Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 227 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Janeiro de 2020
Casalinhos de Alfaiata registou em 2009 rajadas de vento a mais de 200 km/h
Torres Vedras recorda 10 anos da ciclogénese explosiva que afetou o concelho
Para assinalar os 10 anos da ciclogénese explosiva que afetou o concelho de Torres Vedras, o Pinhal de Casalinhos de Alfaiata acolheu, esta segunda-feira, 23 de dezembro, a inauguração da exposição 23 de dezembro de 2009. Quando o vento soprou mais forte. “Foi uma situação tremendamente assustadora” começou por recordar o presidente da Junta de Freguesia de Silveira, Luís Pedro Silva, evocando a noite em que se registaram rajadas de vento a mais de 200 km/h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém, Golegã, Cartaxo, Coruche, Constância, Salvaterra de Magos, Barquinha e Tomar
Cheias do Rio Tejo afetam oito concelhos
do distrito de Santarém
Nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, o caudal do rio Tejo mantêm a tendência de descida, para as próximas horas, com uma razoável/aceitável estabilização. As barragens de Fratel, Pracana e Castelo de Bode têm debitado nas últimas 10 horas valores de caudal médio, inferior a de 1000 m3/s no conjunto das barragens e a descer. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, os municípios do distrito mais afetados são Santarém, Golegã, Cartaxo, Coruche, Constância, Salvaterra de Magos, Barquinha e Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até sexta-feira, dia 20 dezembro, às 15h00
Tempestade Elsa provoca 19 ocorrências sem gravidade no concelho do Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reuniu esta sexta-feira, dia 20 dezembro, às 15h00, com as forças de segurança, proteção civil e juntas de freguesia para avaliação de riscos e danos observados no concelho devido à tempestade “ELSA”. Até ao momento foram registadas 19 (dezanove) ocorrências em todo o concelho: 12 (doze) na União de Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta; 1 (uma) em Vila Chã de Ourique, Pontével e Vale da Pedra; 2 (duas) em Valada e na União de Freguesias de Ereira e Lapa. Nenhuma das ocorrências verificadas constitui risco grave, estando a maioria das ocorrências relacionadas com o corte e remoção de árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por decisão das Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos
Circulação na Ponte Rainha Dona Amélia suspensa a partir das 11h desta sexta-feira
As Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos tomaram a decisão conjunta de suspender a circulação na Ponte Rainha D. Amélia a partir das 11h00 desta sexta-feira, dia 20 de dezembro. A decisão foi tomada em coordenação com a GNR e com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. As duas autarquias fundamentam a decisão de suspender a circulação na Ponte D. Rainha D. Amélia devido ao agravamento previsto das condições atmosféricas, ao aumento do caudal do Rio Tejo e respetiva corrente, decorrente da precipitação que se tem sentido no distrito e a questões de segurança das fundações, pilares e estruturas de apoio do tabuleiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de execução foi aprovado por unanimidade
Câmara de Ourém investe 875 mil euros
em ecovia de 2,5 km entre Fátima e Ortiga
O projeto de execução da ecovia entre Fátima e Ortiga, incluindo a construção de uma rotunda no cruzamento da E.M. 559 com a E.M. 559-2 e C.M. 1058 (cruzamento da Ortiga), foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 16 de dezembro. O projeto que incide numa extensão de cerca de 2500 metros tem um custo estimado na ordem dos 875 mil euros, dos quais cerca de 481 mil euros correspondem à reabilitação de pavimentos, com comparticipação de 150 mil euros ao abrigo do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), em 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relativamente aos contratos em vigor entre o Governo e a Australis Oil & Gas,
Câmara de Leiria aprova Moção contra prospeção e exploração de gás na Bajouca
Relativamente aos contratos em vigor entre o Governo e a Australis Oil & Gas, Sociedade Unipessoal, para a concessão de direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo nas áreas designadas por Pombal e Batalha, a Câmara Municipal de Leiria aprovou uma moção conjunta em que manifesta a sua total oposição à prospeção e exploração de gás natural na Bajouca e em todo o Concelho de Leiria, e pede ao Governo que tome as medidas necessárias para esse fim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa ambiental a iniciar no próximo ano de 2020
Câmara da Batalha inicia programa de gestão de resíduos de construção e demolição
O Município da Batalha vai implementar um programa de gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) com o objetivo de reduzir as descargas ilegais deste tipo de resíduos e promover a interação dos diversos agentes ao longo da cadeia associada aos RCD, de forma a incrementar uma organização da cadeia de valor mais sustentável, em linha com os princípios da economia circular. Um programa ambiental a iniciar no próximo ano de 2020 e com um investimento inicial de cerca de 20 mil euros, a que acrescem novos recursos municipais afetos a este objetivo de prevenção ambiental e diminuição da pegada de carbono, sendo uma medida enquadrada pelas áreas-chave da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra já está em curso
Câmara de Ourém investe 350 mil euros
na Ampliação do Parque da Cidade
Empreitada visa o prolongamento da via pedonal e outras valências inseridas na requalificação global da zona ribeirinha. Depois dos aparelhos novos no circuito de manutenção, também já há balizas e tabelas de basquetebol a estrear. Os trabalhos da 1.ª fase de expansão do Parque da Cidade António Teixeira já arrancaram, no âmbito de uma intervenção promovida pela Câmara Municipal de Ourém, com vista à requalificação da zona ribeirinha da sede do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Município de Leiria e do Politécnico de Leiria
Programa de monitorização de exercício físico já está disponível na aplicação Movida.polis
Os Município de Leiria e o Politécnico de Leiria apresentaram esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, na Ludoteca do jardim da Almuinha Grande, o Movida.polis, um programa de aconselhamento de atividade física à medida de cada utilizador. Um dos principais objetivos deste programa passa pela utilização da tecnologia associada à prática do exercício físico, que permite a análise de dados e um acompanhamento personalizado dos praticantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Leiria enviou segunda-feira uma carta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática
Gonçalo Lopes pede ao Governo para travar exploração de gás na Bajouca
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, enviou esta segunda-feira, 2 de dezembro, uma carta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática a pedir o resgate da concessão de exploração de gás natural na Bajouca. O envio desta missiva surge na sequência da carta que o ministro João Pedro Matos Fernandes enviou à jovem ativista Greta Thunberg, em que afirma que Portugal é um dos países europeus que mais sofre com as consequências das alterações climáticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha
GNR apreende gamo detido ilegalmente
em residência do Bombarral
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 28 de novembro, uma mulher com 52 anos, por posse ilegal de uma espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Bombarral. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram um gamo, num terreno adjacente a uma residência, sem o respetivo alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Vieira de Leiria
GNR detém três homens na foz do Rio Lis por captura ilegal de meixão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, nos dias 28 e 29 de novembro, deteve em flagrante delito três homens, com idades compreendidas entre os 47 e 59 anos, por captura de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram três indivíduos a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de artes de pesca, denominadas por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 2 356 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental
GNR recupera águia-pesqueira e 2 saca-rabos em Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, recuperou, dia 28 de novembro, um espécime da espécie águia-pesqueira e libertou dois espécimes da espécie saca-rabos (mangusto europeu), no seu habitat natural, no concelho de Caldas da Rainha. Após a denúncia de um popular, os militares procederam à recolha de um espécime da espécie águia-pesqueira Pandion haliaetus, da família Pandionidae, por se encontrar ferida numa asa, em Salir do Porto, tendo posteriormente sido entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto – Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução deu entrada esta sexta-feira na Assembleia da República
PEV pede fim da pesquisa e exploração de hidrocarbonetos na área «Batalha e Pombal»
O Partido Ecologista “Os Verdes” defende que, nas vésperas da realização da COP 25, a ter lugar em Madrid, é fundamental aferir das ações e decisões tomadas com vista ao cumprimento de objetivos para o combate às alterações climáticas e que, em Portugal, há decisões tomadas que contrariam o caminho necessário para os objetivos traçados e que, notoriamente, estão em contra-ciclo com a necessidade de nos livrarmos da nossa extrema dependência de combustíveis fósseis, que têm grave impacto nas emissões de gases com efeito de estufa. Uma dessas decisões, na qual o Governo PS persiste, é a de manter o contrato de prospeção e exploração de hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica, na área de concessão denominada «Batalha e Pombal».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Embaixadores do Bosque plantam 80 árvores
na Benedita
Na manhã do dia 25 de novembro, na Fonte da Senhora, Benedita, duas turmas do Externato Cooperativo da Benedita e da Escola Frei António Brandão, plantaram 80 árvores, de diversas espécies, numa iniciativa inserida no projeto Embaixadores do Bosque, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça, com o apoio da Fundação GALP, com o seu projeto Terra de Esperança, e da ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e Ambiente). Com a iniciativa, procurou-se, junto das novas gerações, a conscien- cialização para as questões ambientais, para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de repor o que vamos consumindo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão de Análise indefere EIA na Freguesia de Reguengo do Fetal
Estudo de impacto ambiental chumba Pedreira da Barrosinha no concelho da Batalha
Em reunião ocorrida esta terça-feira, dia 26 de novembro, no Ministério do Ambiente e Transição Energética que contou com a presença do secretário de Estado da Energia, João Galamba, o presidente da Câmara Municipal da Batalha foi informado do indeferimento do estudo de impacto ambiental da Pedreira da Barrosinha. Na base desta decisão, e de acordo com o transmitido ao autarca da Batalha, radica a ausência de enquadramento do Plano Diretor Municipal da Batalha atendendo ao facto de que a pedreira em causa estar localizada em área de Rede Natura, tal como argumentado pelo Município na comunicação endereçada ao secretário de Estado da Energia e demais entidades intervenientes neste processo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR de Pataias deteta cinco cães de raça potencialmente perigosa em situação irregular
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 25 de novembro, um homem e uma mulher, com 31 e 65 anos, por detenção de cinco cães de raça potencialmente perigosa em situação irregular, em Pataias, no concelho de Alcobaça. Durante uma ação de patrulhamento, os militares detetaram a presença dos animais de raça potencialmente perigosa, no logradouro de uma habitação e após algumas diligências apurou-se que duas pessoas, mãe e filho, eram detentores de cinco cães de raça potencialmente perigosa (Dogue Argentino), sem cumprir com a legislação em vigor para a sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa espanhola prevê comercializar 850 GWh de energia elétrica “limpa” em Portugal em 2019
ACCIONA fornece eletricidade renovável
às fábricas da Vidrala na Marinha Grande
A ACCIONA chegou a um acordo com o Grupo Vidrala para fornecer energia elétrica de fontes renováveis às duas fábricas de embalagens de vidro em Portugal durante o ano 2020, para um volume estimado em mais de 173 gigawatts/hora (GWh). A energia fornecida à Vidrala será utilizada para cobrir o consumo de eletricidade das fábricas Gallo Vidro e SB Vidros que a empresa, com sede em Llodio (Álava, Espanha), opera na Marinha Grande. Todo o fornecimento de energia será 100% renovável, o que evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 60 000 toneladas de CO2 durante a vigência do contrato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Acesso Universal aos Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal: O que Falhou?
Dr. Raúl de Sousa
Taxa de mortalidade por doença cardiovascular: diminuição ou ilusão?
Dr. Luís Negrão
Comemorar Dezembro como o mês da Medicina Interna!
Dr. João Araújo Correia
A arritmia que pode causar um AVC
Dr. Ernesto Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o