Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 225 Director: Mário Lopes Terça, 7 de Abril de 2020
Paulo Batista Santos escreveu aos candidatos a deputados
Câmara da Batalha alerta para riscos de novas pedreiras na zona do Reguengo do Fetal
O presidente da Câmara da Batalha dirigiu esta sexta-feira, 6 de setembro, uma exposição aos primeiros candidatos a deputados pelo círculo de Leiria sobre as preocupações locais relativas aos pedidos de novas explorações de massas minerais (inertes e pedra ornamental), em zonas ambientalmente sensíveis e sítios de elevado interesse arqueológico, cultural e turístico, com é todo o espaço classificado de interesse municipal das pedreiras históricas do Mosteiro da Batalha (Valinho do Rei e Pidiogo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a aprovação do novo Plano da Orla Costeira (POC)
Moradores de Vale Furado e Água de Madeiros temem ordem de demolição das suas casas
Meia centena de moradores de Vale Furado e Água de Madeiros manifestaram-se, no dia 27 de setembro, junto à Assembleia Municipal de Alcobaça, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, contra a possibilidade das suas casas virem a ser demolidas, em virtude da aprovação, em Diário da República, do novo Programa da Orla Costeira (POC) Alcobaça-Cabo Espichel. Contudo, Paulo Inácio desdramatizou a situação, lembrando que a hipótese de demolição é apenas uma das propostas do novo POC, para ser executadas nos próximos 4 a 50 anos, sendo as outras duas hipóteses nada fazer ou consolidar as arribas em risco de ruir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Alunos do Bombarral aderem à Greve Climática Global com campanha de recolha de lixo
Um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, aderiram à Greve Climática Global, promovendo, na manhã desta sexta-feira, dia 27 de setembro de 2019, uma recolha de lixo na vila do Bombarral. Os estudantes finalizaram a sua ação, reunindo os resíduos recolhidos na Praça da Município, onde estiveram à conversa com o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente, que aproveitou o momento para felicitar todos os participantes e enaltecer o exemplo que deram a toda a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Obras nos Diques de Valada arrancam com investimento superior a meio milhão de euros
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro e a presidente da Junta de Freguesia de Valada, Margarida Abade, estiveram no dia 23 de setembro naquela freguesia para acompanhar o início as obras de reabilitação do sistema de diques de Valada. A obra vai reabilitar o sistema de diques que se estende por 24,5 Km e por três concelhos – Azambuja, Cartaxo e Santarém–, protegendo três aglomerados populacionais da freguesia de Valada – Reguengo, Valada e Porto de Muge –, e 700 hectares de terrenos agrícolas de elevada produção ao longo de todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 22 de setembro
Batalha adere à agenda da descarbonização
e à Semana Europeia da Mobilidade
A Semana Europeia da Mobilidade, já na sua 18ª edição, assinala-se de 16 a 22 de setembro, assumindo como tema “Caminhar e pedalar em segurança”. A Câmara Municipal da Batalha associa-se a esta organização, que pretende suscitar a alteração comportamental das populações, tendo em vista a adoção de meios de transporte ativos e livres de emissões, capazes de contribuir para a descarbonização das sociedades. De acordo com a Comissão Europeia, as cidades que promovem as caminhadas e o uso da bicicleta como formas de mobilidade são cidades mais atraentes, que apresentam menores congestionamentos e que pugnam por uma maior qualidade de vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa que consistirá na limpeza de vários espaços da cidade
Sexta-feira é dia da greve global pelo clima
e Tomar opta pela ação
Dezenas de funcionários do Município, bem como outros cidadãos, vão participar na ação de voluntariado com que Tomar marca o dia da greve global pelo clima. Uma iniciativa que consistirá na limpeza de vários espaços da cidade. Em dia de mobilização geral, Tomar opta pela ação. A iniciativa marcada para a próxima sexta-feira, aberta a funcionários mas também a outros voluntários externos ao Município, terá lugar a partir das 8h30, com concentração na Praça da República. A partir dali serão formados grupos e distribuídos por diversos espaços da cidade, terminando com a sua concentração no Mouchão pelas 13h30, onde haverá uma aula de ioga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Mercadinho do Oeste traz alimentação saudável e produtos biológicos ao Arena Shopping
A 1ª edição do Mercadinho do Oeste está a chegar ao Arena Shopping e promete oferecer aos visitantes diversas sugestões de alimentação saudável e produtos biológicos. O fim de semana de 14 e 15 de setembro será dedicado à alimentação, sustentabilidade e consumo responsável com a presença de produtores e projetos criativos da região. Haverá showcooking de comida saudável, workshops de café e música popular da região ao longo dos dois dias em que decorre a iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Nacional de Limpeza de Praia
Câmara de Alcobaça organiza ação de limpeza de lixo marinho na praia da Légua
No dia 21 de setembro, sábado, assinala-se o Dia Nacional de Limpeza de Praia. O Município de Alcobaça irá organizar, nessa data, uma ação de limpeza de lixo marinho na praia da Légua a partir das 10h00. Poderá usufruir de transporte municipal gratuito a partir dos Paços do Concelho com saída às 09h15. Serão disponibilizados sacos e luvas para todos os voluntários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benavente
PSD visita operação de limpeza no rio Sorraia e critica ministro do Ambiente por atraso na obra
Uma delegação do PSD do distrito de Santarém visitou esta quinta-feira, dia 13 de setembro, as operações de remoção dos “jacintos” que ocupam a quase totalidade da superfície do rio Sorraia. Oportunidade para lembrar que deputados e autarcas do PSD andavam há três anos a alertar para este problema e a exigir medidas ao Ministério do Ambiente e às autarquias de Benavente e de Coruche. A visita iniciou-se em Benavente, Trejoito, e prosseguiu para Coruche, mais concretamente para a ponte do Rebolo, freguesia do Biscainho, onde decorreu um encontro com representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e da Associação de Regantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Nacional da Água
Câmara Municipal de Torres Vedras formaliza parceria em torno do projeto “Peixes Nativos”
Foi em pleno Dia Nacional da Água que a Câmara Municipal de Torres Vedras formalizou a parceria em torno do projeto “Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental”, no Parque do Choupal. O protocolo, que pretende promover a sensibilização da comunidade escolar para a importância das espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones, envolve a Câmara Municipal, a Águas do Tejo Atlântico e o ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela Valorlis
Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas classificada como Eco-Evento
A Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal foi, pelo quarto ano consecutivo, classificada como Eco-Evento, pela Valorlis. A classificação de Eco-Evento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade, materializado no compromisso de reduzir o impacto ambiental, promovendo a gestão adequada de resíduos. O Município de Pombal implementou, mais uma vez, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes, que foram posteriormente enviados para a Valorlis, para triagem e reciclagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ordem lança apelo ao governo para a isenção de IVA nos atos médico veterinários
Ordem dos Médicos Veterinários cria sistema nacional de saúde animal com apoio municipal
Celebra-se a dia 4 de outubro o Dia do Médico Veterinário e o Dia Mundial do Animal. Estas datas são assinaladas pela Ordem dos Médicos Veterinários com a realização da 3.ª edição do Open Day, que contará com a participação dos profissionais da classe, bem como com a organização de uma Cerimónia Comemorativa no Funchal, Madeira, com a presença de várias edilidades regionais. Estão registados em Portugal cerca de 6,7 milhões de animais de estimação a habitar mais de dois milhões de lares portugueses, o que significa que acima de metade das famílias tem pelo menos um animal de companhia em casa. E, segundo um estudo recente da GFK Portugal, a saúde dos seus animais é uma das principais preocupações, sendo que 90% e 70% dos inquiridos garantem levar, respetivamente, os seus cães e gatos a consultas veterinárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No concelho do Cartaxo foram identificadas duas situações.
Câmara Municipal do Cartaxo alerta população para presença de vespa asiática no concelho
A Câmara Municipal do Cartaxo preparou um Aviso à população, que está a ser distribuído em todo o concelho, com informação sobre como identificar a vespa velutina e o que fazer no caso de ser detetada a sua presença. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo apela a “quem detete ou suspeite de existência de ninhos ou de exemplares de vespa velutina, conhecida como vespa asiática, que reporte ao Serviço Municipal de Proteção Civil do Município (SMPC)”. O autarca esclareceu que no concelho do Cartaxo foram identificadas duas situações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Descargas vão diretamente para o Rio Alcoa
Esgoto polui Parque Verde de Alcobaça
O Rio Alcoa continua a ser alvo de descargas poluidoras em pleno Parque Verde de Alcobaça. A mais recente provém de um cano de esgoto junto a uma das pontes perto do Pingo Doce que está há vários dias a emitir descargas, bem visíveis pela alteração da coloração do rio e pelo mau cheiro. Coincidentemente, perto deste local, também desde há vários dias, junto à rotunda do Lidl e à Farmácia Campeão, tem sido registado um mau cheiro intenso pela manhã, desconhecendo se há alguma relação entre estes dois focos de poluição, próximos entre si, dentro da cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alteração do Plano Diretor Municipal deverá estar concluída ainda no presente ano
Câmara da Batalha apela à participação dos munícipes no processo de alteração do PDM
A Câmara Municipal da Batalha deu início ao processo de alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), que deverá estar concluído ainda no presente ano. A decisão foi tomada em reunião do Executivo Municipal, de 08 de julho, e decorre da necessidade de adequar o PDM às alterações verificadas no quadro legislativo do ordenamento do território, com a publicação da Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo e do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados defendem e promoção do território dos lugares da Torre e Reguengo do Fetal
Assembleia Municipal aprova moção em defesa das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha
A Assembleia Municipal da Batalha na sua sessão de 19 de setembro, deliberou por unanimidade remeter ao Ministro do Ambiente, que tutela a entidade responsável pelo licenciamento de pedreiras e junto da entidade coordenadora da avaliação de impacte ambiente, respetivamente Direção Geral de Energia e Geologia e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a firme oposição ao licenciamento de novas explorações de pedreiras na zona envolvente da Torre e Reguengo do Fetal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Os sete pecados mortais da “Geringonça”
Mário Lopes
OPINIÃO
Feira de São Bernardo, Casal Gregório e arranjos exteriores das antigas escolas primárias de Alcobaça
Carlos Bonifácio
10 cuidados a ter este verão para prevenir infeções nos pés
Dr. Francisco Freitas
Saiba como ganhar dinheiro nas Apostas Desportivas a longo prazo
Por PTAposta
Entenda porque a Bettilt é a melhor Casa de Apostas em Portugal
Por Bettilt
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o