Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O peso excessivo das mochilas escolares é um problema grave para as crianças?
Sim
Não sei / talvez
Não
Edição Nº 197 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Março de 2017
Alunos do Colégio João de Deus celebraram o Dia Mundial da Árvore
Leiria lança projeto de apadrinhamento
de árvores por alunos de Leiria
O Dia Mundial da Árvore foi assinalado esta terça-feira, 21 de março, pelo Município de Leiria com a plantação de árvores, numa iniciativa que contou com a participação de alunos de 14 turmas do Colégio João de Deus, que assumiram o compromisso de apadrinhar e cuidar das árvores. Nas comemorações foi distribuída uma centena de árvores, numa iniciativa que se estendeu às freguesias que colaboraram com as escolas a nível local para que todas as crianças do concelho plantassem as suas árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa foi apresentado em Porto de Mós
Tok’andar apresenta 14 percursos pedestres todos os fins de semana até junho
Foi apresentado no dia 17 de março, no Edifício dos Gorjões, da Câmara Municipal de Porto de Mós a reconhecida iniciativa “Tok’andar”, que conta este ano com a 13ª edição. A cada ano o número de adeptos tem subido de forma continuada, prova de que as caminhadas, a valorização da natureza e a prática desportiva são cada vez mais valorizadas pela população em geral e neste campo Porto de Mós desfruta de uma riqueza ímpar que lhe permite apresentar 14 percursos, todos os fins-de-semana, durante 3 meses, de abril a junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia da Árvore
Município de Alcobaça planta 27500 árvores autóctones na Quinta do Campo
O Município de Alcobaça assinalou o dia 21 de março, Dia da Árvore, com uma visita à Quinta do Campo, freguesia do Bárrio, local onde o município está a reflorestar 30 hectares de terreno através da plantação de 27500 plantas autóctones como carvalhos e sobreiros, tendo o dia sido assinalado com a plantação de algumas árvores. Recorde-se que o município iniciou em 2016 a limpeza dos terrenos da Quinta do Campo e em parceria com a APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré está a reorganizar e replantar toda a área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã, Peniche Bombarral e Óbidos
Lourinhã recebe I Congresso sobre o Planalto das Cesaredas
Nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril realiza-se no Auditório Municipal da Lourinhã o I Congresso sobre o Planalto das Cesaredas, planalto de elevado interesse que cobre os municípios das Lourinhã, Peniche Bombarral e Óbidos. O Congresso conta com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas como instituições promotoras. Serão debatidos os aspectos ligados à Geologia, Geomorfologia, Paleontologia, Pré-história e Arqueologia, Espeologia, Vegetação e Fauna, Ambiente, Património, História, Costumes, Demografia, Actividades Económicas, no fundo, aspectos de cariz humano e natural que distinguem este Planalto em concreto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sabe o que fazer em caso de acidente nuclear?
Eco-Cartaxo promove sessão de esclarecimento sobre Almaraz
A Eco-Cartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista convida toda a população para uma sessão de esclarecimento no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 8 de abril, sábado, às 15h00, que é também um desafio à reflexão sobre a Central Nuclear de Alamaraz. A proximidade com Almaraz, com uma distância de apenas 300 km em linha reta de Lisboa, faz com que seja imperiosa a reflexão sobre o que é a Central Nuclear de Almaraz, os problemas que giram em torno da radioatividade e eventuais danos nas pessoas, animais e ambiente em caso de acidente nuclear.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na próxima 2ª e 3ª feira entregue papel velho e receba plantas
Alcobaça assinala Dia Mundial da Árvore,
da Floresta e da Agricultura
A Câmara Municipal de Alcobaça assinala, no dia 21 de março, as comemorações do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura com a campanha “Qual é o seu Papel?”, que promove a troca de papel velho por plantas. A campanha centrar-se-á na Praça João Deus Ramos, frente aos Paços do Concelho, nos dias 20 e 21 de março onde será instalado o ponto de recolha de papel. A 21 de março a campanha será alargada a todas as Juntas de Freguesia do concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num troço do rio da Fonte
Município de Santarém promove primeira renaturalização fluvial no concelho
No âmbito do projeto "Reabilitar Troço a Troço" (RTT), Município de Santarém promove no dia 25 de março, a primeira renaturalização de uma linha de água do concelho, na freguesia do Arneiro das Milhariças, num troço do rio da Fonte (afluente do rio Centeio), junto à Rua Albertino Henriques Barata. Esta iniciativa tem como objetivo restabelecer as condições naturais e estruturais da linha de água, promovendo a sua dinâmica natural, com recurso a aplicação de técnicas de engenharia natural, potenciando a recuperação do habitat ribeirinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra deverá durar um ano
Câmara de Leiria investe 2,2 milhões de euros na criação do jardim da Almoinha Grande
A Câmara de Leiria aprovou esta quinta-feira, 16 de março, o projeto para a criação do Jardim da Almoinha Grande, uma aspiração que tem já 25 anos e que irá custar cerca de 2,2 milhões de euros. O jardim prevê a plantação de mais de meio milhar de novas árvores, de quase 1900 novos arbustos, um lago e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis, estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Maior evento de sustentabilidade do país decorre na Expotorres
"Os 17 O.D.S. - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030" são o mote para a primeira edição do GreenFest Torres Vedras. Entre 24 e 26 de março, a Expotorres recebe o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal. A comemorar dez anos, o GreenFest vai realizar-se pela primeira vez fora do município de Cascais. A câmara de Torres Vedras tem feito uma grande aposta na promoção e desenvolvimento da sustentabilidade nos seus três pilares, social, económico e ambiental, e está empenhada em cumprir as metas das Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no Programa de Educação Ambiental do Município de Leiria.
Professor José Artur Pinto orienta Roteiro Ambiental "A Natureza na Cidade de Leiria"
O Município de Leiria promove este sábado, 18 de março, o Roteiro Ambiental "A Natureza na Cidade de Leiria", entre as 10:00 e as 12:00. O roteiro, que será conduzido pelo professor José Artur Pinto, decorrerá na área envolvente à Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e o Rio Lis, estando integrado no Programa de Educação Ambiental do Município de Leiria. As inscrições devem ser efetuadas através de e-mail para o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria: cia@cm-leiria.pt ou pelo telefone 244 845 651. O ponto concentração é o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila Velha de Ródão
CCDR do Centro encerra empresa Centroliva por excesso de emissão de poluentes gasosos
A Centroliva-Indústria de Energia S.A possui, em Vila Velha de Ródão, um estabelecimento dedicado à produção de energia elétrica a partir da combustão de biomassa (bagaço de azeitona, estilha e resíduos florestais) em duas caldeiras que, segundo o Decreto-lei 78/2004 de 3 de abril, estão sujeitas ao autocontrolo das emissões gasosas. Atendendo às sistemáticas e reiteradas faltas de apresentação de relatórios de autocontrolo das fontes fixas por parte da Centroliva e às inconformidades identificadas, e não sanadas, em vários relatórios apresentados, a CCDR do Centro concluiu que a Centroliva não cumpriu nos anos 2008, 2009 e de 2012 a 2016 o dever de monitorização das emissões definido no n.º 1 do art.º 19º do Decreto-lei 78/2004.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquiteta paisagista em Centro de Interpretação Ambiental
Investigadora leiriense Eunice Neves explica
em Leiria o que é a Permacultura
“Permacultura: viver de forma ética e sustentável no planeta” é o tema de um evento que vai decorrer dia 11 de março no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, com a presença de Eunice Neves, arquiteta paisagista. Natural de Leiria, Eunice Neves fez o primeiro Curso de Design de Permacultura na Tailândia em 2009, ano em que voltou para Portugal. Desde então, tem-se dedicado inteiramente ao estudo e prática desta disciplina. Fez várias formações com alguns dos mais experientes profissionais de permacultura do mundo e tornou-se formadora certificada, procurando integrar os seus conhecimentos de arquitetura paisagista com o design para a sustentabilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovidos pela Revista de Marinha
Nazaré recebe 2ª edição de “Encontros do Mar”
A Revista de Marinha, a mais antiga e prestigiada revista nacional dedicada aos assuntos do mar, vai promover a segunda edição da iniciativa “Encontros do Mar” na Nazaré, esta segunda- feira, dia 6 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal. Os “Encontros do Mar” da Revista de Marinha têm como objetivo motivar e informar as empresas e as forças vivas da comunidade onde se realizam sobre as oportunidades que o Mar suscita, direta e indiretamente, à economia local. A primeira edição teve lugar na Ericeira e a segunda será acolhida pela Nazaré, uma das localidades nacionais mais reconhecidas internacionalmente pela sua ligação ao Mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um postal turístico do município mais a norte de Portugal
Neve continua a cair em Castro Laboreiro
e Lamas de Mouro no concelho de Melgaço
A neve continua a cair no concelho de Melgaço. O nevão desta madrugada apanhou todos de surpresa, impedindo a Proteção Civil de garantir a circulação do transporte escolar para o centro escolar da vila, e as crianças do primeiro ciclo de ensino básico não puderam ir à escola. A neve em Castro Laboreiro e Lamas de Mouro é um belo postal de visita ao Município Mais a Norte de Portugal. “Para o fim de semana, os meios vão manter-se em prevenção, sendo espectável que a situação desagrave a partir de domingo. Ainda de acordo com as previsões, para o dia de amanhã, sábado, não está prevista precipitação (na forma de neve nos pontos mais elevados)”, explicou o responsável pela proteção civil Luís Matos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vermicomposto é cedido pela COOPVAL por via de acordo de colaboração
Município do Cadaval adota fertilizante natural na manutenção dos espaços verdes
Dando cumprimento ao protocolo celebrado entre o Município do Cadaval e a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), teve recentemente lugar a recolha do primeiro lote de vermicomposto – fertilizante natural a utilizar pela Câmara Municipal na manutenção dos espaços verdes, dando assim um destino útil aos resíduos resultantes da calibragem da fruta. O acordo em questão data de 14 de fevereiro e tem por base o facto de a manutenção dos espaços verdes da vila estar a cargo da Câmara Municipal do Cadaval. Verifica-se assim, por parte da edilidade, a necessidade de utilização regular de fertilizantes na dita manutenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o