Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 80 Director: Mário Lopes Sexta, 6 de Dezembro de 2019
Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas
Batalha acolhe Simpósio Iberoamericano
A Batalha recebe o Simpósio Iberoamericano sobre Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho, uma organização conjunta da Sociedad Española para La Defensa del Património Geológico y Minero, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e Sociedade Portuguesa de Espeleologia, com o patrocínio da Câmara Municipal da Batalha, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ministério da Ciência e Ensino Superior) e do INETI (Ministério da Economia e Inovação). À data presente está programada a apresentação de 36 comunicações orais e de 7 posters.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival terá lugar de 24 a 26 de Agosto
Moita Flores, Da Weasel e Mundo Secreto apresentaram Live Experiences in Alviela
Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, Gonçalo Terenas, da Global Share, empresa organizadora e produtora do Live Experiences in Alviela, Francisco Mendes, Relações Públicas deste Festival, apresentaram no dia 25 de Junho em conferência de imprensa em Lisboa, no restaurante Linha D’Água, o festival Live Experiences in Alviela que terá lugar em Vaqueiros, nos dias 24, 25 e 26 de Agosto. Além dos já referidos Da Weasel e Mundo Secreto, actuarão neste festival 4Taste, Xutos e Pontapés e Pedro Abrunhosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conclusão do LNEC
Faixa de risco da praia da Nazaré poderá ser reduzida
A faixa de risco da arriba da Nazaré, que obrigou à interdição de 100 metros da praia de banhos, poderá ser reduzida. Esta é a principal indicação dos ensaios de queda de graves ontem realizados no promontório da Nazaré, num âmbito de estudo de estabilidade da vertente sul realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Numa análise preliminar, baseada nos dados registados na observação da zona de impacto dos blocos, os responsáveis do LNEC consideram ser possível avançar rapidamente com uma recomendação no sentido da redução da actual faixa de risco, coadjuvada por uma intervenção na base do promontório, que passará pela execução de uma vala e de mota de retenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
LNEC realiza estudo de estabilidade
Arriba do Sítio da Nazaré com ensaios de queda de graves na quarta e quinta-feira
De 20 a 21 de Junho decorrem os ensaios de simulação da queda de graves da arriba da Nazaré. O estudo, promovido pela Câmara Municipal da Nazaré e desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pretende avaliar as condições de estabilidade da arriba sul do promontório da Nazaré. Para tal, serão efectuados, a partir da manhã de quarta-feira, ensaios de queda de blocos de betão, devidamente sinalizados, visando a medição do alcance do seu impacto na falésia e no areal da praia.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Santarém
Câmara Municipal aprovou Requalificação do Campo Sá da Bandeira – Jardim da Liberdade
A Câmara de Santarém aprovou no dia 4 de Junho, em sessão de Câmara, a abertura do concurso público para concepção, construção e exploração do parque público de estacionamento subterrâneo, no âmbito do projecto de construção do Jardim da Liberdade. O início da obra tem lugar na Av. do Brasil e está previsto para Agosto deste ano, e o jardim para Fevereiro de 2008, prevendo-se que o prazo de execução seja de 9 a 12 meses, tendo um investimento previsto de 6 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anunciado na visita a São Martinho do Porto
Água de Castelo do Bode chega em Agosto
à Região Oeste
O executivo municipal de Alcobaça efectuou uma visita a S. Martinho do Porto, no dia 9 de Junho, para mostrar as últimas novidades em termos de abastecimento e tratamento de água e obras de requalificação urbana da vila balnear. O município irá receber em breve água de Castelo do Bode, através da ligação Alcanhões/Póvoa de Santarém, seguindo para o Cadaval, através de 100 quilómetros de condutas e então distribuída para os vários municípios da Região Oeste. Rio Maior, Lourinhã e Peniche serão os primeiros a receber esta água, já em Agosto, seguindo-se Cadaval, Bombarral e Óbidos, depois Caldas da Rainha e, finalmente, Nazaré e Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Weasel, Pedro Abrunhosa, 4Taste, Xutos e Pontapés e Mundo Secreto já confirmados
Santarém palco de Festa de Pré-Apresentação do Live Experiences in Alviela
Santarém foi palco no dia 8 de Junho, da Festa de Pré-Apresentação do Festival Internacional de Música de Santarém Live Experiences in Alviela. Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, o conhecido apresentador Francisco Mendes, relações públicas do festival e Gonçalo Terenas, da Global Share, produtora do evento, reafirmaram que a edição deste ano, que terá lugar em Vaqueiros - Santarém, nos dias 24, 25 e 26 de Agosto, terá muitas surpresas, uma vez que se trata de um projecto inovador com um conceito diferente, ligado a uma problemática ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul e Quercus
Distrito de Leiria e Região Oeste distinguidos com 14 Bandeiras Azuis e 21 Praias de Ouro
Oito concelhos do distrito de Leiria e Região Oeste foram contemplados com a Bandeira Azul, num total de 14 praias: Alcobaça (1), Caldas da Rainha (1), Figueiró dos Vinhos (1), Nazaré (1), Lourinhã (2), Peniche (6), Pombal (1) e Torres Vedras (1). Também a Quercus decidiu atribuir um galardão às praias com qualidade boa entre 2001 e 2005 e qualidade sempre análises boas em 2005. Das 180 “Praias de Ouro” seleccionadas, 21 são do Distrito de Leiria e Região Oeste: Alcobaça (5), Leiria (1), Lourinhã (4), Marinha Grande (1), Nazaré (1), Peniche (3) e Torres Vedras (6).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter garantido em Leiria concurso público para a construção ainda em 2007
Mário Lino dá dito por não dito e suspende construção do Aeroporto da Ota
O ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações anunciou, no dia 11 de Junho, durante a realização de um colóquio na Sala do Senado da Assembleia da República, que o Governo irá suspender a construção do Aeroporto da Ota para estudar a possibilidade da sua localização em Alcochete, nos terrenos da actual carreira de tiro, propriedade do Exército. Esta decisão de Mário Lino surge depois do presidente da CIP ter apresentado um estudo em que é defendida a localização do Novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete devido a uma maior proximidade face a Lisboa, menores custos de construção e uma área disponível superior à da Ota (7500 contra 2000 hectares na Ota).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Junho
Foz do Arelho hasteia Bandeira Azul
A Bandeira Azul será hasteada na Praia do Mar da Foz do Arelho no dia 12 de Junho (terça-feira) pelas 10h30, logo após a vistoria. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha congratula-se com a atribuição deste galardão à Praia do Mar da Foz do Arelho desde que ele existe, uma vez que a praia sempre cumpriu os requisitos necessários, garantindo, desta forma, ser uma praia que oferece as melhores condições para quem a frequenta e visita durante a época estival. Nesta mesma ocasião será hasteada a bandeira de Praia Acessível que significa que a Praia do Mar está apta a ser frequentada por banhistas de mobilidade reduzida e com outros graus de deficiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estação Florestal Nacional descura Mata do Gaio
Assembleia Municipal promove visita de alerta
a pulmão verde do concelho de Alcobaça
A Assembleia Municipal de Alcobaça promoveu, no dia 9 de Junho, uma visita à Mata do Gaio, na Freguesia do Vimeiro. São 267 hectares de floresta, incluindo pinheiros (150 hectares) e quercinius (70 hectares), sobretudo, carvalhos e sobreiros. Apesar do valioso património florestal em causa, o Estado tem descurado por completo este verdadeiro pulmão verde do concelho de Alcobaça, de que é proprietário. Um dos tesouros desta mata reside nas cerca de 80 subespécies de sobreiro, oriundas de várias partes do mundo, plantadas há meio século pelo ilustre engenheiro agrónomo Joaquim Vieira Natividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Interdição de 100 metros da praia avança
dia 11 de Junho
A barreira de delimitação dos 100 metros de praia que ficarão interditados a banhistas na praia da Nazaré, durante a presente época balnear, será colocada no dia 11 de Junho (segunda-feira). Os trabalhos decorrerão ao longo da manhã, dando assim cumprimento à medida imposta pelo INAG, para salvaguarda da zona de risco da falésia. Imposição que a Câmara Municipal acatou, sob pena de não ser atribuída a Bandeira Azul à praia da Nazaré, apesar de cumprir todos os outros critérios de qualidade ambiental exigidos. Entretanto, dentro de poucos dias, deverá avançar no terreno o estudo de queda de graves que a autarquia encomendou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 5 de Junho
Alunos do Externato Cooperativo da Benedita fazem Marcha pelo Ambiente
Assinalando o Dia Mundial do Ambiente, o Grupo de Geografia e o Projecto Eco-Escolas irão dinamizar uma Marcha pelo Ambiente no dia 5 de Junho ( terça-feira, pelas 10 h). A marcha terá início junto ao Externato Cooperativo da Benedita e cumprirá um percurso de cerca de 1 km sempre dentro da Vila da Benedita tendo sido enviados convites a várias empresas e personalidades. No final da marcha, terá lugar um convívio junto à Sede da Junta de Freguesia da Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Troço Marinha Grande – Louriçal inaugurado
no dia 3 de Junho
Deputados do PSD eleitos por Leiria contra impactos negativos da A17 nas povoações
O troço da auto-estrada A17 entre a Marinha Grande e o Louriçal (Pombal) é inaugurado no dia 3 de Junho às 11 horas pelo ministro das Obras Pública, Mário Lino. Contudo, os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria contestam a falta de acessibilidades devido ao atravessamento, a meio, de várias freguesias, provocando assim a separação de famílias e povoados inteiros, sem ser prevista qualquer alternativa (ponte, passagem pedonal aérea, viaduto, etc.) que minore estes inconvenientes. Por sua vez, a Câmara Municipal da Marinha Grande enviou uma nota ao ministro dando conta da sua insatisfação por ter sido excluída, à última hora, da cerimónia de inauguração da auto-estrada que representa o prolongamento da A8 até ao concelho de Mira (Coimbra).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de Junho
Região de Turismo Leiria/Fátima e Governo Civil promovem “Um Mar de Praias Limpas”
O Governo Civil de Leiria e a Região de Turismo Leiria/Fátima promovem pelo quinto ano consecutivo, no dia 2 de Junho, a iniciativa “Um Mar de Praias Limpas” em parceria com as Câmaras Municipais de Alcobaça, Leiria, Marinha Grande e Nazaré. Este projecto, que a RTL/F abraça sempre com carinho e entusiasmo, visa uma vez mais sensibilizar e envolver a comunidade na adopção de boas práticas ambientais, promovendo a Região como um destino saudável e de bem-estar. Trata-se de uma campanha de limpeza a praias não-infraestruturadas da Região realizada por aproximadamente 500 escuteiros de 13 agrupamentos da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Professor Jorge Paiva mostra biodiversidade
da Serra de Sicó
Para conhecer, divulgar e preservar a biodiversidade da Serra de Sicó realizou-se no dia 26 de Maio um percurso pedestre pela Serra de Sicó, organizado pela Divisão de Ambiente do Município de Pombal e guiado pelo Prof. Jorge Paiva, no âmbito do plano de actividades de Educação Ambiental do Município. Entre carrascais, prados de esteva e rosmaninho observaram-se várias espécies de flora características da serra. As estratégias de polinização de algumas flores foram alvo de explicações, tendo as orquídeas merecido especial atenção.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
150 mil pessoas de 2 a 10 de Junho em Santarém
44ª Feira Nacional de Agricultura: nove dias
de festa com tradição e inovação
A 44ª edição da Feira Nacional da Agricultura/ 54ª Feira do Ribatejo, a decorrer de 2 a 10 de Junho, no CNEMA, em Santarém, será a partir de sábado um espaço privilegiado de mostra e debate do sector, contando com mais de 500 expositores que irão expor as suas novidades, e uma diversidade de actividades paralelas. Diariamente decorrem corridas e largadas de touros, espectáculos musicais, e este ano, pela primeira vez, fogo-de-artifício. O futuro da Agricultura será passado em revista em 15 seminários e debates, este ano com a representação da Comissão Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A Linha do Oeste, o TGV e o Aeroporto da Ota
Mário Lopes
OPINIÃO
Perpetuum mobile - Celebrar a Continuidade
Miguel Sobral Cid
XV Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado
Óbidos já é uma “Maravilha de Portugal”, mas...
Carlos Orlando Rodrigues
A importância da arquitectura nas cidades com património histórico
Carlos Bonifácio
“Ao Menino e ao Borracho mete Deus a mão por baixo…”
Isabel Ferreira e Margarida Batalha
De novo a diáspora?! Ou multilocalidade?
Alzira Simões
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o