Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 171 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Em causa a gestão do litoral e do ordenamento da orla costeira
Secretário de Estado do Ambiente visita praias do concelho da Lourinhã
O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, desloca-se esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, ao concelho da Lourinhã para uma visita de trabalho com representantes do Município, que visa questões relacionadas com a gestão do litoral e do ordenamento da orla costeira. Agendado para as 14h45, o périplo contempla seis praias da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e da Freguesia de Ribamar: Paimogo, Paia da Areia Branca, Peralta, Porto das Barcas, Porto Dinheiro e Valmitão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha aceita mas impõe condições
Peniche, Nazaré e Arruda dos Vinhos recusam integrar mega empresa de água e saneamento
O ministro do Ambiente e Ordenamento do Território pediu um parecer fundamentado sobre a proposta de decreto-lei de criação do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, mas a maioria das autarquias da região ainda não respondeu. Contudo, três autarquias - Peniche, Nazaré e Arruda dos Vinhos - já se pronunciaram contra esta mega fusão, que junta quase uma centena de municípios, que se estendem de Foz Coa a Reguengos de Monsaraz, entre o Douro e o Guadiana. Caldas da Rainha foi o único município da região até agora a pronunciar-se favoravelmente à proposta do Governo, mas impõe condições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos da EB1 Templários também colaboram
Município e Junta Urbana de Tomar recuperam Pinhal de Santa Bárbara
O Pinhal de Santa Bárbara, situado numa das colinas sobranceiras à cidade de Tomar, ao lado da Mata dos Sete Montes, vai ser recuperado com vista ao seu usufruto por parte da população local e dos turistas que visitam a cidade. Pouco conhecido, o espaço, que fica a caminho dos pavilhões da FAI, tem um encanto muito próprio, com um parque de merendas de onde se usufrui de uma vista fabulosa sobre a cidade. Assim, teve já início uma intervenção a duas fases, coordenada entre a Junta Urbana e o Município, que é o proprietário do Pinhal, com a desobstrução da sua entrada e caminhos, trabalho realizado pela Junta Urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água e Saneamento do Centro Litoral de Portugal
Ourém dá parecer favorável condicionado ao sistema multimunicipal de água e saneamento
A Câmara Municipal de Ourém aprovou por unanimidade um parecer favorável, mas condicionado, à criação do Sistema Multimunicipal de Água e Saneamento do Centro Litoral de Portugal. Esta nova entidade, criada pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, pretende agregar as empresas SimRia, Águas do Mondego e a Simlis (empresa que a autarquia de Ourém já integra).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oriundos do Pinhal de N. S. Nazaré
Câmara Municipal da Nazaré abre hasta pública para alienação de 8 veados
A Câmara Municipal lançou em hasta pública a alienação de 8 veados, de 15 que habitam no cercado do Pinhal de N. S. Nazaré, perto da Praia do Norte, no Sítio. Os animais (sete machos e uma fêmea) vão ser alienados “por o seu número ser demasiado elevado para o habitat onde estão inseridos”. De acordo com o procedimento, o preço mínimo por cada animal é de 150 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com compromisso para o crescimento verde
Escolas de Santarém, Alpiarça e Almeirim formam docentes para sustentabilidade
A Educação para a Sustentabilidade foi o tema da Ação de Formação Acreditada dinamizada, no dia 14 de janeiro, com os formadores Sofia Santos e Carlos Cupeto, na Casa de Portugal e de Camões, para professores dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça e Santarém, com o objetivo de que escolas e professores fomentem, junto das crianças e dos jovens, a importância da criação de uma nova geração de líderes que devem ter respeito pelos recursos naturais, pelas pessoas e pelo futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
26 municípios assinam Protocolo em Lisboa
Leiria, Torres Vedras, Tomar e Coruche já preparam adaptação às alterações climáticas
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, esteve presente, no dia 15 de janeiro, no seminário de lançamento do projeto ClimAdaPT.Local - Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas que decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Na ocasião, foi celebrado protocolo entre o consórcio do ClimAdaPT.Local e cada uma das 26 autarquias beneficiárias, entre as quais se encontram Tomar, Leiria, Torres Vedras e Coruche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria
GNR fiscaliza acampamento de ciganos
em Porto de Mós
O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana procedeu, no dia 8 Janeiro, no período entre as 9 e as 12 horas, na Zona Industrial da Amarela, Porto de Mós, a uma Ação de Fiscalização inopinada a acampamento de comunidade de etnia cigana, no âmbito do SEPNA em colaboração com Posto Territorial de Porto de Mós e Destacamento de Intervenção. Estiveram envolvidos um efetivo de 12 militares e 2 guardas florestais, os quais emitiram 15 Autos de Noticia por contraordenação, 25 notificações de infrações ambientais e a apreensão de 8 Aves autóctones
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto europeu Marlisco
Exposição internacional em Leiria alerta
para perigos da poluição marinha
Marlisco, "Lixo marinho: um problema global" é a exposição internacional, que está patente ao público no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), em Leiria, e que tem como objectivo alertar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema do lixo marinho. O que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as medidas que podemos adotar para combater este problema são as questões abordadas nesta exposição que está no CIA até 28 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas Ecologistas do PEV no Distrito de Lisboa
“Os Verdes” atribuem dois “Girassóis Alegres” e dois “Girassóis Tristes” na Lourinhã
As Jornadas Ecologistas promovidas pelo Partido Ecologista “Os Verdes” prosseguem no Distrito de Lisboa, com um conjunto de iniciativas programadas para este sábado, 17 de janeiro, na Lourinhã. Depois de terem estado em Sintra, “Os Verdes” abordarão, na Lourinhã, os seguintes temas: transportes públicos, ordenamento do território, cultura, património e produção local. As iniciativas do PEV contarão com a participação do Deputado ecologista José Luís Ferreira, assim como com a presença de outros dirigentes de “Os Verdes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Percurso Interpretativo na Lagoa de Pataias comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas
Integrado nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas o Município de Alcobaça irá promover um percurso interpretativo na Lagoa de Pataias, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2015. Os objetivos são conhecer a Lagoa de Pataias e compreender as suas funções sociais, económicas e ambientais e identificar impactos negativos no ecossistema e compreender como podem ser minimizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao mau tempo
Percurso interpretativo na Lagoa de Pataias adiado para os dias 8 e 9 de fevereiro
Integrado nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, o Município de Alcobaça irá promover um percurso interpretativo na Lagoa de Pataias, nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2015 (esta atividade, inicialmente prevista para os dias 1, 2 e 3 de fevereiro, foi adiada devido ao mau tempo). O objetivo passa por conhecer a Lagoa de Pataias, compreender as suas funções sociais, económicas e ambientais, identificar impactos negativos no ecossistema e compreender como podem ser minimizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ribeira de Seiça esteve na géneses da luta pela conservação da natureza e do ambiente
Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus celebra 25 anos
O Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus comemorou, no dia 13 de janeiro, o seu 25º aniversário. O grupo de jovens cidadãos ativistas que em finais de 1989, na sequência do estudo efetuado pelo Eng.º Pedro Cortes sobre a ribeira de Seiça, tinha intenção de criar um "Grupo Ecológico de Ourém", para o estudo e preservação da ribeira de Seiça, e também a inventariação do património cultural do concelho de Ourém. Uma vez que as preocupações ambientais eram também regionais e globais, movidos pelo princípio "Pensar Globalmente, Agir Localmente", pouco tempo depois foi formada em Janeiro de 1990 uma delegação da jovem Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que mais tarde e passou a denominar-se Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus, assumindo a luta ecologista na área de intervenção da região do Ribatejo e Estremadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarto percurso pedestre do concelho do distrito de Santarém
Percurso Pedestre “Na Rota do Javali” inaugurado no Sardoal
Na Rota do Javali é o quarto percurso pedestre, de uma rede inicial de quatro, a ser inaugurado no Concelho de Sardoal. A abertura oficial será este domingo, dia 18 de janeiro, sendo o ponto de encontro no largo da Igreja de Andreus, às 9 horas da manhã. O percurso tem 10,5 km, duração aproximada de duas horas e meia e um grau de dificuldade nível II ou seja, fácil. A participação nesta atividade é gratuita e não se encontra sujeita a inscrição. Recorde-se que, em setembro passado, já foram inaugurados dois percursos desta rede: A Via Romana, em Valhascos, e O Trilho do Pastor, em Sardoal, e que em dezembro último foi aberto oficialmente Do Pão ao Vinho, entre a Lapa (Cabeça das Mós) e Entrevinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casais da Serra - Landal - Caldas da Rainha
GNR deteta descarga de efluentes suinícolas para a linha de água do Rio Arnoia
O Núcleo de Proteção e Ambiente do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR detetou, no dia 16 de Janeiro de 2015, no período entre as 14h30 e as 16h30, em virtude de uma denúncia de descarga de efluentes suinícolas para a alinha de água do Rio Arnoia - A dos Francos - Caldas da Rainha, a origem da mesma numa exploração agropecuária (suinicultura) situada na localidade de Casais da Serra, freguesia do Landal, concelho de Caldas da Rainha. O efetivo, composto por dois militares, elaborou um Auto de Noticia por Contraordenação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Freguesias de Souto da Carpalhosa e Monte Redondo
Câmara de Leiria corta água para higienização de reservatórios de Assenha e Monte Redondo
A Câmara Municipal de Leiria informa que, nos dias 20, 22 e 28 de janeiro terão lugar diversas interrupções no fornecimento de água, nas Freguesias de Souto da Carpalhosa (Assenha, Camarneira, Chã da Laranjeira, São Bento, São Miguel e Pendedo) e de Monte Redondo (Monte Redondo, Lezíria, Montijos, Paço, Santo Aleixo e Braçal), devido a trabalhos de higienização de reservatórios de Assenha e Monte Redondo (Zona Alta), respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020: uma oportunidade
Jorge Faria de Sousa
A Pirâmide de Maslow e Políticas Autárquicas
Carlos Cunha
Viver com Pacemaker
Dr. Carlos Morais
A dívida pública é um veneno letal
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o