Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 204 Director: Mário Lopes Sexta, 20 de Outubro de 2017
Novos autarcas tomam posse no Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro afirma humildade perante maioria absoluta obtida nas urnas
Os novos autarcas eleitos a 1 de outubro para a Assembleia e Câmara Municipal do Cartaxo tomaram posse no dia 11 de outubro, no Salão Nobre do edifício sede de Município, que foi pequeno para acolher mais de duas centenas de pessoas que assistiram ao ato de instalação dos órgãos autárquicos. Pedro Magalhães Ribeiro é o presidente da Câmara Municipal, reeleito pelo Partido Socialista, força política que obteve maioria absoluta na eleição para os dois órgãos autárquicos municipais. O executivo é composto por Fernando Amorim, Elvira Tristão, Pedro Nobre e Ana Bernardino – também do Partido Socialista –, e por Jorge Gaspar e Nuno Nogueira, da coligação Juntos pela Mudança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos eleitos já tomaram posse
Presidente reeleito da Câmara da Batalha aposta na Educação para os próximos anos
Realizou-se no dia 16 de outubro, no Auditório Municipal da Batalha, a cerimónia de instalação da Assembleia e da Câmara Municipal, para o mandato de 2017 a 2021. No decurso do processo eleitoral que decorreu a 1 de outubro, exerceram no Concelho da Batalha o direito de voto 8.073 eleitores (14.154 inscritos), tendo o Partido Social Democrata conquistado 5 mandatos e o PS e o CDS-PP um mandato cada. Foram eleitos para a Câmara Municipal Paulo Batista Santos, Carlos Agostinho Monteiro, Liliana Pereira Moniz, André Costa Loureiro e Germano Santos Pragosa, pelo PSD, Carlos Emanuel Repolho, pelo PS, e Horácio Moita Francisco, pelo CDS-PP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Feira de Todos os Santos decorre no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira
Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer de 27 de outubro a 2 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira. Dos espetáculos equestres, às largadas de touros, passando pelo artesanato, pela gastronomia e vinhos de excelência, até à música e às luzes dos carrosséis, tudo convida a descobrir a renovada Feira de Todos os Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Big Riders Mundiais aproveitam primeiro grande swell de outono na Praia do Norte
Canhão da Nazaré já dispara “bombas”
a rondar 10 m de altura
As previsões bateram certo, e o swell esperado entrou em grande esta segunda-feira, 16 de outubro, pela Praia do Norte, para gáudio das dezenas de big riders mundiais que já se encontram na Nazaré. Com uma ondulação de meter respeito, e a provocar bons caldos a quem lá esteve dentro, a Praia do Norte, na Nazaré, disparou bombas, vindas do Canhão, a rondar 10m de altura, nos sets maiores. Jamie Mitchell, Hugo Vau, Lucas Chumbinho, Carlos Burle, Marcelo Luna, Alemão de Maresias, Alessandro Marcianó, Justine Dupont, Fred Vid e Ross Clarke-Jones foram alguns dos que não quiseram perder oportunidade de enfrentar o poder do mar da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso de Saltos Nacional A/C
Bernardo Ladeira vence Grande Prémio do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
A pista indoor do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) recebeu nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, o Concurso de Saltos Nacional A/C. Este que é o primeiro concurso do Torneio de outono, que decorre entre 13 de outubro e 17 de dezembro no. Patrocinado pelo Restaurante Pinóquio, este torneio é constituído por, 7 CSN A/C (13 a 15, 20 a 22 e 27 a 29 de outubro; 10 a 12, 17 a 19 e 24 a 26 de Novembro; 8 a 10 dezembro) e um CSI 1, de 15 a 17 de dezembro, num total de 24 dias de provas. A competição foi liderada pelo Major Pedro Carvalho e as pistas estiveram a cargo do chefe de pista, José Corte Real Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS reforça maioria absoluta em Leiria
Raul Castro promete “humildade e ambição” para o seu terceiro e último mandato
Os membros da Câmara e Assembleia Municipal de Leiria tomaram posse, no dia 14 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva. Foram oradores o presidente da Assembleia Municipal cessante, José Manuel Silva, o líder do PSD na Câmara Municipal, Fernando Costa, e o presidente da Câmara Municipal reeleito pelo PS, Raul Castro. José Manuel Silva começou por anunciar a sua retirada da vida política leiriense, uma vez que vai passar a residir no Porto, para ocupar o cargo de presidente da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. O presidente cessante da Assembleia Municipal congratulou-se por a nova Assembleia Municipal ser composta por “pessoas experientes e de qualidade”, tornando “Leiria um dos municípios quais qualificados do País”, com pessoas “altamente competentes.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca aumentou a sua maioria absoluta
Walter Chicharro tomou posse do 2º mandato como presidente da Câmara da Nazaré
Decorreu este sábado, dia 14 de outubro, a sessão da tomada de posse dos eleitos nas Autárquicas 2017. Walter Chicharro foi reeleito para um segundo mandato, com maioria absoluta. As eleições de 1 de outubro, para as quais votaram 7.150 eleitores (14.567 inscritos), deram a vitória ao Partido Socialista, que obteve 4047 votos; o PSD 1801; a CDU 507; o BE 257 e o movimento Nazaré Primeiro no século XXI 179. O Partido Socialista elegeu Walter Chicharro; Manuel Sequeira; Regina Piedade, Orlando Rodrigues e Salvador Formiga. O PSD elegeu Alberto Madaíl e António Trindade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço de Adoção
Centro de Recolha do Município de Alcobaça cria site para adoção de animais de estimação
Já se encontra disponível, a partir da página oficial de Internet do Município de Alcobaça, o Espaço da Adoção, um serviço gerido pelo CROAMA - Centro de Recolha Oficial do Município de Alcobaça que apresenta os animais atualmente disponíveis para adoção. Na página dedicada ao Espaço de Adoção poderá encontrar fotografias dos animais que atualmente se encontram alojados no centro de recolha. Inaugurado em 2016, o CROAMA apresenta todas as condições de atendimento, recolha e tratamento de animais domésticos com uma estrutura focada na promoção da adoção responsável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Meio milhar de pessoas visitaram a loja no 1º dia
Essence Manulena Candle Shop abre Atelier
de velas em Fátima
A 5 de outubro realizou-se no hotel Essence Inn Maranos, em Fátima, a bênção e abertura oficial da Essence Manulena Candle Shop, um espaço de exposição e venda dos produtos Manulena que integra um atelier de velas, no qual é possível ao cliente personalizar a vela que adquire de recordação ou para usar para a procissão de velas. Foram muitos os que acolheram o convite conjunto do hotel Essence Inn Marianos e da Manulena e participaram no momento inaugural, realizado durante a manhã. Fizeram-se representar várias congregações e organismos religiosos presentes em Fátima e as mais diversas instituições civis da região, além de muitas outras pessoas que quiserem conhecer o espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto organiza “A noite das Corujas”
Para que a tradição se mantenha, no próximo dia 4 de Novembro, o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM), no Cadaval, reúne de novo os amigos na Serra de Montejunto, desta vez para “A Noite das Corujas”. E como a data é sugestiva para descobrir a magia das noites frias de Outono, irão ao encontro das lendas e mistérios da nossa serra... No final, os visitantes terão à espera bebidas quentes, uma ceia ligeira e a habitual queimada galega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Universidade Sénior abre novo ano lectivo
com 300 alunos e 33 disciplinas
A sessão de abertura do ano escolar 2017/2018 da Universidade Sénior de Tomar (UST) decorreu no dia 9 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal. O vereador da Educação, Hugo Cristóvão, abriu a sessão, de modo informal, desejando que este seja mais um ano de êxitos para os cerca de 300 alunos da UST, número que pode crescer porque as inscrições ainda estarão abertas durante o mês de outubro. Sublinhou ainda a importância da aprendizagem ativa e em são convívio que a UST proporciona.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 2011 e 2016
Batalha é o único concelho da região de Leiria em que a população aumentou
A Batalha é um dos 34 municípios portugueses, num total de 308, que viram a sua população aumentar entre 2011 e 2016, de acordo com o estudo “Retrato Territorial de Portugal” divulgado esta quinta-feira, 12 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística. O Concelho da Batalha registou um aumento populacional de 0,01 por cento, sendo o único a crescer no distrito de Leiria. De acordo com este estudo, na temática referente à diferenciação territorial do turismo, o Município da Batalha, no retrato territorial por município do número de dormidas por 100 habitantes, evidencia que, em 2016, este indicador era o mais elevado da Região de Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com exercício de prevenção sísmica
Leiria adere ao Dia Internacional de Redução
de Catástrofes
O Município de Leiria assinala esta sexta-feira, 13 de outubro, o Dia Internacional de Redução de Catástrofes, no âmbito do qual é realizado o exercício de cidadania "A Terra Treme". Trata-se de uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância da adoção de comportamentos simples, que podem salvar vidas. Este exercício, que tem a duração de um minuto, ocorre esta sexta-feira, dia 13, às 10h13.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da marca “Science por Mike Stewart”
Loja Praia do Norte tem à venda pranchas desenhadas para as ondas da Nazaré
Estão à venda na loja da Praia do Norte pranchas da “Science por Mike Stewart”, especialmente desenhadas para as condições das ondas desta costa. “Estou muito feliz com esta parceria, que é a única que tenho com uma praia, e logo com a que, provavelmente, é um dos maiores "beach break” do mundo, disse o atleta, que falou da natureza especifica das ondas desta praia, “são únicas”, e para a qual foram desenhadas, de propósito estas pranchas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17. ª Edição dos Passeios Seniores
Município de Alcobaça leva comunidade sénior a visitar o Porto
O Município de Alcobaça, à semelhança do sucedido em anos transatos, realizou a 17. ª Edição dos Passeios Seniores, destinada a pessoas com mais de 65 anos de idade, residentes no concelho, tendo como principal objectivo promover um dia de convívio entre seniores e a possibilidade de visita a locais distintos do dia-a-dia, proporcionando assim um dia agradável a este público-alvo. Esta iniciativa, desempenha, assim, uma ferramenta crucial no trabalho da Autarquia contra o isolamento social e na promoção do bem-estar dos participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CEO do Grupo não foi acusado
Grupo Lena realça “enorme discrepância entre suspeitas e acusações” da Operação Marquês
Tendo em conta a nota tornada pública esta quarta-feira, dia 11 de Outubro, pela Procuradoria-Geral da República sobre a chamada “Operação Marquês”, a Comissão Executiva (CE) do Grupo Lena considera ser da mais elementar justiça o arquivamento do processo respeitante ao CEO do Grupo Lena, Joaquim Paulo da Conceição, que consequentemente deixou de ser arguido neste processo, além de que “nunca se percebeu, a não ser para melhor assegurar a sua defesa enquanto cidadão e profissional, a razão da sua constituição como arguido, uma vez que na altura dos pretensos factos nem sequer exercia funções na holding do Grupo Lena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Re-nascer depois das cinzas”
Grupo de gestores de Pedrógão Grande reage
à catástrofe com organização de conferência
O dia 17 de junho ficou marcado pelo incêndio mais violento que Portugal já conheceu. O incêndio de Pedrógão Grande causou 64 mortos, 254 feridos (dos quais, sete graves) para além de habitações, bens, propriedades e empresas devastadas. Face à tragédia, três amigos com raízes na região e em conjunto com Henrique Niessen da incubadora ‘A Ponte’, decidiram contribuir com o seu know-how para o renascer da atividade económica local. Essa ajuda chega sob a forma de conhecimento, com a organização da conferência 'Re-Nascer - Depois das Cinzas', que vai ter lugar no dia 21 de outubro, em Pedrógão Grande e que é de acesso gratuito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feminista torrejana
Assembleia da República recebe exposição sobre Maria Lamas, mulheres, paz e liberdade
Há 70 anos, Maria Lamas iniciava um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc. XX. Este périplo culminou na edição de As Mulheres do Meu País, imagem despudorada de um Portugal esquecido, momento político de afirmação das mulheres como pilares não só da família, mas também da economia do país. A ação cívica e política de Maria Lamas decorre em três mundos: o das Mulheres, o da Paz e o da Liberdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscrições abertas até 8 de Novembro
43ª Meia Maratona Internacional da Nazaré corre-se a 12 de Novembro
Estão abertas as inscrições para a 43ª Meia Maratona Internacional da Nazaré, que vai para a estrada no dia 12 de novembro, com partida na Marginal da Nazaré às 11 horas. Paralelamente, corre-se a 22ª Volta à Nazaré, na distância de 10 km, e realiza-se a 12ª Caminhada da Meia, com cerca de 6 km. Duas iniciativas que pretendem envolver um leque mais alargado de pessoas nesta grande festa do atletismo popular. Os interessados em participar neste evento poderão efetuar a sua inscrição num novo portal, através do link http://lap2go.com/mm-nazare-2017, até às 24 horas do dia 8 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vaga de fundo deu vitória a movimento independente de cidadãos
Henrique Bertino disponível para alianças pós-eleitorais na Câmara de Peniche
A candidatura do GCECP – Grupo de Cidadãos Eleitores do Concelho de Peniche, liderada pelo ainda presidente da Junta de Freguesia de Peniche, ganhou no dia 1 de outubro as eleições à Câmara Municipal de Peniche, interrompendo assim 12 anos de governação CDU. Henrique Bertino ganhou com maioria relativa obtendo 31% dos votos (3 mandatos), seguindo-se o PSD com 28,98% dos votos (2 mandatos), o PS com 18,73% (1 mandato) e a CDU com 15,10% (1 mandato). Embora eleito pela CDU, Henrique Bertino não se reviu no programa eleitoral da coligação PCP-PEV nestas eleições e, já “inconformado pelos últimos 4 anos” de governação municipal, decidiu candidatar-se como independente, provocando assim uma inédita divisão no eleitorado da CDU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 de outubro a 1 de dezembro
Caldas Nice Jazz traz às Caldas da Rainha grupos de referência internacional
O Caldas Nice Jazz vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, de 18 de outubro a 1 de dezembro. Mantendo um conjunto distinto de estilos, essenciais a uma percepção do universo de influências do Jazz, conta com grupos de referência internacional como Jack Broadbent, aclamado como “O novo mestre da slide guitar”, Hailey Tuck, nascida no Texas, mas residente em França, o Club des Belugas com Brenda Boykin, uma das principais bandas de Nujazz na Europa, Patrícia Lopes, compositora e pianista brasileira, Aaron Goldberg Trio, Jacqui Naylor (voz) e Art Khu (Piano e guitarra), a cantora e pianista Sarah McKenzie, a dupla Afonso Pais e Rita Maria, fechando com “uma grande senhora do Jazz mundial”, Patrícia Barber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 13 a 15 de outubro
Batalha promove segurança rodoviária infantil com Pista de Karting Itinerante
A Batalha acolhe nos dias 13, 14 e 15 de outubro, junto ao Pavilhão Multiusos, a atividade “Conduzir em Segurança” - Pista de Karting Itinerante, resultado de uma parceria entre a Autarquia da Batalha e o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML). O principal objetivo da iniciativa visa promover, junto dos mais jovens, a importância da Prevenção Rodoviária e da segurança na estrada, bem como proporcionar o contacto com a modalidade desportiva do Karting.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi retido até à chegada da GNR
Populares detêm assaltante de residências
em Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, deteve esta segunda-feira, dia 9 de outubro, em Aljubarrota, um individuo de 57 anos, por furto no interior de uma residência. A ação foi efetuada na sequência de uma denúncia de intrusão numa residência, tendo o suspeito sido surpreendido por populares e retido no interior da mesma, até à chegada dos militares da GNR. O suspeito tinha na sua posse duas chaves de fendas e uma chave pertencente a outra residência, a qual tinha sido alvo de tentativa de furto. O indivíduo foi constituído arguido, sujeito a termo de identidade e residência e presente no Tribunal Judicial de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ayaka Suzuki venceu o Nazaré Pro 2017
Joana Schenker conquista na Praia do Norte título de campeã do mundo de bodyboard
Joana Schenker é campeã do Mundo do Circuito Mundial do Mundo APB, título alcançado, este domingo, 8 de outubro, na Praia do Norte – Nazaré. A atleta algarvia, tricampeã europeia e nacional de bobyboard, é a primeira portuguesa a conseguir o título de Campeã do Mundo do Circuito Mundial de bodyboard APB. Teresa Almeida, atleta local, terminou em 5º lugar. “Surfei, dei o meu melhor, mas a Isabela Sousa (4 vezes Campeã Mundial de Bodyboard) fez aquela onda, e não deu para superar. Mas fico muito feliz pelo quinto lugar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rogério Raimundo deixa executivo após 20 anos
CDU admite que trabalho do seu vereador em Alcobaça foi reconhecido mas não valorizado
No balanço do mandato do seu vereador na Câmara Municipal de Alcobaça Rogério Raimundo, a CDU sublinha que afirmou nesta campanha “a inabalável confiança no nosso trabalho, intervenção e papel insubstituível que ocupamos no concelho de Alcobaça e no país. Reafirmamos a convicção de que a luta que travamos em defesa dos interesses populares e dos direitos dos trabalhadores, na construção de um Portugal desenvolvido e soberano é tão exigente quanto necessária. Garantimos que é com a nossa determinação, a nossa intervenção e luta, que o povo português e os Alcobacenses podem contar para defender os seus direitos e construir uma vida melhor.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão em Leiria terá lugar no dia 17 de outubro
Governo desafia leirienses a apresentarem ideias para Orçamento Participativo Jovem
O Governo lançou o Orçamento Participativo Jovem Portugal, que desafia jovens dos 14 e os 30 anos a apresentarem ideias de projetos de investimento público, uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de promover participação democrática. No dia 17 de outubro, terça-feira, às 18 horas, no IPDJ, vai decorrer uma sessão pública em Leiria, para apresentação e debate de propostas de âmbito nacional e regional, bem como de esclarecimento e auxílio aos cidadãos jovens que pretendam participar ativamente no processo do OP Jovem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício dos Paços do concelho
Balcão Único do Município da Nazaré já abriu
O Balcão Único do Município da Nazaré entrou em funcionamento esta sexta-feira, dia 6 de outubro, no edifício dos Paços do concelho. Para além de novas funcionalidades, este serviço, instalado num espaço requalificado do edifício da Câmara Municipal, apresenta-se com novas acessibilidades, a pensar nas pessoas de mobilidade reduzida. Sobre o Balcão Único do Município da Nazaré, “trata-se de uma solução que permite que vários serviços dispersos se concentrem num só espaço”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Fernandes duplica votação nos socialistas
PS conquista Câmara do Bombarral ao PSD
Ricardo Fernandes (PS) conquistou 24 anos depois a câmara municipal do Bombarral ao PSD de José Manuel Vieira. O PS ganhou com 48.94% e 3113 votos (mais 1500), tendo obtido a maioria absoluta com quatro mandatos. Por outro lado a coligação PSD/CDS não foi além dos 37.24% e 2369 votos (menos 812), conquistando apenas 3 mandatos, menos um do que em 2013 quando concorreram separadamente. A CDU obteve 7,88% e 501 votos (menos 278), perdendo assim o vereador eleito em 2013. O PS obteve também maioria absoluta na Assembleia Municipal e conquistou duas das quatro freguesias do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O Deselegante Declínio da Autoridade Administrativa
Sérgio Martinho
O declíno acentuado das funções executivas podem ser indicadores de doença
Drª Luísa Lagarto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o