Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 224 Director: Mário Lopes Sábado, 24 de Agosto de 2019
Federação Regional do Oeste apresentou o seu programa eleitoral
PS Oeste defende Observatório Nacional das Alterações Climáticas na Serra de Montejunto
O programa eleitoral da Federação Regional do Oeste (FRO) do Partido Socialista (PS) para as Eleições Legislativas de 6 de outubro foi apresentado na segunda-feira, dia 12 de agosto, na sede da FRO, em Torres Vedras. “Porque cumprimos na legislatura de 2015-2019 e reconhecendo que temos um desafio de fazer ainda mais e melhor pelos oestinos e pelos portugueses apresentámos mais de 50 medidas, que, em conjunto com o Governo do Partido Socialista, foram cumpridas no Oeste e mais precisamente em Alenquer, no Cadaval, na Lourinhã, no Sobral de Monte Agraço e em Torres Vedras”, refere Carlos Bernardes, presidente da FRO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após acusações da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres
Município de Leiria rejeita responsabilidades sobre a poluição na Ribeira dos Milagres
Foi veiculada por alguns órgãos de comunicação social uma notícia que cita um comunicado da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, que acusa, indevidamente, a Câmara Municipal de Leiria e as juntas de freguesia de “tentativa de ocultação da poluição provocada pelas descargas das suiniculturas, negligenciando a limpeza das margens”. A Câmara Municipal de Leiria esclarece que não cabe nem às juntas de freguesia a limpeza das linhas de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com visitas a São Martinho do Porto, Turquel e Cela
Pré-campanha da CDU no concelho de Alcobaça prioriza a defesa do ambiente
A CDU realizou, no dia 21 de agosto, no Concelho de Alcobaça várias ações de pré-campanha dedicadas à defesa do meio ambiente, património natural e agricultura, em que participaram a 1ª Candidata da CDU no Distrito de Leiria, Heloísa Apolónia, e António Raposo, candidato da CDU, de Alcobaça, o mandatário concelhio de Alcobaça da CDU, Rogério Raimundo, e vários dirigentes e ativistas do PCP e do PEV. Durante a manhã os candidatos participaram numa ação do Partido Ecologista os Verdes na Praia de São Martinho, de sensibilização da população e turistas para as consequências do uso de plásticos descartáveis, uma ação assente numa pequena instalação que simula os oceanos e os plásticos que os poluem e num folheto informativo com informações várias sobre os perigos associados à utilização deste tipo de material.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sabores da gastronomia local presentes nas tasquinhas
Feira de São Bernardo traz cultura popular
a Alcobaça até domingo
A Feira de São Bernardo foi inaugurada na tarde do dia 20 de agosto pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, no pavilhão MercoAlcobaça, acompanhado pelo ainda presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, e pelo vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira. Presentes estiveram ainda a vereadora da Cultura, Inês Silva, e vários presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho. O programa musical iniciou-se com Bárbara Bandeira (dia) 20, seguindo-se David Fonseca (dia 21), Cuca Roseta (dia 22), Plastic People (Dia 23), Vala (dia 24) e Aurea (dia 25).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Burlões identificam-se como funcionários da Câmara de Santarém
Câmara alerta população sobre falsas multas e notificações de terrenos com falta de limpeza
Considerando as obrigações legais dos proprietários na limpeza dos seus terrenos, e em relação aos casos de incumprimento, a Câmara Municipal de Santarém informa a população que o Município de Santarém não informa os munícipes sobre os valores das coimas a que estão sujeitos telefonicamente, não efetua notificações aos proprietários telefonicamente e que a notificação é sempre realizada via correio, segundo informação prestada pela ATT .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Candidata do BE Fabíola Cardoso propõe criação da Autoridade Nacional da Água
Eduardo Jorge, mandatário do Bloco de Esquerda, acompanhado por candidatas e candidatos, entregou esta segunda-feira, dia 19 de agosto, no Tribunal Judicial de Santarém a lista do Bloco de Esquerda para as eleições legislativas de 6 de outubro. Na ocasião, a primeira candidata do BE pelo distrito de Santarém, Fabíola Cardoso propôs a criação da Autoridade Nacional da Água. A invasão pelos jacintos de água dos rios Sorraia, Alviela, valas de Almeirim e de Alpiarça, mas também do próprio Tejo, motivaram a proposta bloquista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17 candidatas concorrem num evento de promoção das tradições rurais
Marina Ferreira leva o Cadaval ao concurso “Rainha das Vindimas de Portugal”
Marina Ferreira (Miss Adiafas 2018) é a jovem que irá representar o Cadaval no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2019”, a acontecer, este ano, na cidade de Peso da Régua, no dia 7 de setembro. A Câmara Municipal do Cadaval disponibiliza transporte gratuito, mediante inscrição, para quem queira assistir ao evento e apoiar a candidata concelhia. Marina Ferreira (Miss Adiafas 2018) é a jovem que irá representar o Cadaval no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2019”, a acontecer, este ano, na cidade de Peso da Régua, no próximo dia 7 de setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Leiria Precisa” é o slogan de campanha
PSD entrega listas no Tribunal de Leiria e elege produção de riqueza como prioridade
A Comissão Política Distrital do PSD de Leiria procedeu esta segunda-feira, dia 19 de agosto, à entrega no Tribunal da Comarca em Leiria da lista candidata à Assembleia da República do Círculo de Leiria. O Mandatário de Lista, Teófilo dos Santos acompanhado pela cabeça de lista, Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques, Álvaro Madureira, Paula Ganhão, Luis Filipe Silva, Natércia Oliveira ( candidatos) e Pedro Brilhante ( Presidente da distrital da JSD). "Leiria Precisa” é um slogan de uma campanha que pretende não somente continuar a lutar pelos problemas que têm sido crónicos no distrito mas também pelas dinâmicas próprias de um distrito empresarial onde a produção de riqueza deve ser uma prioridade. A afirmação do distrito de Leiria é um desígnio bem patente no programa eleitoral que o PSD apresentará em breve.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Heloísa Apolónia
CDU entrega lista eleitoral e visita concelhos
de Peniche, Alcobaça e Caldas da Rainha
Após a entrega da Lista da CDU no Tribunal de Leiria esta terça-feira, 20 de agosto, (hoje às 11 horas no tribunal cível de Leiria), a 1ª Candidata da CDU neste circulo eleitoral Heloísa Apolónia dedicará dois dias aos concelhos de Peniche, Alcobaça e Caldas da Rainha, centrando-se em quatro das prioridades da CDU no distrito de Leiria: Pescas; Turismo; Ambiente; Agricultura. O programa terminará com uma visita ao Porto de Pesca de Peniche e contactos com pescadores, seguido de uma viagem num barco de operação marítimo turística com destino ao arquipélago das Berlengas para abordagem das questões da preservação da reserva natural das Berlengas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Lourenço preside ao Executivo da AFVA
Associação de Freguesias Vale do Alcoa elegeu o Conselho de Administração
Em assembleia realizada na sexta-feira, dia 16 de agosto, tomaram posse os órgãos da Associação de Freguesias Vale do Alcoa, constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. José Lourenço foi eleito presidente do Conselho de Administração, tendo como vice-presidente Sérgio Rocha, secretário Fernando Azeitona e tesoureira Isabel Fonseca Bruno Adriano irá presidir à Assembleia Inter freguesias, tendo como 1ª secretária Catarina Ramos, 2º secretário José Baía e vogais Sérgio Afonso, Ana Amaro, Amílcar Raimundo, Ana Cunha e António Periquito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrega das listas teve lugar no Tribunal de Leiria
Joana Ferraz lidera lista do Partido Aliança
pelo Círculo Eleitoral de Leiria
Joana Ferraz, de 40 anos, jurista, é a primeira candidata do Partido Aliança pelo Círculo Eleitoral de Leiria. Em segundo lugar aparece Jorge Esteves de Carvalho, de Alcobaça, seguido de Edite Mendes, das Caldas da Rainha, Firmino Fonseca, de Leiria, e Mara Duarte, da Marinha Grande. A entrega das listas teve lugar esta segunda-feira, dia 19 de agosto, no Tribunal de Leiria. As causas da Aliança para o Distrito de Leiria não são novas, considerando que existiram muito anos de preguiça política no centro de tomada de decisão do país. Os “velhos partidos” repetem as linhas de defesa na região de Leiria porque acreditam que o eleitorado não tem memória.A preguiça política dos velhos partidos eleitos por Leiria nada fez pela região. Para a Aliança as causas do distrito de Leiria são prementes, urgentes e irrepetíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária-geral adjunta do Partido Socialista marca presença em jantar promovido pela Concelhia
Ana Catarina Mendes participa em jantar do PS na Feira de São Bernardo
A secretária-geral adjunta do Partido Socialista estará presente esta terça-feira, dia 20 de agosto, na inauguração da Feira de São Bernardo. Ana Catarina Mendes é a convidada de honra da Concelhia de Alcobaça do PS para o jantar no Restaurante dos Bombeiros Voluntários, no recinto da Feira, no âmbito da campanha para as eleições legislativas de 6 de outubro, que assinalará os 4 anos de governação socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acusado de tráfico de estupefacientes
GNR das Caldas da Rainha detém homem
na posse de 20 plantas de cannabis
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 18 de agosto, um homem de 61 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Caldas da Rainha. No âmbito de uma investigação, os militares realizaram uma busca domiciliária e verificaram a existência de 20 plantas de cannabis no interior de um anexo de uma residência. O suspeito tinha como objetivo tratar as plantas para posteriormente vender produto estupefaciente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação de contributos até 23 de setembro
Projeto que regula o Orçamento Participativo de Azambuja está em consulta pública
A Câmara Municipal de Azambuja procedeu à elaboração do "Projeto de Regulamento do Orçamento Participativo de Azambuja" e submete, agora, o documento à apreciação dos cidadãos pelo período legal de 30 dias úteis. O referido projeto de regulamento pode ser consultado na internet, em www.cm-azambuja.pt, e encontra-se, também, à disposição dos interessados na Unidade de Atendimento ao Público, em Azambuja (Páteo Valverde, nos dias úteis entre as 09H00 e as 16H30), bem como nas sedes das Juntas de Freguesia de todo o Concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Utentes sem médico de família são agora 27%
Concelho de Azambuja recebe mais 2 médicas de família
O Concelho de Azambuja acaba de receber duas novas Médicas de Família, colocadas pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo. Estas duas profissionais, especialistas em Medicina Geral e Familiar, ficarão colocadas na UCSA-Unidade de Cuidados de Saúde Primários do município, uma a tempo inteiro na unidade de Azambuja e a outra três dias na unidade de Aveiras de Cima e dois dias na unidade de Alcoentre. Por outro lado, espera-se que as três vagas em aberto, que darão cobertura a todos os utentes do concelho, possam ser preenchidas através da segunda fase do concurso a decorrer até ao final deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio municipal
Cartaxo vai ter Gabinete de Apoio à Vítima
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou por unanimidade, na reunião de 15 de agosto, a proposta da vereadora Elvira Tristão, responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde, de um protocolo de cooperação entre o Município e a APAV. Este protocolo permitirá que o Município passe a dispor de um Gabinete de Apoio à Vítima da APAV. O Município vai ceder as instalações necessárias ao funcionamento do gabinete e comparticipar a APAV financeiramente, com 5 mil euros anuais. A APAV é uma instituição sem fins lucrativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto itinerante em camião TIR
Altice chega a Alcobaça e Marinha Grande
com soluções tecnológicas e literacia digital
Alcobaça e Marinha Grande são as próximas paragens do projeto itinerante da Fundação Altice, que durante mais de um ano vai percorrer o país, procurando sensibilizar, educar e formar a comunidade através de programas e outras atividades pedagógicas. Com este projeto sem precedentes, a Altice Portugal contribui para o aumento da literacia digital, permitindo o acesso de todos a equipamentos tecnológicos, uma das suas prioridades para 2019, garantindo igualdade de acesso à mesma, partilhando o espólio da Fundação Altice e levando assim cultura, numa lógica de proximidade, conceito que caracteriza a atuação da Altice Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 9 e 10 de agosto
Valada acolhe celebrações do Dia Internacional da Juventude no Cartaxo
A aldeia ribeirinha de Valada foi o palco escolhido para as atividades que assinalaram o Dia Internacional da Juventude nos dias 9 e 10 de agosto – aos concertos, DJ Set, demostrações de Skate e BMX, torneio de paintball, caminhada e BTT, juntaram-se uma exposição de artes plásticas e ações de formação e sensibilização ambiental. A Câmara Municipal do Cartaxo e o Conselho Municipal da Juventude do Cartaxo encontraram na Junta de Freguesia de Valada e no Ribatejano Futebol Clube Valandense os aliados perfeitos para comemorar o Dia Internacional da Juventude. O Município disponibilizou transporte gratuito entre o Cartaxo e Valada, para que todos pudessem participar nas Comemorações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Frutos 2019 é inaugurada esta sexta-feira
Secretário de Estado do Ambiente inaugura Feira Nacional de Hortofruticultura
A Feira Nacional de Hortofruticultura, nas Caldas da Rainha, Eco-evento e com a certificação “Evento mais Sustentável”, é inaugurada na próxima sexta-feira, 16 de agosto, pelas 18 horas, no Parque D. Carlos I (encontro junto ao Céu de Vidro). Até 25 de Agosto, a Feira irá animar Caldas da Rainha, num evento que junta as áreas relevantes ligadas à produção e ao sector agroalimentar a um programa repleto de música com grandes artistas nacionais, Dj’s, animação e muitas iniciativas para todos os gostos e idades. A cerimónia de inauguração irá contar com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centro histórico da vila
Praça da República de Porto de Mós iluminada com a Festa da Luz
No dia 14 de agosto a Praça da República, em Porto e Mós, encheu-se de luz, com a segunda edição da Festa da Luz. Para além de ser um ponto de encontro entre gerações, este evento teve como principal objetivo promover os diferentes tipos de ofícios tradicionais, que de alguma forma se têm vindo a perder ao longo do tempo, permitindo às centenas de pessoas que estiveram presentes, conhecê-los, relembrá-los e vivê-los, através de quem ainda os pratica ou recria. A Festa da Luz trouxe animação, danças tradicionais, portuguesas e do mundo, ofícios antigos, que o tempo apagou do quotidiano mas não da memória coletiva, rituais, comida típica, cerveja artesanal e um espetáculo de luz e fogo que fez brilhar o centro histórico da vila de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna
Governo regista segundo valor mais reduzido de área ardida desde 2009
A base de dados nacional de incêndios rurais registou, entre 1 de janeiro e 15 de agosto, um total de 7192 incêndios rurais que resultaram em 26199 hectares de área ardida. O Governo sublinha que, comparando os valores do ano de 2019 com o histórico dos últimos 10 anos, registaram-se menos 43% de incêndios rurais e menos 63% de área ardida. O ano de 2019 apresenta também, até ao dia 15 de agosto, o 2.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 2.º valor mais reduzido de área ardida desde 2009.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dois homens e uma mulher
GNR detém três pessoas na posse de 609 doses de haxixe em Peniche
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, ontem, dia 13 de agosto, deteve dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 30 e os 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Peniche. No âmbito de uma investigação, que decorre desde 2017 por tráfico de estupefacientes praticado na Praia do Baleal, os militares deram cumprimento a duas buscas, uma em residência e outra em veículo, que culminou na detenção dos três suspeitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS acusa PSD de aproveitamento político
Autarcas do PS Leiria manifestam-se contra prospeção de gás por fracking na Bajouca
Os membros do executivo da Câmara Municipal de Leiria eleitos pelo Partido Socialista repudiaram, no dia 13 de agosto, aquilo que classificam como “tentativa de aproveitamento político-partidário por parte dos vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata, que pretendem servir-se dos interesses e expectativas da população da Bajouca para tentarem tirar vantagem em véspera das eleições legislativas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Policial “Mano”
PSP detém 14 pessoas por tráfico de droga
na Marinha Grande, Leiria e Alcobaça
No âmbito de uma investigação ao crime de tráfico de produto estupefaciente, a Esquadra Complexa da Marinha Grande, da Divisão Policial de Leiria da PSP, desencadeou, entre as 23H30 do dia 11 de agosto e as 18H00 do dia 12 de agosto, em localidades dos concelhos da Marinha Grande, Leiria e Alcobaça, uma operação policial que culminou com o cumprimento de 18 mandados de busca domiciliária e 7 mandados de busca não domiciliária, obtendo os seguintes resultados a detenção de 8 homens e 6 mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos e a apreensão de quantidades significativas de droga, nomeadamente, heroína e cocaína.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com procedimento concursal a abrir entretanto
“Estratégia Local de Habitação” vai apoiar carências habitacionais no Cadaval
O Município do Cadaval e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram, recentemente, um contrato de comparticipação financeira, a rondar os 24 mil euros, para elaboração da Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, que visa apoiar soluções habitacionais para pessoas e famílias com grave carência habitacional. A Estratégia Local de Habitação (ELH) é uma peça indispensável para que o Município possa candidatar-se ao Programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma vez aprovada a candidatura, seguir-se-á o procedimento concursal
“Cadaval Wi-Fi" disponibilizará internet grátis na vila e na Serra de Montejunto
Foi recentemente aprovada, pelo Turismo de Portugal, a candidatura camarária “Cadaval Wi-Fi” ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, que visa criar uma rede composta por 11 pontos de acesso gratuito à Internet nas zonas históricas/turísticas da vila do Cadaval e da Serra de Montejunto. A aprovação prevê atribuição de um incentivo financeiro, não reembolsável, a rondar os 44 mil euros, correspondente a cerca de 88% do investimento total (e 90% do valor elegível apurado).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intervenção deverá terminar antes do arranque do novo ano escolar
Requalificação da Escola Básica e Secundária do Cadaval já está em execução
Encontra-se a decorrer, previsivelmente até início de setembro, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária do Cadaval, cuja adjudicação rondou os 241 mil euros, valor com comparticipação aprovada. A melhoria de instalações e condições gerais visa contribuir para o aumento do sucesso escolar. A intervenção tem como objetivos reforçar e melhorar as instalações e equipamentos de ensino, eliminar os problemas de segurança no espaços exterior e interior da escola, bem como proporcionar boas condições de estudo e de trabalho, contribuindo para o aumento do sucesso escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal
Associação EICEL1920 quer fazer um museu mineiro em Rio Maior
A EICEL 1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitetónico, reuniu no dia 3 de agosto tendo eleito os novos órgãos sociais e aprovado o plano de ação para os próximos anos. Deste plano, destaca-se o projeto de instalação de um museu mineiro em Rio Maior, naquela que era a secção de trituração da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Este espaço, que esteve durante várias décadas ao abandono, tem sido objeto de ações de limpeza e restauro por parte da EICEL 1920.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fabíola Cardoso é a cabeça de lista do BE pelo distrito
BE visita Mação antes da apresentação da lista de candidatos a deputados por Santarém
A mobilização e o entusiasmo marcaram a apresentação da lista do Bloco, esta sexta-feira, 9 de agosto, em Santarém. Fabíola Cardoso, cabeça de lista do Bloco, “evidenciou o empenho do partido no combate aos problemas ambientais, nomeadamente à poluição dos recursos hídricos, do solo, do ar…” tema fundamental no distrito. A apresentação da lista foi precedida de uma visita a Mação, concelho brutalmente castigado pelos incêndios. A cabeça de lista do BE salientou a importância de “investir em transportes públicos amigos do ambiente com passe social, priorizando a ferrovia”, assim como a promoção de “políticas de bem-estar animal e atuar na eliminação dos apoios públicos às touradas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias
Câmara do Cartaxo reuniu com proprietários e gestores de postos de combustível do concelho
Face à greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias, convocada para 12 de agosto, por tempo indeterminado, Pedro Magalhães Ribeiro convocou uma reunião com todos os operadores de combustíveis do concelho. A reunião decorreu no dia 8 de agosto, no edifício-sede do município. No concelho, o operador integrado na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) definida pelo governo – cujo serviço estará assegurado a 100% e o abastecimento limitado a 15 litros de combustível por viatura – é o posto de combustível do Intermarché, situado na cidade do Cartaxo, na Avenida Mestre Cid.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estroboscopia é o novo equipamento que facilita o diagnóstico preciso na área da laringe
Centro Hospitalar de Leiria aposta em nova tecnologia na área da Otorrinolaringologia
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aposta na evolução tecnológica no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL), com o recente investimento num equipamento de estroboscopia com videolaringoscopia, que permite diagnósticos mais precisos e a reabilitação da fala. O avanço da tecnologia permitiu associar a estroboscopia à videolaringoscopia, que permite a visualização da laringe e respetivas cordas vocais. Este sistema mais completo emite luz pulsada sincronizada com a voz do paciente, permitindo ver as cordas vocais como se estas se movessem em câmara lenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Jovem detido com cinco plantas de cannabis vai cumprir 100 horas de serviço comunitário
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, no dia 9 de agosto, deteve um homem de 23 anos, por tráfico de estupefacientes, em Porto de Mós. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares verificaram a existência de várias plantas no interior de uma estufa improvisada, num terreno contiguo a uma residência. Atendendo às características que as planta possuíam, desenvolveram-se diligências que culminaram na identificação e detenção do proprietário, resultando na apreensão de 5 plantas de cannabis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Ourém reforça importância do PPI “para melhoria da defesa e socorro dos oureenses”
Câmara aprova plano prévio de intervenção do concelho após acordo de INEM e bombeiros
A Câmara Municipal de Ourém já deliberou a aprovação do Plano Prévio de Intervenção (PPI) para ativação dos meios de socorro no nosso concelho. “É um processo difícil, que se vem alongando ano após ano, mas que nós agarrámos e estamos finalmente a concluir”, vincou Luís Miguel Albuquerque. O documento foi aprovado na Reunião da Câmara de 5 de agosto, após parecer positivo das entidades envolvidas no processo: INEM, ANEPC – CDOS de Santarém e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho de Ourém (Fátima, Caxarias e Ourém, com as secções de Espite e Freixianda).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e Alcobaça e Vestiaria
Associação de Freguesias quer promover desenvolvimento integrado no Vale do Alcoa
A Associação de Freguesias Vale do Alcoa foi constituída no dia 6 de agosto, através de escritura pública celebrada no Cartório Notarial de Alcobaça. Constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria a Associação tem por objetivo a promoção do desenvolvimento integrado nas áreas socioeconómicas das freguesias associadas no âmbito dos poderes previstos ou autorizados pelas freguesias, nomeadamente na partilha de equipamentos, aquisição de bens e na contratação de serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Câmara abre concurso para a beneficiação
do Parque da Milhariça em Aveiras de Cima
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, no dia 30 de julho de 2019, a abertura de concurso para a concretização do projeto de requalificação do Parque da Milhariça, na vila de Aveiras de Cima. O preço base do concurso público desta obra é de 900 mil euros + IVA. Relativamente à apresentação do projeto, pode dizer-se que o princípio geral de intervenção de constituir a área de recreio e lazer do Parque da Milhariça consubstancia-se no facto de se conectar o lugar dos Casais da Milhariça com a sede de freguesia de Aveiras de Cima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos, Cadaval e Entroncamento ficam fora da REPA
Rede Estratégica de Postos de Abastecimento não contempla todos os concelhos da região
Santarém (2), Ourém, Fátima, Leiria, Bombarral, Peniche e Abrantes (1) são as localidades da região que integram a Rede de Emergência de PAC‐Postos de Abastecimento Combustíveis - Veículos Prioritários. Já a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) para veículos não prioritários, onde todos os automobilistas podem abastecer, abrange quase todos os concelhos da região, sendo Leiria a cidade mais beneficiada, com 5 postos, a par de Torres Vedras (4), Caldas da Rainha (3), Pombal (3), Alcobaça (3), Azambuja (3) e Santarém (3), seguidos de Abrantes e Ourém, com dois postos, e Marinha Grande, Porto de Mós, Batalha, Nazaré, Peniche, Lourinhã, Alenquer, Sobral de Monte Agraço, Cartaxo, Rio Maior, Benavente, Coruche, Chamusca, Tomar e Ferreira do Zêzere, com um posto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Festa dos Tabuleiros aos combustíveis
PSD de Tomar acusa Governo de discriminar
o concelho
A Concelhia do PSD de Tomar considera, desde há algum tempo que, para o Governo central, o Concelho de Tomar não é considerado, não tem relevância e não existe“, argumentando que "basta ver a atitude de governantes e responsáveis de vários organismos públicos face a problemas reais no nosso concelho. É a APA/Ministério do Ambiente que estão há meses para resolver (ou dar uma explicação) os atentados ambientais provocados pelas descargas no nosso rio Nabão. É as Infraestruturas de Portugal que não reparam em condições as estradas nacionais que passam em Tomar e que oferecem perigos para quem nelas circula. Até o primeiro-ministro e os ministros que vão a todo o lado, em especial neste período eleitoral, não marcaram presença na nossa Festa dos Tabuleiros.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª fase do complexo intermunicipal vai arrancar
Centro de Recolha de Animais de Cadaval e Bombarral tem investimento de 318 mil euros
Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo a Associação Nacional de Farmácias
Mais de metade dos utentes do distrito de Leiria sofreram falta de medicamentos nas farmácias
No último ano, no distrito de Leiria, mais de metade dos utentes (52,02%) enfrentaram algum tipo de indisponibilidade de medicamentos. Destes, 20,16% recorreram a uma nova consulta para obter o medicamento disponível e 5,47% tiveram mesmo de parar o tratamento. Dados revelados por uma sondagem realizada pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional de Farmácias (ANF). Na análise, as regiões mais desertificadas e economicamente mais desfavorecidas do interior do país são as que declararam maiores dificuldades no acesso à medicação prescrita. Nos distritos de Beja e Guarda a percentagem chega quase aos 70% (68,22% e 67,30%, respetivamente).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vitalina Galvão está desaparecida desde segunda feira
Mais de uma centena de pessoas envolvidas
na busca de idosa desaparecida no Cartaxo
A operação de busca por Vitalina Galvão, de 86 anos, residente no Cartaxo e desaparecida desde segunda-feira, contou o envolvimento de mais de uma centena de pessoas no terreno, entre voluntários e meios operacionais. Dos meios operacionais, fizeram parte mais de 50 elementos dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Associação Humanitária de Busca e Salvamento, Associação de Caçadores do Cartaxo e Associação Portuguesa de Apoio e Proteção da Floresta, que exploraram uma vasta área de terreno com o auxílio de 5 drones e cães de busca e salvamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguido coagiu a vítima ao longo de vários anos
PJ detém homem em Alcobaça pelos crimes
de violação agravada e violência doméstica
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve no final da passada semana, um homem, suspeito da prática de crimes de violação agravada e de violência doméstica, ocorridos na zona de Alcobaça, sendo vítima a sua companheira. O arguido terá coagido a vítima ao longo de vários anos e de forma reiterada a suportar práticas sexuais contra a sua vontade, infligindo-lhe diversas agressões físicas e psicológicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sérgio Leandro é o mandatário distrital
CDU apresenta candidatos e mandatário distrital na Festa de Verão na Praia da Vieira de Leiria
A CDU torna público que o Mandatário Distrital da sua lista no Distrito de Leiria será Sérgio Leandro, independente, de 44 anos, natural e residente em Peniche. O Mandatário da CDU é Biólogo e Investigador. Doutorado em Biologia é atualmente Docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e responsável por vários projetos de investigação e por outros projetos de natureza científica, nomeadamente com ligação ao desenvolvimento económico e social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal une esforços na procura de Vitalina Galvão
Forças de segurança e grupo de voluntários procuram idosa desaparecida no Cartaxo
Na sequência do desaparecimento de Vitalina Galvão, de 86 anos, residente na cidade do Cartaxo, os Serviços Municipais de Proteção Civil reuniram esta quarta-feira, dia 7 de agosto, com todas as Forças de Segurança do concelho para acionar medidas extraordinárias de busca e salvamento. A idosa, desaparecida desde segunda feira, “veste quase sempre de preto, tem dificuldade em andar, anda com ajuda de bengala. É uma pessoa com a saúde muito débil” como refere a família em apelo emitido nas redes sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edifício no Parque de Lazer no Cadaval foi concessionado pela Câmara por concurso público
Associação Protetora dos Animais inaugura quiosque/bar “Central Park Cadaval”
A APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval inaugura, no dia 9 de agosto, pelas 19h00, o designado “Central Park Cadaval”. Após ter recentemente ganho o concurso público de exploração do quiosque/bar municipal, instalado no parque de lazer da vila, a APAC espera, através deste novo espaço de convívio e lazer, arrecadar receitas a favor dos cuidados para com os animais sem dono.O espaço, que abre oficialmente sexta-feira, pelas 19 h, passará a funcionar diariamente (a partir do dia seguinte), entre as 10h da manhã até cerca da meia-noite. «Vai ser um espaço com esplanada e ambiente relax, funcionando, à noite, na vertente de bar», explica Cristina Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Palestra é alusiva ao voluntariado e ao seu papel social
Padre Lino Maia é o orador da Sessão Solene
do Dia do Município da Batalha
O Padre Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), é o convidado da Sessão Solene do Dia do Município da Batalha, a realizar a 14 de agosto, às 11h00, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha e que este ano assume como principal temática “O Voluntariado e o seu papel social”. Entre as várias distinções recebidas, o Padre Lino Maia foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de grande-oficial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 25 de agosto
Alcobaça Equestre celebra 20º aniversário
na Feira de São Bernardo
O Alcobaça Equestre celebra em 2019 a sua vigésima edição consecutiva, afirmando-se como um dos maiores destaques do certame. Desfiles, provas de obstáculos, vacadas, sessões de iniciação e aprendizagem são algumas das atividades da Alcobaça Equestre, uma organização da Associação Hípica de Alcobaça com o apoio do Município de Alcobaça. Confira o programa completo da XX Alcobaça Equestre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a deputada, portugueses estão mais sensibilizados para a denúncia de crimes de violência doméstica
Elza Pais, especialista no estudo da violência de género, é candidata do PS pelo círculo de Leiria
«O aumento do número de casos de violência doméstica denunciados no primeiro semestre de 2019 no distrito de Leiria espelha uma maior sensibilização da comunidade para este problema, que afeta a todos, de forma mais direta ou indireta, e sobretudo um maior pedido de apoio das vítimas às estruturas com intervenção na área, ou seja, uma maior eficácia ao nível das respostas», considera Elza Pais, especialista no estudo da violência de género, deputada da Assembleia da República e candidata do PS pelo círculo de Leiria às Legislativas de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após serem abordados pela GNR
Jovens da Benedita e Amor são arguidos por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Benedita, deteve, dia 5 de agosto, um homem de 20 anos, por tráfico de estupefacientes, na Benedita, no concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, os militares abordaram uma viatura em virtude do ocupante ter adotado um comportamento suspeito perante a presença da GNR, tendo sido detetado na sua posse 35 doses de haxixe. A GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, no dia 2 de agosto, identificou também um homem com 20 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Amor, no concelho de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós
Parque Infantil da Calvaria de Cima inaugurado no dia 3 de agosto
O Parque Infantil da Calvaria de Cima foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, no dia 3 de agosto. A cerimónia contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, da vereadora Telma Cruz, do vereador Marco Lopes, da presidente da Junta de Freguesia, Margarida Santos, do pároco da Freguesia, José Henrique Pedrosa, de dirigentes da Associação de Pais, bem como demais entidades oficiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa decorre 9 a 17 de agosto
Município de Alcobaça promove profilaxia da raiva, vacinação e identificação eletrónica
O programa de profilaxia da raiva e outras zoonoses, vacinação anti rábica e identificação eletrónica do corrente ano irá decorrer nas freguesias do concelho de Alcobaça, de 9 a 17 de agosto. Às segundas-feiras, o programa está também disponível no CROAMA - Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Alcobaça. Consulte toda a documentação relativa a horários e localizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém envia Voto de Reconhecimento
Sociedade Americana de Nematologia distingue oureense Paulo Vieira com o Prémio Syngenta
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou um Voto de Reconhecimento ao oureense Paulo Vieira, recentemente distinguido com o Prémio Syngenta. Natural de Fátima, é investigador do Laboratório de Nematologia da Universidade de Évora. Pelo feito alcançado, é oportuno cumprimentar e felicitar o investigador natural da freguesia de Fátima, pelo seu mérito e percurso académico, reconhecido através do prémio atribuído, e agradecer o enorme contributo para o prestígio do nome do concelho de Ourém além-fronteiras.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividade decorreu no Campo Militar de Santa Margarida
Jovens de Azambuja participaram em mais um “bootcamp” de Combate ao Insucesso Escolar
A Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) do Município de Azambuja, organizou mais um “Bootcamp” de Verão, na base militar de Santa Margarida, que se realizou nos dias 25 e 26 de julho, destinado a jovens inseridos no Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE-LT). Este projeto que visa a promoção do sucesso escolar, através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidade e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
V Festival do "Frango assado à casaleira" anima Casais dos Britos nos dias 10 e 11 de agosto
O Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos, na freguesia de Azambuja, vai receber nos dias 10 e 11 de agosto, a quarta edição do “Festival do Frango Assado à Casaleira”, organizado pelo Centro Cultural e Recreativo. No dia inaugural, as iguarias começam a chegar à mesa ao meio-dia, seguindo-se um atelier infantil “Frango casaleiro”. Após os jantares, que serão servidos a partir das 19h30, terá lugar um desfile de vestidos de chita intitulado “O Renascer da Tradição”, momento que contará com o apoio da Sr.ª Maria José Freitas. No resto do serão funcionará a quermesse e haverá um baile ao som do “Duo Nova Opção”. Ao longo do dia irá, também, decorrer um concurso de fotografia subordinado ao tema “Frangografia XIX”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Marinha Grande e Loures
Mikel Aristi vence 2ª etapa da Volta a Portugal mas Gustavo Veloso veste a amarela no pódio
O espanhol Mikel Aristi (Euskadi-Murias) venceu esta sexta-feira, dia 2 de agosto, a 2ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta, ao sprint, mas foi Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a envergar a camisola amarela no pódio, ao terminar em terceiro lugar, a três segundos do vencedor. O segundo classificado da etapa (198,5 quilómetros) que ligou a Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, foi o português Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alavancada pela eficiência energética nas infraestruturas públicas
Lezíria do Tejo tem a maior taxa de execução
do País do Portugal 2020
A Lezíria do Tejo apresenta a maior taxa de execução do País para o Programa Portugal 2020, segundo dados divulgados no dia 30 de junho pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão. Esta taxa de execução reflete o compromisso assumido pela CIMLT no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo, em termos de investimentos, metas e resultados a alcançar para a região até 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelhia atribui responsabilidades à Comissão Política Nacional
Concelhia de Pombal repudia o afastamento
de Pedro Pimpão da lista de deputados do PSD
A Comissão Política de Secção (CPS) da Concelhia de Pombal do PSD, reunida após a aprovação das listas de candidatos do PSD às eleições legislativas, foi unânime ao repudiar veementemente o tratamento dado pela Direção Nacional do PSD ao concelho de Pombal. “Num território em que os resultados favoráveis ao PSD estão à vista em cada ato eleitoral, com autarquia liderada pelo PSD desde 1992, com uma capacidade de mobilização que tem sido evidente em cada momento e com a formação de excelentes quadros políticos, não podemos de deixar de demonstrar a nossa indignação pela forma como o concelho de Pombal foi tratado neste processo”, refere a CPS de Pombal, em comunicado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Três suspeitos foram identificados e um detido
PSP apreende 325 peças de vestuário, calçado
e malas contrafeitos na Nazaré
No dia 29 de julho, pelas 15h10, a Esquadra de Nazaré efetuou uma ação de controlo e fiscalização em três locais já referenciados pela prática de venda de artigos contrafeitos, obtendo os seguintes resultados: três autos de notícia, por violação ao Código da Propriedade Industrial, três suspeitos identificados e apreendidas 325 peças de vestuário/calçado/malas de diversas marcas. Foi detido um dos suspeitos dando cumprimento a Mandado de Detenção e Condução ao DIAP de Loures para interrogatório, o qual foi devidamente cumprido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É preciso fazer mais e melhor se quisermos erradicar a hepatite C até 2030
Dr. Arsénio Santos
A inteligência artificial e o livre-arbítrio humano
Valdemar Rodrigues
Jogos de tabuleiro e de mesa mais populares já podem ser jogados online
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o