Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
As alterações climáticas são uma ameaça real para a humanidade?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 212 Director: Mário Lopes Domingo, 19 de Agosto de 2018
A eleição fica inserida no certame Festa das Adiafas, a decorrer de 5 a 14 de Outubro
Concurso “Miss Adiafas 2018” com inscrições abertas no Cadaval
Estão abertas até dia 5 de setembro, para jovens da região Oeste, entre os 16 e os 25 anos, o concurso Miss Adiafas 2018, eleição que fica inserida no certame “Festa das Adiafas 2018 e 17.º Festival Nacional do Vinho Leve”, numa organização do Município do Cadaval. O grupo de candidatas apuradas desfilará, então, no dia 5 de outubro (sexta-feira), pelas 22h00, no pavilhão municipal do Cadaval. Para poderem concorrer, as jovens deverão preencher os requisitos previstos nas normas de participação, disponíveis no site da Câmara Municipal do Cadaval. Designadamente, deverão ter entre 16 e 25 anos, nacionalidade portuguesa e residir na região Oeste, sendo preferencialmente residentes no concelho do Cadaval ou possuindo raízes familiares no mesmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclo de 4 workshops decorre em setembro e outubro
Nerlei quer capacitar empresas para utilizarem ferramentas digitais na internacionalização
Durante os meses de setembro e outubro a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar um ciclo de workshops de capacitação das empresas para a “Importância das Ferramentas Digitais na Internacionalização”. O objetivo deste ciclo de workshops é dotar as empresas dos conhecimentos necessários para reforçarem a utilização das ferramentas digitais existentes, com vista a incrementar a internacionalização do seu negócio. O ciclo é composto por 4 workshops, que podem ser frequentados autonomamente, mas que se completam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 1 de Setembro
Canil Intermunicipal de Torres Novas promove campanha de adoção de animais
O Canil Intermunicipal de Torres Novas, que engloba também os municípios de Alcanena, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha, volta a promover mais uma campanha de adoção de animais de companhia no sábado, dia 1 de setembro, entre as 11h e as 16h00, no Jardim das Rosas, em Torres Novas. Como vinha sendo hábito estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adoção responsável. O Canil Intermunicipal de Torres Novas segue uma política de não abate, pelo que estas campanhas são essenciais para integrar os animais e sensibilizar a comunidade para o bem-estar animal. Os animais adotados terão acompanhamento de forma a que se verifique que as regras previstas na Declaração dos Direitos do Animal da UNESCO são respeitadas. Para mais informações, os interessados deverão contactar o Canil Intermunicipal através do telefone 249 822 122 ou do e-mail canil.intermunicipal@cm-torresnovas.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pilado
GNR desmantela estufa de cannabis
na Marinha Grande
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 16 de agosto, um homem de 35 anos, por tráfico de estupefacientes, em Pilado - Marinha Grande. Após uma denúncia acerca da existência de uma plantação de cannabis no interior de uma garagem, os militares iniciaram uma investigação no sentido de identificar o(s) proprietário(s), culminado na realização de uma busca domiciliária, tendo sido identificado o suspeito no local. Da busca resultou a apreensão de sete plantas de cannabis, diversos produtos utilizados para o seu cultivo e uma estufa doméstica. O detido, sem antecedentes criminais, foi constituído arguido e está a ser presente no Tribunal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Cartaxo, Santarém, Alcanede, Alcoentre, Almeirim, Azambuja, Sintra e Estoril
Bombeiros de 10 corporações combateram incêndio no Cartaxo junto à Madrevinhos
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, expressa o seu reconhecimento e gratidão a todos os populares, Bombeiros, autoridades de proteção civil, forças de segurança – Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana –, que, “no combate difícil e complexo ao incêndio que deflagrou no Cartaxo, no dia 9 de agosto, tudo fizeram para nos salvar, para proteger as nossas vidas e o nosso património”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís Miguel Albuquerque deslocou-se ao Estado do Ohio
Ourém estabelece memorando de entendimento com Russells Point (EUA)
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, deslocou-se no segundo fim de semana de agosto ao Estado de Ohio, Estados Unidos da América, com o objetivo de formalizar a assinatura de um Memorando de Entendimento com vista ao estabelecimento de um vínculo de cidades irmãs entre Ourém e Russells Point. Este acordo, o primeiro que Ourém efetua com um município americano, visa na sua essência dinamizar atividades que beneficiem ambos os municípios e os seus habitantes e promover uma parceria ao nível do Turismo, dado que no Município há um Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Habitantes que completam 35 anos organizam a Festa anual de Manique do Intendente
Na vila de Manique do Intendente, Concelho de Azambuja, prepara-se o recinto e a animação para a tradicional festa anual em honra de São Pedro. O evento vai decorrer entre os dias 17 e 20 de agosto e é organizado pela comissão de festas 2018, composta por todos os habitantes que ao longo do ano completem 35 anos e se voluntariam para o efeito. Tudo começa na sexta-feira, logo às 19h00, com a abertura da quermesse e restaurante. A partir das 21h00, a animação começará com um espetáculo de Sevilhanas pelo grupo “Las Hermosas” e, quando forem 22h30, sobe ao palco a primeira banda deste ano – “Banda Geração XXI”, seguindo-se a atuação do grupo “Malvados”. A fechar o programa, em todos os dias da festa, abre-se o espaço de música eletrónica com o DJ Mouse.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Ministro da Ciência abre XXV Astrofesta
Entre os dias 17 e 19 de agosto, em coorganização com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Centro Ciência Viva de Constância acolhe a 25ª edição da Astrofesta. Por mais um ano, investigadores convidam os cidadãos para aprender mais sobre astronomia e astrofísica através de palestras, oficinas e observações do sol, da lua, dos planetas e especialmente de “objetos do céu profundo” como enxames estelares, nebulosas e galáxias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento rondou cerca de 45 mil euros
Município adquire ambulância de socorro
para os Bombeiros Municipais de Tomar
O Município de Tomar adquiriu no início do presente mês de agosto uma ambulância de socorro que veio substituir viaturas do mesmo tipo que foram abatidas no passado, suprindo assim uma necessidade dos Bombeiros Municipais de Tomar. A viatura destinada ao socorro pré-hospitalar está equipada com todo o material para as diversas valências. Com esta ambulância, já são quatro as viaturas deste género ao serviço dos Bombeiros Municipais de Tomar, representando assim um número adequado para fazer face à média de ocorrências registadas no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebração da Independência de Portugal decorre até 15 de agosto
Recriação histórica da Batalha de Aljubarrota juntou milhares de pessoas
Milhares de pessoas assistiram no dia 12 de agosto, à recriação histórica da Batalha de Aljubarrota. No campo em frente à Estalagem do Cruzeiro, cerca de 200 figurantes, entre portugueses e castelhanos, recriaram o dia da batalha que deu a independência a Portugal. De realçar que este ano dois atores narraram o acontecimento da batalha e interagiram com o público, levando a uma participação mais ativa da assistência. Após a vitória do exército de D. João I, ocorreu o cortejo da vitória pelas ruas da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portal de informação turística sobre Fátima
Infátima convida internautas a visitar Fátima
e a conhecer a Região
Desde o pré-lançamento, em maio de 2017, por ocasião da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o site Infátima.pt anuncia um aumento da notoriedade e adesão por parte de investidores e internautas. Depois de vários meses a trabalhar na otimização de conteúdos, e angariação de presenças para os diretórios “Onde Dormir”, “Onde Comer”, “Onde Comprar” e “Serviços”, a plataforma digital aposta agora na sua própria divulgação. A mais recente ação de promoção foi o lançamento do vídeo promocional “A sua Viagem Começa Aqui”, filmado em vários concelhos dos distritos de Leiria e Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para permitir a execução da empreitada de consolidação da encosta
Terrenos do topo da encosta de Santa Margarida declarados de utilidade Pública
A Declaração de utilidade Pública, solicitada pela Câmara de Santarém e autorizada pela Direção-Geral das Autarquias Locais, vai permitir a conclusão do processo de expropriação dos terrenos, com caráter de urgência e, consequentemente, a execução da empreitada de consolidação do topo da Encosta de Santa Margarida. A declaração foi publicada no dia 7 de agosto, em Diário da República, por despacho do Secretário de Estado das Autarquias Locais
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No mercado semanal da Batalha e na EN 109 no Carriço
GNR apreende mais de 500 artigos contrafeitos na Batalha e Pombal
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Batalha, apreendeu, no dia 6 de agosto, 457 artigos de vestuário contrafeitos, no mercado semanal da Batalha. Durante uma ação de fiscalização a recintos de venda ambulante, realizada no mercado semanal da Batalha, os militares detetaram e apreenderam peças de vestuário contrafeitas que estavam expostas para venda, num valor total que ascendia os 1.880 euros. Foram identificadas três mulheres detentoras da mercadoria, com idades compreendidas entre os 23 e 61 anos. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 35 mil euros por equipa
Câmara da Marinha Grande aprova apoio financeiro a equipas do concelho na 1ª divisão
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou novos critérios de financiamento às equipas que disputem campeonatos de modalidades coletivas na 1ª divisão sénior, na sua reunião de 1 de agosto. O apoio só será concedido a uma equipa por género e o valor a atribuir será de 35000,00€ por época desportiva. Foi ainda definido que, relativamente à modalidade de andebol nos escalões jovens, dos infantis aos juniores, o limite seja fixado em 16 atletas por escalão e por equipa e que todas as modalidades desportivas individuais federadas sejam objeto de apoio nos termos definidos nos critérios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Grupo informal da Dagorda cria Tacho Solidário
Tacho Solidário» é o nome de um projeto humanitário nascido recentemente na Dagorda, com vista a apoiar a população carenciada dentro ou fora do Concelho. Uma ideia que ganhou forma, reuniu jovens e menos jovens, e já fez a entrega de cerca de 200 refeições, nas cidades de Torres Vedras e em Lisboa. O grupo não se confina à localidade onde nasceu, estando a alargar-se à Sobrena, Vermelha e até a Campelos, já fora do Concelho. O projeto humanitário surgiu de uma conversa entre Rita Pereira e Cláudia Fernandes (Dagorda), no dia 26 de maio, dentro da igreja, enquanto decorriam as confissões para a 1 ª comunhão. As mentoras do mesmo preferem, no entanto, falar a uma só voz, na qualidade de grupo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De nacionalidade brasileira
GNR de Porto de Mós detém caçador furtivo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do seu Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) e do Posto Territorial de Porto de Mós, hoje, deteve, no dia 9 de agosto, em flagrante delito, um homem, com 60 anos, por exercício do ato venatório por meios e processos não permitidos, na localidade de Anaia – Porto de Mós. Na sequência de uma denúncia de populares, sobre a prática de caça ilegal por parte de um indivíduo naquela localidade, os militares efetuaram uma vigilância ao local, que culminou na identificação e detenção em flagrante delito do suspeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Aljubarrota Medieval começa este sábado a celebrar ao vivo a independência de Portugal
Durante cinco dias, de 11 a 15 de agosto, a vila de Aljubarrota do concelho de Alcobaça, estará em festa. Aljubarrota Medieval, um grande evento que conta com mais de duas décadas de existência, onde se evoca a gloriosa Batalha de Aljubarrota. Uma oportunidade para descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a junto do local que deu o nome à famosa Batalha, ocorrida no final da tarde do 14 de agosto de 1385 (há 633 anos) entre as tropas portuguesas, com aliados ingleses, e o exército castelhano e seus aliados. Após esse dia, e da derrota definitiva do exército castelhano, pôs-se fim à crise de 1383-1385 e consolidou-se a independência de Portugal, dando início ao reinado de D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o