Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 121 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Acções de sensibilização “Idosos em Segurança”
GNR ajuda idosos do Cadaval a prevenir burlas
O Destacamento Territorial de Alenquer da GNR está a promover, no Concelho do Cadaval, um conjunto de acções de sensibilização designado “Idosos em segurança”, no intuito de transmitir, à população sénior, conselhos úteis para a segurança de pessoas e bens. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval. Ajudar a prevenir burlas e assaltos entre a população da terceira idade, em casa e na via pública, é o principal intuito da iniciativa, que no Cadaval se encontra a decorrer nos meses de Novembro e Dezembro e de modo descentralizado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com organização da empresa municipal Cultur
Programa cultural intenso promete animar Santarém até à festa da passagem de ano
A cidade de Santarém irá receber durante o mês de Dezembro várias iniciativas culturais e de animação que irão dinamizar aquela cidade na época natalícia. O principal destaque vai para a passagem de ano 2010/2011 que terá como cabeça-de-cartaz o espectáculo Idolomania 2010. Poderá ainda visitar a I Feira Internacional de Artesanato de Santarém, de 3 a 22 de Dezembro, bem como assistir ao espectáculo infantil Serafim & Companhia – “Brincar a vida inteira”, entre muitas outras actividades. Outras das novidades é o lançamento de um Cheque-Oferta para eventos culturais promovidos pela CULTUR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eléctrica prevê investir 5 milhões de euros no Casal da Areia até 2014
Empresa Canas inaugura Centro de Gestão Operacional de Leiria e Oeste em Alcobaça
A Empresa Canas, SA, inaugurou no dia 30 de Novembro o seu Centro de Gestão Operacional na zona industrial do Casal da Areia, Alcobaça. Estas instalações têm como objectivo principal adequar a eficiência da empresa enquanto prestadora de serviços da EDP Distribuição nesta área. O investimento na instalação desta unidade de 2mil m2 cifrou-se nos 800 mil euros e irá permitir a criação de 20 postos de trabalho na unidade, além de mais 100 postos de trabalho exteriores à unidade. Esta sede servirá de apoio às áreas operacionais de Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Distrital da JS promove Ciclo de Conferências "100 Anos de República em Portugal"
A Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista (JS) promove, no dia 3 de Dezembro (sexta-feira), pelas 14 horas, no Auditório da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, em Pedrógão Grande, a realização do Ciclo de Conferências subordinadas ao tema "100 Anos de República em Portugal". Nesta terceira sessão do Ciclo de Conferências que se insere no âmbito da programação das Comemorações que assinalam o Centenário da Implantação da República, a desenvolver por esta estrutura política de juventude, intervirão como conferencistas convidados, João Bonifácio Serra, Maria Cândida Proença, Isabel Lousada e Pedro Delgado Alves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento de 85 milhões de euros visa aproveitar últimas verbas do QREN
Orçamento da Câmara Municipal de Santarém admite entrada do FMI em Portugal
O Executivo municipal de Santarém aprovou, na reunião de 29 de Novembro, por maioria e com os votos contra dos vereadores do PS, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2011 no valor de 85 milhões de euros. Com cortes de 10% em todas as rubricas, excepto em Educação e Acção Social, tendo esta última sofrido mesmo um aumento de 5%, o Orçamento de 2011 é considerado pela maioria como “um orçamento equilibrado e realista”, apesar de uma forte aposta em obras públicas, justificada com a necessidade de aproveitar os últimos financiamentos da União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3.250 toneladas de géneros alimentares recolhidos na campanha deste fim-de-semana
Bancos Alimentares Contra a Fome aumentam recolha de alimentos em 30%
Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram em Portugal este fim-de-semana um total superior a 3.250 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em mais de 1.147 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria - Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo, Viseu e, pela primeira vez, na Terceira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santiago de Compostela
Grupo Tocándar participa no Fórum Mundial
de Educação
O grupo de percussão Tocándar, da Marinha Grande, vai participar no Fórum Mundial de Educação que vai decorrer de 3 a 30 de Dezembro em Santiago de Compostela. A associação marinhense irá participar no dia 11 de Dezembro, entre as 10h30 e as 13h30. Tocándar é um projecto pedagógico e artístico que envolve rapazes e raparigas da Marinha Grande. Tem uma escola de percussão tradicional, gaitas de foles, caretos, gigantones etc. Estuda e recria aspectos da tradição popular. Promove a realização de espectáculos, oficinas de percussão, animações e dinâmicas de grupo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Município apresentou proposta de novo tarifário da água para 2011
Com o objectivo de tentar reduzir o défice entre as receitas e as despesas do serviço de distribuição de água no concelho de Rio Maior, o município apresentou no dia 26 de Novembro a proposta de novo tarifário da água que terá uma taxa fixa mensal de 3,75 euros, a criação de dois escalões para os consumidores não domésticos e, relativamente aos consumidores domésticos, o município passará a cobrar a água conforme o escalão. Por exemplo, um consumidor que gaste até 20m3 de água pagará 14,75 euros ao invés dos 22,55 actuais, uma vez que os valores cobrados incidirão sobre cada escalão e não apenas sobre o escalão final como acontece actualmente. Esta proposta encontra-se em período de discussão pública até ao dia 17 de Dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Museu João Mário recebe exposição colectiva Presépios do Mundo
O Museu João Mário, em Alenquer, recebe, de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro, a exposição colectiva Presépios do Mundo. A mostra será seguida de uma demonstração de arranjos de Natal. Desde Dezembro de 1968 que Alenquer transforma uma das suas encostas num monumental presépio tradicional, composto por cerca de 20 figuras, com dimensões entre 1,5 e 6 metros de altura. Esta tradição surge como um renascer da desolação em que se encontrava toda a zona ribeirinha da Vila, causada pelas catastróficas cheias de Novembro de 1967. É neste âmbito que surge a ideia de criar a exposição Presépios do Mundo, dando a todos a possibilidade de apreciarem um vasto conjunto de peças representativas desta ancestral forma de arte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo Distrito de Leiria
Etelvina Rosa é mandatária da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República
Etelvina Rosa Ribeiro é a mandatária distrital de Leiria da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República. Na sessão de apresentação realizada no dia 23 de Novembro ao fim da tarde no Centro Associativo Municipal de Leria, o economista Sérgio Silva lembrou o curriculum da mandatária, que começou a trabalhar na industria vidreira em 1974, exercendo funções de delegada sindical desde 1982 e passando a dirigente sindical em 2001. Etelvina Rosa Ribeiro é membro do Conselho Distrital e do Executivo da União de Sindicatos de Leiria e do Conselho Nacional da GCTP. É membro do Conselho Nacional do MDM-Movimento Democrático de Mulheres. Militante do Partido Comunista Português, partido que apoia a candidatura de Francisco Lopes, desde 1982 e do qual é dirigente do Comité Central, integrando também as estruturas directivas distritais e locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Câmara sensibiliza Associações de Estudantes para comportamento cívico durante festejos
Gonçalo Lopes, Vereador da Educação, Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Leiria, reuniu, no dia 19 de Novembro, com os representantes das Associações de Estudantes de Leiria. Esta reunião, promovida pela autarquia, teve como principal objectivo comunicar às associações de estudantes as múltiplas reclamações recebidas por parte de munícipes que se sentem incomodados, não só com o horário prolongado das iniciativas levadas a cabo pelos estudantes durante as festas de recepção ao caloiro e semana académica, mas também com distúrbios pontuais verificados ao longo destes dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PMP aumentou para 226 dias
CDS de Alcobaça contesta aumento do prazo médio de pagamento a fornecedores da Cãmara
O CDS de Alcobaça rejeita que o alargamento do prazo médio de pagamento (PMP) a fornecedores da Câmara Municipal de Alcobaça, 226 dias, com a introdução de uma "nova fórmula de cálculo desses atrasos", que implicou "para todos os municípios" o aumento dos "dias de pagamento." Jorge Esteves de Carvalho considera que “os cerca de oito meses de prazo médio de pagamento nada têm a ver com a alteração da fórmula de cálculo, mas sim com alguns péssimos actos de gestão do executivo do PSD e, por isso, exige que Paulo Inácio peça desculpa aos alcobacenses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o voto contra dos vereadores do PS
Câmara de Rio Maior aprova reestruturação dos serviços sem despedir funcionários
O abandono dos vereadores socialistas na anterior reunião camarária, a reorganização dos serviços e a aprovação do orçamento e o plano de actividade da empresa municipal DESMOR, EEM para 2011 foram alguns dos assuntos da reunião de Câmara de Rio Maior de 23 de Novembro. A reunião realizou-se na sala de sessões do município, com a presença da presidente Isaura Morais e dos vereadores Carlos Frazão, Sara Fragoso, Nuno Malta, Silvino Sequeira, Carlos Nazaré e Guilherme Gaboleiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo aprova orçamento de 20,643 milhões de euros para 2011
Município da Batalha aumenta volume de obras para aproveitar últimos fundos europeus
O executivo municipal da Batalha aprovou por maioria, com as abstenções do PS e do CDS, o Orçamento para 2011 no valor de 20,643 milhões de euros, e por unanimidade as Grandes Opções do Plano Plurianual de Investimentos, na reunião de Câmara de 25 de Novembro. Estiveram presentes na reunião, que se realizou na sala de sessões da Câmara da Batalha, o presidente António Lucas e os vereadores Carlos Henriques, Cíntia Silva, Graça Pereira, Tiago Duarte, da maioria PSD, Francisco Meireles do PS e Horácio Francisco do CDS-PP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa MODCOM definido até 2011
ACSIA e Câmara criam plano de dinamização
para o comércio tradicional
O comércio local tem aprovado um conjunto de acções que trará ao centro histórico de Alcobaça inúmeros eventos, animações de rua, entre muitas outras actividades que terão como missão a atracção comercial e a consolidação da ideia de que comércio tradicional é sinónimo de qualidade, actualidade e credibilidade. Um projecto resultante da candidatura da ACSIA (Associação Comercial Serviço e Indústria de Alcobaça) ao Programa MODCOM (Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio - Acção C, 5.ª fase), em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de três secretários de Estado
PS promove convenção autárquica da Nazaré
O Partido Socialista da Nazaré vai realizar no dia 27 de Novembro, sábado, com inicio as 10h na Sala Premium do Hotel Miramar Sul - Pederneira, a convenção autárquica; “Nazaré, uma força de progresso”. Entre os oradores vão estar Walter Chicharro, presidente da Comissão Política Concelhia da Nazaré, João Paulo Pedrosa, deputado e presidente da Federação Distrital de Leiria, José Junqueiro, secretário de Estado da Administração Local, Joaquim Mourão, vice-presidente da Associação Nacional de Autarcas do PS, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, João Trocado da Mata, secretário de Estado da Educação e Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio, dos Serviços e Defesa do Consumidor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça a braços com pesados compromissos com a Águas do Oeste e Cister S. A.
Paulo Inácio assume que 2011 será um ano horribilis em matéria orçamental
Paulo Inácio assume que 2011 será um ano muito difícil em matéria orçamental, sobretudo, devido a dois dossiês preocupantes: o pagamento de serviços às empresas Águas do Oeste e Cister SA, que inclui os centros escolares de Alcobaça, Benedita e o Pavilhão de Évora. “É bom que se saiba que 2011 é o ano horribilis em termos de receita e é o ano horribilis pelos compromissos assumidos. Tem que ser dito que esses compromissos, principalmente dois são, muito preocupantes. Fala-se que o Estado português está numa situação difícil e que até 2014, quando tiverem de ser assumidos os encargos com as parcerias público-privadas, será uma situação dramática, mas em Alcobaça essa situação dramática é já”, alertou o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 10 de Dezembro 2010 a 2 de Janeiro
Bar de Gelo é novidade no Óbidos Vila Natal
Um Bar de Gelo é uma das muitas novidades do Óbidos Vila Natal 2010. Este ano, o evento volta a surpreender numa viagem entre o passado e o futuro e promete encantar famílias inteiras, de 10 de Dezembro a 2 de Janeiro. O Bar de Gelo será um espaço único onde o gelo se sente em cada peça e que será difícil esquecer. Uma novidade que ninguém quererá perder. No entanto, a magia não fica por aqui, garante a organização. Um lindo Mercado de Natal, onde se encontram singulares presentes, um Carrossel de sonho e a Casa do Pai Natal são referências que nos transportam para o Natal antigo e nos enchem de saudades do tempo de crianças, mas que são acompanhadas pelas diversões mais modernas como a Pista de Gelo ou a Rampa do Castelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A maior greve no País desde 1988
Greve geral afectou transportes e serviços públicos
A Greve Geral realizada no dia 24 de Novembro, convocada pelas duas centrais sindicais, CGTP e UGT, deixou os serviços públicos a meio gás nos distritos de Leiria e Santarém. Como habitualmente os números da adesão variam consoante a fonte: os sindicatos falam numa adesão de 85% na administração pública e 3 milhões no total do País, o Governo em 29% no público e um milhão no total. Coube ao secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, fazer o balanço da greve geral por parte do Governo, adiantando que na Saúde a adesão dos trabalhadores foi de 38,5%, na Justiça encerraram 240 das 920 estruturas existentes e nas Finanças, 137 estruturas estiveram fechadas, registando uma adesão de 43%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 24 e 25 de Novembro
IV Congresso Internacional de Turismo – Leiria e Oeste reúne especialistas em Peniche
O IV Congresso Internacional de Turismo – Leiria e Oeste irá ter lugar nos dias 24 e 25 de Novembro, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Campus 4 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Peniche. Sob o lema da “Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos", o IV Congresso Internacional de Turismo – Leiria e Oeste pretende fomentar a partilha de experiências nacionais e internacionais, ligadas às políticas de valorização turística dos territórios, possibilitando a troca de opiniões sobre estratégia e gestão de destinos turísticos. Além disto, discutir-se-ão novas perspectivas sobre Turismo e o desenvolvimento regional, analisando ainda a importância do Turismo e o seu impacto nas áreas económica, social, cultural e ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinado aos imigrantes residentes no Concelho
Iniciativa “Conhecer Portugal, Viver a Cultura” dá a conhecer património histórico português
O Município de Rio Maior, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes e no âmbito do Projecto “Viver a Diversidade”, co-financiado pelo ACIDI,IP/FEINPT (iniciativa “Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal”), organizou e levou a cabo uma viagem no dia 14 de Novembro, dirigida prioritariamente aos imigrantes residentes no nosso Concelho. Esta foi a primeira de um conjunto de três viagens que se integram na actividade “Conhecer Portugal, Viver a Cultura”, cujo objectivo é dar a conhecer elementos do património histórico e cultural português às comunidades imigrantes, possibilitando um entendimento mais completo sobre o País que os acolhe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovida pela Associação Portuguesa de Cidadania Activa
Endividamento das famílias no contexto da actual crise debatido em Maior
A Associação Portuguesa de Cidadania Activa (APCA), em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior, promoveu uma Acção de Formação/Colóquio intitulada "O Endividamento das Famílias, no contexto da actual crise – O que fazer?", no dia 13 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Rio Maior. O Colóquio foi dirigido pela presidente da APCA e moderadora desta sessão, Ascensão Duarte, e teve como oradores Natália Nunes, coordenadora nacional da DECO – Gabinete de Apoio ao Sobreendividado, e António Poseiro, gerente bancário. A mesa de honra contou também com a presença da vereadora da Acção Social da Câmara de Rio Maior, Sara Fragoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a reestruturação orgânica da Câmara Municipal
Vereadores do PS de Rio Maior abandonam reunião de Câmara
Os vereadores do PS abandonaram a reunião da Câmara de Rio Maior, no dia 17 de Novembro, provocando assim falta de quórum e a interrupção dos trabalhos. Em causa está a reestruturação de serviços que e Executivo de Isaura Morais pretende levar a cabo na Câmara, que pretende tornar os serviços mais eficientes e representa um corte de despesas com o pessoal dirigente. Em comunicado, o PSD de Rio Maior acusa o PS de “fugir às responsabilidades, numa atitude de mera politiquice que em nada contribui para a melhoria dos serviços que a autarquia presta ao cidadão, provocando o adiamento de medidas indispensáveis e urgentes, bem como transtornos ao funcionamento da Assembleia Municipal.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aumento chega quase aos 8%
Câmara de Santarém aumenta preço da água
A adesão do município à Associação “Amigos de Pedro e Inês”; a aprovação dos instrumentos de gestão previsional para 2011 e o contrato-programa da STR – URBHIS – Sociedade de Gestão Urbana de Santarém, EM, S.A e da CUL.TUR – Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém, EEM, foram alguns dos temas da reunião de câmara de 15 de Novembro do Município de Santarém. O Executivo municipal aprovou por maioria, com os votos contra dos vereadores socialistas Ludgero Mendes e António Carmo, a aprovação da revisão do tarifário para o ano de 2011 da Empresa das Águas de Santarém – Em, SA. O aumento do tarifário a implementar pela empresa foi de 7,69%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comparticipação às despesas com o bebé
Câmara da Marinha Grande aprova incentivo à natalidade em géneros no comércio local
A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou atribuir um subsídio para o incentivo à natalidade a 17 famílias que apresentaram a sua candidatura para o efeito, no terceiro trimestre de 2010. A medida da Câmara tem em conta que a família constitui, no actual contexto socioeconómico um espaço privilegiado de realização pessoal e de reforço da solidariedade intergeracional. É vista como uma forma de contrariar o actual decréscimo da taxa da natalidade, uma vez que o envelhecimento populacional tem provocado uma forte distorção na pirâmide geracional. Por outro lado, considera que o facto do subsídio ter que ser dispendido no comércio local, fomentando a economia do concelho, constituiu como uma mais-valia, uma vez que impulsionará os hábitos de consumo no mesmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de Novembro
Manuel Alegre participa em jantar com apoiantes nas Caldas da Rainha
Manuel Alegre estará presente, no dia 22 de Novembro (segunda-feira), às 20 horas no Hotel Cristal, nas Caldas da Rainha, num jantar de apoiantes da sua candidatura à Presidência da República. As inscrições para o jantar com o candidato apoiado pelo Partido Socialista e Bloco de Esquerda encontram-se abertas. Recorde-se que as eleições para a Presidência da República foram marcadas para o dia 23 de Janeiro, tendo já anunciado a sua candidatura, para além de Manuel Alegre, Cavaco Silva, Fernando Nobre e Defensor de Moura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 17 e 18 de Novembro
Francisco Louçã e Heitor de Sousa debatem Orçamento de Estado em Leiria e Caldas
Francisco Louçã estará presente, no dia 17 de Novembro, pelas 21horas, no IPJ de Leiria no Auditório do Instituto Português da Juventude de Leiria, para uma sessão pública sobre o Orçamento de Estado para 2011 e a luta contra a crise. Na quinta-feira, dia 18 de Novembro, na Sede do Bloco de Esquerda das Caldas da Rainha, no Centro Comercial Avenida, no âmbito do ciclo Os Deputados do Bloco de Esquerda Prestam Contas, decorrerá igualmente uma sessão pública sobre o Orçamento de Estado e as propostas do BE, com o deputado da Assembleia da República Heitor de Sousa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 15 e 20 de Novembro
Encontros da Lusofonia promovem dezenas de acontecimentos culturais em Torres Novas
Este ano os Encontros da Lusofonia decorrerão entre os dias 15 e 20 de Novembro. Pretende-se que esta edição seja mais um marco nos acontecimentos culturais de Torres Novas, através da celebração da língua portuguesa e dos laços da lusofonia. A diversidade de acções em várias vertentes artísticas, desde a música, o cinema, a dança, passando por importantes conferências, realizam-se em diversos equipamentos como o Teatro Virgínia e a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com uma forte componente educativa através de oficinas a realizar nas escolas do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Requalificação da antiga Fábrica da Resinagem custa 4,7 milhões de euros.
A retirada de apoio ao Festival de Teatro Acaso, a proibição de um autocolante apelando à greve geral, queixas de insegurança e medo por parte de residentes da Embra, que são alvo de ameaças por parte de uma família de etnia cigana, foram alguns dos assuntos da reunião de câmara da Marinha Grande de 11 de Novembro. A reunião realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Marinha Grande e estiveram presentes o presidente Álvaro Pereira e os vereadores Paulo Vicente, Cidália Ferreira, António Santos, Alberto Cascalho, Alexandra Dengucho e Vítor Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Secretário de Estado da Defesa presidiu ao 92º aniversário do Armistício da I Grande Guerra
Marcos Perestrello, secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, esteve em Leiria, no dia 11 de Novembro, para presidir às cerimónias do 92º aniversário do Armistício da I Grande Guerra e da assinatura do Protocolo para a recuperação e manutenção do Monumento de Homenagem à Mulher do Combatente. Na Homenagem aos Combatentes, além do secretario de Estado, estiveram presentes, Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria acompanhado do Executivo Municipal, bem como representantes de diversas entidades militares e civis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Samuel Santos já regressou a Alcobaça
Ciclista alcobacense termina peregrinação
a Roma 15 dias antes do previsto
O alcobacense Samuel Santos, que no dia 15 de Setembro deu início a uma peregrinação de bicicleta entre Roma e Alcobaça, já regressou à sua terra Natal. Samuel Santos chegou a Alcobaça no dia 1 de Novembro, 15 dias antes do previsto. O ciclista percorreu uma média diária de 100 Km, um pouco superior ao inicialmente previsto que era de 70 Km, o que lhe permitiu fazer a viagem em apenas 48 dias. Samuel Santos chegou satisfeito e confessou-se muito mais “rico” após esta viagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS e CDU criticam maioria PSD pelos prejuízos
Câmara Municipal de Alcobaça paga água
que não consome
Balanço do mandato, o destino das escolas que encerraram no concelho e as queixas dos encarregados de educação dos alunos do 1º ciclo e do pré-escolar acerca das ementas servidas na cantina da Escola Frei Estevão Martins, foram alguns assuntos da reunião de Câmara de Alcobaça, de 8 de Novembro, que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença do presidente Paulo Inácio, e dos vereadores Hermínio Rodrigues, Mónica Baptista, José Vinagre, Jorge Agostinho e Rogério Raimundo. Acácio Barbosa esteve ausente por questões profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Angariação de bens para famílias carenciadas do Concelho
Campanha de Natal 'Cadaval Amigo' vai arrancar
Arranca dia 15 de Novembro, prolongando-se até dia 3 de Dezembro, a Campanha de Natal “Cadaval Amigo”, numa organização do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal do Cadaval, em colaboração com diversas entidades locais. Uma oportunidade para fazer com que a quadra natalícia que se avizinha chegue também às famílias mais carenciadas do Concelho. Participe!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Mulheres da Marinha Grande”
Júlia Guarda Ribeiro conta em livro histórias
de vida e de coragem
A 2ª edição do Livro “Mulheres da Marinha Grande - histórias de luta e de coragem”, da autoria de Júlia Guarda Ribeiro, foi lançada no dia 6 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande. A apresentação da sessão esteve a cargo de Graça Abranches. Trata-se do registo escrito de outros tantos relatos orais, contados na primeira pessoa, por mulheres anónimas, cuja voz nem sequer era escutada, mulheres que sofreram a miséria e a penúria, que sentiram a humilhação do tacão fascista, sentiram o pavor e o desespero.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para colmatar situações de carências alimentares de muitas famílias
Câmara da Marinha Grande pondera abrir cantinas escolares ao fim-de-semana
Sob os lemas “gestão municipal com responsabilidade” e “compromisso com o desenvolvimento do concelho” foi apresentado, no dia 9 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, o balanço da actividade municipal da Marinha Grande no último ano. A maioria do Executivo anunciou que a autarquia irá apresentar para 2011 “um orçamento de verdade porque ao contrário dos anteriores orçamentos não vamos empolar receitas para conseguirmos inserir despesas.” Álvaro Pereira defende que “não podemos ser uma casa pobre com vícios ricos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de Novembro
Pedro Passos Coelho encerra Convenção Nacional de Jovens Autarcas da JSD em Pombal
A JSD organiza no dia 13 de Novembro (sábado) em Pombal, a Convenção Nacional de Jovens Autarcas. Esta iniciativa conta com a presença do líder do PSD, Pedro Passos Coelho, além de vários autarcas, como Narciso Mota, Fernando Costa, António Jorge Nunes Luís Gomes, presidentes das Câmaras Municipais de Pombal, Caldas da Rainha, Vila Real e Vila Real de Santo António, respectivamente, Miguel Relvas, secretário-geral do PSD, Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara de Cascais e presidente do Instituto Sá Carneiro, Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias, Pedro Rodrigues, presidente da JSD e Pedro Pimpão, presidente da Distrital de Leiria da JSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ex-deputado Fleming de Oliveira lança livro sobre período revolucionário pós-25 de Abril
Um ano após o lançamento da obra "No tempo de Salazar, Caetano e Outros - Alcobaça e Portugal", o auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça voltou a encher-se no dia 30 de Outubro para o lançamento do livro “No tempo de Soares, Cunhal e Outros. O PREC também passou por Alcobaça”, do advogado e ex-deputado na Assembleia da República Fleming de Oliveira. A sessão foi moderada por Piedade Neto, da Rádio Cister, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, de muitos amigos e familiares do autor, o representante do Governo Civil de Leiria, Jorge Sobral, e ainda o ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Miguel Guerra. No final da sessão, os presentes foram presenteados com a actuação do grupo Ensemble Renascence.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Atrasos na requalificação do largo do Cintrão geram protestos dos moradores
O Município do Bombarral iniciou no mês de Janeiro de 2010 a obra de requalificação urbanística do largo do Cintrão, na freguesia do Bombarral, um projecto com um investimento superior a 210 mil euros e se insere na política do município de requalificar os largos das principais aldeias do concelho. A obra que deveria estar concluída em Junho de 2010, sofreu vários atrasos estando neste momento parada, o que levou os moradores do local a dirigirem-se à reunião de Câmara do Bombarral, no dia 2 de Novembro, para apresentarem algumas queixas sobre a actual situação do referido largo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que não existe capacidade técnica para os concluir neste prazo
Câmara Municipal da Nazaré quer mais tempo para concluir Planos de Urbanização
A Câmara Municipal da Nazaré quer que o prazo para a conclusão e aprovação dos Planos de Urbanização e de Pormenor, previsto na Resolução de Conselho de Ministros que aprovou o PROT-OESTE, seja alargado para o final do mês de Maio de 2011. De acordo com os Serviços da Câmara Municipal da Nazaré “os prazos propostos não são razoáveis e deveriam ser alargados”, para que a autarquia possa reunir todas as condições técnicas para ter os Planos de Urbanização aprovados dentro do prazo. A Câmara tem, actualmente, em elaboração os PU - Planos de Urbanização da Pederneira, da Praia do Norte/Sítio e do Areal/Moinho de Vento, para os quais ainda aguarda pareceres do Poder Central, designadamente CCDR, sobre a 1ª fase da avaliação ambiental estratégica – relatório de factores críticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Mário Tomé participa em debate sobre a NATO
O Bloco de Esquerda promove, na terça-feira, 16 de Novembro às 21h30, no Auditório Municipal, em Torres Vedras, um debate sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Na semana da cimeira da NATO em Lisboa, Mário Tomé (oficial na reserva e ex-deputado) estará na cidade de Torres Vedras para um debate sobre “o verdadeiro papel da Nato e as suas consequências para o futuro.” A NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949 como organização militar para a defesa colectiva contra a União Soviética, esse papel é sublinhado no artigo 5º do tratado.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Campanha Mil Brinquedos, por Mil Sorrisos
Estudantes adaptam brinquedos na FNAC
Os estudantes do Departamento de Engenharia Electrotécnica da ESTG irão adaptar brinquedos ao vivo, no dia 6 de Novembro, na FNAC (LeiriaShopping), das 15 às 17 horas, no âmbito da Campanha Mil Brinquedos, por Mil Sorrisos. No local da adaptação decorrerá, igualmente, uma apresentação do projecto e irá ser colocada uma caixa onde as pessoas poderão deixar o seu brinquedo electrónico. A campanha, organizada pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), já vai na sua 3.ª Edição e tem oferecido brinquedos adaptados a crianças portadoras de deficiência, que lhes possibilita partilhar de actividade lúdica e situações de brincadeira com outras crianças, favorecendo a sua inclusão na sociedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Marinha Grande quer encontrar os responsáveis
Sanitários do Parque da Cerca vandalizados
Os sanitários públicos do Parque da Cerca, na Marinha Grande, voltaram a ser vandalizados na primeira semana de Novembro. Os actos condenáveis e vergonhosos como este têm vindo a suceder quase diariamente. Apesar do esforço da autarquia em manter em bom estado de conservação os sanitários do Parque da Cerca, bem como outras infra-estruturas públicas, tem sido difícil assegurar a sua manutenção dado o elevado nível de delinquência a que têm sido sujeitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 10 de Novembro
Pólo de Caldas da Rainha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste promove Jantar Micológico
O Pólo de Caldas da Rainha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste promove, no dia 10 de Novembro, no Restaurante da Escola, um Jantar Micológico (à base de cogumelos), confeccionado pelo Chef Valdir Lubave (Pousada do Convento de Belmonte). Menu: Pães, Patês e Grissinis, Capuccino de Cogumelos com Espuma de Ervas Aromáticas, Ravioli Gigante de Frutos do Mar com Pleurotus e Brotos Outonais e Vitelinha com Puré de Trufas Pretas e Creme de Morchellas de Primavera. A sobremesa será compota de Ananás com Gelado de Boletus e Geleia de Vinho do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 2011 NERLEI vai realizar 11 acções que irão envolver 71 empresas
Candidatura ao QREN na área internacional integralmente aprovada
A candidatura a projectos conjuntos do QREN para a área da internacionalização que a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou foi integralmente aprovada. O projecto contempla 11 acções e a participação de 71 empresas, que desta forma verão uma parte do investimento realizado reembolsado. A primeira acção prevista na candidatura é a Ambiente, feira dedicada a produtos para a casa, que se realiza no mês de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha, e que prevê a participação de 26 empresas.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Autarca do PS fez balanço de um ano de mandato na Câmara Municipal do Bombarral
Vereador Jorge Gabriel Martins pede demissão de José Manuel Vieira
O vereador Jorge Gabriel Martins fez na reunião de Câmara do Bombarral, de dia 2 de Novembro, um balanço do mandato do Executivo liderado pela maioria PSD. Segundo o vereador socialista, após o primeiro ano de mandato “o concelho está bem pior do que há um ano atrás” e dirigindo-se ao presidente da autarquia bombarralense referiu que, “se tiver coragem, compete-lhe apresentar a sua demissão, a bem do Concelho”. Por seu turno, José Manuel Vieira referiu que o Executivo ainda se encontra a tempo de cumprir as promessas e que a sua actual situação financeira se deve em muito à “vitimização de que o município tem sido alvo por parte do Governo”.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Dívida do município ascende a quase 9 milhões de euros
Presidente da Câmara do Bombarral restringe obras a projectos com apoio de fundos europeus
Em entrevista ao Jornal Tinta Fresca, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral revelou que a dívida do município se situa em quase 9 milhões de euros, e admitiu que as dívidas aos fornecedores se encontram em alguns casos com um ano de duração e que em outros até ultrapassam esse prazo. José Manuel Vieira admite que com a actual conjuntura financeira o município do Bombarral se vê constrangido no que diz respeito à realização de obras, tendo optado por manter os compromissos assumidos anteriormente e aproveitar os fundos comunitários atribuídos a esses projectos.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Decisão de aumentar trabalhadores em 2009 foi considerada nula em 2010
Funcionários da Câmara Municipal do Bombarral não vão ter de devolver aumentos salariais
Os trabalhadores da Câmara Municipal do Bombarral não vão ter de devolver os aumentos salariais atribuídos pela autarquia em 2009, ao contrário do que sucedeu na Câmara de Elvas. A decisão do anterior Executivo presidido por Luís Camilo Duarte foi, entretanto, considerada nula, mas, apesar da redução dos salários, a autarquia não impôs a devolução dos aumentos auferidos pelos funcionários desde Outubro de 2009 a Agosto de 2010, pois, de acordo com o nº 3 do artigo 134 do Código do Procedimento Administrativo, o tempo produz efeitos que permanecem após a declaração de nulidade. Entretanto, Jorge Gabriel Martins, do PS, considera ilegal a decisão de anular os aumentos salariais por se ter baseado num parecer que não estava cabimentado.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Dia 11 de Novembro
Magusto de São Martinho regressa ao Parque
do Mercado Municipal de Alcobaça
No dia 11 de Novembro, pelas 14h30, no Parque do Mercado Municipal de Alcobaça, o Magusto de São Martinho volta a ser comemorado pela comunidade sénior do Concelho. Tal como manda a tradição, não faltarão as castanhas e a água-pé, produtos típicos da época gratuitos para todos os visitantes e curiosos que por lá passarem. Entre as actividades programadas, destaque para o desfile temático organizado pelos utentes das Instituições. Uma iniciativa conjunta da Instituição de Apoio ao Idoso do Concelho e da Câmara Municipal. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro de Apoio à Pesca e ao Mar
CAPMAR Nazaré abre inscrições para apoio financeiro à aquisição de coletes de salvação
Estão abertas as inscrições para dotar as embarcações de pesca de equipamentos de segurança, em particular coletes de salvação. A partir do próximo ano, a existência destes equipamentos a bordo será obrigatória em todas as embarcações. De modo a possibilitar a aquisição de coletes de salvação pelos pescadores da Nazaré, está prevista a formalização de uma candidatura, no âmbito do fundo comunitário PROMAR, visando o apoio financeiro para este fim, estimando-se que cubra entre 90 a 100 por cento das despesas elegíveis. Todos os pescadores não associados de organizações do sector poderão inscrever-se para beneficiar desta candidatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Acácio Barbosa faz balanço crítico de A a Z
Vereador do PS de Alcobaça acusa maioria PSD de "palavras, promessas e ausência de obra"
Decorrido um ano após a tomada de posse da Câmara Municipal de Alcobaça, segundo José Acácio Barbosa “sucederam-se as tomadas de posição, as apreciações e as reviravoltas de decisões tomadas no mandato anterior, liderado por outro Presidente de Câmara mas de que fazia parte metade da actual maioria do Executivo.” Para o vereador do PS, “o investimento do Município em terrenos e obras controversas não trouxeram retorno e negócios onerosos como o da Águas do Oeste, servem agora para desculpa pelas dificuldades financeiras. Este primeiro ano de mandato pautou-se pelas palavras, pelas promessas e pela ausência de obra”, conclui.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
António Lobo Antunes e Eduardo Sá apresentam livros na Livraria Arquivo
O escritor António Lobo Antunes está de regresso à Livraria Arquivo, no dia 5 de Novembro, sexta-feira, às 18h30, para uma conversa com os leitores sobre o seu último livro "Sôbolos Rios que Vão". Mais para o final do mês (24 Novembro) também o psicólogo Eduardo Sá vem visitar a livraria de Leiria e trazer o seu "Sindicato da Bondade", um livro onde reuniu 'apontamentos' sobre Bebés e Crescidos, Pais e Famílias, a Escola e os Educadores, a Morte e o Adeus, os Contos de Fadas, o Amor ... A partir de dia 12 poderá apreciar ainda a exposição de escultura de Filipe Curado. Dia 13, sábado, às 16h30, há História Infantil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição aumentada
Júlia Guarda Ribeiro apresenta “Mulheres da Marinha Grande-histórias de luta e de coragem”
A Câmara Municipal da Marinha Grande, a Junta de Freguesia, o Movimento Democrático das Mulheres e a Folheto Edições apresentam, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, no dia 6 de Novembro, pelas 15 horas, a 2.ª edição, aumentada, do livro “Mulheres da Marinha Grande – histórias de luta e de coragem”, da autoria de Júlia Guarda Ribeiro, com ilustração de Guilherme Correia. A apresentação do livro está a cargo da Dra. Graça Abranches, sendo a sessão presidida pelo presidente da Câmara, Álvaro Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Os quatro pilares da crise
Mário Lopes
OPINIÃO
Desesperada Esperança
Valdemar Rodrigues
A Ota está no mesmo sítio mas onde andam as medidas de compensação?
Ricardo Miguel
Um ano depois com Paulo Inácio e sem Gonçalves Sapinho… tudo na mesma em Alcobaça
Jorge Esteves de Carvalho
A Câmara do Bombarral retirou aos trabalhadores o direito de mudarem de posição remuneratória atribuído pelo anterior executivo
Helena Santos
Não percebem!
Aurélio Lopes (1º subscritor)
Complexos Sociais Locais (CSL). O caminho do futuro?
José Marques
Um ano depois ou quatro mais um depois
José Acácio Barbosa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o