Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
Descida brusca das águas do Tejo atingiu 20 metros num curto espaço temporal
PEV questiona Governo sobre consequências de caudal do rio Tejo historicamente baixo
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e Transição Energética, sobre a descida abrupta das águas do Tejo Internacional que constituiu um evidente impacto negativo para todo o ecossistema com claro prejuízo para as espécies aquáticas, ficando circunscritas a um menor volume de água, assim como para a vegetação ripícola. O PEV alerta que a descida brusca das águas do Tejo, cerca de 20 metros num curto espaço temporal que serviam como zona tampão aos seus afluentes, levou ao esvaziamento dos rios Sever e Pônsul transformando-se este último num canal árido, lamacento onde são visíveis peixes em decomposição e a vegetação ripícola a secar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com carregamento rápido
Grupo Barraqueiro testa autocarro elétrico
de 95 lugares em Torres Vedras
O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. O autocarro foi apresentado esta sexta-feira, 11 de outubro, no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ações de reflorestação vão envolver mais de 6.000 voluntários até final de novembro e pretendem chegar às 500 mil árvores plantadas até abril de 2020
Movimento Terra de Esperança planta sábado mais 12 mil árvores em Leiria
O Movimento Terra de Esperança, impulsionado pela Fundação Galp e pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), vai assinalar dois anos de existência este sábado, em Leiria, com uma nova ação de reflorestação que inclui a plantação de 12 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na zona envolvente à lagoa da Ervedeira, a norte do Pinhal de Leiria. A ação organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria contará com cerca de 500 voluntários e permitirá assim elevar para mais de 185 mil o número de árvores plantadas pelo Movimento Terra de Esperança desde novembro de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira ação contou com mais de 500 participantes
Ação de reflorestação do Pinhal de Leiria planta 12500 árvores e regressa no dia 23
A primeira ação de reflorestação do Pinhal de Leiria registou este sábado, 16 de novembro, grande adesão por parte de voluntários, que em pouco mais de duas horas plantaram 12.500 árvores num talhão de terreno junto à Lagoa da Ervedeira. A ação decorreu numa área de 10 hectares, com a participação de mais de 500 pessoas, que asseguraram a plantação de 12.100 pinheiros bravo e 400 pinheiros manso, seguindo plano de reflorestação desenvolvido pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo as melhores práticas adotadas no território nacional quanto à salubridade pública e à proteção dos animais
Câmara Municipal cria dois Abrigos para Gatos na Vila da Batalha
A Câmara da Batalha, seguindo as melhores práticas adotadas no território nacional quanto à salubridade pública e à proteção dos animais, vai proceder à instalação de dois Abrigos para Gatos na Vila da Batalha, medida que pretende controlar as colónias de gatos errantes. Os dois abrigos permitirão promover o bem-estar animal, bem como contribuir para o controlo populacional das colónias existentes, através da implementação da estratégia CED (capturar, esterilizar e devolver). A cerimónia de apresentação dos Abrigos de Gatos da Vila da Batalha terá lugar no dia 19 de novembro, terça-feira, às 11h30, com concentração no Edifício dos Paços do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Conhecer Aromas e Sabores da Natureza” terá lugar no Parque Ambiental de Santa Margarida
Constância recebe mostra e venda de produtos derivados de plantas aromáticas e medicinais
Nos dias 16 e 17 de novembro, o Parque Ambiental de Santa Margarida volta a receber aquele que é já um clássico dos eventos de outono no concelho de Constância: O Conhecer Aromas e Sabores da Natureza. Apresentando uma exposição e venda de produtos relacionados com as plantas aromáticas e medicinais, os frutos silvestres, os cogumelos, o mel e a agricultura familiar e biológica, o evento Conhecer Aromas e Sabores da Natureza tem como principais objetivos contribuir para a salvaguarda do património natural e cultural, promover alguns produtos de produção biológica, artesanal e doméstica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto U-Bike evita 17 mil kg de emissões de CO2 no distrito de Leiria
Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria percorrem 100 mil quilómetros
As bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria já percorreram 100.000 quilómetros, evitando a emissão de cerca de 17.000 quilos de dióxido de carbono na atmosfera, em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. O projeto U-Bike já serviu, desde junho de 2018, 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria, nos seus diversos campi. Atualmente circulam no âmbito deste projeto 183 bicicletas elétricas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 24 de novembro
Município de Alcobaça associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019
Pelo 5º ano consecutivo, o Município de Alcobaça participa na Semana Europeia de Prevenção de resíduos, uma iniciativa comunitária destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção. De 16 a 24 de novembro, a Câmara irá promover algumas iniciativas locais, a começar por uma ação de limpeza de praia na praia de Paredes da Vitória, no próximo dia 16 de novembro, sábado, pelas 10h00. No dia 22 de novembro, sexta-feira, pelas 17h00, irá decorrer um “Workshop Refeições com Sobras de Alimentos”, a ter lugar na Granja de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 16 e 17 de novembro
7º Congresso de Espeleologia vai realizar-se
no Cineteatro de Porto de Mós
O 7º Congresso Nacional de Espeleologia realiza-se nos dias 16 e 17 de novembro, no Cineteatro de Porto de Mós. Este pretende ser um evento de partilha entre a comunidade espeleológica portuguesa, um espaço onde os espeleólogos possam dar a conhecer os trabalhos realizados nas associações nos últimos anos, trocar informações e projetar ideias para o presente e futuro e, finalmente, proteger e conservar o Património Espeleológico. Desta forma, e com esta perspetiva, a Federação Portuguesa de Espeleologia acredita que a espeleologia nacional ficará certamente mais rica e mais próxima dos espeleólogos. As inscrições decorrem até ao dia 31 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na apresentação do Guia Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo
Município da Azambuja inaugura percurso pedestre do Castro de Vila Nova de S. Pedro
O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vão promover no dia 20 de outubro, domingo, o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo. O evento terá lugar no edifício da antiga Junta de Freguesia de Vila Nova de S. Pedro, pelas 10h00, seguindo-se a realização da caminhada inaugural do percurso “PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro”. O Concelho de Azambuja marca presença nesta publicação com um itinerário designado por PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro. À semelhança dos demais percursos ali apresentados, trata-se de uma ‘pequena rota’ (PR) com uma extensão de 7,3 km que se percorrem em, aproximadamente, 3 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Mundial do Judo
Campeão do Mundo de Judo Jorge Fonseca “Planta uma Árvore” na Marinha Grande
O dia 28 de outubro assinala a comemoração do Dia Mundial do Judo, data do nascimento do fundador Jigoro Kano, reconhecido por muitos como o pai da Educação Física no Japão. Esta modalidade olímpica com mais de 200 milhões de praticantes em todo o mundo afirma-se como um símbolo de paixão, cooperação, entreajuda, dedicação, superação, valorização e de inclusão. O Judoca Olímpico Jorge Fonseca, Campeão do Mundo em Tóquio 2019, juntar-se-á à iniciativa “Plantando uma Árvore”, na Escola que acolhe a ação, partilhando com os jovens marinhenses a importância e os valores associados à prática desportiva e o seu percurso inspirador com os mais novos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Floresta Viva fomenta sensibilização ambiental e celebra a natureza na Lagoa da Ervedeira
A Floresta Viva regressa dia 12 de outubro à Lagoa da Ervedeira, um evento de celebração da natureza e sensibilização ambiental. A pretexto de explorar, brincar e aprender, a Floresta Viva, promovida pelo Município de Leiria com o apoio da Freguesia do Coimbrão e dos SMAS, assume uma importante dimensão ao nível da consciencialização e incentivo à preservação da natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi identificado
GNR resgata javali preso em cativeiro
de forma ilegal no concelho de Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 11 de novembro, um homem com 49 anos, por detenção ilegal de espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Óbidos. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram a existência de um exemplar da espécie cinegética Javali “Sus scrofa”, da família Suidae, num terreno adjacente a uma residência, sem a respetiva licença de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. O javali foi apreendido, sendo elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja infração por detenção de uma espécie cinegética em cativeiro sem a devida licença, é punível com uma coima máxima de 6 129 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma melhor iluminação pública
Município e EDP instalam 1000 luminárias LED
e reforçam eficiência energética na Batalha
A Câmara Municipal da Batalha em parceria com a Concessionária EDP Distribuição, SA, concluiu mais uma intervenção ao nível da substituição com 1000 luminárias da iluminação pública para tecnologia LED. Com este projeto, o município pretende contribuir para melhorar a eficiência energética global da iluminação pública no concelho por forma a alcançar e suplantar os objetivos fixados no âmbito da política de eficiência energética para Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que a “subserviência e impunidade” são atentados ao ambiente, aos ecossistemas e à soberania
Bloco de Esquerda critica Governos de Portugal e Espanha no caso da escassez de água do Tejo
O Bloco de Esquerda de Santarém critica a atuação do Governo português no caso da escassez de água no Rio Tejo, considerando que as imagens desoladoras da barragem de Cedillo, do rio Tejo internacional, dos rios Ponsul e Sever relembram e tornam evidente que esta calamidade está muito longe de terminar. “De forma politicamente irresponsável, o Governo tenta desvalorizar o assunto, recusa reconhecer a situação dramática que a bacia hidrográfica do Tejo vive, procura fugir a uma chamada de responsabilidade às autoridades espanholas e evita confrontar a Iberdrola, empresa espanhola de eletricidade concessionária da Barragem de Cedilho, pelos danos causados aos ecossistemas e às populações”, acusa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oeste afirma-se como Região de referência nacional e internacional na temática do combate às alterações climáticas e desenvolvimento
Comunidade Intermunicipal do Oeste lança
a Maria para combater as alterações climáticas
Alinhada com o Acordo de Paris, bem como com as orientações da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), a Comunidade Intermunicipal do Oeste desenvolveu o Plano Intermunicipal de Combate às Alterações Climáticas do Oeste, um plano de ação que identifica as principais vulnerabilidades e medidas de adaptação às alterações climáticas nos 12 Municípios da Região. Neste sentido, a Comunidade Intermunicipal do Oeste criou a Maria, uma menina que vai levar aos cidadãos da Região Oeste e ao país uma mensagem de sensibilização e consciencialização para a importância da preservação do planeta através da mudança de comportamentos diários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o