Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 123 Director: Mário Lopes Segunda, 14 de Outubro de 2019
Desde 26 de Janeiro
Geoportal do Município de Porto de Mós
já se encontra em funcionamento
O novo Geoportal do Município de Porto de Mós já está em funcionamento. Trata-se de um projecto desenvolvido com base em ferramentas Open Source/Freeware, em colaboração com o SIGAE (núcleo SIG da AMLEI). O novo Geoportal disponibiliza informação geográfica, nomeadamente, cartografia temática, ortofotografias, cadastro, os planos municipais de ordenamento do território, informação toponímica e outras, permitindo, entre outras coisas, a localização exacta de terrenos sobre o cadastro rústico e respectiva emissão de planta de localização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Se não há dinheiro, mais vale não fazer”
Vereadores do PSD não querem eventos
com baixa qualidade
A reunião de Câmara de Leiria de 25 de Janeiro, realizou-se com a presença do presidente Raul Castro e dos vereadores Gonçalo Lopes, Lino Pereira, Lurdes Machado, António Martinho, Blandina Oliveira, Isabel Gonçalves, José Benzinho, Neusa Magalhães, Carlos Vitorino e Filipa Alves. A vereadora Blandina Oliveira, que até ao dia 11 de Janeiro integrava a maioria na câmara de Leiria liderada pelo PS, assumiu, na reunião de câmara de 25 de Janeiro, uma posição independente. A vereadora mostrou-se muito mais participativa e interventiva do que até então e colocou várias questões ao executivo liderado por Raul Castro, abstendo-se mesmo na votação de alguns pontos da ordem de trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cortes de verbas ultrapassam 30%.
Câmara da Nazaré preocupada com futuro
do ensino no Externato D. Fuas
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma moção onde se manifesta preocupada em relação à continuidade do ensino no Externato D. Fuas Roupinho, um estabelecimento de ensino privado com contrato de associação pública. Em causa está a adopção das novas medidas restritivas de apoio do estado aos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Segundo a autarquia, o Externato D. Fuas Roupinho, propriedade privada mas inserido na rede pública de ensino, “tem vindo a desempenhar um papel crucial no ensino no concelho da Nazaré e na Região, não podendo de forma alguma ser colocada em risco a continuação da sua actividade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquias e CP chegaram a acordo
Comboios vão continuar a circular entre Setil
e Coruche com ligação a Lisboa
As diferenças que opunham a CP – Comboios de Portugal às autarquias – quanto ao transporte ferroviário entre Setil e Coruche - foram resolvidas, assegurando que a circulação dos comboios vai continuar. O acordo assegura serviço com menos custos para a autarquia cartaxeira e estação do Setil vai ter mais comboios. Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo afirmou que “até Setembro de 2011 a continuidade do serviço está assegurada com estas novas condições”, acrescentando que “a CP e as autarquias vão procurar garantir a sua continuidade nos próximos anos em boas condições”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador do PS acusa José Benzinho de má-língua
Gonçalo Lopes garante que não diz mal
do presidente da Câmara de Leiria
Na reunião de Câmara Municipal de Leiria do dia 11 de Janeiro de 2011, o vereador José Benzinho teceu algumas considerações acerca do vice-presidente Gonçalo Lopes, repetidas posteriormente pelo mesmo vereador nos jornais da região e que passo a citar: (…) há o que se vai ouvindo na rua de que existem membros da maioria que dizem mal uns dos outros, que o presidente se queixa do vice-presidente e que o vice-presidente não se coíbe de dizer mal do presidente. (…) Gonçalo Lopes respondeu apenas na reunião seguinte e com uma declaração escrita, que leu na reunião da Câmara Municipal de 25 de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reinado entregue a Luís Mendes “Xiri” e Odete Robalo
“X’Ándar, X’Ósir, X’Óstar”: o mote do Carnaval 2011 na Nazaré
Está escolhido o mote para o Carnaval 2011 na Nazaré e eleitos os Reis da folia. Após uma reunião com os grupos de Carnaval, realizada no dia 21 de Janeiro, escolheu-se “X’Ándar, X’Ósir, X’Óstar”como mote para a edição deste ano da festa. O reinado do Entrudo 2011 foi entregue a Luís Mendes “Xiri” e Odete Robalo, presenças assíduas dos desfiles de rua e das salas de baile, nomeadamente com a realização de Ranchos de Fantasia e Cegadas (rainha). A apresentação oficial dos Reis aos foliões acontecerá, como manda a tradição, durante a Festa de. Brás, a 3 de Fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato aumenta percentagem mas obtém menor número de votos
Cavaco Silva reeleito Presidente da República vence em todos os concelhos da região
Cavaco Silva vai continuar a ser Presidente da República nos próximos cinco anos. O candidato apoiado pelo PSD, CDS e MEP venceu as eleições realizadas no dia 23 de Janeiro, com 52,9% dos votos, seguido de Manuel Alegre com 19,8%, Fernando Nobre, com 14,1%, Francisco Lopes, com 7,1%, José Manuel Coelho, com 4,5% e Defensor de Moura, com 1,6%. No distrito de Leiria, Cavaco Silva obteve resultados acima da média nacional, obtendo 61,6%, contra 14,6% de Manuel Alegre,14,5% de Fernando Nobre e 4,7% de Francisco Lopes. Pelo contrário, no distrito de Santarém, Cavaco Silva obteve resultados abaixo da média nacional, com 51,9%, seguido de Manuel Alegre com 19,4%, Fernando Nobre com 15,3% e Francisco Lopes, com 8,4%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário-geral do PCP lembra agravamento da situação económica dos portugueses
Jerónimo de Sousa: “Se Cavaco Silva é tão bom, o que andou a fazer nestes cinco anos?”
Jerónimo de Sousa foi o principal orador do jantar-comício de apoio à candidatura de Francisco Lopes realizado no dia 17 de Janeiro, na Quinta das Carrascas, no concelho de Alcobaça. Perante cerca de uma centena de apoiantes, o secretário-geral do PCP elogiou as qualidades políticas e capacidade de trabalho de Francisco Lopes e centrou parte da sua intervenção na crítica ao candidato Cavaco silva, a quem acusou de ter feito uma parceria estratégica com o Governo de José Sócrates, promulgando todas as suas leis económicas e de tentar agora fugir a todas as suas responsabilidades políticas na crise económica do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato à Presidência da República cumpriu promessa de regressar à Nazaré
Fernando Nobre aponta exemplo europeu
e sai em defesa dos mercados tradicionais
Várias dezenas de apoiantes marcaram presença na visita de Fernando Nobre à Nazaré na manhã de 19 de Janeiro. O candidato independente à Presidência da República, que veio cumprir a promessa de regressar à Nazaré durante a campanha eleitoral, depois de já ter estado na vila piscatória e balnear foi bem recebido no Mercado Municipal, tendo ouvido muitos apelos para mudar a situação política do País. A acção de campanha, que inclui também passagens pelas Caldas da Rainha e Santarém, contou com a presença a mandatária nacional, Margarida Pinto Correia, e dos directores de campanha do distrito de Leiria, António Varela, e do concelho da Nazaré, Leonel Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Brasil
Nazaré adere a Dia de Luto Municipal
por tragédia no Rio de Janeiro
A Câmara Municipal da Nazaré vai aderir ao dia de luto municipal, na próxima sexta-feira, dia 21 de Janeiro, proposto pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, hasteando a bandeira municipal a meia-adriça, em sinal de pesar pela tragédia que se abateu sobre o povo brasileiro. As fortes chuvadas que têm estado a afectar a Região Serrana do Rio de Janeiro já provocaram centenas de mortos e dezenas de desaparecidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Optando pelo não apoio público a nenhum dos candidatos
Presidentes de Câmara da região eleitos
pelo PS divididos no apoio a Manuel Alegre
Os presidentes de Câmara da região eleitos pelo PS estão divididos no apoio a Manuel Alegre. O candidato oficial do Partido Socialista conta com o apoio de seis presidentes de Câmara: Jorge Riso, de Alenquer, José Manuel Custódio, da Lourinhã, Joaquim Ramos, da Azambuja, Carlos Miguel, de Torres Vedras, Paulo Fonseca, de Ourém e Álvaro Pereira, da Marinha Grande. Contudo, metade dos autarcas optou por não manifestar apoio a nenhum candidato: estão neste grupo Raul Castro, de Leiria, João Salgueiro, de Porto de Mós, António Rodrigues, de Torres Novas, e Paulo Caldas, do Cartaxo. Também os presidentes das Câmaras Municipais da Golegã, Veiga Maltez, de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e de Vila Nova da Barquinha, Vítor Pombeiro, não constam da comissão de honra do poeta e histórico deputado do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passando por Nazaré e Caldas da rainha
Fernando Nobre visita distrito de Leiria
Fernando Nobre estará no distrito de Leiria na manhã desta quarta-feira, dia 19 de Janeiro, passando por Nazaré (11horas) e Caldas da Rainha (12 horas), passará ainda por Santarém para uma visita à Fábrica “Lourini” do Groupo JJ Louro, na Zona Industrial de Santarém, pelas 15 horas e, uma Arruada pelas ruas da cidade, com concentração às 16h15, no Largo do Seminário, antes de rumar a Coimbra para uma Arruada e comício, no Hotel D. Inês (20 horas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de campistas reduziu-se para metade em 10 anos
Parque de Campismo de Alcobaça fecha portas definitivamente
A reunião realizou-se no dia 13 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e estiveram presentes o presidente de Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e os vereadores Mónica Baptista, José Vinagre, José Acácio Barbosa, Jorge Agostinho e Rogério Raimundo. Edifícios devolutos em Aljubarrota, o encerramento definitivo do Parque de Campismo de Alcobaça devido à redução do número de campistas e de receitas para metade, na última década, e o fim do contrato de comodato com os anteriores proprietários do terreno da Quinta da Cela, em Alfeizerão, destinado à construção do Hospital Oeste Norte, foram os principais temas desta sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sequência da renúncia de pelouros da vereadora Blandina Oliveira
Presidente da Câmara Municipal de Leiria redistribui pelouros
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, procedeu, no dia 17 de Janeiro, à redistribuição dos pelouros que estavam sob alçada de Blandina Oliveira pelos vereadores em regime de tempo inteiro. Nesse sentido, o vereador Gonçalo Lopes acumulará os pelouros que já eram da sua responsabilidade com as funções de Promoção e Desenvolvimento, Mercados e Feiras Municipais, Ensino Superior e Ciência, e Publicidade. A vereadora Lurdes Machado assegurará ainda o pelouro dos Cemitérios. Já o vereador António Martinho terá ainda a seu cargo o Ambiente, bem como a Limpeza Pública e Resíduos Sólidos Urbanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 29 de Janeiro
Pavilhão Municipal do Bombarral recebe Gala de Abertura da Associação de Patinagem de Leiria
O Pavilhão Municipal do Bombarral foi o local escolhido para a realização da Gala de Abertura da Associação de Patinagem de Leiria (APL) 2011, que vai ter lugar no dia 29 de Janeiro. Com início agendado para as 20 horas, o evento é organizado pela APL, em colaboração com a secção de patinagem do Sport Clube Escolar Bombarralense, e conta com o apoio do Município do Bombarral e da Junta de Freguesia do Bombarral. No Pavilhão Municipal irão marcar presença cerca de duas centenas de patinadores, em representação de todos os clubes (com esquemas de grupo) filiados na APL – Patinagem Artística, entre os quais meia centena do clube anfitrião, a quem caberá a abertura da Gala.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grandes Opções do Plano Plurianual de Investimento e das actividades mais relevantes para 2011
Câmara de Alcobaça prioriza políticas sociais
e projectos do QREN
Os documentos previsionais da Câmara Municipal de Alcobaça para 2011 foram aprovados durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal de 17 de Dezembro de 2010. O orçamento municipal para 2011, em termos de previsão de receita, rendimentos próprios (impostos directos e indirectos) diminuiu em relação ao ano homólogo. Trata-se de um orçamento (57,5 milhões de euros) que deverá promover ajustamentos de sustentabilidade face às previsões gerais para economia do País e o seu impacto nas receitas e transferências da Administração Central. As políticas sociais voltam a ser em 2011 as principais linhas de orientação do município. Assim, o investimento será praticamente, direccionado para os projectos apoiados pelo Estado e pelo QREN, sendo que a taxa de execução dos mesmos estará dependente da aprovação do respectivo financiamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fim das emissões analógicas previsto para Maio
Alenquer escolhida pela Anacom para testar introdução da Televisão Digital Terrestre
O retransmissor de Alenquer foi escolhido pela Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações para a realização da fase piloto de cessação das emissões analógicas. Esta cessação, segundo a Anacom, deverá ocorrer em Maio do presente ano. Como o processo de transição é da exclusiva responsabilidade da Anacom, é aconselhável que os munícipes se informem adequadamente sobre as especificidades do mesmo antes de tomarem qualquer decisão sobre a aquisição de serviços/produtos. A Câmara Municipal de Alenquer tem a garantia da parte da Anacom de que esta irá, dentro em breve, proceder à conveniente divulgação do serviço e informar a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado de Frades
Quinta do Pinheiro com centenas de praticantes em Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro
Valado dos Frades vai acolher, nos dias 29 e 30 de Janeiro, o VI Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro – LeiriaCon 2011. O evento, que reunirá centenas de praticantes e entusiastas dos chamados jogos de sociedade nacionais e estrangeiros, vai ter lugar no Hotel Rural Quinta do Pinheiro. De acordo com a organização, a cargo de Spiel Portugal (grupo de jogadores), o LeiriaCon 2011 contará com um alargado leque de convidados especiais, incluindo autores credenciados de jogos, editores e lojas da especialidade, naquela que é já considerada uma das mais prestigiadas convenções do género na Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça e Marinha Grande
Francisco Lopes visita Atlantis e Crisvidro
para garantir solidariedade aos trabalhadores
Francisco Lopes visitou a Atlantis, no Casal da Areia, em Alcobaça, no dia 13 de Janeiro, no âmbito da sua candidatura à Presidência da República. O candidato apoiado pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” passou no teste do balão, tendo ajudado a produzir uma peça em cristal, e aproveitou para se solidarizar com os trabalhadores, actualmente pressionados pela administração da empresa para optarem pelo dia 18 de Janeiro – dia da revolta vidreira de 1931 e dia de folga consagrado no Contrato Colectivo de Trabalho do Sector Vidreiro, ou pelo dia de Carnaval, como dias de descanso, quando antes tinham direito a ambos os dias para folgarem. O candidato seguiu depois para a Marinha Grande onde visitou a Crisvidro e, à noite, participou num comício de campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Manuel Alegre acusa Cavaco de ter consigo
“os empresários que se encostam ao Poder”
Manuel Alegre foi o principal orador no comício realizado no dia 10 de Janeiro, no auditório do Sport Operário Marinhense. Acompanhado por figuras nacionais do PS e do Bloco de Esquerda, como os líderes parlamentares Francisco Assis e José Manuel Pureza e o eurodeputado Miguel Portas e figuras locais como Álvaro Pereira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Carlos André, presidente da Assembleia Municipal de Leiria e os deputados João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves, do PS, e Heitor de Sousa, do BE, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da campanha do Professor Cavaco Silva
Professor João Lobo Antunes debate em Leiria "uma politica de valores"
No âmbito da campanha do Professor Cavaco Silva para as Eleições Presidenciais 2011, vai estar em Leiria o Professor Lobo Antunes, mandatário nacional da candidatura, para falar sobre o tema “ Uma Politica de Valores”. Este encontro decorre em Leiria, no próximo dia 19 de Janeiro às 21.15h, no Hotel Eurosol. A participação é livre a todos os que se interessam por esta matéria e pela experiência e conhecimento do orador, no domínio em que vai falar, no contexto das eleições presidenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 3 mil euros a reverterem para instituição social local
Montaria ao javali faz solidariedade no Cadaval
A localidade de Alguber serviu, recentemente, de ponto de encontro para uma montaria solidária no concelho do Cadaval, que juntou perto de uma centena de caçadores e acompanhantes. As receitas da iniciativa reverteram inteiramente a favor do Centro Social e Paroquial de Alguber. Em vésperas de Natal, mais precisamente a 23 de Dezembro último, concentravam-se na localidade de Alguber perto de uma centena de pessoas, caçadores e acompanhantes, para participarem numa montaria de angariação de fundos, promovida pela Associação de Caçadores do Concelho do Cadaval (ACCC) numa parceria com a FEDERCAÇA – Federação de Caçadores do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coligação PS/CDS pode perder maioria no Executivo
Vereadora Blandina Oliveira renuncia
a pelouros na Câmara Municipal de Leiria
A vereação da Câmara Municipal de Leiria foi surpreendida, no dia 11 de Janeiro, com a leitura de um comunicado da autoria da vereadora Blandina Oliveira, dando conta de que teria sido informada pelo presidente da Câmara da decisão de lhe retirar os pelouros que e, por isso, renunciava de imediato aos pelouros que detinha. A autarca independente eleita na lista do PS considerou ter sido usada para dar credibilidade à lista, por ter uma carreira profissional de sucesso, tendo abandonado a reunião logo após a sua declaração. Raul Castro não gostou da surpresa e acusa a vereadora de não ter revelado competência para o cargo que agora abandonou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de Janeiro
Francisco Lopes participa em comício
na Marinha Grande
Francisco Lopes, candidato à Presidência da República apoiado pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” participa nesta quinta-feira, dia 13 de Janeiro, às 21 horas, num comício no auditório do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande. Francisco José de Almeida Lopes, de 55 anos, electricista, é natural de Vinhó, concelho de Arganil. Habilitado com o curso industrial de montador electricista, na Escola Industrial Marquês de Pombal, é funcionário do PCP e deputado à Assembleia da República eleito pelo Círculo Eleitoral de Setúbal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Vivências do Afeganistão marcam comemoração do 113º Aniversário da Restauração do Concelho
As comemorações do 113.º Aniversário da Restauração do Concelho do Cadaval realizam-se no dia 13 de Janeiro. O destaque das comemorações vai para a inauguração da foto-exposição “Guerra vivida, guerra sentida”, de Pedro Monteiro, na Biblioteca Municipal, seguida do workshop “Uma missão de voluntariado”, onde serão relatadas experiências no teatro de operações do Afeganistão. Destaque ainda para o concerto musical, com Momento de Poesia por Ruy de Matos, Banda da Associação Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança, Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, no Cine - Auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato à Presidência da República almoçou com agricultores do concelho de Alcobaça
Cavaco Silva: “É preciso que a administração pública respeite os nossos agricultores”
No âmbito da campanha para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro, o candidato presidencial Aníbal Cavaco Silva realizou no dia 10 de Janeiro, uma visita ao distrito de Leiria onde, entre outras iniciativas, almoçou com agricultores do concelho de Alcobaça. O dia de visita ao distrito de Leiria iniciou-se em Peniche, pelas 10h30, onde Cavaco Silva contactou com o artesanato local, as famosas rendas de bilros e outras artes, seguindo depois para Caldas da Rainha, nomeadamente para a Praça da Fruta (Praça da República), onde privilegiou o contacto directo com a população local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
NO âmbito do Plano Estratégico da Lourinhã (PEL)
Câmara da Lourinhã promove ciclo de debates temáticos
Ao longo do primeiro semestre de 2011, será promovido, no âmbito do Plano Estratégico da Lourinhã (PEL), um ciclo de debates temáticos, que proporcionará a discussão sobre assuntos e áreas estruturantes para o futuro e desenvolvimento do concelho. O debate inaugural incidirá sobre o tema “Competitividade e Turismo”, decorrendo no dia 20 de Janeiro, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Município. De participação livre, a iniciativa reunirá os oradores Carlos Melo Ribeiro, presidente do Grupo Siemens Portugal, e Ana Mendes Godinho, vice-presidente do Turismo de Portugal, I.P.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Paulo Inácio faz balanço do ano de mandato: "Alcobaça tem agora uma estratégia e um rumo"
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça concedeu uma entrevista ao Tinta Fresca onde faz o balanço do seu primeiro ano de mandato. Pródigo em ideias, Paulo Inácio lançou durante 2010 cerca de uma dúzia de novos projectos, nomeadamente, a criação de dois parques verdes na cidade, de um centro de negócios na antiga cooperativa agrícola, que incluirá um call center, a renegociação do contrato com a Águas do Oeste, assumindo que houve um grave erro de cálculo na quantidade de água contratualizada pela autarquia, a revitalização do Museu Nacional do Vinho e a proposta da criação e instalação do Museu da Língua Portuguesa no Mosteiro de Alcobaça, mas recusa a ideia de ter pouca obra realizada, dado ter dado prioridade à estratégia para o concelho e estar em funções há pouco mais de um ano.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Intenção foi aprovada em reunião camarária
Câmara quer transferir equipamentos para “Nazaré Qualifica” para agilizar gestão pública
A Câmara Municipal da Nazaré pretende transferir para a empresa municipal “Nazaré Qualifica, EEM” a propriedade dos lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, dos edifícios que compõem a Escola Básica do 1º ciclo situada na Av. da Independência Nacional, incluindo a cantina escolar, e do parque de estacionamento de estacionamento do Largo Cândido dos Reis. O Executivo nazareno deliberou, no dia 30 de Dezembro, em reunião ordinária, solicitar autorização à Assembleia Municipal para esta transferência de património, argumentando que «a realidade actual impõe a necessidade dos municípios se adaptarem às mais modernas estratégias de gestão pública», em nome da «sustentabilidade económica e social».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Obras na Ponte sobre o Tejo vão começar
O contrato com a Tecnovia, empresa a que, em 22 de Dezembro último, foi adjudicada a obra de reabilitação da ponte sobre o Tejo que faz a ligação entre Constância Sul e Praia do Ribatejo será assinado esta terça-feira, dia 11 de Janeiro. “Depois de meses de espera e alguma incerteza, aproxima-se a reabertura da ponte e o fim de um problema que angustiou o Concelho e ameaçou mesmo o seu futuro. Embora cientes de que seria bem melhor uma ponte nova e com duas faixas de rodagem, não existem dúvidas de que se continuássemos a teimar por essa solução, neste momento a ponte permaneceria encerrada e … sem qualquer perspectiva de que viesse a abrir”, adianta a autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidenciais 2011
Cavaco Silva visita Peniche, Caldas da Rainha, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal
Aníbal Cavaco Silva visita o distrito de Leiria nesta segunda-feira, 10 de Janeiro, no âmbito da campanha para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro. Nesse âmbito, o candidato presidencial cumprirá um programa que inclui vários concelhos de sul a norte do distrito. O programa tem o seu início em Peniche, pelas 10h30, onde o candidato contactará com o artesanato local, as famosas rendas de bilros e outras artes. Em Caldas da Rainha, pelas 11h30, na Praça da Fruta (Praça da República), será privilegiado o contacto directo com a população local. Segue-se, Alcobaça, pelas 12h30, um almoço com dirigentes associativos e agricultores numa iniciativa que visa dar visibilidade a um sector estratégico para a economia nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para a Presidência da República
Jerónimo de Sousa participa em jantar-comício em Alcobaça
A candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República promove, no dia 17 de Janeiro (segunda-feira), pelas 19h30, no restaurante “Zé da Génia”, na Quinta das Carrascas, um jantar com a presença do secretário-geral do Partido Comunista Português Jerónimo de Sousa. Todas as inscrições podem ser feitas pelos contactos abaixo indicados: 262.598.078 - Centro Trabalho de Alcobaça do PCP - concelhiadealcobaca.pcp@gmail.com , 917.132.138 - Rogério Coelho - rogerio870@gmail.com ou vereador Rogério Raimundo - rogeriommr@gmail.com
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Janeiro
Óbidos celebra Feriado Municipal
O Concelho de Óbidos vai celebrar o seu Feriado Municipal durante todo o mês de Janeiro. A Sessão Solene, o ponto alto das celebrações, decorre no dia 11 de Janeiro. Este ano, a cerimónia tem lugar no Complexo Escolar dos Arcos, considerada escola exemplar a nível mundial pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem da OCDE. Durante o decorrer da Sessão Solene, serão atribuídas as Medalhas de Mérito Municipal. Inicia às 15h00. Às 16h30 está agendado o lançamento do livro “Escolas d’Óbidos” e será colocada a insígnia alusiva à selecção do Complexo Dos Arcos para o Compêndio de Edifícios Escolares da OCDE. Às 17h30 há uma demonstração da Escola de Dança de Óbidos e às 18 horas é a tomada de posse da Óbidos.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Robert Parker atribuiu classificações superiores a 90 pontos a 10 vinhos de José Bento dos Santos
Syrah da Quinta do Monte d’Oiro conquista “guru” da crítica internacional de vinhos
O tinto Syrah 24, produzido por José Bento dos Santos na Quinta do Monte d’Oiro, em Alenquer, acaba de receber a classificação de 93 pontos pela prestigiada Wine Advocate de Robert Parker (o mais famoso crítico de vinhos do mundo), feito que o coloca no pequeno grupo dos 30 vinhos portugueses a que Parker atribuiu, nos últimos 10 anos, uma pontuação igual ou superior a 93. Logo na sua primeira edição (2007), o Syrah 24 veio elevar para 10 o número de vinhos deste produtor já classificados por Robert Parker na restrita categoria de  90 pontos (num universo total de pouco mais de uma centena de vinhos portugueses assim pontuados).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato presidencial já tem mandatários em todos os concelhos do distrito
Cavaco Silva inaugura sede distrital de Leiria
no dia 10 de Janeiro
Está pronta a lista de todos os mandatários concelhios da candidatura do Professor Cavaco Silva no distrito de Leiria, numa altura em que está oficialmente a arrancar a campanha eleitoral para as eleições do próximo dia 23 de Janeiro. Apesar do candidato ter dado instruções para que a campanha eleitoral seja sóbria e envolva poucos custos, há acções mínimas que têm que ser tomadas em circunstâncias destas. A indicação dos representantes políticos concelhios é uma delas. No dia 10 de Janeiro (segunda-feira), durante a passagem do candidato por Leiria, por volta das 17h, será inaugurada a sede distrital da campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas vilas de Freixianda, Caxarias e Olival
Câmara Municipal de Ourém proporciona atendimento de proximidade
Foi formalizada, no dia 3 de Janeiro, a abertura dos Serviços de Atendimento ao Munícipe (SAM) nas vilas de Freixianda, Caxarias e Olival, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Instituto da Segurança Social. Numa primeira fase, estes postos vão estar abertos às segundas, quartas e sextas-feiras, durante o horário de atendimento das respectivas juntas de freguesia. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para que os colaboradores permaneçam no edifício dos Paços do Concelho a trabalhar a informação e esclarecimentos solicitados pelos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Torneio de Futsal Sénior Feminino “Batalha – Trujillo”
Benfica joga em Torneio de Futsal na Batalha
O Município da Batalha organiza nos dias 8 e 9 de Janeiro, no Pavilhão Gimnodesportivo da Vila, o I Torneio de Futsal Sénior Feminino “Batalha – Trujillo”. Presentes nesta competição desportiva estarão algumas das melhores equipas nacionais da modalidade, com destaque natural para a formação principal do S.L.Benfica, bem como o Vilaverdense, CRGolpilheira e de Espanha, a formação de Trujillo, Cidade geminada com a Batalha desde 1992, localizada a cerca de 40 Km de Cáceres. Os jogos terão lugar no sábado, dia 8, às 17h30 e 19h30, decorrendo o apuramento para os 3ºs e 4ºs lugares no domingo, às 15h e a final, às 16h. Esta organização conta com o apoio do C.R.Golpilheira e da Associação de Futebol de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Posto de Turismo muda de instalações
O Posto de Turismo da Nazaré está a funcionar, desde o início desta, no piso térreo do Centro Cultural (edifício Antiga Lota), na Avenida Manuel Remígio. Com esta mudança, pretende a Câmara Municipal da Nazaré proporcionar melhores condições de atendimento ao visitante, uma vez que as antigas instalações revelavam algumas limitações, nomeadamente ao nível das barreiras arquitectónicas. Ao deslocar-se para o Centro Cultural da Nazaré, instalado igualmente numa zona nobre da vila e já muito visitado por turistas, o Posto de Turismo funcionará em articulação com outros serviços municipais, em particular na área da cultura, do património e da promoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Assembleia Municipal aprova Orçamento 2011
A última sessão ordinária de 2010 da Assembleia Municipal de Rio Maior realizou-se no dia 28 de Dezembro no Auditório dos Paços do Concelho. No início da sessão, no período antes da Ordem do Dia, os deputados municipais pronunciaram-se sobre os mais diversos assuntos de interesse concelhio: Passagem de Ano em Rio Maior, a eventual construção da Cimenteira, a falta de saneamento básico em Lobo Morto e alguns lugares da Freguesia de Alcobertas, a diversidade da oferta cultura do Cineteatro de Rio Maior e a sugestão da implementação de um painel informativo das actividades daquele espaço, os atropelamentos que têm ocorridos nas passadeiras da cidade, o Conselho Municipal de Juventude e o Banco Local de Voluntariado de Rio Maior foram alguns dos temas abordados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura inaugura sede concelhia na Nazaré
Manuel Alegre junta apoiantes em Leiria e Marinha Grande
No dia 9 de Janeiro, domingo, pelas 16h, a Campanha Presidencial de Manuel Alegre vai inaugurar a sua sede na Nazaré, junto à Galeria o Guilhim (antiga Lavandaria). No dia 10, o candidato ao apoiado pelo Partido socialista e Bloco de Esquerda estará em Leiria, onde, pelas 19h30, jantará com apoiantes no Café Camões. À noite, Manuel Alegre desloca-se à Marinha Grande, onde, pelas 21h30, discursará num comício.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passando por Santarém, Torres Novas, Fátima e Ourém
Cavaco Silva visita distrito de Santarém
O candidato à Presidência da República Aníbal Cavaco Silva visita, no dia 8 de Janeiro (sábado),o distrito de Santarém. Assim, pelas 16h, vsita à Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Às 17h30, estará em Torres Novas, onde visitará o Centro de Reabilitação e Integração Torrejano. Às 19h, fará uma passagem por Fátima, onde decorrerá uma recepção breve do candidato na Casa do Povo de Fátima com cantar de Reis. A finalizar o dia de campanha, o candidato apoiado pelo PSD e CDS estará presente às 20h30, em Ourém, num jantar-comício a decorrer no Centro de Negócios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 6, 12 e 18 de Janeiro
Francisco Lopes e Jerónimo de Sousa participam em acções de campanha no distrito de Santarém
No quadro da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro, Francisco Lopes desloca-se ao distrito de Santarém nos dias 6 e 18 de Janeiro. As acções a realizar no dia 6, encerram com um comício em Santarém, no IPJ, a partir das 21,30h. No dia 18, terminam com um comício em Alpiarça, no salão de “Os Águias”, a partir das 21,30h. Por sua vez, Jerónimo de Sousa estará no distrito no dia 12 de Janeiro, igualmente para um programa que irá ocupar todo o dia e que termina com um jantar – convívio nas instalações da Casa do Povo do Couço, a partir das 20,30h. O programa completo das acções da campanha será divulgado oportunamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Município de Ourém associa-se a Jantar - Gala
a favor da "Ajuda de Berço"
O Município de Ourém associa-se à Future Health Portugal, na realização de um jantar - gala, a favor da Ajuda de Berço. Desde Junho 2010 que a Future Health Portugal tem desenvolvido uma campanha de recolha de fundos a favor desta instituição. Esses donativos serão entregues no dia 11 de Janeiro, a partir das 19h30, em Fátima, no restaurante D. Nuno. No mesmo evento serão lançadas a leilão as camisolas assinadas por vários jogadores de futebol que, de modo solidário se juntaram a esta causa: Cristiano Ronaldo, Yanick Djaló, Daniel Carriço, Rui Patrício, Carlos Saleiro, Alberto Zapater, Fábio Coentrão, entre muitos outros, deram o seu contributo e as suas camisolas serão postas a leilão em mais de 47 países, onde a Future Health tem delegações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Idolomania 2010 e Orquestra Santos Rosa animaram festa da passagem de ano
Milhares de pessoas receberam ano de 2011
em Santarém
Santarém voltou a impor-se como um dos principais destinos de fim de ano. Na última noite de 2010, milhares de pessoas rumaram aos diferentes palcos no Centro Histórico para assistirem ao espectáculo Idolomania 2010, assim como ao espectáculo da Orquestra Santos Rosa e ao já tradicional fogo-de-artifício. Animação também não faltou até de manhã, na tenda “El Galego”, no Jardim da República. Um conjunto de eventos que cativou diversos públicos, de várias nacionalidades e faixas etárias. A festa de passagem de ano foi organizada pela Cul.tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém e pela Câmara de Santarém, em parceria com “El Galego”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto junta mais de 50 mil
pessoas na noite de passagem de ano
A vila de São Martinho do Porto é cada vez mais o destino escolhido para comemorar a passagem de ano. Estima-se que mais de 50 mil pessoas não faltaram ao convite que a Câmara Municipal de Alcobaça lançou a todos os munícipes e turistas. Com o bom tempo a ajudar, a Baía de São Martinho ficou repleta de gente que dançou, cantou e animou a vila ao longo de toda a marginal. A noite contou com três áreas musicais distintas distribuídas em zonas estratégicas da vila, e ainda com um espectáculo pirotécnico a partir de várias plataformas flutuantes colocadas no mar, e num ponto de terra, com a duração de 15 minutos. Uma aposta considerada ganha pela autarquia na promoção da principal estância balnear do concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa inédita da Câmara de Rio Maior foi considerada um sucesso e irá continuar
Centenas comemoram na Praça da República entrada no novo ano
Largas centenas de pessoas comemoraram na Praça da República, em Rio Maior, a entrada do novo ano, ao som da Banda Kontrol. Tratou-se de uma iniciativa pioneira da Câmara Municipal que possibilitou à população riomaiorense uma noite bastante agradável, em que a alegria e animação foram uma constante até às primeiras horas da madrugada. Ainda antes da meia-noite, a edil riomaiorense dirigiu-se aos presentes para lhes agradecer a presença e desejar que se divertissem naquela noite festiva. Isaura Morais ambicionou ainda que “2011 seja para todos um bom ano onde não falte a saúde, a paz e a harmonia”. Ao soar as 24 badalas, entre espumante e passas (estas últimas oferecidas pelo município), o céu encheu-se de cor e brilho com um espectacular fogo-de-artifício lançado do Jardim Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento aprovado pela Assembleia Municipal
Nazaré pede reforço das comparticipações
do Estado em Obras em Curso
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou uma moção do Grupo Parlamentar do PSD relativa às transferências para os Municípios, no âmbito do Orçamento do Estado para 2011, onde reivindica o reforço das comparticipações do Estado para as obras em curso ou programadas na Nazaré. A Moção classifica a verba atribuída à Nazaré como “insuficiente para o volume de investimento necessário ao nível de infra-estruturas e serviços fundamentais” para receber, com qualidade, dezenas de milhares de pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclista esteve à Conversa com José Raposo
Marco Chagas no Centro Cultural do Cartaxo:
“O ciclismo de estrada está a desaparecer”
O ciclista natural do concelho do Cartaxo, vencedor de quatro Voltas a Portugal em Bicicleta, foi o protagonista da rubrica “José Raposo Convida”, do dia 26 de Dezembro. Marco Chagas continua a “sofrer muito pelo ciclismo” e a temer muito pelo seu futuro. “Cada vez mais o ciclismo de estrada está a desaparecer. As pessoas vivem demasiado ocupadas para pararem o carro uns segundos para os corredores passarem. E quando os ciclistas passam, ainda os insultam. As pessoas já não conseguem conviver com isso. Em França, a Volta pára o país. Todas as autarquias das terrinhas apoiam, fazem arranjos nas praças centrais, mostram-se os castelos, os monumentos, as paisagens. Em Portugal isso não se consegue fazer”, comparou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relógio a laser projectou contagem decrescente na falésia do promontório da Nazaré
Milhares de pessoas deram boas-vindas
a 2011 na praia da Nazaré
A praia e as ruas da Nazaré foram os cenários escolhidos por largas dezenas de milhares de pessoas para celebrar a entrada no ano. Até S. Pedro ajudou à festa, ao proporcionar uma noite de temperatura relativamente amena para a época e com chuviscos ocasionais que não chegaram a incomodar a multidão que circulava pela extensa Marginal da vila. Pela madrugada fora, quatro palcos asseguraram música para todos os gostos, desde os sons de baile popular aos ritmos electrónicos. Um dos pontos altos da noite foi, naturalmente, o espectáculo pirotécnico que assinalou a chegada de 2011. Um gigantesco coro de vozes fez a contagem decrescente para o minuto zero, acompanhando um relógio a laser projectado na falésia do promontório da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Teatro foi doado pelo benemérito há 44 anos
Câmara de Leiria pretende definição do estatuto jurídico do Teatro José Lúcio da Silva
Na reunião de Câmara de 28 de Dezembro foi apresentado pelo vereador da Cultura, Gonçalo Lopes, o Parecer sobre o Estatuto Jurídico do Teatro José Lúcio da Silva, cujo estudo foi realizado pela Faculdade de Direito de Coimbra. Este Parecer revela-se fundamental, dadas as preocupações de ordem jurídica e financeira surgidas na sequência da auditoria externa realizada neste Município e através da qual diversas questões foram levantadas. A Câmara Municipal de Leiria entende que aspectos como a responsabilidade financeira pela gestão de dinheiros públicos (transferências anuais do Município de Leiria), a contratação e gestão de recursos humanos, assim como o cumprimento dos procedimentos concursais para aquisição de bens e serviços, requerem que seja encontrada uma solução relativamente ao estatuto Jurídico do Teatro José Lúcio da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo e crise justificam manutenção de taxas elevadas
Assembleia Municipal de Alcobaça mantém impostos municipais inalterados para 2011
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 17 de Dezembro, a manutenção dos impostos municipais (IRS, IMI e Derrama) à taxa máxima, de forma a fazer face aos anunciados cortes de verbas do Governo para 2011. Relativamente ao Parque de Negócios, Paulo Inácio informou que está apenas à espera do visto do Tribunal de Contas para avançar com o projecto. O autarca sublinhou que a Câmara de Alcobaça não está parada em termos de desenvolvimento económico e lembrou que a inauguração do armazém da empresa eléctrica Canas teve lugar em apenas quatro meses e que está em negociações avançadas para a instalação de outra empresa na área da madeira, representando um investimento no concelho de 10 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa municipal de Ourém
José Manuel Alho preside à OurémViva
Foi nomeado, na reunião de Câmara de hoje, o Conselho de Administração da Empresa Municipal OurémViva - Gestão de Eventos, Serviços e Equipamentos, EEM. A OurémViva será composta por um presidente, José Manuel Alho, sem remuneração; um vice-presidente, João Sousa, que irá auferir 75 por cento do vencimento do presidente da câmara; e um vogal, Gisela Cid Simões, que receberá 90 por cento do vencimento do vice-presidente, após a integração da AmbiOurém nesta estrutura municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimentos continuam a ser prioridade para 2011
Câmara do Cartaxo aprova orçamento com redução de 50% na despesa corrente
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, no dia 28 de Dezembro, por maioria, as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2011. As prioridades são educação, segurança, desenvolvimento empresarial, requalificação urbana, equipamentos sociais e rede de mobilidade e transportes do município, com aproveitamento máximo dos financiamentos a fundo perdido no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013 e da Administração Central para concretizar projectos estruturantes. O documento prevê uma redução de 50% nas rubricas de despesa corrente e continuidade na política de descentralização para as freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Notas da campanha
Mário Lopes
OPINIÃO
Um Candidato a Presidente da República e Dois Candidatos à Segunda Volta
Jorge Esteves de Carvalho
Cavaco Silva: uma candidatura por Portugal
Paulo Batista Santos
Com Fernando Nobre a Presidente, Portugal será Diferente
Henrique Pinto
A candidatura de Francisco Lopes
Ricardo Miguel
Apoiar Manuel Alegre: Uma questão de dignidade e coerência
José Peixoto
A Carne do Bacalhau é Amarelada
Valdemar Rodrigues
Inauguração da Casa da Cultura de Mira de Aire: uma prioridade ou um elefante branco?
Por Aires de Miro
O Turismo no actual contexto económico
David Catarino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o