Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o principal responsável pelos incêndios?
A Proteção Civil
O Governo
As alterações climáticas
A falta de limpeza das matas
A excessiva plantação de eucaliptos
Os incendiários
Outro
Edição Nº 165 Director: Mário Lopes Sábado, 19 de Agosto de 2017
Investimento de 22 milhões de euros é o maior de sempre no concelho
Ministra da Agricultura apresenta projeto
do regadio das Baixas de Óbidos
A ministra da Agricultura e do Mar esteve presente, no dia 22 de julho, em Óbidos, na apresentação do projeto do regadio das Baixas de Óbidos, um investimento público de 22,2 milhões euros. “A água é um fator crítico” para a Agricultura e, por isso, a aposta do Governo em avançar com este projeto, afirmou Assunção Cristas. Para Humberto Marques, este “é um dia extraordinariamente importante para o nosso território, para Óbidos, para o Bombarral, para a Região e para o País”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos recordou o muito tempo de espera dos agricultores por esta infraestrutura. “A História deste projeto circunscreve três gerações”, conta o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a um milhão de euros
Obras de estabilização das arribas da Praia
da Nazaré podem começar este ano
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi autorizada a celebrar um contrato de empreitada para a estabilização das arribas da Praia da Nazaré. A autorização foi publicada em Diário da República, através da portaria (N.553/2014), no dia 9 de julho. O valor da empreitada, autorizada pelo Ministério das Finanças e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, é de 1 milhão de euros, investimento que será repartido por dois anos, estando definido para 2014, o valor de 200 mil euros (+ iva) e para 2015, o valor de 800 mil euros (+ iva). As obras deverão ter início ainda este ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estacaria de suporte ao muro só encontrou terreno fixo a 22 metros de profundidade
Obras no passeio pedonal do Rio Alcoa enfrentam dificuldades técnicas
A Câmara Municipal de Alcobaça informou, na reunião de Câmara de 16 de julho, que as obras de reconstrução do muro no passeio pedonal do Rio Alcoa estão em andamento. Segundo Paulo Inácio “esta fase já poderia estar concluída, mas surgiram imprevistos técnicos”, como por exemplo a dificuldade em encontrar terreno fixo para poder colocar a estacaria de suporte ao muro, o que só se verificou aos 22 metros de profundidade. O presidente da Câmara Municipal recordou que a intervenção se efetuou em duas partes: uma primeira de reposição do saneamento, que foi concluída em menos de uma semana, e a segunda parte, que está agora em fase de obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da ação climática
UE aprova 9,1 milhões de euros para projeto que explora a energia das ondas em Peniche
A Comissão Europeia concedeu, no dia 8 de julho, mil milhões de euros de financiamento a favor de 19 projetos destinados a combater as alterações climáticas no quadro do segundo convite à apresentação de propostas do programa de financiamento NER 300. O financiamento dos projetos provem das receitas resultantes da venda de licenças de emissão no âmbito do regime de comércio de licenças de emissão da UE. Este facto torna os poluidores a força motriz do desenvolvimento de novas iniciativas hipocarbónicas. Peniche (energia das ondas) e Beja (energia fotovoltaica) foram os dois projetos portugueses aprovados pela União Europeia destinados a combater as alterações climáticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com as pastas das Florestas e do Desenvolvimento Rural e da Agricultura
Secretários de Estado visitam futura rede
de rega de Óbidos
Os secretários de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, e da Agricultura, José Diogo Albuquerque, vão visitar Óbidos, no dia 25 de julho, para a apresentação pública dos apoios, no âmbito do PRODER, para o projeto “Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos”. Recorde-se que, com um investimento elegível de 22,2 milhões de euros, a executar até final de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vieira Norte, Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros
Agência Portuguesa do Ambiente desaconselha banhos em cinco praias da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que as praias Vieira Norte (a norte da foz do rio Lis), Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros (na área situada no concelho da Marinha Grande) não são consideradas como águas balneares, pela Agência Portuguesa do Ambiente e, por isso, desaconselha-se a sua utilização. A identificação, gestão, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente que, anualmente, publica em portaria as praias consideradas balneares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução 1100/XII
Deputados recomendam ao Governo medidas de proteção ao Mosteiro da Batalha
O Grupo Parlamentar do PSD apresentou o Projeto de Resolução nr. 1100/XII/3ª em que recomenda ao Governo que a empresa de capitais públicos EP - Estradas de Portugal, S.A., concessionária da Rede Rodoviária Nacional, diligencie os maiores esforços no sentido de finalizar os projetos necessários para a concretização de medidas que minimizem os impactos ambientais do ruído, trepidação e gases poluentes gerados pelo excesso de tráfego no troço do IC2 de veículos sobre o Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Ponto Verde distribuiu mais de 1.550 ecobags no concelho
65,6% dos lares de Ourém separam os seus resíduos de embalagem
A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Ourém, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 1.590 lares, 65,6% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas. Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 1.554 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 – Uma Vida nos tectos do Mundo
Alpinista João Garcia apresenta último livro
na Fnac de Leiria
Quarta-feira dia 23 de julho às 18h30, o alpinista João Garcia vem à Fnac de Leiria, no LeiriaShopping, apresentar o seu mais recente livro:14 – Uma Vida nos tectos do Mundo. Da Antártida à Oceânia, de Chamonix a Kathmandu, João Garcia correu o mundo sempre à procura de chegar mais longe e mais alto, até onde fosse humanamente possível. Esta é a sua história, uma vida de risco e sobrevivência, uma odisseia de aventuras, apresentada no Fórum FNAC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Município assina protocolo com Regimento de Engenharia nº1 para limpeza de linhas de água
É assinado esta segunda-feira, dia 14, pelas 11h, no edifício dos Paços do Município, o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal da Lourinhã e o Regimento de Engenharia nº1 que vai proporcionar a limpeza, desmatação, desobstrução e desassoreamento de linhas de água no concelho da Lourinhã. As operações, a cargo daquela unidade do Exército Português, estendem-se por um período calculado de 16 semanas e numa extensão de 10 mil metros do curso do Rio Grande, 4 mil metros do Rio das Águas dos Mouros e 750 metros do Rio Alcabrichel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
“Os Verdes” questionam Governo
sobre poluição no Rio Tejo
A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sobre uma situação de flagrante poluição no Rio Tejo, detetada por ativistas do PEV na zona de Santarém. No dia 27 de Junho, ativistas dos Verdes verificaram uma situação de flagrante poluição, visível no rio Tejo, na zona de Santarém. O rio apresentava a superfície em nítido estado de degradação, com extensas manchas oleosas e partículas flutuantes, como há muito não se observava.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia de Vale Frades
Município da Lourinhã e ARH iniciam ciclo
de derrocadas controladas em arribas instáveis
No âmbito da estratégia de gestão do risco costeiro, o Município da Lourinhã, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Tejo, iniciou, no mês de julho, um ciclo de derrocadas controladas nas arribas que apresentam maior instabilidade geológica. Os primeiros trabalhos tiveram lugar na Praia de Vale Frades, numa ação articulada com a Autoridade Marítima Local / Capitania do Porto de Peniche, que se traduziu no deslizamento controlado de material instável. Ao antecipar a queda destas blocos rochosos, salvaguardou-se a segurança dos banhistas e frequentadores desta praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre de 15 de julho a 15 de setembro
Programa Ciência Viva no Verão em Alcobaça com inscrições abertas
Desde 2004 que o Pelouro do Ambiente do Município de Alcobaça participa no Programa Ciência Viva no Verão, com atividades de divulgação e sensibilização ambiental centradas no património natural concelhio. Esta iniciativa, que decorre de 15 de julho a 15 de setembro, tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica, área em que o Programa Ciência Viva tem centrado a sua atividade, permitindo conhecer de perto vários domínios da ciência e seu impacto na vida quotidiana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à alteração do PDM - Delimitação de Aglomerados Rurais
Alteração da Carta da REN beneficia munícipes do concelho de Santarém
A publicação da Alteração da Carta da REN, decorrente da Alteração do PDM - Delimitação de Aglomerados Rurais traz, finalmente, benefícios para os munícipes afetados pelas mesmas, permitindo repor a realidade dos factos à data da elaboração do PDM, assumindo as construções já existentes para além de permitir também que se construa nos espaços intersticiais, inseridos nos aglomerados rurais, agora sem a condicionante REN. Esta alteração, publicada pela Portaria 144/2014 de 15 de julho, no Diário da República, teve em conta o território já ocupado à data da elaboração do PDM e cuja existência não foi considerada aquando da elaboração da Carta de Ordenamento e das Cartas da RAN e da REN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a colaboração de todos
Praias e arribas de Peniche cada vez mais seguras
No dia 25 de julho de 2014, procedeu-se à derrocada controlada de três blocos em risco de queda existentes nas arribas da costa norte do concelho de Peniche, nomeadamente na zona da praia do Pico da Mota. Esta ação foi levada a cabo pela Agencia Portuguesa de Ambiente e pela Câmara Municipal de Peniche que, no âmbito de uma monitorização constante das arribas de Peniche, detetaram, monitorizaram e procederam à derrocada controlada dos blocos em questão, prevenindo assim acidentes na zona em apreço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Agosto, em Tomar
Descobre as "altas cenas" que podes fazer
nas férias de Verão com a promoção ambiental
O mês de Agosto não vai ser "seca" para ninguém em Tomar com as actividades promovidas pelo Centro de Interpretação Ambiental, da Proteção Civil Municipal. Vai haver um conjunto de oito iniciativas diferentes, dedicadas às crianças e jovens entre os 3 e os 15 anos. Todas as atividades são gratuitas e decorrem entre as 10 e as 12 horas da manhã. Todavia, é obrigatória a inscrição prévia, sendo que as sessões terão um mínimo de cinco e um máximo de quinze participantes cada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas querem que a zona de lazer funcione todo o ano
Câmaras de Ourém e Tomar discutem projetos para a Praia Fluvial do Agroal
A Praia Fluvial do Agroal recebeu no dia 2 de julho uma reunião de trabalho que juntou vários representantes do Município de Ourém e do Município de Tomar, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca e a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas. A reunião teve como objetivo discutir os problemas do Agroal e definir soluções conjuntas que valorizem esta praia fluvial enquanto património natural e atração turística que anualmente recebe milhares de visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia recorda tratar-se de propriedade privada
Câmara Municipal recusa falta de atenção aos problemas ambientais do Areeiro de Rio Maior
A Câmara Municipal de Rio Maior vem, por esta forma, esclarecer publicamente a situação em que se encontra a pedreira “Condessinha 2”, mais conhecida por Areeiro de Rio Maior e suas lagoas, de forma a evitar a especulação já existente em torno deste assunto, provocada por alguns artigos publicados na comunicação social local e regional. A Câmara Municipal adianta que mais não pode fazer do que continuar a acompanhar a evolução da situação junto das entidades competentes, nomeadamente a DRE-LVT, “salvaguardando da melhor forma possível os interesses dos munícipes, sem nos esquecermos de que estamos perante uma situação do domínio privado, pois o terreno possuí um legitimo proprietário, não tendo por isso a autarquia qualquer forma de intervenção no processo escolhido pelo mesmo para a recuperação do espaço em causa, após a obtenção do respetivo licenciamento pela entidade competente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia
OesteSustentável apoia formação em Óbidos para técnicos de Agências de Energia
A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) com o apoio da OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste vai realizar no dia 22 de julho, pelas 15h00 uma Sessão de Formação para técnicos de Agências de Energia, no âmbito do PPEC (Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia) 2013/2014 a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Ponto Verde distribuiu, através da Missão Reciclar, mais de 6.200 ecobags no município de Leiria
76,3% dos lares de Leiria separam os seus resíduos de embalagem
A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Leiria, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 6.687 lares, 76,3% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas. Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 6.204 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Praia da Consolação arranca com trabalhos
de estabilização das arribas
As Arribas da praia da Consolação vão ser alvo de uma intervenção de estabilização promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente que será iniciada até ao final do mês de julho, prevendo-se a sua conclusão até ao fim do ano de 2014. A empreitada, adjudicada à empresa Tecnasol - FGE – Fundações e Geotecnia, S.A. pelo montante de 600.000,01 euros acrescidos de IVA (738.000,01 euros), estende-se ao longo de cerca de 800 metros de costa, desde o lado norte do Promontório da Consolação até à zona do Carreiro da Freira. A fiscalização da empreitada foi adjudicada à Proman – Centro de Estudos e Projetos, S.A., sendo coordenada pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bar móvel movido a pedais
BICIBAR chega para animar marginal da Nazaré
O BICIBAR chegou para animar a marginal da Nazaré. Trata-se de um novo conceito de passeio turístico, que alia os pedais ao divertimento enquanto se desfruta de uma bebida fresca e que promete tornar inesquecível qualquer festa de aniversário, despedida de solteiro, ou simples convívio entre amigos, servindo também como meio de promoção de eventos empresariais e institucionais, meio de publicidade e, claro, de animação turística. Além de saudável e divertido, o BICIBAR é 100% ecológico, uma vez que é movido pela pedalada dos participantes, sendo tudo o resto (iluminação, refrigeração e música) fornecido por energia solar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por iniciativa da empresa Águas do Oeste
ETAR da Nazaré abre portas à Engenharia
no Verão
A ETAR da Nazaré vai abrir portas aos visitantes no dia 23 de julho, por iniciativa da empresa Águas do Oeste que se associa, uma vez mais, ao projeto Engenharia no Verão, promovido pelo Centro de Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, realizando visitas a algumas das suas infraestruturas de tratamento de águas residuais. Os interessados vão poder conhecer algumas das estações de tratamento de águas residuais da Águas do Oeste, que têm extrema importância na qualidade de vida das populações e do ambiente, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da água dos recursos hídricos e das praias da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Osteoartrose afeta mais de 2 milhões de pessoas
Dr. Augusto Faustino
Porquê votar em António Costa nas Primárias do PS?
Rui Alexandre
A falta de visão tem sempre consequências!
Carlos Bonifácio
Operação Verão Seguro – Chave Direta
Capitão Pedro Miguel dos Santos Rosa
S. Pedro do Silval mudou feição, mas não a tradição!
Lúcia Serralheiro
O Fiador: Direitos e Deveres
João Poseiro
As razões do apoio a António José Seguro
João Paulo Pedrosa
Uma bengala para a coligação
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o