Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Fátima
Município de Ourém recebe Presidentes
das Repúblicas de Malta e de Portugal
Ourém vai receber no dia 16 de maio a visita da Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, momento que contará com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta receção à Presidente da República de Malta acontece na sequência da participação do Presidente da Câmara Municipal de Ourém no Fórum Turismo do Mediterrâneo, realizado em Malta, e onde Luís Miguel Albuquerque foi agraciado com o “Prémio Mediterrâneo de Turismo” pelas boas práticas de turismo executadas em Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Codornizes para todos os gostos de 31 de Maio a 3 de Junho no Landal
Festival Nacional da Codorniz espera mais
de 15 mil visitantes nas Caldas da Rainha
Pizza de codorniz, hambúrguer de codorniz, panadinhos, codorniz de escabeche, e muitas outras propostas…sem esquecer as tradicionais fritas e grelhadas. Tudo regado com os vinhos regionais, alguns produzidos mesmo ali, na localidade do Landal, fechando a refeição com o pão-de-ló e as peras rocha, também ali produzidos, embebidas nos vinhos da terra (peras bêbadas). Falamos do VIII Festival Nacional da Codorniz do Landal, nas Caldas da Rainha, que arranca no próximo dia 31 de Maio (quinta-feira) e até 3 de Junho (Domingo) promete um verdadeiro festim gastronómico com pratos à base de codorniz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Congresso Nacional do PS decorre de 25 a 27 de maio
Juventude Socialista promete levar à Batalha três moções fraturantes
A Juventude Socialista (JS) vai apresentar três moções setoriais ao XXII Congresso Nacional do PS, na Batalha, relativas a temas emergentes e fraturantes na sociedade portuguesa. A primeira refere-se a um pacote de garantias laborais como seja a definição de um limite máximo de 35 horas por semana para todos os trabalhadores, a segunda à regulamentação da prostituição e a terceira aponta para um novo pacto para Ensino Superior concretizado através de medidas como a redução de propina do 1º ciclo, a uniformização das taxas e emolumentos e a criação de um plano nacional de habitação para estudantes deslocados, entre outras medidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundador do PS tinha ligações a Leiria
22º Congresso Nacional do PS na Batalha começa com homenagem a Mário Soares
O 22º Congresso Nacional do PS teve início esta sexta-feira, dia 25 de maio, na Exposalão, na Batalha, com uma homenagem a Mário Soares, "senador e pai da democracia portuguesa" com uma sessão teatralizada e um vídeo com imagens e declarações do fundador e primeiro secretário-geral do PS, bem como da sua mulher, Maria Barroso, saudadas de pé com uma ovação de pé pelos congressistas. O Congresso prossegue até domingo, dia 27 de maio, não estando em causa a liderança de António Costa, reeleito em eleições diretas, no dia 12 de maio, com 96% dos votos dos militantes do PS, contra 4% de Daniel Adrião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com muita animação no apoio à Seleção Nacional de Futebol
Miniestádio “Santarém Arena 2018” transmite jogos de Portugal no Mundial da Rússia
O Mundial de Futebol 2018, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho, vai ter ligação direta no Jardim da Liberdade, através do miniestádio “Santarém Arena 2018”, que assegura a transmissão de todos os jogos da caminhada da Seleção Portuguesa rumo à Final, como todos desejamos. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Santarém, conta com o apoio da Viver Santarém E.M., do W Shopping e de várias empresas privadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Presidente da República inaugura este sábado
a 55ª Feira Nacional de Agricultura
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura este sábado, 2 de junho, pelas 14h30, a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 10 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e que tem como tema o “Olival e Azeite”. Com a escolha desta temática pretende-se realçar o dinamismo de um sector que tem vindo a assumir nos últimos anos uma importância económica crescente, não só por uma maior e melhor produção, mas também pelo reconhecimento de qualidades do azeite e aumento do consumo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 55 Universidades Seniores e 2200 seniores
Ministro da Segurança Social vai à Nazaré presidir a Encontro de Universidades Seniores
José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, preside esta quinta-feira, 7 de junho, na Nazaré, à sessão de Passagem do testemunho à Universidade Sénior que terá como missão organizar o Encontro Nacional de 2019. A Nazaré acolhe o maior encontro de sempre de Universidades Seniores do país. Estão confirmadas 55 Universidades Seniores e a presença de 2200 seniores. O XVII Encontro Nacional é uma organização do Município da Nazaré, RUTIS e Universidade Sénior da Nazaré, uma entidade de “Excelência” da Rede de Universidade da Terceira Idade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra de remodelação e ampliação
Câmara de Torres Novas adjudica empreitada do Centro Escolar de Santa Maria
Foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Torres Novsas de 12 de junho a adjudicação da obra de remodelação e ampliação do Centro Escolar de Santa Maria à empresa Comporto - Sociedade de Construções, S.A, pelo valor de 2.199.307,06 euros acrescidos de IVA e com um prazo de execução da obra de 360 dias. A construção do centro escolar será faseada, sendo o objeto da 1.ª fase a remodelação e ampliação da escola básica e portaria. Na 2.ª fase será efetuada a remodelação e ampliação do jardim de infância, ginásio e exterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Prémio Dom Fuas”
Festas São Pedro abrem com reconhecimento de 25 empresas do concelho de Porto de Mós
Porto de Mós inaugurou as Festas São Pedro 2018, no dia 23 de junho, com uma cerimónia de homenagem a várias empresas concelhias, no âmbito da iniciativa “Prémio Dom Fuas”, este ano dedicado ao reconhecimento empresarial. Considerando que as empresas desempenham um papel da maior relevância no desenvolvimento do Município onde realizam a sua atividade, pelo aproveitamento de recursos endógenos, pelo valor acrescentado que adicionam aos produtos que transformam, pelos postos de trabalho que criam, pelo aumento de rendimento que geram nas famílias, pela possibilidade de fixação da população e pela capacidade de nos riscos encontrarem oportunidades, o Prémio Dom Fuas reconheceu o trabalho desenvolvido pelas 25 empresas líder e excelência do concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o tema Música sem Fronteiras
26º Cistermúsica assume matriz universalista
em oposição ao renascer dos nacionalismos
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que se intitula “o maior festival nacional de música clássica”, realiza-se este ano de 29 de junho a 29 de Julho, tendo como tema “Música sem Fronteiras”. Segundo o director artístico, Alexandre Delgado “numa época em que os nacionalismos regressam como ameaça planetária, o Cistermúsica vinca a sua matriz universalista, celebrando a música de um mundo multicultural e sem fronteiras”. Do programa fazem parte Ensemble Gilles Binchois, Quarteto Casals, Alexander Ghindin, Trio Pangea, Daniel Bernardes, as orquestras Estatal de Atenas, Filarmónica Portuguesa, Gulbenkian e Grupo Vocal Olisipo. Além da música, também a dança, teatro e cinema fazem parte do Festival, cujo orçamento é de 240 mil euros e conta com organização do Município de Alcobaça e da Academia de Música de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras devem terminar no final de agosto
Parque Verde de Alcobaça vai ser inaugurado em setembro
O Município de Alcobaça prevê inaugurar durante o mês de setembro o Parque Verde da cidade. Segundo Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, apesar de inicialmente estar previsto um período de obra de 14 meses, a autarquia aprovou um pedido de prorrogação do prazo, que termina em agosto, estando a obra a cargo da empresa Tecnorém a decorrer dentro do previsto. O edil revelou também que a autarquia já contratou a empresa que irá efectuar as escavações dos achados arqueológicos encontrados do Parque, esperando-se que estas comecem já com o parque aberto ao público. O Parque Verde representa um investimento de 2,2 milhões de euros, com apoio de 85%, de fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal apoia moção por unanimidade
Município da Batalha apoia candidatura
de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
A Assembleia Municipal da Batalha declarou, no dia 27 de junho, por unanimidade, apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. A moção aprovada expressa total apoio e empenho no sucesso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura “pela inequívoca dimensão regional deste projeto que, a concretizar-se, representará uma enorme mais-valia para cultura, criatividade e promoção das indústrias criativas de toda a região de Leiria e Oeste”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido às “inúmeras falhas de energia no decurso das Festas da Cidade do Cartaxo”
Autarcas do cartaxo insatisfeitos com a EDP
Em ofício dirigido ao Diretor Regional da EDP, Miguel Santos, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro e Délio Pereira, presidente da União de Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta – freguesia que este ano assumiu a organização das Festas da Cidade com o apoio da Câmara Municipal –, dão nota das “inúmeras falhas de energia, em especial na iluminação pública”, que consideram ter prejudicado “o normal desenvolvimento”, do programa das Festas que decorreram de 21 a 24 de junho no centro da cidade do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Folia volta à vila balnear do concelho de Torres Vedras
Carnaval de Verão de Santa Cruz junta 600 figurantes oriundos de diversas partes do País
O Carnaval de Verão está de volta a Santa Cruz no dia 23 de junho, sábado. O evento promete aquecer o verão, com cerca de 600 figurantes oriundos de diversas partes do país a desfilarem ao ritmo dos tambores, naquele que se constituiu como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”. A folia começa às 16h00, com Cabeçudos e Zés Pereiras a percorrerem as ruas de Santa Cruz, anunciando o desfile noturno que tem início às 21h30. Para terminar a noite em festa, um espetáculo de fogo de artifício vai encher de luz e cor o céu de Santa Cruz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ofício alerta Infraestruturas de Portugal
PSD da Lourinhã e exige medidas urgentes
para normalização da circulação na EN8-2
Jorge Faria de Sousa, presidente da Comissão política do PSD Lourinhã, Vanda Oliveira, Hernâni Santos, vereadores da Câmara Municipal da Lourinhã, eleitos pelo PPD/PSD, e Mafalda de Taborda Lourenço, líder da bancada do PSD na União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia estiveram, no dia 30 de maio, na sede das Infraestruturas de Portugal onde entregaram um ofício dirigido ao presidente do Conselho de Administração executivo daquela entidade, subscrito pelos autarcas do PSD da Lourinhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após acordo com a Infraestruturas de Portugal
Câmara da Batalha recebe 7 km de estradas nacionais de zonas urbanas do Concelho
A Câmara Municipal da Batalha, na sua reunião desta segunda-feira, dia 04 de junho, deliberou por unanimidade receber para o domínio público rodoviário municipal cerca de 7 km de estradas nacionais que atualmente se encontram sob tutela da Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), respetivamente as estradas EN356-2 (na extensão de 3,530 km), EN356 (3,140 km, incluindo a designada variante da vila da Batalha e rotundas); e EN1 (troço antigo, na extensão de 0,198 km).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 9 de junho
Nazaré elege candidata a Miss Portuguesa 2018
Elege-se este sábado, 9 de junho, a Miss Portuguesa Nazaré, num evento que irá decorrer no Cine-teatro, a partir das 21h00. A noite de glamour para o maior concurso de beleza, que se realiza no nosso país, será composta pelo desfile das candidatas (com as roupas especialmente selecionadas para a ocasião) e por momentos musicais. Perto de duas dezenas de jovens inscreveram-se nesta iniciativa que irá eleger uma miss e duas damas (simpatia e fotogenia). O júri será composto por 3 elementos da Câmara Municipal da Nazaré e 2 da organizadora do concurso. A jovem eleita a mais bonita da noite irá participar na final nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Nazaré Qualifica lança operação de alienação
de 15 lotes da AAE de Valado dos Frades
A empresa Municipal Nazaré Qualifica abriu novo procedimento para a alienação de 15 lotes da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades. Constituída por 29,64 ha, divididos por 34 lotes, a AAE apresenta-se como um loteamento destinado à instalação de unidades empresariais para comércio, indústria e serviços, e outros equipamentos. Equipada com arruamentos, iluminação pública, saneamento, água, energia elétrica, rede de telecomunicações e rede de gás, a AAE oferece aos empresários todas as condições para a concretização dos seus investimentos e projetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita Mágica 2018
18 ilusionistas de 4 países fazem da Benedita
a capital nacional da magia de 25 a 26 de maio
A vila da Benedita irá receber, de 25 a 26 de maio, o 4º Festival Internacional de Ilusionismo – Benedita Mágica. Dos 18 mais conceituados ilusionistas nacionais e internacionais, destaque para a presença de nomes como David Sousa (Portugal), Francisco Mousinho (Portugal), Solange Kardinaly (Portugal), Hugo Maximiliano (Espanha), Juan Mayoral (Espanha), Mago Ruben (Espanha), Zheng Huang (China) e Jahn Gallo (Suécia). O evento é uma produção do Município de Alcobaça e da Associação Portuguesa de Ilusionismo que irá realizar também a sua Convenção 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos órgãos das várias estruturas concelhias tomaram posse
Manuel António Santos tomou posse como presidente da Concelhia do PSD de Pombal
Os novos órgãos do PSD e da JSD de Pombal para o biénio 2018-2020 tomaram posse no dia 12 de maio, num jantar que congregou cerca de 250 pessoas. Nesta iniciativa, que contou com a presença do secretário-geral do PSD, José Silvano, foi dada posse aos núcleos concelhios da JSD e do PSD, às MSD (Mulheres Sociais Democratas) e à Comissão Política de Secção do PSD. Manuel António Santos foi eleito pelos militantes, em eleições realizadas no dia 5 de maio, e é agora o líder da concelhia social-democrata. Juntamente com a sua equipa, o professor e ex-presidente da Junta de Freguesia da Guia, promete “Olhar para o Futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santuário de Fátima felicita o seu bispo diocesano pela escolha e reconhece nela a deferência para com Fátima
Papa nomeia D. António Marto como Cardeal
O Papa anunciou este domingo, 20 de maio, no Vaticano, a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. O consistório para a criação de 14 novos cardeais eleitores está marcado para 29 de junho, no Vaticano. O responsável português junta-se assim a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente no Colégio Cardinalício. Foi bispo auxiliar de Braga de 2001 a 2004 e Bispo de Viseu desde então até 22 de Abril de 2006, data em que recebeu a nomeação para Bispo de Leiria-Fátima. Entrou nesta diocese no dia 25 de Junho de 2006. Como bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto recebeu no Santuário da Cova da Iria os Papas Bento XVI (2010) e Francisco (2017).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII Conferência Anual de Gestão reúne cerca de 250 participantes
ESTG analisa oportunidades e desafios de novas tecnologias nas empresas financeiras
“Fintech: Oportunidades e Desafios” é o mote da XXIII Conferência Anual de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), que se realiza esta quinta-feira, dia 17 de maio às 15h30, no auditório 1, do edifício B da ESTG/IPL. Com organização conjunta da licenciatura e mestrado em Gestão, mestrado em Controlo de Gestão, e mestrado em Finanças Empresariais, a edição deste ano conta com cerca de 250 participantes, onde se fala de desafios das Fintech, isto é, a inovação e o uso de novas tecnologias por empresas financeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a ocorrência de mais um acidente mortal
Deputados do PSD apelam ao primeiro-ministro para requalificar o IC2 no concelho de Pombal
Após receberem a notícia de mais duas vítimas mortais no IC2, no troço que atravessa a freguesia de Vermoil, os deputados do PSD Pedro Pimpão, Teresa Morais, José António Silva e Margarida Balseiro Lopes entregaram, no dia 11 de maio, na Assembleia da República, um pedido de esclarecimento dirigido ao primeiro-ministro, em que se apela à intervenção urgente no Governo na requalificação do IC2 no concelho de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Pavilhão de Vieira de Leiria recebe nome
de Albino Reis Paulo
Na sequência de uma recomendação apresentada na última Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, a Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, por unanimidade, no dia 14 de maio, atribuir o nome de “Albino Reis Paulo” ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Vieira de Leiria. De acordo com a recomendação apresentada, Albino Reis Paulo foi “licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e sempre se entregou, de alma e coração”, à promoção da prática desportiva como complemento à “aquisição de hábitos de vida saudáveis, não se limitando aos seus alunos na experiência quotidiana, mas estendendo a sua influência a todos os que o rodeavam”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paços do Municipio do Bombarral recebeu sessão de apresentação e divulgação
Julgado de Paz do Oeste sediado no Bombarral é o maior do País
O Salão Nobre do edifício dos Paços do Municipio do Bombarral acolheu esta segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, uma sessão de apresentação e divulgação do Julgado de Paz do Oeste. Com sede no Bombarral, trata-se do maior Julgado de Paz do País e o primeiro a ser criado no âmbito de uma comunidade intermunicipal, neste caso a Comunidade Intermunicipal do Oeste. A abertura da sessão, que coutou com a presença do(a)s presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, dos representantes do posto local da GNR e da delegação local da Ordem dos Advogados, coube ao presidente da Câmara, Ricardo Fernandes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhado de dirigentes regionais do Partido
Deputado do PCP Bruno Dias visita concelhos de Caldas da Rainha e Marinha Grande
Segunda-feira, dia 28 de maio, uma Delegação do PCP integrada pelo deputado Bruno Dias e dirigentes regionais do PCP, visitará os concelhos de Caldas da Rainha e Marinha Grande. Esta visita começará por um contacto com utentes da Linha do Oeste e com a Comissão de Utentes da Linha do Oeste, tema sobre o qual a DORLEI do PCP emitiu um comunicado no dia 16 de maio. Em seguida haverá um encontro com Mariscadores na Lagoa de Óbidos que recentemente exigiram a intervenção do Governo e autoridades competentes para desbloquear a ligação desta lagoa ao mar e sobre o qual a DORLEI do PCP também tomou posição a 23 de maio . O dia terminará na Marinha Grande com encontros com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a Comissão Popular "O Pinhal é nosso" e visita ao Pinhal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadriceira - Freguesia do Turcifal – Torres Vedras
Feira da Paisagem destaca paisagem protegida local das Serras do Socorro e Archeira
No dia 10 de junho, entre as 10h00 e as 17h00, a Cadriceira (Freguesia do Turcifal) acolhe a realização da primeira edição da Feira da Paisagem. Esta é uma iniciativa que contempla um programa diversificado de atividades para os visitantes usufruírem e vivenciarem a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira. A Feira da Paisagem contará com bancas de produtos naturais, gastronomia local, artesanato, entre outros, bem como animação musical, jogos tradicionais e passeios na natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 a 24 de junho
Encontro Nacional de Infantis em Andebol
leva 1200 atletas à vila da Batalha
A vila da Batalha vai receber de 21 a 24 de junho, a edição 2018 do Encontro Nacional de Infantis de Andebol, uma iniciativa da Federação de Andebol de Portugal, em parceria com a Associação de Andebol de Leiria e o Batalha Andebol Clube e com o apoio do Município. A iniciativa prevê a presença de 1200 atletas, divididos entre 24 equipas femininas e 32 masculinas. Além da vertente desportiva, o evento pretende também valorizar a formação, promover hábitos de vida saudável e a aquisição de valores fundamentais ao crescimento e formação dos jovens enquanto parte da sociedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Garantia da vereadora das Operações Urbanísticas Rita Coutinho
Município promete respostas em 48 horas
sobre reabilitação de edifícios em Leiria
O Município de Leiria lançou um canal de comunicação privilegiada com os interessados na reabilitação de imóveis, através do qual é garantida resposta às questões colocadas num prazo de 48 horas. A novidade foi apresentada pela vereadora das Operações Urbanísticas da Câmara Municipal de Leiria, Rita Coutinho, na conferência "Reabilitação Urbana", promovida pelo Semanário Região de Leiria, que decorreu sexta-feira, 25 de maio, no Edifício Moagem Heritage, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
China, Rússia, Suíça, Brasil, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos
Grupo jornalistas estrangeiros visita o Centro de Alto Rendimento da Nazaré
Um grupo de jornalistas, repórteres de imagem e opinion makers visitou o Centro de Alto Rendimento da Nazaré por iniciativa do Instituto do Desporto. O grupo, composto por profissionais da área da comunicação vindos de vários países (China, Rússia, Suíça, Brasil, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos) estiveram acompanhados de elementos da Federação do Desporto na visita às instalações, onde recolheram informações sobre o seu funcionamento e oferta complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programação foi apresentada durante a Feira Nacional da Agricultura
“Verão In. Str… é um Espanto!” 2018 reforça animação no centro histórico de Santarém
Um festival de estátuas vivas, passando por menus com arte, um encontro internacional de artistas plásticos, o centro histórico com portas abertas às quintas-feiras à noite durante dois meses, passando por seis palcos em diferentes espaços até a um mini-autocarro com um novo percurso e mapa interativo, são algumas das novidades do “Verão In. Str… é um Espanto!” 2018. A programação foi apresentada esta quinta-feira dia 7 de junho, durante a Feira Nacional da Agricultura, dia dedicado ao Concelho e à Cidade, e contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso e do vereador Ricardo Rato. Não faltaram também os mecenas e parceiros da iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 11 candidatas
Bianca Santo foi eleita a Miss Portuguesa Nazaré 2018
Bianca Santo foi eleita a Miss Portuguesa Nazaré 2018 numa noite de glamour que decorreu no Cine-teatro, com a organização da Câmara e da entidade Miss Portuguesa. A eleita será a representante do distrito de Leiria e da Região Oeste na final de Concurso de beleza português. 11 jovens candidataram-se ao prémio, tendo o júri (composto por 2 elementos da Câmara Municipal e 3 da organização da Miss Portuguesa) escolhido três finalistas da noite, pela sua beleza, simpatia e fotogenia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professor, cronista, político e criador da EPHEMERA
Pacheco Pereira é o próximo convidado
da Biblioteca Municipal de Leiria
Pacheco Pereira, professor, cronista, político e criador da EPHEMERA é o convidado da próxima tertúlia “Leiria Convida”, sábado, dia 16 de junho, às 17 horas, da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. Pacheco Pereira estará à conversa sobre a EPHEMERA, que tem como objetivo divulgar os espólios, acervos, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos, objetos que pertencem ao seu arquivo pessoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições vão decorrer no dia 16 de Junho
Nélson Plácido lidera lista às eleições
para a concelhia do CDS-PP de Alcobaça
A concelhia do CDS-PP em Alcobaça vai realizar eleições no próximo dia 16 de junho. 160 militantes irão a votos para escolher o novo líder, estando a concorrer apenas uma lista liderada por Nélson Plácido. Luís Querido, actual presidente da concelhia não pode voltar a candidatar-se uma vez que atingiu o limite de mandatos. As eleições realizam-se na sede da concelhia, das 16 às 20h, podendo apenas votar os militantes com as quotas em dia. A acompanhar Nélson Plácido para a direcção da comissão política concelhia estão Mário Gonçalves e Pedro Cintra e para a mesa do plenário Ricardo Vigário e António Querido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Procedimento foi concluído
Município de Constância adquire o edifício
do Cineteatro por usucapião
Está definitivamente concluído o processo de justificação (usucapião), com vista a regularizar o registo, a favor do Município de Constância, do edifício do Cineteatro Municipal de Constância, na Conservatória do Registo Predial. O prédio ficou registado com o n.º 1554 da freguesia e concelho de Constância. Encontrando-se o processo de inscrição do Cineteatro concluído, o Município anuncia que poderá muito em breve proceder à candidatura para reabilitação do edifício, junto do Centro 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobre "Desenvolvimento Local e Economia Solidária"
Centro de Desenvolvimento Comunitário
do Landal promove conferência este sábado
A Conferência "Desenvolvimento Local e Economia Solidária" vai decorrer já este sábado, dia 23 de junho, pelas 14h45, na sede da entidade promotora, o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, instituição social localizada na sede de freguesia do Landal, na confluência dos concelhos de Caldas da Rainha, Cadaval e Rio Maior. António Sales, deputado do PS na Assembleia da República, encerrará esta conferência que contará com mais de 20 oradores. Mais informações em https://www.facebook.com/events/884538188421043/
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira reunião teve lugar no dia 15 de junho
Conselho Municipal da Juventude da Nazaré prepara plano de ação
O Conselho Municipal da Juventude reuniu, pela primeira vez, desde a sua reativação, no dia 15 de junho. Ao longo deste mandato, irá ser a ligação política da juventude do Concelho aos órgãos do município relativamente a matérias que digam respeito a esta faixa etária da população. Na próxima reunião de trabalho, que ficou agendada para 12 de julho, o Conselho irá votar o seu Regimento de funcionamento, o Plano de Atividades e constituir equipas de trabalho (temporárias) para as diferentes áreas de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça Clube de Ciclismo conquista Ouro e Bronze nos Campeonatos Nacionais
Guilherme Mota é o novo campeão nacional
de contra-relógio no escalão de juniores
Mais um título de Campeão Nacional foi alcançado por um atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, num feito alcançado pelo promissor ciclista Guilherme Mota, que este sábado, 30 de junho, se sagrou Campeão Nacional de Contra-Relógio da época de 2018 no escalão de juniores. Além da medalha de ouro, a formação alcobacense alcançou ainda a medalha de bronze na prova de Contra-Relógio no escalão de cadetes, que foi alcançada por Rodrigo Paiva, um atleta de apenas 14 anos do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que ficou em 3º lugar, destacando-se como o melhor atleta de primeiro ano no escalão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba ronda os 400 mil euros
Município aprova entrega de verbas da madeira ardida à freguesia de Pataias e Martingança
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no dia 29 de junho, por maioria, a proposta da Câmara Municipal em atribuir à União de Freguesias de Pataias e Martingança, o valor proveniente das vendas em leilão da madeira ardida naquela freguesia, durante o incêndio de 15 de outubro. Segundo o presidente da câmara, Paulo Inácio, “cabia ao município receber 60% da verba angariada” e isto “é o mínimo que se devia fazer”, porque “é de elementar justiça que se tome esta decisão” uma vez que “aquelas populações viveram um horror histórico que precisa desta medida do município”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com mais de 60 intervenções até domingo
II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses junta especialistas em Alcobaça
O concelho de Alcobaça recebe de 6 a 8 de julho o “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”, onde se celebra o legado e a cultura cisterciense. Mais de 60 conferencistas, oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, França e Itália vão debruçar-se sobre a relação da Ordem de Cister com a história, património e arte, agricultura e indústria, espiritualidade e turismo cultural. O “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses” é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medalha de Ouro nos Jogos do Mediterrâneo
Assembleia Municipal de Alcobaça aprova voto de louvor à triatleta Melanie Santos
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no dia 29 de junho, por unanimidade, um voto de louvor à triatleta Melanie Santos, que no dia 23 de junho, conquistou a medalha de ouro para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, ganhando no sprint com o tempo 1:04.52 horas, deixando a espanhola Anna Contreras em segundo lugar e a italiana Federica Parodi em terceiro lugar. A prova disputou-se no circuito urbano de Altafulla, província de Tarragona, Espanha. A proposta de voto de louvor foi apresentada pelo deputado Eduardo Marques (PSD) e recebeu a concordância de todos os deputados presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SIPO 2018 decorre de 25 de julho a 11 de agosto
Semana Internacional de Piano de Óbidos 2018 dedica programa a Debussy e Vianna da Motta
O programa da SIPO 2018, que decorre de 25 de julho a 11 de agosto, segue o mesmo conceito pedagógico dos anos anteriores, facto que até agora tem provado atrair tanto os alunos das master classes, como o público assistente. Os participantes das master classes têm dado especial importância ao facto da SIPO lhes permitir uma formação continuada com excelentes pedagogos. Este ano, a SIPO consagra uma parte do seu programa ao compositor francês Claude Debussy, comemorando o centenário da sua morte. Da mesma forma, outra parte do programa será dedicada ao pianista e compositor português José Vianna da Motta, comemorando os 150 anos do seu nascimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 1 de Julho
Jerónimo de Sousa participa na Foz do Arelho na festa de verão do PCP
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, deslocar-se-á este domingo, dia 1 de julho, à Foz do Arelho para participar na “Festa de Verão”, uma das maiores iniciativas anuais da Organização Regional de Leiria do PCP que reúne todos os anos várias centenas de pessoas. A Festa do Verão do PCP realiza-se todos os anos num amplo e aprazível espaço ao ar livre, nas margens da Lagoa de Óbidos, junto ao Penedo Furado. Conta com diversos espaços e actividades como manhã infantil para os mais pequenos; momentos musicais; espaços de venda de artesanato, de produtos regionais como azeite e queijos da região, venda de livros, quermesse e bar com doçaria variada e a tradicional ginja de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia disponibiliza Minibus gratuito aos idosos
Câmara de Santarém lança Projeto Mobi.Sénior
A Câmara de Santarém lançou o Projeto Mobi.Sénior, que vai permitir à população sénior e a pessoas em situação de dependência, usufruir de um Minibus, gratuitamente, com paragens fixas nos principais serviços públicos e estabelecimentos comerciais da Cidade, de modo a facilitar a sua mobilidade entre as áreas residenciais da Cidade mais desfavorecidas em termos de transportes públicos. Este projeto experimental que tem a duração de 6 meses, foi aprovado por unanimidade, na reunião do Executivo de dia 18 de junho, teve início no dia 16 de julho e está patente até final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Protocolo com o ICNF
Câmara da Azambuja cria Parque Biológico
e Ambiental em Aveiras de Baixo
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, vai estar no Concelho de Azambuja, nesta quarta-feira dia 20 de junho. O governante testemunhará a assinatura de um protocolo entre o Município de Azambuja e o ICNF e marcará presença no evento “UM DIA NO CAMPO…”, promovido pela autarquia, que mobilizará cerca de 1300 crianças e idosos numa mega-atividade de sensibilização para as questões ambientais. O palco do evento será o espaço dos antigos viveiros localizados na Estrada Nacional 366, junto a Aveiras de Baixo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estão previstas novas ações do curso que dá acesso ao Cartão de Aplicador
Curso da Nersant de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos foi um sucesso
Terminou esta semana a terceira edição do curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos ministrado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém. Neste momento, os 15 participantes no curso encontram-se já habilitados a comprar e empregar fitofármacos. Ao longo de cerca de 1 mês, 15 participantes integraram a formação da Nersant de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, com o objetivo acederem ao Cartão de Aplicador, licença legal exigida para a aplicação e compra deste tipo de produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Danish BH Dream e Palletways Verallia Azuqueca vencem Torneio de Andebol de Praia
A “Team Derma Sun7-The Danish BH Dream” venceu a competição feminina. Os espanhóis Palletways Verallia Azuqueca foram os vencedores masculinos do Torneio de Andebol de Praia, que se disputou na Nazaré, durante o último fim de semana de junho. A vencedora feminina derrotou as espanholas BM Playa Algeciras que, com este resultado, ficaram com o 2º lugar da competição. Já os espanhóis Palletways Verallia Azuqueca conseguiram a vitória após shootout sobre a equipa de Espinho, os EFE Tigres, segundos classificados da competição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto acolhe final da Taça
de Portugal Stand Up Paddle Race
A baía de São Martinho do Porto acolhe, no dia 8 de julho, a “1ª Taça de Portugal de SUP Race por clubes”. Mais uma prova de cariz nacional de Paddle que São Martinho acolhe, reforçando a potencialidade natural da baía para os desportos náuticos tanto de lazer como profissionais. Em plena época balnear, nas águas calmas da baía de São Martinho do Porto (galardoada mais um ano com a Bandeira Azul!) as centenas de participantes desta prova irão proporcionar um fantástico espetáculo desportivo para todos os veraneantes que costumam frequentar a “concha azul”. Esta prova de Stand Up Paddle é promovida pela ASUPP - Associação de Stand UP Paddleboarding de Portugal, pela Federação Portuguesa de Surf e pela Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 a 24 de junho
Batalha concentra 1200 atletas no Encontro Nacional de Infantis em Andebol
De 21 a 24 de junho, a Batalha recebe o maior evento desportivo nacional da modalidade do Andebol, envolvendo a participação de escalões infantis. São mais de 1200 atletas oriundos de norte a sul de Portugal, incluindo ilhas que, para além da participação em dezenas de jogos, estarão envolvidos num amplo programa de atividades lúdicas e culturais. O Encontro Nacional de Infantis em Andebol apostará numa matriz solidária, traduzindo-se na angariação de verbas para os Bombeiros Voluntários da Batalha através da doação de um euro pela venda de artigos de merchandising associados ao evento, bem como na promoção de uma alimentação saudável, com distribuição gratuita de fruta pela Autarquia da Batalha
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dispositivo operacional de defesa da floresta contra incêndios
Plano Operacional Municipal de Sobral
de Monte Agraço aprovado para 2018
No âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, realizada no dia 30 de maio, foi aprovado o POM 2018 - Plano Operacional Municipal. Este é um documento de carácter, eminentemente, operacional e que incorpora os meios e recursos disponíveis, assim como o dispositivo operacional de defesa da floresta contra incêndios. Neste âmbito salienta-se o reforço dos meios, com a disponibilização de mais uma viatura no serviço municipal de proteção civil e a alocação de um meio aéreo à zona do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Lezíria Inspiring the Future”
CIMLT apresenta Plano Integrado e Inovador
de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) apresenta, no dia 14 de junho, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no Alentejo 2020 e promovido pela CIMLT. O evento irá decorrer no Convento de São Francisco, em Santarém, entre as 9h00 e as 13h30, sendo a sua entrada livre. O presente projeto, piloto e inovador em Portugal, encontra-se a decorrer em 10 Municípios da Lezíria do Tejo: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esperam-se três recordes do mundo no Impossibility Challenger
Impossibility Challenger junta 14 recordistas mundiais em Leiria de provas não-olímpicas
Desafiar o impossivel! 14 recordistas, internacionais e nacionais vão realizar 23 recordes e tentar bater 11 recordes mundiais! Recordistas de muitos países irão tentar transcender as barreiras do impossível durante a 24ª edição do Impossibility Challenger, na cidade de Leiria em Portugal, nos dias 9 e 10 de junho. Os recordes mundiais servem como uma plataforma para qualquer um estabelecer um novo recorde mundial ou recorde pessoal em disciplinas não-olímpicas. O objetivo do Impossibility Challenger é simplesmente inspirar as pessoas a experimentar a alegria que surge ao desafiar o aparente impossível aumentar as suas próprias capacidades e a autoconfiança e também compartilhar inspiração com os outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Competição europeia decorre até domingo
Euro Winners Cup na praia da Nazaré
entra nos oitavos de final
A Euro Winners Cup termina já este domingo, 3 de Junho, na Nazaré e já são conhecidas as equipas que passaram aos oitavos-de-final. A competir pelo título de Campeão da Europa estarão os melhores clubes europeus de futebol de praia, com equipas masculinos e femininas. Depois do último jogo do dia, realizou-se o sorteio que ditou os encontros para a próxima ronda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médicos terminaram a especialidade já este ano com notas a atingir os 19,8 valores
Centro Hospitalar de Leiria forma 15 médicos internos com classificações de excelência
Os médicos internos da formação especializada do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) têm conquistado notas excelentes nos exames de especialidade, com valores a atingir a 19,8, e uma média de 19,4 valores dos 15 internos que se sujeitaram a exame na primeira época de 2018. O CHL é uma instituição com idoneidade formativa de longa data. Em 2005 contava apenas com 24 internos, mas são já centenas os formandos que por aqui passaram: só entre 2015 e 2018 o CHL recebeu 150 médicos internos do ano comum, e 81 médicos da formação especializada (cujo internato dura em média 5 anos), tendo à data um total de 116 médicos internos da formação especializada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de junho
Cidade das Crianças vai nascer no Cartaxo
A Câmara Municipal em parceria com empresas, associações, comerciantes e coletividades, vai voltar a fazer nascer uma pequena cidade no centro do Cartaxo. Das 10h00 às 19h00 as crianças e jovens são os convidados de honra desta cidade onde a alegria e a imaginação vão andar à solta e são as únicas obrigações a cumprir pelos pequenos habitantes. Não vale apena ficar espantado se no próximo dia 2 de junho, sábado, encontrar pequenas crianças a salvar gente em perigo, ainda que imaginário, carros de polícia com condutores que não chegam aos pedais, minúsculos ourives a fazer joias valiosíssimas, futebolistas em ascensão, cientistas a inventar a salvação do mundo ou artistas plásticos baixinhos, mas cheios de talento – porque tudo é possível num dia em que as crianças tomam conta da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Celebrações do Dia Internacional dos Museus movimentam mais de um milhar de visitantes
O Município de Alcobaça organizou durante três dias, de 18 a 20 de maio, um vasto programa de comemorações enquadradas no Dia Internacional dos Museus e no seu mote principal: Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O conjunto das atividades programadas envolveu e dinamizou mais de 1000 visitantes que puderam apreciar a riqueza do património não apenas museológico como também industrial do concelho, com destaque para a masterclass dedicada aos vidrados industriais no Museu Raul da Bernarda e para o colóquio sobre a Chita de Alcobaça no auditório da Biblioteca Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PCP promete lutar contra a decisão da CP de suprimir comboios inter-regionais
CP suprime ligações inter-regionais directas entre Caldas da Rainha e Coimbra
Perante a possível decisão da CP de suprimir as ligações inter-regionais directas, entre as Caldas da Rainha e Coimbra já a partir de 1 de Junho, a Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP expressa, em comunicado, a sua “frontal oposição a tal decisão que a ser concretizada representaria um grave passo no sentido da degradação da Linha do Oeste e seria o corolário da dramática falta de composições a diesel na Linha do Oeste, que tem levado a CP a suprimir diariamente, desde Janeiro de 2017, diversos comboios e a substituir estes por ligações em autocarro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Festas do Império do Divino Espírito Santo
de Alenquer encerram este fim de semana
O fim de semana de Pentecostes marca como é tradição o encerramento das Festas do Império do Divino Espírito Santo em Alenquer, que vão decorrer entre sexta-feira 18 de maio e domingo 20 de maio. As origens do Culto do Espírito Santo em Alenquer, desde o século XIV e o seu percurso até à atualidade, já estão patentes numa série de painéis ao longo da calçada Francisco Carmo (a calçadinha para os alenquerenses).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2º- aniversário
Bombarral comemora adesão ao movimento “Cidade dos Afetos”
A cerimónia de adesão do Município do Bombarral ao movimento “Cidade dos Afetos” teve lugar no dia 19 de maio de 2016, nos Claustros do Palácio. Iniciado pelas Câmaras Municipais do Barreiro e de Caldas da Rainha e pelas Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio e Zé Povinho, este movimento pretende mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e estilos de vida saudáveis. A comemoração da adesão do Bombarral ao movimento “Cidade dos Afetos” terá lugar de 18 a 22 de maio, com várias actividades
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18, 19, 20 e 21 de maio
União de Freguesias comemora 34º Aniversário da Elevação de Pataias a Vila
O Executivo da União das Freguesias de Pataias e Martingança comemora o 34º Aniversário da Elevação de Pataias a Vila, nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio de 2018, no Largo do Cruzeiro, em Pataias. Do cartaz consta uma Feira do Livro, Exposições, Tasquinhas das Associações, o XV Encontro de Colecionismo Carlos Salvador (19 de maio), o XII Passeio Pedestre (20 de maio) e a inauguração do Parque de Lazer, junto às piscinas, com Burricada – Passeio de Burros, exercícios de máquinas de fitness, animação para as crianças e Eletronic Jam Sessions.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Novo plano de sinalização altera circulação rodoviária nas ruas junto ao Hospital da CUF
A implementação do novo plano de sinalização que vai alterar a circulação rodoviária na envolvente do Hospital da CUF, em Santarém, está agendada para o próximo domingo, dia 20 de maio, ao início da manhã, por forma a minimizar eventuais transtornos na circulação rodoviária. A circulação passa a ser realizada em sentido único, na rua Zeferino Silva, no sentido descendente, e na rua de Moçambique, no sentido ascendente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria
Ministério da Educação reúne com as CPCJ
do Distrito de Leiria
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria irá realizar esta sexta-feira, dia 18 de maio de 2018, em Leiria, no auditório do m|i|mo, o encontro de representantes do Ministério da Educação com as CPCJ do distrito de Leiria, subordinado ao tema "O papel do professor/educador como membro da CPCJ", com o apoio do Município de Leiria e da Comissão Nacional de Proteçãod de Crianças e Jovens. Este Encontro contará com a presença de Teresa Espírito Santo, da Equipa Técnica da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e encerrará com uma atividade cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros
Deputados do PS eleitos por Leiria fazem balanço positivo do mandato
Os deputados do PS – Partido Socialista eleitos por Leiria, António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros fizeram no dia 14 de maio, em conferência de imprensa, o balanço da sua actividade como deputados na primeira metade da legislatura e a apresentação das prioridades para a 2ª fase do mandato que terminará em Outubro de 2019. Educação, Saúde, Infraestruturas, Ambiente e Cultura foram os temas mais abordados, com a Linha do Oeste, o Aeroporto de Monte Real, a requalificação do IC8 e do IC2, IP6 e a necessidade de colocar mais meios humanos nos centros de saúde em principal destaque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 25 e 26 de maio
Festival Internacional de Magia leva a magia
e o ilusionismo à Benedita
A vila da Benedita será pela 4ª vez consecutiva o local escolhido para a realização do Festival Internacional de Magia, um dos mais importantes eventos nacionais dedicados ao ilusionismo. A programação do Benedita Mágica distribui-se pelo Centro Cultural Gonçalves Sapinho e pela Praça Damasceno de Campos, nos dias 25 e 26 de maio, trazendo à freguesia do concelho de Alcobaça alguns dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais nas artes da ilusão. Destaque para a presença de nomes como David Sousa, Francisco Mousinho e Solange Kardinaly (Portugal), Hugo Maximiliano (Espanha), Juan Mayoral (Espanha), Mago Ruben (Espanha), Zheng Huang (China) e Jahn Gallo (Suécia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Fernanda Mateus
PCP promove 12º Jantar Comemorativo da Comissão de Freguesia da Benedita
O Partido Comunista Português realiza o 12º Jantar Comemorativo da Comissão de Freguesia da Benedita no sábado, dia 19 de maio, a partir das 20 horas, no restaurante O Paraíso. O orador convidado è Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Marques apresentou a “Triste Vida a de Moisés Jacinto”
Escritor do Bombarral publica primeiro livro
aos 93 anos
O bombarralense António Marques apresentou, aos 93 anos, o seu primeiro romance, intitulado “Triste Vida a de Moisés Jacinto”. A apresentação teve lugar no sábado, dia 5 de maio de 2018, no Auditório Municipal do Bombarral, e ocorreu perante uma plateia composta por familiares e muitos amigos do autor, que não quiseram deixar de marcar presença neste momento tão especial. Ao presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, coube fazer a abertura da sessão, tendo afirmado ser uma “enorme honra e um prazer imenso presenciar a apresentação pública da obra do senhor António Marques”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Mariano Gago homenageado em Leiria
IPL comemora o Dia Nacional dos Cientistas
na conferência ‘Os caminhos do conhecimento’
Leiria foi a cidade eleita pela Agência Ciência Viva para a comemoração nacional do Dia Nacional dos Cientistas, que se assinala no dia 16 de maio, quarta-feira, às 9h30, no Teatro José Lúcio da Silva. O Politécnico de Leiria participa no evento, que visa celebrar e reconhecer o papel dos cientistas na sociedade portuguesa, com a conferência “Os Caminhos do Conhecimento, o legado de José Mariano Gago”, que reúne investigadores, artistas, empresários, políticos, professores e estudantes para um debate sobre o conhecimento para um futuro comum.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Jovem detido pela GNR em flagrante no Couto
a vender moto 4 furtada em Alfeizerão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 18 de maio, em flagrante delito, na localidade de Couto – Caldas da Rainha, um homem de 21 anos, por furto de veículo e recetação de material furtado. No âmbito de uma investigação por furto de veículos, que decorria há cerca de dois meses, os militares surpreenderam o suspeito a tentar vender uma moto 4, que tinha furtado em Alfeizerão, no mês de abril deste ano. No decorrer das diligências foi realizada uma busca num armazém, tendo sido recuperadas peças de veículos furtados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 a 20 de maio
Principais livrarias e alfarrabistas da região levam livros, animação e Cultura à Batalha
A 17ª edição da Feira do Livro da Batalha, realiza-se de 17 a 20 de maio, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha. A iniciativa conta com a participação das principais livrarias da região que a que se juntam alfarrabistas. À venda e com descontos significativos, podendo mesmo chegar aos 50%, estará uma vasta seleção de publicações para todos os leitores, incluindo os géneros infantil, romance e temas da atualidade e em áreas de conhecimento distintas como a Economia, a História, a Geografia e a Filosofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Piscinas da Maceira vão abrir ao público
na próxima segunda-feira
As Piscinas Municipais da Maceira vão voltar a abrir ao público na próxima segunda-feira, dia 28 de maio, numa cerimónia agendada para as 16 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul castro. Refira-se que esta infraestrutura foi alvo de obras de melhoramento, num investimento de cerca de 150 mil euros, que contemplou, nomeadamente, a instalação de bombas circuladoras, instalação de 15 painéis fotovoltaicos, Com uma nova imagem, a gestão das piscinas passará para responsabilidade da Junta de Freguesia da Maceira, de acordo com contrato de cedência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Exposição “100 anos de Carvão na Batalha” distinguida nos prémios nacionais da APOM
A Exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, patente no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha conquistou uma Menção Honrosa nos Prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, atribuídos no Museu dos Coches, em Lisboa. A concretização da mostra, inaugurada em 2015, envolveu um grupo heterogéneo de pessoas e instituições, que aborda uma atividade de manifesta importância como a exploração carbonífera que marcou fortemente a economia regional na primeira metade do século XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reflorestar Tomar
Projeto de reflorestação ganha Orçamento Participativo Jovem de Tomar
Reflorestar Tomar - Atividades de sensibilização e de reflorestação das áreas afetadas pelos fogos, utilizando espécies autóctones foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem para 2018, cujos resultados finais foram apresentados no dia 28 de maio, na reunião de Câmara. As preocupações com o meio ambiente e com o bem-estar dos animais estiveram no centro das preocupações dos 284 jovens votantes tomarenses que, curiosamente, o fizeram de forma esmagadora nas assembleias de voto e não pela internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de cerca de 200 mil euros
Espaço de restauração da Marinha Grande reabre no Jardim Luís de Camões
Reabriu, no dia 30 de maio, o estabelecimento de restauração e bebidas do Jardim Luís de Camões, situado na Avenida D. Dinis, no Centro Tradicional da Marinha Grande. O edifício municipal foi alvo de requalificação por parte da Câmara, através de um investimento de cerca de 200 mil euros e vai agora ser gerido pela empresa a quem foi adjudicada a sua exploração. A obra visou a adequação deste espaço às normas legais e regulamentares de salubridade e segurança contra risco de incêndio, correção de deficiências físicas e funcionais de utilização, renovação das infraestruturas, materiais de revestimento e arranjos exteriores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos 650 anos da morte de D. Pedro
Museu de Leiria recebe peça “Pedro e Inês – Uma história de amor”
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e a Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês comemoram os 650 anos da morte de D. Pedro, com uma peça de teatro inclusiva, seguida de debate, na tarde do dia 29 de maio, no Museu de Leiria. Muitos portugueses têm uma escolha limitada de espetáculos, porque não veem, não ouvem, têm mobilidade condicionada ou dificuldades de compreensão. Para estes cidadãos esta é a oportunidade de serem protagonistas culturais nas artes performativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa foi promovida pela Conferência Vicentina S. Salvador do Mundo, do Bombarral
Pastelaria “Arcadas do Jardim” vence concurso “Doce Vicentino”
A pastelaria “Arcadas do Jardim”, concelho de Peniche, venceu o concurso de criação do “Doce Vicentino”, promovido pela Conferência Vicentina S. Salvador do Mundo, do Bombarral. A apresentação do doce vencedor, escolhido entre os seis que se apresentaram a concurso, aconteceu no dia 19 de maio de 2018, no Auditório Municipal do Bombarral. A difícil tarefa de escolher o bolo que irá ter a “missão” de representar as Conferências de São Vicente de Paulo coube a Catarina Saraiva (Atelier do Doce - Alfeizerão), Paulo Santos (Forno do Beco - Caldas da Rainha) e Nuno Correia (Fábrica Côroa (pastel de feijão) - Torres Vedras).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 10 de junho
Tomar recebe espetáculo de vídeoarte
Flux Tomar - Rota de Luz
Flux Tomar – Rota de Luz tem início esta quarta-feira e prolonga-se até domingo. Este festival de luz e videoarte ilumina locais emblemáticos da cidade templária, uma iniciativa do Município de Tomar e do Turismo Centro de Portugal, produzida pelo ateliê OCUBO. De 7 a 10 de junho, entre as 21h30 e as 0 h, os visitantes são convidados a integrar um percurso imersivo multimédia e a assistir a criações artísticas de luz e vídeo. As projeções no Complexo Industrial da Levada, na Igreja de S. João Baptista e no Convento de Cristo contam histórias sobre a riqueza patrimonial de Tomar, tendo a luz como matéria-prima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 de maio
Secretário de Estado das Autarquias inaugura Feira de Maio de Azambuja
É já nesta quinta-feira, dia 24 de maio, que arranca a edição 2018 da Feira de Maio de Azambuja. A inauguração oficial do certame contará com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, como convidado de honra, e terá lugar na Praça do Município, com início às 17h. Na sequência da cerimónia decorrerá a abertura dos Pavilhões do Artesanato e das Atividades Económicas e do espaço gastronómico “Praça das Freguesias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Linha do Oeste, Lagoa de Óbidos e Pinhal de Leiria na agenda do deputado do PCP
Bruno Dias testemunha chegada de comboio
da Linha do Oeste com 1h20 de atraso
No dia 28 de maio, segunda-feira, uma Delegação do PCP integrada pelo deputado Bruno Dias e dirigentes regionais do PCP, visitou os concelhos de Caldas da Rainha e Marinha Grande. A visita começou com um encontro com a Comissão de Utentes da Linha do Oeste e com utentes desta linha. A delegação do PCP constatou uma vez mais os inúmeros problemas com que se confrontam os utentes deste serviço público e foi informada que nesse dia uma delegação da Comissão de Utentes entregava na Assembleia da República uma petição com mais de 6400 assinaturas exigindo ao Governo a modernização e requalificação da Linha do Oeste, substituição ou manutenção do material circulante e a modernização da via.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Falta 1 mês para o arranque do Santa Cruz Ocean Spirit
Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa a Santa Cruz de 20 a 29 de julho
O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas está de regresso a Santa Cruz de 20 a 29 de julho, trazendo consigo novidades quanto ao seu formato, mas continuando a salvaguardar aquilo que está na sua génese: os desportos de ondas. Esta é já a 12.ª edição deste festival e arranca de hoje a um mês. Consigo promete trazer cerca de 250 participantes que irão representar 15 seleções nas três modalidades lhe dão forma: surf, bodyboard e longboard. O destaque vai para a seleção portuguesa, que se sagrou campeã europeia em Marrocos, em 2016, nos escalões sub-14, sub-16, sub-18 e sub-18 feminino, tendo recebido ainda o título por seleções, assim como para a presença das seleções francesa, espanhola e marroquina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apreensão de haxixe, cannabis, cocaína e MDMA
GNR detém 6 homens em Peniche em operação de prevenção da criminalidade
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, no dia 17 de junho, na sequência de uma operação de prevenção da criminalidade, deteve seis homens, entre os 18 e os 50 anos, no concelho de Peniche, dos quais três por tráfico de estupefacientes, dois por condução de veículo com taxa crime de álcool no sangue e um por posse de arma proibida. Na operação, para além dos detidos, foram ainda identificados quatro indivíduos por consumo de estupefacientes e apreendido 237 doses de haxixe; 32 doses de cannabis; três doses de cocaína; três doses de MDMA; uma arma proibida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Embarque à descoberta do oceano com o Oceanário de Lisboa”
Praia de Paredes recebe o Vaivém Oceanário a 25 de junho
De 25 de junho a 1 de julho, o Vaivém Oceanário vai estar na praia de Paredes, em Alcobaça. O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa, convida os professores, os alunos e o público em geral a compreender como o oceano nos influencia, o nosso impacto no oceano e qual e o nosso papel na sua conservação, através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas. O Vaivém tem como objetivo envolver de forma ativa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma verba de 25 mil euros
Apresentação de propostas para o Orçamento Participativo da Nazaré já começou
Teve início, no dia 18 de junho, o período para os munícipes apresentarem as suas propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018 da Nazaré, um instrumento de grande relevância na estratégia governativa da Câmara Municipal. Em 2016, o projeto vencedor contemplou parte do valor necessário para a execução da expansão do Canil Municipal, e em 2017 o projeto vencedor contemplou a Reabilitação das instalações da Associação Beneficente Valadense. Este ano, com uma verba de 25 mil euros, o Orçamento Participativo irá concretizar mais um projeto indicado pela sociedade civil, e que tem como finalidade o aumento da qualidade de vida no Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na 130ª sessão no Parlamento Europeu
Presidente da Câmara da Batalha participa
no Comité Europeu das Regiões em Bruxelas
O presidente da Câmara Municipal da Batalha integra a representação nacional à próxima reunião plenária do Comité Europeu das Regiões, a também designada Assembleia da União Europeia (UE) dos representantes regionais e locais, que realiza a 130ª sessão nos próximos dias 4 e 5 de julho, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Em agenda, no primeiro dia, representantes das associações nacionais de autoridades locais e regionais debaterão com os membros do Comité das Regiões (CR) sobre o futuro da Europa. O Sr. Gernot Blümel, ministro federal da Chancelaria Federal para a UE, Artes, Cultura e Media discutirá as prioridades da Presidência Austríaca do Conselho da União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclo de concertos gratuitos ao ar livre
12ª edição das Tocatas de Verão vai decorrer
de 27 de junho a 7 de julho no Cadaval
A 12ª edição das Tocatas de Verão, ciclo de concertos gratuitos ao ar livre, vai decorrer de 27 de junho a 7 de julho, pelas 21h30, no auditório externo da Câmara Municipal do Cadaval, numa parceria do Município com a Associação Filarmónica e Cultural do Concelho do Cadaval. Participam a Banda e a Orquestra Juvenil da Escola de Música da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, Grupo de Acordeões da Musiforma, Grupo Vilar a Cantar e Grupo Coral do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleias participativas vão debater as propostas
Alunos do 1º Ciclo do Cartaxo e Pontével votam Orçamento Participativo Escolar 2018
Nas assembleias participativas do Orçamento Participativo Escolar 2018, que vão decorrer no Cartaxo e em Pontével, os alunos do 1.º Ciclo vão apresentar projetos e votar as propostas de cada escola. Nas assembleias participativas que vão decorrer no Cartaxo e em Pontével, nos dias 18 e 19 de junho, segunda e terça-feira, respetivamente, vai haver muito espaço para o debate democrático. Os alunos estão prontos para apresentar as suas ideias e têm tudo pensado para garantir que os colegas lhes vão dar os votos que precisam para verem o seu projeto vencer o Orçamento Participativo Escolar 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa Turismo de Portugal
Portugal promove-se em Nova Iorque
com as Ondas da Nazaré
O Turismo de Portugal vai lançar uma campanha promocional na Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde faz uma grande referência às ondas da Nazaré. A iniciativa, “Onda Digital”, é inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa, esta sexta-feira, dia 15 de junho, às 10h locais, contando com as presenças de vários convidados, entre os quais o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, assim como dos surfistas que figuram no Guinness World Records, com as maiores ondas algumas surfadas no mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PEV quer retirada de coberturas com amianto na Escola Básica 2/3 D. Dinis
A deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação sobre a quebra de parte de uma das coberturas nos blocos de aulas, da Escola Básica 2/3 D. Dinis, em Leiria, ficando esta estrutura mais deteriorada e, eventualmente, com risco de libertação de partículas de amianto. Na sua Pergunta, Heloísa Apolónia recorda que em 2015, os alunos da Escola Básica 2/3 D. Dinis, em Leiria, e as respetivas famílias fecharam a escola a cadeado, numa ação de protesto, pela demora na requalificação do pavilhão gimnodesportivo, cuja cobertura era composta por placas de fibrocimento contendo amianto, e pretendiam uma intervenção da tutela para a sua remoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR apreende 1 811 artigos contrafeitos
na Praia do Pedrogão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, identificou, dia 24 de junho, na sequência de uma operação de fiscalização a recintos de venda ambulante, dez homens, entre os 18 e os 71 anos, e instaurou catorze processos crime por venda, circulação ou ocultação de produtos ou artigos contrafeitos, no concelho de Monte Redondo. Na operação, realizada no mercado semanal do Levante, no Pedrogão, foram apreendidos 1 811 artigos, cujo valor ascende a 24 638 euros, nomeadamente, 1 476 artigos de vestuário; 235 pares de sapatilhas; 46 relógios; 28 óculos; 14 artigos de marroquinaria; dez perfumes e dois conjuntos de fios e brincos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo presidente da concelhia do CDS-PP
Nélson Plácido promete “oposição responsável e ponderada” do CDS em Alcobaça
Nélson Plácido, ex-candidato à junta de freguesia de Évora de Alcobaça, foi o escolhido pelos militantes do CDS-PP em Alcobaça para ser o novo líder da concelhia, nas eleições de 16 de junho. A acompanhar Nélson Plácido na lista única para para a direcção da comissão política concelhia estão Mário Gonçalves e Pedro Cintra e para a mesa do plenário Ricardo Vigário e António Querido. As eleições para a Assembleia da República e para o Parlamento Europeu estão entre as principais preocupações da nova direcção concelhia do CDS para os próximos dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rita Guerra apresenta espetáculo “Acústico”
na Benedita
Rita Guerra regressa, em julho, ao concelho de Alcobaça para apresentar o seu novo espetáculo “Acústico”, um formato mais intimista em trio - Rita Guerra, piano e voz, Gonçalo Santos, percussão e Marco Reis na Guitarra. O concerto está previsto para sexta-feira, dia 20 de julho, pelas 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Benedita (Alcobaça). A artista neste espetáculo percorre as histórias e as canções mais emblemáticas da sua carreira, aquela que é unanimemente considerada uma das maiores intérpretes nacionais. À voz única de Rita Guerra, junta-se a mestria dos seus músicos e a interação e cumplicidade com o público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
CIMRL reúne no Castelo de Porto de Mós
A sessão ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria terá lugar esta sexta-feira, dia 6 de julho, no Castelo de Porto de Mós, pelas 10h00, a convite do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala. Após a realização da reunião de trabalho haverá, ainda, oportunidade para a comitiva conhecer a exposição “Primeira Pedra”, patente nas ruas da vila de Porto de Mós até outubro próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de Mafalda de Taborda Lourenço
PSD da Lourinhã quer copos ecológicos reutilizáveis em todas as festas da freguesia
A bancada do PSD na Assembleia da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, pela mão da sua coordenadora, Mafalda de Taborda Lourenço fez chegar à Mesa e ao Executivo uma proposta de recomendação que visa generalizar a disponibilização gratuita de copos ecológicos reutilizáveis em todas as festas, festivais e eventos da freguesia. A autarca considera que "o concelho da Lourinhã, com 12 km de costa atlântica, tem que ter uma especial e redobrada preocupação com boas práticas ambientais, sendo exigível a todas as autarquias que desenvolvam ações e implementem medidas e parcerias que reflitam a preocupação de todos com o ambiente e que posam geram poupanças de recursos."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Serra D’El- Rei celebra Elevação a Vila com exposição sobre Amores de D. Pedro e D. Inês
A Serra D’El-Rei registou uma forte mobilização com cidadãos, amigos e visitantes que participaram nas comemorações do Aniversário de Elevação à categoria de Vila.Em terra conhecida pelos Amores de D. Pedro e Inês de Castro (Exposição a decorrer no Museu de Serra D’El-Rei, D.Pedro I), as festividades começaram com a marcante iniciativa sobre os os Ofícios Medievais no período compreendido entre o século 11/14. À tarde, o destaque foi para a Abertura da Exposição de Fotografia de Amália Rodrigues(no dia da passagem do 98º aniversário do seu nascimento). Esta Exposição está patente ao público nos meses de julho e agosto no Museu local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Análise ao tráfego permite identificar onde param mais as viaturas na A1
Automobilistas da A1 utilizam mais a estação
de serviço de Aveiras e menos a de Leiria
A A1 é a maior autoestrada nacional, fazendo a ligação entre as duas principais cidades do nosso país, Lisboa e Porto, o que a torna uma das mais importantes vias nacionais. Por isso, é uma das que maior tráfego contabiliza diariamente - de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), são vários os sublanços com um tráfego médio diário a rondar as 100 mil viaturas -, dispondo de seis zonas com estações de serviço. Foi para a hora de abastecer que a PSE – Produtos e Serviços de Estatística decidiu olhar, numa tentativa de identificar, nesta Fórmula A1, qual a estação de serviço que mais condutores leva às ‘boxes’.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Euro Beach Soccer League
Noruega, Sérvia, Bulgária, Portugal e Espanha são as vencedoras do 1º dia do EBCL na Nazaré
Noruega, Sérvia, Bulgária, Portugal e Espanha entram a ganhar na Euro Beach Soccer League (EBCL). Onze equipas estão em competição nesta importante jornada de seleções, que se discute no Estádio do Viveiro, na Praia da Nazaré, até domingo, 8 de julho. Portugal já tem assegurada a sua presença na Super Final, que terá lugar na Sardenha, Itália. Do primeiro dia de competição, destaque para as vitórias alcançadas pelas equipas da Noruega, Sérvia, Bulgária, Portugal e Espanha sobre os seus adversários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11.ª edição da Frota Solidária da Fundação Montepio
Fundação Montepio entrega viatura adaptada
à Santa Casa da Misericórdia de Leiria
A Santa Casa da Misericórdia de Leiria foi uma das 21 instituições que receberam esta quarta-feira, 4 de Julho, uma viatura especialmente adaptada às suas necessidades, no âmbito da 11.ª edição da Frota Solidária da Fundação Montepio. A cerimónia de entrega da Frota, que reuniu instituições de solidariedade social de Portugal Continental e Ilhas, decorreu em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, e contou com a presença do presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, António Tomás Correia, e do vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Feliciano Gaspar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Professor Saul António Gomes orienta Roteiro Leiria Judaica
O Professor Saul António Gomes, investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, será o guia, este sábado, 7 de Julho, entre as 10h30 e as 12h30, do Roteiro Leiria Judaica, que terá como ponto de encontro o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia. O limite máximo é de 50 participantes. A actividade é gratuita, tendo como público-alvo: todos os públicos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“PS em Movimento”
Maria da Luz Rosinha e Ana Pinho participam em colóquio do PS na Lourinhã
Integrada no périplo “PS em Movimento” por todo o País, a Federação Regional do Oeste do Partido Socialista promoveu, no dia 29 de Junho, na Lourinhã, um colóquio com a presença da deputada Maria da Luz Rosinha, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e de Ana Pinho, secretária de Estado das Habitação. A sessão contou ainda com as presenças do presidente da Federação Regional do Oeste do PS, Carlos Bernardes e do presidente da JS da Lourinhã, Brian Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por medida cautelar
GNR apreende quatro armas em Pombal por suspeita de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Pombal, no dia 2 de julho, identificou um homem com 56 anos, por suspeita de crime de violência doméstica, no concelho de Pombal. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica, exercida pelo suspeito sobre a sua esposa e filha, através de supostas agressões físicas e ameaças, os militares apreenderam, por medida cautelar, três espingardas, uma carabina e várias munições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comendador radicado em França
Câmara da Batalha decreta três dias de luto municipal pelo falecimento de Batista de Matos
A Câmara Municipal da Batalha decretou três dias de luto municipal pelo falecimento súbito, este domingo, dia 1 de Julho,, do Comendador José Batista de Matos. Natural de Alcanadas – Concelho da Batalha, José Batista de Matos era um dos emigrantes lusos mais conhecidos em França, país onde chegou em abril de 1963, instalando-se na cidade de Champigny, nos arredores de Paris. Com 84 anos de idade, José Batista de Matos era considerado um dos rostos da emigração portuguesa, tendo o Museu Nacional da História da Imigração, em Paris, dedicado a este batalhense um espaço com uma imagem que ilustra o momento em que pela mão do agora falecido, foi pendurada uma bandeira vermelha numa grua num protesto contra a manifestação de apoio ao General de Gaulle.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Alcobaça propõe aperitivos a Caminho do Books & Movies
Alcobacense Rosalina Silva traz a macrobiótica à Granja de Cister
A 5ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça realiza-se em outubro, mas o Município tem já preparados alguns aperitivos A Caminho do Books & Movies para aguçar o apetite para o grande encontro de Cultura do concelho de Alcobaça. No dia 7 de julho, pelas 15h, na Granja de Cister, lança o convite para confecionar snacks saudáveis, sem adição de açúcar nem lacticínios, com Rosalina Silva do Instituto Macrobiótico Português (IMP). Rosalina Silva é natural de Alcobaça. Iniciou o seu caminho no estudo da Filosofia Macrobiótica em 2008, e, desde então, aplica esses princípios na sua vida, com a sua família e amigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e Agrocluster dinamizam Bio-Ware
Bóia luminosa biodegradável de pesca noturna vence concurso de bio-ideias de negócio
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo, ao abrigo do projeto Bio-Ware, dinamizaram na região um concurso de ideias de negócio onde desafiaram a comunidade a apresentar ideias empresariais biológicas. Neste que foi o segundo concurso realizado ao abrigo do projeto, os promotores atribuíram o 1.º prémio ao projeto MARLight, que tem como objetivo a produção e comercialização de balizas flutuantes biológicas para a pesca noturna.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do 104º aniversário da criação do Município
Buddha Eden convida munícipes do Bombarral a visitarem de descapotável o jardim budista
No âmbito do 104º aniversário da criação do Município do Bombarral, os munícipes do concelho vão ter oportunidade de visitar gratuitamente o Buddha Éden, podendo deslocar-se até ao maior jardim oriental da Europa de autocarro panorâmico. Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com a Bacalhôa e a Rodoviária do Tejo, entidades que desta forma se associaram à autarquia nas comemorações de mais um aniversário do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Azambuja e Alcoentre
Município de Azambuja reforça verbas
para os Bombeiros Voluntários
Foi assinado, no dia 29 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o aditamento ao Protocolo de criação dos Grupos de Intervenção Permanente, das corporações de Bombeiros de Alcoentre e Azambuja, celebrado entre a Câmara Municipal e as Associações Humanitárias. Este aditamento visa dotar as referidas associações de meios para enfrentar a época de incêndios que nos últimos anos tomou proporções devastadoras. Desta forma, o Município de Azambuja compromete-se a transferir para cada uma das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e de Alcoentre a verba anual de 122.220,00€, repartida em doze mensalidades, mais 2.000,00€, que em 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hotel Travel Report 2018 da momondo
Mais de metade dos portugueses faz férias cá dentro
A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, analisou os dados das pesquisas sobre hotéis e constatou que o alojamento é um dos itens essenciais sempre que pensamos em viajar. De acordo com o primeiro Hotel Travel Report realizado pela momondo.pt cerca de metade dos portugueses prefere o conforto de um hotel às outras opções existentes no mercado, sendo que 51% dos hotéis pesquisados ficam situados em território nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir desta sexta-feira, dia 29 de junho
Assembleia Municipal de Torres Novas vai transmitir sessões em direto via Internet
As sessões da Assembleia Municipal de Torres Novas passam a ser transmitidas online em direto no canal do Youtube do Município de Torres Novas, sendo a primeira reunião a ser transmitida esta sexta-feira, dia 29 de junho, a partir das 21 horas. Esta medida pretende aproximar os eleitos dos cidadãos, possibilitando que estes acompanhem um dos momentos mais importantes da atividade municipal. O acesso a esta transmissão pode ser feito no canal Youtube do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Serra do Socorro
Memórias de Baco no céu de Torres Vedras junta observação astronómica,vinhos e palestra
Memórias de Baco no céu de Torres Vedras é uma sessão de observação astronómica com prova de vinhos e palestra, a ter lugar no dia 23 de junho de 2018, sábado das 21h00 à 01h00, na Serra do Socorro. Esta atividade integra o programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer. Nas noites de verão, período em que amadurecem as uvas que produzirão o saboroso vinho da região, no alto do céu paira a Coroa que o Baco, ébrio de vinho e orgulho por mais uma conquista amorosa, retira da cabeça e lança ao céu, de onde não voltará por interveniência de divindades dispostas a interromper tão imoral devaneio. A palestra será apresentada pelo astrónomo Prof. Máximo Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Taralhoucos dos Asfalto” organizaram a 10ª “Grande Concentração de Motorizadas e Motas Antigas”
Motas antigas passearam pelo Bombarral do Paul até à Delgada
Mais de sete dezenas de motas participaram domingo, dia 10 de junho de 2018, na 10ª “Grande Concentração de Motorizadas e Motas Antigas”, promovida pelos “Taralhoucos dos Asfalto”, dos Baraçais. Apesar das condições climatéricas não terem sido as mais convidativas a realizar um passeio de mota, a adesão à iniciativa foi bastante positiva, acabando mesmo por superar as expectativas da organização. Quem se associou uma vez mais a este evento foi o vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Nuno Vicente, acompanhado da sua Vespa S50, datada de 1968.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a participação dos militares do Distrito de Leiria no conflito
16º Caderno de Estudos Leirienses apresentado em Leiria com a temática da 1ª Grande Guerra
O 16º Caderno de Estudos Leirienses foi apresentado no dia 9 de junho, no Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, tendo como tema “Os militares do Distrito de Leiria na 1ª Grande Guerra, em França e em África”. A apresentação da obra com a chancela da editora Textiverso, contou com a presença de uma centena de pessoas, tendo como oradores o editor Carlos Fernandes, o Professor Saul António Gomes, o coronel Ismael Alves e o major Marto Silva. De referir que Fleming de Oliveira e Zulmira Marques apresentaram dois artigos de fundo sobre o tema da revista e a participação de Alcobaça no conflito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pequena criminalidade tem preocupado autarcas
Município de Alcobaça estuda a instalação
de videovigilância na cidade
O município de Alcobaça está a estudar a possibilidade de instalar um sistema de videovigilância na cidade de Alcobaça. Alguns problemas relacionados com pequenos crimes, ou até mesmo questões de bullying e roubo entre adolescentes, têm levado a que o executivo municipal liderado por Paulo Inácio pondere a instalação de câmaras de vigilância em locais como o centro histórico ou o parque da Cova da Onça. O processo está em fase de estudo e Paulo Inácio pretende ter reunidas as informações para poder apresentar o dossier sobre a matéria à secretária de Estado da Administração Interna, no dia 6 de agosto, durante uma visita ao concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Docente do Politécnico de Leiria tem-se afirmado com investigação na área da biomecânica
Pedro Morouço é o 1º português na direção da International Society of Biomechanics in Sport
Pedro Morouço acaba de ser reeleito para o mandato de 2018/2020 da direção da International Society of Biomechanics in Sport. O docente e investigador do Politécnico de Leiria é o primeiro português a exercer o cargo, contribuindo para colocar Portugal nos lugares cimeiros da investigação mundial em biomecânica do desporto. O investigador foi reeleito depois de ter já ter exercido funções diretivas na sociedade entre 2016 e 2018, e viu agora a relevância do seu trabalho de investigação na área ser reconhecida pelos seus pares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até dia 13 de julho
Loja do Cidadão de Santarém acolhe exposição de fotografia da jovem Rita Valério
A Loja do Cidadão de Santarém acolhe a Exposição de Fotografia de Rita Valério, até dia 13 de julho. Esta exposição, inaugurada no dia 13 de junho, contou com a participação de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, Abílio Mota Ribeiro, secretário da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Manuel Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Rita Valério, autora das fotografias da Exposição e finalista do Curso Profissional de Técnico de Multimédia na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e João Jorge, seu colega de Curso, Luís Filipe Cordeiro, coordenador da Loja do Cidadão de Santarém, docentes da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e familiares de Rita Valério.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AQUApaper de Abrantes
Aventura em canoa está de volta à Albufeira de Castelo do Bode
Percorrer a Albufeira de Castelo do Bode em canoa sob a orientação de um mapa é o desafio que a TAGUS – Associação para ao Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior propõe para o dia 23 de junho. O AQUApaper de Abrantes está de volta e promete “divertir sem poluir” com muitas pistas e jogos a partir da Praia Fluvial de Aldeia do Mato. Num pequeno paraíso de águas límpidas do Zêzere vai acontecer o evento lúdico de canoagem, que articula a metodologia da orientação e dos rallys paper. Descobrir os cantos e recantos de uma das maiores e mais belas albufeiras do país é o desafio da TAGUS em parceria com a ACLAMA – Associação Cultural “Os Amigos de Martinchel”, o Hotel Segredos de Vale Manso e a Cabana do Rio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da antiga Região de Turismo do Centro
Turismo do Centro lamenta desaparecimento
de Joaquim Correia Moniz
É com enorme pesar que a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal lamenta o desaparecimento de Joaquim Correia Moniz, presidente da antiga Região de Turismo do Centro durante dois mandatos, entre 1986 e 1993, que morreu hoje aos 78 anos. O Turismo Centro de Portugal presta uma sentida homenagem de reconhecimento público ao homem que foi o segundo presidente da então Região de Turismo do Centro, cargo que desempenhou com brilhantismo durante sete anos, durante os quais se evidenciou pelo trabalho em prol do desenvolvimento do turismo na região e no país. Na mesma altura, presidiu igualmente ao secretariado das regiões de turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Pavilhão de Macau do Jardim-Horto de Camões recebe concerto dos Tintinnabvlvm
O próximo concerto dos Tintinnabvlvm no Jardim-Horto de vai ter lugar sábado, 23 de junho, às 18 horas. Música do tempo de Camões (e também alguma medieval) vai poder ser apreciada no cenário magnífico do Pavilhão de Macau do Jardim-Horto de Camões em Constância. Os executantes são os jovens que constituem o grupo Tintinnabvlvm, da Associação CICO de Constância com quem a Associação Casa-Memória de Camões tem um protocolo de cooperação no âmbito do desenvolvimento sociocultural local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
GNR detém homem em Fanhais por furto
em residência
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, deteve, no dia 24 de junho, um homem, com 33 anos, por furto em interior de residência, em Fanhais – Nazaré. No seguimento de uma denúncia de cidadãos, sobre um indivíduo a deambular junto a residências na localidade de Fanhais, com características idênticas a um suspeito de no dia anterior ter furtado uma residência naquela localidade, os militares encetaram de imediato diligências no sentido de o localizar. O suspeito ao aperceber-se da presença dos militares tentou fugir, vindo a ser abordado, numa zona de pinhal, camuflado na vegetação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais antiga prova de estrada do país acontece a 23 de setembro
Corrida do Tejo juntou mais de 50 atletas
em Peniche
Mais de 50 corredores juntaram-se ontem, ao final da tarde, numa corrida-treino especialmente preparada pela organização da mítica Corrida do Tejo e do grupo “Peniche a Correr” e que contou ainda com a presença da atleta Ercília Machado. O objetivo foi levar aos penichenses o espírito de convívio da mais antiga prova de estrada do país, que se realiza anualmente em Oeiras e este ano acontece a 23 de setembro. Os participantes puderam ainda ficar a conhecer melhores dicas e conselhos técnicos e físicos para que possam melhorar a sua performance de forma saudável, numa sessão orientada pelo parceiro GFD Running.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modernização Administrativa
Processos de licenciamento de obras já podem ser entregues no portal do Município de Pombal
Já é possível a entrega desmaterializada de pedidos de licenças de obras no Portal do Município de Pombal, opção que vem reforçar o leque de serviços online que a autarquia tem à disposição dos cidadãos no seu sítio na Internet. Esta nova funcionalidade permite a entrega online de pedidos de licenciamento de obras e edificações e é valida para a entrega das peças de arquitetura e das da especialidade dos projetos de obras a licenciar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola de Alcobaça aceitou o desafio da Growithu
Granja de Cister e EPADRC criam projeto
‘Horta Solidária’
O projeto ‘Horta Solidária’ nasceu pela mão da Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça, numa ação integrada na sua atividade de promover circuitos turísticos na região em contexto agrícola, e que decorreu do desafio da Growithu para desenhar uma atividade de voluntariado cujo objetivo final fosse a doação de produto hortícola a pessoas e organizações da região de Alcobaça. Partindo deste desafio, a Granja de Cister em conjunto com a EPADRC - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, deram inicio à coordenação e operacionalização da atividade de construção da Horta Solidária que contou com o apoio de 300 colaboradores do grupo empresarial Marsh & McLennan Portugal que, em regime de voluntariado, montaram a Horta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Vereadores do PS propõem concurso de ideias para rotundas de Alfeizerão e Fervença
Os vereadores do PS Partido Socialista na Câmara de Alcobaça, Cláudia Vicente e César Santos, propuseram na reunião de câmara pública de 14 de junho, ao executivo municipal liderado por Paulo Inácio, um concurso de ideia para embelezar o interior de duas das rotundas do concelho de Alcobaça, a rotunda de acesso à A8, na freguesia de Alfeizerão e a rotunda da Fervença, na freguesia da Maiorga. Na proposta apresentada os vereadores defendem que haja um debate quanto ao objecto ou formas :
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas.
Programa alimentar no Cadaval apoia famílias socioeconomicamente desfavorecidas
Realizou-se, no dia 4 de junho, a segunda sessão da Ação de Acompanhamento “Otimização e Gestão do Orçamento Familiar”, enquadrada no Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas – Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas. O referido programa alimentar está a abranger um total de 90 munícipes do Concelho do Cadaval. A candidatura camarária a este programa alimentar (aprovada em 2017) contempla, para além da distribuição de géneros alimentares a famílias desfavorecidas, um conjunto de ações de acompanhamento, a ter lugar no auditório municipal, onde se insere a mais recentemente realizada, que abordou o tema: “Otimização e Gestão do Orçamento Familiar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curta-Metragem do realizador de Leiria compete em Huesca
Bruno Carnide participa em Festival de Cinema qualificador dos Óscares da Academia
Bruno Carnide, realizador de Leiria, viu a sua última curta-metragem, «Fugiu. Deitou-se. Caí.», selecionada para o Festival Internacional de Cine de Huesca (Espanha) - Festival de Cinema com 46 anos de existência e que é, também, qualificador dos Óscares da Academia norte-americanos. Dos mais de 2.000 filmes em competição, «Fugiu. Deitou-se. Caí.» foi um dos 78 selecionados sendo, também, o único representante português:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala municipal reúne participantes deste programa de Leiria, Caranguejeira, Maceira e Bajouca
Estádio Municipal de Leiria recebe gala
do Viver Activo
O Estádio Municipal de Leiria recebe, no dia 6 de junho, a segunda gala do Viver Activo de 2018, uma iniciativa do Município de Leiria que junta os participantes deste programa de Leiria, Caranguejeira, Maceira e Bajouca. O programa tem início às 15:00, com baile de gala, seguido da cerimónia com entrega de prémios aos utentes galardoados do Viver Activo, às 16h30, e de jantar com noite de fados, às 19 horas. Esta gala serve para reunir, em ambiente festivo, técnicos, funcionários e utentes do programa Viver Activo, que comemora o seu 19.º aniversário, tal como para felicitar os utentes que participaram no programa durante o ano letivo de 2017/2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
Marco Oliveira vence no CEIA Grande Prémio do Concurso de Saltos Nacional A/C
Decorreu nos dias 25,26 e 27 de maio, na pista outdoor do CEIA - Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, o Concurso de Saltos Nacional A/C. Os percursos estiveram a cargo do chefe de pista José Corte Real dos Santos. Com obstáculos colocados a 1.45, o GP, Grande Prémio disputado no domingo contou com a participação de 11 binómios. Contudo, apenas 3 conjuntos disputaram o desempate. Marco Moreira Oliveira na sela de Upercut Kervec venceu a prova em (34.45s.). Gonçalo Ribeiro Pinto com Virtuose des Biches classificou-se em segundo lugar em (34.70s.). O terceiro lugar foi para o conjunto Magda Morgado Soares/Decoltaire T, que fez o percurso do desempate em (35.27s.).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orquestra-escola do Hot Clube de Portugal presente no Jazz em Dia de Festa>
Big Band Júnior homenageia Bernardo Sasseti no aniversário do Centro Cultural do Cartaxo
O Centro Cultural do Cartaxo assinala 13 anos de vida. Para celebrar o aniversário, convidou a Big Band Júnior (BBJ) a trazer ao palco o seu mais recente projeto – um repertório 100% português, constituído essencialmente por temas de Bernardo Sassetti, arranjados para big band por músicos portugueses e complementado por composições e arranjos de outros músicos portugueses. O concerto está marcado para as 21h30 de dia 9 de junho, próximo sábado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Augusto Santos Silva e Ana Paula Vitorino participam em conferência dedicada à proteção da vida marinha
Governo e Politécnico de Leiria assinalam
em Peniche o Dia Mundial dos Oceanos
“Oceanos: sensibilizar para agir, proteger para valorizar” é o mote da conferência que celebra o Dia Mundial dos Oceanos, que decorre sexta-feira, dia 8 de junho, a partir das 9h30, em Peniche, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participam na sessão de abertura da conferência, organizada pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU), em parceria com o Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) e o Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional da Máscara Ibérica
Comitiva brasileira de São Caetano de Odivelas visitou a Nazaré
Uma comitiva liderada pelo Prefeito de São Caetano de Odivelas (Brasil), Mauro Chagas, acompanhado pelos Rei Mumbá, grupo que participou no Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), realizou, no dia 25 de maio, uma visita aos Paços do Concelho da Nazaré, onde foi recebido pelo Presidente da Câmara, Walter Chicharro. O culto a Nossa Senhora da Nazaré e a visita de conhecimento à vila portuguesa para onde se deslocam cada vez mais surfistas (especialmente durante a época de ondas grandes) e turistas brasileiros (é a primeira nacionalidade de visitantes ao Forte da Nazaré e os terceiros aos balcões de informação turística, segundo dados 2018 dos Postos de Turismo locais) foram algumas das razões desta visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Serra D’El-Rei recebe peça de grande dimensão executado pelas Rendilheiras
O espaço público junto ao Fórum da Serra, na Serra D’El-Rei é o primeiro do concelho a receber uma peça de grande dimensão executado pelas Rendilheiras. Uma Renda e 4 Bilros (é com 4 que se inicia o percurso nesta arte) de grande dimensão. Este trabalho foi realizado nos últimos cinco meses pelas mulheres desta vila. Trata-se de uma excelente peça de Arte Urbana. Neste momento os visitantes de Serra D’El-Rei podem ainda ver uma Exposição sobre trabalhos desde o início do século XX nesta freguesia do concelho de Peniche, no novo Museu de D.Pedro I.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 30 de maio
Cadaval recebe 8ª Temporada do Compositor Franz Schubert
A Associação Filarmónica e Cultural do Concelho do Cadaval.promove, de 24 a 30 de maio, a 8ª Temporada do Compositor Franz Schubert, com uma exposição alusiva, com biografia, retratos, gravuras, caricaturas, obras do compositor e projecção de filmes sobre Schubert e, dia 27 às 15h30, a Audição “Músicas e Histórias de Schubert”, com atuações e comentários dos alunos da Escola de Música e da Orquestra Juvenil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Artigos estavam à venda
GNR apreende 400 t-shirts contrafeitas
no mercado semanal de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Porto de Mós, apreendeu esta sexta-feira, dia 25 de maio, 400 t-shirts contrafeitas, no mercado semanal de Porto de Mós. No âmbito de uma operação de policiamento e fiscalização no mercado semanal de Porto de Mós, os militares detetaram e apreenderam as peças de vestuário contrafeitas, as quais estavam expostas para venda, cujo valor total ascendia os 2.000 euros. Foi identificado um homem de 63 anos, detentor da mercadoria, sendo os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 2 de junho
Lourigym traz à Lourinhã mais de 430 ginastas de 13 clubes de todo o País
No dia 2 de junho, a partir das 16h00, o pavilhão José António dos Santos (Hóquei Clube da Lourinhã) é, uma vez mais, o palco privilegiado para a 9.ª edição do sarau de ginástica Lourigym, que promete ser um espetáculo pleno de movimento, ritmo, beleza e cor. De, a iniciativa é organizada pelo Município da Lourinhã, em colaboração com Luís Morais (ex-ginasta), trazendo mais de 430 ginastas de 13 clubes de todo o país, com várias exibições e esquemas gímnicos. Da dança contemporânea, à ginástica rítmica, passando pelo tumbling e pelos saltos de mini trampolim, o evento promete a aliança entre a vertente performativa e as componentes atlética e de movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professor do Instituto Politécnico de Leiria
Paulo Almeida recebe medalha de mérito educativo do Município das Caldas da Rainha
O Município das Caldas da Rainha distinguiu o professor Paulo Almeida com a Medalha Municipal de Mérito Educativo no Dia do Município. O diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria foi distinguido por unanimidade com o galardão do município que distingue as personalidades ou entidades que se distinguem nos vários campos de atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural e de Congressos
Caldas da Rainha recebe este sábado o anúncio dos prémios World Press Cartoon
O World Press Cartoon, o maior evento de desenho de humor na imprensa internacional, está de novo nas Caldas da Rainha. O salão de projecção mundial que todos os anos selecciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo, abre agora, também, as suas portas às publicações online. O anúncio dos prémios terá lugar no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 2 de Junho, às 21h30, num espectáculo de música e humor que conta com a presença de todos os autores premiados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo dados da Direção-Geral das Autarquias Locais
Câmara de Alcobaça regista prazo médio
de pagamento a fornecedores de 5 dias
De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral das Autarquias Locais), o Município de Alcobaça registou, no 4º trimestre de 2017, um Prazo Médio de Pagamento (PMP) a fornecedores de 5 dias. Deste modo, a autarquia conseguiu reduzir significativamente esta média face aos valores do final de 2016 que se situavam nos 14 dias. No distrito de Leiria, Alcobaça é apenas igualada pela capital distrital o que “reflete todo um trabalho de reequilíbrio orçamental e financeiro realizado nos últimos anos”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Grande Festa da Criança - Oeste Infantil regressa de 5 a 9 de junho à Expotorres
A Grande Festa da Criança - Oeste Infantil regressa de 5 a 9 de junho à Expotorres, em Torres Vedras. “Ambiente e Sustentabilidade: o Mundo nas tuas mãos” é o tema desta edição, que reunirá todas as idades num espaço de diversão e muitas surpresas! Com o tema “Ambiente e Sustentabilidade: o Mundo nas tuas mãos”, esta edição do Oeste Infantil coloca nas mãos das crianças o sentido de responsabilização pelo papel que têm na sustentabilidade do planeta, através da consciencialização para a mudança de comportamentos, valores e atitudes indutores de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centenário do nascimento de Manuel Vieira Natividade
Deputada Margarida Marques apela à abertura da Casa-Museu Vieira Natividade
No ano em que se comemora o primeiro centenário da morte de Manuel Vieira Natividade (1918/2018), a deputada do PS Margarida Marques perguntou ao Ministério da Cultura quando irá abrir a Casa-Museu Vieira Natividade, em Alcobaça, dado que há 26 anos que o Estado português assumiu a responsabilidade da sua abertura ao público. A socialista eleita pelo círculo de Leiria recordou a importância de Manuel Vieira Natividade, “um dos mais notáveis homens da ciência e da cultura de Alcobaça, na transição do século XIX para o século XX”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diana Santos e Joel Oliveira foram os vencedores
Câmara Municipal de Alcobaça entrega prémios do Photo Paper
Realizou-se no dia 14 de maio, durante a reunião de câmara pública, a entrega dos prémios às três melhores equipas classificadas no concurso de Photo Paper, inserido nas comemorações do 25 de Abril. Os vencedores da competição foram Diana Santos e Joel Oliveira (Equipa11), seguidos de Mariana Pedroso, Inês Pedroso e Pedro Almeida (Equipa3) e Paula Santos e Isabel Silva (Equipa 12). O vereador do Desporto João Santos destacou a "grande adesão a esta prova, que nos motiva para continuar a criar novas oportunidades de dinamização da comunidade através de atividades com uma forte componente desportiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
Nazaré Beach Soccer Cup traz centenas de jogadores internacionais à Praia da Nazaré
O pontapé de saída do Nazaré Beach Soccer Cup dar-se-á já esta sexta-feira, 25 de maio, prolongando-se até domingo. A competição juntará centenas jogadores internacionais, alguns dos quais campeões mundiais, como Bruno Xavier, Peremitin, Krash, Shishin, Datinha, ou Mauricinho. O Estádio do Viveiro da Praia da Nazaré vai ser o palco de uma enorme exibição de talentos, com equipas de topo e jogadores bem conhecidos do público: Stankovic or Palmacci (Catania), Ozu, Llorenç and Ott (Falfala Kfar Qassem), Rafinha and Borsuk (Artur Music), Gori and Ramacciotti (Viareggio), e muitos mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assumindo a vice-presidência
Luís Castelhano eleito para a Associação Nacional de Assembleias Municipais
A Câmara Municipal de Alcobaça felicita Luís Félix Castelhano, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, pela sua eleição para o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, cujo 1º congresso decorreu este sábado, 19 de maio, em Mafra. Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, “é uma honra para o concelho de Alcobaça a presença do presidente da Assembleia Municipal neste órgão nacional. Luís Félix Castelhano dará seguramente o seu melhor contributo com a solenidade e retidão com que preside às assembleias locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição do CityHack decorre de 2 e 3 de junho
Maratona tecnológica de 24 horas Hackaton regressa a Tomar
A segunda edição do CityHack, projeto promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pelo Município de Tomar, vai decorrer nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Complexo Cultural da Levada, nesta cidade. Trata-se de uma maratona tecnológica de 24 horas — também conhecida por Hackaton — que pretende incentivar os estudantes mais arrojados a criar soluções para desafios reais. O CityHack 2018 destina-se a estudantes de ensino superior, que não tenham medo de um desafio, em que o objetivo é responder a problemas reais e encontrar soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, em áreas como: Saúde e Bem-Estar; Turismo e Cultura; Mobilidade, Eficiência Energética, Economia Local, Associativismo e Ação Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Marinha Grande
GNR prende homem e mulher por furtos em residências de Porto de Mós, Batalha e Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, no dia 17 de maio, deteve uma mulher e um homem, de 47 e 33 anos respetivamente, por furto em interior de residências, na Marinha Grande. No âmbito de uma investigação de furtos qualificados, que decorria há cerca de quatro meses, nos concelhos de Porto de Mós, Batalha e Leiria, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e realizadas cinco buscas domiciliárias e uma busca num estabelecimento comercial, nas localidades de Maceira e Batalha, tendo sido apreendido, nomeadamente, um veículo; 27 peças em ouro; 10 peças em prata; um portátil e oito relógios de marca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém dois homens em Turquel por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e Benedita, deteve, no dia 11 de maio, em flagrante delito, na localidade de Turquel, dois homens de 19 e 40 anos, por tráfico de estupefacientes. Os militares, no decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, abordaram dois ocupantes de um veículo, que adotaram um comportamento suspeito na presença dos militares, tendo estes na sua posse 29 doses de heroína e 11 doses de crack. Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valores dos apoios mantêm-se, à exceção dos Bombeiros Voluntários de Santarém
Município de Santarém assina protocolos com Associações de Bombeiros Voluntários locais
O Município de Santarém assinou, no dia 10 de maio, três protocolos de cooperação com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho, de modo a dar continuidade aos protocolos atualmente em vigor, uma vez que as Associações de Bombeiros Voluntários, conforme disposto no art.º 46.º da Lei de Bases da Proteção Civil, são agentes da proteção civil e parceiros indispensáveis do Município no levantamento, previsão, avaliação e prevenção de riscos coletivos, assumindo a proteção e o socorro de pessoas e bens em perigo quando situações de acidente grave ou catástrofe ocorrem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para residentes distantes do Tribunal
Tribunal de Santarém disponibiliza sistema de videoconferência
O Tribunal Judicial da Comarca de Santarém vem dar conhecimento à população da existência, nos vários Palácios de Justiça dos Núcleos que compõem o Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, de equipamentos de videoconferência que podem ser utilizados sempre que a deslocação ao local do julgamento ou tomada de declarações seja distante ou onerosa. Para o efeito, devem os/as interessados/as requerer nos processos a utilização dessa faculdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Portugal Sou Eu” associa-se ao evento a convite da Câmara Municipal de Benavente
Festival do Arroz Carolino vai decorrer
de 18 a 20 de maio em Benavente
A 2ª Edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas vai decorrer entre os dias 18 e 20 de maio, no parque ribeirinho da vila ribatejana. Já no final desta semana, o “Portugal Sou Eu” vai estar no Festival do Arroz Carolino com um espaço institucional para prestar esclarecimentos às empresas sobre o processo de adesão e oferecer aos visitantes merchandising, com o objetivo de sensibilizar para a importância do programa. Para além do espaço institucional, o “Portugal Sou Eu” também estará presente nos showcookings, através da cedência de equipamento de cozinha da Meireles e com os produtos da Minho Fumeiro, da Loja do Sal e da Quinta dos Olmais, qualificados com o Selo “Portugal Sou Eu”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados do Observador Cetelem Exercício e Alimentação Saudável
Portugueses gastam menos em bens para a prática de exercício do que em medicamentos
85% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem gastam por ano, em média, 146 euros em bens essenciais para a prática de exercício físico, como vestuário ou calçado, o que representa um custo mensal de cerca de 12 euros. Este representa metade do valor gasto pelos portugueses em medicamentos. Apesar se estar a assistir a uma nova vaga de motivação para a prática de exercício físico, parece evidente o desinteresse generalizado da maioria dos portugueses pelo exercício físico, com menos de um terço a afirmarem que praticam exercício físico com regularidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o