Nacional 3, nomeadamente no troço entre Azambuja e o Carregado onde se localizam inúmeras plataformas logísticas. Esta estrada tem sido fustigada por inúmeros acidentes, alguns com vítimas mortais. A plataforma EN3 tem desenvolvido algumas ações para que o assunto possa ser resolvido ou pelo menos minimizado. A ação mais visível aconteceu no dia 15 de maio onde iluminámos com milhares de velas as bermas da estrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD mobilizado para a recandidatura autárquica de Filipe Sales
Luís Marques Mendes critica “queixinhas
do presidente da Câmara” de Peniche
Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado, foi o convidado do jantar que assinalou a apresentação dos novos órgãos da concelhia do PSD Peniche no dia 9 de Novembro. Para além dos militantes, marcaram presença muitos simpatizantes do partido e candidatos nas listas encabeçadas por Filipe Sales em 2017. Em sala cheia e num ambiente descontraído, o jantar assinalou, nas palavras do vereador do PSD, o “retomar das iniciativas públicas depois de um ano em que decidimos dar algum descanso às pessoas” porque, explicou “ninguém gosta de um estilo de campanha eleitoral permanente” nem que se ande “sempre com as eleições na boca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre o quilómetro 33.7 e 35.8
Infraestruturas de Portugal põe traço contínuo no IC8 a pedido do Município de Pombal
A comunicação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), de que irá proceder à colocação de um duplo traço contínuo no troço do IC8, entre o quilómetro 33.7 e 35.8, é tida pelo presidenta da Câmara Municipal de Pombal como “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”, afirmou Diogo Mateus na última reunião do Executivo. Diogo Mateus lembra que esta Comunicação é “ uma reação ao pedido que o Município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência de uma sucessão de acidentes com vitimas mortais naquela zona do itinerário complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Orçamento de Estado para 2019
Torres Vedras apresenta proposta de apoio
à redução tarifária nos transportes públicos
A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou uma proposta sobre o programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos previsto na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2019. Pretende-se, desta forma, garantir equidade de tratamento entre cidadãos que se deslocam diariamente para Lisboa nos seus movimentos pendulares entre o local de residência e o local de trabalho ou estudo - nomeadamente entre a NUT III do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa - uma vez que os problemas de mobilidade são os mesmos ou mais agravados devido a uma oferta mais reduzida e menos diversificada, nomeadamente na Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento municipal na ordem dos 160 mil euros
Município de Azambuja iniciou pavimentação
na “Estrada do Campo” (EN 3-3)
O Município de Azambuja iniciou, no dia 22 de novembro, trabalhos de pavimentação na Estrada Nacional 3-3, vulgarmente conhecida como “Estrada do Campo”. A obra tem uma duração prevista de 4 dias e tem como objetivo a beneficiação e conservação de um troço daquela via que se apresentava bastante degradado. Esta intervenção representa um investimento municipal na ordem dos 160 mil euros. A execução dos trabalhos implica a supressão da circulação automóvel de forma faseada, situação devidamente sinalizada. O Município de Azambuja agradece a compreensão pelos incómodos causados e apela a todos os cidadãos o respeito pela sinalização que identifica os trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“In Music” são organizadas pelo Município de Leiria
Leiriense Mickael Faustino promove Ciclo
de palestras musicais no Teatro Miguel Franco
“In Music” é um ciclo de seis palestras musicais organizadas pelo Município de Leiria em colaboração com o músico leiriense Mickael Faustino, que começam já este domingo, dia 25 de novembro, às 16 horas, no Teatro Miguel Franco e que vão decorrer, mensalmente, até abril. Tendo como mote a evocação histórica das manifestações e estilos da música erudita até aos dias de hoje, o “In Music” conta com a participação de conceituados músicos e compositores que, ao longo de seis meses, irão conduzir os espetadores numa visita musical através dos tempos, com a apresentação de novas perspetivas da música clássica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo bilateral
Torres Vedras apoia a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura
A Câmara Municipal de Torres Vedras assinou um protocolo que visa apoiar a candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. O documento foi assinado esta quarta-feira, 14 de novembro, com a Câmara Municipal de Leiria e tem como objetivo fomentar uma rede de cidades que irão cooperar no domínio das artes, da cultura e do conhecimento. A par de Torres Vedras, também a Câmara Municipal de Alcobaça formalizou o apoio à candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo entre o Município e o Instituto Politécnico de Tomar
Centro de Estudos em Fotografia de Tomar abre terça-feira na Casa dos Cubos
O Município de Tomar e o Instituto Politécnico local celebram no dia 20 de novembro, pelas 18 horas, o protocolo de cooperação que cria o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), que se instala no edifício da Casa dos Cubos, em Tomar. Este Centro de Estudos tem como principal objetivo aprofundar a relação antiga destas Instituições com a Cultura Fotográfica, nomeadamente através dos Arquivos Fotográficos Históricos e Contemporâneos, mas também através da formação em Fotografia no ensino superior, que já acontece no Instituto Politécnico de Tomar há mais de 30 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD da Batalha acusa PS de falta de sentido de responsabilidade
PS e CDS ausentam-se da Assembleia durante aprovação do Orçamento Municipal da Batalha
O Partido Social Democrata (PSD) da Batalha regista com satisfação a aprovação por unanimidade dos presentes dos documentos relativos ao Plano e Orçamento do Município da Batalha para o ano de 2019, onde se evidencia uma forte aposta no investimento e a manutenção da opção de uma política fiscal mais favorável para as famílias e empresas locais, representando a devolução de impostos cerca de um milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Wi-fi de acesso público vai estar em vários pontos estratégicos da Região Oeste
OesteCIM inicia processo de modernização administrativa nos Municípios do Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste vê a prestação de serviços online e a desmaterialização de processos como fundamentais para o crescimento da Região. Para a OesteCIM, será essencial haver um alinhamento dos 12 Municípios para conseguir uma solução tecnológica comum que possibilite a libertação de recursos e a redução de custos, através da partilha de serviços. Principal promotora do Projeto Oeste Digital 3.0, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a OesteCIM pretende melhorar os serviços online prestados aos cidadãos através de várias tipologias de investimento, tais como acesso wi-fi público, gestão de backups e desenvolvimento de um Sistema de Informação Territorial do Oeste apoiado em tecnologia SIG.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de requalificada e modernizada
Biblioteca Municipal de Leiria reabre cafetaria com acervo para leitura durante café e lanches
A cafetaria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, foi objeto de um processo de requalificação com o objetivo de a modernizar e tornar mais acolhedora para todos os utilizadores e visitantes. Este espaço, que é muito mais do que um serviço de apoio, tem à disposição do público um acervo, para uma leitura durante o café e lanches. Na requalificação deste espaço uma das apostas foi a nova iluminação mais eficiente e sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado do Desporto
19º Congresso Nacional de Gestão do Desporto abre hoje na Escola Superior de Rio Maior
A APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto - em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, organiza nos dias 29 e 30 de novembro, o XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto, com o tema “Capacitação das Organizações Desportivas – Melhor Gestor, Melhor Desporto”. A sessão de abertura, que marca o arranque oficial deste congresso, tem lugar pelas 14h30, e conta com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, e da embaixadora deste evento, a atleta olímpica Susana Feitor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após fuga com condução perigosa
GNR detém dois homens por furto em empresa de Évora de Alcobaça e condução perigosa
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Benedita, deteve esta terça-feira, dia 11 de dezembro, dois homens de 21 e 38 anos, por furto em estaleiro de uma empresa e condução perigosa, na localidade de Casais de Charneca – Évora de Alcobaça. No seguimento de uma denúncia por furto em interior de uma empresa, em que um funcionário surpreendeu os suspeitos, tendo estes encetado uma fuga do local, os militares prontamente efetuaram diligências no sentido de os localizar, acabando por os intercetar no IC2, junto à localidade de Candeeiros - Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De pequenas empresas e particulares
Município da Nazaré oferece depósito gratuito para resíduos de construção até 1 m³
O silo das oficinas municipais da Nazaré está a receber resíduos de pequenas obras de construção e demolição. O depósito é gratuito para volumes até 1 m³, ficando as restantes quantidades abrangidas pelo pagamento de taxa em vigor. A medida surge no âmbito da política ambiental do Município e tem como objetivos fazer o encaminhamento correto de entulhos (originário de pequenas empresas e de particulares); a qualificação ambiental e reduzir custos com a recolha deste género de lixo, muitas vezes largado em matas ou terrenos públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola de formação dos Bombeiros de Fátima inaugurada no dia 15 de dezembro
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima inauguração a sua escola de formação este sábado, dia 15 de dezembro. Por razões de ordem logística, a sessão solene inicia às 17 horas no quartel dos Bombeiros, na avenida D. José Alves Correia da Silva, com a entrega de insígnias a Infantes e Cadetes com formatura, seguindo-se a inauguração e visita ao espaço no local onde funcionará a escola de formação, na antiga escola do primeiro ciclo da Lombo d´Égua. Após a devida readaptação e remodelação dos espaços interiores e exteriores do edifício municipal, cedido aos Bombeiros de Fátima, para este objetivo em específico, a escola de formação receberá o nome do primeiro comandante dos Bombeiros de Fátima, António da Costa Pereira, e dará formação nos níveis cadetes, infantes e estagiários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
4º Caldas Street Food Fest traz novos conceitos de comida de rua, cocktails e doces
Começa esta quinta-feira, 6 de dezembro, ao final da tarde, a 4ª edição do Caldas Street Food Fest. Até domingo é possível conhecer e saborear novos conceitos de comida de rua, cocktails e doces, propostos pelas dezenas de foodtrucks estacionadas na Avenida 1º de Maio, bem no centro das Caldas da Rainha. O evento faz parte do Programa de Animação de Natal das Caldas da Rainha e decorre a poucos metros da árvore de Natal gigante, que é um dos elementos natalícios mais característicos da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Limpeza da Praia da Légua acompanhada
por equipa de reportagem para TV austríaca
No dia 24 de novembro foi realizada uma ação de limpeza de praia, na praia da Légua, onde foram recolhidos 260 kg de lixo marinho com a ajuda de 20 voluntários. A iniciativa inseriu-se na programação da 10ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma iniciativa comunitária que decorreu de 17 a 25 de novembro e que se destina a destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agrónomo e produtor de vinhos
“Cidade Europeia do Vinho 2018” recordou Jaime Batalha Reis
Jaime Batalha Reis esteve em destaque no dia 30 de novembro, dando mote a duas atividades que decorreram no âmbito da “Cidade Europeia do Vinho 2018” em Torres Vedras. O Colóquio sobre Jaime Batalha Reis contou com moderação de António Carneiro e decorreu no Auditório dos Paços do Concelho. “Uma personagem de vulto que tem um papel importante no século XIX no nosso território, não só torriense mas também nacional”, afirmou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a sessão de abertura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio garante “proveitos importantes em termos de projeção e de prestígio”
Alcobaça formaliza apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
Foi assinado esta quinta-feira, da 15 de novembro, no Parque de Negócios de Alcobaça, um protocolo de colaboração que efetiva o apoio dos Municípios de Alcobaça e Torres Vedras à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. A assinatura decorreu no âmbito da assembleia da OesteCIM e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Recorde-se que em fevereiro de 2018, o Município de Leiria anunciou o alargamento da candidatura à escala regional, envolvendo autarquias, associações e instituições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação de Sensibilização
Surfistas de ondas grandes frequentam ação sobre medidas de segurança na Praia do Norte
A Câmara Municipal, a Capitania do Porto da Nazaré e vários atletas de ondas grandes que se encontram na vila reuniram, no dia 26 de novembro, numa ação de sensibilização sobre a prática de surf Praia do Norte durante o inverno (de novembro até finais de fevereiro). A entrada de ondulação grande na costa atrai, cada vez mais, dezenas de atletas conhecedores das condições únicas desta praia e outros menos experientes com as correntes e a rebentação das enormes massas de água, atraídos pela espetacularidade e a possibilidade de superarem as suas metas competitivas com a ondulação proporcionada pelo canhão submarino da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia espera mais de 500 mil visitantes
Mercadinho, street food e comboio animam Natal das Caldas da Rainha
Há muito para aproveitar no Natal das Caldas da Rainha: desde a decoração, com as luzes e a árvore iluminada, ao mercadinho para fazer compras, passando pelas barraquinhas de street food onde pode fazer uma pausa e comer qualquer coisa e, ainda, para os mais novos, o comboio e o Pai Natal. O concurso para escolher a melhor árvore de Natal será já no dia 3 de Dezembro, em colaboração com as escolas da cidade, e no dia 6 começará o Mercadinho de Natal. O comboio começará a percorrer as ruas da cidade no sábado seguinte, dia 8. As barraquinhas de street food, instaladas na Av. 1º de Maio, estarão na rua entre os dias 6 e 8 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para ação social
Atlas inaugura instalações cedidas pela Câmara Municipal da Marinha Grande
A Atlas - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento inaugurou no domingo, 18 de novembro, as suas novas instalações, cedidas pela Câmara Municipal, localizadas no Edifício Ivima, na Marinha Grande. No local com a área de 60,42 m2 cedido por um período de dois anos, renovável anualmente, em regime de comodato, vai funcionar o gabinete de apoio e atendimento aos beneficiários e voluntários dos projetos “Velhos Amigos” e “Escolas Solidárias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal
Município da Marinha Grande tem nova imagem para criar identidade corporativa marinhense
A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, esclareceu que “a marca que criámos reflete a nossa identidade Marinhense no amor pela nossa terra, no orgulho pelo nosso território e pela nossa gente, na nossa capacidade de, como povo, conduzirmos o barco na linha da frente em inovação tecnológica, mas também na nossa vivência com base nos valores humanos”. Fazendo alusão “ao povo lutador e trabalhador” e ao facto deste ser “um território com identidades vincadas mas unidas por aquilo que é ser Marinhense, a presidente declarou que “somos uma terra de muita história industrial, de enorme sensibilidade social e com um largo futuro tecnológico pela frente. Temos um território limitado pelo mar mas os nossos horizontes espraiam-se sempre para além deste”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador do CDS da Câmara Municipal de Alcobaça enviou exposição à Infraestruturas de Portugal
Carlos Bonifácio alerta IP para degradação do IC2 entre o Alto da Serra e Alcoentre
O vereador do CDS da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, enviou uma exposição ao presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, dando conhecimento da mesma ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ao secretário de Estado das Infraestruturas, dando conta de que “a situação em que se encontra o IC2, entre a Zona do Alto da Serra no Concelho de Rio Maior e Alcoentre no Concelho da Azambuja atingiu um patamar de degradação insustentável.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Engenheiro silvicultor e investigador
Câmara de Alcobaça celebra o nascimento
de Joaquim Vieira Natividade com 2 atividades
Para assinalar a data de nascimento de Joaquim Vieira Natividade e os 50 anos da sua morte, a Câmara de Alcobaça promove, duas atividades para relembrar uma das mais ilustres personalidades do século passado que muito honra a memória alcobacense. Uma personalidade ímpar do mundo científico, um humanista empreendedor que se tornou numa marca de exigência e de excelência que perdura na nossa memória coletiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
“Natal na Cidade” vai ter Comboio Turístico, Pista de Gelo e Presépio de Areia
O “Natal na Cidade” é um evento organizado pelo Município de Rio Maior em parceria com a AECRM, que decorre de 1 a 26 de dezembro, e pretende envolver a comunidade na celebração da quadra natalícia, promover as potencialidades turísticas do concelho, atrair visitantes e fomentar e dinamizar o comércio local. No Jardim Municipal, teremos a Chegada do Pai Natal; Comboio Turístico; Pista de Gelo; Presépio de Areia; Mercadinho de Natal; Globo de Neve; Carrosséis; Insufláveis; Neve Artificial; Iluminação e Sonorização Natalícias e Animações Diversas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
20 mil pessoas passaram no Pavilhão Multiusos da Expotorres
Inovação marcou a 15ª edição das Festas
da Cidade de Torres Vedras
A 15ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras decorreu entre 27 de outubro e 11 de novembro com um programa que integrou 80 atividades em áreas como cultura, desporto, vinhos e gastronomia. A edição deste ano contou com várias novidades, em que se destaca o formato renovado das Tasquinhas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, por onde passaram cerca de 20 mil pessoas.” No que toca à animação musical, o destaque foi para as atuações de Miguel Gameiro e Fábia Rebordão. A aposta neste formato das Festas da Cidade vai continuar, com a edição do próximo ano a contar com as atuações de Susana Félix e Raquel Tavares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
32ª edição
Feira do Livro regressa a Constância
de 20 a 25 de novembro
A Feira do Livro vai voltar a Constância já na próxima semana, de 20 a 25 de novembro, um evento que terá lugar no Cineteatro Municipal, organizado pelo município, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill. Centenas de livros, Contadores de Histórias, Encontros com Escritores e com Ilustradores, Teatro, um Workshop para famílias, entre muitos outros eventos farão da 32ª edição da Feira do Livro mais um grandioso evento cultural do concelho de Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de novembro
Campanha Black Friday promove bilhetes Óbidos Vila Natal a metade do preço
No dia 23 de novembro, pode aproveitar a oportunidade de adquirir bilhetes com um desconto de 50 por cento. Esta campanha é exclusivamente para a compra online dos ingressos, com o máximo de 4 (por compra), e a promoção incide sobre o bilhete geral do evento. Na sua XIII edição, o Óbidos Vila Natal oferece aos seus visitantes momentos de magia, música, circo comédia, teatro e marionetas, com várias sessões de espetáculos ao longo do dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Miguel Viegas visitou Leiria, Pombal e Bombarral
Deputado do PCP no Parlamento Europeu realizou jornada no Distrito de Leiria
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, Miguel Viegas, participou, no dia 17 de novembro, numa ação de contactos no Distrito de Leiria. Pela manhã, o deputado do PCP visitou o Mercado Municipal de Leiria onde contactou com a população e os vendedores daquele Mercado, junto dos quais recenseou um conjunto de opiniões relativas às insuficientes condições no Mercado Municipal de Leiria, ao impacto das grandes superfícies comerciais no comércio local do Concelho e ainda as difíceis condições de escoamento dos produtos agrícolas, que considera ser “fruto das consequências do desinvestimento da política de Direita na pequena e média agricultura e da política agrícola comum da União Europeia.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes
Livro “Leiria – Cidade e Diocese” premiado pela Academia Portuguesa da História
A Academia Portuguesa da História acaba de distinguir com vários prémios dez obras de autores nacionais editadas em 2018. Entre elas conta-se “Leiria – Cidade e Diocese. Documentos Fundacionais (1545-1918)”, da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes, que foi contemplado com o Prémio História Francisco da Gama Caeiro, no valor de 1.500 euros. Este trabalho de 224 páginas, em formato A4 e capa dura, é uma edição da Textiverso, editora de Leiria, n.º 45 da sua colecção “Tempos & Vidas”, com data de Maio de 2018, e foi apresentado no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria, no dia 26 de Maio de 2018. Constitui uma “Edição Comemorativa do Primeiro Centenário da Restauração da Diocese, 1918-2018”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No encerramento do projeto de Internacionalização da Rede de Centros de Alto Rendimento
Ministro da Educação preside em Rio Maior
a sessão sobre Centros de Alto Rendimento
A Fundação do Desporto promove na sexta-feira, dia 16 de novembro, no Rio Maior Sports Centre, dois eventos (CAR). Durante a manhã, na “Sessão de Encerramento Institucional do Projeto” estarão presentes o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estando também presentes muitos convidados internacionais, especialistas na gestão e promoção internacional de Centros de Alto Rendimento. Ao longo da manhã, em várias comunicações, vão intervir alguns responsáveis dos CAR, abordando as estratégias futuras para o processo de promoção e divulgação internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Abrã recebe 2ª sessão a 23 de novembro
Abitureiras é a segunda freguesia do concelho de Santarém a conhecer a Carta Arqueológica
A Junta de Freguesia de Abitureiras acolheu esta noite, dia 9 de novembro, a Sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Abitureiras. A Carta Arqueológica, apresentada por António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém que lidera a equipa que nos últimos anos realizou o levantamento que permite a apresentação da Carta Arqueológica de Santarém que identifica 461 sítios arqueológicos, contou com a participação de António Silva Branco, presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vamos Iluminar Óbidos” com a participação especial dos Anjos
Árvore de Natal de 9 m inaugurada em Óbidos com 80 mil leds de luz
O Município de Óbidos convida toda a população a vir acender as luzes de Natal da Vila de Óbidos, a 16 de dezembro, pelas 19 horas, na Porta da Vila. Naquele que será um momento repleto de magia, a comunidade é convidada a formar um cordão humano, trazendo a sua própria luz (uma vela, lanterna, tocha…), para simbolicamente acender os mais de 80 mil leds de luz, distribuídos pela árvore de Natal de 9 metros, pela muralha do Castelo e pelo trilho mágico da Rua Direita, até à entrada do recinto do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com dois projetos desenvolvidos no âmbito da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
Estudantes do Politécnico de Leiria integram os 11 finalistas dos Prémios PlayStation 2018
“Keg Wars” e “Advanced Override” são dois dos 11 jogos finalistas dos Prémios PlayStation 2018, desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Os dois jogos dos estudantes da ESTG serão apresentados ao júri final do concurso da PlayStation, bem como à imprensa especializada e ao público em geral no espaço PlayStation, durante a Lisboa Games Week, na FIL, entre os dias 16 e 19 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Liga Europeia e Euro feminino de clubes
Futebol de praia na Nazaré distinguido
com prémio “Melhor Evento do ano”
O evento Nazaré Euro Beach Soccer League e Euro Women's Beach Soccer Club em 2018 foi distinguido com o prémio do Melhor Evento do Ano pela Beach Soccer. “O investimento no futebol de praia tem sido bem-sucedido, quer na dinamização económica do concelho, quer na afirmação nacional e internacional, quer na promoção deste desporto fantástico”, diz Walter Chicharro sobre o prémio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, 3 de dezembro, na ESTG
IPL recebe 'encontro com cidadãos' para falar dos desafios da União Económica e Monetária
O Politécnico de Leiria recebe segunda-feira, 3 de dezembro, entre as 11h00 e as 12h30, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o “Encontro com os cidadãos” que debate “Os desafios da União Económica e Monetária”. A iniciativa, que promove o debate em torno do futuro da Europa, conta com a participação de Maria João Rodrigues, deputada do Parlamento Europeu, e Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Viatura com 20 anos está em excelentes condições de funcionamento
Câmara da Batalha doa autocarro ao Município de São Miguel em Cabo Verde
A Câmara da Batalha vai doar ao Município de São Miguel, localizado na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, uma viatura de transporte de passageiros, nos termos da decisão tomada unanimemente, em Reunião de Executivo. Com a oferta desta viatura, que apesar de ter cumprido cerca de duas décadas de serviço de transporte de alunos deste concelho, se encontra em excelentes condições de funcionamento, a Câmara da Batalha pretende consolidar os laços de cooperação e amizade com o Município de São Miguel, num processo de reforço das relações institucionais encetada em 2016, através da subscrição de um protocolo de colaboração entre as duas autarquias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após denúncia pública
Município de Tomar nega responsabilidades sobre alegados maus tratos a animal
Confrontados com um conjunto de interpelações diretas, bem como de notícias em alguns órgãos de comunicação social sobre uma situação à qual o Município de Tomar é em primeira instância estranho, a Câmara Municipal de Tomar esclarece que a veterinária municipal de Tomar encontra-se há largos meses de baixa médica e que o Município não tem de momento qualquer relação contratual com outro veterinário, socorrendo-se da indicação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária quando estão em causa assuntos de sua competência, estando a desenvolver procedimentos para contração de novo técnico desta área para as matérias de competência municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 7 de dezembro
Município de Alcobaça promove sessão de homenagem a Vítor Martins e Cavém
No dia 7 de dezembro, pelas 17h00, o Município de Alcobaça irá promover uma sessão de homenagem Vítor Martins e Cavém, duas referências históricas nacionais ligadas ao concelho de Alcobaça que representaram o S.L. Benfica e a seleção nacional. Vítor Martins, natural de Alcobaça, foi seis vezes campeão nacional pelo S.L. Benfica, conquistou duas Taças de Portugal e foi internacional A por Portugal em diversas ocasiões. Trabalha atualmente ao serviço do clube da Luz na área de prospeção de mercado. Domiciano Cavém nasceu em Vila Real de Santo António mas residiu e trabalhou em Alcobaça durante vários anos, tendo falecido em 2005.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de novembro a 6 de janeiro
Torres Vedras e Santa Cruz recebem campanha de Natal dirigida ao Comércio Tradicional
De 23 de novembro a 6 de janeiro, o programa “Este Natal a rua é sua! Compre no Comércio Tradicional” convida toda a família a vivenciar o espírito natalício que se faz sentir nas ruas de Torres Vedras e Santa Cruz. Música, teatro, oficinas, iluminação de Natal e dança são algumas das iniciativas que dão forma a este programa que irá animar as ruas destas duas localidades. Ao longo do mês de dezembro, as Bandas Filarmónicas do Concelho vão desfilar pelo centro histórico de Torres Vedras, levando a música até ao coração da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Nacional de Exposições recebeu a Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios
Avisan trouxe 19 mil visitantes a Santarém
A Avisan - Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que se realizou no Centro Nacional de Exposições em Santarém, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, recebeu 19.000 visitantes. O evento registou a presença de 88 expositores diretos e reuniu exemplares das mais variadas espécies, entre aves, répteis, animais domésticos, exóticos e recebeu exposições internacionais de cães e gatos. Com a presença de criadores nacionais e internacionais, a Avisan foi um ponto de encontro de milhares de visitantes e contou com uma programação diversificada, atrativa e representativa do sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terça-feira, 4 de dezembro
Ministro da Administração Interna entrega mais de 50 viaturas à GNR na Batalha
O Largo da Vitória, junto à entrada principal do Mosteiro da Batalha, recebe esta terça-feira, 4 de dezembro, às 10h30, a cerimónia de entrega de 52 viaturas destinadas às componentes do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente) e GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR. A cerimónia será presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do comandante-geral da GNR, tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Marinha Grande reproduz alerta da Direção Regional de Agricultura do Centro
Praga africana afeta citrinos da Região Centro
A Câmara Municipal informa que foi detetada no concelho da Marinha Grande a praga “Trioza erytreae”, vulgarmente conhecida como “psila africana dos citrinos”, estando, por isso, proibida a comercialização de citrinos. Esta praga agrícola é provocada por um inseto picador-sugador da família “Triozidae”, originário da África subsariana, e causa danos graves nos citrinos. A Direção Regional de Agricultura do Centro emitiu um alerta para proprietários de citrinos isolados e pomares onde se estabelecem medidas de combate e controlo desta praga, salientando a proibição da entrada no país de material de propagação de citrinos provenientes de países onde seja conhecida a existência de “Tryoza eritreae” ou “psila africana dos citrinos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria
Rede REAL lança campanha de combate
à violência doméstica
A rede REAL (Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria) foi criada em 2017 e tem como objetivo principal uma melhor articulação das respostas - a nível distrital - no combate à violência. Esta rede que reúne, de forma inovadora, Municípios e Organizações Não Governamentais em estreita articulação com a Administração Central, lançou, no dia 25 de novembro, uma campanha de combate à violência doméstica, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, sob o tema: Amar é Real! A campanha, que durará 16 dias, pretende consciencializar a comunidade para um problema transversal a todas as idades e estratos sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do deputado José Luís Ferreira
PEV insiste na requalificação da EN 238
entre Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, sobre o estado de degradação e perigosidade da Estrada Nacional 238 (EN 238), a principal ligação da Sertã com Ferreira do Zêzere e Tomar, uma via que é utilizada diariamente, sobretudo, por veículos de transportes de mercadorias, mas também de passageiros, onde têm ocorrido sucessivos desmoronamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novas ferramentas de teste e medida são essenciais para que o 5G arranque em 2019
Investigadores do IPL concluem: dispositivos rádio atuais não servem exigências da rede 5G
Os dispositivos rádio atuais não suportam os requisitos da rede de quinta geração (5G), concluiu uma equipa de investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT) do Politécnico de Leiria. «Testes e medidas condicionam avanços nos telemóveis e estações base da 5G das comunicações móveis, prevista para 2019. Novos equipamentos e metodologias de teste são determinantes para o sucesso das redes 5G», defende a equipa. A rede 5G oferece maior conetividade e velocidades mais rápidas, porém precisará de novos equipamentos (telemóveis) e estações base para que o utilizador possa usufruir dela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até ao dia 21 de janeiro
Edição 2018 do Orçamento Participativo de Pombal arranca dia 12 de dezembro
A edição 2018 do Orçamento Participativo (OP) de Pombal arranca este dia 12 de dezembro com a fase de apresentação de propostas, que decorre até ao dia 21 de janeiro de 2019. Com o arrancar desta nova edição, o Município mantém a sua aposta na promoção do OP como forma de promover uma cultura de participação e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento e no futuro do concelho, assumindo-se o OP como um projeto que incentiva e fomenta a participação para uma cidadania ativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para patrulhamento da costa
Mercedez-Benz associa-se à Nazaré no reforço do conceito de destino seguro
A reputada marca alemã Mercedes-Benz voltou a associar-se à Nazaré numa iniciativa dedicada à segurança, com a cedência de uma pick-up Classe X totalmente adaptada às necessidades da equipa de nadadores-salvadores. O acordo, celebrado entre a Nazaré Qualifica e a Mercedes-Benz Portugal, com validade até à abertura da próxima época balnear (2019), visa o reforço de meios da equipa que efetua o patrulhamento da praia durante o inverno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Av. do Bom Amor carece de requalificação urgente
Deputados do BE alertam para problemas de segurança rodoviária EN 349 em Torres Novas
A Avenida do Bom Amor, na EN 349, em Torres Novas, é considerada um ponto negro de segurança rodoviária, devido ao elevado índice de sinistralidade, incluindo vítimas mortais que ocorrem nesta via. É assumido pela autarquia e pelas Infraestruturas de Portugal a necessidade de proceder a obras de reabilitação da via que visam sobretudo aumentar a segurança rodoviária através da construção de rotundas e colocação de semáforos. Porém, essas obras nunca mais avançam e os deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa, do Bloco de Esquerda, alertam, no dia 7 de dezembro, que “a população está indignada pela demora numa obra reconhecida como urgente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domiciano Cavém e Vítor Martins
Craques do futebol português e do Benfica homenageados pelo Município de Alcobaça
Domiciano Cavém e Vítor Martins, duas figuras históricas do futebol português e do Sport Lisboa e Benfica, intimamente ligadas ao concelho de Alcobaça, foram alvo de uma sessão de homenagem promovida pelo Município, realizada na sexta-feira, 7 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal. A cerimónia contou com a presença de familiares, amigos e de personalidades como António Simões, José Augusto, Mário João, Hilário, Eurico Gomes e João Malheiro. Vítor Martins, natural de Alcobaça, foi seis vezes campeão nacional pelo S.L. Benfica, conquistou duas Taças de Portugal e foi internacional A por Portugal em diversas ocasiões. Domiciano Cavém nasceu em Vila Real de Santo António, mas residiu e trabalhou em Alcobaça durante vários anos, tendo falecido em 2005.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 19 de dezembro
Vale do Paraíso (Azambuja) organiza festa em honra de Nossa Senhora do Paraíso
A Freguesia de Vale do Paraíso, no Concelho de Azambuja, prepara-se para cumprir a tradição anual dos seculares festejos em honra de Nossa Senhora do Paraíso. Neste ano, a festa vai ser vivida entre os dias 14 e 19 de dezembro, com destaque para a missa e procissão dedicadas à padroeira na tarde de terça-feira, dia 18. Os festejos são organizados pela Confraria de Nossa Senhora do Paraíso e contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, do comércio local e da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Mercado Municipal de Torres Vedras
Federação Regional do Oeste marca presença na Ação «3 anos de Governação Socialista».
A Federação Regional do Oeste (FRO) esteve no Mercado Municipal de Torres Vedras, no dia 1 de dezembro de 2018, com militantes e simpatizantes do PS a assinalar os três anos de governação central. Na mesma semana em que o Partido Socialista (PS) comemorou três anos de Governo, o Parlamento aprovou o Orçamento de Estado (OE) para 2019. Quatro anos de legislatura, quatro orçamentos. O PS “cumpriu as principais metas a que se propôs no seu programa de Governo, respeitando as posições conjuntas com o PCP, o BE e o PEV, assim como os compromissos internacionais do país”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 22 de dezembro
Mercadinho de Natal anima o Cartaxo
Ecofeira, artesanato, animação musical e muitos produtos para preparar a sua ceia de Natal ou decorar toda a casa para receber a família, são as propostas do Mercadinho de Natal. De 8 a 22 de dezembro, quem visitar o Mercado Municipal do Cartaxo, vai encontrar o que já é habitual – pessoas muito simpáticas para o receber, em bancas e lojas que oferecem quase tudo o que é preciso para esta época festiva. O mercadinho de Natal vai ainda receber a primeira Ecofeira do Cartaxo. Organizada pela Associação Free to Be com o apoio da autarquia, a Ecofeira reúne, no fim de semana de 15 e 16 de dezembro, uma oferta bem variada de produtos, oficinas e atuações, que não quererá perder.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma romagem à Praça com o seu nome
PSD de Torres Vedras assinalou os 38 anos do desaparecimento de Sá Carneiro
No dia em que se assinalaram 38 anos do desaparecimento do primeiro-ministro de Portugal, no dia 4 de dezembro de 2018, e líder do PPD/PSD, vítima de um acidente de aviação (ou atentado, segundo algumas versões) em Camarate, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, a Comissão Política Distrital do PSD Lisboa Área Oeste cumpriu a tradição e prestou a sua homenagem a Francisco Sá Carneiro, na Praça com o seu nome na cidade de Torres Vedras. Recorde-se que Sá Carneiro liderou um governo da Aliança Democrática, que congregava PSD, CDS e PPM, durante o ano de 1980.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo junta Câmara, Federação Portugal de Triatlo e atleta
Câmara das Caldas apoia triatleta João Pereira na qualificação para Jogos Olímpicos de 2020
Apoiar o triatleta caldense João Pereira na qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento do seu trabalho desportivo é um dos principais objectivos do protocolo de colaboração, assinado no dia 27 de novembro, e que junta o Município das Caldas da Rainha, Federação de Triatlo Portugal (FTP) e o atleta. A “excelência do percurso e os resultados desportivos” – João Pereira é campeão da Europa e fez 5º lugar nos Jogos Olímpicos - tornam-no num dos maiores “embaixadores desportivos a nível local e nacional, projectando também o nome das Caldas da Rainha” afirmou o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 1 e 8 de dezembro
Tomar Natal com pista de gelo, estátuas vivas e muita animação
Uma pista de gelo sintético na Praça da República, entre os dias 1 e 8 de Dezembro, vai ser a grande atração do Tomar Natal, programa de animação e de promoção do comércio local que se prolonga até dia 23 em vários pontos da cidade. A abertura será no próximo sábado às 10 horas, com uma arruada pela Banda da Nabantina. A pista de gelo abre também a essa hora, funcionando dia 1 das 10 às 20 horas, dia 2 das 10 às 21h30, dias 3 a 7 das 18 às 21h30 e dia 8 das 10 às 16h30 e a sua utilização custa 3 euros por cada 20 minutos. Ainda no sábado, entre as 10 e as 20 horas, a Corredoura recebe o Mercado da Estrelinha. Às 11h30 abre na Casa Vieira Guimarães a árvore solidária “Juntos pelos Nossos”, que ali ficará até 7 de Janeiro. E às 15 horas o Pai Natal chega de charrete às ruas da cidade, desde a Praceta Raúl Lopes até à Praça da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
Francisco Fleming vence GP do 6º concurso
do Torneio de Outono do CEIA
A pista indoor do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão recebeu mais de 200 binómios para participarem no CSN A/C que decorreu entre os dias 23 a 25 de Novembro. Este que foi o sexto concurso do 2º Torneio de Outono, que decorre entre 12 de Outubro e 16 de dezembro no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão. O torneio é constituído por, 8 CSN A/C (12 a 14, 19 a 21 e 26 a 28 de outubro; 9 a 11, 16 a 18 e 23 a 25 de novembro; 7 a 9 e 14 a 16 dezembro), num total de 24 dias de provas. A competição foi liderada pelo Coronel António Lopes Mateus e as pistas estiveram a cargo do chefe de pista, José Corte Real dos Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Baseado no seu livro mais recente
Daniel Sampaio profere conferência no Cartaxo sobre Pais e Adolescentes no Tempo da Internet
Daniel Sampaio vai estar no Cartaxo para uma Conferência que terá no seu livro mais recente - Do Telemóvel para o Mundo-Pais e Adolescentes no Tempo da Internet -, o tema principal. O psiquiatra e terapeuta familiar, Daniel Sampaio, reconhecido publicamente pelo seu percurso profissional e extensa obra publicada, sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas, será o orador da Conferência Pais e Adolescentes no Tempo da Internet, que decorrerá no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 28 de novembro, quarta-feira, com início às 14h30. A participação na Conferência é gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Menino do Lapedo em destaque no Museu
de Arqueologia em Zagreb
A descoberta e o trabalho arqueológico, científico e museológico desenvolvido em torno do Menino do Lapedo vão estar em destaque no Museu de Arqueologia em Zagreb, na Croácia, que apresenta, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, a exposição “The Lapedo child and other stories from the Lagar Velho rock-shelter, Leiria, Portugal”. Esta exposição integra-se ainda num evento mais alargado que envolve outra mostra – desta vez relativa à Arte do Vale do Côa – e que se intitula Two major archives of Portugal’s Prehistory: the Côa and the Lagar Velho Archaeological Sites. A exposição, que será inaugurada dia 2 de dezembro, no Archaeological Museum in Zagreb conta dez mil anos da História de sucessivas gerações de caçadores-recolectores do Paleolítico Superior que encontraram no Abrigo do Lagar Velho abrigo e proteção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia quer impulsionar a modalidade no concelho
Câmara das Caldas assina protocolo com atleta olímpico João Pereira e Federação de Triatlo
No dia 27 de novembro (terça-feira), pelas 10 h, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha vai assinar um protocolo de cooperação com a Federação de Triatlo de Portugal e o atleta olímpico e caldense João Pereira. Trata-se de uma iniciativa que prevê iniciar ciclo de promoção e desenvolvimento da modalidade de triatlo nas vertentes de formação desportiva federada e escolar, bem como na promoção de eventos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Violência no namoro debatida nas escolas do concelho de Alcobaça
Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 novembro), o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD) da Câmara Municipal de Alcobaça realizou no Externato Cooperativo da Benedita (23 de novembro) e na Escola Secundária Inês de Castro - ESDICA (26 de novembro) ações de informação e de sensibilização sobre Violência Doméstica e Violência no Namoro, para cerca de 500 alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 9 de dezembro, a partir das 17h00
Alunos do Orfeão de Leiria organizam concerto de Natal no Teatro José Lúcio da Silva
Os alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), a partir das 17h00 do dia 9 de dezembro, para celebrar a quadra festiva com um concerto de Natal. O espetáculo conta com a participação de todos os alunos da EMOL, e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na instituição pelos jovens talentos ao longo dos últimos meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12.ª Grande Exposição de Presépios da Vila das Gaeiras
Presépios da Terra Santa feitos em madeira de oliveira são novidade em Óbidos
São, ao todo, mais de 1800 presépios, de 85 expositores, que irão estar expostos na edição de 2018 da Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras. Este ano, uma das novidades é a exposição de “presépios, feitos por famílias cristãs, da Terra Santa, em madeira de oliveira”, anuncia a Junta de Freguesia das Gaeiras, organizadora desta mostra. A autarquia adianta que “a grande diversidade de materiais tem sido, ao longo dos últimos 11 anos, a grande referência da nossa exposição”, acrescentando que “algumas das peças têm um tamanho fora do comum, principalmente os presépios em escultura de madeira”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Posto Territorial da GNR de Caldas da Rainha
Jovem detido por violência doméstica e posse ilegal de arma nas Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, no dia 23 de novembro, deteve um homem, de 28 anos, pelo crime de violência doméstica e posse ilegal de arma, no concelho de Caldas da Rainha. No âmbito da investigação pelo crime de violência doméstica, que decorre desde o mês de agosto, onde o suspeito agredia fisicamente a companheira, também de 28 anos, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e realizada uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma caçadeira de calibre 12, para a qual o suspeito não tinha licença de uso e porte de arma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de Pedro Filipe Soares entende que documento podia ser mais ambicioso
Líder parlamentar do BE faz em Torres Vedras balanço positivo do Orçamento de Estado
O Bloco de Esquerda de Torres Vedras, organizou no dia 24 de novembro na sua sede, um debate sobre o tema “Orçamento de Estado de 2019 - O que quer o Bloco?”. O debate contou com a presença de Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco e membro da Mesa Nacional, que procurou esclarecer os presentes sobre muitas das medidas já conquistadas pelo partido para o Orçamento de Estado do próximo ano, bem como muitas outras em cima da mesa e ainda em discussão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num espirito construtivo e de confiança com o trabalho desenvolvido pelo Executivo
Orçamento municipal de Porto de Mós aprovado sem qualquer voto contra
Decorreu na sexta-feira, 30 de novembro, a Assembleia Municipal, com o objetivo de discutir e votar o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2019, assim como discutir e votar os Acordos de Execução e Contratos Interadministrativo entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia. O Orçamento apresentado, no valor de 21.333.087€ representa um aumento superior a 300 mil euros, em relação a 2018. Este aumento deve-se, essencialmente, a um crescimento na receita, ao nível dos impostos diretos, como o IMI e o IMT, assim como um aumento das transferências do Estado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 7 de dezembro e 6 de janeiro
Ourém Natal com Natal no Mercado de Fátima, desfile da chegada do Pai Natal e Pista de Gelo
O Ourém Natal 2018 contará com uma oferta cultural variada entre 7 de dezembro e 6 de janeiro e que contempla, entre outras atrações, uma Pista de Gelo, o espetáculo “As aulas da Sónia”, o Natal no Mercado de Fátima, um desfile aquando da chegada do Pai Natal, entre muitas outras atividades. Em 2018 as animações e decoração serão divididas entre as cidades de Ourém e Fátima e envolverão vários setores da sociedade civil, entre os quais a comunidade educativa, associativa e cultural e têm, entre outros objetivos, o de ajudar a dinamizar o comércio local das duas cidades do concelho de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para utilizadores a partir dos 5 anos
Câmara de Santarém disponibiliza Pista de Gelo natural no Jardim da Liberdade
Santarém disponibiliza este ano uma Pista de Gelo natural, de utilização gratuita, para aprendizes, entusiastas ou “mestres” das pistas de gelo, dos 5 anos de idade, inclusive, até à anciania. Até agora, já passaram mais de mil utilizadores pela Pista de Gelo. Esta Pista de Gelo natural, montada no Jardim da Liberdade, até dia 31 de dezembro, está aberta a todos os que, de forma ordeira queiram usufruir dela, nesta quadra Natalícia, e funciona de domingo a quinta-feira, das 10h00 às 19h00, e às sextas e sábados, das 10h00 às 22h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, encerra às 15h00. A Pista está fechada no Dia de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR recupera material furtado em residência
de Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 10 de novembro, identificou dois homens, com 29 br>e 34 anos, por suspeita de furto em interior de residência, no concelho de Aljubarrota. No seguimento de uma denúncia por furto em interior de residência, os militares encetaram diligências que culminaram na identificação dos suspeitos e na localização dos bens furtados no interior de um armazém, tendo sido realizada uma busca ao seu interior e posteriormente à residência de um dos suspeitos. Este ação permitiu apreender e recuperar diversos armários, bancadas, eletrodomésticos de cozinha, um corta-relvas e três candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio “Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional”
Campanha do Turismo do Centro triunfa nos Prémios Internacionais de Viagem e Turismo
A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International Travel & Tourism Awards”, atribuídos em Londres. A campanha recebeu o Gold Award, equivalente ao primeiro lugar, na categoria “Best National Tourism Board / Destination Marketing Organisation Campaign” (Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional). A candidatura do Turismo Centro de Portugal derrotou concorrentes tão fortes como os Estados Unidos. A gala de atribuição de prémios decorreu na noite de terça-feira, 6 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votos do PSD foram suficientes
Câmara de Pombal aprova orçamento de 38,3 milhões de euros para 2019
A Câmara Municipal de Pombal aprovou por maioria (PSD), com os votos contra dos vereadores da oposição (NM-PH e PS), o orçamento para 2019 no valor de 38,3 milhões de euros, documento que será agora remetido à Assembleia Municipal para apreciação e votação. A proposta apresentada apresenta uma poupança corrente de 7.7 milhões de euros, que resulta da arrecadação de uma receita corrente de 33 milhões de euros, em contrapartida de uma despesa corrente de 24 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apreendidas 2 302 doses de heroína, 177 de haxixe e 166 de cocaína
GNR detém sete pessoas em Leiria por tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 12 de novembro, sete homens com idades compreendidas entre os 20 e os 36 anos, por tráfico de estupefacientes e por posse de armas proibidas, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há oito meses, foi dado cumprimento a cinco mandados de buscas domiciliárias e sete em veículos, que resultaram na apreensão de 2 302 doses de heroína, 177 doses de haxixe, 166 doses de cocaína, 31 doses de liamba, seis veículos, três armas de fogo, 61 munições, 12 telemóveis, nove artigos em ouro, oito televisões, dois tablets e duas consolas, duas balanças de precisão, uma câmara de filmar e 10.686 euros em numerário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cabo Verde
Câmara da Marinha Grande coopera com Loja Social no Tarrafal
Os vereadores da Câmara Municipal do Tarrafal, de Cabo Verde, Eva Lopes e David Soares, estiveram na Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, no dia 7 de novembro. Os autarcas reuniram com o adjunto da presidente da Câmara da Marinha Grande, Raul Testa, com o chefe da Divisão de Desenvolvimento para a Cidadania, Pedro Jerónimo, e técnicos da autarquia. Esta visita inscreveu-se na iniciativa da Câmara do Tarrafal de manutenção de contactos regulares com os Municípios com quem mantém relações de amizade e de cooperação, em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 17 de novembro
CNEMA recebe Tecfresh – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas
A Tecfresh’18 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza pela segunda vez e que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, abre na próxima 5ª feira, 15 de novembro, e prolonga-se até sábado 17 de novembro pretendendo ser um ponto de encontro entre profissionais do sector. O objetivo é divulgar e mostrar as evoluções tecnológicas que acontecem no sector agrícola, promover o encontro de profissionais e ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, avaliar a estratégia definida para o futuro e promover parcerias técnico/profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após busca domiciliária por furto numa associação recreativa
GNR de Alcobaça detém homem na Cela por cultivo e tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 18 de novembro, deteve um homem, com 43 anos, por cultivo e tráfico de estupefacientes, na localidade de Cela – Alcobaça. No âmbito de uma investigação por furto nas instalações de uma associação recreativa, os militares encetaram diligências que permitiram identificar o suspeito. Na sequência das diligências realizada uma busca domiciliária à sua residência, onde foi recuperado o material furtado, nomeadamente, colunas e um sistema de som. Durante a busca os militares ainda detetaram e apreenderam: 1 532 doses de folhas de cannabis, 105 doses de haxixe e um telemóvel. O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo”
Museu do Vinho de Alcobaça exibe exposição sobre os 200 anos do nascimento de Karl Marx
Em 2018, assinala-se o II centenário do nascimento de Karl Marx (nascido a 5 de maio de 1818), personalidade incontornável não apenas na história do pensamento económico, filosófico e político da humanidade, mas também na contribuição que, pela sua práxis, deu a todos os que pretendem compreender e participar na ação transformativa do mundo. O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe, neste âmbito, a exposição “Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo”, dedicada à sua figura, patente entre os dias entre os dias 22 e 30 de novembro. A exposição, promovida pelo Partido Comunista Português, é composta por 15 painéis com informação histórica sobre a figura e o pensamento do filósofo alemão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Convento de S. Francisco
Santarém recebe Noite de Fados Solidária
pela APPACDM e Associação Salvador
"O Convento de São Francisco, em Santarém, vai ser palco para uma Noite de Fados Solidária, na sexta-feira, dia 30 de novembro. Esta iniciativa reverte a favor do projeto “Juntos pela APPACDM Santarém e pela Associação Salvador”. Em palco, a partir das 21h30, vão estar os fadistas Casimira Alves, Diogo Carapinha e Inês Linares, acompanhados por Bruno Mira na Guitarra Portuguesa, Pedro Pinhal na Viola de Fado e Fernando Maia na Viola Baixo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com concertos, espetáculos de dança, magia, circo comédia, teatro, marionetas, ateliês e exposições
Espírito festivo invade Óbidos Vila Natal durante cinco semanas
O espírito festivo vai invadir o Óbidos Vila Natal durante cinco semanas, com concertos, espetáculos de dança, magia, circo comédia, teatro, marionetas, ateliês, exposições e, claro, muita animação dentro do recinto, naquele que é um vasto e intenso programa de animação, especialmente pensado para as crianças e famílias. O Óbidos Vila Natal decorre de 30 de Novembro a 6 de Janeiro, estando aberto todos os dias, com horários ajustados de modo a possibilitar a visita de todas as famílias. O bilhete de entrada geral tem o valor de 5€ para as crianças e 7€ para os adultos, existindo descontos para grupos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direcionada à fileira casa, materiais de construção e agroalimentar
Nerlei traz a Leiria 19 importadores do Canadá, EUA e Reino Unido
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar uma Missão Inversa do Canadá, EUA e Reino Unido, ação que decorrerá entre 27 e 30 novembro de 2018, e que trará a Leiria 19 importadores destes mercados. Esta ação é especialmente direcionada para empresas portuguesas com atividade ligada à fileira casa, materiais de construção e agroalimentar, dado que os importadores que vêm a Leiria estão interessados em comprar este tipo de produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santo Padre envia mensagem com bênção apostólica
Empresa Fatirosarium oferece ao Papa terços de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto
Com data de 9 de novembro, a Fatirosarium - Rosarium recebeu uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano com uma mensagem do Santo Padre Francisco, na qual o Papa agradece a oferta dos terços dos Santos Jacinta Marto e Francisco Marto e envia a sua bênção apostólica. Na missiva, assinada pelo assessor para os Assuntos Pessoais, Mons. Paolo Borgia, é referido que “Sua Santidade o Papa Francisco acolheu com grande satisfação e enlevo a significativa homenagem que a Fatirosarium lhe quis prestar com a dádiva de dois terços por ela criados para honrar a memória dos Santos Francisco e Jacinta Marto”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na localidade do Ramalhal
GNR de Torres Vedras prende três homens por caçarem junto a jardim de infância
O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Torres Vedras, deteve, dia 22 de novembro, três homens, com idades compreendidas entre os 38 e os 63 anos, por exercício de ato venatório em local proibido, na localidade do Ramalhal -Torres Vedras. Após uma denúncia de que alguns caçadores estariam a caçar na proximidade de um jardim de infância, os militares deslocaram-se de imediato para o local e depararam-se com um cartucho de caça nas imediações da creche e com os suspeitos escondidos entre os arbustos, com as respetivas armas municiadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o