Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 219 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Maio de 2019
Em pergunta do deputado Carlos Matias
BE pressiona Ministério do Ambiente a resolver poluição no Rio Nabão
O deputado Carlos Matias questionou o Governo, no dia 26 de fevereiro, sobre os sucessivos focos de poluição no rio Nabão, atendendo a que, de há cerca de um ano para cá, foram detetados vários episódios de poluição, na zona de Tomar. O mais recente ocorreu em 1 de fevereiro último, em que se registou mais uma descarga poluente, à semelhança das anteriores aparentemente oriunda de fora da zona urbana. Para o deputado do Bloco de Esquerda este mais recente caso veio relançar o debate sobre o problema, evidenciando a continuada ausência de informação pública sobre a origem do fenómeno e, pior, a reiterada ausência de medidas que eficazmente o previnam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Herbicida mais usado em Portugal é considerado cancerígeno
Portugueses sujeitos a contaminação crónica por glifosato chega aos 100%
A Plataforma Transgénicos Fora anunciou esta segunda-feira, 25 de fevereiro, que lançou uma iniciativa em 2018 para testar a presença de glifosato em voluntários portugueses. As análises, realizadas em julho e em outubro com o mesmo grupo, demonstram uma exposição recorrente ao herbicida e apontam para uma contaminação generalizada por glifosato em Portugal. O glifosato é o herbicida mais usado em Portugal e causa cancro em animais de laboratório, estando classificado pela Organização Mundial de Saúde como carcinogéneo provável para o ser humano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém aprovou o projeto de execução
Passadiço do Agroal promete ser referência para o turismo de natureza
O projeto de execução referente à construção do Passadiço do Agroal foi aprovado na reunião de Câmara de Ourém de 18 de fevereiro. Este projeto, aprovado por unanimidade, prevê a construção de uma estrutura enquadrada ecológica e paisagisticamente na margem esquerda do Rio Nabão, que fará a ligação entre o Parque Natureza e a Praia Fluvial do Agroal. O Passadiço do Agroal terá uma extensão de aproximadamente 780 metros e será um espaço de lazer com valor acrescido inegável para o turismo do Agroal e para toda a região envolvente. As propriedades terapêuticas da nascente da Praia Fluvial, a envolvente paisagística e natural (integrada em Rede Natura 2000) e a natureza cársica da região tornam o Agroal como um local de referência para o turismo de natureza
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município investe 298 mil euros no Parque Urbano da Charneca
Bioparque de Pombal vai ser inaugurado
no dia 25 de fevereiro
O Município inaugura no dia 25 de fevereiro, pelas 14h30, o Bioparque de Pombal – Parque Urbano da Charneca, um novo espaço verde e de lazer que representa um investimento municipal de €298.915.62. O novo parque urbano, situado no lugar da Charneca, tem a designação de bioparque devido ao elevado grau de biodiversidade que se pode encontrar naquele local, facto que é reforçado pela presença de um curso de água e da existência dos antigos poços e furos que alimentavam, no passado, o sistema de abastecimento de água à Cidade de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Inauguração do Parque Verde marcada
para o dia 21 de março
A inauguração do Parque Verde está marcada para o dia 21 de março, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Recorde-se que a obra se prolongou mais do que o tempo inicialmente previsto, mas após vários adiamentos o Parque Verde de Alcobaça encontra-se quase concluído, faltando apenas alguns acabamentos. Na sua página de Facebook, o autarca aproveita para esclarecer dúvidas a propósito de estacionamento e acessibilidades, recordando que as imediações traseiras do Centro Escolar de Alcobaça são contíguas e terão acesso direto ao Parque Verde, estando esta zona equipada com uma larga zona de estacionamento. Também a partir da rotunda do Pingo Doce, haverá estacionamento com acesso direto à zona de cafetaria e parque infantil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto BARK foi apresentado em Vila Nova da Barquinha
Bioparque Barquinha investe 70 milhões
de euros em santuário de vida selvagem
O projeto BARK - Biopark Barquinha, um dos maiores bioparques da Europa pensado como centro de conservação de espécies em vias de extinção, foi apresentado no dia 15 de fevereiro, na Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha. Pensado também como centro de conhecimento, junta a investigação científica com o desenvolvimento de programas ambientais e será o primeiro no País, segundo na Europa e quinto no mundo aberto à noite. Com abertura prevista em 2021, criando 150 postos de trabalho diretos, o projeto tem um investimento global de 70 milhões de milhões de euros e vai acolher, numa primeira fase, 260 espécies animais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Municípios vão às Jornadas do Hidrogénio
para apoiar combate às alterações climáticas
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, acolhe as Jornadas do Hidrogénio. Esta iniciativa, organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, com apoio da Associação Nacional dos Municípios, pretende analisar o contributo do hidrogénio para os planos municipais de combate às alterações climáticas, identificando oportunidades de financiamento e apresentando projetos para discussão, no quadro da iniciativa comunitária Hydrogen Regions da Fuel Cell Hydrogen Joint Undertaking.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 46 mil euros
Município de Porto de Mós reforça frota com aquisição de dois automóveis 100% elétricos
De acordo com os novos padrões ambientais, o Município de Porto de Mós reforçou a sua frota automóvel através da aquisição de dois automóveis 100% elétricos, com uma bateria Z.E. 40, com uma autonomia de 300 km e possibilidade de carregamento em 65 minutos. Recorde-se que a frota automóvel do Município é constituída por veículos com uma idade média de 20 anos, que têm, por isso, elevados índices de poluição, acrescidos aos elevadas altos custos de manutenção que exigem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro subscritor foi o deputado de Leiria António Sales
Parlamento louva voto do PS por ‘Ferrel,
a Capital da Luta contra o Nuclear"
A Assembleia da República regozijou-se, dia 1 de fevereiro, pela concessão da marca “Ferrel, a Capital da Luta contra o Nuclear" à freguesia de Ferrel, Peniche. O voto de louvor, uma iniciativa do Grupo Parlamentar do PS, que teve como primeiro subscritor o deputado de Leiria António Sales, foi aprovado por unanimidade. “Estávamos em março de 1976 e Portugal vivia um período pós-revolucionário e pré-eleitoral, quando a iminência do ‘primeiro conflito ambiental da democracia’ convoca o povo de Ferrel para a rua, unido, contra a instalação de uma central nuclear para a produção de energia elétrica”, recordam os socialistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Água chega a São Bento já no próximo verão
Água chega a São Bento já no próximo verão avança a bom ritmo a obra de execução do sistema de abastecimento de água em São Bento, concretamente nos lugares de Espinheira, Moliana e Covão do Frade. Estas eram zonas da freguesia serrana que ainda não se encontravam abastecidas com o serviço de água e saneamento, o que justifica o investimento de €167 500,00 por parte da autarquia. Assim, em meados de julho de 2019, cerca de 80 habitações destes lugares já terão acesso a água da rede pública. Numa política de execução e regeneração da rede de abastecimento de água e de saneamento do concelho de Porto de Mós estão, ainda, a decorrer trabalhos em vários locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Lixo marítimo e microplásticos são temas de palestra e exposição na Biblioteca Municipal
No âmbito da candidatura ao Programa Bandeira Azul 2019, o Município de Alcobaça, em parceria com a Universidade de Coimbra, irá desenvolver duas atividades de sensibilização ambiental, sendo elas: Palestra "Do rio ao mar sem lixo”, organizada em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Cister e a cargo da investigadora Filipa Bessa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Exposição “Microplásticos, nos nossos rios, mares e oceanos” .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para poupança da água e redução do consumo da energia elétrica
“Seja Consciente!” dá o mote para campanha
de sensibilização ambiental na Batalha
A Câmara da Batalha, ciente da necessidade da promoção de hábitos ambientalmente sustentáveis pela população, vai lançar a campanha “Seja Consciente !”, que pretende alertar para a poupança da água e a redução do consumo da energia elétrica. “Seja Consciente !” dá, assim, o nome a esta iniciativa que, através da afixação de autocolantes em locais públicos como instalações sanitárias, zonas de espera, equipamentos desportivos e edifícios municipais, escolas e ainda nos espaços de atendimento, visa despertar o público para a necessidade efetiva da racionalização dos recursos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro do Ambiente presidiu ao lançamento do concurso para a 2ª fase do desassoreamento da Lagoa
Lagoa de Óbidos: PCP apoia desassoreamento e recusa delegação de competência nas câmaras
O ministro do Ambiente deslocou-se, no dia 5 de Fevereiro, à Foz do Arelho para presidir ao lançamento do concurso para a 2ª fase de desassoreamento da Lagoa de Óbidos, com um orçamento de 16 milhões de euros. Tal intervenção, há muito prevista no Plano de Gestão Ambiental da Lagoa de Óbidos, foi durante largos anos alvo de protelamentos, dilações e execuções incompletas, que levaram, aliás, o próprio ministro a admitir que a intervenção na Lagoa padecia de um «atraso insuportável» e, para o PCP, “a realidade confirma-o.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando ser uma ameaça séria para as abelhas e seres humanos
Câmara de Tomar apela à colaboração popular para evitar a proliferação da vespa asiática
Decorreu no dia 2 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, iniciativa do Município, através da Divisão de Proteção Civil e que contou com a participação de técnicos da Enxame de Abelhas, entidade especializada no seu combate, bem como da Associação de Apicultores do Centro de Portugal. Introduzida acidentalmente na Europa já neste século, e sem predadores, esta vespa (de tamanho superior e mais escura que a vespa comum, e com apenas uma lista amarela no abdómen – não confundir com a vespa crabro que é ainda maior mas com o abdómen todo amarelo) está a pôr em perigo a biodiversidade e nomeadamente as abelhas e a produção de fruta, além de ser mais agressiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal associa-se a campanha da SUMA
Município de Alcobaça associa-se à campanha ambiental “Lixo Culpado”
Decorrente da parceria existente entre a Câmara Municipal e a SUMA, vai realizar-se, no município de Alcobaça, uma ação de sensibilização ambiental, com o intuito de incentivar os munícipes a refletir sobre as práticas diárias a aplicar em relação à gestão dos resíduos produzidos, para além de uma componente de intervenção qualitativa em sala de aula, nos jardins de infância e estabelecimentos de ensino de 1.º ciclos da rede pública do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR identifica mulher em Alfeizerão por detenção ilegal de espécies exóticas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, identificou, no dia 31 de janeiro, uma mulher, com 58 anos, por detenção de três aves exóticas, em cativeiro, da família Psittacidae, no concelho de Caldas das Rainha. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram a existência de três aves exóticas, no anexo de uma residência, um Papagaio Diadema “Amazoba Autumnalis”, um Aratinga de Bando “Psittacara Leurocophthalmus” e um Inseparável de Fischer “Agapornis Fischeri”, sem a respetiva declaração ou registo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Foz do Arelho
Ministro do Ambiente preside ao lançamento do concurso para dragagem da Lagoa de Óbidos
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, preside à Sessão Pública de lançamento do concurso para a Dragagem da Zona Superior da Lagoa de Óbidos, esta terça-feira, dia 5 de fevereiro, na sala Atlântico do Inatel da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Montalvo já teve início
Na freguesia de Montalvo, concelho de Constância, já estão a decorrer as obras de Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR. A intervenção tem um custo de 125.495,00€, com um financiamento comunitário de 102,420,75€, através do POSEUR – Programa Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, sendo a restante verba assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR detém homem por pesca ilegal de meixão na Foz do Rio Tornada
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, deteve, dia 5 de fevereiro, em flagrante delito, um homem com 58 anos, por pesca de meixão, na Foz do Rio Tornada, no concelho de Caldas das Rainha. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram um indivíduo a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de uma arte de pesca, denominada por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 219 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reunião teve lugar na União de Freguesias de Alvados e Alcaria
Câmara de Porto de Mós apresenta três projetos de âmbito turístico para Alvados e Alcaria
Na última reunião de Câmara descentralizada de Porto de Mós, desta feita na União de Freguesias de Alvados e Alcaria, foram apresentados três projetos de âmbito turístico para o concelho. O primeiro será um espaço para interpretação da Fórnea, localizado à entrada do percurso, em Alcaria, junto à EN243. O segundo projeto apresentado foi o Posto de Turismo Avançado, que surge como requalificação do Centro de Desportos ao Ar Livre de Alvados, que contará com uma loja de produtos locais, um espaço de restauração e cafetaria, um espaço de apoio ao caminhante, um espaço de apoio aos desportos de natureza, balneários de apoio e uma galeria de exposições. Finalmente, foi apresentado um percurso pedonal ciclável com extensão de aproximadamente 4.1 km, entre Alcaria e Alvados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Quebrar a confiança
Luís Guerra Rosa
Morte de peixes no Rio Alcoa e encerramento de balcão bancário em São Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o