Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 156 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
O cano é que paga, lixo no esgoto, não”
Municípios de Leiria e Porto de Mós colaboram em campanha de sensibilização da SIMLIS
As Câmaras Municipais de Leiria e Porto de Mós vão colaborar na campanha de sensibilização “O cano é que paga, lixo no esgoto, não”, promovida pela Simlis - Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, que visa esclarecer e sensibilizar a população sobre os resíduos que não podem ser colocados no esgoto. A Simlis alerta que têm sido detetados nos esgotos resíduos, como cotonetes, esfregões, preservativos, restos de comida, toalhetes, tampões, entre outros, que provocam problemas de entupimentos, ao afetarem o processo de escoamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Símbolo do projeto “Eco-Escolas”
Todas as escolas de Azambuja participantes ganharam a Bandeira Verde
Todas as seis escolas do Concelho de Azambuja que aderiram à iniciativa conquistaram a Bandeira Verde, referente ao ano letivo 2012/2013. A cerimónia de entrega dos “troféus” realizou-se, no dia 27 de setembro no Concelho de Cascais. Estão, por isso, de parabéns as nossas escolas participantes: EBI de Manique do Intendente; EBI de Azambuja; Centro Escolar de Alcoentre; Centro Escolar Boavida Canada, Azambuja; EB 2, 3 de Aveiras de Cima (como Agrupamento); e Escola Secundária de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a operações de limpeza
Abastecimento de água no concelho de Leiria sujeito a cortes nos dias 8 e 9 de outubro
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria irão proceder à higienização do reservatório aéreo de Santa Margarida e de diversas câmaras de perda de carga, nos dias 8 e 9 de outubro, pelo que poderão ocorrer perturbações do abastecimento de água, em algumas freguesias do concelho. Durante a tarde de terça-feira as perturbações poderão ocorrer nas freguesias de Memória e Colmeias e nas localidades de Coucões, Barreiro, Barroco, Barrosa, Chumbaria, Ladeiras, Lameiria (parte), Memória, Outeiro da Lameiria, Ruge Água, Santa Margarida, Sapinha e Serra do Branco. Na quarta-feira, as perturbações poderão ocorrer nas freguesias de Milagres, Ortigosa, Bidoeira de Cima, Souto da Carpalhosa, Pousos e Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa
11 Bandeiras Verdes hasteadas nas 11 eco-escolas do concelho de Alcobaça
Em Alcobaça vão então ser hasteadas 11 Bandeiras Verdes nas 11 Eco-escolas do Concelho: Centro Escolar de Alcobaça, Escola EB1 Casal de Lagoa, Escola EB1 de Évora de Alcobaça, Escola EB1 de Maiorga, Escola EB1 de Valbom, Escola EB1 e J.I. do Ardido, Escola EB1 e J.I. de Pataias, Escola EB2 da Benedita, Escola EB2,3 D. Pedro I, Escola EB2,3/S de São Martinho do Porto e Externato Cooperativo da Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ZON North Canyon 2013
Garrett Mcnamara regressa à Nazaré em busca da onda perfeita
Garrett McNamara está de volta a Portugal, no âmbito do ZON North Canyon 2013, que decorre entre outubro e novembro, na Praia do Norte, Nazaré. O ZON North Canyon tem este ano como tema “Garrett & Friends” e vai contar com vários surfistas convidados por Garrett McNamara que, com base na sua vasta experiência na Praia do Norte, irão certamente proporcionar mais momentos épicos na história do surf mundial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Paul da Tornada recebe Fim de Semana Europeu de Observação de Aves
O GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Teritório e Ambiente, a Associação PATO e a Reserva Natural Local do Paul da Tornada promovem uma visita livre ao Paul de Tornada, no sábado, 5 de outubro, na Reserva Natural Local do Paul de Tornada, inserida no fim de semana Europeu de Observação de Aves de 2013 (EuroBirdwatch13).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
6.ª edição da Caminhada de São Martinho revela beleza do Planalto das Cezaredas
A prática física ao ar livre, conjugada com a promoção do bem-estar e do lazer, continua a ser uma aposta do Município da Lourinhã, que no dia 16 de novembro, propõe a 6.ª edição da Caminhada de São Martinho. Realizada em pleno Planalto das Cezaredas, a iniciativa conjuga o desporto, o lazer e o convívio com percursos deslumbrantes, reveladores da beleza deste recanto do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marrazes, Cortes, Barosa e Santa Catarina da Serra
Quatro freguesias do concelho de Leiria sofrem cortes no abastecimento de água
O abastecimento de água vai ser interrompido na próxima semana em quatro freguesias do concelho de Leiria, para a execução de trabalhos de higienização de reservatórios por técnicos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). Na terça-feira, dia 15, o abastecimento de água será interrompido, entre as 14 e as 18 horas, na Urbanização da Serrada do Pinhal, Marinheiros, na freguesia dos Marrazes, na sequência da intervenção dos SMAS no Reservatório da Serrada do Pinhal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Redes sociais veiculam notícias sobre o abate gratuito de cães no Canil Municipal
Câmara condena “campanha de difamação” sobre o Canil Municipal de Óbidos
A Câmara Municipal de Óbidos refutou, no dia 11 de outubro, e um ano depois das primeiras alegações, todas as acusações que, sem motivo aparente, voltaram a ser feitas nas redes sociais sobre o abate gratuito de cães no Canil Municipal de Óbidos, situação ocorrida dia 15 de outubro de 2012. Na sequência de várias notícias que têm vindo a público, que têm tido por base “um post falso que é partilhado nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, utilizando fotos falsas de animais abatidos - fotos que não são, insistimos, em Óbidos, como aliás foi tornado público pela comunicação social – a Câmara Municipal de Óbidos vem condenar veementemente tal campanha de desinformação e, acima de tudo, de difamação”, refere a edilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por razões de segurança
Árvores em risco de queda em Leiria estão a ser substituídas por novas árvores
Sábado, dia 19 de outubro, junto ao Marachão, o Município de Leiria procedeu ao abate de três árvores em fim de vida, as quais estão já a ser substituídas por 15 novas árvores, nomeadamente, Tílias, Liquidambar e Catalpas. As árvores abatidas, colocavam em risco a segurança de pessoas e bens e, estavam já sinalizadas, devido ao facto de apresentarem fraco vigor vegetativo, com ramos secos apicais (um dos indícios de que a árvore vai morrer), bem como, troncos ocos com lesões profundas. Além destes aspetos, uma das árvores, devido à recente precipitação verificada há alguns dias, estava com a raiz a deslocar-se e a ficar inclinada, o que fazia prever a sua queda a qualquer momento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Todos os estabelecimentos de ensino inscritos foram galardoados
25 Escolas de Pombal recebem Bandeira Verde Eco-Escolas
Todas as escolas de Pombal inscritas no programa Eco-Escolas, no ano letivo 2012/2013, foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2013, como forma de reconhecimento pelo trabalho de qualidade realizado, em prol do desenvolvimento sustentável, seguindo a metodologia da Agenda 21 adaptada à escola. Assim e à semelhança dos anos anteriores, o Município de Pombal disponibilizou transporte para que representantes das escolas galardoadas estivessem presentes na cerimónia "Dia das Bandeiras Verdes", no dia 27 de setembro, na Escola dos Salesianos de Manique, em Cascais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Águas do Oeste distinguida pela Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano
A ERSAR, através do portal AmbienteOnline, divulgou no dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água, as 61 entidades gestoras (EG) distinguidas pela Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano. Das 61 entidades galardoadas, para além da Águas do Oeste e da EPAL, este galardão foi também atribuído a 6 EG “em baixa” são servidas pela Águas do Oeste (Águas de Azambuja, Águas de Alenquer, Aguas de Mafra, Câmara Municipais do Bombarral e Óbidos e Serviços Municipalizados da Nazaré).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no Centro de Alto Rendimento de Surf
Peniche inaugura Centro de Interpretação Ambiental da energia das ondas
O Município de Peniche abre esta terça-feira, 8 de outubro, a partir das 17h45, no Centro de Alto Rendimento, o Centro de Interpretação Ambiental. O visitante deste novo espaço pode, individualmente ou em grupo, assistir a vídeos e consultar a informação exposta, ficando a conhecer a história do dispositivo Finlandês WaveRoller - uma tecnologia para aproveitamento da energia das ondas -, as suas principais características e as expectativas existentes em relação à sua evolução e expansão. De acordo com o contrato de financiamento para a construção do Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, o Município estava obrigado a que uma das suas salas se destinasse a ser um espaço de interpretação ambiental, pelo que desta forma cumpre duas obrigações em simultâneo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Educação ambiental e redução de resíduos
SUMA anuncia poupança de 5,5 milhões
de euros aos municípios clientes
Planos de Educação Ambiental da SUMA provocaram alteração de rotinas de produção e deposição de resíduos com reflexos na gestão autárquica de dinheiros públicos, obtendo-se um retorno de investimento de 2 milhões de euros, anunciou a empresa. Este resultado, que permite consolidar a importância da sensibilização das populações para as questões ambientais, decorre das estratégias de intervenção aplicadas em campanhas de prevenção da produção de resíduos, através de políticas de redução na origem e de valorização dos resíduos reci- cláveis, num período médio de 7 anos e em cerca de 20 municípios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020 e os 21 mil milhões
Valdemar Rodrigues
Insuficiência Cardíaca: escute o seu coração
Dr. Carlos Morais
Fazer campanha eleitoral é descobrir novas realidades
Micael Sousa
Um inquietante inconformismo
Joaquim Vitorino
Fraturas da coluna vertebral
Dr. Rui Delgado
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o