Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 141 Director: Mário Lopes Segunda, 26 de Junho de 2017
Concelho de Leiria
Linhas de água da Bacia Hidrográfica do Rio Lis vão ser reabilitadas
As Linhas de água do Concelho de Leiria da Bacia Hidrográfica do Rio Lis vão sofrer obras de conservação e reabilitação, numa extensão de 22 quilómetros. A intervenção foi apresentada no dia 2 de agosto, na Câmara Municipal de Leiria. A empreitada no valor de 183 mil euros, levará à realização de trabalhos de erradicação de vegetação invasora, limpeza do leito, desflorestação, poda seletiva, remoção de resíduos, desobstrução e desassoreamento das linhas de água localizadas nas freguesias de Leiria, Barosa, Parceiros, Azoia, Pousos, Santa Eufémia, Caranguejeira e Colmeias. Está igualmente contemplada a consolidação de margens, numa extensão de 15 metros, na Ribeira da Confraria, na Freguesia de Colmeias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara lança Oferta Pública para alienação de 7 animais
Veados da Nazaré à venda por 150 euros
A Câmara Municipal da Nazaré vai alienar sete veados, animais residentes no cercado do Pinhal de N. Sra. da Nazaré, através do processo de Oferta Pública. A deliberação foi aprovada esta segunda-feira, 23 de julho, em reunião do Executivo camarário. Cada animal é colocado à venda pelo preço mínimo 150 euros. Os sete integram o conjunto de cervídeos que, desde 2005, residem naquele cercado, junto à Praia do Norte. A sua alienação fica a dever-se ao crescimento exponencial da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PS alertam ministra da Agricultura para minimizar risco ambiental
Bom Sucesso: abate de milhares de árvores provoca assoreamento da Lagoa de Óbidos
Os deputados socialistas eleitos por leiria questionaram a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre a intenção do Governo intervir para minimizar os efeitos da desflorestação decorrente do abate de milhares de árvores para a construção das infraestruturas de um empreendimento urbanístico no Bom Sucesso que está a provocar um acelerado processo de assoreamento na Lagoa de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 10 vez(es).
Ourém
Cafetaria do Agroal inaugurada no dia 23 de julho
A inauguração da Cafetaria do Agroal vai ter lugar na segunda-feira, dia 23 de julho, pelas 19h. O Centro de Interpretação do Agroal/Alto Nabão, no espaço do antigo Parque Aventura, localizado no Agroal, a poucos quilómetros do limite do concelho de Ourém, encontra-se integrado na Rede Natura 2000, no Sítio Sicó-Alvaiázere. Este espaço é ainda complementado com uma rede de dois circuitos pedestres, um de 8km e outro de 2km de extensão, que permitirão ao visitante encher o olhar com a diversidade de fauna e flora, e com a abundância de água que criou uma diversidade de condições de habitats que sustêm uma complexa biodiversidade, destacando-se a existência da lampreia-de-riacho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovida pela ALT-Sociedade de História Natural
Ciência Viva no Verão em Torres Vedras
com atividades de Paleontologia e Biologia
Este ano a ALT-Sociedade de História Natural aderiu ao programa Ciência Viva no Verão, no âmbito da Geologia (Paleontologia) e da Biologia. As atividades, que decorrem nos meses de Julho e Agosto, promovidas em Torres Vedras são “Caminhando com dinossauros... uma viagem ao Jurássico de Torres Vedras” (Paleontologia), “O meu primeiro caderno de campo de Biologia, Flores alternas ou opostas?”, “Descobrir vida nas rochas - Praia de Santa Rita” e “Descobrir vida nas rochas - Praia do Guincho” (Biologia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reabilitação do 6.º troço, afluente do Rio das Patas, Vale de Santarém
Câmara de Santarém promove nova ação
do projeto “Reabilitar Troço a Troço”
A Câmara Municipal de Santarém, através da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover, no dia 13 de julho, a partir das 10h, mais uma ação do Projeto “Reabilitar Troço a Troço (RTT) – Envolver para Agir na Sustentabilidade dos Recursos Hídricos”, com a reabilitação do 6.º troço – afluente do Rio das Patas, no Vale de Santarém. A ação conta com a presença de Pedro Teiga, especialista em Reabilitação de Rios, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que vai desenvolver o projeto Rios - projeto internacional de participação pública - que tem a metodologia de incentivar os cidadãos a adotar troços de rios de 500 m.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Programa “Biologia no Verão” aborda tema
“A Biodiversidade do Vale do Zêzere”
A Câmara Municipal de Constância, através do Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, disponibilizam a todos os amantes da natureza e das caminhadas através do programa Biologia no Verão um percurso guiado de observação e interpretação da natureza. Assim, no dia 15 de julho, vai decorrer um percurso bastante panorâmico que acompanha a partir da foz, o troço final do rio Zêzere. Aqui o rio corre num vale encaixado, onde facilmente passamos da vegetação ribeirinha tipicamente atlântica para outra de características mediterrânicas que cobre a encosta da margem esquerda. Esta é uma das zonas do concelho de Constância com maior biodiversidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parélios duram apenas alguns segundos
Astrónomo amador regista fenómeno atmosférico raro no concelho do Bombarral
Um fenómeno atmosférico raro ocorreu no concelho do Bombarral no dia 1 de julho, tendo sido presenciado por Joaquim Vitorino, astrónomo amador natural da freguesia do Pó. Trata-se de cristais de gelo na alta atmosfera, que são projetados num ângulo de 60 graus nas nuvens mais baixas, provocando os sois fantasmas, áurea e arco-íris, como neste caso. O termo técnico é sandog (parélio, em Português). No passado estes fenómenos eram vistos como um prelúdio de grandes acontecimentos, negativos ou positivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bactéria legionella provoca 3º encerramento em 2012
PS de Caldas exige investigação a sucessivos encerramentos do Hospital Termal
O Partido Socialista das Caldas da Rainha admite ter recebido com surpresa a notícia sobre a suspensão dos tratamentos termais no Hospital Termal das Caldas. O PS exige agora uma investigação criteriosa para apurar as causas do encerramento devido à presença da bactéria (legionella) na água termal e quais as medidas tomadas para evitar este flagelo sistémico e quer saber os efeitos das medidas de austeridade no controlo de qualidade da água termal, a maior riqueza que a Rainha D. Leonor deixou aos caldenses.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Casa da Cultura de Mira de Aire
Organizações debatem estratégia regional de adaptação e mitigação às alterações climáticas
Com organização conjunta da Comissão Nacional da Unesco, Cruz Vermelha Portuguesa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/CCIAM-SIM e Câmara Municipal de Porto de Mós, realiza-se nos dias 6 e 7 de Julho, na Casa da Cultura de Mira de Aire, o Seminário Porto de Mós 2012 - Turismo, Ordenamento do Território, Biodiversidade e Energia no contexto das Alterações Climáticas. O seminário conta com as presenças de Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, António de Almeida Ribeiro, presidente da Comissão Nacional da UNESCO, e Luís Barbosa, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 587 mil euros
Cartagua recomeça remodelação da rede
de abastecimento do Cartaxo
A Cartagua, Águas do Cartaxo S.A., recomeça esta semana as obras de renovação das redes de abastecimento que estavam paradas desde o final de Maio. Por ocasião das Festas Municipais do Cartaxo e por motivos de possíveis congestionamentos de tráfego, a Cartagua suspendeu, a pedido da Câmara Municipal do Cartaxo, as obras de remodelação da rede de abastecimento. Estando já concluída a remodelação referente ao sector Norte da cidade, que corresponde a 40% da obra, recomeçam agora as obras no sector Este, nas ruas compreendidas entre a antiga Estrada Nacional 3, a Rua 5 de Outubro, Rua José Tagarro, a Travessa Barreto e o Parque de Bombeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das comemorações do 98º aniversário do concelho do Bombarral
Parque de Lazer inaugurado na freguesia
do Pó
A inauguração do Parque de Lazer do Pó marcou as comemorações do 98º aniversário do concelho do Bombarral, que ocorreram na sexta-feira, dia 29 de junho. O momento foi presenciado por muitos populares locais, que fizeram questão de se associar à inauguração deste espaço, que é já uma referência desta freguesia do concelho bombarralense. Esta obra teve um investimento global de 156 mil euros, comparticipada em 60% pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, cabendo ao município do Bombarral cerca de 63 mil euros. O parque de lazer conta com espaços de merenda, um parque infantil, instalações sanitárias e vários espaços verdes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 26 de junho
Praias da Lourinhã recebem galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro
Com o início da época balnear, oficialmente aberta no dia 15 de junho, decorreram no dia 26 de junho as vistorias de atribuição do galardão Bandeira Azul e Praia Acessível, realizadas por representantes da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Tejo, representantes da Administração Regional de Saúde, representantes da Turismo do Oeste e da Capitania do Porto de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Princípios, Os Fins e as Ervas Rasteiras
Valdemar Rodrigues
O Congresso: apontamentos
Rui Rasquilho
O Estado somos nós, mas só quando dá jeito!
Micael Sousa
Poupar … Nas férias
Inês Tristão Ouro
Gás Natural – Fonte energética das próximas décadas
Domingos Soares Rebelo
Praia de Supertubos – uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal"
António José Correia
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o