Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Domingo, 18 de Novembro de 2018
Através de protocolo entre o Município e o Instituto Politécnico de Tomar
Centro de Estudos em Fotografia de Tomar abre terça-feira na Casa dos Cubos
O Município de Tomar e o Instituto Politécnico local celebram no dia 20 de novembro, pelas 18 horas, o protocolo de cooperação que cria o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), que se instala no edifício da Casa dos Cubos, em Tomar. Este Centro de Estudos tem como principal objetivo aprofundar a relação antiga destas Instituições com a Cultura Fotográfica, nomeadamente através dos Arquivos Fotográficos Históricos e Contemporâneos, mas também através da formação em Fotografia no ensino superior, que já acontece no Instituto Politécnico de Tomar há mais de 30 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
20 mil pessoas passaram no Pavilhão Multiusos da Expotorres
Inovação marcou a 15ª edição das Festas
da Cidade de Torres Vedras
A 15ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras decorreu entre 27 de outubro e 11 de novembro com um programa que integrou 80 atividades em áreas como cultura, desporto, vinhos e gastronomia. A edição deste ano contou com várias novidades, em que se destaca o formato renovado das Tasquinhas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, por onde passaram cerca de 20 mil pessoas.” No que toca à animação musical, o destaque foi para as atuações de Miguel Gameiro e Fábia Rebordão. A aposta neste formato das Festas da Cidade vai continuar, com a edição do próximo ano a contar com as atuações de Susana Félix e Raquel Tavares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio garante “proveitos importantes em termos de projeção e de prestígio”
Alcobaça formaliza apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
Foi assinado esta quinta-feira, da 15 de novembro, no Parque de Negócios de Alcobaça, um protocolo de colaboração que efetiva o apoio dos Municípios de Alcobaça e Torres Vedras à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. A assinatura decorreu no âmbito da assembleia da OesteCIM e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Recorde-se que em fevereiro de 2018, o Município de Leiria anunciou o alargamento da candidatura à escala regional, envolvendo autarquias, associações e instituições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal do Oeste manifesta apoio à candidatura
Alcobaça, Torres Vedras e Sobral já integram candidatura Leiria Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste declarou oficialmente o seu apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Reunidos no Parque de Negócios de Alcobaça, no dia 15 de novembro, num ambiente de amizade e fraternidade, os autarcas do Oeste manifestaram esse apoio na presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Alcobaça, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço foram os primeiros municípios a assinar a adesão à Capital Europeia da Cultura, acordos que irão ainda ser ratificados nas reuniões das respetivas Câmaras Municipais. O Município de Torres Vedras deixou assim cair a hipótese de uma candidatura própria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Orçamento de Estado para 2019
Torres Vedras apresenta proposta de apoio
à redução tarifária nos transportes públicos
A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou uma proposta sobre o programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos previsto na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2019. Pretende-se, desta forma, garantir equidade de tratamento entre cidadãos que se deslocam diariamente para Lisboa nos seus movimentos pendulares entre o local de residência e o local de trabalho ou estudo - nomeadamente entre a NUT III do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa - uma vez que os problemas de mobilidade são os mesmos ou mais agravados devido a uma oferta mais reduzida e menos diversificada, nomeadamente na Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 17 de novembro
CNEMA recebe Tecfresh – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas
A Tecfresh’18 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza pela segunda vez e que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, abre na próxima 5ª feira, 15 de novembro, e prolonga-se até sábado 17 de novembro pretendendo ser um ponto de encontro entre profissionais do sector. O objetivo é divulgar e mostrar as evoluções tecnológicas que acontecem no sector agrícola, promover o encontro de profissionais e ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, avaliar a estratégia definida para o futuro e promover parcerias técnico/profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Semana da Empregabilidade potencia oportunidades profissionais e networking entre empresas e estudantes
Politécnico de Leiria vai disponibilizar mais
de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio
O Politécnico de Leiria organiza a primeira edição da Semana da Empregabilidade, entre os dias 20 e 23 de novembro, dinamizada pela Bolsa de Emprego do Politécnico de Leiria, em colaboração com as cinco Escolas e respectivos gabinetes de estágio/empregabilidade. O evento passa em todas as escolas do Politécnico de Leiria, onde participam cerca de 70 empresas e instituições, que disponibilizam mais de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio profissional, e a oportunidade de networking entre empresas e estudantes candidatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes
Livro “Leiria – Cidade e Diocese” premiado pela Academia Portuguesa da História
A Academia Portuguesa da História acaba de distinguir com vários prémios dez obras de autores nacionais editadas em 2018. Entre elas conta-se “Leiria – Cidade e Diocese. Documentos Fundacionais (1545-1918)”, da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes, que foi contemplado com o Prémio História Francisco da Gama Caeiro, no valor de 1.500 euros. Este trabalho de 224 páginas, em formato A4 e capa dura, é uma edição da Textiverso, editora de Leiria, n.º 45 da sua colecção “Tempos & Vidas”, com data de Maio de 2018, e foi apresentado no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria, no dia 26 de Maio de 2018. Constitui uma “Edição Comemorativa do Primeiro Centenário da Restauração da Diocese, 1918-2018”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imagem de Nossa Senhora foi entregue ao Santo Padre
Papa recebe hoje carta sobre classificação do Culto a N. S. da Nazaré a Património Mundial
O grupo de peregrinos da Nazaré da Nazaré entregou esta quarta-feira, dia 14 de novembro, ao Papa Francisco a pretensão da classificação do culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco. Está cumprido o objetivo de entregar a imagem ao Santo Padre e de solicitar o apoio à candidatura que queremos apresentar à Unesco. Foi um momento muito emocionante”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre o quilómetro 33.7 e 35.8
Infraestruturas de Portugal põe traço contínuo no IC8 a pedido do Município de Pombal
A comunicação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), de que irá proceder à colocação de um duplo traço contínuo no troço do IC8, entre o quilómetro 33.7 e 35.8, é tida pelo presidenta da Câmara Municipal de Pombal como “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”, afirmou Diogo Mateus na última reunião do Executivo. Diogo Mateus lembra que esta Comunicação é “ uma reação ao pedido que o Município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência de uma sucessão de acidentes com vitimas mortais naquela zona do itinerário complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cabo Verde
Câmara da Marinha Grande coopera com Loja Social no Tarrafal
Os vereadores da Câmara Municipal do Tarrafal, de Cabo Verde, Eva Lopes e David Soares, estiveram na Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, no dia 7 de novembro. Os autarcas reuniram com o adjunto da presidente da Câmara da Marinha Grande, Raul Testa, com o chefe da Divisão de Desenvolvimento para a Cidadania, Pedro Jerónimo, e técnicos da autarquia. Esta visita inscreveu-se na iniciativa da Câmara do Tarrafal de manutenção de contactos regulares com os Municípios com quem mantém relações de amizade e de cooperação, em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras desiste de candidatura própria
Oeste CIM apoia candidatura de Leiria
a Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá apoiar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a reunião pública de 11 de novembro. Paulo Inácio revelou que do diálogo entre os autarcas do Oeste resultou o abandono de uma eventual candidatura de Torres Vedras a favor de Leiria e que o apoio da Oeste CIM deverá ser formalizado esta quinta-feira, na reunião de autarcas do Oeste no Parque de Negócios de Alcobaça, que contará com a presença de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No encerramento do projeto de Internacionalização da Rede de Centros de Alto Rendimento
Ministro da Educação preside em Rio Maior
a sessão sobre Centros de Alto Rendimento
A Fundação do Desporto promove na sexta-feira, dia 16 de novembro, no Rio Maior Sports Centre, dois eventos (CAR). Durante a manhã, na “Sessão de Encerramento Institucional do Projeto” estarão presentes o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estando também presentes muitos convidados internacionais, especialistas na gestão e promoção internacional de Centros de Alto Rendimento. Ao longo da manhã, em várias comunicações, vão intervir alguns responsáveis dos CAR, abordando as estratégias futuras para o processo de promoção e divulgação internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apreendidas 2 302 doses de heroína, 177 de haxixe e 166 de cocaína
GNR detém sete pessoas em Leiria por tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 12 de novembro, sete homens com idades compreendidas entre os 20 e os 36 anos, por tráfico de estupefacientes e por posse de armas proibidas, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há oito meses, foi dado cumprimento a cinco mandados de buscas domiciliárias e sete em veículos, que resultaram na apreensão de 2 302 doses de heroína, 177 doses de haxixe, 166 doses de cocaína, 31 doses de liamba, seis veículos, três armas de fogo, 61 munições, 12 telemóveis, nove artigos em ouro, oito televisões, dois tablets e duas consolas, duas balanças de precisão, uma câmara de filmar e 10.686 euros em numerário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Liga Europeia e Euro feminino de clubes
Futebol de praia na Nazaré distinguido
com prémio “Melhor Evento do ano”
O evento Nazaré Euro Beach Soccer League e Euro Women's Beach Soccer Club em 2018 foi distinguido com o prémio do Melhor Evento do Ano pela Beach Soccer. “O investimento no futebol de praia tem sido bem-sucedido, quer na dinamização económica do concelho, quer na afirmação nacional e internacional, quer na promoção deste desporto fantástico”, diz Walter Chicharro sobre o prémio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR recupera material furtado em residência
de Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 10 de novembro, identificou dois homens, com 29 br>e 34 anos, por suspeita de furto em interior de residência, no concelho de Aljubarrota. No seguimento de uma denúncia por furto em interior de residência, os militares encetaram diligências que culminaram na identificação dos suspeitos e na localização dos bens furtados no interior de um armazém, tendo sido realizada uma busca ao seu interior e posteriormente à residência de um dos suspeitos. Este ação permitiu apreender e recuperar diversos armários, bancadas, eletrodomésticos de cozinha, um corta-relvas e três candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Requalificação de campo de jogos e zona verde na Pedrulheira vence Orçamento Participativo
A proposta 4 relativa à requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde, no lugar da Pedrulheira, na Marinha Grande, apresentada por Ana Marta Duarte, foi a vencedora do Orçamento Participativo 2018, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Os resultados foram divulgados na noite desta sexta-feira, 9 de novembro, pelas técnicas do OP, na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira, que destacou a importância desta iniciativa “para apelar e incentivar a uma postura mais participativa da população no processo de desenvolvimento do seu concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com dois projetos desenvolvidos no âmbito da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
Estudantes do Politécnico de Leiria integram os 11 finalistas dos Prémios PlayStation 2018
“Keg Wars” e “Advanced Override” são dois dos 11 jogos finalistas dos Prémios PlayStation 2018, desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Os dois jogos dos estudantes da ESTG serão apresentados ao júri final do concurso da PlayStation, bem como à imprensa especializada e ao público em geral no espaço PlayStation, durante a Lisboa Games Week, na FIL, entre os dias 16 e 19 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio “Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional”
Campanha do Turismo do Centro triunfa nos Prémios Internacionais de Viagem e Turismo
A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International Travel & Tourism Awards”, atribuídos em Londres. A campanha recebeu o Gold Award, equivalente ao primeiro lugar, na categoria “Best National Tourism Board / Destination Marketing Organisation Campaign” (Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional). A candidatura do Turismo Centro de Portugal derrotou concorrentes tão fortes como os Estados Unidos. A gala de atribuição de prémios decorreu na noite de terça-feira, 6 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD mobilizado para a recandidatura autárquica de Filipe Sales
Luís Marques Mendes critica “queixinhas
do presidente da Câmara” de Peniche
Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado, foi o convidado do jantar que assinalou a apresentação dos novos órgãos da concelhia do PSD Peniche no dia 9 de Novembro. Para além dos militantes, marcaram presença muitos simpatizantes do partido e candidatos nas listas encabeçadas por Filipe Sales em 2017. Em sala cheia e num ambiente descontraído, o jantar assinalou, nas palavras do vereador do PSD, o “retomar das iniciativas públicas depois de um ano em que decidimos dar algum descanso às pessoas” porque, explicou “ninguém gosta de um estilo de campanha eleitoral permanente” nem que se ande “sempre com as eleições na boca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Abrã recebe 2ª sessão a 23 de novembro
Abitureiras é a segunda freguesia do concelho de Santarém a conhecer a Carta Arqueológica
A Junta de Freguesia de Abitureiras acolheu esta noite, dia 9 de novembro, a Sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Abitureiras. A Carta Arqueológica, apresentada por António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém que lidera a equipa que nos últimos anos realizou o levantamento que permite a apresentação da Carta Arqueológica de Santarém que identifica 461 sítios arqueológicos, contou com a participação de António Silva Branco, presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Azambuja e o Carregado
Plataforma EN3 promove ação de protesto
pela segurança dos peões na EN3
A plataforma EN3 é um movimento de cidadãos interessados em melhorar as condições de circulação na Estrada Nacional 3, nomeadamente no troço entre Azambuja e o Carregado onde se localizam inúmeras plataformas logísticas. Esta estrada tem sido fustigada por inúmeros acidentes, alguns com vítimas mortais. A plataforma EN3 tem desenvolvido algumas ações para que o assunto possa ser resolvido ou pelo menos minimizado. A ação mais visível aconteceu no dia 15 de maio onde iluminámos com milhares de velas as bermas da estrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vamos Iluminar Óbidos” com a participação especial dos Anjos
Árvore de Natal de 9 m inaugurada em Óbidos com 80 mil leds de luz
O Município de Óbidos convida toda a população a vir acender as luzes de Natal da Vila de Óbidos, a 16 de dezembro, pelas 19 horas, na Porta da Vila. Naquele que será um momento repleto de magia, a comunidade é convidada a formar um cordão humano, trazendo a sua própria luz (uma vela, lanterna, tocha…), para simbolicamente acender os mais de 80 mil leds de luz, distribuídos pela árvore de Natal de 9 metros, pela muralha do Castelo e pelo trilho mágico da Rua Direita, até à entrada do recinto do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votos do PSD foram suficientes
Câmara de Pombal aprova orçamento de 38,3 milhões de euros para 2019
A Câmara Municipal de Pombal aprovou por maioria (PSD), com os votos contra dos vereadores da oposição (NM-PH e PS), o orçamento para 2019 no valor de 38,3 milhões de euros, documento que será agora remetido à Assembleia Municipal para apreciação e votação. A proposta apresentada apresenta uma poupança corrente de 7.7 milhões de euros, que resulta da arrecadação de uma receita corrente de 33 milhões de euros, em contrapartida de uma despesa corrente de 24 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o