Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 221 Director: Mário Lopes Segunda, 23 de Setembro de 2019
PCP/PEV considera novos passes sociais uma vitória das populações e dos utentes de transportes públicos
CDU quer passe único intermodal no Distrito
de Leiria
A partir deste mês de maio, os utentes dos transportes públicos das duas comunidades intermunicipais em que se integram os 16 concelhos do Distrito de Leiria passam a beneficiar de reduções no preço dos Passes dos transportes públicos rodoviários. A coligação PCP e Partido Ecologista “Os Verdes” recorda que “há mais de vinte anos que as forças que compõem a CDU vinham lutando por medidas como esta para todo o País que foi a sua persistência e a luta dos utentes dos serviços públicos que possibilitaram este avanço agora alcançado no Distrito de Leiria. Contudo, quer ir mais longe e defende um único passe intermodal no Distrito de Leiria e a inclusão do modo ferroviário de transporte no novo regime tarifário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Temperaturas máximas vão oscilar entre entre 31 e 34ºC
Governo proíbe queimadas até terça-feira
devido ao agravamento do risco de incêndio
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, assinaram um despacho que proíbe a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre 11 e 14 de maio de 2019, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. A proibição resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre o agravamento do risco de incêndio para a globalidade do território do Continente, uma vez que se preveem temperaturas máximas entre 31 e 34ºC..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de revisão do PDM já está disponível no site do Município.
Câmara de Ourém aprova proposta de revisão do PDM por unanimidade
A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) foi aprovada para efeitos de discussão pública, por unanimidade, na Reunião da Câmara de 6 de maio, tendo sido de imediato apresentada pelos técnicos da Divisão de Ordenamento do Território ao Presidente da Assembleia Municipal e respetivos deputados, e aos presidentes de assembleia e das juntas de freguesia do concelho, numa sessão decorrida no Auditório do Edifício-sede do Município de Ourém, nesse mesmo dia. A proposta de revisão do PDM já está disponível para consulta no sítio eletrónico do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste é integralmente abrangida
Programa da Orla Costeira de Alcobaça-Cabo Espichel aprovado em Conselho de Ministros
O Programa da Orla Costeira de Alcobaça-Cabo Espichel (POC-ACE), aprovado em Conselho de Ministros a 14 de março, foi publicado esta quinta-feira, dia 11 de abril, em Diário da República. A costa do concelho de Torres Vedras passa, assim, a ser abrangida por este programa, que compreende um total de 224 km de orla costeira. O POC-ACE assume-se como um único programa especial que resulta da fusão dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira de Alcobaça-Mafra, Cidadela-Forte de São Julião da Barra e Sintra-Sado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praias do Centro de Portugal vão exibir 81 bandeiras azuis em 2019!
Praias do Mar, Salgado e Fontes juntam-se
à lista de praias com Bandeira Azul na região
As praias do Centro de Portugal ganharam este ano oito bandeiras azuis em relação a 2018, de acordo com a lista hoje divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Entre as 352 praias que vão poder exibir a bandeira azul nesta época balnear, constam 81 da região Centro de Portugal: 55 costeiras (mais 6 que em 2018) e 26 interiores (mais 2). Um sinal evidente de que a qualidade das águas nesta região é de qualidade irrepreensível e merecedora de toda a confiança. A Praia do Mar (Caldas da Rainha), a praia do Salgado (Nazaré) e a praia fluvial de Fontes (Abrantes) juntam-se à lista de praias com Bandeira Azul na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 3 milhões de macieiras são visitadas pelas abelhas nas próximas 2 semanas
Pomares de Maçã de Alcobaça iniciam floração e exibem espetáculo extraordinário na natureza
Os pomares de Maçã de Alcobaça entraram em floração e proporcionam um espetáculo extraordinário na Natureza. São mais de 3 milhões de macieiras e mais de 3 biliões de flores que são visitadas pelas abelhas nas próximas 2 semanas. Tal fenómeno garante a sobrevivência de milhares de abelhas e outros insetos carnívoros úteis (sirfideos e outros) e graças a estes fenómenos proporciona-se alimento "maçã" para cerca de 25% dos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o ano de 209
Comissão Municipal de Defesa da Floresta
da Marinha Grande aprova Plano Operacional
Reuniu, no dia 15 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta da Marinha Grande, onde foi apresentado, discutido e votado do Plano Operacional Municipal (POM) da Marinha Grande, para o ano de 2019. A reunião foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, tendo o POM 2019 sido aprovado por unanimidade. Esta reunião na qual esteve também, Luís Guerra Marques, presidente da Assembleia Municipal, contou com a presença de representantes do ICNF, agentes de Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Autoridades Militares e Policiais, bem como, representantes das entidades públicas locais, nomeadamente das freguesias de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, entre outras entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia lança guia dirigido ao setor do catering, restauração e bares
Leiria adere ao projeto europeu UrbanWins e promove combate ao desperdício alimentar
O Município de Leiria lançou um guia para a redução do desperdício alimentar, uma iniciativa resultando do projeto europeu UrbanWins, que tem na cidade do Lis a única participante nacional. O Guia para o Desperdício Alimentar tem por objetivo ajudar o setor do catering, restauração e bares a contribuir eficazmente para reduzir o problema do desperdício alimentar. Recorde-se que o projeto europeu UrbanWins pretende desenvolver e testar métodos para a conceção e implementação de planos estratégicos eco-inovadores para a prevenção de resíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por não possuir a medida regulamentar de venda
GNR apreende mais de uma tonelada de pescada na Marinha Grande
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu, dia 17 de abril, na localidade da Marinha Grande, apreendeu 1 110 quilos de pescada. A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, tendo a pescada, com o valor presumível de cerca de 11 mil euros, sido apreendida por não possuírem a medida regulamentar de venda, neste caso, de 27 centímetros. Desta ação resultou ainda na identificação de um homem, de 42 anos, e na elaboração do respetivo auto de contraordenação, a que corresponde uma coima que poderá atingir o valor de 37 500 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto e Paredes da Vitória consolidam praias de qualidade nacional
Durante o verão de 2019, São Martinho do Porto e Paredes da Vitória irão ostentar novamente o galardão da Bandeira Azul, que distingue a qualidade, segurança e acessibilidades das praias nacionais. Na passada terça-feira a Associação Bandeira Azul da Europa anunciou quais as praias portuguesas que, em 2019, irão exibir este selo de qualidade. As duas praias do concelho de Alcobaça são distinguidas pelo esforço no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre. O Programa Bandeira Azul exige que as praias candidatas ao galardão sejam identificadas e que apresentem excelente qualidade da água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 a 26 de maio
Grande Rota do Zêzere e Grande Rota do Tejo dão origem a Festival em Constância
De 24 a 26 de maio, Constância vai receber o IV Festival das Grandes Rotas, um evento que visa divulgar o concelho em geral, mas sobretudo e em particular a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo, dois percursos marcados que funcionam como equipamentos de cariz turístico para a região centro do País. A inauguração do evento, a palestra Viagens de aventura e desafios de autonomia, e animação com Pão de Ló DJ e Spots de Bebidas são as iniciativas programadas para dia 24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Passeio de BTT, corrida e caminhada passaram pelo Eco Caminho do Sizandro
O Eco Caminho do Sizandro, que une Torres Vedras às localidades de Foz e Santa Cruz, foi percorrido, este domingo, 5 de maio por cerca de 400 pessoas. As atividades desportivas que marcaram a manhã assinalaram a inauguração da nova sinalização implementada ao longo do caminho, que agora proporciona mais condições de segurança a todos os utilizadores. Além da renovada sinalização, foi, ainda, publicada uma brochura com informação sobre o percurso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acusado de incêndio florestal
Proprietário perde controlo de queimada
e é detido pela GNR das Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no dia 12 de abril, em flagrante delito, um homem de 28 anos, pela prática do crime de incêndio florestal, no concelho de Caldas da Rainha. Após o alerta de um incêndio florestal, os militares identificaram o seu autor, apurando que o incêndio teve origem na realização de uma queima de sobrantes, em que o suspeito acabou por perder o seu controlo, propagando-se a uma área de mato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião com responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente
Câmara de Santarém garante que requalificação do Mouchão de Pernes é para avançar
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém reuniu no dia 9 de maio no local com responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com elementos da Assembleia e da Junta de Freguesia de Pernes. Ricardo Gonçalves reconhece a urgência da intervenção desta obra e afirmou que "a requalificação do espaço do Mouchão de Pernes é para avançar". A reunião realizada teve como objetivo a definição dos principais fatores a ter em conta aquando da elaboração do projeto de requalificação do referido espaço, onde estará contemplada a construção de uma cafetaria, devolvendo o espaço aos pernenses e a quem visita a Vila de Pernes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o