Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Domingo, 18 de Agosto de 2019
URBACT Action Planning Network – Rede de Planeamento de Ação
Comunidade do Oeste adere a rede europeia para a economia circular no setor da construção
A Comunidade Intermunicipal do Oeste foi selecionada para integrar uma nova URBACT Action Planning Network – Rede de Planeamento de Ação, ao lado de países como Holanda, Eslovénia, Letónia, Grécia, Espanha, Dinamarca, Itália e Alemanha. Ao URBACT III (2014-2020) concorreram 29 países diferentes, num total de 62 propostas submetidas. O Comité de Monitorização URBACT III aprovou 23 Redes de Planeamento de Ação, as quais envolvem 26 países e 203 parceiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Carvalhal Benfeito e Martingança
GNR destrói dois ninhos de vespa velutina
em Caldas da Rainha e Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, destruiu, no dia 24 de julho, um ninho de vespa velutina, na localidade de Casal das Hortas – Carvalhal Benfeito, concelho de Caldas da Rainha, e, no dia 27 de julho, identificou e destruiu posteriormente um ninho de Vespa Velutina, na localidade de Calços, concelho de Alcobaça. A vespa asiática representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola e para o ambiente, tendo por todos estes riscos, sido classificada, em julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Participantes vão conhecer Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande
Rio Zêzere recebe remadores internacionais
no “Portugal Rowing Tour”
Remadores de oito países da Europa vão descobrir o território do Rio Zêzere no próximo mês de agosto, durante a edição de 2019 do “Portugal Rowing Tour”. O Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram, no dia 23 de julho, o evento, em conferência de imprensa realizada no Convento da Sertã Hotel, na Sertã. O circuito de 2019 do Portugal Rowing Tour acontece de 15 a 18 de agosto e é constituída por cinco etapas, que levarão os participantes s remar cerca de 70 quilómetros, localizados nos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Natureza e música de mãos dadas no anfiteatro natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Sons da Fórnea juntou Gonçalo Pescada e Mário Marques em concerto do Cistermúsica
O concerto “Sons da Fórnea” teve lugar no dia 21 de julho, ao final da tarde, no grande anfiteatro natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O palco foi dos músicos Gonçalo Pescada e Mário Marques, que apresentaram um recital “Tributo a Piazzola e Galliano”, com acordeão e saxofone. Realizada pela terceira vez, esta iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal de Porto de Mós com a Junta de Freguesia de Alvados e Alcaria, o ICNF, as Águas Centro Litoral e o Cistermúsica, integrando, assim, o concerto no programa do Festival de Música de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento permite poupança de 57% no consumo de energia e reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa
Município da Chamusca investe 760 mil euros em nova iluminação pública LED mais eficiente
Começaram na terça-feira, dia 23 de julho, na vila da Chamusca, os trabalhos de substituição das atuais lâmpadas da iluminação pública por novas luminárias com tecnologia Led. No total, vão ser substituídas 4645 luminárias em todo o concelho, num investimento global de 759.753,52€ (acrescido de IVA), do qual o Município investe apenas 5% e o restante é garantido através do Programa Operacional Regional do Alentejo (Alentejo 2020 – Portugal 2020), graças a uma candidatura aprovada no âmbito do aviso para investimentos na melhoria da Eficiência Energética das Infraestruturas Públicas da Administração Local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesca põe em causa várias espécies de tubarões
Investigador do Politécnico de Leiria publica artigo sobre tubarões na revista Nature
Um investigador do Politécnico de Leiria, André Afonso, integra a equipa de especialistas que acaba de publicar na revista Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, um artigo sobre o impacto da pesca na sustentabilidade de diversas espécies de tubarões. Os investigadores concluem que cerca de um quarto dos habitats dos tubarões estão em zonas de pesca ativa, o que ameaça grandemente os tubarões, cujas populações têm vindo a declinar em todo o mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto da Comunidade Intermunicipal do Oeste
Alcobaça vai ter 12 mil novas luminárias LED até final de agosto
A Câmara Municipal de Alcobaça e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) apresentaram, no dia 17 de julho, em São Martinho do Porto, o projeto de substituição de luminárias tradicionais por luminárias LED para o concelho de Alcobaça. No total serão substituídas cerca de 12 mil luminárias, correspondentes a metade da rede do concelho. Trata-se de um projeto inovador da Oeste CIM dado que não envolve fundos comunitários tratando-se de uma Parceria Público Privada em que todo o investimento é suportado pela empresa concessionária, ficando esta com uma parte dos 70% da poupança gerada pela alteração de tecnologia, durante 12 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR de Pataias recupera raposa vermelha
presa em cativeiro
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha recuperou, eta quarta-feira, dia 24 de julho, um exemplar da espécie raposa vermelha, na localidade Pataias, concelho de Alcobaça. Após uma denúncia de um popular, os militares recolheram um exemplar da espécie cinegética raposa vermelha, Vulpes vulpes, da família Canidae, que se encontrava em cativeiro não autorizado, desde 2017. O exemplar foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Sobreiros centenários de Moita dos Ferreiros cortados sem autorização do ICNF
No dia 21 de Julho, no Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, freguesia de Moita dos Ferreiros, concelho da Lourinhã, vários sobreiros centenários foram cortados e mais de uma centena de sobreiros ficaram sem pernadas, sem justificação, num espaço onde predomina a natureza e onde se encontra uma das maiores manchas de sobreiros centenários da região Oeste e a maior do concelho da Lourinhã, denuncia a Liga dos Amigos Misericórdia de Moita dos Ferreiros, considerando tratar-se de um crime ambiental. Estes cortes estão a ser realizados há mais de 2 semanas, sem autorização do I.C.N.F., que foi efetuada uma denúncia ao Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de “Os Verdes”
Parlamento aprova projetos sobre eliminação
de portagens na A19 e despoluição do Rio Lis
Os Verdes congratulam-se pela aprovação, esta sexta-feira, dia 19 de julho, em Plenário da Assembleia da República, de dois Projetos de Resolução. O Projeto de Resolução n.º 1031 que recomenda ao Governo que proceda à urgente articulação com os agentes locais, nomeadamente os produtores agropecuários, para a necessária e efetiva resolução da poluição da bacia hidrográfica do Rio Lis (Abstenção do BE e PSD em alguns pontos), e o Projeto de Resolução nº 1775 que recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à eliminação de portagens na A19, no troço da variante da Batalha (votos contra do PS e abstenção do CDS), por forma a diminuir o tráfego junto ao Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra de produtos, espetáculos e recriação histórica são algumas das atividades
Municípios de Alenquer e Cadaval celebram
20 anos da Paisagem Protegida de Montejunto
A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinala, de 26 a 28 de julho, o seu 20.º Aniversário, com um rol de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Integram o cartaz festivo uma mostra de produtos locais, atuações musicais, recriação histórica, caminhada e seminário. As comemorações iniciar-se-ão na sexta-feira, dia 26, pelas 16h30, com a realização do Seminário “Gestão das Áreas Protegidas de Âmbito Regional”, a ter lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, junto ao conhecido parque de merendas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ordenamento de novas áreas de localização empresarial e ambiente justificam alteração
Câmara da Batalha aprova alteração do PDM
A Câmara Municipal da Batalha decidiu, por unanimidade, aprovar a proposta do Presidente da Autarquia, Paulo Santos, para desenvolver uma alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), tendo como principais objetivos alargar as zonas de proteção ambiental nas áreas de localização empresarial da Jardoeira (Batalha) e de São Mamede. Recorde-se que no âmbito dos trabalhos desenvolvidos no Plano Estratégico do Concelho da Batalha 2020, a Câmara Municipal definiu como prioridade a melhoria das áreas de acolhimento empresarial, nomeadamente ao nível da ampliação da Zona Industrial Concelhia da Batalha (Jardoeira) e também na criação de uma nova Área de Localização Empresarial de São Mamede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Só no distrito de Santarém, a IP, S.A quer abater 2600 árvores, sem fundamentar o motivo da destruição
IP abate dezenas de árvores de grande porte no concelho de Ourém
A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.), concessionária geral da rede rodoviária nacional (e ferroviária), está a promover o corte indiscriminado de árvores públicas sem que exista fundamento técnico que justifique a destruição deste património público, denuncia a Quercus. A IP faz a gestão direta da EN113 no concelho de Ourém, tendo no final da semana passada, junto da estrada nacional EN113, abatido dezenas de árvores verdes, de grande porte, nomeadamente carvalhos-portugueses, freixos, ciprestes, olaias e choupo-preto, algumas junto da Ribeira de Seiça, em terrenos agrícolas dentro de um Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, sem que existisse motivo evidente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em particular na Vieira de Leiria e em São Pedro de Moel
Câmara da Marinha Grande exige medidas para repor areais das praias do concelho
Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, manifestou, no dia 13 de julho, necessidade de se encontrar uma solução para o desaparecimento crescente dos areais das praias do concelho, em particular na Vieira de Leiria e em São Pedro de Moel, preocupação já reiterada nos últimos dois anos junto do Ministério do Ambiente. Ao tomar conhecimento da intervenção realizada pela APA na Costa da Caparica, a autarca remeteu uma comunicação aos secretários de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território a recordar-lhes o seu compromisso em resolver este problema também na costa marinhense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peixe apreendido foi doado a IPSS
GNR apreende 141 quilos de pescada no Porto de Abrigo da Nazaré
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreende, dia 11 de julho, 141 quilos de pescada, com o valor presumível de 1410 euros, no Porto de Abrigo da Nazaré. A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, em que os militares verificaram que o referido pescado não possuía a medida regulamentar de venda, nomeadamente 27 cm.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Da Charneca às Margens do Tejo”
Chamusca lança percurso pedestre de 10 km integrado no Guia da Lezíria do Tejo
O Município da Chamusca e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERT) lançaram oficialmente o PR 1 – Percurso Pedestre da Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” no dia 6 de julho, o primeiro percurso do concelho que está integrado no Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo. Este percurso tem uma extensão de 10 km, inicia-se no Jardim do Coreto e passa nalguns dos principais pontos da vila, nomeadamente, Ermida da Senhora do Pranto, Igreja da Misericórdia, Tapadão, Porto das Mulheres, entre a charneca e a lezíria. Pelo caminho pode descobrir também a fauna e flora locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou decisão do Governo
Poder de administração das matas nacionais volta à Marinha Grande quase 200 anos depois
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande congratulou-se, no dia 5 de julho, com a instalação do Departamento Nacional de Gestão das Matas Públicas na Marinha Grande, conforme anunciado neste dia pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. “Esta é uma grande vitória para o território da Marinha Grande e para toda a zona centro. Ao longo dos últimos dois anos, tenho lutado muito através de pedidos informais e formais para a criação deste departamento nacional e para que ele fosse sediado na Marinha Grande", sublinhou a autarca
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bandeiras Azuis hasteadas em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória
No dia 1 de junho, foram hasteadas as Bandeiras Azuis atribuídas às praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, “estas distinções são o corolário lógico do trabalho desenvolvido pela autarquia e pelas respetivas Juntas de Freguesia na criação de condições de usufruto e lazer para estas duas magníficas praias. São também uma motivação para dar continuidade a este trabalho de modo a garantir que São Martinho do Porto e Paredes da Vitória sejam elas próprias duas bandeiras de um concelho com enorme tradição veranil e de bom acolhimento dos nossos visitantes.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo publica despacho conjunto dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura
Presidente da Câmara de Leiria revela solução para tratamento dos efluentes agropecuários
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, disse esta quinta-feira, 4 de julho, que o desenvolvimento do modelo de tratamento dos efluentes agropecuários vai ser desenvolvido pela AdP Energias, do grupo Águas de Portugal, uma solução assumida em despacho conjunto dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura. Segundo disse Raul Castro, o “modelo vai ser de gestão pública”, com o qual se pretende “avançar de uma forma empenhada para a resolução do problema”. O presidente da Câmara Municipal de Leiria falava na sessão de abertura da “Conferência Plásticos e ambiente - Parceiros ou inimigos?”, que está a decorrer no Museu de Leiria, organizado pelo semanário Região de Leiria, tendo o Município como parceiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia Fluvial do Agroal vê hasteada a bandeira azul pelo terceiro ano consecutivo
A Praia Fluvial do Agroal hasteou, mais uma vez, a Bandeira Azul, numa clara declaração de reconhecimento pelo esforço e efetivas condições que o Município de Ourém proporciona a todos aqueles que queiram usufrui desta “pequena maravilha” do concelho de Ourém. Esta distinção, atribuída pelo terceiro ano consecutivo pela Associação Bandeira Azul da Europa, e que teve lugar no dia 1 de julho, é o reconhecimento do Agroal enquanto destino turístico, mas também como símbolo de inestimável valor e interesse ambientais, onde o Município tem vindo, num contínuo esforço de valorização do espaço, a investir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai pedir Parecer à Agência Nacional do Ambiente
Ecovia de 9 km entre Ourém e Fátima pode oferecer opção ambiental aos peregrinos
O Município de Ourém está a estudar a possibilidade de criar uma ecovia entre Ourém e Fátima, ligando as duas cidades do concelho, através de um percurso pedonal e ciclável, ao longo de cerca de quase nove quilómetros. O projeto ainda não passa de um estudo preliminar, mas foram dados passos firmes na Reunião da Câmara de 1 de julho, através da aprovação do início dos procedimentos necessários para consolidar esta intenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Ministra do Mar inaugurou o Passadiço
das Escarpas da Maceira
O Passadiço das Escarpas da Maceira foi inaugurado este domingo, 30 de junho. A cerimónia contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme. Com uma extensão de cerca um quilómetro, o Passadiço das Escarpas resulta de um investimento de cerca de 160 mil euros, tendo sido comparticipado em 85% por fundos do programa operacional do MAR2020, através da candidatura apresentada ao GAL ecoMAR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em carta dirigida ao ministro do Ambiente e da Transição Energética
Câmara da Batalha exige do Governo avanços na despoluição da bacia hidrográfica do Lis
O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, em ofício dirigido ao ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, reclama a urgente apresentação de um modelo de execução do projeto de tratamento dos efluentes suinícolas (ETES) e de despoluição da bacia hidrográfica do Lis, como tinha sido garantido às autarquias da região até março de 2018. O autarca da Batalha preconiza que a construção de uma ETES constitui um projeto-chave para a despoluição dos cursos de água da bacia hidrográfica do Rio Lis, bem como representa um investimento indispensável para a sustentabilidade da atividade suinícola na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada na Assembleia da República e Dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”.
Deputada ecologista Heloísa Apolónia vai liderar a lista da CDU no Distrito de Leiria
A Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV torna público que a 1ª Candidata da lista da CDU no Círculo Eleitoral de Leiria será Heloísa Apolónia, deputada na Assembleia da República e dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”. Heloísa Apolónia, tem 50 anos de idade e é Jurista. Foi representante da Ecolojovem - Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes» no Conselho Nacional da Juventude e no Conselho Consultivo da Juventude. Atualmente é membro do Conselho Nacional do MDM - Movimento Democrático de Mulheres. Foi eleita na Assembleia Municipal da Moita. É atualmente vereadora na Câmara Municipal de Oeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa Solancis recebe palestra sobre o setor da pedra
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros comemora 40º aniversário em Alcobaça
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) comemora em 2019 os 40 anos da sua constituição com uma programação a realizar ao longo do ano e distribuída pelos concelhos abrangidos pelo parque. No concelho de Alcobaça realizar-se-á nas instalações da empresa Solancis uma palestra subordinada ao tema “Inovação tecnológica e economia circular na utilização dos recursos geológicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com início na Praia Paredes da Vitória
Programa da Bandeira Azul em Alcobaça promove redução do lixo marinho e plásticos
No dia 24 de junho, na Praia Paredes da Vitória, terá início a programação das atividades de educação ambiental da Bandeira Azul no concelho de Alcobaça com a atividade Caça Plásticos, uma iniciativa do Município de Alcobaça dinamizada pelo Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra com vista à sensibilização dos utentes da praia para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos e nas orlas costeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia renova apoios aos Bombeiros Voluntários
Câmara da Batalha prossegue os trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível
Findo o prazo legal para a execução das designadas faixas de gestão de combustível, a Câmara Municipal da Batalha decidiu prosseguir com os trabalhos de limpeza de florestal que no decorrer dos últimos meses conheceram um forte crescimento ou no cumprimento coercivo da limpeza de terrenos privados. Nesta fase adicional de trabalhos, cerca de três dezenas de espaços serão alvo de limpeza, no âmbito das medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra os Incêndios e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara aprova projeto de arquitetura
Mata Municipal de Ourém com requalificação ecológica e paisagística aprovada
Consciente da necessidade de reabilitar a Mata Municipal de Ourém, atendendo ao elevado potencial em termos de promoção da biodiversidade e do lazer para a população e escolas do concelho, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um projeto de requalificação ecológica e paisagística para este espaço verde da cidade de Ourém. O projeto foi pensado para possibilitar o usufruto por parte da população de forma lúdica ou pedagógica, além do uso pelas escolas como sala de aula ao ar livre, num investimento na ordem dos 200 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Ministro do Planeamento inaugurou obras
de proteção costeira da Praia Azul
Para sul… assim continua o trabalho de requalificação da orla costeira promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Depois de Porto Novo e Santa Cruz, foi agora a vez da Praia Azul ser alvo de obras de proteção costeira, as quais foram inauguradas este sábado, dia 15 de junho. No decorrer do ato inaugural das mesmas foi ainda aberta oficialmente a época balnear no Concelho de Torres Vedras. Na cerimónia esteve presente o ministro do Planeamento, Nélson de Souza, bem como o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, para além do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Captada na albufeira do Castelo de Bode
Abastecimento de água no concelho de Tomar vai ser todo proveniente da EPAL
O concelho de Tomar vai finalmente ser abastecido na sua totalidade por água proveniente da EPAL, captada na albufeira do Castelo de Bode, deixando de ser utilizada a captação da Mendacha. A novidade foi dada, no dia 11 de junho, na reunião do executivo municipal, na sequência do lançamento pela Águas do Vale do Tejo do concurso público para a empreitada de abastecimento à Mendacha a partir da EPAL (Choromela), uma obra com valor de 1,8 milhões de euros e prazo de execução de 365 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de junho e 7 de julho
Feira de S. Pedro está de volta a Torres Vedras com preocupações ambientais
A Feira de São Pedro está de volta à cidade de Torres Vedras, com a edição deste ano - que decorre entre 27 de junho e 7 de julho no Parque Regional de Exposições – a apresentar preocupações em torno do ambiente. A Feira de São Pedro vai ser um Eco Evento, com o certame a voltar a associar-se à iniciativa da Valorsul que desafia os organizadores de eventos a comprometerem-se com a redução do seu impacto ambiental. Para isso, o Município irá receber apoio para fazer uma gestão adequada de resíduos, assim como para proceder à sensibilização dos produtores de resíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o