Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 124 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Para estar concluída em Junho de 2012
Obra de abastecimento de água nas freguesias da Vestiaria, Bárrio e Cela já arrancou
Arrancou no dia 1 de Março a empreitada de Sistema de Adução Municipal de Abastecimento de Água às Freguesias: Vestiaria, Bárrio e Cela. A obra, que está orçada em 2.778.722,81 € + IVA, foi adjudicada à empresa Asibel - Construções S.A, estando prevista a sua conclusão dentro de 15 meses. Trata-se de uma obra de grande dimensão e de um investimento avultado, onde a Câmara Municipal de Alcobaça e os Serviços Municipalizados assumem empenhar fortes esforços financeiros para solucionar os problemas de abastecimento de água nas três freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 de Março a 3 de Abril
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos dedicado ao património da vila medieval
Património Histórico de Óbidos é o tema escolhido para as Esculturas em chocolate do Festival Internacional de Óbidos, que decorre de 17 de Março a 3 de Abril. O espaço da Valrhona, patrocinador oficial de chocolate, promete encantar e deliciar todos os visitantes do evento que, este ano, está aberto, durante as três semanas, de quinta-feira a domingo. Segundo José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal que organiza o Festival, a exposição de Esculturas “será uma oportunidade para homenagear o Património da Vila, ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da Classificação do Castelo como Monumento Nacional, e numa ocasião em que a Misericórdia de Óbidos assinala 500 anos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marginal reúne os foliões
Nazaré espera milhares nas ruas para festejos de Carnaval
Cerca de oito centenas de participantes, 15 carros alegóricos e uma dúzia de bandas infernais vão encher a Marginal de Nazaré de cor e alegria, no próximo domingo, para o desfile de Carnaval. A sátira social, dedicada a temas locais e nacionais, e o imaginário associado a terras distantes no espaço e no tempo, são algumas das fontes de inspiração dos cerca de 40 grupos e brincadeiras participantes nos desfiles de domingo e terça-feira. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas na Marginal da Nazaré, para ver este Carnaval espontâneo e essencialmente popular, onde não há lugar a ritmos importados, escolas de samba, reis oriundos dos programas de televisão da moda ou figurantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Festival da Irreverência regressa ao Terreiro
de 5 a 7 de Março
Nos dias 5 e 7 de Março, a partir das 22h30, Leiria assinala o Carnaval, com o Festival da Irreverência, que terá lugar no Largo Cândido dos Reis (Terreiro). Para animar esta zona da cidade, a autarquia irá proporcionar aos munícipes um programa muito animado, com música ao vivo e com o tradicional baile de máscaras, em colaboração com Junta de Freguesia de Leiria, Inatel Cultura, Bares do Terreiro e Associação de Defesa do Centro Histórico de Leiria. Deste modo, todos aqueles que aguardam com expectativa o Carnaval poderão assistir, no sábado, dia 5 de Março, à actuação da banda “The Cartel”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ministro da Justiça, Alberto Martins
Protocolo de criação da cidade judiciária
em Santarém assinado nas Festas de S. José
De 17 a 20 de Março, Santarém vai receber mais uma edição das Festas de S. José, o padroeiro do concelho. O Campo Infante da Câmara será o palco principal destas festas que este ano apresentam um vasto programa que inclui musica, animação, corrida de toiros, gastronomia e religião, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santarém e da Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém. Além das actividades em torno datas da Reconquista Cristã de Santarém (15 de Março) e do Feriado Municipal (19 de Março), que comemora o Dia de S. José, Santo Padroeiro dos Artífices, destaque para os concertos com a cantora Aurea, a divertida banda “Jim Dungo”, a fadista Joana Amendoeira e Herman José, uma festa com música dos anos 80 com o DJ Paulino Coelho, da Rádio Renascença, as actuações de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 31 de Dezembro
Câmara Municipal da Marinha Grande tem nova estrutura orgânica
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem uma nova estrutura de organização dos serviços municipais, desde o dia 31 de Dezembro de 2010. O objectivo é incrementar a eficácia e eficiência dos serviços e modernizar os serviços. A nova orgânica foi aprovada pela Câmara Municipal, no âmbito do novo regime jurídico da organização dos serviços das autarquias locais, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 305/2009, de 23 de Outubro, que impunha a reorganização dos serviços municipais até 31 de Dezembro de 2010.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Caldas não aumenta número de vereadores a tempo inteiro
Câmara do Cartaxo concentra pelouros
em três vereadores
Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, vai liderar a área de Desenvolvimento Económico, numa altura em que as áreas empresariais ganham relevo e os fundos do QREN e da Administração Central se revelam uma alavanca fundamental para os principais investimentos no concelho. Mantém a Divisão de Finanças e os Gabinetes de Assuntos Jurídicos, de Imagem e Comunicação, Controlo de Gestão, Órgãos Autárquicos, Projectos Estratégicos e Especiais e Serviço ao Cidadão e Entidades Externas. Por sua vez, Paulo Varanda assume Juventude e mantém Áreas Sociais e Operacionais enquanto Pedro Gil reforça competências com Gestão das Colectividades e Área de Desenvolvimento Ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter sido omitido em 2007
Turismo religioso vai passar a integrar
o Plano Estratégico Nacional do Turismo
Foi apresentado, no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa, o documento “Plano Estratégico Nacional do Turismo – Propostas para a Revisão no Horizonte 2015 – Versão 2.0”. Trata-se de um documento que pretende servir de base à revisão do PENT, apresentado em 2007. Nesta proposta, destaque para a inclusão no âmbito da “estratégia de produtos”, do produto “Touring – Turismo Cultural e Religioso”, considerado um produto em desenvolvimento na Região de Lisboa e um produto prioritário no Pólo de Desenvolvimento Turístico Leiria-Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
BTL – Feira Internacional de Turismo
Município de Alcobaça recebe Menção Honrosa para o maior evento do concelho
O Município de Alcobaça recebeu, no dia 24 de Fevereiro, durante a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Turismo de Portugal 2010, na BTL – Feira Internacional de Turismo, uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Evento de 2010 para a “Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.” Presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, a cerimónia teve como finalidade premiar os melhores projectos nas mais diversas categorias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Média europeia é de 71%
Apenas 51% dos jovens portugueses têm carro
França é o país da Europa com maior número de jovens que são proprietários do seu automóvel: 71% contra uma média de 59%. Portugal surge abaixo da média europeia, com apenas 51%. Outra das tendências entre os jovens europeus é a consulta do mercado de usados: 63% dos indivíduos com menos de 30 anos que adquiriram carro, optaram por um automóvel usado. São novos dados revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem, que nesta 5.ª edição analisa o comportamento de compra dos jovens europeus no mercado automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémios Portugal Trade Awards 2011
Óbidos vence categoria de “Melhor Município
do País para o Turismo”
Óbidos venceu o Prémio de Melhor Município para o Turismo, no âmbito do “Portugal Trade Awards 2011”. A cerimónia da entrega do troféu aconteceu ontem, quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, no Parque das Nações, em Lisboa, no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL. O Prémio foi entregue no decorrer de um jantar de gala, que decorreu, ontem à noite, e no qual estiveram os 450 principais empresários do Turismo em Portugal. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Associação Alcobacense de Farmingville entrega cadeira de rodas a munícipe do Vimeiro
Este sábado, 26 de Fevereiro, pelas 11h, irá decorrer a cerimónia de entrega de uma cadeira de rodas eléctrica à munícipe da Freguesia do Vimeiro, Maria da Conceição Mendes. Esta é mais uma iniciativa resultante da festa anual da Associação Regional Alcobacense de Farmingville, nos Estados Unidos da América. Uma organização que tem como objectivo angariar fundos para causas sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça recebe Menção Honrosa em “Eventos”
Prémios Turismo de Portugal distinguem melhores projectos turísticos de 2010
Oito projectos turísticos públicos e privados e uma personalidade viram hoje reconhecido o seu contributo para a qualificação e inovação da oferta nacional durante 2010, recebendo a distinção máxima do Turismo de Portugal numa cerimónia realizada na BTL – Feira Internacional de Lisboa e presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Além dos projectos vencedores, a sexta edição dos Prémios Turismo de Portugal atribuiu ainda 11 menções honrosas, destacando empreendimentos turísticos, equipamentos culturais, eventos de animação, monumentos e espaços públicos entre 147 candidatos de todo o País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
António Carrapatoso livro “Desatar o Nó – Reflexões e Propostas para Portugal”
A Livraria Arquivo e a Nerlei apresentam, no dia 1 de Março ( terça-feira) às 18h, no Edificio Nerlei ( Av. Bernardo Pimenta, Leiria), o livro “Desatar o Nó – Reflexões e Propostas para Portugal”, de António Carrapatoso. Muitos fazem diagnósticos, António Carrapatoso apresenta soluções. É isto que distingue Desatar o Nó da maioria dos livros publicados nos últimos tempos sobre as várias crises com que Portugal tem sido confrontado: crise financeira, crise económica, crise do Estado Social, crise do Estado de Direito, crise do sistema político, crise de valores e porventura a mais funesta crise de confiança. Sobre todas elas António Carrapatoso se pronuncia e para cada uma propõe saídas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém renova protocolo com a GNR
Fátima vai reforçar colocação de câmaras
de vigilância
A renovação do Protocolo de Cooperação tendente à Coordenação e Utilização do Sistema de Controlo da Mobilidade na Cova da Iria, cidade de Fátima, foi assinado no dia 21 de Fevereiro, por Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém e pelo tenente-general Newton Parreira, Comandante Geral da GNR, em representação da Guarda Nacional Republicana. Paulo Fonseca sublinhou a parceria existente entre o Município e a GNR, “uma parceria activa de colaboração que se pretende alargar, nomeadamente, após as obras de requalificação da avenida, acrescentando equipamentos de vigilância, estando prevista a colocação de câmaras de vigilância também no novo túnel.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para modernizar e desburocratizar
Câmara Municipal da Marinha Grande aderiu ao Simplex Autárquico
A Câmara Municipal da Marinha Grande aderiu ao Simplex Autárquico 2010/2011, programa orientado para a simplificação de procedimentos administrativos, com vista a facilitar a vida dos cidadãos, modernizar a administração e reduzir os custos de contexto que sobrecarregam as actividades económicas. Este programa tem em vista, essencialmente, dar visibilidade às medidas tomadas pelo Município no sentido de facilitar a vida aos cidadãos e às empresas, através da desburocratização de procedimentos administrativos e consequente diminuição de custos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
CTT lançam selo alusivo à Festa dos Tabuleiros
A Festa dos Tabuleiros vai figurar num selo dos correios. Com um valor facial de 0,32 €, o selo integra-se na emissão filatélica “Festas Tradicionais Portuguesas” na companhia do S. João do Porto, do Carnaval de Loulé e da Festa da Flor da Madeira. O lançamento oficial decorrerá às 10 horas da manhã, no dia 21 de Fevereiro, na estação dos Correios de Tomar, junto ao Mouchão, com a presença de responsáveis dos CTT e da Comissão da Festa. Ao longo do dia, quem quiser conhecer a série e estiver interessado na aposição do carimbo de primeiro dia poderá visitar esta estação e a dos Templários, na Rua de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de Fevereiro
Francisco Louçã desloca-se a Leiria para esclarecer objectivos da Moção de Censura
Francisco Louçã estará em Leiria nesta quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, no Ateneu Desportivo de Leiria, para tirar todas as dúvidas sobre a Moção de Censura apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República. O coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda presidirá a uma sessão pública às 21h30 no salão nobre do Ateneu Desportivo de Leiria. No entanto, o dia político começará logo às 17h30 na Praça Rodrigues Lobo, com o Jogo da Glória/FMI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
2.ª edição Folia & Algazarra dedicada à 7.ª Arte
Depois do sucesso da 1.ª edição, a Câmara Municipal de Alcobaça volta a apostar no Carnaval na cidade, com a promoção da tenda gigante na zona envolvente ao Mosteiro. A 2.ª edição do Folia&Algazarra é dedicada à 7.ª Arte, o Cinema, e decorre de 3 a 9 de Março. O desafio será inspirar os foliões a produzirem disfarces baseados em personagens, filmes, épocas ou estilos cinematográficos vários. A decoração da tenda ficará a cargo do Município. Os destaques deste ano serão o LIVE ACT dos Engenheiros do Samba durante o sábado e o domingo, bem como o Carnaval Sénior na quinta-feira, dia 3. A Autarquia promove ainda o Carnaval pelo Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Casa-Museu João Soares acolhe Curso de Motivação e Gestão de Equipas das IPSS
O Projecto Intervir irá organizar, nos dias 26 de Fevereiro e 5 de Março, na Casa-Museu João Soares, nas Cortes, Leiria, a acção de formação "Curso de Motivação e Gestão de Equipas nas Organizações da Economia Social". A Formação, dirigida a dirigentes de IPSS´s, associações, fundações, directores técnicos, directores pedagógicos, li­cenciados e outros técnicos das áreas de intervenção social, responsáveis de equipas, psicól­ogos, professores, educadores, etc., irá decorrer nos seguintes horários: das 9h30 às 18h30 - total: 16 horas (8+8).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Zona central e antiga da vila cadavalense alvo de intervenção
Operação “QualificaCadaval” concluída em Abril
No âmbito da Operação “QualificaCadaval”, encontram-se em avançada fase de execução, na vila cadavalense, as obras de requalificação da Praça da República, Jardim Infante D. Henrique e Largo D. Nuno Álvares Pereira, esperando-se que fiquem concluídas durante o primeiro quadrimestre de 2011. As três referidas obras bem como a renovação urbana da Avenida dos Bombeiros (a qual o município prevê que possa avançar ainda este ano) representam um investimento total de mais de 880 mil euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de cerca de 696 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidade ganha nova praça
Almonda Parque concluído no início de Março
«Esta é a maior praça de Torres Novas». Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, caracterizou a cobertura do Almonda Parque, que servirá como espaço público e que poderá acolher eventos como a Feira dos Frutos Secos. Numa visita de acompanhamento à obra realizada na manhã de dia 10 de Fevereiro foi possível verificar o estado avançado dos trabalhos, estando a conclusão do parque prevista para o dia 8 de Março. Para além do estacionamento criado, este parque foi desenvolvido de forma a configurar um novo arruamento da cidade, através de uma ligação entre a zona da central de camionagem e a Rua Alexandre Herculano, em pleno centro histórico.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Do roteiro da visita constaram vários temas que preocupam a autarquia
Governador Civil de Leiria visitou o Bombarral
José Humberto Paiva de Carvalho, governador civil do Distrito de Leria, esteve no Bombarral no dia 11 de Fevereiro, numa visita em que teve oportunidade de se inteirar de alguns dos anseios da autarquia bombarralense. As antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha, o futuro parque temático e de diversões, investimento composto por capitais ingleses, a visita “simbólica” à estação de caminhos-de-ferro e à Linha do Oeste, o Teatro Eduardo Brazão, “uma verdadeira jóia do nosso património cultural” e a Quinta do Sanguinhal foram os locais eleitos para a visita do representante do Governo no distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Coro dos Pequenos Cantores de São Francisco actua na Igreja N. Sra. Jesus do Sítio
O Coro dos Pequenos Cantores de São Francisco interpreta, no dia 19 de Fevereiro (sábado), às 16h15, na Igreja N. Sra. Jesus do Sítio (Igreja do Hospital), em Santarém, a Missa Vespertina Cantada – Dom VII Tempo Comum. O espectáculo conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, que apadrinhou a criação deste grupo coral infantil, na melhor tradição europeia, onde é habitual a existência destas formações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na área dos Recursos Humanos
Vice-presidente da Câmara de Rio Maior presta esclarecimentos sobre Concursos
O vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Carlos Frazão, convocou uma conferência de imprensa subordinada ao tema “Procedimentos Concursais”, para esclarecer a opinião pública e os munícipes relativamente a algumas questões na área dos Recursos Humanos da Autarquia. A sessão de esclarecimento decorreu no dia 15 de Fevereiro, na sala de reuniões dos Paços do Concelho, na qual também estiveram presentes a vereadora da Educação, Sara Fragoso, e a chefe de Divisão da Unidade Administrativa e Recursos Humanos, Lurdes Violante. Carlos Frazão, que detém o Pelouro dos Recursos Humanos, abordou diversos assuntos relacionados com a área, começando por falar sobre a nova Organização e Estrutura dos Serviços Municipais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Carnaval no Rio” terá formato nocturno
Desfile de Carnaval regressa a Rio Maior
38 anos depois
O Município de Rio Maior, com a colaboração das Juntas de Freguesia, em parceria com a Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior e com a participação das Associações, Colectividades e entidades particulares do Concelho organiza este ano o “Carnaval no Rio”. Com tema livre, o carnaval, que já não se comemora nesta cidade desde 1973, consiste num desfile nocturno, a realizar no dia 5 de Março, no centro da cidade de Rio Maior. A autarquia decidiu marcar o desfile para este dia para que não colida com os desfiles de carnaval da Asseiceira e da Benedita, uma vez que um dos objectivos “é dinamizar o comércio local e tradicional da cidade.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 19 de Fevereiro
Campeonato Nacional de Marcha em Estrada: atletas preparam Jogos Olímpicos na Batalha
A vila da Batalha recebe no dia 19 de Fevereiro, os melhores marchadores portugueses que irão participar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada. A competição é organizada em parceria pela Federação Portuguesa de Atletismo, pela Câmara Municipal da Batalha e pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, sendo o programa enriquecido pelo XIX Torneio Marchador Jovem “Raquel Carvalho” (infantis e iniciados). Uma oportunidade para muitos atletas tentarem os mínimos para os Jogos Olímpicos de 2012 e para os Campeonatos do Mundo deste ano, além da Taça da Europa em Maio de 2011, em Olhão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição permanece na Biblioteca Municipal até 31 de Março
Livraria Som da Tinta recordada em Ourém
“Valeu a pena.” As palavras são de Sérgio Ribeiro e espelham o sentimento que se viveu na inauguração da exposição “Memórias do Som da Tinta” que decorreu este sábado na Biblioteca Municipal de Ourém e que proporcionou o reencontro dos antigos sócios e amigos desta livraria/editora oureense. Ao longo de duas horas foram recordados cerca de 30 “acontecimentos marcantes na vida e história de Ourém”. José Saramago, Mia Couto, Galopim de Carvalho, Carlos André, Sérgio Godinho, José Casanova, Pedro Namora, Carlos Alberto Moniz e Júlio Machado Vaz foram algumas das figuras que ao longo dos sete anos de existência marcaram a agenda deste espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sedeado no Parque Tecnológico de Óbidos
Young Channel no ar a 14 de Fevereiro
O Young Channel, estação de televisão sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos, vai lançar a sua emissão regular no dia 14 de Fevereiro. A estação, única no mundo por se dedicar essencialmente ao público jovem, dos 15 aos 24 anos, e por se basear exclusivamente em produção própria, estará a emitir online, em www.youngchannel.com. Esta estação é uma spin off do Campo Aventura Junior Resort, considerado um dos melhores campos de férias para jovens, na Europa. O Campo Aventura, em actividade em Óbidos há cerca de 12 anos, recebe anualmente mais de 65 mil jovens e acolheu, há poucos anos, a gravação de uma temporada da série Morangos com Açúcar (TVI), iniciando a partir daqui a sua aproximação à área de televisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia de S. Valentim
Chocolate Lounge de Óbidos recebe casais enamorados ao som do violino
O Chocolate Lounge de Óbidos recebe, no dia 14 Fevereiro, Dia de S. Valentim, todos os casais enamorados ao som do violino. A jovem violinista Ana Timóteo estará no Chocolate Lounge das 16 às 17h30. Ana Timóteo é uma jovem de 18 anos, residente no Concelho de Óbidos, e estuda violino desde os 11 anos, na Academia de Música de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Paulo Fonseca avança com Centros Escolares mesmo sem aprovação de candidaturas ao QREN
Paulo Fonseca informou a Câmara, na reunião ocorrida no dia 1 de Fevereiro, que as obras dos três novos Centros Escolares vão iniciar-se dentro de poucos dias, mesmo sem estarem ainda aprovadas as candidaturas. Uma decisão assumida pelo presidente do Município, dando seguimento à forte aposta do actual Executivo no sector de educação, que tem traçado um rumo de modernização, adequação e investimento. “Assumo eu o risco desta decisão, pois no âmbito dos apoios do QREN há a possibilidade de uma majoração em 5%, da comparticipação prevista de 80% e que temos de aproveitar e potenciar, cumprindo os prazos de obra. Pode haver uma situação de não aprovação, mas eu assumo esse risco”, reforçou Paulo Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O que significa o amor?” e “A arte de ficar apaixonado”
Syma Sheriff profere palestras em Constância sobre o amor
O Município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, está a promover um conjunto de palestras, que se prolongarão durante o ano de 2011, as quais têm como oradora Syma Sheriff, responsável pela Casa Museu Casal da Serra. Durante o mês de Fevereiro terão lugar as seguintes palestras: dia 11, a palestra “O que significa o amor?” e, no dia 25, “A arte de ficar apaixonado”. As palestras são gratuitas e estão abertas à comunidade em geral na sala polivalente da Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, pelas 18 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concebido pela Organização Mundial de Saúde
Município de Santarém adere ao Projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”
O Município de Santarém é uma das autarquias aderentes ao Projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, que passa pelo diagnóstico das condições oferecidas pelo município à população idosa para adopção de políticas adequadas aos interesses deste grupo populacional. O Projecto, que teve início em Junho do ano transacto, vai envolver mais de 150 municípios, tendo aderido até à data, 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa. Recorde-se que o Projecto Cidades foi criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Prazo de candidatura a apoio financeiro para equipamento de salvamento a bordo acaba hoje
Os pescadores não associados em organizações do sector que queiram obter apoio financeiro para aquisição de equipamentos de salvamento devem inscrever-se no CAPMAR (Centro de Apoio à Pesca e ao Mar) até hoje, dia 11 de Fevereiro. Após esta data, não serão aceites quaisquer inscrições. A Câmara Municipal da Nazaré, através do CAPMAR, está a finalizar uma candidatura aos fundos comunitários que permitirá a cobertura entre 90 a 100 por cento das despesas de aquisição de equipamentos de segurança e salvamento a bordo, para profissionais que não sejam sócios de qualquer associação de pesca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Os combates pela leitura: perspectivas e desafios da literacia em Portugal no Século XXI”
Deputada Catarina Martins profere conferência em Alcobaça
Esta será a 3.ª sessão do ciclo de Conferências: “Os combates pela leitura: perspectivas e desafios da literacia em Portugal no Século XXI”. Uma acção de formação contínua de professores aberta à população em geral. A 3.ª edição decorre no dia 16 de Fevereiro, e conta com Catarina Martins, deputada Assembleia da República, que apresenta o ciclo "Cidadania e Bibliotecas", pelas 18h. O local de acolhimento será o Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Uma organização do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, em parceria com as Câmaras Municipais de Alcobaça e Nazaré e ainda do Externato Cooperativo da Benedita
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Administração Local presidiu à assinatura do contrato de recuperação de infra-estruturas
Contrato de Auxílio Financeiro para vítimas
do tornado assinado em Tomar
O secretário de Estado da Administração Local esteve, no dia 7 de Fevereiro, em Tomar, para homologar o Contrato de Auxílio Financeiro "Recuperação de Infra-estruturas e de Equipamentos Municipais danificados pelo tornado do dia 7 de Dezembro de 2010, assinado entre o Município de Tomar e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O investimento elegível é de 619 mil euros, repartido por quatro acções: Reabilitação e recuperação do edifício do Jardim-de-infância João de Deus – 446 mil euros; Reparação do Jardim-de-infância da Venda Nova - 21 mil euros; Reparação da escadaria de acesso à Capela de Nossa Senhora da Piedade – 138 mil euros; Aquisição de equipamento de deposição de resíduos sólidos urbanos – 14 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a erro na forma de transferência da posse de terrenos
Leirisport deve quase 4 milhões de euros
às Finanças
A Leirisport deve às Finanças quase 4 milhões de euros. A dívida remonta a 2003 e diz respeito ao não pagamento de imposto por doação de terrenos da Câmara Municipal de Leiria à Leirisport para a construção do Estádio Municipal de Leiria. Essa transmissão de propriedade poderia ter sido registada nas Finanças como uma venda simbólica por um euro, mas o registo foi efectuado como doação, à qual está associado o pagamento de imposto sucessório, que nunca foi pago. Para evitar a caducidade do processo, prevista para o mês de Abril, as Finanças avançaram agora para a cobrança, mas a dívida não irá ser paga por falta de recursos da Leirisport e da Câmara de Leiria. Mais uma dor de cabeça para Raul Castro, já a braços com uma dívida asfixiante da autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a participação de Augusto Mateus e Joaquim Rosa do Céu
Câmara de Rio Maior realizou workshop “Ambiente, Património e Qualidade de Vida”
Cerca de uma centena de pessoas assistiu no dia 29 de Janeiro, no Auditório da Câmara Municipal de Rio Maior, ao workshop “Ambiente, Património e Qualidade de Vida”. Tratou-se da segunda sessão pública agendada pela autarquia com o intuito de dinamizar a participação em torno da estratégia de desenvolvimento de Rio Maior que permita consolidar uma visão partilhada sobre os principais desafios que o futuro poderá trazer ao concelho. Quais os percursos a optar face a estes desafios e que acções devem ser implementadas foram as principais perguntas a dar resposta no futuro, tendo em consideração o posicionamento estratégico do território a nível regional e nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 3 de Fevereiro
Ministério da Administração Interna e Câmara
de Leiria celebram Contrato Local de Segurança
Com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Leiria celebraram, no dia 3 de Fevereiro, um Contrato Local de Segurança. O Contrato Local de Segurança de Leiria tem como objectivos estratégicos a redução dos índices de criminalidade, o desenvolvimento de um projecto de videovigilância para o centro histórico, o incentivo dos comerciantes na introdução de medidas passivas de segurança, a adopção de medidas para a redução do estacionamento abusivo e a minimização do impacto do ruído na vizinhança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vítimas viviam em quartos arrendados
Incêndio em prédio das Caldas da Rainha provoca três mortos e sete feridos
Três pessoas morreram e sete ficaram feridas na sequência de um incêndio que ocorreu na madrugada de segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, numa habitação situada na Travessa da Piedade, no centro da cidade de Caldas da Rainha. Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, a Polícia Judiciária deslocou-se ao local para investigar o ocorrido, sendo que se suspeita de que “o incêndio deflagrou a partir de uma vela que estaria a arder no local”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Alcobaça
Polícia de Segurança Pública detém adolescente por posse de 173 doses individuais de droga
A Polícia de Segurança Pública de Alcobaça deteve, no dia 2 de Fevereiro, pelas 13h30, numa das artérias daquela cidade, um adolescente, com 16 anos de idade, em virtude de ter na sua posse uma quantidade de produto estupefaciente, denominado “haxixe” suficiente para a confecção de 173 (cento e setenta e três) doses individuais. O produto estupefaciente foi apreendido e o detido foi presente às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Gomes quer “trocar” quilómetros por sorrisos
Ciclista de vieira de Leiria lidera travessia humanitária no deserto do Sahara
A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria são associadas da iniciativa “Travessia no Deserto – Spiuk Experience”, que se realiza de 4 a 8 de Março de 2011, no Deserto do Sahara, em BTT. A iniciativa é liderada pelo vieirense Paulo Gomes e contará com a participação de cerca de 20 atletas. Consiste numa viagem ao deserto do Sahara, em cinco jornadas de dificuldade média/alta, que incluem quatro etapas diurnas e uma nocturna. As crianças desfavorecidas dão alma a este desafio, que possui a vantagem adicional de poder modificar e melhorar a suas vidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Fevereiro
Dia dos Namorados assinalado em Constância com Beijo Subaquático Mais Longo
A Câmara Municipal de Constância, através do Sector de Desporto, vai promover no dia 12 de Fevereiro, pelas 21h30, a actividade Beijo Subaquático + Longo, uma iniciativa comemorativa do Dia de S. Valentim – Dia dos Namorados. Um beijo activa até 30 músculos faciais, faz acelerar o batimento cardíaco e se durar três minutos queima até 15 calorias. Assim, na véspera de um dia especial, a Piscina Municipal de Constância convida os interessados a participarem num Dia dos Namorados inesquecível. Sandra Quintas e Luís Gonçalves, os vencedores da edição do ano passado definiram esta actividade como uma das aventuras mais marcantes vivida a dois.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas
Luís Capoulas convidado para o debate do ciclo “Lourinhã – Que Futuro?”
Luís Capoulas, deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, é o orador convidado para o debate do ciclo “Lourinhã – Que Futuro?”, que terá lugar a 18 de Fevereiro, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Município. O tema central desta iniciativa, que conta com a moderação de Fernando Oliveira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Lourinhã, é a “Agricultura” enquanto “sector estratégico de especialização produtiva [do concelho] com potencialidades de exportação e de mercado na Área Metropolitana de Lisboa”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Ano Europeu do Voluntariado
Banco Local de Voluntariado do Bombarral conta já com 67 voluntários inscritos
O Banco Local de Voluntariado do concelho do Bombarral, criado através de um protocolo com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, conta actualmente com 67 voluntários inscritos. Com 17 professores, os “Universitários 50+”, projecto municipal de aprendizagem ao longo da vida destinado a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos é a acção que envolve o maior número de voluntários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 500 milhões de euros
Candidaturas ao QREN para empreendedorismo e inovação no Turismo com adesão recorde
É o maior número de sempre de candidaturas a financiamento comunitário para apoiar o empreendedorismo e a inovação nas empresas turísticas. Os dois concursos do Sistema de Incentivos à Inovação - lançados no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e que terminaram a 24 de Janeiro - acolheram 171 projectos turísticos, a maioria relativos a hotelaria ou alojamento. No total, o investimento envolvido nestes projectos ascendeu a 555,76 milhões de euros, revelando o dinamismo das empresas e do sector turístico. A maior parte das candidaturas concentra-se em projectos de alojamento - 83% do investimento global -, cabendo o restante a investimentos nas áreas da animação turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
José Luís Faísca e Mário João vencem concurso da Marcha Geral do Carnaval da Nazaré 2011
O Carnaval da Nazaré 2011 já tem a sua Marcha Geral. Sob o mote “X’Ándar, X’Ósir, X’Ós ’tar”, o tema vencedor do concurso promovido pela Câmara Municipal é da autoria de José Luís Faísca (letra e música) e de Mário João (música), com interpretação de José Artur Piló e Mário João. O júri, composto por cinco personalidades ligadas ao Carnaval da Nazaré e à música, apreciou as três propostas presentes a concurso (sob pseudónimo) e deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro lugar à referida marcha, por ser a que melhor correspondia aos critérios do concurso. O júri salientou, ainda, a boa qualidade dos temas concorrentes e felicitou os autores e intérpretes não premiados pela sua contribuição para a manutenção desta vertente do carnaval nazareno. A música vencedora recebe um prémio de 250 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhorar o desempenho, aumentando satisfação dos munícipes
Nova estrutura dos serviços municipais entrou em vigor no Cadaval
No intuito de melhorar o desempenho organizacional e a qualidade do serviço prestado, entrou em vigor, há cerca de um mês, o novo regulamento da organização dos serviços municipais, bem como a nova estrutura orgânica flexível dos serviços municipais. Com base na reestruturação, os serviços municipais passaram a estar organizados em seis unidades orgânicas flexíveis e um serviço de apoio e assessoria ao executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Distrital de Santarém apresentou projecto
Colónia Balnear da Nazaré vai ser remodelada para passar a abrir todo o ano
Com um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, a Colónia Balnear da Nazaré vai ser remodelada e deverá passar a funcionar durante todo o ano. O anúncio foi feito por António Rodrigues, presidente da Assembleia Distrital de Santarém, proprietária da Colónia, em conferência de imprensa, que se realizou no dia 28 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, onde foi também apresentado por aquela entidade o projecto de arquitectura para a reconversão do edifício, cuja data de início de construção remonta a 1930.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É urgente reduzir o número dos nossos deputados
Carlos Bonifácio
O papel dos Museus Locais no desenvolvimento das sociedades
Ana Mercedes Stoffel
Do patriotismo relativo
Valdemar Rodrigues
Sobreendividamento - Parte I
Por Sofia Antunes
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o