Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 233 Director: Mário Lopes Quarta, 12 de Agosto de 2020
Devido à pandemia
Época balnear no concelho da Lourinhã abriu hoje com regras de distanciamento social
Arrancou este sábado, dia 27 de junho, a época balnear no Concelho da Lourinhã. Este ano, decorrente da pandemia por COVID-19, estão definidas regras de distanciamento social e limite de ocupação máxima do espaço, já afixadas nos acessos principais das praias, assim como informação da sinalética de praia, definida pela Agência Portuguesa do Ambiente. Este ano, também devido à situação pandémica, a limpeza e desinfeção das instalações sanitárias, posto de 1º socorros dos apoios de praia e recolha de resíduos dos contentores será assegurada pelo Município da Lourinhã, apesar da competência recair nos concessionários de praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fábrica de reciclagem de óleos de Torres Novas
Tribunal decreta encerramento da Fabrióleo
Em resultado de uma decisão do Tribunal Central Administrativo Sul, terá mesmo de encerrar a Fabrióleo, fábrica de reciclagem de óleos. O Tribunal considerou improcedente uma providência cautelar interposta pela Fabrióleo, contra a decisão do IAPMEI que mandara encerrar a empresa. A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda acusa esta empresa de ser “desde há anos um foco de poluição muito agressiva, destruidora do meio ambiente e tornando infernal a vida de quem vive numa larga periferia das instalações fabris.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Autoridades levantam desanconselhamento
de banhos na Praia Sul de Pedrógão
O desaconselhamento de banhos na praia Sul, Pedrógão, foi levantado esta quinta-feira, dia 25 de junho, na sequência dos resultados às análises efetuadas á água que apresentaram parâmetros microbiológicos normais. A decisão do levantamento do desaconselhamento decorreu também na sequência de uma deslocação à praia de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Saúde Pública e Município de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água das amostras apresentavam espuma
Amostras de água desaconselham ida a banhos
na Praia de Pedrógão Sul
A Câmara Municipal de Leiria informou, no dia 24 de junho, que a praia do Pedrógão não se encontra interditada, estando desaconselhados banhos apenas na praia Sul, na sequência de recolha de amostras de água pela Saúde Pública, no âmbito do Programa de Vigilância. Verificou-se que a água apresentava espuma e por precaução optou-se por desaconselhar os banhos, até que sejam conhecidos os resultados das análises, o que pode deverá acontecer na próxima quinta-feira, dia 25 de junho. Pela mesma razão, foi também desaconselhada a prática da arte xávega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção do Ambiente
GNR recupera coruja-do-mato ferida
no filtro de uma piscina de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 21 de junho, recuperou um exemplar da espécie coruja-do-mato, na localidade Cruz da Légua, concelho de Porto de Mós. Após o alerta de um popular, os militares da Guarda recolheram o exemplar da espécie coruja-do-mato, Strix aluco, que se encontrava no filtro de uma piscina, ferido no dorso e incapacitado de voar. A ave foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Reserva Natural do Paul do Boquilobo celebra 40 anos com passeio interpretativo
O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no dia 28 de junho, um passeio interpretativo em comemoração dos 40 anos da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, com o objetivo de que os participantes partam à descoberta deste património natural, a partir dos diversos trilhos existentes, onde é possível observar a fauna e a flora envolventes. Com um percurso circular de 6km, este passeio tem concentração marcada para as 9h no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 9h30 no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Paul do Boquilobo. A duração prevista é de 3h30, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Serviço de Limpeza Urbana dos Serviços Municipalizados
Nazaré controla plantas infestantes em espaços públicos com técnica amiga do ambiente
O Serviço de Limpeza Urbana dos Serviços Municipalizados da Nazaré está a testar uma alternativa ao herbicida glifosato no controlo de ervas daninhas e musgos em espaços públicos. A preocupação com o ambiente e com os riscos associados à utilização de químicos na monda de ervas, pelos impactos causados na flora, fauna animal e saúde dos habitantes, levou os Serviços a testarem uma inovadora técnica de monda de ervas daninhas. O recurso à monda térmica consiste na aplicação de vapor de água diretamente sobre as plantas, causando a sua destruição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento total ascende a 380 mil euros
Câmara aprova projeto Passadiço do Agroal com pareceres positivos do ICNF E APA
A Câmara Municipal de Ourém decidiu, na reunião de 15 de junho, revogar o anterior e aprovar o novo projeto do Passadiço do Agroal, já com o parecer favorável das entidades responsáveis (APA e ICNF). Esta nova alteração permite agora lançar a empreitada, não sem antes ser remetido à Assembleia Municipal para aprovação, tendo em conta a plurianualidade da despesa. Foram também, em reunião da câmara, aprovados os contratos de promessa, compra e venda dos terrenos necessários para a implantação do passadiço, numa área de 44 149,56 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho do país com mais praias “Zero Poluição”
Torres Vedras garante 20 km de praias limpas
O concelho de Torres Vedras prepara-se para uma época balnear diferente, em que as características da sua costa prometem atrair visitantes de vários pontos do país. Em Torres Vedras, a época balnear decorre de 27 de junho a 30 de agosto, com o concelho a somar reconhecimento em torno da qualidade ambiental das suas praias. Este é mesmo o concelho do país com mais praias “Zero Poluição”. Segundo a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, 10 das 68 zonas balneares sem qualquer poluição encontram-se no Concelho, o que significa que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises às águas balneares nos últimos três anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 37 pessoas fiscalizadas
GNR fiscaliza campismo e caravanismo ilegal e deteta 23 infrações em Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha e Posto Territorial de Óbidos, no dia 10 de junho, realizou uma ação de fiscalização direcionada ao caravanismo e campismo ilegal, bem como para a circulação de veículos motorizados na orla costeira, no concelho de Óbidos. No decorrer da ação foram fiscalizadas 37 pessoas, tendo sido detetadas 10 infrações por caravanismo e campismo ocasional fora dos locais destinados para o efeito, cuja a coima poderá atingir os 200 euros e 13 infrações por estacionamento em zona de dunas, cuja a coima poderá atingir os 250 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara prepara intervenção na Mata Municipal
Centro de Interpretação Ambiental de Ourém reabriu ao público
“Queremos devolver a Mata Municipal à cidade de Ourém e aos seus habitantes”, revelou o Presidente da Câmara, na apresentação dos moldes em que será feita a requalificação ecológica e paisagista do espaço. "Reabilitar da Mata Municipal de Ourém, promover o aumento da reciclagem no nosso concelho e reduzir a pegada de carbono igualmente no Município”, eis os pilares do reforço da aposta na preservação ambiental, anunciados pelo presidente da Câmara, em pleno Dia Mundial do Ambiental. Luís Miguel Albuquerque aproveitou a cerimónia que assinalou a reabertura do Centro de Interpretação Ambiental para detalhar a intervenção que o Município prevê levar a cabo na Mata Municipal António Pereira Afonso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras
Aspiring Geoparque Oeste - Terras do Jurássico inicia 1ª pegada para a candidatura à UNESCO
O aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico (GO-TJ) surgiu de um sonho do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, dos municípios do Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e da Sociedade de História Natural. Com este desejo, no início de 2018 estas entidades assinaram um memorando de entendimento e apresentaram-se junto da Comissão Nacional da UNESCO, como dinamizadores de uma candidatura a geoparque mundial da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia desmente informação divulgada na imprensa
Câmara de Alcobaça garante ser dos primeiros municípios do País a abrir a época balnear
Para efeitos de esclarecimento público relativo à divulgação da informação, em circulação nos meios de comunicação, de que a época balnear no concelho de Alcobaça começa a 4 de julho, informa-se que conforme foi divulgado no dia 21 de maio em comunicado do Município, a época balnear no concelho começa a 13 de junho em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. A data de 4 de julho diz respeito às praias de Pedra do Ouro, Légua, Polvoeira e Água de Madeiros, sendo que duas delas (Polvoeira e Água de Madeiros) não são concessionadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas de Alcobaça
César Santos
A PPP Terra de Paixão
Eduardo Nogueira
Desafios dos Oceanos
Luís Guerra Rosa
Dever de informar
Carlos Bonifácio
Carta Aberta do presidente da Câmara Municipal da Azambuja
Luís de Sousa
Mensagem por ocasião da retoma das celebrações comunitárias da Santa Missa
Cardeal António Marto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o