Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 205 Director: Mário Lopes Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Da autoria de Filipe Ferreira
Presépio da Marinha Grande já levou mais
de duas mil pessoas ao Centro Histórico
Da autoria de Filipe Ferreira, um jovem de 28 anos, o Presépio Tradicional, inaugurado no dia 1 de Dezembro e exposto no Edifício da Resinagem, no Centro Histórico da Marinha Grande teve, até este domingo, mais de 2 milhares de visitantes. Um Presépio com cerca de 40 metros quadrados, considerado um dos maiores da região, com mais de 900 figuras e dezenas de peça e acessórios criados pelo autor, muitas delas em movimento, tem sido o ex-libris de mais um Natal na Marinha Grande. Figuras em movimento, fontes e cascatas, um comboio e muita criatividade e minúcia nos pormenores, são alguns dos fatores que têm levado, mais uma vez, ao sucesso do Presépio de Filipe Ferreira, nesta que é a sua 18ª edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com capacidade para 450 lugares sentados
Câmara da Batalha comparticipa requalificação do Auditório do Centro Paroquial
A Câmara Municipal da Batalha vai comparticipar no valor de 50 mil euros as obras de requalificação do Auditório do Centro Paroquial da Batalha, designado de São Nuno de Santa Maria, localizado junto ao Largo Cónego Simões Inácio, na Vila da Batalha. Com a intervenção realizada, foi totalmente renovado o equipamento técnico e o mobiliário do auditório, com destaque para os equipamentos cénicos e de sonorização do espaço que passam a estar dotados para os mais diversos fins, tais como conferências, concertos e outros eventos. Com uma capacidade para 450 lugares sentados, o Auditório do Centro Paroquial colmata uma lacuna do Auditório Municipal da Batalha, que dispõe apenas de 172 lugares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com atribuição de subsídio entre 500€ e 800€/ano
Município de Ourém lança programa de apoio
à natalidade e à infância
À semelhança de outros países europeus, Portugal enfrenta um desafio demográfico, apresentando um número de nascimentos menor do que aquele que a reposição geracional exige, circunstância que tem causas económicas, sociais e culturais e consequências gravíssimas no futuro próximo. Ourém, infelizmente, não foge a esta tendência tendo-se verificado um decréscimo acentuado no número de nascimentos desde a década de 80, do sec. XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão de entrega dia 11 de dezembro de 2017
Município de Azambuja atribui 48 mil euros
a 26 colectividades do concelho
O Município de Azambuja vai atribuir um total de 48.256,06 euros de subsídios às coletividades socioculturais. A entrega terá lugar numa sessão pública a realizar esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, pelas 21h00 no Auditório do Páteo Valverde, em Azambuja. Estas verbas correspondem aos apoios anuais, referentes à atividade regular, aos quais as associações se candidatam de acordo com o regulamento de apoio ao associativismo em vigor no município. Cumprindo todos os requisitos necessários, foram contempladas nesta atribuição 26 coletividades de cultura, desporto e recreio de todo o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 10 de dezembro
Câmara do Cartaxo promove comemoração
do 202º aniversário da elevação a concelho
A Sessão Solene de Comemoração do 202º aniversário da Elevação do Cartaxo a Concelho vai decorrer este domingo, dia 10 de dezembro, às 17h30, no Centro Cultural. Antes, decorrerão as Cerimónias de Descerramento de três Placas Toponímicas: Rua Francisco José Pereira, na Urbanização do Quintalão, Rua José Rebordão, na Urbanização do Valverde, e Rua Frederico Howell, na Urbanização do Vapor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação inclui participações nas Autoestradas do Atlântico e Autoestradas do Litoral Oeste
Grupo Lena aliena as suas participações
na Autoestradas do Oeste a grupo canadiano
O Grupo Lena acaba de alienar as suas participações na Autoestradas do Oeste à Roadis, numa ação conjunta com o Grupo MSF, e que contribuirá de forma importante para a capitalização do setor das construções do Grupo Lena. A AEO detém 50% das Autoestradas do Atlântico (AEA), concessionária da A8 e A15, e 65% das Autoestradas do Litoral Oeste (AELO), que opera o IC2, IC9 e IC36, estabelecendo assim a ligação entre a A1, A8 e A17. A operação ficará concluída no primeiro trimestre de 2018, em que a Roadis ficará proprietária das participações de ambos os grupos empresariais na AEO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alemanha, Espanha e EUA juntam-se pela primeira vez à iniciativa
Caldas da Rainha recebe comidas do mundo
até domingo
O Street Food das Caldas da Rainha vai contar pela primeira vez em três edições com participantes estrangeiros: Alemanha, Espanha e Estados Unidos. No stand ‘Baden Baden’ vai encontrar a típica salsicha de uma das mais importantes regiões da Alemanha, enquanto no espanhol ‘La Pulponeta’ vai poder provar hambúrguer de polvo. Vindos da terra do Tio Sam, o ‘La Pirulina’ e o ‘Wendy’s BB’ permitem saborear cupcakes e o verdadeiro churrasco norte-americano. A isto juntam-se sabores tão distintos como os burritos do México, as espetadas gregas, o bolo Kurtos da Hungria ou os delicados crepes franceses. Ao todo são 11 nacionalidades que vão estar representadas na Avenida 1º de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Infraestrutura está em fase final de construção
Parque dos Dinossauros da Lourinhã abre
ao público em fevereiro de 2018
O Parque dos Dinossauros da Lourinhã está na fase final de construção e todos os seus “habitantes” já estão prontos para receber quem visitar o maior museu ao ar livre de Portugal. Luís Rocha, diretor geral do Dino Parque, adianta que, “no mês de novembro, o Parque dos Dinossauros ficou completo, com a chegada do Lourinhasaurus e do Lourinhanosaurus, estando as obras praticamente concluídas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com utilização de infraestruturas do canal técnico rodoviário
Altice/PT e IP assinam contrato em Pedrógão Grande para instalação de rede de fibra ótica
A Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande recebeu, esta quinta-feira, dia 7 de dezembro de 2017, a cerimónia de assinatura de um contrato entre a Infraestruturas de Portugal, SA e a Altice/PT, SA, para a utilização de infraestruturas do canal técnico rodoviário, por aquela operadora. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, presidiu à cerimónia que teve lugar na presença do presidente da Câmara Municipal Pedrogão Grande, Valdemar Alves, do presidente Executivo da Altice/PT, Alexandre Fonseca, do representante das Infraestruturas de Portugal, da presidente da CCDR do Centro, Ana Abrunhosa e demais convidados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018
Porto de Mós, Mira d’Aire e Alqueidão da Serra recebem Mega Exposição de Presépios
O Cineteatro de Porto de Mós acolhe uma Mega Exposição de Presépios que integra os 52 trabalhos realizados no âmbito do 27º Concurso de Presépios 2017, assim como 140 trabalhos elaborados entre os anos de 1990 e 2016. A exposição decorre de 7 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018, de segunda a sexta feiras, das 18h00 às 23h00 e aos sábados e domingos das 15h00 às 23h00. Esta Mega Exposição estende-se, ainda, às freguesias de Mira de Aire e do Alqueidão da Serra, onde se encontram em exposição 30 e 10 presépios respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raul Castro anunciou intenção no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Câmara de Leiria pretende construir primeiro pavilhão desportivo inclusivo do País
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, anunciou esta quarta-feira, 6 de Dezembro, o desejo de construir no concelho o primeiro pavilhão desportivo inclusivo do País. A revelação foi feita na sessão comemorativa do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que decorreu no Museu de Leiria, em que se realizou um encontro de entidades inclusivas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra foi entregue pelo empreiteiro à Câmara Municipal de Santarém
Miradouro da Rafoa já está requalificado
A empreitada de requalificação do Miradouro da Rafoa, em Santarém, foi entregue no dia 5 de dezembro, e tem como objetivo recuperar a área do miradouro, mantendo algumas das características arquitetónicas do projeto inicial. O prazo execução é de 60 dias. A intervenção municipal neste miradouro, que data dos anos 50, e faz a ligação pedonal entre a Rua António Maria Batista e a Rua General Humberto Delgado, pretende devolver dignidade ao espaço que se encontra bastante degradado, ao nível da estrutura, prevê a colocação de iluminação pública e a colocação de novos bancos e papeleiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Kevin Carreira Soares e Beatriz Rodrigues Cabral
Igreja de São Pedro recebe lançamento do livro "O Bom Jesus de Porto de Mós"
Na sexta-feira, 8 de dezembro, às 15 h, na Igreja de São Pedro, vai ser lançado o livro "O Bom Jesus de Porto de Mós: Convento dos Agostinhos Descalços", da autoria de Kevin Carreira Soares e Beatriz Rodrigues Cabral. Trata-se da primeira obra dedicada ao convento dos Agostinhos Descalços de Porto de Mós, responsáveis pela edificação da atual igreja de São Pedro e complexo anexo e que se mantiveram na vila, de forma ininterrupta, durante 161 anos (1671-1834).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IMI mantém-se uma das mais baixas taxas da região
Orçamento do Município do Cadaval aprovado exprime preocupação social com as famílias
Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal, ocorrida a 30 de novembro, o Orçamento Municipal para 2018, cujo valor financeiro ronda os 12 milhões de euros. Também validadas foram a manutenção da taxa do IMI geral (abaixo do limite máximo legal), a redução decorrente do “IMI Familiar” e a devolução de um por cento do IRS pago pelos munícipes contribuintes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento Municipal para 2018 aprovado sem votos contra
Porto de Mós aprova meio milhão de euros
para a Proteção Civil e Luta contra Incêndios
Em reunião de câmara do dia 30 de Novembro, foi aprovado por maioria, sem qualquer voto contra e apenas duas abstenções dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista, o Orçamento Municipal para 2018. As principais apostas deste Executivo Municipal verificam-se na Proteção Civil e Luta contra Incêndios, com uma verba superior a meio milhão de euros (521.000€), assim como na Cultura e no Turismo, que totalizam um investimento superior a dois milhões e meio de euros (2.548.500€).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deslocavam-se numa viatura de matrícula espanhola
GNR da Benedita detém dois homens e uma mulher por furto numa tabacaria
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Benedita, deteve, no dia 5 de dezembro, em Benedita, deteve dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 23 e 33 anos, pouco depois de terem efetuado um furto numa tabacaria. A detenção foi consumada 15 minutos depois do proprietário ter alertado os militares de que tinham furtado o seu estabelecimento comercial e fugido numa viatura de matrícula espanhola, já utilizada em Espanha em ilícitos do mesmo tipo. Quando intercetados, tinham na sua posse 256,50 euros, proveniente do furto perpetrado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal
Escritora Isabel Lucas apresenta em Leiria livro “Viagem ao Sonho Americano”
A escritora Isabel Lucas vai apresentar, dia 09 de dezembro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, o seu mais recente livro “Viagem ao Sonho Americano”. Neste livro, a autora reflete sobre o que é a América de hoje. Numa viagem pelo país que (ainda) é visto como o centro do mundo, Isabel Lucas sonda a condição americana, os seus mitos, paradoxos, medos e fragilidades, mas também a sua grandeza e capacidade de reinvenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gazeta das Caldas apresenta sexta-feira o livro “Novos emigrantes”
António Eloy apresenta em Lisboa e Caldas da Rainha livro “Almaraz e outras coisas más”
António Eloy irá lançar, no dia 7 de Dezembro às 19 horas, na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa o livro “Almaraz e outras coisas más”, com apresentação de Nuno Nabais, que junta quase todos os expoentes das lutas anti-nucleares e pela sustentabilidade energética, na Ibéria. No dia 8, na Galeria do Posto de Turismo das Caldas da Rainha, pelas 16 h30, irá apresentar o livro na sua cidade. No mesmo espaço, pelas 15h, o jornal Gazeta das Caldas irá também apresentar o livro “Novos emigrantes - O Oeste nos quatro cantos do mundo” que reúne 74 testemunhos publicados no mais antigo jornal caldense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 3 de dezembro
Dia da Pessoa com Deficiência junta Mosteiro da Batalha, Museu da Comunidade e CIBA
Celebra-se a 3 de dezembro o Dia da Pessoa com Deficiência. Para assinalar esta data, o Mosteiro da Batalha e a Câmara Municipal da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia (MCCB) e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), reforçam as relações de vizinhança na dinamização de um programa conjunto, com iniciativas nos três espaços culturais. No domingo, dia 3, tem lugar uma visita sensorial no CIBA, destinada ao público geral e que conta com a especial colaboração dos associados da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal). Com a iniciativa, pretende-se explorar o espaço onde se travou a Batalha de 1385 e partilhar experiências sensoriais que apelem aos sentidos, numa atividade de sensibilização para a deficiência visual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Competiçao Portugal’s Future Hoteliers Summit recebe estudantes de todo o País
Estudantes do IPL arrebatam 1º e 3º lugares
na maior competição nacional de hotelaria
O Politécnico de Leiria esteve mais uma vez em destaque no Portugal’s Future Hoteliers Summit (PFHS), onde os seus estudantes arrebataram o primeiro e o terceiro lugares. A terceira edição do PFHS, aconteceu no Monte da Quinta Resort, na Quinta do Lago, e reuniu cerca de 40 estudantes da área do Turismo e Hotelaria, de 12 instituições de ensino superior portuguesas. Esta é a maior competição nacional de hotelaria para estudantes que pretende incentivar a colaboração entre estudantes e players da indústria hoteleira, procurando ser uma forma de discussão e concretização de ideias e projetos que permitam resolver problemas e desafios que este setor enfrenta na atualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Relatório indicia sucesso do Like Saúde
a prevenir comportamentos de risco
As conclusões sobre as atividades realizadas no âmbito do projecto Like Saúde revelam sinais de sucesso junto dos mais novos na prevenção de comportamentos de risco, segundo dados revelados durante a apresentação do projecto para 2017/2018.Segundo o relatório, “as diversas ações de caráter formativo e preventivo contribuíram para o aumento do nível de conhecimento dos alunos nas temáticas do tabaco, substâncias psicoativas e álcool, corroborando a eficácia das intervenções realizadas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pai Natal chegou à vila a bordo do emblemático camião da empresa americana de bebidas
Coca-Cola associa-se a Óbidos Vila Natal
Óbidos Vila Natal foi inaugurada esta quinta-feira com uma novidade. Para a abertura do local mais natalício do país, o Pai Natal escolheu conduzir o camião Coca-Cola, a bordo do qual chegou a Óbidos no dia 30 de novembro, às 18h, de onde seguiu para uma parada pelas ruas da vila, acompanhado pelos seus ajudantes ao som do hino da marca, “Taste the Feeling”. A Coca-Cola conta com várias atividades na Óbidos Vila Natal 2017, onde se incluem desfiles de Natal, pista e rampa de gelo e vários elementos decorativos que assinalam a época natalícia. Wuant e Pi, youtubers portugueses, participam na campanha com várias surpresas e desafios..É a primeira vez que a marca está presente nesta iniciativa, onde se esperam mais de 150 mil visitantes até o dia 31 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 23 de dezembro
Música anima Natal leiriense na Sé, Convento da Portela e Centro de Diálogo Intercultural
São muitos os concertos que nesta quadra vão alegrar o Natal dos leirienses e que se realizam no Convento da Portela, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – CDIL e na Sé de Leiria. Desde a música clássica, à música ligeira passando pelo jazz, a oferta musical foi idealizada a pensar em todos. No dia 02, Leiria vai assistir à grande animação do Combate de Bombos Tocándar, pelas 16 horas, junto à Fonte Luminosa. No dia 8, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - CDIL (na antiga Igreja da Misericórdia) recebe pelas 16 horas o espetáculo “Canções de Natal – As escolhas da cantora lírica Adriana Paraíso”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com atividades para crianças e famílias
Natal do Cadaval vai ter animação no centro
da vila
Com a entrada do mês de dezembro, chega ao Cadaval a habitual animação natalícia, com atividades para diferentes idades, de cariz lúdico e também solidário, a realizarem-se em diversos espaços do município. Nesta quadra, o Pai Natal voltará a espalhar magia e a entregar presentes à pequenada no centro da vila, núcleo central da animação. O Natal chega oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acenderá a árvore de natal na zona central do Cadaval, bem como as luzes nas principais ruas da vila cadavalense, com sonorização musical das mesmas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Passagem de Ano de S. Martinho do Porto volta a ter fogo de artifício a partir das águas da Baía
Celebrar a Passagem do Ano 2017-2018 na magnífica Baía de São Martinho do Porto volta a ser uma opção para milhares de pessoas. Uma vez mais, a Concha Azul, encher-se-á de cor e de luz para comemorar o início do Ano Novo com um deslumbrante espetáculo de fogo de artifício sincronizado com música e realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas na Baía. A partir das 22h do dia 31 de dezembro, ao longo de toda a Avenida Marginal, promete-se uma noite preenchida com muita música e animação a partir dos dois palcos instalados para o efeito, o palco 1 na Praça Frederico Ulrich terá a atuar David Antunes & Midnight Band e a Banda Time e o palco 2, mais a sul, será animado por DJ’s.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar para ajudar - Espetáculo solidário
José Cid e amigos cantam em Leiria para ajudar as vítimas dos incêndios da região
Mais uma vez a solidariedade não tem limites e nos momentos mais difíceis todos são poucos para ajudar. José Cid e Amigos vão cantar no palco do Teatro José Lúcio da Silva para ajudar as vítimas dos incêndios da região, através da receita de bilheteira angariada, que por sua vez, será entregue à CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria que está solidária neste momento difícil por que estão a passar as vítimas do incêndio que deflagrou na região norte do Distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita
Ana Simão apresenta no Cartaxo o livro
“A Menina dos Ossos de Cristal”
No dia 2 de dezembro, sábado, às 16h00, a autora Ana Simão vai estar na Biblioteca Marcelino Mesquita para apresentar o livro A Menina dos Ossos de Cristal – lançado nos primeiros meses de 2014, pela Guerra e Paz Editores e integrado no Clube do Livro SIC. Ana Simão é portadora de uma doença rara, osteogénese imperfeita (OI), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro ou de cristal, licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE, Ana Simão trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções na área da cultura, turismo e ação social, escreve para a revista da APOI (Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita) e para a Associação Salvador.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados manifestam ao Governo reserva face às restrições anunciadas na utilização dos monumentos
Assembleia Municipal da Batalha recusa restrição total na utilização dos panteões
A Assembleia Municipal da Batalha aprovou, por unanimidade, expressar ao Governo, através do ministro da Cultura, forte preocupação e elevada reserva face às recentes declarações daquele governante no âmbito da polémica em torno do jantar de encerramento da Web Summit, em Lisboa, ocorrido no Panteão Nacional. Em entrevista ao Jornal Expresso, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes afirmou que pretende vedar, de forma restritiva, “os três panteões a utilizações festivas e qualquer serviço de refeições ou catering”. Na mesma entrevista, o governante defende que os valores das tabelas de aluguer destes espaços é muito baixa e que será aumentada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sé Catedral de Santarém recebeu a tomada de posse
D. José Traquina tomou posse como 3º Bispo
de Santarém
A Sé Catedral de Santarém, recebeu na manhã de sábado, dia 25 de novembro, a tomada de posse de D. José Augusto Traquina Maria, novo bispo de Santarém, numa cerimómia que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, vereadora da Câmara de Santarém, Joaquim Neto, presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, D. Manuel Pelino – II Bispo de Santarém, Padre Joaquim Ganhão, e entidades civis e religiosas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato à presidência do PSD visitou a XIX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Pedro Santana Lopes em Alcobaça: “Oferecia uma caixa de doces conventuais a Rui Rio”
Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro e candidato à liderança do PSD nas eleições diretas marcadas para 13 de janeiro, visitou no dia 26 de novembro a XIX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que se realizou no Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça. Pedro Santana Lopes, que concorre contra Rui Rio, veio provar os doces conventuais e aferir do apoio popular que tem na região. A acompanhar Pedro Santana Lopes esteve Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, bem como vários elementos da concelhia local, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, e representantes da concelhia do Bombarral do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades decorrem entre os dias 1 e 22 de dezembro
Bombarral proporciona “Um Sonho de Natal” aos visitantes da vila
A partir de sexta-feira, dia 1 de dezembro de 2017, o Município do Bombarral irá proporcionar aos bombarralenses e a quem visitar a vila “Um Sonho de Natal” com várias iniciativas que prometem alegrar e animar este período festivo, que se vai prolongar até dia 22. A abertura oficial deste evento está agendada para as 15 horas do primeiro dia de dezembro, com a inauguração, na Praça do Município, da “Árvore dos Sonhos”, na qual todos são convidados a depositar uma mensagem, bem como do Mercado de Natal, espaço onde os visitantes irão com certeza encontrar muitas sugestões de presente para colocar no sapatinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Sérgio Godinho apadrinha em Ourém
a “Tarde da Diferença “
O Grupo da Diferença que congrega as instituições do Município de Ourém que intervêm na área da deficiência, está a promover a edição de 2017 da “Tarde da Diferença”, iniciativa que este ano vai ter como padrinho o conhecido cantor e compositor Sérgio Godinho. A “Tarde da Diferença” vai realizar-se no dia 3 de dezembro, às 15h00, no Cineteatro Municipal de Ourém. Além da participação de Sérgio Godinho, o público poderá assistir às diversas atuações das instituições que compõem o Grupo da Diferença, neste evento que pretende assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço está aberto até ao final do ano de forma gratuita
Parque de campismo e caravanismo já abriu ao público em Alcobaça
O parque de campismo de Alcobaça foi aberto ao público no dia 23 de novembro, após obras de requalificação, que permitem agora que o parque seja usado pela população em geral, campistas ou caravanistas. Com um investimento de 318 mil euros, com uma comparticipação de 250 mil euros, que contou com a mudança no sistema de abastecimento de água, a criação de uma estação de lavagem de autocaravanas, melhoria dos espaços para campismo, casas de banho públicas e caminhos pedestres, o antigo Parque de Campismo estará aberto té ao final do ano de forma gratuita, sendo intenção do município que a sua gestão fique a cargo da UFAV – União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, que irá analisar a proposta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“No tempo de gente importante como nós”
Fleming de Oliveira apresentou dicionário
de personalidades alcobacenses
O livro “No tempo de gente importante como nós”, da autoria de Fleming de Oliveira, foi apresentado, no dia 18 de novembro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça. Estiveram presentes José Eduardo Reis de Oliveira e Piedade Neto, jornalistas locais e amigos do autor, e Natércia Inácio, presidente da Associação Amigos das Letras, que enalteceram o labor do autor na compilação deste dicionário de personalidades do concelho de Alcobaça do último meio século. Natural do Porto, o advogado e ex-deputado do PSD, de 72 anos, radicou-se em Alcobaça por alturas do 25 de Abril, tendo iniciado a sua vida política com a Revolução dos Cravos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de novembro a 31 de dezembro
Óbidos Vila Natal regressa com duas pistas
de gelo entre o Pólo Sul e o Pólo Norte
Começa já dia 30 de novembro mais uma viagem ao mundo do Natal, em Óbidos. O evento Óbidos Vila Natal volta a trazer o brilho desta quadra, recriando o Natal tradicional. Presépio, árvores, luzes, espetáculos, animação e o Pai Natal serão os ingredientes deste evento, que se prolonga até dia 31 de dezembro. O Obidos Vila Natal terá espetáculos surpreendentes que irão desenrolar-se em dois palcos existentes no recinto, do Pólo Sul ao Pólo Norte. entre marionetas e malabarismos, magia e animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o Prémio Fundação António de Almeida, Prémio Joaquim Veríssimo Serrão – 2017
Livro “Forais de Leiria” distinguido
pela Academia Portuguesa de História
Por decisão do júri, o livro “Forais de Leiria”, editado pela Textiverso, de Leiria, e coordenado cientificamente pelo Prof. Doutor Saul António Gomes, foi distinguido pela Academia Portuguesa de História com o Prémio Fundação António de Almeida, Prémio Joaquim Veríssimo Serrão – 2017, para História. Este livro, de 496 páginas, foi apresentado no dia 21 de Maio de 2017 no Arquivo Distrital de Leiria e tem como autores Saul António Gomes, Mário Rui Simões Rodrigues, Paula Cândido e Ana Teresa Rodrigues. Teve o apoio de Ricardo Charters d’Azevedo, do Palácio Cadaval (Évora) e do Arquivo Nacional Torre do Tombo / Arquivo Distrital de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em bodyboard open e dropknee
Manuel Centeno e Hélio Conde vencem Peniche Bodyboard Meeting
A Capital da Onda, Peniche, recebeu no fim de semana de 18 e 19 de novembro, os melhores bodyboarders nacionais para o Peniche Bodyboard Meeting 2017, nas derradeiras etapas dos Circuitos Nacionais de Bodyboard Open e Drop Knee da Federação Portuguesa de Surf. Um espetáculo de bodyboard com excelentes ondas na Praia do Pico da Mota em Peniche marcou o encerramento do circuito nacional de Bodyboard. Domingo foi o dia de todas as decisões e, mais uma vez, com excelentes ondas. Manuel Centeno em Bodyboard Open e Hélio Conde em Dropknee vencem as respetivas categorias. O atleta da casa, Hélio Conde, obteria ainda um terceiro lugar na categoria de BB Open.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do programa de animação de Natal
Pai Natal chega sábado às Caldas da Rainha
Às 11h30 de sábado, 25 de novembro, o Pai Natal vai chegar às Caldas da Rainha acompanhado dos seus 50 empenhados duendes que irão ajudá-lo na missão de provocar muitos sorrisos ou não fosse este o “Natal dos Sorrisos – o melhor do Natal é aqui!” Esta é outra das ocasiões muito esperadas do programa de animação de Natal nas Caldas da Rainha, levando centenas de pessoas à rua para assistir e participar nesta iniciativa. O Pai Natal chega à cidade e durante as próximas semanas instala-se na sua casinha, na Rua Almirante Cândido dos Reis, que será palco de muitas iniciativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro infantojuvenil
“Quem tem medo do bicho Matematicão?" apresentado na Biblioteca Municipal de Leiria
O livro infantojuvenil "Quem tem medo do bicho Matematicão?" vai ser apresentado no próximo sábado, dia 25 de novembro, às 16 horas, a sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Escrito por Helena Pereira e ilustrado por Tânia Bailão Lopes, “Quem tem medo do bicho Matematicão?” conta a história do bicho da matemática e mostra que a matemática está em todo o lado e pode mesmo ser muito divertida, ao contrário do que muitos possam pensar. Helena Pereira, psicóloga e dedicada ao acompanhamento de crianças em idade escolar, apresenta o seu primeiro livro para as crianças e jovens que tão bem conhece, desconstruindo o preconceito da dificuldade da matemática.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 25 de novembro
Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria promove jantar de angariação de fundos
A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria promove um jantar de angariação de fundos a realizar este sábado, dia 25 de novembro, a partir das 20 horas, no Restaurante O Casarão, em Leiria. O Jantar Solidário de Natal é um evento anual e tem por objetivo a angariação de fundos e donativos para os projetos mais urgentes da APPC-Leiria, neste caso, a construção d’“A Quinta dos Trevos e Amigos” e a criação do “Centro de Consultas Médicas de Especialidade”. Este ano será ainda apresentada a "Operação Sorrisos às Cores" - projeto desenvolvido entre julho e dezembro, cofinanciado pelo programa de financiamento a projetos pelo Instituto Nacional de Reabilitação, IP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-presidente da Câmara da Azambuja
Joaquim Ramos apresenta o seu terceiro livro
O ex-presidente da Câmara Joaquim António Ramos vai apresentar o terceiro livro da sua autoria, no dia 25 de novembro de 2017, às 17h30, no Auditório do Páteo Valverde, na Azambuja. Joaquim António Ramos tem 66 anos e vive em Azambuja, onde nasceu e a cuja Câmara presidiu durante 12 anos. Licenciado em Economia, foi professor universitário, responsável durante mais de duas décadas pelo sector de Ambiente do Município de Lisboa, consultor de diversas empresas especializadas em Ambiente e desenvolveu diversos trabalhos nesta área, nacional e internacionalmente. Foi, durante dois mandatos, coordenador do Comité de Ambiente das Eurocities, sediado em Bruxelas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Auditório do novo edifício dos Paços do Concelho não era funcional
Assembleia Municipal de Ourém regressa às antigas instalações dos Paços do Concelho
O salão nobre do antigo edifício dos Paços do Concelho recebeu uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Ourém no dia 20 de novembro, onde além da apresentação do novo espaço dedicado a estas sessões, foi aprovado o regulamento do novo cartão do Deputado Municipal e também o regulamento para as futuras transmissões online e em direto da Assembleia Municipal. Recorde-se que, devido a um erro de planeamento, a sala destinada à Assembleia Municipal no novo edifício dos Paços do Concelho não contemplava o espaço destinado aos vereadores, obrigando os autarcas a sentarem-se de forma improvisada na sala.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Dezembro
Pista de Gelo instalada junto ao Mosteiro
é aposta do Natal na Batalha
Uma pista de gelo natural com 200 metros quadrados, espetáculos de circo, sessões de cinema infantil e um grande concerto natalício no Mosteiro da Batalha são os principais destaques do programa “O Natal na Batalha tem brilho”. Para além das iluminações natalícias que ligam já no próximo sábado, 25 de novembro e se prolongam até 07 de janeiro, o programa festivo de animação da quadra natalícia compreenderá diversas ações de animação de rua, atividades para crianças, atividades desportivas de cariz solidário e uma exposição de animais da quinta, a que se juntam diversas promoções a realizar pelos comerciantes da Vila da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
“All Dance” da ESECS convida todos a dançar
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL) convida todos a dançar nas aulas abertas do projeto “All Dance Leiria”. O programa inclui oito aulas semanais de danças tradicionais até 22 de dezembro, abertas à comunidade, incluindo três que são desenhadas especificamente para públicos especiais - seniores, pessoas com deficiência visual ou com multideficiência -; e uma mega aula de dança, no dia 30 de novembro. As danças tradicionais, portuguesas e estrangeiras, ensinadas, serão de fácil aquisição e com uma forte componente de trabalho em equipa (de roda, quadrilhas ou em linhas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Banco Local de Voluntariado do Município de Alcobaça aceitou o desafio
Câmara de Alcobaça agradece a voluntários do Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou, pelo sexto ano consecutivo, um desafio ao Banco Local de Voluntariado do Município de Alcobaça para a participação no Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O peditório decorreu de 1 a 5 de novembro de 2017, nas diversas freguesias do Concelho de Alcobaça, contando com a participação de 90 voluntários/as, não só do Banco Local de Voluntariado do Município de Alcobaça mas como também do Agrupamento de Escuteiros
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de São Bento foi a primeira a receber Executivo municipal
Município de Porto de Mós promove reuniões
de câmara descentralizadas
O novo Executivo da Câmara Municipal de Porto de Mós pretende implementar uma estratégia de descentralização e de coesão territorial, motivo pelo qual realizará reuniões de câmara descentralizadas, uma vez por mês, em cada uma das freguesias do concelho, garantindo a presença de todo o Executivo nas Juntas de Freguesia, pelo menos uma vez de 10 em 10 meses. A freguesia de São Bento foi a primeira a acolher a Reunião de Câmara do Município de Porto de Mós, no dia 9 de novembro, pelas 14h30, na sede da Junta de Freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Gostar de Constância”
Auditório do Centro Ciência Viva celebra aniversário da Notável Vila da Constância
Faz no dia 7 de dezembro de 2017, 7 anos que o Gostar de Constância ocupa já o seu lugar no calendário dos eventos culturais do concelho. Realiza-se sempre a 7 de dezembro por se tratar de uma data de grande relevância histórica para a comunidade, visto ter sido nesse dia, em 1836, que a rainha D. Maria II, satisfazendo um pedido apresentado pela população, mudou o nome da vila de Punhete, que tinha há séculos, para Notável Vila da Constância. Na edição deste ano, que terá lugar no auditório do Centro Ciência Viva de Constância, a partir das 20h30, serão homenageados a Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, a Associação Casa-Memória de Camões e o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço está também adaptado para caravanismo
Parque de Campismo de Alcobaça reabre
no dia 22 de novembro
O parque de campismo de Alcobaça vai reabrir no dia 22 de novembro, podendo receber campistas e caravanistas A informação foi avançada por Paulo Inácio, durante a reunião de câmara de 13 de novembro, em resposta a Carlos Bonifácio, vereador do CDS, que questionou sobre a atual situação do espaço e o facto dos caravanistas que visitam a cidade estarem a pernoitar em espaços inadequados como a Cova da Onça ou o estacionamento do Merco Alcobaça. Segundo o edil, a autarquia irá reunir com a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, por forma a decidir quem será a entidade responsável pela gestão da infraestrutura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do PSD interpelou ministro da Agricultura
Duarte Marques propôs e Governo concordou com formação em Proteção Civil para autarcas
O deputado Duarte Marques propôs ao ministro da Agricultura a organização de um plano de formação para autarcas em matéria de proteção civil e combate aos incêndios. Recordando a formação em combate a incêndios que foi dada recentemente a alguns membros do Governo, o parlamentar do PSD lembrou que os autarcas são os principais responsáveis pela proteção civil nos seus concelhos não tendo necessariamente formação especial para isso. O deputado eleito pelo distrito de Santarém deu o exemplo do Governo anterior que criou o programa Capacitar para dar formação em gestão aos autarcas que estivessem interessados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Foi uma etapa dura”, disse ainda o vencedor da prova.
José Sousa e Marion Kim Mangrobanga vencem 43ª Meia Maratona da Nazaré
José Sousa venceu a 43ª Meia Maratona Internacional da Nazaré (MMIN)ao cortar a meta em 1:12:24. O atleta da União Clube Eirense participou pela primeira vez nesta corrida que classificou como “boa e com uma massa humana fantástica”. “Foi uma etapa dura”, disse ainda o vencedor da prova. Marion Kim Mangrobanga foi a vencedora feminina da mãe das Meias-Maratonas em Portugal. A triatleta fez a prova em 1:26:27. “Foi uma prova muito difícil. O vento não ajudou, mas cumpri os meus objetivos”. Na prova dos 10 km, Octávio Vicente e Andreia Ferrum cortaram a meta em primeiro lugar, nas categorias masculino e feminino, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Fleming de Oliveira apresenta sábado livro
“No tempo de gente importante como nós”
Fleming de Oliveira apresenta este sábado, dia 18 de novembro às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu livro “No tempo de gente importante como nós”. O advogado, ex-deputado do PSD e historiador local publica neste livro as biografias de centenas de figuras ilustres da vida social e política de Alcobaça dos últimos 50 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Posto de Turismo do Sítio muda para novas instalações no Santuário
O Posto de Turismo do Sítio mudou de instalações. O serviço de prestação de informações sobre acontecimentos e locais de interesse turístico, gastronómico ou paisagístico, e outros, a visitantes e turistas passou para a ala esquerda do Santuário. A funcionar desde maio deste ano, o Posto do Sítio recebeu 12.692 visitantes até outubro, conseguindo alcançar segmentos de mercado com pouca expressão no balcão do edifício do mercado municipal. O turismo religioso, pela proximidade ao Santuário e a elementos ligados ao milagre de N. S. Nazaré, foi o mais significativo. Seguiram-se os pedidos de informação sobre as ondas grandes e o Ascensor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No mundo de trabalho
Município de Leiria, escolas e associações apoiam integração de jovens com deficiência
Um projeto com o objetivo de promover a integração de jovens com incapacidade ou deficiência no mundo de trabalho vai ser desenvolvido no concelho de Leiria, na sequência de um protocolo assinado esta quarta-feira pelo Município de Leiria, escolas e associações. Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou a importância do Projeto “Futuro Já” na integração de jovens na vida ativa, tal como o papel das instituições participantes para o sucesso desta iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Avenida D. Afonso Henriques já tem 1ª Fase da Empreitada de requalificação consignada
A Avenida D. Afonso Henriques já tem 1ª Fase da Empreitada de requalificação consignada. Esta 1ª Fase, com prazo de execução de 100 dias, e estimativa orçamental para elaboração do projeto de execução de 240 819,21 euros, vai intervir na Avenida Grupo de Forcados Amadores de Santarém para poente, entre o Campo Infante da Câmara e a Rua Padre João Rodrigues Ribeiro, com o objetivo de possibilitar aos munícipes uma utilização mais eficiente das infraestruturas existentes, após a abertura do Centro Escolar do Sacapeito, de modo a criar melhores condições de acesso viário ao local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surfista australiano ofereceu uma das suas pranchas
Ross Clarke-Jones já está na Surfer Wall:
“A Nazaré é a oitava Maravilha do Mundo"
Ross Clarke-Jones já está representado na Surfer Wall do Forte de S. Miguel Arcanjo através de uma das suas pranchas. A lendária fama de surfista destemido, caçador de tempestades e aventureiro ficou, na sexta-feira, dia 10 de Novembro, na parede museológica dedicada aos desportos de ondas. “É uma honra fazer parte da história do surf na Nazaré”, disse Ross Clarke-Jones.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo prepara-se para mudanças no clima
CIMLT já prepara Plano de Adaptação
às Alterações Climáticas na Lezíria do Tejo
No dia 8 de novembro, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) foi palco do 1º Workshop do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Lezíria do Tejo. A atividade contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas, dos setores agrícola, florestal, ambiental, da saúde, da água, da investigação e do planeamento. O objetivo foi caracterizar eventos climáticos passados e a sua perceção social e promover a partilha de experiências e interação dos diferentes atores sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo investe mais de 35 mil euros para devolver “segurança e sustentabilidade ao edifício”
Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita reabre depois de obras de requalificação
O fim de tarde do dia 11 de novembro foi recebido na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, como um “dia há muito esperado. Hoje realiza-se um sonho de muita gente e que tem uma longa história”, conforme assegurou Miguel Montez Leal – que presidiu à Comissão das Comemorações do Bicentenário do Concelho –, na inauguração da que passará a ser a exposição “residente do Salão das Artes”. Vinte e nove obras assinadas por Eduardo Rosa Mendes, Jorge Maltieira e José Tagarro, pintores naturais ou residentes no Cartaxo, de um total de cinquenta doadas pelos artistas à Câmara Municipal, estão agora reunidas num só espaço “com a dignidade que lhes devemos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Santarém e Área Oeste
Presidentes da JSD da região apoiam Rui Rio
Rui Rio conta já com o apoio pessoal dos líderes de 10 estruturas distritais da JSD de todo o país, entre os quais Renato Guardado, da Distrital de Leiria, Tiago Carrão, da Distrital de Santarém e Jorge Faria de Sousa, da Distrital de Lisboa - Área Oeste. A candidatura do candidato à presidência do Partido social Democrata garante contar já com numerosos apoios de diversos militantes e estruturas da JSD, a que se juntam agora mais estes 10 presidentes distritais da JSD, que, a título pessoal, afirmam em uníssono que é hora de agir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 5 de novembro
Rio Maior já tem novos campos de ténis e padel
No domingo, dia 5 de novembro, foram inaugurados os novos Campos de Ténis e Padel no Complexo Desportivo de Rio Maior. A construção destes campos veio dar resposta a uma solicitação da população, reforçando a oferta deficitária de campos de ténis no concelho. Apostou-se ainda na construção de um Campo de Padel, uma modalidade desportiva cada vez mais popular e que conquista novos praticantes de ano para ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caminhada solidária “Reconstruir para o Futuro”
Farmácia Guerra Pedrosa organiza caminhada para apoiar vítimas dos incêndios
Para apoiar as vítimas dos incêndios na região de Leiria, a Farmácia A. Guerra Pedrosa, em Vieira de Leiria, Marinha Grande, desafia os seus utentes a participar na caminhada solidária “Reconstruir para o Futuro”, no dia 19 de novembro, às 9h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Farmácia. Por cada inscrição, a Farmácia A. Guerra Pedrosa doará 1 “farma”, sendo que cada participante pode também contribuir com uma doação de valor facultativo. O total dos donativos angariados nesta ação será convertido em bens para recuperação das habitações da população afetada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Casa Museu João Soares
Cortes recebe mostra "Cartazes de Propaganda Chinesa - A Arte ao Serviço da Política"
A Casa Museu João Soares, nas Cortes, Leiria, inaugura esta sexta-feira, dia 17 de novembro, às 18h30, a exposição - "Cartazes de Propaganda Chinesa - A Arte ao Serviço da Política". A mostra é promovida pela Fundação Mário Soares, Fundação Oriente e Câmara Municipal de Leiria, estando patente ao público até ao dia 25 de fevereiro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã recebe maior modelo de dinossauro do Parque
Dinossauro Lourinhasaurus com 23 metros chega ao Dino Parque a 20 de novembro
Chegam à Lourinhã no dia 20 de novembro os últimos modelos dos dinossauros daquele que é o maior museu ao ar livre em Portugal: o Lourinhanosaurus e o Lourinhasaurus. Com estes dois modelos de dinossauros, o Dino Parque fica completo, com 120 modelos, que poderão ser visitados pelo público no início de 2018 e o qual irá proporcionar uma verdadeira viagem de milhões de anos à descoberta de outros mundos e observar alguns dos mais famosos dinossauros, como o Triceratops, Iguanodon e o Tyrannosaurus Rex, o mais perigoso de todos os predadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 13 a 17 de Novembro
Biblioteca de Tomar celebra 20 anos com Jorge Serafim e evocação de Cartaxo da Fonseca
O 20º aniversário da Biblioteca Municipal de Tomar, nas actuais instalações, vai ser comemorado com uma vasta programação ao longo da próxima semana, que dará mais uma vez realce ao seu patrono, António Cartaxo da Fonseca, insigne bibliófilo tomarense que doou a esta casa mais de 60 mil volumes, incluindo muitas raridades. Assim, será reeditada uma brochura alusiva, que reproduz um artigo alusivo de Fernando de Araújo Ferreira, bem como diversas fotografias antigas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relatório da OCDE revela indicadores de saúde
Portugal é o quarto país com mais pessoas
com demência
A Alzheimer Portugal está preocupada com o aumento da prevalência dos casos de demência em Portugal. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acaba de revelar que Portugal é o quarto país com mais casos de demência por cada 1000 habitantes (19,9). “A demência é um desafio enorme para muitas famílias, e, infelizmente, a grande maioria das pessoas não reconhece ainda que existem comportamentos que podemos adotar e que podem funcionar como fatores protetores contra as demências, tais como controlar a tensão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue”, explica José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 11 e 12 de novembro
Tomar recebe durante três dias as Jornadas
de Esgrima Histórica
Tomar vai receber este fim de semana as Jornadas de Esgrima Histórica, numa iniciativa da associação Thomar Honoris, da Hema Portugal e do Município de Tomar, em colaboração com diversos parceiros. A iniciativa decorre em vários pontos da cidade, com conferência e exposição no Complexo Cultural da Levada, a partir de sexta-feira, dia 10, e a prática de esgrima no pavilhão Municipal Cidade de Tomar no sábado, 11 e domingo, 12.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário-geral da OMT e ministro da Economia serão oradores
Congresso Internacional de Turismo Religioso
e Peregrinação conta com 500 participantes
O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, evento de alcance internacional organizado pelo Município de Ourém em parceria com a Organização Mundial de Turismo (OMT) e com o apoio do Ministério da Economia de Portugal, tem já mais de 500 participantes confirmados que rumarão a Fátima nos dias 22 e 23 de novembro. Este evento vai contar com a participação dos mais altos representantes dos países membros da OMT, bem como reconhecidos oradores e ilustres participantes vindos dos quatro quadrantes do mundo, além do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, e do ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Faria de Sousa manifesta apoio pessoal
Presidente da JSD Lisboa-Área Oeste declara apoio a Rui Rio
Jorge Faria de Sousa, presidente da JSD Lisboa-Área Oeste, declara o seu apoio pessoal à candidatura “É Hora de Agir”, liderada por Rui Rio à liderança do PPD/PSD. O jovem social-democrata entende que, “o Dr. Rui Rio tem um projeto para o PPD/PSD, é fundamental abrir o partido à sociedade civil, promover o debate de vários temas com militantes e com outras pessoas que queiram dar o seu contributo e trabalhar por uma maior implementação territorial das estruturas locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após cair da prancha
Presidente da Câmara da Nazaré efetua visita
ao surfista acidentado Andrew Cotton
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, efetuou, esta quinta-feira, 9 de Novembro, uma visita de cortesia ao surfista Andrew Cotton, que se encontra internado numa unidade hospitalar próxima. O atleta britânico protagonizou um wipeout arrepiante ao ser surpreendido pela força de uma onda poderosa e arremessado para fora da prancha, na última quarta- feira. “Apesar do aparatoso acidente, fiquei bastante agradado ao ver que mantém a boa disposição e a forte vontade de regressar rapidamente ao mar, e à praia do Norte”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério responde ao deputado socialista António Sales
Governo negoceia novos quartéis da GNR
em Peniche e Óbidos e da PSP em Leiria
O deputado socialista António Sales perguntou, no dia 7 de Novembro, ao ministro da Administração Interna se os postos territoriais da GNR de Peniche, de Óbidos e de Pedrógão Grande estão nas prioridades de investimento do Governo. O parlamentar falava durante a audição de Eduardo Cabrita no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018. Ora, o parlamentar considera que no distrito de Leiria a prioridade de investimento deve ir para os postos territoriais da GNR de Atouguia da Baleia, em Peniche, de Óbidos e de Pedrógão Grande, bem como para o comando distrital de Leiria da PSP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com ondas acima dos 10 metros
Ondulação grande junta Big Riders mundiais
na Praia do Norte
A entrada de uma ondulação muito grande criou boas condições para surfar, com ondas acima dos 10 metros nos sets maiores, e algum vento NE a permitir side-offshore. Mais de 20 Big Riders mundiais não faltaram à chamada, e apanharam ondas que os podem ter colocado na corrida aos Big Wave Awards (óscares das ondas grandes). O dia 8 de novembro ficou, também, marcado pelo wipeout arrepiante do surfista britânico Andrew Cotton, que foi surpreendido pela força de uma onda poderosa e arremessado para fora da prancha. Os procedimentos de segurança disponibilizados pelo Município foram imediatamente acionados, e o surfista assistido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poluição no Rio Tejo tem-se agravado
Duarte Marques acusa Governo de reduzir verbas de entidades fiscalizadoras do Ambiente
O deputado do PSD Duarte Marques questionou, no dia 8 de Novembro, o ministro do Ambiente sobre os problemas ambientais no distrito de Santarém, em particular o rio Tejo e os problemas de poluição de Torres Novas e Alcanena. Para Duarte Marques o “discurso do Governo não tem nada a ver com o Orçamento que propõe, a fiscalização será ainda menor em 2018”. O mais recente episódio de poluição de peixes mortos levou o Deputado do PSD a voltar a questionar o ministro pela falta de ação no combate a este flagelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR identifica em Camarate suspeito de furto em interior de residência na Caranguejeira
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, identificou, no dia 8 de novembro, em Camarate, um indivíduo de 22 anos, por furto em interior de residência. No âmbito de uma investigação por furto em interior de residência, que ocorreu no dia 31 de outubro, em Caranguejeira - Leiria, foi identificado o suspeito, que permitiu o cumprimento de um mandado de uma busca domiciliária e uma não domiciliária, em Camarate – Loures, tendo resultado na apreensão de sete cartuchos de calibre 12; um anel em ouro; uma pulseira em ouro; dois álbuns com moedas colecionáveis; quatro quadros de parede, com moldura e pintados à mão; três pen USB; dois telemóveis; um relógio; um tablet; um televisor; uma máquina fotográfica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na vice-presidência mantêm-se Paulo Batista Santos e Célia Marques
Raul Castro reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Leiria
A primeira reunião do Conselho Intermunicipal, após a tomada de posse dos novos executivos dos Municípios, decorreu esta segunda-feira, 6 de novembro, com a instalação do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Leiria. A única lista foi aprovada por unanimidade, tendo Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, sido reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIM da Região de Leiria para o quadriénio de 2017-2021. Na vice-presidência mantém-se Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, a que se junta Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Circuito Mundial de Bodyboard termina com excelentes resultados para atletas nazarenos
O Circuito Mundial de Bodyboard de 2017 terminou com excelentes resultados e os atletas Praia do Norte já se preparam para a nova temporada, com objetivos renovados. António Cardoso sagrou-se o primeiro português, e nazareno, a vencer uma etapa do Circuito Mundial APB, erguendo a taça em casa, no Nazaré Pro 2017, prova do Grand Slam (4 a 11 de outubro). Os companheiros, Teresa Almeida e Dino Carmo deram mostras de grande capacidade de superação, mostrando a sua excelente forma em todas as provas realizadas durante a época, que se apresentou bastante exigente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições realizaram-se em todas as concelhias do distrito
Rui Rocha reeleito presidente da Distrital
de Leiria do PSD
Realizaram-se no sábado, dia 4 de novembro, as eleições para os diversos órgãos do PSD do distrito de Leiria. Destaca-se o facto de ter sido apresentada uma única lista a cada um dos órgãos, salientando-se o apoio e a participação de todas as concelhias do distrito de Leiria. Nestes termos, para a Comissão Política Distrital de Leiria foram eleitos para presidente Rui Rocha, vice-presidentes Hugo Oliveira e Teófilo Santos, secretário Pedro Pimpão, tesoureiro Valter Ribeiro, vogais Paulo Batista, João Barreiras Duarte, João Marques, Humberto Marques, Joaquim Pequicho, Gabriel Vala, Filipe Sales, Albano Morgado e suplentes Daniel Marques, Filipe Silva e Manuel Lourenço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Alma Vitis 2016” e “Velhos Tempos. Reserva 2015” venceram no sector dos vinhos
Carmitas vence concurso do Pastel de Feijão de Torres Vedras 2017
Decorreu no dia 4 de novembro, no Ô Hotel Golf Mar, a cerimónia de entrega de prémios dos concursos realizados no âmbito do Festival do Pastel de Feijão e do Festival do Vinho de Torres Vedras. Integrados na edição 2017 das Festas da Cidade, estes concursos distinguiram a Casa Benjamin, vencedora do concurso A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras, com a sobremesa “Benjamim Pé de Feijão”; e Carmitas, vencedora do Pastel de Feijão de Torres vedras 2017. “Alma Vitis 2016. Vinho DOP Torres Vedras”, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, foi o vinho branco vencedor e “Velhos Tempos. Reserva 2015. Vinho Regional de Lisboa”, da Adega Cooperativa da Carvoeira o vinho tinto premiado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Praceta Raul Lopes vai ser profundamente remodelada
A Praceta Raul Lopes, frente ao antigo Colégio Nuno Álvares, vai ser alvo de uma profunda remodelação que, não só pretende recuperar um espaço que tem vindo a perder alguma dignidade, mas transformá-lo numa praça mais ampla e convidativa. O projecto de execução para a requalificação dos espaços exteriores da Praceta Raul Lopes, que foi executado pela empresa PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagística, Lda., foi aprovado na reunião da Câmara de Tomar, e será sujeito ao procedimento de discussão pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro Eduardo Brazão e a Mata Municipal receberam o Halloween 2017
Halloween Walk 4 Fun atrai mais de 600 pessoas ao Bombarral com duas "zonas de susto"
A vila do Bombarral viveu na terça-feira, dia 31 de outubro de 2017, mais uma fantástica Noite das Bruxas com a realização da quarta edição da “Halloween Walk 4 Fun”, que juntou mais de seis centenas de participantes. Face à avalanche de pessoas que aderiram ao evento o ano passado, desta feita a organização, a cargo do Clube Desportivo do Bombarral, decidiu introduzir algumas alterações, a começar pela partida, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Externato Cooperativo da Benedita
Nuno Catita
Assédio Sexual: Sofrer em silêncio não é solução
Pedro Esteves
Sobre o “historiador municipal” de Alcobaça, Fleming de Oliveira
Valdemar Rodrigues
A propósito da tragédia do pinhal de Leiria, 2017
José Marques Serralheiro
Carta Aberta ao Ministro da Agricultura
Vítor Graça
Poupança: Promoções e Vales de Desconto
Joana Parracho
Estima-se que 8 em cada 10 pessoas terão um episódio de lombalgia ao longo da sua vida
Dr. Manuel Tavares de Matos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o