Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 180 Director: Mário Lopes Quinta, 27 de Julho de 2017
Eleições legislativas 2015
Coligação Portugal à Frente vence mas perde deputados nos distritos de Leiria e Santarém
A coligação Portugal à Frente venceu as eleições no distrito de Leiria (48,4%), seguido do PS (24,8%), BE (9,7%) e CDU (5,1%). Contudo, a coligação PSD-CDS perdeu um deputado passando de 7 para 6, o PS manteve os três eleitos e o BE recuperou o deputado perdido em 2011. A Coligação PSD-CDS venceu também as eleições no distrito de Santarém (35,8%), seguido do PS (32,9%), BE (10,8%) e CDU (9,6%). Aqui, a coligação PaF perdeu dois deputados, passando de 6 para 4, tendo o PS mantido os três eleitos, a CDU mantido também o seu deputado e o BE recuperado o deputado perdido em 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-candidato à presidência do Automóvel Clube de Portugal
PS apresenta António Raposo de Magalhães como novo apoiante no distrito de Leiria
A cabeça de lista do PS por Leiria, Margarida Marques, visitou na tarde desta quinta-feira, 1 de outubro a cidade de Alcobaça. A candidata fez um balanço da campanha ao Tinta Fresca, realçando “a recetividade muito positiva” com que foi recebida pela população do distrito, o que permite fazer “um balanço muito positivo, que nada tem a ver com os resultados em sondagens ou estudos de opinião.” A campanha no distrito de Leiria termina esta tarde com uma caravana que percorrerá todos os concelhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia disponibiliza verba de 30 mil euros
Orçamento Participativo da Batalha espera propostas até 15 de novembro
Começou no dia 12 de outubro, o período de recolha de propostas dos batalhenses para o Orçamento Participativo de 2016. O executivo municipal da Batalha deixou afeta uma verba de 30 mil euros, para o projeto mais votado pelos munícipes. Recorde-se que no ano anterior a proposta mais votada foi a da requalificação da antiga Escola António Cândido da Encarnação, mais concretamente a substituição de toda a caixilharia de madeira, que venceu com 692 votos de um total de 1244. Para Paulo Batista Santos, este processo “estimula os munícipes a serem mais ativos e participativos nas decisões do concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições são a 31 de Outubro
Rui Rocha anuncia candidatura à presidência
da Distrital de Leiria do PSD
Rui Rocha, presidente da Câmara Municipal de Ansião, anunciou, no dia 27 de outubro, em Leiria, a candidatura à presidência da Distrital de Leiria do PSD. A Concelhia de Pombal do PSD, uma das maiores do Distrito de Leiria, anunciou já o seu apoio à candidatura do autarca, que já fazia parte da anterior direção presidida por Fernando Costa, às eleições se realizam no próximo sábado, 31 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Participação do Governo nos Acordos Coletivos entre trabalhadores e autarquias declarada inconstitucional
Câmara Municipal do Sobral congratula-se com decisão do Tribunal Constitucional
No dia 7 de outubro, o Tribunal Constitucional declarou inconsti- tucional, através do acórdão 494/2015, a interferência do Governo nos acordos coletivos celebrados entre as autarquias e as estruturas sindicais representantes dos trabalha- dores. Segundo a Câmara de Sobral de Monte Agraço, “uma vez mais, comprovou-se que o atual Governo assume uma atuação de permanente confronto com a lei fundamental do nosso País.” Neste sentido, o poder local pode negociar com os sindicatos a redução dos horários semanais para 35 horas, sem intervenção do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de considerar tratar-se de uma ingerência do Governo
Câmara de Azambuja aprova “IMI familiar”
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou na sua reunião ordinária de 6 de outubro a adesão ao designado “IMI familiar”. Recorde-se que se trata de uma proposta do governo relativa a um imposto que é municipal. O repto foi lançado pela administração central às autarquias de todo o país que, por sua vez, são livres de o aceitar ou não. A Câmara de Azambuja apesar de considerar que se trata de uma ingerência e de mais um fator de redução das receitas municipais, deliberou aderir à medida como forma de alívio da grande carga fiscal com que se debatem as famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo assinado no final do Nazaré Pro 2015
Nazaré vai receber o Mundial de Bodyboard por mais quatro anos
As ondas da Praia do Norte convenceram os atletas de bodyboard e a APB - Association of Professional Bodyboarders, a nova organização mundial do bodyboard, que assinou um compromisso com a Nazaré Qualifica válido para os próximos 4 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco, e que trará o Mundial de Bodyboard, de novo, a este concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Registo online dos utilizadores até 9 de outubro
Votação no Orçamento Participativo de 2015 termina no dia 12 de outubro
A Câmara Municipal da Marinha Grande relembra que o fim do prazo para votar nas propostas selecionadas, no âmbito do Orçamento Participativo de 2015, ocorre no dia 10 de outubro, sábado, pelo que, por essa razão, o mesmo será transferido para o primeiro dia útil seguinte, ou seja, segunda-feira, 12 de outubro. O registo na plataforma eletrónica do Orçamento Participativo deverá, no entanto, efetuar-se até às 23h59 de sexta-feira, dia 9 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal, Leiria e Ourém integram projeto que junta 14 municípios
“Caminhos de Fátima” quer retirar peregrinos das estradas nacionais
São cerca de cinco milhões os peregrinos que, anualmente, visitam o Santuário de Fátima. Muito deles, a maioria portugueses e quase sempre nos meses de maio e outubro, percorrem a pé as estradas que desembocam na Cova da Iria. A menos de dois anos de se assinalar os 100 anos das Aparições e com a visita prevista do Papa Francisco ao Santuário em maio de 2017, o projeto Caminhos de Fátima, apresentado no dia 1 de outubro, pretende estruturar, tornar mais seguro, certificar, interpretar e gerir todas as etapas deste percurso cultural e religioso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Meia centena de apoiantes estiveram presentes no jantar em Alcobaça
CDU aposta em Ana Rita Carvalhais para eleger primeiro deputado no distrito de Leiria
A CDU promoveu como ação de campanha, um jantar com a cabeça de lista por Leiria, Ana Rita Carvalhais, e com Vanda Furtado Marques e João Paulo Delgado, também candidatos, no Casal de Areia, Alcobaça. No jantar que juntou meia centena de apoiantes, Ana Rita Carvalhais apelou ao voto fora dos partidos habitualmente eleitos por Leiria, além de ter apresentado alguns compromissos para o distrito, como a modernização da Linha do Oeste, a construção de um novo hospital na região oeste e a “garantia de que, em dois anos, todos os utentes terão médico de família.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique
Henrique Neto defende reorientação de Portugal para o Atlântico
«Esquecemo-nos de que somos uma nação euro-atlântica, quiseram confinar-nos à geografia da Europa e isso fez de nós um país periférico, foi um erro», assim começou o candidato presidencial Henrique Neto a sua preleção perante uma sala de desenho cheia de alunos da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, em Paço D’Arcos, Oeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia nunca tinha trabalhado nesse sentido
Câmara de Tomar investe 900 euros e obtém meio milhão de euros em reembolso do IVA
O Município de Tomar conseguiu obter do Estado o reembolso de parte do IVA suportado desde 2009, num montante de 504.485,36 EUR. Esta importante receita foi conseguida graças à decisão da presidente da Câmara, Anabela Freitas, de solicitar um esforço acrescido da Divisão Financeira da autarquia, que trabalhou nesse sentido desde finais do ano passado para realizar algo que podia e devia ter sido feito há muito. Em relação aos anos anteriores a 2009, por já se encontrarem caducados, não é possível apurar os montantes perdidos durante décadas pela sua não execução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 27 de outubro
CCC recebe debate sobre Comemorações dos 200 anos de elevação do Cartaxo a concelho
No dia 27 de outubro, terça-feira, às 21h30, o Centro Cultural do Cartaxo vai receber a sessão pública de apresentação da proposta de Plano de Atividades para as Comemorações dos 200 Anos de Elevação do Cartaxo a Concelho. Depois das reuniões de trabalho que tiveram lugar nas últimas semanas - com associações e coletividades, por um lado, e com a comunidade escolar por outro -, a Comissão para as Comemorações e a Câmara Municipal vão dar conta do trabalho desenvolvido, apresentando a sua proposta para o Plano de Atividades, que será colocado a debate e para o qual recolherão propostas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Álvaro Pereira pede suspensão de mandato
Paulo Vicente é o novo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Paulo Vicente é o novo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande e Cidália Ferreira foi nomeada vice-presidente, desde o dia 22 de outubro de 2015, na sequência do pedido de suspensão de mandato apresentado por Álvaro Pereira. Recorde-se que o PS é atualmente o único partido com pelouros no Executivo marinhense, depois do rompimento da coligação com a CDU, em agosto desde ano. O PS possui dois eleitos na Câmara Municipal (Paulo Vicente e Cidália Ferreira), os mesmos que a CDU (Vítor Pereira e Alexandra Dengucho) enquanto o PSD (António Santos), o Movimento pela Marinha (Aurélio Ferreira) e o movimento Mais Concelho (Carlos Logrado) têm um vereador cada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teresa Morais é uma das novidades do novo Governo
Cabeça de lista da coligação Portugal à Frente por Leiria é a nova ministra da Cultura
Teresa Morais, cabeça de lista da coligação Portugal à Frente pelo Círculo eleitoral de Leiria, é a nova ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania. A Professora da Faculdade de Direito de Lisboa, uma das oito caras novas do novo Governo anunciado esta terça-feira, 27 de outubro, era até agora secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. Assunção Cristas, nº4 da coligação Portugal à Frente por Leiria, indicada pelo CDS, também Professora da Faculdade de Direito de Lisboa, mantém a pasta da Agricultura e do Mar no novo Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diferendo opunha a empresa concessionária do abastecimento de água e a Câmara Municipal
Tribunal arbitral limita a 58% aumento do preço da água no concelho de Ourém
O tribunal arbitral acaba de se pronunciar no diferendo que opunha a concessionária do abastecimento de água ao concelho de Ourém e a Câmara Municipal, tendo decidido que o aumento daquele bem essencial se cifrará em 58%, anunciou a autarquia, que manifesta a sua satisfação por este valor estar longe dos inicialmente exigidos e que viriam a ser gradualmente reduzidos, em função da intransigência da administração municipal, no sentido de pugnar pelos interesses dos seus munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento do Município para 2016
Câmara de Tomar aposta na habitação social e resolução do peso das dívidas de curto prazo
Um documento mais realista, apesar do impacto de processos herdados da anterior gestão; a inclusão da nova fiscalidade amiga das famílias e das empresas; a manutenção das apostas estratégicas dos dois anos precedentes e o reforço das políticas sociais, em especial no campo da habitação, são os grandes vetores do orçamento do Município de Tomar para 2016, que será discutido na sexta-feira em reunião de Câmara extraordinária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coordenado por Ana Ferreira, Luísa Barbosa e Rui Ribeiro
Núcleo de Apoio à Candidatura de Sampaio
da Nóvoa constituído em Santarém
Um grupo de cidadãos e cidadãs de Santarém, reuniu-se no dia 19 de outubro, num restaurante desta Cidade, para assim dar início aos trabalhos com vista à organização do núcleo de apoio, bem como a calendarização de ações que sirvam os propósitos da candidatura a Presidente do Professor António Sampaio da Nóvoa. Este grupo coordenado por Ana Ferreira, Luísa Barbosa e Rui Ribeiro, com o apoio de Maria João Cardona e Jorge Bernardino, envolveu-se neste apoio, com a consciência do dever cívico tão necessário às mudanças que se iniciaram com o 25 de abril e que se anseiam para um país onde se perspetive um futuro de liberdade e justiça, considerando relevante o desafio de Sampaio da Nóvoa apontado na sua Carta de Princípios, apresentada no dia 25 de maio:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de vários anos encerrado
Pavilhão de Évora de Alcobaça vai ser entregue à Junta de Freguesia até 31 de maio
O pavilhão de Évora de Alcobaça está concluído há muito e devido a um impasse jurídico e político permanece encerrado, não podendo os eborenses e as populações usufruir deste equipamento desportivo que devia estar há muito ao seu dispor. O PS Alcobaça e os eleitos de Évora, bem como genericamente a população em geral, têm reclamado uma solução célere que desbloqueie a situação, no sentido de entregar a gestão do Pavilhão à Junta de Freguesia de Évora e consequentemente poder estar ao serviço da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Praça Damasceno Campos vai ser inaugurada no dia 30 de outubro na Benedita
A Praça Damasceno de Campos, no centro da vila da Benedita vai ser inaugurada no dia 30 de outubro, pelas 18h. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na reunião de Câmara de 12 de Outubro. Segundo o edil, estará presente Isabel Damasceno, atual vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro – “Mais Centro” e ex-presidente da Câmara Municipal de Leiria. De realçar que as obras tiveram início em janeiro deste ano, tendo como objetivo dar uma nova imagem àquele espaço da vila. Após a inauguração haverá porco no espeto e, à noite, um espetáculo ao vivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntamente com a Expocartaxo
Centenária Feira de Todos os Santos regressa
à cidade do Cartaxo
De 29 de outubro a 2 de novembro, todos os caminhos vão dar ao Cartaxo - à volta das bancas onde os frutos da época exibem cores e aromas, juntam-se as famílias, as crianças anseiam pela chegada aos carroceis e os amigos reencontram-se à volta da mesa e do vinho novo. Há mais de 350 anos que o Cartaxo recebe o final do mês de outubro com a azáfama dos feirantes a montar as suas bancas. O cheiro das primeiras castanhas assadas do ano, os frutos secos em longos tabuleiros, a água-pé e os vinhos premiados da região, a gastronomia tradicional e o artesanato, atraem visitantes vindos de todo o País - é a Feira de Todos os Santos que se afirma como espaço de celebração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de acidente, surfista brasileira volta à praia das ondas gigantes
Maya Gabeira regressa à Praia do Norte
para surfar a onda da sua vida
Depois ter recuperado de lesões difíceis, Maya Gabeira está de volta ao que mais gosta e vai tentar capturar a sua onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré. Conhecida por ser uma das surfistas mais corajosas, a carioca regressou à Nazaré, para voltar a enfrentar as ondas gigantes do Canhão da Nazaré, as mesmas que lhe pregaram um valente susto, em 2013, no famoso wipeout, onde valeu a ajuda do mentor e colega de tow-in Carlos Burle, que também se encontra na vila da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inseto pode afetar as produções agrícola e apícola, o ambiente e o próprio cidadão
Plano para controlo da “vespa velutina” vai ser apresentado no Cadaval
Integrando-se na Festa das Adiafas 2015, realiza-se, no dia 13 de outubro, a partir das 10h, no Cadaval (pavilhão multiusos municipal), uma sessão de formação sobre o Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal. Trata-se de uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, que representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola, para a segurança dos cidadãos e para o ambiente. A sessão é promovida pelo Município do Cadaval em parceria com a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária (Ministério da Agricultura e do Mar). Inscrições (gratuitas) até dia 8.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal aprovou impostos municipais para o ano de 2016
Município da Lourinhã alivia carga fiscal
A Assembleia Municipal da Lourinhã aprovou, no dia 25 de setembro, os impostos municipais para o ano de 2016. A taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2016 a vigorar no Município da Lourinhã, vai continuar abaixo do limite máximo fixado por lei (0,50%), mantêm-se em 0,36% para os prédios urbanos. O Município da Lourinhã sublinha que tem a terceira taxa de IMI mais baixa da zona Oeste (12 Municípios). Sensível à atual crise financeira que as famílias têm de enfrentar, especialmente aquelas com dependentes a seu encargo, o Executivo propôs uma redução gradual da taxa, consoante o número de dependentes do agregado familiar. Assim, foi deliberada uma redução do IMI em 5% para as famílias com um dependente a cargo, 7,5% para as famílias com dois dependentes a cargo e de 15% para as famílias com três ou mais dependentes a cargo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido Nacional Renovador quer projetar a marca Leiria a nível internacional
João Pais do Amaral lidera lista do PNR
pelo Círculo Eleitoral de Leiria
João Pedro Pais do Amaral, ex-candidato pelo partido à Câmara Municipal de Alcobaça nas últimas eleições autárquicas, é o cabeça de lista PNR – Partido Nacional Renovador pelo Círculo Eleitoral de Leiria. O candidato aponta como principais questões a resolver no distrito, a reestruturação da Linha do Oeste e consecutivo alargamento para combater a desertificação, a abertura da Base Aérea de Monte Real a companhias low-cost por forma a rentabilizar a base e desenvolver o turismo, a criação de um gabinete distrital que promova internacionalmente a marca Leiria e a problemática do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, considerada “um elefante branco.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia do Norte
Jared Houston é o vencedor do Nazaré Pro
Jared Houston, atleta de Cape Town, África do Sul, venceu, este domingo, 4 de outubrohoje, o Nazaré Pro 2015 – 5ª etapa do Circuito Mundial de Bodyboard que decorreu na Praia do Norte desde 29 de setembro. Tristan Roberts, também da África do Sul, terminou em segundo, em terceiro ficou Amaury Lavernhe e, em quarto lugar Pierre-Louis Costes. Numa manhã em que o temporal se abateu sobre a costa, os atletas deram o seu melhor nas ondas da Praia do Norte e disputaram, com grande empenho, os quartos-de-final, as meias-finais e as finais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Freguesia é a maior produtora de aves do País
Landal promove Festival Nacional da Codorniz
dias 9, 10 e 11 de Outubro
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Landal, realiza-se a V edição do Festival Nacional da Codorniz. E faz todo o sentido porque é aqui, nesta freguesia do concelho das Caldas da Rainha, que se produz 75 por cento das codornizes consumidas a nível nacional. A pensar na maior divulgação deste alimento e na promoção deste negócio muito importante para a economia e população da localidade, entendeu a Junta de Freguesia organizar o I Festival Nacional da Codorniz, em Setembro de 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duarte Pacheco foi reeleito para a Assembleia da República
Coligação Portugal à Frente vence Legislativas no Oeste com mais sete mil votos que o PS
No dia 12 de outubro na sede distrital do PSD em Torres Vedras os candidatos pela Coligação Portugal à Frente - Oeste, Duarte Pacheco, Jorge Faria de Sousa, Eugénia Correia e João Pedro Gomes, fizeram em conferência de imprensa, a análise dos resultados das Eleições Legislativas do dia 4 outubro. Fazendo um balanço positivo, a Coligação Portugal à Frente – que reelegeu Duarte Pacheco (PSD) para a Assembleia da República - realça que venceu as eleições no Oeste, tendo cerca de mais de 7 mil votos de diferença em relação ao PS que este resultado, em percentagem, foi superior quer à média nacional quer ao distrito de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 24 de outubro
Cartaxo elege o Rei e a Rainha das Vindimas
No dia 24 de outubro, sábado, às 21h30, o palco do Ateneu Artístico Cartaxense vai receber o espetáculo final da Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo. Os candidatos e candidatas, representando cada uma das 6 freguesias do concelho, vão desfilar e dar-se a conhecer ao júri e ao público, num espetáculo que encerra um percurso que se iniciou há algum tempo, com os jovens a cumprir um conjunto de provas - visita guiada às suas freguesias, prova de palco e prova escrita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha organizada pela Missão Continente e Cruz Vermelha Portuguesa
Banco Local de Voluntariado de Alcobaça recolhe cinco toneladas de alimentos
O Município de Alcobaça, através do Banco Local de Voluntariado, colaborou no passado domingo, 18 de outubro, na Campanha de Recolha de Alimentos organizada pela Missão Continente e Cruz Vermelha Portuguesa. No Concelho de Alcobaça foram angariados 4.888 quilos de produtos alimentares e bens de primeira necessidade. De referir ainda que, a nível nacional (16, 17 e 18 de outubro), mais de 6 mil voluntários da Missão Continente em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, angariaram o equivalente a 200 mil refeições, que serão distribuídas por mais de 10 mil famílias com carências alimentares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Vídeomapping assinala 25 anos do Mosteiro de Alcobaça como Património Mundial
De 19 a 22 de novembro, a cidade de Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria vão receber mais uma edição dos Doces e Licores Conventuais. Este ano uma das novidades é a apresentação de uma projeção vídeomapping na fachada do Mosteiro. A informação foi avançada por Paulo Inácio, na reunião de Câmara de 12 de outubro. Segundo o edil “já temos por escrito uma comparticipação importante da Região de Turismo do Centro para fazermos uma projeção vídeomapping no Mosteiro durante os dias dos Doces Conventuais, que faz, de alguma forma, o encerramento das comemorações dos 25 anos do Património da Humanidade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois do vinho e do mel
Carta de Azeites Sabores de Tomar lançada
na Feira de Santa Iria
Foi lançada publicamente, no espaço dos produtores locais da Feira de Santa Iria, a Carta de Azeites Sabores de Tomar. Trata-se da terceira carta deste género lançada pelo Município em colaboração com os produtores, depois daquelas que foram feitas para o vinho e para o mel. O objetivo é promover os produtos do concelho, sob a designação genérica de Sabores de Tomar, e que tem passado pela realização de iniciativas como a presença na Feira de Santa Iria com stands próprios ou a Mostra de Sabores de Tomar que decorreu durante a Festa dos Tabuleiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados da votação anunciados
Requalificação do pavilhão da FAE vence Orçamento Participativo da Marinha Grande
A requalificação do pavilhão desportivo no edifício da FAE (Parque Municipal de Exposições) é a proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) 2015, tendo obtido 273 votos. Os resultados da votação do OP 2015 foram anunciados na Assembleia Participativa realizada na noite de 27 de outubro, no Auditório do Edifício da Resinagem. Este ano, votaram 946 pessoas, número superior ao total de 484 votos registados no ano passado. A verba disponibilizada para a execução do OP 2015 é, tal como no ano passado, de 100.000,00 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas e empresários visitaram o concelho
Delegação de Cabo Verde manifesta na Batalha interesse no cultivo de plantas por hidroponia
No decurso do Protocolo de Cooperação assinado entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e a Associação de Municípios do Fogo e da Brava (Cabo-Verde), em maio do corrente ano, a Batalha recebeu, no dia 20 de outubro, uma comitiva de autarcas e empresários. A visita procurou estreitar as relações de cooperação institucionais e empresariais entre Cabo-Verde e a Batalha, tendo os participantes visitado as instalações da Hortoflorícola de Santo Antão, uma das principais referências do país ao nível da produção de plantas, utilizando a técnica da hidroponia (processo agrícola que utiliza reduzidas quantidades de água).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PSP detém 4 homens por suspeita de roubo
na zona do Parque do Avião
A Polícia de Segurança Pública procedeu, no dia 20 de outubro, pelas 8 horas, à interceção e detenção de 4 homens, com idades compreendidas entre os 16 e 29 anos de idade, em flagrante delito, suspeitos da prática do crime de roubo e posse de arma ilegal. Os detidos procederam à subtração de vários pertences a duas vítimas de sexo masculino, na zona do Parque do Avião, sito nesta cidade de Leiria, com recurso a arma branca e a ameaças graves contra a vida, sendo que, no decurso das diligências foi também possível apreender uma arma de fogo (pistola) devidamente municiada que estava na posse de um dos detidos. Foram subtraídos um telemóvel smartphone, tabaco, chaves de uma viatura entre outros pertences de menos relevância, tendo a quase globalidade dos artigos sido recuperada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento Municipal para 2016 foi aprovado por unanimidade
Batalha projeta investimentos de 29 milhões
de euros até 2020
A Câmara Municipal da Batalha aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2016, no valor de 10,5 milhões de euros, verba idêntica à aprovada em 2015, num documento que projeta investimentos plurianuais até 2020, de 29 milhões de euros. "As grandes prioridades de investimento para 2016 têm a ver com a Educação, através da requalificação dos equipamentos escolares e novos projetos formativos, os projetos em curso no âmbito da modernização administrativa, apoio social e valorização ambiental, intervenções de regeneração urbana nas sedes das freguesias e a requalificação das áreas de localização de empresarial na Batalha e São Mamede”, disse esta segunda-feira o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta mais generosa do PS não foi aprovada
IMI familiar em Alcobaça vai ter desconto
entre 5 e 10%
O PS Alcobaça pretende ver desagravado o IMI das famílias e a carga fiscal, que considera excessiva, em particular, numa altura em que as famílias passam dificuldades e fragilidades acrescidas. Considerando que o poder local deve, e pode, contribuir para a resolução deste problema, o PS propôs em reunião de Câmara a implementação do “IMI familiar” sendo mais um passo na estratégia de redução da carga fiscal sobre as pessoas e as famílias, e dos agregados familiares com rendimentos mais baixos. Assim, propôs que fosse aprovado a seguinte redução: redução de taxa até 10 % para um dependente a cargo, 15 % para dois e 20 % para três.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Câmara e Junta de Santa Catarina da Serra e Chaínça discutem investimento na freguesia
Educação, proteção civil, saúde, segurança, área social e economia foram alguns dos dossiês abordados esta quarta-feira durante o encontro entre os executivos da Câmara de Leiria e da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chaínça. As redes viárias e o saneamento básico (que tem uma taxa de cobertura acima dos 90%), cujo investimento nos últimos dois anos foi superior a 1,5 milhões de euros, foram outros dos assuntos abordados e que motivaram algumas das visitas ao “terreno” para analisar investimentos realizados nos últimos anos e debater possíveis soluções para alguns dos problemas com os quais se confronta a freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mafalda Macedo coroada no Pavilhão Municipal de Alenquer
Rainha das Vindimas de Alenquer pertence à União das Freguesias de Carregado e Cadafais
A Rainha das Vindimas de Alenquer foi eleita, no dia 10 de outubro, no Pavilhão Municipal de Alenquer. Este ano o título foi para Mafalda Macedo, de 22 anos, da União das Freguesias de Carregado e Cadafais. A escolha do júri para nova rainha das vindimas recaiu na candidata da União das Freguesias de Carregado e Cadafais. Dele fizeram parte Dora Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Alenquer, José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Tavares da Silva, produtor da Quinta da Chocapalha, Ana Sabino, estilista e Tó Romano, diretor da Central Models.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Candidatos a Rei e Rainha das Vindimas sobem hoje ao palco
Hoje, dia 10 de outubro, às 21h, a prova de Expressão e Comunicação, que terá lugar na Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, vai ter como tema a Igualdade de Oportunidades. A Prova é pública e a entrada é livre, sujeita apenas à lotação da sala. Esta é a última prova antes do espetáculo final que o Ateneu Artístico Cartaxense vai receber no dia 24 de outubro, sábado, às 21h00, e que encerrará com a coroação do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato presidencial considera ligeira a decisão do atual Presidente da República
Henrique Neto critica decisão de Cavaco Silva de não participar na celebração do 5 de Outubro
Henrique Neto considera a decisão do Presidente da República de não participar nas Comemorações do 5 de Outubro, “para mais evocando razões de incompreensível ligeireza e no último ano do seu mandato, revela em toda a sua extensão a decadência da qualidade da representação democrática do nosso regime político. Para Henrique Neto, “esta decisão do Presidente da República de minimizar a importância da data fundadora da República não pode impedir os portugueses de o fazerem da forma mais veemente e livre”, pelo que conclui com um “Viva a República!”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha organiza evento que decorre a 10 de outubro no Auditório da Instituição “Pimpões”
19º Encontro Regional de Dança conta com participação da Academia Dança de Alcobaça
Mais uma vez, a Academia de Dança de Alcobaça (ADA) regressa este ano ao 19º Encontro Regional de Dança, uma iniciativa organizada pela Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, com a colaboração da Câmara Municipal local, e que decorrerá no Auditório da Instituição “Pimpões” situado naquela cidade. Para além da ADA, que marca presença já pela quarta edição consecutiva, e da entidade organizadora, contam-se ainda entre os participantes várias escolas de dança oriundas de Leiria, Lisboa, Marinha Grande e Peniche, cujos alunos subirão ao palco no dia 10 de outubro, sábado, às 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
6ª edição
Mini Maratona e Caminhada Solidária de Leiria vai realizar-se este domingo
O Rotary Club de Leiria e Rotaract Club de Leiria com a colaboração da Câmara Municipal de Leiria e ADAL convidam a participar na 6ª Mini Maratona e Caminhada Solidária de Leiria (evento de corrida e caminhada em ambiente urbano na cidade de Leiria), que decorrerá na manhã do dia 11 de outubro de 2015, com concentração no Estádio Municipal de Leiria a partir das 8h00, partida prevista para as 10H00 e termina na Praça Rodrigues Lobo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na freguesia de Azóia
GNR apreende veículos roubados em sucateira de Leiria
Na tarde do dia 30 de setembro de 2015, na freguesia de Azóia - Leiria, o Núcleo de Proteção do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, com a colaboração do Núcleo de Investigação Criminal, ambos do Destacamento Territorial de Leiria, realizou uma ação de fiscalização a um operador de gestão de veículos em fim de vida, onde foi verificada a existência de veículos furtados e suspeitos de viciação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criação do Aeroporto de Leiria – com adaptação da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil – e protecção da orla costeira do Oeste são bandeiras
Pedro Pimenta é o cabeça de lista do MPT
pelo Círculo Eleitoral de Leiria
O Partido da Terra - MPT apresenta-se nestas eleições Legislativas com a ambição de “levar o bom senso e espírito de compromisso à Assembleia da República” afirmando que “é preciso Fazer Diferente pela Felicidade dos Portugueses.” O cabeça de lista pelo Circulo Eleitoral de Leiria é Pedro Ricardo Soares Pimenta, que lidera uma equipa que se compromete a defender medidas concretas que reflectem preocupações e anseios das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma família síria já está em São Martinho do Porto
Câmara de Alcobaça admite receber refugiados mas aguarda por pedido das entidades oficiais
O acolhimento de refugiados por parte do Município Municipal de Alcobaça foi levantado na reunião de Câmara de 14 de setembro, pelo vereador Rogério Raimundo, que defendeu que a autarquia deve dar um sinal de recetividade, apesar dos problemas de habitação que admite existirem no concelho. Em resposta, o presidente da Câmara Municipal adiantou ainda não ter sido ainda contactado pela Plataforma de Apoio aos Refugiados, mas garantiu que “o povo de Alcobaça é um povo solidário e ninguém fica indiferente ao sacrifício daquela gente nem às imagens de crianças mortas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Alcanena e Minde
Câmara de Alcanena promove sessões de esclarecimento sobre áreas de reabilitação
Terá lugar este sábado, dia 10 de outubro de 2015, às 15 h, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana de Alcanena – Janela Aberta à Reabilitação, que terá como oradores os Arquitetos Sérgio Simões e Nídia Brígida. Às 18 h, na Junta de Freguesia de Minde, terá também lugar uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana de Minde – Reabi(li)tar Minde, que terá como oradores o Arquiteto Sérgio Simões, Engº João Rodrigues e Dra. Andreia Rosário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por iniciativa do PSD
Assembleia de Freguesia de Alcobaça aprova proposta de Orçamento Participativo para 2016
Os eleitos pelo PSD para a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, apresentou na Assembleia de Freguesia que se realizou no dia 30 de Setembro, uma proposta para inclusão no orçamento para 2016 de uma rúbrica destinada ao Orçamento Participativo. Em coerência com um dos compromissos assumidos aquando das eleições autárquicas, entenderam os membros do PSD na AFAV, ter chegado o momento de por fim à indefinição do executivo da Junta de Freguesia que volvidos dois anos desde a tomada de posse resistiu à criação desta forma de participação cívica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surfistas das grandes ondas já estão na Nazaré
Forte ondulação esperada na Praia do Norte este fim de semana
As previsões apontam para a entrada de uma grande ondulação já a partir deste sábado, dia 23 de outubro, e que pode oferecer condições fantásticas para o arranque da nova época de ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré. De acordo com as previsões, é esperada uma ondulação de proporções significativas, a partir de hoje mantendo-se para os próximos dias, o que faz crescer as expectativas dos vários big riders que já se encontram na Nazaré e outros que preparam a chegada para breve, todos em busca da onda perfeita. À espera dos disparos do canhão estão, entre outros, os brsileiros Carlos Burle, Maya Gabeira e Alemão de Maresias, Rafael Tapia, Garrett McNamara, o português António Silva, Sebastian Staudtner e Ross Clarke-Jones, nomes conceituados deste desporto de fortes emoções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi constituído arguido por suspeita de ofensa à integridade física e falta de habilitação para conduzir
Condutor sem carta atropela polícia em Leiria
A Polícia de Segurança Pública procedeu, no dia 20 de outubro, pelas 11h15, à identificação e constituição de arguido de um homem com 25 anos de idade, interveniente numa situação de tentativa de atropelamento de um polícia, numa artéria desta cidade de Leiria. O suspeito desrespeitou a ordem de paragem do polícia e acelerou em direção deste, que teve de se desviar para a berma, tendo sido atingido num braço e mão pela viatura em fuga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Primeira grande ondulação da época esperada esta terça-feira na Praia do Norte
Esta terça-feira, dia 27 de outubro, chega a primeira grande ondulação da época à Praia do Norte. Apesar das condições de vento não serem as ideais, os Big Wave Riders estarão em alerta para esta ondulação. À espera dos disparos do canhão estão, entre outros, Pedro Scooby, Burle, Maya e Alemão Maresias, Rafael Tapia, Garrett McNamara, António Silva, Sebastian Staudtner e Ross Clarke-Jones, nomes conceituados deste desporto de fortes emoções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora de Rio Maior
Elvira Baptista apresenta livro “Um novo olhar” na Biblioteca Municipal da Nazaré
Elvira Baptista apresenta no sábado, dia 31 de outubro, às 15h30, o seu livro “Um novo olhar”, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. O livro da autora de Rio Maior pretende “consciencializar” o leitor sobre os processos de mudança, durante os quais a resistência ocorre diversas vezes, mas onde a força de vontade para obter o crescimento, o que exige alterações por parte das pessoas envolvidas, se torna essencial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de outubro a 2 de novembro
Banco Local de Voluntariado de Alcobaça apoia peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro
De 30 de outubro a 2 de novembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove mais uma edição do seu peditório nacional com vista ao apoio na luta contra a doença. O Banco Local de Voluntariado do Município e Alcobaça dá uma vez mais o seu contributo para esta causa com ações de sensibilização no terreno em vários locais concelhios: freguesias, paróquias, alguns hipermercados, Mercado Municipal de Alcobaça, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição
Festival Alcobaça In Jazz apresenta 2 concertos no fim de semana de 30 e 31 de outubro
A 2ª edição do festival Alcobaça In Jazz decorre no fim de semana de 30 e 31 de outubro no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro com duas propostas de luxo. Na sexta-feira, dia 30, às 22 h, apresenta-se o Special Quartet, uma das mais importantes formações de jazz espanholas. O grupo apresenta uma sólida base jazzística mas procura outros estilos como o rock ou o funk através da improvisação. No seu repertório constam clássicos do jazz que a banda desconstrói procurando novas formas de expressão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a aquisição de 20 computadores
Câmara da Nazaré renova o Parque Informático nas Escolas do 1º Ciclo
A Câmara da Nazaré procedeu à substituição de grande parte do equipamento informático nos estabelecimentos de ensino básico do concelho, durante o mês de outubro. Foram adquiridos 20 computadores destinados a substituir equipamentos desatualizados, para as salas do 1.º ciclo e do pré-escolar (Jardim de Infância do Bairro dos Pescadores). Com a aquisição de 20 computadores. As escolas do 1º ciclo do concelho possuem, a partir de agora, de um parque informático renovado e atualizado, bem como qualidade do acesso às tecnologias de informação e comunicação, indispensáveis no ensino de hoje.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro de poesia
Zaida Paiva Nunes apresenta 'Sonhos' em Leiria
A Folheto Edições apresenta o livro de poesia “Sonhos”, de Zaida Paiva Nunes este domingo, dia 18 de outubro, pelas 16h30, lugar na Sempraudaz – Associação Cultural, Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), n.ºs 11/13, Leiria (Centro Cívico de Leiria). A apresentação do livro será da responsabilidade de Adélio Amaro e Óscar Martins. Haverá um apontamento musical com Beatriz Sá Vieira que intervirá tocando guitarra clássica e um apontamento poético pelas vozes de Isabel Soares e David Teles Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto foi finalista no concurso mundial Tourism Innovation Competition
Estudante da ESTM utiliza fotografia digital
para medir o comportamento dos turistas
Fabiana Baumann, estudante do mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM/IPL), é a autora de um dos projetos finalistas do concurso mundial Tourism Innovation Competition, promovido pelo The Lisbon MBA e pelo Turismo de Portugal. No seu trabalho, a estudante consegue recolher fotografias partilhadas na rede social Instagram por turistas que visitaram Lisboa, e analisa o seu conteúdo, determinando os locais, as vivências e as imagens que mais marcam os turistas que escolhem a capital portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"O Nosso Intrude" atrai, todos os anos, milhares de pessoas
“Seca Fates d’Oleade” é o mote do Carnaval
da Nazaré 2016
“Seca fates d’oleade”, ou por outras palavras, “és um maçador (a)”, é o que a Nazaré propõe como mote de Carnaval para 2016. O mote foi aprovado por unanimidade pelos grupos de carnaval, que estiveram presentes na reunião preparatória desta folia. Como é tradição, o Carnaval da Nazaré tem como tema principal uma expressão nazarena, o chamado mote, que, uma vez dado marca o arranque da preparação para uma das mais aguardadas festas para a Nazaré, que este ano se realiza no início do mês de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro internacional encerra hoje com visitas a empresas
Nersant Business gera mais de 650 reuniões de negócios com empresários de todo o mundo
O Nersant Business 2015 fechou no final do segundo dia o ciclo de reuniões de negócio no Hotel dos Templários, em Tomar. No total foram realizados mais de 650 reuniões entre empresários portugueses e empresários dos 17 países que se fizeram representar no encontro internacional de negócios. O evento encerrou esta quarta-feira, 21 de outubro, com a realização de visitas às empresas da região. É organizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém e já vai na sua quarta edição, sendo uma das maiores mostras de networking internacional em Portugal e uma referência no que diz respeito ao apoio à internacionalização das empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento aproximado de 145 mil euros
OesteCIM entrega equipamento a associações de bombeiros voluntários da Região Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM procedeu, no dia 15 de outubro, à entrega dos Fatos (Casacos e Calças) aos Bombeiros Voluntários da Região Oeste, encontrando-se em fase de conclusão o compromisso assumido pelos Municípios da Região Oeste, de equipar 50% do Quadro de Ativos e Quadro de Comando das Corporações de Bombeiros da Região Oeste, com capacetes, cogulas, luvas, fatos e botas, tendo sido admitido, posteriormente, no âmbito desse quadro, um ajustamento às necessidades de cada corporação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
João Antunes apresenta no Hospital Santo André livro "Estórias de um Missionário"
A Folheto Edições promove a apresentação do livro "Estórias de um Missionário", da autoria de João Antunes, no dia 15 de outubro, do corrente mês de outubro, às 12 horas, no auditório do Centro Hospitalar de Leiria (Hospital de Santo André). No livro o autor pretende relatar a sua experiência adquirida em duas idas a Moçambique como missionário leigo voluntário. O produto da venda reverte a 100% para a Conferência de S. Vicente de Paulo dos Marrazes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 de outubro a 8 de novembro
Grupo Desportivo “Os Nazarenos” comemora 91 anos com exposição
De 17 de outubro a 8 de novembro, o Centro Cultural da Nazaré (edifício da antiga lota) recebe a exposição comemorativa dos 91 anos de existência do Grupo Desportivo “Os Nazarenos”. A exposição sobre os alvinegros pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30; e aos sábados, das 15h00 às 18h00. Encerra ao domingo. Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valorizando o seu Património e a sua história
CDU de Alcobaça defende Plano e Orçamento com participação dos autarcas e da população
A CDU de Alcobaça defende um Plano e Orçamento para 2016 (e seguintes) com participação de todos, dos autarcas e da população. As Actividades Mais Relevantes e o Plano Plurianual de Actividades da Câmara e dos Serviços Municipalizados devem ter um conjunto de sessões públicas preparatórias. A CDU sublinha que “não quer um orçamento “participativo” para brincar aos projetos até 300 mil euros ou menos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5ª etapa do circuito mundial de bodyboard
Japonesa Ayaka Susuki é a grande vencedora da competição feminina do Nazaré Pro 2015
Ayaka Susuki venceu a competição feminina do Nazaré Pro 2015. Susuki bateu, na final, a campeã, Isabel Sousa. Numa final intensa, a japonesa fez uma onda sem resposta da brasileira, obtendo 7.50 e ficando com o título. O tour, que decorre até domingo, na Praia do Norte, conta com a participação dos melhores atletas do mundo na modalidade, que virão, alguns pela primeira vez, experimentar o poder das ondas da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em São Martinho do Porto
GNR faz buscas domiciliárias em Torres Vedras e detém homem por furtos a residências
Na manhã do dia 30 de setembro de 2015, no concelho de Torres Vedras, o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, realizou várias buscas domiciliárias, tendo detido um indivíduo e identificado outros quatro, por se encontrarem indiciados pela prática de crimes de furto em interior de residências. Esta ação resulta de uma investigação delegada nesta Guarda, iniciada há cerca de um ano, onde foi possível apurar que a suspeita da autoria de um ilícito executado em S. Martinho do Porto - Alcobaça, recaia sobre um grupo de indivíduos que se dedicavam à prática de crimes de furto em interior de residências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental
Portugal é dos países mais ansiosos da Europa: 16,5 % dos portugueses sofrem de ansiedade
A ansiedade é a doença mental mais prevalente na população portuguesa, afetando 16,5 por cento das pessoas, segundo um estudo epidemiológico nacional realizado em 2013 pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de uma reação normal do nosso organismo, ativada em situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Apesar de natural, deve ser uma situação passageira. Quando a ansiedade se torna crónica passa a ser considerada uma doença mental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A eleição das meias vitórias
Mário Lopes
OPINIÃO
Tromboembolismo venoso afeta dez milhões em todo o mundo
Drª Celeste Dias
Luaty Beirão
Henrique Neto
“Disciplinados”, os Portugueses foram votar
Joaquim Vitorino
Posição sobre as taxas do Imposto Municipal de Imóveis para 2016 no concelho de Alcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o