Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 234 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
DGS levanta a interdição a banhos
Praia da Nazaré reabre a banhos após análise da colheita à água revelar Qualidade Excelente
A praia da Nazaré voltou a abrir a banhos esta sexta-feira, dia 7 de agosto, após contra-análises à água que revelaram valores microbiológicos excelentes, o que permitiu o levantamento da interdição. "As contra-análises efetuadas à água da praia revelam que os valores microbiológicos estão abaixo dos parâmetros de referência, voltando a apresentar a qualidade que vem registando nos últimos anos e que se traduziram em diversos certificados de excelência”, assegura o presidente da Câmara, Walter Chicharro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EPAL adjudica construção de central hidroelétrica da Estação de Tratamento de Água no concelho de Tomar
ETA da Asseiceira vai ser a primeira do mundo 100% autossustentável sem energia solar
A EPAL vai investir 5 milhões de euros na construção de uma central que permite produzir energia nas tubagens que transportam água potável para Lisboa, sendo a primeira ETA do mundo 100% autossustentável em energia sem recurso a painéis fotovoltaicos. O investimento, previsto no Programa EPAL 0% Energia que tem como objetivo atingir, até 2025, a neutralidade energética. A central hidroelétrica da ETA da Asseiceira produzirá energia elétrica turbinando a água nas condutas que transportam água para Lisboa, permitindo que a ETA atinga a neutralidade energética assim como a Estação Elevatória de Castelo do Bode
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia garante que já não há qualquer foco de contaminação
Câmara da Nazaré já reparou anomalia na rede de saneamento que contaminou a praia
Após identificação de uma anomalia na rede de saneamento da Vila da Nazaré e confirmação de valores anómalos na qualidade da água da praia da vila, o Município da Nazaré, a Autoridade Regional de Saúde, a Capitania do Porto da Nazaré, o Comando-local da Polícia Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente — Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste e a Associação de nadadores-salvadores da Nazaré, decidiram encerrar a praia a banhos. A anomalia na rede já foi alvo de reparação e não existe, neste momento, qualquer foco de contaminação na mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Análise de qualidade da água revelaram valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência
Praia da Nazaré interditada hoje a banhos
pela Autoridade Regional de Saúde
A Praia da Nazaré foi interditada a banhos pela Autoridade Regional de Saúde esta quarta-feira, dia 5 de agosto, após a análise de qualidade da água ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência para esta praia, encontrando-se a água imprópria para banhos. Segundo a Autoridade Marítima Nacional, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Nazaré deu instruções para que se hasteasse a bandeira vermelha, alertando-se a população para as indicações em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande deixará de ter escolas com amianto
Câmara Municipal assina acordo para remoção
de amianto na EB 2/3 Alberto Nery Capucho
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, assinou um acordo de cooperação com o Estado Português para a remoção de amianto na Escola EB 2/3 Alberto Nery Capucho, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de julho, em São Pedro de Sul. Esta parceria com o Governo “vai permitir a realização de uma obra através da qual deixaremos de ter amianto nas escolas do nosso concelho, dando assim um passo muito importante na saúde pública da nossa comunidade educativa. Temos realizado vários acordos com o Estado Português, para requalificação de escolas dos 2º e 3º ciclos do concelho, que resultam em claro benefício para toda a comunidade educativa e com os quais muito me congratulo”, destaca a presidente Cidália Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande incêndio de 2017 foi o tema
Observatório Técnico Independente da AR debate na Marinha Grande o Pinhal do Rei
O Observatório Técnico Independente da Assembleia da República reuniu, no dia 28 de julho, na Marinha Grande, com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, do presidente do ICNF-Instituto Conservação da Natureza e Florestas, Nuno Banza; do professor Castro Rego, do Observatório Técnico Independente, e de e agentes de segurança e proteção civil. Durante o dia foi feita a reflexão sobre o incêndio que devastou 86% do Pinhal do Rei em 2017 e ordenamento florestal, além de visitas ao Pinhal pelas equipas destas entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Grutas de Lapas vão reabrir ao público
a 1 de agosto
As Grutas de Lapas, no concelho de Torres Novas, vão reabrir ao público a partir do próximo sábado, dia 1 de agosto, exibindo o selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo Centro de Portugal, que certifica que os requisitos de limpeza e higienização exigíveis, em termos de precauções básicas e procedimentos de prevenção e controlo de infeção relativamente à pandemia da Covid-19, estão a ser aplicados. As medidas a adotar no âmbito da reabertura incluem o limite de 5 visitantes em simultâneo, o condicionamento de suportes táteis, um percurso de visita unidirecional e o uso obrigatório de máscara. O horário para visitas é de segunda a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Mata Nacional do Urso e Jardim da Almuinha Grande
Município de Leiria plantou mais de 24 mil árvores em 2019
O Município de Leiria efetuou a plantação de 24.337 árvores em 2019 no concelho de Leiria, em ações de reflorestação nas áreas ardidas na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, em resultado da gestão de espécies existentes em espaço público municipal e na construção do Jardim da Almuinha Grande. No que diz respeito à reflorestação das zonas ardidas, foram realizadas duas ações: dia 16 de novembro, em que foram plantadas 12.500 árvores, na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, e dia 23 de novembro, com a plantação de mais 11.000 espécimes, na mesma zona.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PJ deteve o homem por crimes de Incêndio Florestal
Homem provoca fogos florestais em Alcobaça
e participa depois no combate aos incêndios
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve no dia 25 de julho de 2020 um homem, suspeito da prática de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos na zona de Alcobaça. O arguido munido de um isqueiro e cigarros, ateava fogos na sua área de residência, após o que era habitual participar no combate aos mesmos. O conhecimento dos factos foi recente, tendo sido desenvolvidas diligências investigatórias de imediato, que conduziram à detenção do suspeito por esta Polícia Judiciária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Três anos após o grande incêndio
PCP acusa Governo de financiar Mata Nacional de Leiria com o valor da madeira ardida
A Direção da Organização Regional de Leiria do PCP assinalou em comunicado, no dia 24 de julho, o terceiro aniversários do grande incêndio no Pinhal de Leiria, recordando que “o ano de 2017 ficou gravado na História como um dos anos mais negros para a floresta nacional e em particular para a populações da região centro do nosso País. O concelho da Marinha Grande, viu grande parte do seu território ser devastado pelo grande incêndio que destruiu cerca de 86% da Mata Nacional de Leiria e que se estendeu aos concelhos de Alcobaça e de Leiria. Na véspera dos três anos desta tragédia, o PCP considera “dramático que persistam a falta de uma política clara e decidida de recuperação da MNL, a escassez de investimento e a inércia do Governo e da Câmara Municipal da Marinha Grande.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com o Município de Leiria e Águas do Centro Litoral
Politécnico de Leiria vai realizar estudo
para requalificação da ETAR das Olhalvas
O Município de Leiria assinou esta quarta-feira, dia 22 de julho, um protocolo com o Politécnico de Leiria (IPL) e a Águas do Centro Litoral (AdCL) que prevê a realização do “Estudo para a Requalificação Tecnológica da ETAR das Olhalvas”, durante os próximos quatro meses. Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, este é “um momento simbólico, mas importante, que resulta da vontade comum” de três entidades, uma parceria que irá trabalhar na “melhoria do desempenho ambiental [da ETAR]” e “na preparação para os desafios ambientais do futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ranking elaborado pela Valorsul
Carnaval de Torres Vedras e Feira de São Pedro no top 3 dos EcoEventos
O Carnaval de Torres Vedras e a Feira de São Pedro foram dos EcoEventos que mais quantidade de resíduos reciclaram em 2019. Estes dois eventos ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, no ranking elaborado pela Valorsul, sendo apenas superados pelo Campeonato do Mundo de Surf. Em 2019, durante realização do Carnaval de Torres Vedras foram recolhidas seletivamente 9.121 toneladas de resíduos. Já no âmbito da edição de 2019 da Feira de São Pedro foram recolhidas seletivamente 7.965 toneladas de resíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo emitiu Declaração da Situação de Alerta
Distrito de Santarém entra em alerta vermelho Distrito de Leiria em alerta laranja até domingo
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática assinaram esta quinta-feira o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente. A Situação de Alerta abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 17 de julho e as 23h59 horas do dia 19 de julho. O concelho de Santarém deve atingir esta sexta-feira os 41ºC e o concelho de Leiria os 34ºC, mas há concelhos que podem atingir 37ºC (Bombarral) ou mesmo 38ºC (Alvaiázere).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidália Ferreira contraria afirmação de Matos Fernandes na Assembleia da República
Câmara da Marinha Grande desmente ministro
e mantém intenção de criar Museu da Floresta
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira desmentiu esta quarta-feira, dia 15 de julho, a afirmação do ministro do Ambiente e da Ação Climática na Assembleia da República de que a Câmara Municipal da Marinha Grande recuou no processo da criação do Museu da Floresta. Cidália Ferreira vem clarificar a posição da Câmara Municipal recordando que, desde 1999, a Marinha Grande deseja receber o Museu da Floresta e que, assim que tomou posse como Presidente da Câmara, logo após os incêndios que devastaram o Pinhal do Rei, deu início a negociações com o Governo para finalmente ser implementado o projeto nacional do Museu da Floresta” no Parque do Engenho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da presidente Cidália Ferreira
Câmara da Marinha Grande pede ao Governo Plano de Ação para o Pinhal do Rei
A presidente da Câmara Municipal, endereçou ao secretário de Estado das Florestas, com conhecimento ao primeiro-ministro, ao ministro do Ambiente e Transição Climática e ao presidente do ICNF, uma mensagem com uma posição sobre o Pinhal do Rei, na sequência das moções apresentadas na Assembleia Municipal da Marinha Grande. Cidália Ferreira reiterou a sua "profunda e sincera preocupação com o estado de reconstrução do Pinhal do Rei, tal como sempre manifestou perante os anteriores secretários de Estado, presidentes e diretores regionais do ICNF". A autarca identificou 3 eixos fundamentais que carecem de resposta, sendo o primeiro a limpeza, preservação e reconstrução do Pinhal do Rei e o reforço de meios humanos e técnicos para os Serviços Florestais da Marinha Grande e o Museu Nacional da Floresta os restantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após Parlamento chumbar a suspensão dos contratos de exploração de gás nas concessões “Batalha” e “Pombal”
Ativistas da campanha "Gás é andar para trás" contra furos de gás na Bajouca e Aljubarrota
As organizações da campanha "Gás é andar para trás" reiteram que, apesar do parlamento ter chumbado propostas de cancelamento e suspensão dos contratos de prospeção e exploração de gás, elas não irão permitir que os trabalhos se desenvolvam, seja na freguesia de Aljubarrota seja na Bajouca. Apesar de ainda não existirem datas específicas para a realização dos primeiros trabalhos nos terrenos já adquiridos pela empresa “Australis Oil & Gas”, estas organizações reiteram que, juntamente com as populações locais, não irão permitir o que consideram “mais um crime climático.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vale Furado, Polvoeira, Água de Madeiros,, Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Assistentes de praia formados no Politécnico
de Leiria vigiam praias do concelho de Alcobaça
Por iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, foi assinado, no dia 10 de julho, no Cine-Teatro de Alcobaça, um protocolo de colaboração com o Politécnico de Leiria para formação de assistentes de praia. Os estudantes do Politécnico irão assegurar a vigilância da lotação e do distanciamento social entre os veraneantes através de recomendações com teor essencialmente pedagógico, em articulação com as autoridades municipais, de ambiente e saúde. A medida, que já está a ser implementada desde o dia 4 de julho, contempla a colocação de 12 assistentes pela Unidade de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Alcobaça durante os meses de julho e agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Projeto ambiental premiado internacionalmente volta às praias do concelho com Bandeira Azul
A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental, da responsabilidade do Município de Alcobaça. No contexto atual da pandemia COVID-19 foi feita uma adaptação ao tema do ano 2020, considerando-se estes temas anuais: “Bem-Estar é um Lugar à Beira Mar”, “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e “O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti.” Devido à pandemia as atividades de educação ambiental inicialmente programadas não vão ser concretizadas na praia como habitual. Foi necessária a adoção de suportes e metodologias diferenciadoras na realização de atividades pedagógicas que permitem continuar a desafiar os utentes na promoção da educação ambiental, tendo em consideração as contingências impostas pelo COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peixe juvenil encontrava-se congelado
GNR detém dois homens em Monte Redondo por posse ilegal de 113 quilos de meixão
O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, deteve, dia 3 de julho, dois homens de 31 e 37 anos, pelo crime de dano contra a natureza, na Auto Estrada do Litoral Centro (A17), em Monte Redondo. As detenções foram efetuadas no seguimento de uma abordagem a uma viatura, que seguia em plena A17, indiciando circular de modo irregular, sendo a mesma encaminhada para a área de serviço daquela Auto Estrada em Monte Redondo para fiscalização. No decorrer da fiscalização os militares da Guarda verificaram que a viatura transportava vários sacos de congelação com 113 quilos de meixão, Anguilla Anguilla, congelado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCDR do Centro promove assinatura de um Pacto Institucional
Pacto para a Valorização da Economia Circular junta 84 entidades da Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro. Enquanto responsável pela coordenação da Agenda Regional de Economia Circular do Centro, a CCDRC desafiou os agentes regionais para assumirem o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares. São cerca de 230 ações assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça apela ao civismo e cumprimento de regras de segurança nas praias do concelho
Assistentes de praia sensibilizam veraneantes em Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Esta manhã de segunda-feira, 6 de julho, a Câmara Municipal de Alcobaça procedeu ao já tradicional hastear da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível- Praia para Todos”, dois importantes galardões que atestam a qualidade, a segurança e acessibilidade das duas praias de maior afluência do concelho. Ambas as praias estão já a ser, desde o início do mês de julho e até ao final de agosto, patrulhadas por assistentes de praia formados através de um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021
Projeto Oeste+Recicla vai pagar pelo depósito de garrafas de bebidas não reutilizáveis
O projeto Oeste +Recicla foi aprovado no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021, cujo slogan é “Working together for a green and competitive Europe”. Com o principal objetivo de aumentar a aplicação dos princípios da economia circular em setores específicos, na produção e consumo, o Projeto Oeste +Recicla tem por base a implementação de um sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas não reutilizáveis que irá potenciar o aumento da taxa de reciclagem de embalagens de plástico de produtos de consumo contribuindo para os objetivos do MFEE 2014-2021,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia fluvial do Agroal abre limitada à presença de 200 pessoas em simultâneo
A época balnear na Praia Fluvial do Agroal teve início no dia 1 de julho e decorre até 15 de setembro, período em que será possível desfrutar deste património natural de inestimável valor com toda a segurança, já que a Câmara Municipal de Ourém desenvolveu todos os procedimentos necessários para o cumprimento integral das normas e recomendações em vigor, no âmbito do combate à disseminação da Covid-19. O acesso à Praia Fluvial do Agroal está limitado à presença de 200 pessoas em simultâneo, controlo realizado no acesso ao recinto que se encontra delimitado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção do Ambiente
GNR recupera bufo real e peneiro vulgar
nas localidades de Caldas da Rainha e Pataias
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Caldas da Rainha, recuperou, dia 29 de junho, um exemplar da espécie bufo real e um exemplar da espécie peneiro vulgar, na localidade de Caldas da Rainha e Pataias. Após o alerta de populares, os militares da Guarda recolheram o bufo real, Bubo bubo, que se encontrava no interior de um armazém e o peneiro vulgar, Falco tinniculus, foi entregue no Posto Territorial de Pataias. Ambas as aves estavam debilitadas fisicamente. As aves foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto vai ligar Alcobaça e Nazaré por ciclovia ou autocarro elétrico
Mobilidade Suave do Rio Alcoa pedonaliza primeiro rio em Portugal da nascente até à foz
“Este é seguramente um dos mais ambiciosos projetos de dinamização e valorização territorial entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré. A ligação entre ambos é histórica e essencial para se compreender a identidade de todo este território. Num lógica de potenciação das mais-valias de cada um, faz todo o sentido que esta ligação seja consumada, materializando uma visão de futuro sustentável e de união entre os povos”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, durante a apresentação do projeto de Mobilidade Suave do Rio Alcoa que se realizou no dia 30 de junho, no Your Hotel & Spa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Praia do Pedrógão hasteia bandeiras Azul, Qualidade Ouro, Praia Acessível e ColorAdd
As bandeiras Azul, Praia Qualidade Ouro, Praia Acessível, ColorAdd e a bandeira do Município de Leiria, foram hasteadas esta segunda-feira, ao final da tarde, na praia do Pedrógão, numa cerimónia simbólica que contou com a presença do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, vereadores, presidentes das freguesias e representantes de diversas entidades civis e forças de segurança. As bandeiras foram hasteadas nas praias Centro e Sul, tendo a Praia Sul recebido, este ano e pela primeira vez, o galardão da Bandeira Azul, após uma candidatura apresentada pelo Município de Leiria, juntando-se à praia de Pedrógão Centro que tem consecutivamente conquistado este galardão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O CEPAE e o Museu Nacional da Floresta
Adélio Amaro
Estatuária, Memória e Democracia
Leonor Carvalho
As grandes epidemias da História
Joaquim Vitorino
Dever de informar
Carlos Bonifácio
A Pandemia… dos ignorados
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o