Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 124 Director: Mário Lopes Quinta, 20 de Junho de 2019
Lisboa
Três novos Tigres-brancos nascem no Jardim Zoológico
O Jardim Zoológico de Lisboa festeja o nascimento de três Tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados da Natureza. São duas fêmeas e um macho. Estima-se que existam apenas entre 100 e 130 Tigres-brancos no Planeta e todos eles se encontram sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, podemos agora desfrutar de cinco Tigres-brancos que vivem no Jardim Zoológico. Este acontecimento é mais um reforço do compromisso que o Jardim Zoológico imprime no desempenho diário da conservação das espécies, aumentando o índice de reprodução que já é um dos mais elevados da Europa. Só em 2010 nasceram, no Jardim Zoológico, 113 animais de 47 espécies diferentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1.ª da Europa e 2.ª do Mundo
Ericeira considerada Reserva Mundial de Surf
A Ericeira é a 1.ª Reserva de Surf da Europa e a 2.ª do Mundo, reconhecida oficialmente pela organização norte-americana Save the Waves Coalition, que salienta a excelência das características naturais oferecidas para a prática desta modalidade desportiva.A faixa costeira agora reconhecida Reserva Mundial de Surf integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se desde a Praia da Empa, na Freguesia da Ericeira, à Praia de S. Lourenço, na Freguesia de Santo Isidoro. São sete ondas de classe mundial num espaço de 4 Km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e S. Lourenço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados serão conhecidos daqui a seis meses
Mohave Oil & Gas realiza testes sísmicos
à procura de petróleo no concelho Alcobaça
A empresa americana Mohave Oil & Gas Corporation encontra-se até ao final do mês de Março a efectuar pesquisas geofísicas no concelho de Alcobaça para determinar a geometria do subsolo através da elaboração de uma cartografia. Estes estudos são segundo Rui Vieira, geólogo da empresa, “um meio complementar de diagnóstico” que irá permitir entre outras coisas averiguar se existe ou não petróleo ou gás no concelho de Alcobaça. Estes estudos vêm no seguimento dos que a empresa efectuou no final de 2010 nos concelhos de Mafra e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De 23 a 26 de Fevereiro
Vaivém Oceanário visita Porto de Mós
O Vaivém Oceanário - Educação Ambiental em Movimento já se encontra em Porto de Mós, na Praça Arménio Marques, junto ao cine-teatro, desde o dia 23 de Fevereiro, e permanecerá na vila até ao dia 26 de Fevereiro (sábado). O projecto, organizado pelo Oceanário de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós e com o apoio da Rádio Renascença, tem como principal objectivo alertar a comunidade escolar, e público em geral, para as questões ambientais, através da abordagem de temáticas relacionadas com o conceito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a entrega de uma nova embarcação
Ministério do Ambiente combate pesca ilegal
no distrito de Santarém
A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, entregou uma embarcação para fiscalização da pesca ilegal, essencialmente do meixão, ao SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, numa cerimónia que decorreu no dia 23 de Fevereiro de 2011, na Câmara Municipal de Almeirim. Esta embarcação, que irá actuar no rio Tejo, nos concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos, e no Rio Sorraia, em Coruche, vai reforçar o combate à utilização de todas as artes de pesca ilegais e contribuir para a preservação da biodiversidade permitindo a recuperação dos ecossistemas. A governadora civil acompanhou a entrega do equipamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alterações facilitam licenciamento de empresas
Câmara de Leiria aprova alteração do PDM
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, no dia 23 de Fevereiro por unanimidade, a proposta de alteração ao regulamento do Plano Director Municipal (PDM), que será submetida a discussão pública, por um período de 30 dias, contados a partir do 5º dia útil a seguir à publicação do aviso em Diário da República. Esta medida irá permitir legalizar as empresas que se encontram em situação irregular e possibilitar a sua ampliação e, desta forma, proteger o tecido empresarial e apoiar o desenvolvimento económico do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No concelho da Nazaré
Bloco de Esquerda denuncia existência
de esgotos a céu aberto na Pederneira
De acordo com denúncias de populares, em urbanizações junto ao Caminho Real da Pederneira, concelho da Nazaré, existem esgotos a céu aberto que estão a provocar maus cheiros e a poluir o solo, constituindo um atentado à saúde pública. O Bloco de Esquerda, através dos deputados Rita Calvário e Heitor de Sousa, considera que perante este atentado ambiental urge uma acção por parte da autarquia e, em especial, dos serviços de inspecção do Ministério do Ambiente para identificar responsáveis e garantir que os esgotos sejam encaminhados para sistemas de tratamento adequados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Centro de Interpretação das Grutas da Moeda organiza encontro científico sobre morcegos
No âmbito da celebração dos Anos do Morcego que se assinalam ao longo de 2011 e 2012, o Centro de Interpretação Científico – Ambiental das Grutas da Moeda, em S. Mamede, no Concelho da Batalha, realiza no dia 26 de Fevereiro, o 1.º “Encontro Científico em Meio Cavernícola – Os Morcegos e seus Habitats”. A iniciativa conta com os apoios do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e do Centro de Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo espanhol está presente em 1200 municípios e presta serviço a mais de 27 milhões de pessoas
Empresa Cartágua-Águas do Cartaxo promete investimento e água mais barata do País
A Cartágua – Águas do Cartaxo S.A., empresa responsável pela Gestão e Exploração dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais do concelho do Cartaxo foi apresentada publicamente no dia 14 de Fevereiro, no Centro Cultural do Cartaxo. A Cartágua é participada a 60% pela Aquália e a 40% pela Lena Ambiente – Gestão de Resíduos S.A. (Grupo Lena). O contrato de concessão da Gestão e Exploração dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais, entre o Município do Cartaxo e a Cartágua, foi assinado a 18 de Março de 2010 e desde o mês de Outubro que a Cartágua desenvolve actividade efectiva no concelho do Cartaxo, enquanto gestora do serviço de águas e saneamento.
Esta notícia foi comentada 5 vez(es).
Média Nacional é de 12 por cento
Óbidos recicla 20% de resíduos sólidos urbanos
Óbidos recicla, neste momento, cerca de 20 por cento da totalidade dos resíduos produzidos no concelho, somando 1068 toneladas, acima da média da região Oeste (8,7 por cento*), ou, até mesmo, com a média nacional (12 por cento*). Os dados foram recolhidos pelos Serviços de Ambiente do Município e, segundo Humberto Marques, vereador do Ambiente, resultam “de uma política municipal de envolvimento de todos”. “É nesse propósito que queremos fazer um agradecimento a toda a população que, de modo voluntário, se associou ao programa Custa Menos Separar”, sublinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município é o único parceiro da Europa do Sul a integrar o Projecto 2020 – Going Local
Cartaxo participa em programa europeu
sobre energia e transportes sustentáveis
Uma delegação de parceiros suecos e britânicos do projecto “From Detached Lisbon and Gothenbourg Strategies to a Regionalised Indigeneous EU 2020 - EU 2020 Going Local” reuniu no concelho do Cartaxo no dia 8 de Fevereiro. A Câmara Municipal do Cartaxo é o único parceiro nacional e da Europa do Sul a fazer parte deste projecto – aprovado e co-financiado no quadro do Programa Comunitário INTERREG B IV-C – e que envolve 15 entidades de 9 países europeus. Com o valor global de 1,5 milhões de euros, este programa vai permitir concretizar 40 projectos no âmbito da energia e dos transportes sustentáveis, promovendo ao mesmo tempo uma partilha activa de conhecimento e troca de boas práticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Percursos podem estender-se ao concelho da Marinha Grande
Câmara Municipal de Leiria quer construir rede ciclável no concelho
Foi apresentado na reunião de Câmara de Leiria de 8 de Fevereiro, pelo vereador António Martinho, o projecto de construção de uma rede ciclável na cidade e concelho de Leiria. O projecto, que está na fase inicial e ainda não tem data de concepção, pretende criar vários troços de ciclovias que podem ser classificados em três: urbano/funcional, de recreio e de ligação. Esta rede ciclável prevê a construção de três tipos de pistas de bicicletas, nomeadamente pistas unidireccionais com 1,20 a 1,50 m de largura, pistas bidireccionais com dois a três metros de largura e pistas partilhadas por peões e bicicletas, com 2,50 m de largura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre entre 11 e 15 de Fevereiro na Alemanha
NERLEI leva 26 empresas à Feira Ambiente
de Frankfurt
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria organizou a participação, e vai acompanhar, um grupo de 26 empresas à feira Ambiente, que decorre entre 11 e 15 de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha. Em relação ao ano anterior, este projecto da NERLEI inclui mais dez empresas participantes. As 26 empresas apresentam os seus produtos num espaço que totaliza 916,5 metros quadrados e desenvolvem actividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, utilidades domésticas e cutelarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17 oleões já estão instalados
Óleo usado recolhido no concelho de Torres Novas destinado à produção de biodiesel
Foram instalados dezassete oleões para recolha de óleos alimentares no concelho de Torres Novas (ver localização em baixo). Para uma correcta utilização destes equipamentos, os munícipes devem aproveitar garrafas de plástico vazias (água, sumos ou até mesmo de óleo), para encher com os óleos alimentares usados (OAU). Essas garrafas, depois de cheias, deverão ser depositadas nos oleões, através da abertura localizada no alçado superior. Este procedimento é diferente do anterior, quando o óleo era depositado directamente no oleão.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É urgente reduzir o número dos nossos deputados
Carlos Bonifácio
O papel dos Museus Locais no desenvolvimento das sociedades
Ana Mercedes Stoffel
Do patriotismo relativo
Valdemar Rodrigues
Sobreendividamento - Parte I
Por Sofia Antunes
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o