Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a proposta do PS de quotas para negros e ciganos nas universidades?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 220 Director: Mário Lopes Terça, 16 de Julho de 2019
Tiago Bettencourt atua no Anfiteatro
Dia Mundial da Árvore celebrado em Alcobaça com a abertura oficial do Parque Verde
O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Mundial da Árvore, no próximo dia 21 de março, com a abertura oficial do Parque Verde. Ao longo de três dias, de 21 a 23 de março, será assinalado o início da primavera com um conjunto diversificado de atividades ao ar livre a realizar neste espaço, nomeadamente subidas em balão de ar quente, demonstração de skate, animação musical e desportiva, concertos da Banda de Música da Força Aérea e de Tiago Bettencourt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretários de Estado do Ambiente e da Administração Local marcaram presença na inauguração do espaço
Parque Verde inaugurado em Alcobaça
para promover ambiente, cultura e desporto
Em ambiente de festa, os secretários de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e a presidente da CCDR do Centro, Ana Abrunhosa, inauguraram esta quinta-feira, 20 de março, primeiro dia da primavera, o Parque Verde de Alcobaça. O novo espaço ambiental, cultural e desportivo está situado a leste da cidade, acompanhando as duas margens do Rio Alcoa numa extensão de cerca de 1 km. O orçamento, com recurso a verbas europeias, ascendeu a 2,5 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Localizadas na Urbanização do Rio Novo
Município da Nazaré vai abrir candidaturas
para utilização das Hortas Comunitárias
O Município da Nazaré vai abrir candidaturas para a utilização das suas Hortas Comunitárias, localizadas na Urbanização do Rio Novo, num terreno composto por 19 talhões destinados à produção de consumo familiar. Os munícipes que não possuam terreno próprio passam a dispor de um espaço onde podem plantar os seus alimentos (feijão, courgette, alfaces, cenouras, batatas, couves, etc.); árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém homem por incêndio florestal
em Pataias
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Pataias, deteve, dia 21 de março, em flagrante delito, um homem de 61 anos, pela prática do crime de incêndio florestal, no concelho de Alcobaça. Após a denúncia de um possível incêndio florestal, os militares identificaram o autor, apurando que o incêndio teve origem na limpeza de um terreno, através de fogo. O suspeito acabou por perder o seu controlo, consumindo uma área de mato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luzes de edifícios públicos serão desligadas entre as 20h30 e as 21h30
Municípios de Alcobaça e Porto de Mós aderem à “Hora do Planeta”
A Câmara Municipal de Alcobaça participa, mais uma vez, na iniciativa Hora do Planeta. No dia 30 de março, entre as 20h30 e as 21h30, serão desligadas as luzes da fachada do Mosteiro de Alcobaça, a iluminação exterior do edifício dos Paços do Concelho e a iluminação pública do jardim do Tribunal de Alcobaça, sensibilizando, desta forma, os munícipes a adotar um modo de vida mais saudável e responsável para com o ambiente. O Município de Porto de Mós vai associar-se também à iniciativa da Organização Global de Conservação da Natureza WWF – Hora do Planeta, entre as 20h30 e 21h30. Na vila de Porto de Mós, a iluminação do Castelo de Porto de Mós estará apagada durante 60 minutos, na Hora do Planeta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial da Árvore celebrado em Alcobaça com a abertura oficial do Parque Verde
Secretário de Estado do Ambiente inaugura esta quinta-feira o Parque Verde de Alcobaça
O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, inaugura esta quinta-feira, dia 21 de março, o Parque Verde de Alcobaça. O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Mundial da Árvore com a abertura oficial do Parque Verde. Ao longo de três dias, de 21 a 23 de março, será assinalado o início da primavera com um conjunto diversificado de atividades ao ar livre a realizar neste espaço, nomeadamente subidas em balão de ar quente, demonstração de skate, animação musical e desportiva, concertos da Banda de Música da Força Aérea e de Tiago Bettencourt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
GNR apreende 3 quilos de meixão num afluente do Rio Alcoa
A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré da GNR apreendeu, no dia 8 de março, três quilos de meixão, num afluente do Rio Alcoa, junto à Bombagem da Nazaré. Durante uma ação de fiscalização no âmbito da captura ilegal de meixão, os militares detetaram uma rede, com cerca de oito metros, abandonada dentro de água. Depois de recolhida, continha três quilos de meixão, com um valor estimado de 1 500 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir o valor de mais de 21 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Zona de perigo na Praia Azul já está sinalizada
A zona de perigo que se encontra entre a Foz do Rio do Sizandro e a Praia Azul foi sinalizada, encontrando-se identificada através de uma boia de sinalização amarela. No areal encontra-se uma placa de sinalização vertical, que identifica a zona interdita a banhos e desportos náuticos, nas línguas portuguesa e inglesa. O afloramento dos destroços de um navio afundado naquela área levou a que a Capitão do Porto de Peniche considerasse como zona de perigo toda a zona de rebentação adjacente ao navio. É considerada zona de perigo a zona centrada nas coordenadas 39º06'16" N 9º24'1" O, num raio de 100 m. De forma a garantir a segurança da população, a zona encontra-se totalmente interdita à prática de banhos e de desportos náuticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sensibilizando para a preservação da floresta e do ecossistema em geral
Semana da Floresta traz à Serra de Montejunto 1400 alunos do Cadaval e Alenquer
Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Reabilitação e requalificação de ecossistemas ribeirinhos arrancam esta semana em Carvide
Os trabalhos de reabilitação e requalificação de ecossistemas ribeirinhos na Ribeira de Água Formosa e na Ribeira de Porto da Sepa, em Carvide, começam já no início de março, anunciou esta sexta-feira o projetista da obra, durante uma sessão de esclarecimentos naquela localidade. Esta intervenção, orçada em 60 mil euros, resulta da disponibilização de uma verba de 60 milhões de euros, proveniente do Fundo Ambiental, destinada às áreas atingidas pelos incêndios em Outubro de 2017, revelou Emídio Barros, também presente na sessão, em representação da Agência Portuguesa do Ambiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização quer reutilização de copos
Festas de S. José sensibilizam visitantes
para a redução da pegada ecológica
A organização das Festas de São José, que decorrem de 15 a 19 de março, feriado municipal (Dia de S. José), decidiu contribuir para a redução da pegada ecológica. Para que tal aconteça e de modo a minimizar o impacto ambiental causado por materiais descartáveis de plástico, decidiu sensibilizar os operadores económicos presentes nas Festas de S. José e o público visitante para esta temática, através da venda de um copo personalizado pelo preço simbólico de 50 cêntimos e, em contrapartida, sensibilizar os utilizadores para a reutilização do copo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 27 de março
Seminário sobre Desenvolvimento Florestal
da Região Oeste marcado para Torres Vedras
No dia 27 de março, quarta-feira, às 14h30, realiza-se o seminário "Desenvolvimento Florestal da Região Oeste - Fatores Críticos", no Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras. Este seminário reúne as cinco organizações de produtores florestais da região Oeste, que apresentam aquelas que têm sido as suas estratégias de atuação e a sua perspetiva em relação aos principais fatores críticos para o desenvolvimento florestal na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação foi promovida pelo ICNF e Nokia Portugal
Sapadores Florestais de Alcobaça e Nazaré plantam 1600 pinheiros bravos
No dia 21 de março, 20 Sapadores Florestais, Técnicos do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI) e Responsáveis do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) uniram-se para plantar 1600 pinheiros bravos. Uma iniciativa que tem por objetivo sensibilizar para a importância da reflorestação em áreas percorridas pelos incêndios, numa área de cerca de 1.5 hectares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 6 de abril
Câmara de Alcobaça promove ação de limpeza da Praia de Paredes da Vitória
A Câmara Municipal de Alcobaça promove este sábado, 6 de abril pelas 10h, com concentração junto à ETAR, uma ação de limpeza da Praia Paredes da Vitória, na freguesia de Pataias e Martingança. Serão distribuídos sacos e luvas a todos os participantes. A atividade intitulada “Vamos limpar o litoral de Alcobaça” realiza-se apenas durante a manhã. Não esquecer água, lanche, roupa e calçado confortável. Haverá transporte municipal a partir de Alcobaça (limitado a 27 lugares).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na foz do Rio Lis
GNR apreende meixão no valor de 90 mil euros em Vieira de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, entre os dias 2 e 4 de abril, apreendeu 12 quilos de meixão, no Rio Lis, na localidade de Vieira de Leiria, concelho de Marinha Grande. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram no rio, 75 metros de redes de pesca, com uma malha muito fina, as quais continham os espécimes. Os 12 quilos de meixão apreendidos, com um valor estimado de 6 000 euros no mercado nacional, pode, no mercado final (países europeus e asiáticos), atingir o valor de 90 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cada uma das três EIP será uma composta por 5 bombeiros
Município de Alcobaça assina protocolo para criação de Equipas de Intervenção Permanente
A Câmara Municipal de Alcobaça assinou no dia 4 de abril, juntamente com outras entidades, um protocolo para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente, no seio dos Corpos de Bombeiros. Ao todo, foram constituídas 41 equipas a nível nacional. A assinatura decorreu na sala Polivalente do Município de Monforte, tendo o protocolo, no caso particular do Município de Alcobaça, sido assinado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Benedita, Pataias e São Martinho do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
niciativa do Comando Territorial de Leiria
GNR assinalou o Dia Mundial da Árvore na vila de Óbidos e em Pombal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, na manhã do dia 21 de março, levou a efeito a celebração do Dia Mundial da Árvore, com atividades realizadas no Parque da Memória, na Vila de Óbidos e no Centro Escolar de Almagreira, em Pombal. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Durante o dia contou-se com a presença de 1220 participantes, entre alunos, professores, funcionários e idosos, de várias escolas, jardins de infância, infantários e centros de convívio da Vila de Óbidos e do Centro Escolar de Almagreira – Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sensibilizar para as alterações climáticas e para a perda da biodiversidade
Município do Cadaval adere à Hora do Planeta
O Município do Cadaval volta a associar-se, formalmente, à iniciativa internacional “Hora do Planeta”, indo desligar simbolicamente, no dia 30 de março, pelas 20h30, as luzes dos edifícios municipais. A Hora do Planeta pretende unir milhões de pessoas, em todo o mundo, contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Conheça e junte-se a esta causa! A Hora do Planeta, evento histórico da WWF – World Wide Fund for Nature ("Fundo Mundial para a Natureza") trata-se de um movimento global que une milhões de pessoas, em todo o mundo, para mostrarem o seu compromisso com o planeta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Parque Almirante Vítor Crespo
Crianças de Porto de Mós plantam árvores
no Dia Mundial da Árvore
O Dia Mundial da Árvore celebrou-se a 21 de março e o Município de Porto de Mós não poderia deixar de assinalar esta data. Assim, os alunos do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós e os alunos da Cercilei – Pólo de Porto de Mós, juntaram-se ao município para assinalar este dia e, em conjunto, plantarem árvores, no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo. Os trabalhos foram acompanhados pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, pelo gabinete de ambiente e pela equipa de jardineiros do município, que deram a conhecer aos alunos a importância das árvores e ensinaram como tratar delas, para que cresçam fortes e saudáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de intervenções no Rio Alcoa
Câmara da Nazaré visita obras de modernização do sistema de rega dos campos agrícolas
A Câmara Municipal efetuou, no dia 10 de abril, uma visita à primeira fase das obras de modernização do sistema de rega dos campos agrícolas (cuja conclusão se aponta para junho), e ao rio Alcoa, recentemente limpo numa operação realizada pela Autarquia, a um troço de 6 km até à Ponte das Barcas. A visita de trabalho fez-se a convite da Associação de Beneficiários que aproveitou a oportunidade para agradecer a intervenção de conservação, limpeza e desobstrução das linhas de água e dos terrenos confinantes com os Rios de Valado dos Frades (com a retirada de árvores, arbustos em leitos e margens de linhas de água), num investimento de 21.402,00 euros (IVA incluído).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No último dia de aulas do segundo período
Alunos tomarenses apoiam Greve Climática Estudantil limpando as ruas da cidade
Na sequência da Greve Climática Estudantil, movimento internacional em que Tomar foi uma das cidades portuguesas a intervir, um grupo de cerca de seis dezenas de alunos dos dois agrupamentos do concelho propôs-se realizar uma atividade de limpeza das ruas, que decorreu no último dia de aulas do segundo período, em articulação com o Município. O objetivo foi fazer algo em benefício de toda a comunidade e do ambiente, mas também sensibilizar os mais jovens (os cidadãos do futuro) no sentido de não deitarem o lixo para o chão e de reciclarem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Ribeira do Canal recebe projeto ambiental “Reabilitar Troço a Troço”
No âmbito do projeto municipal Reabilitar Troço a Troço (RTT), o Município de Santarém, em parceria com a Junta de Freguesia de Abrã, realizou, no dia 09 de março, uma ação de reabilitação na Ribeira do Canal, afluente do rio Centeio. Na ocasião, foram plantados nas margens da linha de água amieiros, salgueiros, alfarrobeiras, catapereiros, alecrins, castanheiros, loureiros e nogueiras para proteção do solo e controlo de erosão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Câmara assume nova operação de limpeza
e desobstrução das margens do Rio Alcoa
A Câmara Municipal da Nazaré efetuou a limpeza com desobstrução das margens do rio Alcoa num troço de 6 mil metros até à Ponte das Barcas. A operação visou a conservação, limpeza e desobstrução das linhas de água e dos terrenos confinantes com os Rios de Valado dos Frades (com a retirada de árvores, arbustos em leitos e margens de linhas de água) e teve como finalidades a prevenção de ocorrências de cheias, a proteção de pessoas e bens, num investimento de 21.402,00 euros (IVA incluído).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereadora Sónia Colaço contesta decisão da Junta de Freguesia
Os Verdes chocados com novo abate de árvores em Almeirim
No mês em que se assinala o Dia Mundial da Árvore, Os Verdes depararam-se com o que consideram “mais uma situação chocante de um abate incompreensível de árvores em Almeirim.” Este abate a eito, ocorrido na rua Canto do Jardim onde se localiza o centro de saúde da cidade e a Escola Básica da P3 vai deixar o acesso de entrada na escola e no centro de saúde e o parque de estacionamento, completamente desprotegidos do sol. Mesmo que as árvores venham a ser substituídas de imediato, o ensombramento desta rua não existirá no próximo verão, pois as árvores levam o seu tempo de crescimento até darem sombra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Festivais de Verão 2019 – Centro e Sul de Portugal
Liberdade para manifestar opinião
César Santos
A importância do Exame Médico Desportivo
Dr. Manuel Portela
Parque de auto caravanismo e passadiços de S. Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o