Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 141 Director: Mário Lopes Segunda, 26 de Junho de 2017
Assembleia Municipal de Alcobaça
Autarquia quer que suiniculturas tenham novas regras na revisão do PDM
A Câmara Municipal de Alcobaça quer que as suiniculturas novas estejam apenas localizadas em zonas afastadas de habitações. O anúncio foi feito por Paulo Inácio durante a Assembleia Municipal de 31 de julho, no seguimento de um pedido de reconhecimento de Interesse Público Municipal por Leonel Adrião Ferreira, proprietário de uma suinicultura na freguesia de Évora de Alcobaça. A AM aprovou ainda a abertura dos concursos para os transportes escolares e fornecimento de refeições para o próximo ano letivo, além dos acordos para atividades de apoio à família e atividades de enriquecimento curricular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de cerca de 200 mil euros
Biblioteca de Instrução e Recreio vai ter campo com relvado sintético
A BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades e a Câmara Municipal da Nazaré chegaram a acordo e a BIR vai finalmente ter um campo com relvado sintético. A promessa da CM Nazaré é de há muitos anos, mas a situação económica da autarquia não permitiu a sua concretização. Assim a BIR chegou-se à frente e propôs ajudar na implementação do relvado sintético no atual campo de jogos, ao invés da construção de um campo novo, proposta aceite pela autarquia. A obra irá iniciar-se o mais rápido possível, e terá um custo de cerca de 200 mil euros, repartidos pela BIR, CM Nazaré, Serviços Municipalizados da Nazaré e pela empresa municipal Nazaré Qualifica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR efetua busca domiciliária e recupera material roubado em vários furtos no concelho
A GNR – Guarda Nacional Republicana de Alcobaça, informou em comunicado, que na noite de 31 de julho para 1 de agosto, procedeu à identificação de quatro indivíduos (residentes no Monte da Caparica), que estariam indiciados por vários furtos no concelho de Alcobaça, e que nessa noite efetuaram na Freguesia da Cela, um furto de material de construção nas obras do Centro Cénico da Cela e vários furtos de gasóleo, e furtaram a sede da Junta de Freguesia do Vimeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Abiúl comemora 450 anos das Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves
Entre os próximos dias 3 e 6 de agosto, a Freguesia de Abiúl promove as Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves comemorando os 450 anos daquelas festas tradicionais. Destaque para as tradicionais Corridas de Touros, no dia 4 às 18h30 e no dia 5 às 19h e para a inauguração do Museu de Arte Sacra Paroquial do Abiul, no dia 6 de agosto, às 18h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de agosto
Telma Santos homenageada no Dia do Município de Peniche
A jogadora de badminton Telma Santos, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres, vai ser homenageada pela Câmara Municipal de Peniche, no dia 6 de agosto, Dia do Município, com Medalha de Mérito Municipal – Desporto. Desde 2006 que Peniche passou a comemorar o Dia do Município e a homenagear várias individualidades do concelho que têm contribuído para o seu desenvolvimento. Além de Telma Santos, também serão homenageados Fernando Silva, que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, e Luís Carvalho, atual diretor nacional e treinador de Telma Santos. A cerimónia terá lugar na Fortaleza de Peniche, a partir das 16h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
55ª edição tem tema livre
Concurso “Construções na Areia” a 8 de Agosto na praia da Nazaré
A Praia da Nazaré recebe no dia 8 de Agosto (4ª feira), a partir das 10h30, mais um concurso “Construções na Areia”, uma iniciativa do Diário de Notícias, que se realiza desde 1952 nas praias de Portugal. Podem concorrer crianças dos 6 aos 14 anos, que frequentem a praia e que se inscrevam previamente para a prova. Os interessados poderão fazer a sua inscrição junto do Posto de Turismo da Nazaré, instalado no edifício do Centro Cultural da Nazaré (antiga lota).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia da República
Deputados do PSD de Leiria rejeitam iniciativas do PCP e BE sobre reforma hospitalar do Oeste
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria rejeitaram, no dia 25 de julho, as iniciativas dos grupos parlamentares do PCP e Bloco de Esquerda sobre a reorganização hospitalar do Oeste. Maria da Conceição Pereira, Paulo Batista Santos, Laura Esperança, Valter Ribeiro, Fernando Marques e Pedro Pimpão recordaram que o Ministério da Saúde, no âmbito do acordo assinado com a “Troika”, tem o compromisso de melhorar o desempenho e aumentar o rigor na gestão dos hospitais, mas que nada está ainda decidido, pelo que consideram que “ambas as iniciativas limitam-se a negar qualquer reestruturação da rede hospitalar na Região Oeste e nessa medida não passam de meras proclamações ideológicas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
SPAL cria troféus de finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®
As 7 Maravilhas® contam, pelo quarto ano consecutivo, com o apoio e parceria da SPAL. A reconhecida marca portuguesa de porcelanas volta a desenvolver os troféus para os 21 finalistas a concurso na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. A peça selecionada para troféu de finalista chama-se COIL e o design é da autoria da SPAL Studio, gabinete de design da SPAL. As linhas da peça seguem a harmonia e a jovialidade da imagem do projeto. Esta peça foi escolhida pela design original e marcante e pelo facto de dar expressão ao grafismo desenvolvido para a eleição em curso, integrando-se na perfeição forma e decoração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio Nobel da Paz 1996
Bispo D. Ximenes Belo visita Santarém
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, recebeu, no dia 31 de julho, acompanhado de António Pinto Correia, presidente da Assembleia Municipal e do Executivo Municipal, D. Carlos Ximenes Belo, Bispo de Timor, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na ocasião, o presidente da Câmara, enalteceu alguns dos feitos de D. Ximenes Belo que contribuíram para que fosse, em 1996, Prémio Nobel da Paz, fruto do seu trabalho em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça de Touros
Toureiro Francisco Mascarenhas e fadista Vicente da Câmara homenageados nas Caldas
A Praça de Touros das Caldas da Rainha foi palco de uma das grandes corridas desta temporada no domingo, 29 de Julho e, simultaneamente, da homenagem a Francisco de Mascarenhas, relevante figura do toureio nacional das Caldas da Rainha. Aos 84 anos, Francisco de Mascarenhas foi uma das maiores referências da tauromaquia, iniciando-se apenas com 9 anos de idade e dedicado grande parte da sua vida à arte equestre, quer como cavaleiro, quer como conselheiro de outros grandes nomes do toureio nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela revista britânica Condé Nast Traveller
Santa Cruz considerada uma das 50 melhores praias do mundo
Santa Cruz foi considerada uma das 50 melhores praias do mundo pela edição espanhola da prestigiada revista britânica de viagens de luxo Condé Nast Traveller. “A apenas meia hora de Lisboa", esta praia representa, de acordo com a mesma, "todo o encanto da costa portuguesa". A escolha das 50 melhores praias do mundo foi efetuada no âmbito de um artigo da referida publicação de turismo e viagens cujo objetivo era apurar quais as praias que podem ser consideradas "motivo de inveja" a nível internacional. Outras três praias portuguesas, da região do Algarve (Praia D. Ana, Praia do Amado e Praia do Alemão), fazem parte da lista das 50 melhores do mundo elaborada pela Condé Nast Traveller.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Expoeste – Caldas da Rainha
Expotur-Festa de Verão espera 150 mil visitantes de 4 a 15 de Agosto
A Expotur –Festa de Verão, considerada o maior acontecimento Turístico e Cultural de toda a Região Centro do País, levado a efeito no Verão, vai realizar-se, de 4 a 15 de Agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expoeste, nas Caldas da Rainha. Organizado conjuntamente pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do Concelho das Caldas da Rainha, este evento apresenta uma mostra da gastronomia popular levada a efeito pelas associações e colectividades onde se podem saborear pratos que o nosso povo confeccionava nos séculos passados como por exemplo os famosos Xíxaros (leguminoso de origem árabe) com respos, bacalhau com tiborna, queixadas assadas no forno, enguias e mariscos da lagoa, entre tantas outras especialidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para Setembro
Assembleia Municipal Alcobaça adia decisão sobre reorganização de freguesias
A Assembleia Municipal de Alcobaça, na sua sessão de 20 de julho, adiou para o mês de setembro a tomada de posição sobre o processo de reorganização administrativa das freguesias, tendo também chumbado a proposta apresentada pelo deputado do Bloco de Esquerda, Adelino Granja, para a realização de um referendo municipal sobre o tema. No entanto, e apesar de não tomar qualquer decisão, o assunto foi discutido em Assembleia tendo provocado alguns momentos calorosos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 2 a 5 de agosto
Tasquinhas da BIR animam Valado dos Frades
A 20ª edição das Tasquinhas da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades (BIR) tem lugar já de 2 a 5 de agosto, em Valado dos Frades, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo da vila. Atividades culturais, desportivas e recreativas, como o paintball e o torneio de futsal; e o espaço criança com pintura de t-shirts e insufláveis vão animar o recinto das Tasquinhas, onde o público poderá apreciar as especialidades da gastronomia local, com destaque para os enchidos de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Burlões efetuaram várias tentativas de burla no concelho
GNR de Alcobaça alerta população para burla com contadores da EDP na Boavista
A GNR de Alcobaça está a alertar a população para o fato de se deslocarem pelo concelho, numa carrinha Renault Kangoo branca, dois indivíduos, entre os 25 e os 40 anos, que se fazem passar por técnicos da EDP, e que tentam entrar em casa das pessoas, informando-as de que os contadores da luz irão mudar e oferecendo-se para os mudar, em troca de 150€, para que o cliente não fique sem energia elétrica. Segundo a GNR, este método já causou uma vítima, na localidade de Boavista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Convento de S. Francisco recebeu Desfile
de Moda com Ambiente - Dia dos Avós
O Convento de S. Francisco encheu, no dia 26 de Julho, para assistir ao Desfile “Avós na moda com o Ambiente”, no âmbito da comemoração do Dia dos Avós. A iniciativa que contou com a presença, do vereador António Valente, da chefe de Divisão do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria João Cardoso e com a chefe da Divisão de Saúde e Ação Social, Elisabete Filipe, foi desenvolvida com o Grupo Interinstitucional de Apoio a Idosos do Concelho de Santarém, envolvendo diretamente a participação de 11 instituições. Esta iniciativa teve como objetivo promover a relação inter-institucional, o envelhecimento ativo e a solidariedade entre gerações, assinalando o Dia dos Avós, com a participação de 320 idosos e crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado reuniu com Executivo municipal da Marinha Grande
Teresa Morais pede a autarcas para combater
28 mil casos de violência doméstica
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e os deputados do Partido Social Democrata eleitos por Leiria, Paulo Batista Santos e Laura Esperança, deslocaram-se à Câmara Municipal da Marinha Grande, na manhã de sexta-feira, 27 de julho, para reunir com o presidente Álvaro Pereira e o vice-presidente Paulo Vicente, dada a ausência por férias da vereadora Cidália Ferreira. O encontro teve como objetivos a apresentação de medidas de combate à violência doméstica, por parte da representante do Governo, e o pedido de intervenção e respostas urgentes a dossiês considerados prioritários para o concelho, por parte dos representantes da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, Tomar e Sardoal
Autarcas do Médio Tejo querem redução
do preço das portagens na A23 e A13
Os autarcas do Médio Tejo deliberaram na reunião do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, realizada no dia 20 de Julho, comunicar que, tendo tomado conhecimento da recente publicação da Portaria n.º 211/2012 de 13 de Julho, que refere que a partir de 1 de Outubro de 2012, entrará em vigor um novo regime de descontos e/ou taxas de portagem reduzidas, solicitar ao governo a melhor intervenção nesta matéria no sentido de serem minimizados os graves constrangimentos que se têm vindo a fazer sentir nesta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lançamento do Zêzere Arts – Festival de Ópera e Canto Lírico 2012
Ópera anima domingo no Convento de Cristo
Se na manhã de domingo, 29 de julho, enquanto visita o Convento de Cristo de Tomar, for surpreendido pela inesperada melodia de uma conhecida ária de ópera, saiba que se trata do lançamento do II Zêzere Arts, o Festival de Ópera e Canto Lírico que decorre de 5 a 18 de Agosto, entre Ferreira do Zêzere e o Convento de Cristo em Tomar. O recital que deverá ocorrer pelas 11 horas, junta a soprano Bárbara Barradas e o pianista Brian MacKay, director artístico do festival. O evento que nasce no centro de Portugal, em 2011, reúne este ano cantores e músicos oriundos do Reino Unido, Inglaterra, Itália, Irlanda, França, Hungria, México e Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ponte Parque Infantil e Parque Infantil da Ponte dos Caniços
Mais dois parques infantis reabertos em Leiria
A Ponte Parque Infantil, junto às Galerias Jardins do Lis, e o Parque Infantil da Ponte dos Caniços, ambos em Leiria, foram reabertos no dia 25 de julho, depois de terem sofrido algumas intervenções, por forma a cumprirem o que a Lei determina nesta matéria. No caso da Ponte Parque Infantil, os equipamentos que se encontram no espaço foram adaptados às novas exigências legais. Já o piso do Parque Infantil da Ponte dos Caniços, que anteriormente era coberto por aparas de madeira, foi substituído por areia, matéria-prima que permite a sua remoção, limpeza e manutenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia fluvial do Agroal inaugurou novos
equipamentos de apoio
De 24 de julho a 15 de setembro, a praia fluvial do Agroal conta com uma nova cafetaria de apoio. O espaço foi apresentado no dia 23 de julho à população e representa “o culminar de um conjunto significativo de investimentos que têm vindo a ser feitos e que muito dignificam uma das jóias da coroa do concelho” afirmou José Manuel Alho, vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém. Resultante de um investimento de cerca de 298 mil euros, apoiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, a obra contemplou a requalificação de dois edifícios de apoio à piscina. Um com balneários, sanitários e sala de primeiros socorros, no rés-do-chão e uma cafetaria no 1º piso. O segundo edifício acolhe uma sala polivalente, com painéis interpretativos, de apoio à cafetaria, mais duas salas no piso superior. Os equipamentos e mobiliário da cafetaria rondaram os 15 mil euros.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Ministério da Administração Interna desiste de construir novo quartel por falta de verbas
Destacamento da GNR em Alcobaça vai ser alojado em imóvel a requalificar
O Ministério da Administração Interna (MAI) informou a Câmara Municipal de Alcobaça de que já não vai construir o Destacamento Territorial da GNR na Quinta das Freiras, por falta de verbas do QREN. A alternativa passa por colocar o Destacamento que iria agrupar os postos de Alcobaça, Benedita, Pataias e São Martinho do Porto, num prédio devoluto da cidade, dado que o Governo só terá fundos comunitários em projetos de regeneração urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Jovens caldenses lançam projeto turístico
“Free Walking Tours”
“Vem conhecer a nossa cidade e surpreende-te com tudo o que esta tem para te oferecer!” …O convite é lançado desta forma simples e informal, e por isso mesmo, apelativa. O fenómeno das “Free Walkging Tours” chegou às Caldas da Rainha através da “TAKE IT – Free Walking Tours”, um projeto desenvolvido por estudantes locais que decidiram transformar as suas férias académicas num programa turístico e empresarial, com o qual pretendem contribuir para a promoção e desenvolvimento da sua cidade, Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro fim de semana com muito desporto e animação
Santa Cruz Ocean Spirit entra na “onda”
Pé na areia já a partir de hoje. É o arranque da 6.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit (SCOS) que decorrerá de 27 de julho a 5 de agosto na praia do Mirante, em Santa Cruz. A par da noite que marca a inauguração do maior festival de desporto de ondas do país e que ficará a cargo do Dj Hallux Makenzo, aguarda-se com grande expetativa o arranque das competições desportivas. O Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski (CNKW) abre este ano o Santa Cruz Ocean Spirit.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste
Cláudia Horta Ferreira reeleita presidente
do Departamento das Mulheres Socialistas
A instalação dos órgãos do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Oeste teve lugar no dia 18 de julho, na sede da Federação em Torres Vedras. Foi reeleita para o lugar de presidente, para o biénio 2012-2014, Cláudia Horta Ferreira, militante da concelhia de Torres Vedras, que indicou duas vice-presidentes, Liseta Almeida, de Alenquer, e Graça Guerra, da Lourinhã, as duas consideradas “exemplos de cidadãs que têm dedicado a sua vida ao serviço público, sempre com elevados princípios morais e dando o exemplo de seriedade e dedicação que se quer que todos os políticos coloquem em prática na sua vida do dia-a-dia e no exercício de todas as funções que desempenhem.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lurdes Machado e Lino Pereira ganham novas competências
Presidente da Câmara Municipal de Leiria redistribui pelouros
Na sequência da devolução dos pelouros que tinham sido delegados ao vereador António Martinho, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, passou a exercer funções também na área do Desporto. Os restantes pelouros foram distribuídos aos vereadores Lino Pereira e Lurdes Machado. Além de desempenhar funções nas áreas da Ação social, Saúde, Habitação social, Segurança, Cemitérios, Acessibilidade para deficientes e eliminação de barreiras arquitetónicas, Parques infantis e Ligação às freguesias, a vereadora Lurdes Machado assumiu ainda a pasta da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Já ao vereador Lino Pereira foram atribuídas funções relacionadas com uma das áreas que já tutelava: o Trânsito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investigados pela Polícia Judiciária
Distrital de Leiria do PS condena acusações
contra autarcas de Castanheira de Pera
Na segunda-feira, dia 23 de Julho, o jornal Correio da Manhã publicou uma notícia detalhada sobre uma alegada queixa no Ministério Público contra o presidente da Câmara e dois vereadores de Castanheira de Pera, que alegam desconhecer totalmente a existência dessa queixa ou, sequer, do seu conteúdo. O Partido Socialista acha profundamente lamentável esta atitude e vem publicamente expressar a sua solidariedade ao autarca, cuja seriedade e honradez conhece e rejeitar totalmente que estas sejam postas em causa nos órgãos de comunicação social, sem que os visados conheçam as acusações que lhes são imputadas para que se possam defender.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Pombal
Lar ilegal de idosos tinha arsenal de armas
Militares do Destacamento Territorial de Pombal da Guarda Nacional Republicana, executaram, pelas 9h40 do dia 24 de Julho, no concelho de Pombal, uma busca a uma residência onde supostamente funcionava ilegalmente um lar de idosos. Esta ação resultante de investigação em curso permitiu confirmar as suspeitas onde se encontravam 4 idosos de sexo feminino, com idades compreendidas entre os 77 e 84 anos de idade. Foram ainda apreendidas 14 armas de fogo (09 caçadeiras e 5 espingardas) e 2 armas fabrico artesanal calibre desconhecido, 25 munições 6,35mm, e cerca 2000 cartuchos diversos calibres, em virtude de se encontrarem indevidamente acondicionadas de fácil acesso e indocumentadas. ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovem escritor natural de S. Jorge, Porto de Mós,
David Faria apresenta no CIBA livro “Vidas duplas ou a ilusão dos sonhos”
David Faria, um jovem escritor natural de S. Jorge, Porto de Mós, apresenta, no dia 29 de julho, domingo, às 21 horas, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), o seu livro “Vidas duplas ou a ilusão dos sonhos”. O que nos leva a tornar a casa? A saudade. O conforto. O local onde nos recolhemos das batalhas travadas. A casa é o nosso refúgio, mas o que é a nossa casa? Para Dom Nuno Alvares Pereira foi o convento, o refúgio aos seus medos, o lugar onde se pôde encontrar com a sua crença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Nazaré congratula-se com medidas de apoio à segurança nas embarcações de pesca
Barcos da pesca artesanal vão passar a ter sistema GPS
A Câmara Municipal da Nazaré congratulou-se, na segunda-feira, dia 23 de julho, em reunião do Executivo camarário, com a entrada em vigor, no dia 20 de julho, da portaria n.º 219/2012 de 19 de julho, que estabelece o regulamento do regime de apoio às ações coletivas relativas à melhoria das condições de segurança a bordo das embarcações. O Executivo camarário tinha solicitado, no final do ano passado, junto do Ministério da Agricultura e Mar, apoios para a aquisição de equipamento das embarcações de pesca local e costeira com um Sistema de Sinalização por GPS, os rádio–baliza, para permitir a rápida localização de barcos em dificuldades no mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobretudo nas freguesias de Bidoeira de Cima e Coimbrão-Praia do Pedrógão
Câmara de Leiria aprova moção contra mau serviço da Televisão Digital Terrestre
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, no dia 24 de julho, uma sobre a Televisão Digital Terrestre no Concelho de Leiria: no texto aprovado, a autarquia lembra que “as emissões de televisão são um negócio altamente lucrativo para as empresas emissoras e para os fornecedores de equipamentos complementares. Assim, este negócio deveria pressupor a garantia de um serviço de qualidade, até pelos avanços constantes da tecnologia.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Canha apoia José Acácio Barbosa e Jorge Agostinho
Nova Concelhia do PS de Alcobaça concede voto de confiança aos atuais vereadores
José Canha tomou posse como presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça, no dia 13 de julho, numa sessão que contou com a presença de João Paulo Pedrosa, presidente da Federação de Leiria do Partido Socialista, em representação do Secretariado Nacional do partido. Além de José Canha, tomou também posse como presidente da assembleia geral de militantes, António Aniceto. Esta tomada de posse resultou das eleições de 15 de junho, em que José Canha saiu vencedor com 54 votos favoráveis contra os 28 obtidos pela outra lista, encabeçada por Luís Guerra Rosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hacker tenta corromper a votação para eleger as 7 Maravilhas – Praias de Portugal®
7 Maravilhas bloqueia fraude na votação
As 7 Maravilhas® acabam de detetar e bloquear, no dia 24 de julho, uma tentativa de fraude no sistema de votação online para eleger as 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. Um hacker colocou recentemente e de forma sistemática milhares de votos em 7 das 21 praias a concurso. A organização, em conjunto com os auditores da PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda (PwC), detetaram a fraude e intensificaram a segurança do sistema de votação. Houve uma tentativa de votação massiva por parte de um único IP dinâmico, que pertence à ZON TV CABO, que votou sistematicamente nas praias de Odeceixe, Guincho, Lagoa do Fogo, Porto Santo, Albufeira do Ermal, Tróia-Mar e Praia Fluvial de Loriga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD vão apresentar um voto de pesar pelo falecimento do ilustre leiriense
Câmara Municipal de Leiria atribui nome
de José Hermano Saraiva a praça
O historiador José Hermano Saraiva, falecido recentemente, vai ter uma praça em Leiria com o seu nome. A deliberação foi aprovada, no dia 24 de julho, por unanimidade, em reunião de Câmara Municipal de Leiria. Com uma área aproximada de 4.800 m2, a praça em causa localiza-se na margem direita do Rio Lis, junto à ponte Hintze Ribeiro, e reúne um conjunto de funções recreativas e de lazer, ao permitir o usufruto desta zona ribeirinha de alta qualidade, a pé ou de bicicleta. Este parque foi executado ao abrigo da candidatura EPA1 - Requalificação da margem direita do Rio Lis entre Santo Agostinho e a ponte Afonso Zúquete, apoiada pelo FEDER. Na Assembleia da República, os deputados do PSD vão apresentar um voto de pesar pelo falecimento do Professor José Hermano Saraiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 a 15 de Agosto, na Vila da Batalha
Mickael Carreira, Pedro Abrunhosa, Suzana e Tony Carreira nas Festas da Batalha
Alguns dos principais nomes da música nacional voltam a integrar o cartaz das Festas da Batalha, que decorrem de 11 a 15 de Agosto. A presente edição dos festejos traz consigo a alteração do local dos concertos, a realizar no antigo Campo de Futebol da Vila, junto ao Mosteiro, introduzindo também o conceito das entradas pagas, ainda que a valores simbólicos, de quatro euros para todos os concertos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca escreve carta aberta aos leirienses
Raul Castro: “A velocidade da crise tem sido superior à velocidade de recuperação”
O presidente da Câmara Municipal de Leiria escreveu uma Carta Aberta aos munícipes, dando conta do atual estado do Município. Raul Castro reconhece que as expectativas elevadas que o PS trazia foram seriamente abaladas quando se deparou com uma realidade financeira do Município de Leiria bem mais complicada do que esperava, devido, nomeadamente, às dívidas à banca, a fornecedores e outros, que ascendiam a cerca de 110 milhões de euros. Apesar de todos os esforços para recuperar a saúde financeira da autarquia, o edil admite que a velocidade da crise tem sido superior à velocidade de recuperação e, por isso, “há necessidade de corajosamente assumir decisões”, nomeadamente, a extinção da empresa municipal Leirisport.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Rio Maior, Faro, Figueira da Foz, Palmela e Valongo alvos de auditoria
Câmara de Rio Maior faz balanço positivo
da auditoria do Tribunal de Contas
Notícias veiculadas na comunicação social nos últimos dias dão conta de uma auditoria do Tribunal de Contas a cinco municípios: Faro, Figueira da Foz, Palmela, Valongo e Rio Maior. Segundo a autarquia, apesar dos títulos falarem em irregularidades em todos eles, certo é que, cingindo-se ao ano de 2009, as irregularidades detetadas no Município de Rio Maior são de pequena relevância e já se encontram sanadas, relativas a suplementos remuneratórios. Tendo a auditoria abrangido todo o ano de 2009, a mesma visou 10 meses do mandato do executivo anterior – liderado por Silvino Sequeira – e dois meses do atual – presidido por Isaura Morais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agricultura foi o tema em debate no Conselho Regional
JSD Regional de Leiria quer mais medidas
para relançar a agricultura em Portugal
Neste trimestre que a Comissão Política Regional de Leiria da JSD decidiu dedicar à temática da agricultura, e depois do brainstorming subordinado ao mesmo tema que se realizou em Pombal, no dia 23 de Junho, a estrutura decidiu dedicar o Conselho Regional, que se realizou em Leiria, no dia 14 de julho, também à agricultura, debatendo e propondo medidas. Mais de três horas a debater os problemas da agricultura em Portugal, a fazer o diagnóstico do que existe e a analisar bons exemplos, serviram de base para os jovens social - democratas reconhecerem “as importantes medidas que este governo tem apresentado para relançar a agricultura em Portugal, considerando, contudo, que ainda não chegam.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXVII Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro
Marina Frutuoso de Melo vence Grande Prémio BP Gas com prize money de 5.750 euros
O XXVII Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro terminou, no dia 22 de julho, com a atribuição do Grande Prémio BP Gas. A competência e destreza de inúmeros cavaleiros nacionais e internacionais foi acompanhada com entusiasmo por milhares de pessoas que se deslocaram ao Centro Hípico do Hotel Golf Mar para assistir ao último dia de provas. A portuguesa Marina Frutuoso de Melo foi a grande vencedora do Grande Prémio BP Gas, uma prova de duas mãos diferentes ao cronómetro, com obstáculos a 1,45m, conquistando, assim, um prize money de 5.750 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto liderado pelo Município de Santarém reúne entidades da Administração Pública
Sustentabilidade da Atividade Pecuária discutida em Santarém
O Município de Santarém, pela sua visão estratégica na procura da sustentabilidade, lidera o Projeto “Cooperação para a Sustentabilidade da Atividade Pecuária” assumido pela DADS - Divisão do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o qual foi aprovado na reunião do Executivo Municipal no dia 12 de Março de 2012, contando já com os seguintes parceiros: Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Benavente, Cartaxo, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, Montemor-o-Novo, Torres Vedras e Santarém; Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Tejo; GNR-Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente - Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Alentejo, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Federação está contra contra a extinção das regiões de turismo do Oeste e de Leiria/Fátima
Distrital de Leiria do PS acusa Governo
de querer acabar com a marca Fátima
A Federação Distrital do Partido Socialista de Leiria considera que a extinção das regiões de turismo do Oeste e de Leiria/Fátima, decisão que o governo PSD/CDS se prepara para tomar é “mais uma machadada na economia do nosso distrito..” Também recusa que Fátima, uma marca turística conhecida em todo o mundo, acabe e seja substituída por uma marca chamada “Centro”. “Alguém, no seu perfeito juízo consegue ver ganhos de promoção turística substituindo Fátima por Centro? É o absurdo da decisão política levada ao extremo da irracionalidade”, conclui.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
João Lucas tomou posse como vereador do PSD
João Lucas, atual administrador da empresa municipal STR-Urbhis, tomou posse no dia 19 de julho, como vereador do PSD na Câmara Municipal de Santarém. Esta tomada de posse, durante uma reunião extraordinária do Executivo, deveu-se ao pedido de suspensão de mandato apresentado recentemente por Moita Flores, tendo Ricardo Gonçalves assumido o cargo de presidente da Câmara, com novas competências delegadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém, Tomar e Ferreira do Zêzere também foram palco das chamas
Incêndios no concelho de Alcobaça obrigam a corte do IC2
Vários focos de incêndio que deflagraram nas localidades de Moleanos, Covão do Milho e Portela Nova provocaram na tarde do dia 17 de julho, o corte do IC2, durante uma extensão de 1,5 km. Os incêndios não colocaram habitações em risco, tendo consumido área de pinhal, eucaliptal e mato. Com temperaturas próximas dos 40º C, os incêndios só foram dominados por volta das 23h, tendo as ações de rescaldo e vigilância ocorrido durante toda a noite e o dia seguinte. Estiveram no local 145 bombeiros, 45 viaturas e dois meios aéreos. Também nos concelhos de Ourém, Ferreira do Zêzere e Tomar deflagram vários incêndios nos dias 17 e 18 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Padre Duarte Morgado celebra Missa Nova
com distinção perante mais de mil pessoas
Mais de mil pessoas assistiram, no dia 15 de julho, à Missa Nova do padre Duarte Morgado, na Igreja do Mosteiro de Alcobaça. O novo padre, formado no Seminário dos Olivais, não podia ter sido mais bem recebido na sua terra natal ou não fosse Duarte Morgado admirado na cidade pela sua humildade e simpatia. Para a posteridade fica uma das maiores manifestações de religiosidade a que a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça já assistiu e uma prestação virtuosa do padre Duarte Morgado, perante cerca de duas dezenas de padres e uma enorme plateia, com destaque, na primeira fila, para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e para o diretor do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Mercado Medieval inaugurado no dia 19 Julho
O Mercado Medieval irá decorrer de 19 Julho a 12 Agosto 2012 (aberto de 5ª feira a Domingo) na Vila de Óbidos, no antigo campo de treino de cavaleiros e escudeiros deste reino. É num ambiente tosco que o visitante começa a viagem no tempo… por entre tabernas de comes e bebes, artesãos e mercadores oriundos dos 4 cantos de Portugal. Um pouco por todo o mercado é possível avistar bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis especialistas nas artes divertir as gentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direito de resposta
Artemrede contesta motivos invocados pelo Município de Alcobaça para saída da associação
No seguimento da notícia publicada a 9 de Abril de 2012 pelo Tinta Fresca, sobre a eventual saída do município de Alcobaça da Artemrede, a associação, sediada em Santarém, vem, por este meio, exercer o seu direito de resposta. Segundo a Atemrede, "o custo de participação na Artemrede foi sempre, para qualquer Associado, muito menor do que o retorno obtido em bens e serviços. No caso de Alcobaça, o valor da quota paga pelo município totaliza anualmente 32 520,00 € (e não 40 000,00 como noticiado). De 2005 a 2010 este município obteve um retorno na ordem dos 150%, ou seja, por cada euro investido recebeu 1,50 € em bens e serviços (programação, comunicação e formação)."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plantações de cannabis sucedem-se
GNR apreende droga na Benedita e Ansião
Militares do Núcleo Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pombal da Guarda Nacional Republicana apreenderam, no dia 16 de Julho, em Ansião, 215 plantas de cannabis a um cidadão norte-americano. No dia 15 de Julho, na Benedita, militares do Posto da Guarda Nacional Republicana local apreenderam várias doses de produto estupefaciente (haxixe), após uma fiscalização de trânsito, tendo sido apreendidas 96 doses de haxixe, dissimuladas num maço de tabaco. No dia 6 de Julho, também na Benedita, militares do Posto Territorial de Benedita da Guarda Nacional Republicana apreenderam diversas substâncias e munições ilícitas, na sequência da investigação de um processo de violência doméstica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Windy Summer Sessions 2012
Praia da Gamboa recebeu Regata de Kite-Surf Peniche-Berlenga-Peniche
Depois da falta de condições de vento mínimas no dia anterior, no domingo, dia 15 de julho, já com vento NW a rondar os 20 nós, finalmente, foi possível aos 13 kite-surfers presentes largarem as suas asas ao vento, fazendo-se ao mar a caminho de uma das 7 Maravilhas de Portugal, a Ilha da Berlenga. Com ondulação de Norte a rondar os dois metros e com o vento a soprar forte, o nível de exigência física, técnica e de navegação foi bastante elevado, levando a alguma dispersão no grupo, com os surfistas a necessitarem corrigir com frequência o seu rumo à ilha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de obter a reforma
Moita Flores suspende mandato em Santarém por doença e obrigações literárias
O presidente da Câmara Municipal de Santarém pediu a suspensão do mandato pelo período de 90 dias, alegando doença e obrigações literárias. Moita Flores não esteve presente na reunião, mas não deixou de responder à oposição, que o acusa de ter trocado Santarém por Oeiras. Foi no seu blogue “Projétil” que o autarca admitiu que “vai fazer um ano que me foi diagnosticado um problema de divertículos e pólipos intestinais" e que, além dos seus 59 anos, "ao longo dos últimos nove meses tive três internamentos e períodos difíceis de convalescença.” O edil recorda que viveu sempre no limite com toda a intensidade, sem olhar a horas nem a noites, nem a cansaços”, mas que os médicos o obrigaram a agora parar, sob pena da sua saúde se deteriorar irreversivelmente.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
35.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras
Ricardo Mestre vence Troféu Joaquim Agostinho
Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira) ganhou, no dia 15 de julho, pelo segundo ano consecutivo, o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, depois de uma exibição de luxo, pessoal e da equipa, na terceira e última etapa da prova, uma ligação de 165,3 quilómetros, entre Atouguia da Baleia e o Parque Eólico da Carvoeira. Nas restantes classificações, Sérgio Ribeiro confirmou a posse da camisola por pontos e o colega de equipa César Fonte fez o mesmo quanto às metas volantes. O russo Mikhail Antonov, muito activo ao longo da jornada, recuperou a camisola da montanha, e José Gonçalves venceu com superioridade a classificação da juventude. A Onda-Boavista impôs-se por equipas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa mensal de exposição, troca e venda de artigos
Cadaval vai acolher 4ª Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo
A 4ª Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo do Município do Cadaval, evento que tem congregado mensalmente, ao quarto sábado de cada mês, no centro da vila, dezenas de participantes provindos dos distritos de Lisboa e Leiria, em especial da região Oeste, vai realizar-se no dia 28 de julho. Uma multiplicidade de artigos de artesanato, velharias, antiguidades e colecionismo podem ser encontrados nesta recém-criada feira, cujo intuito é valorizar os referidos géneros enquanto «exemplos vivos do passado», vindo, ao mesmo tempo, proporcionar a exposição, troca e venda ocasional dos mesmos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal e da Escola Prática de Cavalaria
Batalha acolhe evocação a Mouzinho
de Albuquerque
.No dia 21 de junho, sábado, às 17h30, a Praça Mouzinho de Albuquerque, acolhe mais uma homenagem a Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, numa iniciativa da Câmara Municipal e da Escola Prática de Cavalaria. A evocação, que marca o 115º aniversário da Batalha de Macontene, pretende homenagear o nascimento deste ilustre militar considerado um dos batalhenses mais destacados de todos os tempos e que a Arma de Cavalaria adotou como patrono.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Pedro Canavarro eleito Académico Efetivo
de Belas-Artes
A Academia Nacional de Belas-Artes, reunida em plenário, na sessão académica de 12 de junho, elegeu Pedro Canavarro para Académico Efetivo dessa Academia, onde era, até agora, Académico Correspondente. Pedro Canavarro é trineto do parlamentar liberal Passos Manuel e foi fundador da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém. Politicamente, foi presidente do Partido Renovador Democrático e eurodeputado por este partido, nos anos 80. Atualmente, é presidente da Fundação Passos Canavarro e diretor da Casa Museu Passos Canavarro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Trilhos do Almonda 2012 e Porta da Almedina com lotação esgotada
Trilhos do Almonda 2012 foi mais uma vez um sucesso, com trilhos fantásticos. Nesta 3ª edição o percurso foi em sentido contrário ao ano anterior sendo a prova praticamente toda na montanha. No percurso houve bons abastecimentos e no final fruta fresca e isotónico para recuperar a energia despendida. Em simultâneo decorreu no domingo, 8 de julho, junto à Porta da Almedina, no Castelo de Tomar, uma evocação histórica do Desfazer do Cerco de 1190. A iniciativa da associação cultural Templ’Anima, com o apoio da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo - Delegação Templários, contou com uma visita à Pedra dos Cavalos e à Cruz da Rosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
16ª Feira do Livro de Peniche
Peniche recebe festa do livro até 7 de Agosto
A 16ª edição da Feira do Livro de Peniche, dinamizada pela Associação Juvenil de Peniche, abriu no dia 13 de Julho. Durante quase um mês, a Associação Juvenil de Peniche (AJP) vai organizar a festa do livro na cidade de Peniche, que irá prolongar-se até dia 7 de Agosto. O local onde a feira irá decorrer será no Clube Recreativo Penichense e estará aberto diariamente entre as 15h e as 23h30. O evento tem como principal objetivo possibilitar um contacto direto com o livro à população que se deslocar à feira e, possibilitar ainda, o acesso a livros com vários descontos. A feira conta com a presença de cerca de 36 editoras, com alguns milhares de títulos de vários géneros literários. Os descontos variam entre os 8% e 50% em diversas editoras nacionais, para além de promoções a partir de 1€, haverá também livros noutras línguas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo às 16 horas
Padre Duarte Morgado realiza Missa Nova
no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
A Missa Nova do padre Duarte Nuno Morgado realiza-se domingo, 15 de julho, pelas 16h, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Segue-se jantar partilhado no pavilhão MercoAlcobaça. Duarte Morgado, de 24 anos, que realizou toda a sua formação cristã na Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, foi ordenado padre no dia 1 de julho de 2012. Aluno do Seminário dos Olivais, em Lisboa, foi ordenado diácono no dia 27 de novembro de 2011, pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com peso aproximado de 11,5 kg
GNR apanha produtor da Benedita a regar 256 plantas de cannabis
Militares do Núcleo Investigação Criminal do Destacamento Territorial das Caldas da Rainha da Guarda Nacional Republicana apreenderam, pelas 16h do dia 12 de Julho, na Benedita, concelho de Alcobaça, várias plantas de cannabis, uma planta proibida por ser a base do haxixe. Esta ação resultou de denúncia anónima, que depois de ter sido confirmada permitiu vigiar a cultura tendo sido possível detetar o seu responsável quando se preparava para regar as cerca de 256 plantas de cannabis com peso aproximado de 11,5 kg. As plantas foram apreendidas e o suspeito com 54 anos, sexo masculino, nacionalidade portuguesa, ficou sujeito a termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia assume que não tem dinheiro para obras
Câmara de Leiria suspende construção
de estradas e centros escolares
Raul Castro anunciou, na reunião de Câmara de 10 de julho, que a autarquia suspendeu os projetos de execução da Variante dos Capuchos, da Estrada 1038 (Colmeias), da Marginal do Pedrógão, do Centro Cultural dos Marrazes e dos Centros Educativos de Barreira, Maceira, Parceiros e Marrazes. O presidente da Câmara Municipal de Leiria assume assim que não tem dinheiro para novas obras e que a autarquia não conseguiu o acesso à “Bolsa de Mérito da Execução Municipal”, que aumentaria a percentagem de financiamento do QREN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Cultural Gonçalves Sapinho recebe IV Sarau Cultural do CEERIA
O IV Sarau Cultural do .CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça vai ter lugar no dia 14 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Integram o programa a peça "Almanzor: Mais uma História de Amor", pelo grupo de teatro do CEERIA e as participações musicais de Filipe de Moura, GleeClub – ECB e Trava Línguas Duo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VCI, EN 8-6 e IC9
Presidente da Estradas de Portugal em Alcobaça para analisar problemas rodoviários do concelho
O presidente da EP – Estradas de Portugal, António Ramalho, visitou no dia 10 de julho, o concelho de Alcobaça, com vista a verificar, no local, alguns dos problemas rodoviários com que os habitantes deste concelho se têm vindo a deparar, no sentido de em conjunto com a autarquia procurar encontrar as melhores soluções para os referidos problemas, nomeadamente em relação à EN 8-6 que liga Benedita a Alcobaça, em relação à VCI e ao IC9, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a reorganização das freguesias, os mega-agrupamentos e o Hospital de Alcobaça
CDU/Alcobaça acusa PSD local de solidariedade com medidas impopulares do Governo
A CDU do concelho de Alcobaça realizou no dia 5 de julho, no restaurante “Rei dos Grelhados”, em Évora de Alcobaça, mais um jantar das conversas públicas do partido, onde foram abordados temas que preocupam a coligação PCP-PEV como a reorganização das freguesias, os mega-agrupamentos, a Lei dos Compromissos e o Hospital de Alcobaça, entre outros. Marcaram presença no jantar o vereador Rogério Raimundo, o deputado municipal João Paulo Raimundo e a nº 2 da listas das últimas autárquicas Vanda Furtado Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após o fim da coligação com o CDS
PS não vai formar nova coligação na Câmara de Leiria
Apesar da insistência do PSD, o vereador do CDS recusou explicar na sessão de Câmara Municipal de Leiria as razões que o levaram a devolver os pelouros, nomeadamente, o do Desporto, remetendo os interessados para uma conferência de imprensa a realizar nesse mesmo dia às 20 h, na sede do CDS. Contudo, após a reunião de Câmara, António Martinho revelou aos jornalistas os dois principais motivos que o levaram a sair da coligação com o PS, ambos relacionados com a proposta de extinção da Leirisport: não terem sido acautelados os postos de trabalho de cerca de 90 trabalhadores da empresa municipal e não ter sido informado do agendamento da proposta de extinção da Leirisport na reunião de Câmara, apesar de ser do seu pelouro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à opção do PS de extinguir a Leirisport
Vereador António Martinho entrega pelouros
na Câmara Municipal de Leiria
O vereador António Martinho, eleito pelo CDS, entregou, no dia 9 de Julho, os pelouros que ocupava na Câmara Municipal de Leiria, nomeadamente, o Desporto. Em causa está a decisão de Raul Castro de extinguir a empresa municipal Leirisport, presidida até agora por António Martinho, o que poderá levar ao despedimento de uma centena de trabalhadores. A decisão deverá ser tomada esta terça-feira, na reunião da Câmara Municipal de Leiria. A renúncia do vereador do CDS coloca em causa também a governabilidade da autarquia, já que o PS dispõe apenas de 4 vereadores, a que se juntou a meio do mandato a vereadora independente Isabel Gonçalves, eleita pelo PSD, número insuficiente para garantir a maioria, numa vereação de 11 elementos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por larga maioria
João Paulo Costa e Bruno Letra vencem eleições no PSD em Alcobaça e Benedita
João Paulo Costa voltou a vencer as eleições para Concelhia do PSD de Alcobaça. Com um universo de 237 militantes com quotas pagas e habilitados a votar, marcaram presença no sufrágio do dia 6 de julho, 119 militantes. A lista de João Paulo Costa recebeu 115 votos para a Comissão Política, registando-se ainda 4 votos brancos; Para a Mesa do Plenário, a lista única obteve 116 votos, registando-se 3 votos brancos. João Paulo Costa mostrou-se muito satisfeito com o elevado número de votantes, uma vez que “não é normal uma lista única ultrapassar os 100 votos”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
PT lança solução interativa web, mobile e televisão
Canal MEO Autarquias arranca em Santarém
MEO para Autarquias é nome da nova solução interativa multiplataforma da Portugal Telecom (PT), televisão, web e mobile, apresentada na terça-feira, 3 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Santarém, numa cerimónia onde estiveram presentes, entre outros, Francisco Moita Flores, presidente da autarquia e os vereadores João Teixeira Leite, Luísa Féria e Maria Teresa Azoia e ainda Carlos Alves Duarte, administrador executivo da PT.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passos Coelho admite alargar corte de subsídios a privados
Tribunal Constitucional declara inconstitucional corte de subsídios a funcionários e pensionistas
O Tribunal Constitucional declarou, no dia 5 de julho, inconstitucional o corte de subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e pensionistas, para os anos de 2012, 2013 e 2014. O Tribunal verificou que esta medida se traduzia numa imposição de um sacrifício adicional que não tinha equivalente para a generalidade dos outros cidadãos que auferem rendimentos provenientes de outras fontes, tendo concluído que a diferença de tratamento era de tal modo acentuada e significativa que as razões de eficácia na prossecução do objetivo de redução do défice público que fundamentavam tal opção não tinham uma valia suficiente para a justificar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça Dr. Manuel de Arriaga
Câmara da Nazaré abre propostas ao concurso para concessão de bancas de artesanato
A sessão pública de abertura das propostas ao Concurso para a “Concessão de exploração de sete bancas na Praça Dr. Manuel de Arriaga”, por um período de 5 anos, decorreu na terça-feira, 3 de julho. O júri anunciou que irá analisar as propostas que cumprem as regras do Concurso, e informar, posteriormente, os candidatos da sua decisão. Sobre as bancas que não forem atribuídas nesta fase do concurso, o júri informou que irá abrir um novo processo com vista à sua atribuição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A ação de sensibilização permitiu desmistificar o conceito
Saúde mental debatida no Cadaval
A Câmara Municipal do Cadaval promoveu, a 27 de junho, a ação de sensibilização “O social da Saúde Mental: do mito à realidade”, a qual permitiu demonstrar a uma vasta plateia que a Saúde Mental é um conceito abrangente, que afeta o bem-estar coletivo, sendo também influenciado pela conjuntura social. Esta ação teve como público-alvo profissionais nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Saúde e comunidade em geral, tendo sido moderada por Eugénia Correia, vice-presidente e vereadora do pelouro da Ação Social do município cadavalense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com seminário, Feira de Oportunidades e lançamento de um livro sobre a instituição
Cooperativa Agrícola de Alcobaça comemora
80 anos com balanço muito positivo
A Cooperativa Agrícola de Alcobaça comemorou nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, o seu 80º aniversário, com um programa que incluiu a realização do seminário “Cooperativismo e Desenvolvimento Rural”, no dia 29, e de uma Feira de Oportunidades nos dias 30 de junho e 1 de julho. Destaque também, no dia 29, para o lançamento de um livro com a história da Cooperativa, da autoria de Luís Peres Pereira e colaboração de António Maduro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições no dia 6 de julho
Bruno Letra apresenta lista à liderança
do Núcleo da Benedita do PSD
Bruno Ribeiro Letra apresentou a sua lista candidata à liderança do Núcleo do PSD na Benedita. Segundo o candidato, que desempenha atualmente o cargo de assessor do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o objetivo da candidatura passa por reforçar a estrutura do Núcleo da Benedita que integra a Concelhia de Alcobaça do PSD, de forma a olhar mais de perto os problemas daquela vila. As eleições realizam-se no dia 6 de julho, das 18h às 20h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas reúnem para concluir que não conseguem governar as suas autarquias
Lei dos Compromissos paralisa autarquias
do Médio Tejo
Os autarcas do Médio Tejo reunidos no dia 29 de Junho, na reunião do Conselho Executivo, confrontados com as graves implicações resultantes da aplicação na Administração Local, da Lei Compromissos, viram-se legalmente impedidos de deliberar qualquer assunto constante da ordem de trabalhos, sendo obrigados a terminar a reunião sem tomar uma única decisão. Todos, sem exceção, confirmaram que a sua atuação está a ser condicionada de uma forma absurda com a aplicação desta Lei, impedindo-os de exercer as funções que são da sua responsabilidade e as competências que lhes foram confiadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares do PSD de Leiria questionam Governo
Deputados defendem participação de privados na abertura a tráfego civil da base de Monte Real
Deputados social-democratas de Leiria defendem junto do Governo a abertura ao tráfego civil de passageiros e mercadorias da base aérea de Monte Real, em Leiria, "numa visão de parceria com os privados e de otimização dos recursos públicos", preconizam os parlamentares. Os seis deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria subscreveram uma pergunta parlamentar dirigida ao secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, onde referem "o eventual interesse de privados na viabilização da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OPEN, Incubadora D. Dinis e Centro Incubador das Caldas da Rainha
Incubadoras da região participam no II Encontro Nacional de Incubadoras de Empresas
Debater o papel das incubadoras na promoção do empreendedorismo é o objectivo central do II ENI – Encontro Nacional de Incubadoras de Empresas, que irá juntar no Curia Tecnoparque, nos dias 5 e 6 de Julho, promotores, gestores e técnicos das incubadoras nacionais. Organizado por iniciativa da RIERC – Rede de Inovação e Empreendedorismo da Região Centro, rede da qual a OPEN, a Incubadora D. Dinis e a o Centro Incubador das Caldas da Rainha fazem parte, este encontro irá reunir incubadoras de todo o País, tendo em vista a partilha de experiências e o reforço do trabalho em rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Paulo Fonseca alerta Assembleia Municipal:
“Lei dos compromissos vai fazer parar tudo”
Um dos principais pontos discutidos na última reunião da Assembleia Municipal de Ourém, foi a recente publicação do decreto-Lei n.º 127/2012 de 21 de junho, na sequência da lei n.º 8/2012 de 21 de fevereiro, mais conhecida por “Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso”, uma lei que, segundo Paulo Fonseca, “vai fazer parar tudo”. Para Paulo Fonseca, “a cegueira do atual governo é estonteante. Médicos, hospitais, freguesias, tribunais e agora os Municípios. Só as despesas e os contratos que foram celebrados antes do dia 21 de junho é que terão continuidade, até, ao término da sua validade. Todas as novas aquisições não são permitidas. É o descalabro completo, e para o qual procuramos soluções e alternativas”, lamentou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Jardim das Rosas recebe Festa da Cerveja
de 5 a 8 de julho
Entre os dias 5 e 8 de julho decorrerá no Jardim das Rosas a Festa da Cerveja, uma iniciativa apoiada pelo Município de Torres Novas e que resulta da cooperação entre cinco coletividades do concelho: Rancho Folclórico de Torres Novas, Clube Desportivo de Torres Novas, Núcleo Sportinguista de Torres Novas, União Desportiva e Recreativa da Zona Alta e Banda Operária Torrejana. Ao longo dos quatro dias estas associações terão em funcionamento um serviço de tasquinhas e haverá muita animação num programa que inclui também o XXXIV Festival de Folclore do Rancho de Torres Novas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Nazaré Open Summer dá boas-vindas ao Verão
no areal da praia da Nazaré
Muita música e diversão à beira-mar são as apostas do evento “Nazaré Open Summer”, que se realizará no areal da praia da nazaré, já no dia 7 de julho, com o objetivo de dar as boas-vindas ao verão e promover o espírito da noite nazarena, para esta altura do ano, de chegada de milhares de turistas. A iniciativa, promovida pela AREBIRI eventos, tem a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, Nazaré Qualifica, e a chancela da 94FM rádio. A festa com Sérgio Delgado, Eurico Lisboa, McGuy H, House Gang Deejays, e o concerto Fade Out, tem início às 22h00 e promete uma noite bem animada no areal da praia. A entrada para o evento “Nazaré Open Summer” é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Princípios, Os Fins e as Ervas Rasteiras
Valdemar Rodrigues
O Congresso: apontamentos
Rui Rasquilho
O Estado somos nós, mas só quando dá jeito!
Micael Sousa
Poupar … Nas férias
Inês Tristão Ouro
Gás Natural – Fonte energética das próximas décadas
Domingos Soares Rebelo
Praia de Supertubos – uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal"
António José Correia
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o