Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 224 Director: Mário Lopes Segunda, 16 de Dezembro de 2019
Marinha Grande
Câmara Municipal quer soluções para piscinas de S. Pedro de Moel e falta de areia nas praias
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, convidou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para uma visita ao concelho, para se inteirar in loco dos problemas ambientais locais, nomeadamete, o estado de degradação das Piscinas de São Pedro de Moel e a falta de areia nas praias. O convite surge na sequência do esforço desenvolvido ao longo de 2018 e 2019 em múltiplas reuniões com o anterior secretário de estado do Ambiente, com a Comissão Parlamentar do Ambiente, com a secretária de Estado do Ordenamento do Território, APA, proprietários das Piscinas de São Pedro de Moel e, já em maio, com o novo secretário de Estado do Ambiente,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo vai reter 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro
Governo penaliza Peniche por não aprovar Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, determinou a retenção de 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) aos Municípios de Odivelas, Paços de Ferreira e Peniche, devido ao incumprimento da aprovação dos respetivos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). A retenção será efetuada pela Direção-Geral das Autarquias Locais. Está ainda a decorrer a fase de esclarecimentos relativa a 19 municípios, com a participação do ICNF.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Burlões identificam-se como funcionários da Câmara de Santarém
Câmara alerta população sobre falsas multas e notificações de terrenos com falta de limpeza
Considerando as obrigações legais dos proprietários na limpeza dos seus terrenos, e em relação aos casos de incumprimento, a Câmara Municipal de Santarém informa a população que o Município de Santarém não informa os munícipes sobre os valores das coimas a que estão sujeitos telefonicamente, não efetua notificações aos proprietários telefonicamente e que a notificação é sempre realizada via correio, segundo informação prestada pela ATT .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com visitas a São Martinho do Porto, Turquel e Cela
Pré-campanha da CDU no concelho de Alcobaça prioriza a defesa do ambiente
A CDU realizou, no dia 21 de agosto, no Concelho de Alcobaça várias ações de pré-campanha dedicadas à defesa do meio ambiente, património natural e agricultura, em que participaram a 1ª Candidata da CDU no Distrito de Leiria, Heloísa Apolónia, e António Raposo, candidato da CDU, de Alcobaça, o mandatário concelhio de Alcobaça da CDU, Rogério Raimundo, e vários dirigentes e ativistas do PCP e do PEV. Durante a manhã os candidatos participaram numa ação do Partido Ecologista os Verdes na Praia de São Martinho, de sensibilização da população e turistas para as consequências do uso de plásticos descartáveis, uma ação assente numa pequena instalação que simula os oceanos e os plásticos que os poluem e num folheto informativo com informações várias sobre os perigos associados à utilização deste tipo de material.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Coruche
PEV denuncia nova plantação de Eucaliptos
no distrito de Santarém
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural sobre a permissão de novas plantações de eucaliptos (arborizações), no distrito de Santarém, mais propriamente no concelho de Coruche, perto do lugar de Zebro e Ovelhas, junto à Estrada Municipal 578, onde é possível observar um terreno ocupado com pequenos eucaliptos plantados recentemente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos e Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos
Politécnico de Leiria organiza conferências mundiais sobre produtos naturais marinhos
O Politécnico de Leiria traz pela primeira vez a Portugal o evento que congrega o XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) e o XI Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos (ECMNP), duas mais importantes conferências mundiais na área dos produtos naturais marinhos. O evento realiza-se entre os dias 1 a 5 de setembro, em Peniche, e contará com a participação de mais de 220 investigadores de 35 países, provenientes de todos os continentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na orla costeira e nas dunas
GNR levanta 31 autos no concelho de Peniche por campismo e caravanismo ilegal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, no dia 27 de agosto, realizou uma ação de fiscalização direcionada ao caravanismo e campismo fora dos locais destinados para o efeito, no concelho de Peniche. No decorrer da ação de fiscalização, os militares elaboraram 31 autos de notícia por contraordenação pela prática de caravanismo e campismo ocasional fora dos locais destinados ao efeito por lei, nomeadamente na orla costeira e em dunas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
smartOCEAN é uma infraestrutura tencológica e de acolhimento empresarial focada na economia do mar
Parque de Ciência e Tecnologia do Mar vai ser construído em Peniche em 2020
Vai nascer em Peniche um Parque de Ciência e Tecnologia do Mar - smartOCEAN que pretende concretizar o desígnio do mar, promovendo a exploração sustentável dos recursos marítimos. A infraestrutura tecnológica de acolhimento empresarial focada na economia do mar deverá começar a ser construída em 2020, e é um projeto da Câmara Municipal de Peniche, da Docapesca, do Politécnico de Leiria e da Biocant.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mercado da Terra transforma Praça Rodrigues Lobo em horta durante três dias
A Praça Rodrigues Lobo vai ser novamente transformada numa “autêntica horta”, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, com a realização do Mercado da Terra, com exposição e venda de produtos locais de sectores distintos, como o hortícola, de plantas ornamentais ou do mel. Nesta V edição, o programa é diversificado, com vários momentos de animação infantil a decorrer no espaço Pomar da Terra, com Hora do Conto, Espaço de Leitura, Oficina de Papel. Terá lugar uma oficina de produção de cogumelos e oficina sobre hortas urbanas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Portuguesa de Espeleologia realiza, atividade no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão / Geologia no Verão
SPE promove “Passeio pelo Polje de Minde: do Olho de Mira ao Regatinho”
A Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) realiza, desde há vários anos, diversas atividades em Áreas Protegidas e Classificadas da RNAP e SNAC no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão / Geologia no Verão. Neste âmbito, no dia 24 de agosto, vai ter lugar um passeio pelo Polje de Minde: do Olho de Mira ao Regatinho, um Percurso interpretativos no interior do Polje Mira Minde, para falar sobre a geologia do Polje de Mira Minde, incluindo um percurso pedestre no interior do Polje, com passagem nas nascentes do Olho de Mira e Regatinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR identifica descarga ilegal de 36 mil litros
de efluente pecuário em Turquel
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Benedita, detetou, dia 8 de agosto, uma descarga ilegal de efluente pecuário para o solo e para uma linha de água, na localidade de Turquel, concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram um trator agrícola com uma cisterna a descarregar resíduos líquidos para o meio ambiente, provenientes de uma pecuária, nomeadamente para um terreno, que por sua vez escorria para uma linha de água adjacente ao mesmo, sendo esta linha um afluente do Rio Seco. No seguimento das diligências apurou-se que a cisterna já tinha efetuado mais duas descargas, contabilizando assim cerca de 36 mil litros de efluente pecuário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arelho, Óbidos
Ciência Viva no Verão promove visita à Fábrica de Água da Charneca
No âmbito do projeto Ciência Viva no Verão, realiza-se no dia 28 de Agosto, com início pelas 10 horas, uma visita à Fábrica de Água da Charneca (ETAR), Arelho, Óbidos. Esta atividade resulta de uma parceria entre a Águas do Tejo Atlântico, a Associação PATO e com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos. Segundo uma nota da organização, “após utilização, a água é encaminhada para tratamento, valorizada, sendo depois devolvida ao meio natural. A Fábrica de Água da Charneca, principal infraestrutura de saneamento da BH da Lagoa de Óbidos, contribuiu para a despoluição deste ecossistema. Serve os municípios de Bombarral, Cadaval e Óbidos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Arrimal é o grande anfitrião do Festival Viver
Viver, sentir, gostar, promover Porto de Mós no seu todo, freguesia a freguesia, de forma autêntica e coesa é o objetivo do Festival Viver, que na edição de 2019 viaja até à outra ponta do concelho. O Arrimal será o grande anfitrião desta festa e receberá o Festival Viver em pleno Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, fazendo da Lagoa Grande o seu palco principal, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Os objetivos mantém-se: mostrar o que de melhor se faz, se produz e se dá em Porto de Mós, desde a natureza e o que dela vem, até ao capital humano, que se traduz, por exemplo, nos serviços sociais disponíveis no concelho, pois neste festival todos têm lugar, desde o cultural, desportivo até ao social!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal faz limpeza de terrenos florestais públicos
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal realizou, durante o mês de agosto, diversos trabalhos de limpeza em área florestal pública no concelho da Nazaré. O objetivo foi aumentar as condições de segurança e de prevenção a incêndios florestais, mas também a qualidade de vida das populações, com a limpeza de faixas de gestão de combustível, abate de árvores em situação de risco e a melhoria de acessos. “A limpeza de caminhos florestais, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, voltou a ser prioridade para o Município da Nazaré, uma vez mais com especial enfoque na freguesia de Famalicão. Este ano a principal tarefa foi limpar e nivelar uma via que liga Raposos à Macarca, junto ao limite do concelho. A zona do Rebolo será a próxima localidade” a priorizar no plano de ação do Gabinete, explica o vereador da Câmara da Nazaré, Orlando Rodrigues.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao significativo agravamento do risco de incêndio florestal
Cartaxo reforça dispositivo municipal de defesa da floresta contra incêndios
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convocou uma reunião na manhã do dia 4 de setembro, com forças de segurança do concelho e presidentes de junta de freguesia, para acionar medidas excecionais em casos de alerta vermelho, previstas no Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios. Para Pedro Magalhães Ribeiro “a concertação de esforços entre todos os agentes de proteção civil é essencial para a minimização de riscos, para a proteção de pessoas e bens e para a preservação do nosso território rural.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia apela à colaboração de todos na deteção da espécie invasora
Município de Tomar instala 450 armadilhas
de vespa asiática na zona urbana e rural
O Município de Tomar tem estado a acompanhar de perto a situação da vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, no concelho. Nesse sentido, foram realizadas sessões de esclarecimento no início do ano e implementadas diversas medidas de controlo e prevenção, nomeadamente com a colocação de cerca de 450 armadilhas na zona urbana e rural. Todas as juntas de freguesia receberam também indicações no sentido da colocação de armadilhas no seu território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
GNR recupera bufo-real em Valado de Frades
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, no dia 24 de agosto, recuperou um exemplar da espécie bufo-real, na localidade Valado de Frades, concelho da Nazaré. Após uma denúncia de um popular, os militares recolheram um exemplar da espécie bufo-real, Bubo bubo, da família Strigidae, que se encontrava preso numa vedação de arame farpado, num terreno agrícola. A ave foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coima pode atingir os 144 mil euros
GNR deteta descarga de efluente pecuário
para a via pública em Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, no dia 27 de agosto, detetou uma descarga ilegal de efluente pecuário para a via pública, no conbr>celho de Leiria. Após uma denúncia, os militares apuraram que a descarga era proveniente de uma exploração pecuária e, no decorrer das diligências, foi identificada a suinicultura e elaborado auto de notícia por contraordenação, por rejeição de águas degradadas diretamente para o solo, sem os mecanismos que asseguram a depuração das mesmas, cuja coima pode atingir os 144 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Candidata do BE Fabíola Cardoso propõe criação da Autoridade Nacional da Água
Eduardo Jorge, mandatário do Bloco de Esquerda, acompanhado por candidatas e candidatos, entregou esta segunda-feira, dia 19 de agosto, no Tribunal Judicial de Santarém a lista do Bloco de Esquerda para as eleições legislativas de 6 de outubro. Na ocasião, a primeira candidata do BE pelo distrito de Santarém, Fabíola Cardoso propôs a criação da Autoridade Nacional da Água. A invasão pelos jacintos de água dos rios Sorraia, Alviela, valas de Almeirim e de Alpiarça, mas também do próprio Tejo, motivaram a proposta bloquista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É preciso fazer mais e melhor se quisermos erradicar a hepatite C até 2030
Dr. Arsénio Santos
Jogos de tabuleiro e de mesa mais populares já podem ser jogados online
Por Bruno Gomes
A inteligência artificial e o livre-arbítrio humano
Valdemar Rodrigues
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o