Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Terça, 10 de Dezembro de 2019
Evento decorre na Lagoa da Ervedeira
"Floresta Viva" assinala memória dos incêndios e necessidade de replantar o Pinhal de Leiria
O Município de Leiria, a Junta de Freguesia de Coimbrão e a Associação Flamingo Imbatível irão promover o Floresta Viva, um evento que decorrerá na Lagoa da Ervedeira, no dia 13 de outubro, para assinalar o primeiro aniversário dos trágicos incêndios que atingiram o concelho em 2017. Além disso, o objectivo principal é “consciencializar as pessoas para a importância daquele ecossistema” e preparar o terreno para “futuras acções de replantação de árvores”. Do programa fazem parte atividades como jogos tradicionais, sementeiras, workshops e remoção de espécies invasoras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos projectos vencedores da edição de 2017 do Orçamento Participativo Portugal na área da Ciência
Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos vai ser apresentado no dia 25 de setembro
A sessão de apresentação e auscultação do projeto "Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos" decorrerá no dia 25 de Setembro (terça-feira) pelas 21 horas, no Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos. A iniciativa parte da LPN - Liga para a Protecção da Natureza, da Câmara Municipal de Óbidos, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e do Conselho da Cidade - Associação para a Cidadania, parceiros deste projecto do Orçamento Participativo Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constituída esta empreitada por construção de alojamentos (canil) e arranjos exteriores
Construção do Centro de Recolha Animal
do Bombarral e Cadaval arranca hoje
Após recentemente cumprida a assinatura do "Contrato de Empreitada para a Construção do Centro de Recolha Animal Intermunicipal do Bombarral e Cadaval - 1ª Fase", o começo dos trabalhos está previsto para esta segunda-feira, dia 17 setembro. Esta primeira intervenção, que compreende alojamentos para canil e arranjos exteriores, tem um prazo de execução de seis meses. Refira-se que a obra foi adjudicada (por concurso público), pelo Agrupamento de Entidades Adjudicantes dos municípios do Bombarral e do Cadaval, à empresa "Pinto Miranda - Engenharia e Construção Unipessoal, Lda.", por cerca de 400 mil euros, acrescidos de IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo quer tratamento de efluentes das suiniculturas nas atuais ETAR
Câmara da Batalha alerta Governo que opção adotada para despoluir bacia do Lis é inviável
Em carta dirigida esta segunda-feira, 3 de setembro, ao primeiro-ministro António Costa, o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, apela à clarificação da posição do Governo sobre a execução do projeto de tratamento dos efluentes suinícolas e de despoluição da bacia hidrográfica do Lis, que segundo defende o autarca, “passa pela viabilização da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas na região do Lis”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para se preparar para as alterações climáticas
Câmara de Porto de Mós investe na eficiência hídrica do concelho
Nos últimos anos, Portugal sentiu de forma crítica a severidade climatológica onde, consequência em parte das alterações climáticas, serão cada vez mais frequentes os períodos em que os valores de precipitação serão muito inferiores ao normal e valores da temperatura muito acima do normal, em particular da máxima, levarão à escassez de água disponível. Embora no concelho não se tenham sentido esses efeitos, o Município de Porto de Mós que, logo no final de 2017, implementou medidas de racionalização do uso da água, tais como a suspensão das regas em espaço público, decidiu também implementar medidas que visem garantir a eficiência hídrica dos sistema, assegurando o abastecimento público em quantidade e qualidade aos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Fátima vai ter nova estação elevatória e rede
de esgotos para servir Casal Farto e Maxieira
A Câmara Municipal de Ourém celebrou um protocolo com a Águas do Centro Litoral e com a empresa Filstone que vai permitir a construção de uma rede de esgotos na povoação de Casal Farto e uma estação elevatória para receber as águas residuais produzidas pela população de Casal Farto e, futuramente, por parte da população de Maxieira. Este protocolo pretende a desafetação do emissário E3 de Fátima que atravessa e entra em conflito com a atividade desenvolvida pela pedreira “Casal Farto nº3”. O protocolo foi assinado na reunião de Câmara de 20 de agosto e com a construção da nova estação elevatória o emissário E3 de Fátima será desativado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EGF investe 2,6 milhões de euros em campanha com o apoio do PO SEUR
População, comércio e escolas vão receber prémios por reciclarem embalagens usadas
A Empresa Geral de Fomento (EGF), através das suas Concessionárias, com apoio do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, está a investir cerca de 2,6 milhões de euros num programa nacional de inovação social que atribui benefícios económicos a quem separa as embalagens usadas. Este programa é considerado um dos maiores investimentos nacionais dedicados à educação e sensibilização ambiental. Para fomentar as boas práticas ambientais, com especial enfoque na reciclagem de resíduos, o programa vai assentar na organização de várias iniciativas junto da população, do comércio e dos estabelecimentos de ensino
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Leiria aderiu ao Projeto "UAS4LITTER”
Leiria vai combater lixo marinho com drones
O Município de Leiria aderiu a um projeto científico de combate à poluição marítima, que vai ensaiar o uso de drones para deteção, busca e inspeção autónoma de lixo marinho em áreas costeiras. Trata-se do Projeto "UAS4LITTER", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que está a ser desenvolvido por investigadores dos centros de investigação do INESC Coimbra, UC-MARE e NOVA.ID_MARE, um dos quais pertencente à Divisão de Planeamento, Ordenamento e Estratégia Territorial do Município de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Parque Verde vai ter o dobro do tamanho atual
e albergar área empresarial digital
A segunda fase do Parque Verde de Alcobaça vai ser apresentada muito em breve, em resultado da cedência do domínio público da urbanização Nova Alcobaça para o Município. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o Parque Verde vai ter quase o dobro do tamanho atual, uma vez que se vai estender para norte do futuro posto da GNR, por detrás da empresa Decatlon, acrescentando mais 4 a 5 hectares aos atuais 7 a 8, tornando-se um dos maiores da região. “Temos estado em diálogo com os arquitectos da Nova Alcobaça e espero que nas próximas semanas já seja apresentado um projecto na Câmara”, revelou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No território dos municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras
Região Oeste vai ter um geoparque
Foi registada, no dia 27 de setembro, a Associação Geoparque Oeste – AGEO que será responsável por desenvolver a candidatura do Aspiring Geoparque Oeste a Geoparque Mundial da UNESCO. O projeto de criação deste Geoparque envolve o território dos municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e conta com a participação do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e da Universidade Nova de Lisboa. Este projeto pretende ser um agregador da identidade destes territórios, sendo que até ao final do ano serão divulgadas as principais iniciativas a implementar em 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seminário terá lugar na ESTG
Politécnico de Leiria debate os impactes
dos incêndios sobre os recursos hídricos
O departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria dinamiza, no próximo dia 18 de outubro, um seminário dedicado ao tema “Incêndios florestais & atividades económicas – Impactes sobre os recursos hídricos”, em colaboração com o Núcleo Regional do Centro e a Comissão Especializada de Hidráulica Fluvial da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). Esta iniciativa, que terá lugar na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, a partir das 10h00, realiza-se um ano após os incêndios florestais que deflagraram na região Centro, a 15 de outubro de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Norte do Distrito de Leiria foi o mais afetado da região
Tempestade “Leslie” fustigou os concelhos
da Marinha Grande, Leiria e Pombal
A tempestade Leslie que na noite de 13 para 14 de outubro chegou a Portugal, atingiu o distrito de Leiria com vento intenso e chuva forte, o que provocou estragos sobretudo nos concelhos da Marinha Grande, Leiria e Pombal, havendo a registar cinco feridos ligeiros. Queda de árvores, sinais de trânsito arrancados, telhas arrancadas de telhados, vidros partidos, apoios de praia arrancados foram as principais ocorrências registadas no distrito, num número superior à centena de chamadas para a Proteção Civil. No distrito de Santarém, apesar do vento, não houve ocorrências a registar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para preservar a espécie “Ruivaco-do-Oeste”
Requalificação biofísica e paisagística dos rios Alcabrichel e Sizandro já arrancou
Sete troços dos rios Alcabrichel e Sizandro estão a ser alvo de trabalhos de requalificação biofísica e paisagística. Os trabalhos tiveram início junto ao Ecoparque da Macieira, no Maxial, e decorrem no âmbito da operação “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. O objetivo passa por preservar a espécie de peixe Ruivaco-do-Oeste, aumentando a resiliência aos efeitos das alterações climáticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OesteCIM promove workshop
Comunidade Intermunicipal do Oeste elabora plano de adaptação às alterações climáticas
No âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, a Comunidade Intermunicipal do Oeste promoveu, no dia 19 de setembro, o primeiro Workshop de enquadramento metodológico, contextualização e cenarização climática para a elaboração do OestePIAAC, com forte presença dos Técnicos dos Municípios que integram a OesteCIM e dos stakeholders de vários setores económicos do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano ainda será submetido à Assembleia Municipal
Município de Leiria aprova plano de adaptação às alterações climáticas
O Município de Leiria aprovou, no dia 18 de Setembro, um plano concelhio de adaptação às alterações climáticas, passando a ser a segunda Câmara do país com um documento de natureza científica que identifica riscos e aponta medidas de ação para minorar os impactos dos fenómenos climatéricos extremos resultantes do aquecimento global. O PMAAC-L identifica as principais ameaças que o concelho enfrenta, como o aumento da média da temperatura do ar, a diminuição do nível de precipitação, em especial no outono, primavera e verão com fenómenos extremos associados, e ainda secas mais frequentes e severas e subida do nível do mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11 Eco-Escolas do concelho de Alcobaça galardoadas com a Bandeira Verde
Galardão Bandeira Verde entregue em Pombal
no dia 4 de outubro
Alcobaça conseguiu o pleno nas 11 candidaturas submetidas pelas Eco-Escolas ao galardão da Bandeira Verde, tendo estas obtido ou renovado a sua certificação ecológica. O concelho é, a nível distrital, o 3º com mais Eco Escolas. O Galardão Bandeira Verde será entregue em mão a representantes de cada estabelecimento de ensino, no dia 4 de outubro, em Pombal, num evento nacional que reúne galardoados do continente e ilhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pequenos montes de pedras estão em vários locais emblemáticos da costa
Arméria contesta poluição visual provocada
por mariolas na Papôa - Peniche
A Arméria é uma associação com quase 19 anos de existência, que valoriza e promove a educação ambiental, através de passeios pedestres em contacto com a natureza e de colóquios com temáticas importantes para a realidade local. A Arméria alerta que tem vindo a surgir um aumento da “poluição visual” provocada por mariolas (pequenos montes de pedras) em vários locais emblemáticos. A Papôa não escapou a esta “moda” que se traduz pela criação de extensos conjuntos de pedras amontoadas, em zonas de acesso por vezes perigoso ou podendo a sua queda constituir perigo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a substituição de 35% das luminárias do Concelho
Câmara de Santarém poupa cerca de 243 mil euros por ano com tecnologia LED
A Câmara de Santarém iniciou no início deste mês de setembro a substituição de 35% das luminárias do Concelho por LED, que vai permitir uma poupança de cerca de 243 mil euros por ano. As zonas de intervenção resumem-se a diversos locais de consumo um pouco por todo o Concelho, nomeadamente, nas freguesias de Abitureiras da Abrã, Achete, Amiais de Baixo, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Alcanede, Alcanhões, Almoster, Arneiro das Milhariças, Azoia de Cima e Tremês, Casével e Vaqueiros, União de Freguesias da Cidade de Santarém (Marvila, Ribeira Santarém, S. Salvador e S. Nicolau), Moçarria, Pernes, Póvoa da Isenta, Romeira e Várzea, São Vicente do Paúl e Vale de Figueira e Vale de Santarém, num total de 158 Postos de Transformação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela OIKOS
Centro de Interpretação Ambiental de Leiria recebe colóquio sobre alimentação e ambiente
Alimentação e ambiente são os temas do colóquio que vai realizar-se no dia 11 de outubro, pelas 20h30, no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), em Leiria. Promovido pela OIKOS - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, este colóquio, cuja entrada é livre, tem como oradores João Nuno Almeida, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Diogo Pestana, da Nova Medical School - faculdade de Ciências Médicas - UNL e Vânia Ribeiro, da Escola Superior de Saúde de Leiria - IP. Olga Santos, da Oikos será a moderadora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos 12 municípios da Região Oeste
Região Oeste investe 19,6 milhões de euros
na instalação de iluminação pública eficiente
Os 12 municípios da região Oeste começam, em novembro, a substituir metade da iluminação pública por candeeiros eficientes, num investimento de 19,6 milhões de euros, disse hoje o presidente da comunidade intermunicipal. Pedro Folgado afirmou à agência Lusa que a OesteCim já obteve o visto do Tribunal de Contas para o contrato e que o consórcio Claroeste, detido pelas empresas Isete, Weltsmart e Fomentefficiency, está em condições de iniciar em novembro a empreitada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água que corre nas torneiras apresenta aspecto turvo e “acastanhado”
Movimento Narciso Mota exige melhoria
do estado da água da rede pública de Pombal
Dando voz aos muitos munícipes que têm manifestado junto do movimento Narciso Mota | Pombal Humano (NMPH) a sua preocupação pelo estado da água da rede pública de Pombal que chega às suas casas, o vereador Michael António, sobre esta matéria, questionou nas últimas reuniões de Câmara, o executivo liderado por Diogo Mateus. O NMPH recorda que se trata de água para consumo humano e um bem vital, sendo assim uma preocupação à qual ninguém pode ficar indiferente, uma vez que o aspecto turvo e “acastanhado” da água que corre nas torneiras, para além das eventuais questões técnico-sanitárias, implica por parte dos consumidores gastos acrescidos de água (na esperança que a sua tonalidade normalize) que se refletem não só na factura mensal, como no plano ambiental e de poupança de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Valorsul das Regiões de Lisboa e do Oeste
Município de Alcobaça disponibiliza 204 compostores para levantamento gratuito
O Município de Alcobaça é um dos aderentes do projeto “Compostar outra forma de Reciclar”, uma iniciativa da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, entidade responsável pela gestão dos resíduos produzidos no concelho. No caso de Alcobaça, são 204 os compostores a distribuir gratuitamente, bastando para isso cumprir os seguintes requisitos: agregado familiar constituído no mínimo por 3 pessoas a viver no concelho, possuir um espaço ao ar livre na habitação, ou ter uma horta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia contesta aumento da área de eucaliptos
Município da Batalha recusa proposta de Plano de Ordenamento Florestal do Centro Litoral
A Câmara Municipal da Batalha considera que o Plano de Ordenamento Florestal do Centro Litoral não cumpre as suas funções ao nível da definição de categorias de espaço florestal, nem se compatibiliza com a legislação de defesa da floresta contra incêndios. No âmbito da análise técnica e política da proposta de plano do ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Plano de Ordenamento Florestal do Centro Litoral (PROF) é muito vago relativamente às regras para a ocupação do solo em função das categorias de espaço previstas nos Planos Diretores Municipais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ribeira nasce no concelho de Rio Maior e percorre o seu caminho até ao Rio Tejo
Poluição na Ribeira da Asseca provoca cheiro nauseabundo e dezenas de peixes mortos
Este domingo, 26 de agosto de 2018, a Ribeira da Asseca, que nasce no concelho de Rio Maior e percorre o seu caminho até ao Rio Tejo, atravessando várias freguesias do distrito de Santarém, voltou a apresentar sinais evidentes de poluição e um cheiro nauseabundo, com dezenas de peixes mortos em vários locais do percurso, denunciou o presidente da Junta de Freguesia, Marcelo Ferreira Morgado, lamentando que a ribeira volte a estar neste estado, cenário que é igual praticamente todos os anos, coincidindo com o início da campanha do tomate.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além do galardão Praia Mais Acessível
Praia da Nazaré é candidata à certificação ambiental internacional ISO 14001:2015
A Câmara da Nazaré investiu em novas estruturas de apoio de praia, tornando-a numa das mais acessíveis do País. As candidaturas à certificação ambiental internacional ISO 14001:2015 e ao galardão Praia Mais Acessível serão os próximos passos.Até a final da época balnear deverá ficar concluído o processo de certificação ambiental da Praia da Nazaré (ISO 14001:2015 – uma norma de certificação ambiental internacionalmente reconhecida que tem como objetivo criar equilíbrio entre a rentabilidade e a redução do impacte ambiental de uma organização).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atualização do Plano foi aprovada por unanimidade
Pedrógão Grande aprova novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Concelho de Pedrógão Grande aprovou esta segunda-feira, dia 20 de agosto, por unanimidade, a atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A atualização será remetida para o ICNF – Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas, que se pronunciará formalmente sobre a mesma com parecer vinculativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1º Ação do programa Reabilitar Troço a Troço
Câmara de Santarém promove conservação
do rio Alviela em Alcanhões
A Câmara de Santarém convida todos os/as interessados/as em participar na 1ª Ação de Conservação do RTT do rio Alviela, em Alcanhões, no dia 1 de setembro (sábado), a partir das 09h00, no troço da Fonte de Santa Marta junto à Casa da Matança. Esta ação contempla a realização de trabalhos necessários para a manutenção do Troço reabilitado em 2016 no âmbito do RTT – Reabilitar Troço a Troço, nomeadamente corte seletivo dos salgueiros que estão a obstruir a linha de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para famílias proprietárias de um terreno até ½ hectare disponível para plantação
Candidaturas de proprietários scalabitanos a Sumidouros de CO2 encerram dia 31 de agosto
O projeto municipal Raízes da Sustentabilidade, assume um papel preponderante nesta política, lançando-se a 4ª edição para as candidaturas à constituição de sumidouros de CO2. Podem candidatar-se a este projeto até 31 de agosto de 2018, através do preenchimento de um formulário disponível no portal do Município, as famílias Scalabitanas proprietárias de um terreno até ½ hectare disponível para plantação, com o objetivo de poderem plantar até 150 Sobreiros (Quercus suber) ou Pinheiro-manso (Pinus pinea), através duma parceria a estabelecer com o município, a partir da qual passam a integrar a Rede de Famílias com Raízes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Semana Europeia da Mobilidade
Câmara de Santarém apresenta Relatório da Monitorização da Qualidade do Ar na Cidade
A Câmara de Santarém apresenta no dia 20 de setembro, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Relatório da Monitorização da Qualidade do Ar na Cidade, em 15 locais de monitorização. Inês Barroso, vice-presidente e vereadora com o Pelouro da Proteção Ambiental da Câmara de Santarém, realiza a sessão de abertura, a que se segue a apresentação “A Qualidade do Ar em Santarém”, por Daniel Afonso, da EnviSolutions - empresa de engenharia que atua nos domínios do ambiente e da conformidade e inovação de produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De magnitude 4.6 na escala de Richter
Sismo sentido com intensidade máxima
no distrito de Leiria
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou esta terça-feira que esta terça-feira, dia 4 de setembro de 2018 pelas 07h12 foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 130 km a Oeste do Cabo Mondego. Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada), ao longo de toda a costa, desde Viana do Castelo a Leiria. Foi ainda sentido com menor intensidade em Vila Real e Viseu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Os suspeitos do costume – do rio ao mar sem lixo
Município promove campanha de identificação
e recolha de lixo na praia de Paredes da Vitória
“Os Suspeitos do Costume – do rio ao mar sem lixo! é a atividade de recolha de lixo marinho na praia de Paredes da Vitória e com o objetivo dede identificar os resíduos mais frequentes e as suas possíveis origens. Esta é uma das atividades previstas para a época balnear, no âmbito da candidatura do Município de Alcobaça à Bandeira Azul 2018. A candidatura integra um programa de diversas atividades de Educação Ambiental, que decorrem durante a época balnear, nas praias que se candidataram ao galardão – São Martinho do Porto e Paredes de Vitória – e destinam-se a miúdos e graúdos!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para comemorar o Dia do Médico Veterinário, o Dia do Animal e o Dia de S. Francisco Assis
Centro de Recolha de Animais de Companhia do Município de Alcobaça organiza Dia Aberto
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (CROAMA) organiza no dia 4 de outubro um Dia Aberto para comemorar o Dia do Médico Veterinário, o Dia do Animal e o Dia de S. Francisco Assis (santo protetor dos animais). Entre as 10h30 e as 16h30, pode visitar as instalações do CROAMA, na Quinta da Campo (Bárrio), na estrada da ETAR, para aderir à campanha de adoção de animais de companhia e informe-se acerca do programa de apoio à esterilização de animais de companhia. O Município de Alcobaça lança deste modo um apelo a todos os munícipes para que não abandonem os animais e para que adotem um animal de estimação
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela OesteSustentável, CFAE, Águas do Tejo Atlântico e GEOTA
Docentes, autarcas e técnicos debateram nas Caldas educação, ambiente e sustentabilidade
A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste foi, no passado dia 3 de outubro, anfitrião do Seminário de Apresentação dos Referenciais de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, que contou com a participação de cerca de 50 docentes e técnicos municipais responsáveis por programas de educação ambiental e especialistas da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção Geral da Educação. O seminário, promovido pelo CFAE - CENTRO OESTE (Centro de Formação da Associação de Escolas), em parceria com a OesteSustentável, a Águas do Tejo Atlântico, o GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente), através do Centro Ecológico Educativo Paul de Tornada (CEEPT), contou com a presença de cerca de meia centena de docentes de estabelecimentos de ensino da região e de técnicos municipais responsáveis pelos Programas de Educação Ambiental nas Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o