Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 207 Director: Mário Lopes Sábado, 20 de Janeiro de 2018
Pavilhão Gimnodesportivo da Fonte do Oleiro
Porto de Mós acolhe este sábado a 1ª Jornada de Patinagem de Velocidade
O Pavilhão Gimnodesportivo da Fonte do Oleiro, em Porto de Mós, acolhe já este sábado, dia 20 de janeiro, pelas 14h00, a 1ª Jornada de Patinagem de Velocidade. Esta é uma prova que integra o Campeonato Distrital de Indoor e é promovida pela Associação de Patinagem de Leiria. Entradas livres.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceira edição
Fórum Estudante junta 1500 alunos em Ourém
O Município de Ourém promoveu, durante o dia 19 de janeiro, a terceira edição do Fórum Estudante, evento que reuniu cerca de 1500 alunos do concelho no Centro de Negócios e Cineteatro Municipal de Ourém. Nesta iniciativa os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário tiveram a oportunidade de contactar com 34 instituições do ensino superior e 9 entidades locais, num momento ideal para recolher informações e esclarecer dúvidas em relação aos seus futuros académicos e profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas Parlamentares:
Deputados do PS visitam zonas afetadas
pelos incêndios no Distrito de Leiria
‘Proximidade, Transparência e Descentralização’ é o tema das jornadas parlamentares do PS que se realizam em Coimbra, nos dias 22 e 23 de janeiro. O programa prevê visitas dos deputados às zonas afetadas pelos incêndios de 2017, na segunda-feira, nos distritos de Coimbra, Leiria e Viseu. O dia termina com um jantar, em Coimbra, com intervenção do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro lança Agenda Cultural para 2018
No dia 27 de janeiro decorre o lançamento oficial da agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), para o ano 2018. O tema “A Batalha do Vimeiro – 210 anos de História” dá o mote às iniciativas da agenda evocativa, que se prolonga até ao final do ano, com atividades para todos os públicos, que unem o conhecimento sobre este período da história a momentos lúdicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR recupera material furtado em interior
de estabelecimento industrial de Amor
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, dia 15 de janeiro, identificou um homem de 22 anos, pelo crime de furto em interior de estabelecimento industrial, na localidade de Amor - Leiria. Na sequência das diligências de investigação pelo crime de furto em interior de estabelecimento industrial, ocorrido na noite anterior, foi possível proceder à identificação do suspeito, tendo sido realizada uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de ferramentas e utensílios de construção e bricolage, no valor presumível de 3 500 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Cister SA
Festand 2018 juntou mais de 100 crianças
em Alcobaça
Mais de 100 jovens com idades entre os 4 e os 8 anos, participaram na manhã do dia 14 de janeiro, no pavilhão da Escola D. Pedro I, em Alcobaça, no Festand 2018. O evento, organizado pelo Cister SA, permitiu aos jovens atletas terem contato com várias modalidades, mas sobretudo com o andebol. Participaram no evento atletas dos seguintes clubes: Cister SA, Juve Lis, NAD Pombal, CC Ansião, Batalha AC, D. Fuas, SIR 1º Maio, AC Sismaria, AD Portomosense clubes que militam na Associação de Andebol de Leiria. O próximo evento do género realiza-se no mês de fevereiro, em Ansião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de janeiro, em Vieira de Leiria
Capoulas Santos apresenta na Marinha Grande estratégia de recuperação do Pinhal de Leiria
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, apresenta na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, a Estratégia de Recuperação do Pinhal de Leiria. Na mesma sessão será também constituída a Comissão Científica para Implementação do Programa de Recuperação das Matas Litorais. Na iniciativa que contará com autarcas da região, e onde haverá também lugar à plantação de árvores pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, marcará também presença, o primeiro-ministro António Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola de Ciclismo Team Ribeirense
Porto de Mós vai ter Escola de Ciclismo
No dia 19 de janeiro, pelas 17h00, será apresentada, no Espaço Jovem de Porto de Mós, a Escola de Ciclismo Team Ribeirense, que resulta de uma iniciativa do Clube Desportivo Ribeirense, com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Junta de Freguesia de Porto de Mós. Na mesma sessão serão, ainda, apresentadas as provas “5ª Taça de Portugal de Downhill”, “Up-Hill – Subida do Morro do Castelo” e “Troféu de Downhill Urbano”, que decorrerão durante o presente ano no concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo vai ter como tema “Olival e Azeite”
A 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo decorre de 2 a 10 de Junho de 2018 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, cuja temática vai incidir no "Olival e Azeite". Este ano realce para o “World Olive Oil Summit” que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Concurso Nacional de Azeites”, o “Congresso Nacional de Azeite”, o “Simpósio Nacional de Olivicultura”, uma “Exposição de Azeites Premiados”, “Exposições de Pintura e Fotografia”, ações de “Show Cooking” para adultos e crianças e ainda a exibição de filmes alusivos ao tema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
41.436 pessoas visitaram o espaço
Centro Cultural da Nazaré regista um aumento de visitantes
O Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) teve um crescimento de visitas durante o ano de 2017. O registo de atividade deste centro de divulgação e promoção da cultura nazarena indica que 41.436 pessoas entraram no edifício com o objetivo de visitar as exposições temáticas (periódicas) e de obter indicações sobre a sua história e a relação com a comunidade piscatória. A estatística indica, também, que o número de pessoas que procurou os conteúdos oferecidos ou expostos tem vindo a crescer anualmente. Em 2015 deslocaram-se ali 31.662 pessoas, e no ano seguinte 32.715 (2016), tendo o número voltado a subir em 2017, para 41.436.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas
Santarém recebeu divulgação de oportunidades de financiamento do IFRRU 2020
A Sessão Pública de Divulgação de Oportunidades de Financiamento do IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, teve lugar esta terça-feira, dia 16 de janeiro, pelas 15 horas no Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Esta ação que reuniu vários/as autarcas, técnicos/as de reabilitação urbana e investidores do Distrito, contou a participação de Jorge Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e de Inês Barroso, vice-presidente da CMS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoiante de Rui Rio
Jorge Faria de Sousa é o novo presidente
da Concelhia do PSD da Lourinhã
Jorge Faria de Sousa, membro da Assembleia Municipal da Lourinhã desde 2013, é o novo presidente da concelhia da Lourinhã do PSD, tendo sido o cabeça de lista mais votado das duas candidaturas que se apresentaram. No passado sábado, dia 13 de Janeiro, no ato eleitoral mais participado dos últimos anos (cerca de 90%) os militantes do PSD Lourinhã, elegeram a lista liderada por Jorge Faria de Sousa, com o lema "Afirmar o PSD, Servir os Lourinhanenses", que recolheu 53% dos votos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba irá dirigir para o ambiente, apoio social e atividades económicas
Município da Batalha apresenta em 2017 saldo positivo de 3 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha aprovou por unanimidade transitar para o ano de 2018 um saldo global de 2.954.508,80 euros, relativo às operações orçamentais e de tesouraria do ano de 2017, valor que será prioritariamente aplicado em projetos ambientais, nas funções sociais e na ampliação da área empresarial da Batalha. O saldo agora apresentado representa um crescimento positivo face a 2016 de 1,4%, o que expressa um forte empenhamento na gestão criteriosa das contas da autarquia da Batalha, tendo em conta que em 2017 a Câmara realizou fortes investimentos nas componentes da educação, com a construção do novo Centro Educativo do Reguengo do Fetal e o arranque das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila da Batalha recebe o evento
Federação de Leiria congratula-se pela escolha do distrito para o Congresso Nacional do PS
O presidente da Federação Distrital do PS de Leiria, o deputado António Sales, congratulou-se com a realização do próximo Congresso Nacional do partido no distrito. “Teremos o gosto de receber no concelho da Batalha os militantes que participarão neste Congresso e que virão de todos os pontos do País”, anunciou. António Sales considerou esta escolha “um voto de confiança e de estímulo em relação ao trabalho feito até aqui pela Federação”. “Consideramos também uma honra poder associar o nosso distrito e um dos nossos concelhos a mais uma página marcante na história do Partido Socialista”, declarou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Mares e Oceanos” é o tema da edição 2018
Monumento do Carnaval de Torres Vedras inaugurado no dia 20 de janeiro
A inauguração do tradicional Monumento do Carnaval de Torres Vedras realiza-se no dia 20 de janeiro, às 19h, na Praça da República, bem no coração da cidade de Torres Vedras. Na ocasião, para além dos autores, estarão presentes elementos da Real Confraria do Carnaval, grupos carnavalescos e representantes da Câmara Municipal de Torres Vedras e Promotorres E.M., entidades responsáveis pela organização do evento, que decorre de 09 a 14 de fevereiro. “Mares e Oceanos” é o tema da edição 2018 do Carnaval mais português de Portugal. Esse é também o mote desta já emblemática obra de arte. A sua inauguração marca o início da folia carnavalesca e é sempre um momento muito aguardado pelos torrienses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-autarca do Porto contou com o apoio dos presidentes das Distritais de Leiria e Oeste
Rui Rio vence Santana Lopes na eleição direta para presidente do Partido Social Democrata
Rui Rio venceu as eleições diretas para presidente do Partido Social Democrata, que tiveram lugar este sábado, dia 13 de janeiro. O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto e ex-vice-presidente do PSD recebeu 22.611 votos (54,4%) dos militantes contra 18.974 (45,6%) do seu único adversário, Pedro Santa Lopes. Rui Rio deverá ter como principal adversário nas eleições parlamentares de 2019 o atual primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista, que já anunciou a realização do seu Congresso Nacional para os dias 25, 26 e 27 de maio, na Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desfile sairá às ruas das freguesias da Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades
“Eu amo a Escola” é o tema do Carnaval
da Criança na Nazaré
“Eu amo a Escola” é o tema do Carnaval da Criança na Nazaré, que sairá às ruas das freguesias da Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades no dia 9 de fevereiro. “O tema é um incentivo à nossa escola”, disse o vereador da Educação, Manuel Sequeira, acrescentando que se trata também de “um estímulo à continuação dos estudos no concelho e de um elogio a todos os agentes educativos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Trintões 2018 organizam em Vila Chã de Ourique Festa em Honra do Mártir S. Sebastião
Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, Vila Chã de Ourique recebe mais uma Festa que honra a tradição. Durante três dias, a vila acolhe um programa de atividades e eventos que vão desde um espetáculo de variedades, passando pela tradicional recolha de oferendas e desfile pelas ruas da vila, até à Procissão em Honra do Mártir. Destaque para o espetáculo de Variedades no Centro Social Ouriquense, com a participação de Mónica Coelho, Vasco Casimiro, José Ribeiro, Joana Almeida, Grupo de Violas da Gi, Rancho Folclórico Os Campinos de Vila Chã de Ourique, Os TriAdmira-te e o Grupo de Teatro da Catequese
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
Massimo Esposito inaugura em Alcanena exposição “We Are All Family”
A inauguração da Exposição “We Are All Family”, de Massimo Esposito, terá lugar no dia 20 de janeiro de 2018, sábado, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena. O artista italiano colaborou com a Companhia das Artes, em Santarém; Mestre Quadros e Molduraliz, em Leiria; a associação Palha de Abrantes, com a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e Mação; a Galeria Rodrigues Lobo, em Leiria; e a Associação Recreativa de Loureira, em Fátima. A colaboração também se estendeu às Câmaras Municipais de Mação, Leiria, Santarém, Sardoal e Sertã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clube das Caldas da Rainha conseguiu acesso às meias-finais da Taça de Portugal
Comunidade Intermunicipal do Oeste atribui voto de louvor ao Caldas Sport Club
A Comunidade Intermunicipal do Oeste na sua reunião extraordinária de 11 de janeiro, deliberou por unanimidade, atribuir um voto de louvor e reconhecimento ao Caldas Sport Club, pela vitória alcançada no dia 10 de janeiro frente ao S.C Farense (3-2), passando assim às meias-finais da Taça de Portugal. A OesteCIM deseja ao centenário clube das Caldas da Rainha – fundado em 1916 - os maiores sucessos futuros, que passarão pela disputa de uma inédita presença no Estádio do Jamor, se eliminar o Desportivo das Aves. Sporting e FC Porto disputarão a outra meia-final da Taça de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Janeiro
Lourinhã recebe Troféus de Atletismo e BTT
e Campeonato Municipal de Matraquilhos
Os Troféus Municipais de Atletismo e de BTT e o Campeonato Municipal de Matraquilhos arrancam no início deste 2018, com objetivo de proporcionar aos quadros competitivos locais uma prática desportiva regular. Em simultâneo, o Município procura dinamizar a atividade das associações envolvidas na organização das diferentes provas. Neste domingo, dia 14, tem início o 26º Troféu Municipal de Atletismo, com a realização, às 09h30, do 3.º Grande Prémio de Atletismo das Cesaredas. Também nas Cesaredas decorre, a 21 de janeiro, aquela que é a prova inaugural do 19.º Troféu Municipal de BTT - o 3.º Grande Prémio de BTT das Cesaredas. A organização destas duas competições encontra-se a cargo da Associação dos Amigos do Planalto das Cesaredas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposições, tertúlias, saraus temáticos e oficinas criativas
Biblioteca Municipal de Alcobaça com nova programação a partir de janeiro
Exposições, tertúlias, saraus temáticos, oficinas criativas e uma sessão com o atleta olímpico David Rosa são as principais propostas para o mês de janeiro da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Consulte toda a programação e aproveite para visitar a Biblioteca no arranque do novo ano. «Motivação" é o tema do segundo de um ciclo de debates, desta vez com o desportista de BTT David Rosa, várias vezes campeão nacional, atleta olímpico (Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016), presença assídua no circuito internacional de BTT Cross Country e muitas aventuras de bicicleta por esse mundo fora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número corresponde a 24 farmácias
17,5% das farmácias do Distrito de Leiria estão em situação de penhora e insolvência
A nível nacional, mais de um quinto das farmácias portuguesas, 21,4 por cento, entrou em 2018 na mesma situação, enfrentado processos de insolvência e penhora. No distrito de Leiria, 17,5 por cento das farmácias entra em 2018 numa situação de crise económica, sem garantias de sobrevivência. A crise agudizou-se em 2017, estando agora 630 farmácias num universo de 2.943 em situação económica difícil, de acordo com o barómetro MOPE, do Centro de Estudos de Avaliação em Saúde (CEFAR). Em Leiria são 24 as farmácias em dificuldade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Artemrede
Projeto “Visionários” em Alcobaça transforma espectadores em programadores culturais
O Município de Alcobaça, em parceria com a Artemrede, está a promover o projeto “Visionários”, uma iniciativa que visa aproximar os programadores do público dando a este último a oportunidade de participar nos processos de decisão a nível da programação cultural do Município. Inspirado no projeto italiano “Visionari” de Luca Ricci, “Visionários” propõe um novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais. Subjacente a ela está a criação de uma plataforma de debate que fomenta a livre expressão, a aprendizagem informal e o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente na programação cultural da sua região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Formação específica inclui várias especialidades médicas
Centro Hospitalar de Leiria inicia novo ano
com 61 novos médicos internos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu, no dia 2 de Janeiro, 61 novos médicos internos, sendo 38 internos do ano comum e 23 internos de formação específica, que agora iniciam o plano formativo na instituição. O CHL tem idoneidade para formar internos nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia / Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Oftalmologia, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria Médica, Pneumologia e Psiquiatria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa completo já foi apresentado
Carnaval de Alcobaça "Folia&Algazarra" vai ser dedicado aos "Super Heróis”
É muito antiga a tradição carnavalesca em Alcobaça, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Um pouco por todo o concelho, têm lugar festejos carnavalescos. Este ano, sob o tema "Super Heróis”, esperam-se novamente milhares de foliões na tenda gigante, colocada em frente ao Mosteiro de Alcobaça, mesmo no coração da cidade, vindos de vários pontos do país, para a mais extraordinária “Folia&Algazarra”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Família promove missa de 7º dia
Faleceu o fundador da papelaria Americana Manuel Pedro de Sousa
Faleceu o fundador da papelaria Americana, Manuel Pedro de Sousa, de 85 anos, de causas naturais. Sua esposa, Laura de Jesus Santos de Sousa, seus filhos, Laura Maria Santos de Sousa Esperança, Paulo Manuel Santos de Sousa, António Carlos Santos de Sousa, Manuel José Santos de Sousa, Pedro Miguel Santos de Sousa, seu genro, suas noras, seus netos, bisneto e restante família participam a todas as pessoas das suas relações e amizade o falecimento do empresário leiriense, no dia 5 de janeiro, que o seu funeral se realizou dia 6 de Janeiro na Igreja do Convento dos Franciscanos e que mandam celebrar, sexta-feira, dia 12, pelas 19h15, na Sé Catedral de Leiria a missa de 7º Dia sufragando a sua alma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Margarida Marques, António Sales e José Miguel Medeiros querem respostas urgentes do Governo
Deputados do PS questionam muro de betão para proteção do Mosteiro da Batalha
Os deputados do PS eleitos por Leiria questionaram, no dia 8 de janeiro, os ministros do Planeamento e Infraestruturas e da Cultura, Pedro Marques e Luís Filipe Castro Mendes, respetivamente, sobre a execução do projeto, com a construção de um muro, frente ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Os socialistas reconhecem que o Mosteiro “carece de proteção ambiental quer relativa à poluição quer relativa ao ruido e à vibração”, mas visto ter-se iniciado recentemente a execução do projeto com a construção de um muro, junto ao Itinerário Complementar n.º 2 (IC2) em frente ao Mosteiro Santa Maria da Vitória, consideram imperativo e urgente que o Governo responda a um conjunto de perguntas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Campeonato Nacional de Marcha
Inês Henriques bate record nacional de 35 km
de marcha em Porto de Mós
Inês Henriques ganhou, no dia 7 de janeiro, em Porto de Mós, o Campeonato Nacional de Marcha, na prova de 35 km, melhorando, assim, o seu tempo do ano passado (2h50m09s) em mais de quatro minutos e garantindo o recorde nacional. Porto de Mós foi, desta forma, palco de mais uma conquista, por parte de Inês Henriques, a quem foi atribuído o título de embaixadora de Porto de Mós, concelho onde alcançou pela 1ª vez o record do mundo. Já João Vieira foi o campeão masculino, com 2h38m18s. Pedro Isidro, com 4h11m25s, e a estreante Sandra Silva, com 5h08m13s, sagraram-se campeões de 50 km marcha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feriado ocorre a 11 de Janeiro
Celebrações do Feriado Municipal de Óbidos vão estender-se até 10 de março
O programa do Feriado Municipal de Óbidos que se celebra no dia 11 de Janeiro, contém um vasto conjunto de actividades que se estendem de 8 de janeiro a 10 de março. Destaque para a palestra tertúlia “Josefa de Óbidos e o tempo na Vila das Rainhas”, por Augusto Moutinho Borges, a Tradicional Festa de Santo Antão, visita às obras do Largo de São Marcos das Gaeiras, do Espaço Memória de A-da-Gorda e à Rede de Rega das Baixas de Óbidos, visita ao Santuário do Senhor da Pedra, com a presença do Provedor da Santa Casa da Miserícórdia de Lisboa, inauguração da Exposição “Anúncios Classificados”, de Jorge Silva e lançamento do livro, lançamento dos Espaços dos Cidadãos e lançamento da Obra de Conservação das Muralhas do Castelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª sessão de Diga 33 terá lugar no dia 16 de janeiro
Teatro da Rainha promove Poesia no Teatro
às terças terças-feiras de cada mês
Tem inicio na terça-feira, 16 de Janeiro, às 21h30, a primeira de um conjunto de sessões de poesia, programadas por Henrique Manuel Bento Fialho que o Teatro da Rainha apresenta na sua Sala Estúdio em 2018, com Nuno Moura (autor e editor nas editoras Mia Soave e Douda Correria) e João Paulo Esteves da Silva (músico, autor, tradutor). “Diga 33” terá lugar todas as terças feiras na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sede dos Bombeiros Voluntários
V Torneio Internacional de Xadrez Alcobaça vai decorrer de 20 e 21 de janeiro
O V Torneio Internacional de Xadrez Alcobaça vai decorrer de 20 e 21 de janeiro de 2018, na sede dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, em paralelo com o V Torneio Jovem de Xadrez. As inscrições devem ser feitas até ao dia 10 de Janeiro às 24 horas. Aceitam-se inscrições de última hora, no local de jogo, até às 10,00 horas desde que não perturbe a organização. Cada clube deverá apresentar um relógio digital por cada dois jogadores inscritos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presentes foram oferecidos a associações da Marinha Grande
Alunos e docentes do IPL constroem árvore
de Natal solidária com 250 pacotes de leite
Estudantes e docentes da licenciatura em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL) construíram uma árvore de Natal “solidária” com 250 pacotes de leite, decorada com presentes para animais. A Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande (APAMG) foi a instituição de destino para os dez presentes angariados, e todos os pacotes de leites que serviram de estrutura para esta árvore foram entregues ao Centro de Acolhimento Temporário (CAT) “O Girassol”, também na Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Obra do muro de suporte entre Rua Oriol Pena
e Rua Eng. António Torres já foi consignada
A Empreitada do Muro de suporte entre a Rua do Oriol Pena e a Rua Eng. António Torres, junto ao Largo do Rossio, em Pernes, foi consignada esta segunda-feira, dia 3 de janeiro. A obra, com prazo de execução de 45 dias, a contar da data da consignação, pretende requalificar o muro que serve de suporte para conter um desnível de 4 metros, para além de assegurar a sua impermeabilização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O destaque vai para a inauguração oficial da remodelada Escola Básica do Painho
Feriado Municipal do Cadaval vai ter dois dias de atividades comemorativas
O Município do Cadaval promove, nos dias 13 e 14 de janeiro, as comemorações do 120.º Aniversário da Restauração do Concelho (Feriado Municipal – 13 de janeiro). Entre os diversos eventos de âmbito cultural e desportivo que compõem o programa festivo, o destaque vai, este ano, para a inauguração da requalificada Escola Básica do Painho. O Feriado Municipal, ocorrendo este ano ao sábado, voltará a iniciar-se com o Hastear da Bandeira, pelas 09h30, com acompanhamento musical pela Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval. Acontecendo junto aos Paços do Concelho, reúne habitualmente a presença de diversos representantes autárquicos e de outras entidades locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eduardo Cabrita vai estar presente em Santarém
Ministro preside à apresentação do Protocolo de Promoção da Segurança Rodoviária
A Cerimónia de Apresentação Pública dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Protocolo de Promoção da Segurança Rodoviária, celebrado com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária terá lugar na terça-feira, dia 09 de Janeiro, às 15h00, nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em Santarém, e será presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhos na Rua Manuel Bernardo das Neves obrigam a condicionamento de trânsito e circulação até março
Câmara do Cartaxo inicia requalificação
do Campo da Feira
A Câmara Municipal do Cartaxo informa que, os trabalhos de requalificação da Rua Manuel Bernardo das Neves – Campo da Feira, que tiveram início no dia 2 de janeiro, se devem prolongar por um período de 90 dias. Durante os trabalhos, esta zona da cidade do Cartaxo estará sujeita a condicionamentos de trânsito e de circulação, de acordo com o que for necessário para a execução da obra e a segurança de pessoas e bens. Estes condicionamentos terão especial incidência na Rua Manuel Bernardo das Neves, na Travessa do Valmosqueiro e na Rua Batalhoz (no troço entre a rotunda das padarias e a Rua Nova do Outeiro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mulher foi identificada pelo crime de recetação
Artigos roubados em residência da Guia encontrados pela GNR em Almeirim
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, no dia 5 de janeiro de 2018, identificou uma mulher, de 40 anos de idade, pela suspeita de recetação de artigos provenientes de diversos furtos em interior de residência. Na sequência de um processo de investigação de um furto em interior de residência, ocorrido em 31 de dezembro de 2017, na zona da Guia, foi dado cumprimento a três mandado de busca, dos quais um domiciliário e dois a veículos, na localidade de Almeirim, no Distrito de Santarém, o que resultou na apreensão de diversos objetos em ouro, uma televisão plasma, um candeeiro e uma mesa de centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sofá, livros, almofadas e um tablet: o novo kit para promover a leitura
Câmara de Leiria quer criar pequenos espaços de leitura nas salas de aula do 1.º ciclo
A Câmara Municipal de Leiria apresentou esta quinta-feira, 4 de janeiro, um projeto que prevê instalar pequenos espaços de leitura nas salas de aula, equipados com uma estante com 15 livros, um tapete, um sofá duplo, um conjunto de almofadas de chão e um tablet. Segundo a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, “a intenção é colocar a promoção da leitura no centro dos esforços das escolas e dos professores, permitindo alargar e diversificar ações em contexto escolar e nas famílias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de candidatura ao Portugal 2020
Bombeiros de Tomar adquirem novo veículo
de combate a incêndios florestais
Os Bombeiros Municipais de Tomar entram em 2018 com uma nova viatura apta para o combate a incêndios florestais. O autotanque foi adquirido pelo Município no âmbito de uma candidatura ao Portugal 2020, tendo um custo total de cerca de 167 mil euros, cuja comparticipação se deverá situar em torno dos 85%. Trata-se de um veículo florestal de combate a incêndios, de marca Volvo, com chassi todo-o-terreno e um tanque com capacidade para 4.000 litros de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipamento recebeu um total de oito mil entradas
Pista de Gelo da Batalha angaria 2500 euros
para os Bombeiros Voluntários da Batalha
A pista de gelo natural instalada na Praça Mouzinho de Albuquerque, durante o mês de dezembro, recebeu um total de oito mil entradas. A gestão do equipamento, com 200 metros quadrados, contou com a prestimosa colaboração de duas associações do Concelho da Batalha, que assumiram toda a gestão da bilheteira, da preparação prévia dos participantes e do apoio dado no interior da pista. Nas duas últimas semanas de dezembro, todos os alunos da rede pública concelhia (jardins de infância e 1º CEB), enquadrados nas Atividades de Tempos Livres, deslocaram-se à Vila da Batalha e usufruíram gratuitamente da pista de gelo, saboreando a sensação de patinar sobre gelo autêntico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de árbitros de elite
IPL debate em Leiria o desafio de ser árbitro
e a ética no desporto
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL) recebe na primeira quinta-feira do ano, 4 de janeiro, às 18 horas, a conversa aberta “Também é difícil ser árbitro”, que conta com a presença de Fábio Veríssimo, árbitro de futebol C1 Internacional (FIFA), António Nobre, árbitro de futebol C2 Elite (FPF), e José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, moderados por Rui Matos, docente do Politécnico de Leiria, coordenador da licenciatura em Desporto e Bem-Estar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Objetos roubados foram recuperados
PSP detém na cidade de Leiria homem suspeito da prática de roubo por esticão
No dia 31 de dezembro de 2017, pelas 17h30, a Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de um homem com 50 anos de idade, suspeito de ser o autor de um roubo por esticão, ocorrido momentos antes, na cidade de Leiria. No seguimento das diligências efetuadas, o suspeito foi intercetado e detido, tendo-lhe sido apreendido os objetos subtraídos do roubo, bem como outros objetos provenientes de outros ilícitos, praticados neste dia. O detido foi presente às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luísa Sobral compôs o hino da campanha “Brinquedos que tocam”
LeiriaShopping integra campanha solidária
que doou mais de 1900 brinquedos a crianças
Neste Natal, os Centros Comerciais da Sonae Sierra levaram a cabo a ação solidária “Brinquedos que tocam”. Guiados pela voz e guitarra da cantora Luísa Sobral, considerada personalidade do ano 2017, pela associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, os visitantes dos Centros envolveram-se na causa e ofereceram os tão desejados brinquedos a mais de 1.900 crianças e jovens. “Querido Pai Natal”, o hino da Campanha composto por Luísa Sobral, foi a prova de que a música é a mais poderosa de todas as linguagens, capaz de tornar real os sonhos das crianças. Foram mais de 1.900 brinquedos oferecidos pelos visitantes dos Centros, que foram todos entregues antes da noite de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modelo de concertos nos três dias foi uma aposta ganha
Um mar de gente festejou a Passagem de Ano na Nazaré
O programa abriu na passada sexta-feira, dia 29, com Quim Barreiros uma voz bem conhecida do público, que iniciou o aquecimento do ambiente da festa. No sábado, o cantor e compositor Pedro Abrunho, e o DJ Paulo Granada iluminaram a noite à multidão que escolheu esta vila para se despedir de 2017. Os festejos terminaram com uma das maiores afluências de sempre, brindados com um espetáculo pirotécnico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR apreende mais de 100 quilos de metais
não preciosos na Redinha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Pombal, dia 29 de dezembro, apreendeu 129 quilos de metais não preciosos, no IC2 em Redinha. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram um veículo cujo condutor, após verificar a presença dos militares da GNR, adotou uma condução suspeita. Os militares abordaram o veículo e, no decorrer da fiscalização, verificaram que no seu interior existiam vários sacos com cobre descarnado, e diversas ferramentas, cuja proveniência é desconhecida, pelo que o material foi apreendido dada a suspeita do mesmo ser furtado, designadamente, 129 quilos de cobre, dois pares de luvas, um pé de cabra e diversas ferramentas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tato e Dalinha
Carnaval da Nazaré já escolheu os Reis
para “Ná pai pá gente”
António Oliveira e Adália Maria Santos são os Reis do Carnaval 2018 na Nazaré. Tato e Dalinha, como também são conhecidos, foram apresentados no baile do dia 1 de janeiro, que marca o arranque desta festa tão esperada. A data serviu, também, para a apresentação da Marcha Geral, que foi composta por Nuno Abelha, Tiago Batalha, Vitor Maurício e António Lopes. "Ná pai pá gente" é o mote da edição de 2018. O Carnaval da Nazaré alia a tradição a uma manifestação de rua de forte importância para a economia local, apresentando-se de forma espontânea, brincalhona, e com muita gente que gosta de se divertir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nem o tempo chuvoso nem a queda da Árvore de Natal flutuante afastaram os milhares de visitantes
Passagem de Ano de São Martinho do Porto consolida número de visitantes
A Passagem de Ano de São Martinho do Porto manteve este ano o número de visitantes, apesar da semana chuvosa e da queda da Árvore de Natal flutuante em consequência da passagem da tempestade Bruno não terem ajudado à mobilização na última semana. Perante milhares de pessoas, à meia-noite, a Concha Azul, voltou a encher-se de cor e de luz para comemorar o início do Ano Novo com um espetáculo único de fogo de artifício realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas na Baía.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animação decorreu em vários espaços, com enfoque no centro da vila
Pai Natal oferece 370 prendas às crianças
do Cadaval
O Cadaval recebeu a festividade natalícia, dando lugar de destaque à animação de rua. O Pai Natal, entre outras figuras do imaginário coletivo, voltaram, assim, a trazer alegria e magia ao centro da vila. Entre as diversas atividades dinamizadas, a Câmara Municipal não esqueceu a já habitual vertente solidária. O Natal chegou oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acendeu a árvore de natal na zona central da vila, bem como as luzes nas principais ruas, com sonorização musical das mesmas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alburitel, Ourém e Freixianda
Câmara de Ourém aprova três propostas de protocolos de colaboração
Na reunião de Câmara realizada a 18 de dezembro foram aprovadas três propostas de protocolos de colaboração com a Junta de Freguesia de Alburitel, Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Piedade e Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda. Estas propostas de protocolo foram aprovadas por unanimidade e serão submetidas à próxima Assembleia Municipal. O protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Alburitel destina-se á aquisição de equipamento para o Edifício-sede da freguesia, dotando-o de melhores condições funcionais. O protocolo contempla um apoio financeiro até ao montante de 10 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Conquistar Alcobaça: um projeto a 4 anos
Luís Guerra Rosa
Os 12 desejos da DECO para 2018
Suzana Pestana
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o