Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 89 Director: Mário Lopes Segunda, 28 de Setembro de 2020
Torres Vedras
Expotorres recebe primeira edição da Feira Caça, Pesca e Natureza do Oeste
O Parque Regional de Exposições (Expotorres), em Torres Vedras, acolherá a realização da I Feira Caça, Pesca e Natureza do Oeste, a decorrer entre 4 e 6 de Abril. Tendo noção da abundância de recursos cinegéticos, e sabendo da importância que as actividades de caça e pesca têm ao nível socio-económico e ambiental neste território, a Câmara Municipal de Torres Vedras organiza esta mostra, em colaboração com a Comissão Municipal de Cinegética; Promotorres, EEM; e a Federação das Zonas de Caça do Oeste - Oestecaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com reflorestação de uma área ardida em 2007
SOS Floresta: Câmara da Marinha Grande dinamiza actividades de sensibilização ambiental
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar a campanha “SOS Floresta - Vamos Manter a Floresta Viva”, no dia 1 de Abril, das 9h30 às 11h, num talhão da Mata Nacional, junto ao Parque de Merendas da Portela, freguesia de Marinha Grande. A iniciativa integra-se no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta e destina-se a alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Realiza-se na próxima semana, em virtude de decorrem as férias lectivas da Páscoa. No âmbito do “SOS Floresta” irá ser reflorestada uma área ardida em 2007, da Mata Nacional, situada junto ao Parque de Merendas da Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclo de caminhadas “Percorrer Montejunto(s)”
Percurso “Rota dos Moinhos” dia 29 de Março na Serra de Montejunto
Enquadrado no ciclo de caminhadas “Percorrer Montejunto(s)”, a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, através do Centro de Interpretação Ambiental, irá realizar na tarde do dia 29 de Março (sábado), o percurso “Rota dos Moinhos”, estando a decorrer as inscrições. O mencionado percurso está agendado para as 13h30 do referido sábado, tem uma distância a percorrer de 10 Km, sendo que o local de encontro será junto à igreja matriz de Vilar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter afirmado que o traçado iria ser revisto
Mário Lino promete linha do TGV a oeste
da Serra dos Candeeiros
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou, no dia 24 de Março, em Leiria, que a estação do TGV em Leiria é uma decisão que já está tomada há muito tempo e recordou que as estações no traçado do TGV foram definidas num diploma do Governo anterior. Apesar de ter afirmado, no dia 4 de Março, que o traçado iria ser revisto devido ao facto do novo aeroporto já não ficar localizado na Ota, Mário Lino vem agora dar o dito por não dito e afirmar que a linha de alta velocidade irá passar a oeste da Serra dos Candeeiros, dado ser o único traçado que permitirá uma estação em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o lema “Se não podemos vencê-los... vamos comê-los”
Festival Gastronómico de Lagostim de Rio decorre no mês de Abril em Ferreira do Zêzere
O concelho de Ferreira do Zêzere vai ser o local escolhido para o I Festival Gastronómico de Lagostim de Rio em Portugal, a ter lugar em Abril de 2008 nos restaurantes aderentes deste concelho, às sextas*, sábados e domingos. Apesar do conceito de festival gastronómico não ser uma novidade, o segredo está no ingrediente utilizado o Lagostim de Rio "procambarus clarkii", que nunca teve honras de cartaz num evento deste género no nosso País. Este lagostim vermelho que é considerado uma "praga biológica" por biólogos e pescadores, é também uma iguaria de requinte em países como a França, Alemanha, EUA e China.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da “VII Semana da Floresta”
Mais de mil alunos do Cadaval procuraram
o “sino de ouro”
A 7ª edição da “Semana da Floresta”, iniciativa que este ano decorreu na Serra de Todo-o-Mundo, terminou no dia 18 de Março. Cerca de 1200 alunos do concelho realizaram, ao longo de sete dias, um percurso temático dedicado à “lenda do sino de ouro”, e aprenderam um pouco mais sobre a importância da floresta, as energias renováveis e a popular lenda serrana, que prendeu, até ao fim, a atenção dos mais pequenos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Dia Mundial da Floresta
Câmara e juntas do concelho de Alcobaça propõem troca de papel velho por plantas novas
Trocar papel velho por plantas novas é a proposta que a Câmara Municipal de Alcobaça e as Juntas de Freguesias do Concelho lançam aos munícipes para comemorar o “O Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de Março”. Uma iniciativa que vem na sequência do projecto lançado em 2006 pelo Pelouro do Ambiente, que pretende abordar a questão da reciclagem de papel e sensibilizar os munícipes para a temática: “Por cada tonelada de papel reciclado poderemos evitar o abate de 15 árvores”. Através da colaboração das Juntas de Freguesias, a população está convidada a entregar uma pesagem de papel em troca de vasos com plantas. A troca é feita de acordo com a proporção referenciada na tabela (Confira aqui).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Políticos de Leiria estão contra petição entregue por autarcas e habitantes de Alcobaça
Paulo Inácio defende “direito à interrogação” no caso do traçado do TGV
O presidente da Assembleia Municipal e quatro presidentes de juntas de freguesia do concelho de Alcobaça promoveram, no dia 18 de Março, no Cine-Teatro de Alcobaça, uma conferência de imprensa, para desdramatizar o nervosismo que parece ter-se apoderado de alguns responsáveis políticos do distrito de Leiria, depois da entrega na Assembleia da República de uma petição contestando o traçado da linha de alta velocidade a oeste da Serra dos Candeeiros. Neste cenário político altamente volátil surgem rumores de que Rio Maior poderá ser alternativa a Leiria para acolher a estação do TGV.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Defendendo a preservação do Paul e Charneca de Ota
Alambi contra transformação dos terrenos
da Ota em zona industrial
A Alambi considera preocupantes as notícias que dão conta do interesse da Câmara Municipal de Alenquer na instalação de um parque empresarial nos terrenos da região de Ota para onde estava prevista a construção do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa. A autarquia pretende que o Governo, no âmbito das compensações pela não construção do aeroporto no local, levante os condicionalismos existentes que derivam da classificação RAN e REN, e possibilite a necessária alteração do uso dos solos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas criticam posição de deputados do PSD
Federação Distrital de Leiria do PS defende estação do TGV na Barosa
A Federação distrital do PS de Leiria, na sequência de informações contraditórias sobre o traçado definitivo do TGV na sua ligação Lisboa/Porto, reitera publicamente a sua posição de sempre que é “a defesa intransigente do traçado que consagra uma estação do comboio de alta velocidade em Leiria, mais concretamente, na freguesia da Barosa. O secretariado da Federação Distrital do PS entende que esta estação de TGV em Leiria é crucial para manter e amplificar o curso de desenvolvimento económico e o progresso desta região e do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da AARA não concorda com apoios selectivos à agricultura
Pedro Calado: “Os políticos não devem fazer futurologia”
Paulo Portas, presidente do CDS-PP foi o convidado da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça (AARA) para o encerramento da Feira Agrícola de Alcobaça, no dia 9 de Março. Paulo Portas dirigiu críticas ao ministro da Agricultura, a exemplo do anfitrião, que não concorda com o Plano Estratégico para a Agricultura traçado pelo Governo que aposta em áreas específicas da agricultura, como o olival, a vinha, a hortofruticultura e a floresta. Pedro Calado aconselhou o ministro a não fazer futurologia, lembrando que os cereais estão de novo em alta, depois de terem sido considerados um sector economicamente inviável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia em que um grupo de cidadãos entrega petição na Assembleia da República
Ministro das Obras Públicas admite alteração do traçado do TGV
Cerca de 30 cidadãos do concelho de Alcobaça entregaram no dia 4 de Março, na Assembleia da República, uma petição, que reuniu mais de cinco mil assinaturas, contra a passagem do TGV no concelho. A acção teve lugar no mesmo dia em que o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, admitiu que o traçado do TGV poderá ser revisto, uma vez que a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa deixou de ser na Ota. A encabeçar a comitiva à Assembleia da República esteve Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal (AM) e o primeiro subscritor da petição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Via de Cintura Interna será novo limite da cidade
A segunda fase da Via de Cintura Interna de Alcobaça foi inaugurada no dia 1 de Março, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras. Embora tenha características urbanas e rurais, a VCI irá ser patrulhada pela PSP em toda a sua extensão, por acordo entre a GNR e PSP. Gonçalves Sapinho sublinhou que a inauguração do segundo troço da VCI irá desviar o trânsito do centro da cidade, deixando os veículos de ter de passar junto ao Mosteiro de Alcobaça. O edil acredita que a VCI irá constituir um novo limite da cidade, permitindo também a sua expansão urbanística e desenvolvimento nos diversos domínios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Do Estado sem povo
Valdemar Rodrigues
Ser professor em Portugal
António Maduro
O Regicídio
Henrique Tigo
A crise na Educação!
Mário Nogueira
De jesuíta a “imperador”: erudição e pluralidade em António Vieira
Aldinida Medeiros
Porque a passagem do TGV é contra-natura
Por Jorge Alves
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o