Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o número de turistas estrangeiros em Portugal?
Excessivo
Bom
Insuficiente
Não sei
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Sexta, 22 de Junho de 2018
Sob o tema “O mar que respiramos”
Paredes da Vitória e São Martinho do Porto acolhem atividades da Bandeira Azul
Sob o tema “O mar que respiramos”, as atividades da Bandeira Azul deste ano em Paredes da Vitória e São Martinho do Porto pretendem promover a biodiversidade do oceano, que é essencial a toda a vida do planeta terra. As atividades previstas vão no sentido de mudar hábitos e consciencializar para a importância da reciclagem e da reutilização dos desperdícios; perceber o ciclo do plástico no ambiente e seus efeitos nocivos na cadeia alimentar; perceber que o mar encerra um enorme potencial em termos económicos e turísticos; cuidar e preservar o mar que respiramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro do Ambiente vai inaugurar o certame
Leiria acolhe Encontro Nacional de Veículos Elétricos nos dias 7 e 8 de julho
A cidade de Leiria vai acolher nos dias 7 e 8 de julho, a 6ª edição do Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Ao longo de dois dias, no Parque de Estacionamento junto ao Estádio Municipal de Leiria, juntam-se num mesmo espaço concessionários que comercializam motociclos, scooters, bicicletas, quadriciclos, trotinetas, carros elétricos e híbridos Plug-in. O evento dirige-se ao público em geral com interesse nesta matéria, bem como aos proprietários de veículos elétricos. O evento pretende sensibilizar para a substituição de veículos de combustão por veículos eléctricos e conta com a organização da UVE – Associação de Utilizadores de Elétricos, com apoio do Município de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 17 de junho
Jerónimo de Sousa visita Pedrogão Grande no dia em que se assinala um ano dos incêndios
No próximo dia 17 de Junho, Domingo, o PCP deslocará ao Distrito de Leiria uma extensa delegação integrada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa (que estará presente na parte do pograma realizado em Pedrogão Grande), por vários dirigentes nacionais PCP, Deputados à Assembleia da República, dirigentes regionais do Partido e especialistas na área da protecção civil. A delegação do PCP terá encontros com várias corporações de bombeiros, com o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Leiria, com o presidente da Câmara de Pedrogão Grande e com variadas Associações de Agricultores, de defesa do Mundo Rural e de Defesa da Floresta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 56 mil euros
Alcobaça cria ponto de água para combate
a incêndios na Serra dos Candeeiros
O Município de Alcobaça inaugurou no dia 12 de junho, em Casal Vale Ventos, freguesia de Turquel, o ponto de água para abastecimento de helicópteros em combate a incêndios. A infraestrutura tem capacidade para 120 mil litros de água e está georreferenciada no CODIS, servindo assim não só o concelho de Alcobaça como também os concelhos limítrofes. O novo ponto de água resultou de candidatura conjunta da APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré e da Câmara de Alcobaça ao PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, no âmbito da ZIF – Zona de Intervenção Florestal da Boa Memória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Augusto Santos Silva celebra Dia Mundial dos Oceanos no Politécnico de Leiria
Governo quer liderar agenda internacional
da preservação sustentável dos oceanos
«Precisamos de agir em todas as frentes no que se relaciona com a preservação sustentável dos oceanos. Devemos ser protagonistas e líderes do tema na agenda internacional», afirmou Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, em Peniche, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. A conferência teve como mote “Oceanos: sensibilizar para agir, proteger para valorizar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12 praias da região nomeadas pela associação Zero
Torres Vedras é o concelho do País com mais praias sem qualquer poluição
Torres Vedras é o concelho português com mais praias sem poluição, com sete praias onde não foi detetado qualquer indício de poluição nas análises efetuadas às águas durante as últimas três épocas balneares. As praias do Amanhã, Centro, Física, Mirante, Navio, Pisão e Santa Helena são as praias torrienses que colocam o Concelho no topo da classificação nacional. Seguem-se os concelhos de Grândola, com quatro praias sem poluição, e Aljezur e Tavira, com três. Quanto aos concelhos limítrofes a Torres Vedras, Areia Sul e Peralta, na Lourinhã, e S. Lourenço, em Mafra, são as praias que alcançaram a classificação. A Marinha Grande apesenta duas praias (Pedras Negras e Praia Velha) e Tomar uma (Montes).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto teve início a 2 de junho
“Ourém Mais Limpo” recolheu cerca de 500 toneladas de resíduos
A Câmara Municipal de Ourém deu início no dia 2 de junho ao projeto “Ourém Mais Limpo”, iniciativa que permitiu recolher cerca de 500 toneladas de resíduos espalhados por todo o concelho. Este projeto de natureza ambiental e responsabilidade social reuniu cerca de 5 centenas de voluntários que contribuíram para a promoção de atitudes de sustentabilidade ambiental e para práticas de proteção do território que nos rodeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré
Equipa de Intervenção Permanente da Nazaré entrou em funções nos Bombeiros
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré já dispõe de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). A prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios, ou outras intervenções no âmbito da proteção civil são algumas das suas funções. Destacando a importância das EIP, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, Joaquim Morais, refere que, com a criação desta equipa, “passam a existir cinco bombeiros em permanência no quartel para ocorrer a qualquer urgência e emergência”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Classificação da Quercus
44 praias dos distritos de Leiria e Santarém e Região Oeste com Qualidade de Ouro em 2018
À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria Associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. A Quercus classificou 40 praias nos distritos de Leiria e Região Oeste e quatro do distrito de Santarém com Qualidade de Ouro em 2018, menos quatro que no ano anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 5º aniversário
Borboletário Tropical de Santa Margarida organiza visitas noturnas gratuitas
O Borboletário Tropical do Parque Ambiental de Santa Margarida vai comemorar o seu 5º aniversário com visitas noturnas gratuitas. Nos dias 1, 2 e 5 de junho às 20h30 propomos-lhe vir descobrir o Borboletário durante a noite. A visita terá uma duração média de 1h15 e é adequada para toda a família. A inscrição é obrigatória e o número de participantes limitado. Poderá realizar a sua inscrição através do endereço eletrónico parqueambiental@cm-constancia.pt ou do telefone 249736929.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
GNR faz ação de sensibilização em São Bento sobre uso correto e legal do fogo
O Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana (GNR) em articulação com as autarquias e seus gabinetes técnicos florestais, tem promovido ações de sensibilização sobre o uso correto e legal do fogo, nomeadamente no que há realização de queimas e queimadas diz respeito. Assim, o concelho de Porto de Mós recebeu a acção, no dia 30 de maio, em São Bento, com a participação de elementos do GIPS, da GNR, do SMPC, do GTF e da Junta de Freguesia de São Bento, que estiveram no local a fazer demonstrações práticas sobre como executar estes trabalhos de forma segura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Militares detetaram 15 infrações
GNR realiza fiscalização a operadores de gestão de resíduos em Maceira e Vieira de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 28 de maio, realizou duas ações de fiscalização a operadores de gestão de resíduos, nas localidades de Maceira e Vieira de Leiria. No âmbito da operação de fiscalização a operadores de gestão de resíduos, nas localidades de Cerca - Maceira e Passagem - Vieira de Leiria, os militares detetaram 15 infrações, referentes a não impermeabilização do espaço; existência de resíduos hospitalares e resíduos contaminados sem autorização; falta de afixação de placas de informação; não cumprimento com a especificações da licença provisória; derrame de óleos para o solo; extintores fora de validade; falta de gestão de combustíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande
Politécnico de Leiria entrega 100 bicicletas elétricas no arranque do projeto U-Bike
O Politécnico de Leiria vai entregar as primeiras 100 bicicletas elétricas do projeto U-Bike, que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica, aos estudantes e colaboradores selecionados. A entrega decorrerá no dia 4 de junho nos diversos campi do Politécnico de Leiria, nomeadamente em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande, com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, dos respetivos presidentes de Câmara e dos vários parceiros regionais e nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR apreende seis aves selvagens em Amor
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, apreendeu, no dia 23 de maio, em Amor, seis aves de espécies autóctones que se encontravam em cativeiro. No âmbito de uma operação de fiscalização os militares detetam e apreenderam cinco lugres (Spinus Spinus) e um pintarroxo (Linaria Cannabina), os quais se encontravam num viveiro, propriedade de um homem de 73 anos. As aves foram entregues pelos militares do NPA no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, para posterior encaminhamento para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área da concessão da Batalha
Câmara de Ourém exige avaliação de impacte ambiental para extração de gás de xisto
O Município de Ourém aprovou, na última reunião de Câmara, o envio de uma comunicação ao Ministério do Ambiente e Agência Portuguesa do Ambiente com o parecer elaborado pelos serviços municipais que defende a obrigatoriedade da avaliação de impacte ambiental no que ao projeto “Sondagem de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos por métodos convencionais na área da concessão da Batalha” diz respeito. Os projetos de extração subterrânea que compreendam sondagens de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos por métodos convencionais, exigem uma análise caso a caso para determinar se o projeto deve ser sujeito a uma avaliação de impacte ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR recupera duas águias de asa redonda juvenis em Monte Redondo
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção (NPA) de Leiria, no dia 18 de maio, em Monte Redondo, recuperou duas Águias de Asa Redonda juvenis. As duas aves foram encontradas por um cidadão num eucaliptal, tendo-as entregue no Posto Territorial de Monte Redondo. Posteriormente, os militares do NPA encaminharam as aves para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Martins prometeu diligenciar para resolver os problemas ambientais do concelho
Secretário de Estado visita Marinha Grande
com Rio Lis e Arte Xávega na agenda
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reivindicou junto do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, medidas urgentes do Governo para a resolução de questões relacionadas com a requalificação das zonas costeiras e ribeirinhas do concelho. O encontro decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara, Carlos Caetano, e do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
GNR recupera Águia de Harris ferida
em Atouguia da Baleia
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, recuperou, no dia 11 de maio, em Atouguia da Baleia - Peniche, uma Águia de Harris. Após uma denúncia da existência de uma ave ferida na via pública, os militares de imediato a recolheram, tendo-a encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto, possibilitando o devido acompanhamento médico-veterinário, para posteriormente ser devolvida ao seu habitat natural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa partiu de um desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal
Turismo do Centro e Nissan plantam 180 mil árvores no Pinhal de Leiria
Pelo simples facto de viajarem, os proprietários dos veículos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 vão ajudar à reflorestação do Centro de Portugal. Este é conceito da iniciativa LEAF4Trees, promovida pela Nissan, na sequência de um desafio lançado pelo Turismo do Centro de Portugal, e que conta com a parceria do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em conjunto, as três entidades preveem plantar cerca de 180.000 árvores na Mata Nacional do Pinhal de Leiria. O protocolo entre a Nissan Portugal e o ICNF assinado no dia 12 de maio, em Lisboa, contando com o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poupança representa uma redução de 65% nos custos com a fatura de energia elétrica
OesteSustentável instala iluminação LED
nos Paços de Concelho de Caldas da Rainha
A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com o Município de Caldas da Rainha instalou iluminação LED no Edifício do Paços do Concelho, no âmbito da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, que permitirá evitar cerca de 28 toneladas de CO2 para atmosfera, representando assim uma poupança anual de cerca de 13 000 euros para o Município de Caldas da Rainha. Esta intervenção permite uma poupança estimada perto de 67 000 kWh ano, evitando cerca de 28 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual de cerca de 14 000 euros para o Município de Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval e Alenquer
Serra de Montejunto recebe Semana da Floresta de 11 a 18 de maio
A 17ª Semana da Floresta decorre na serra de Montejunto, de 11 a 18 de maio, aberta ao pré-escolar e 1.º ciclo do Cadaval e Alenquer, numa organização conjunta dos Municípios do Cadaval e de Alenquer. As atividades decorrem de manhã das 10h às 12h00 e à tarde das 14h às 16h00, sendo o ponto de partida junto ao Centro de Interpretação Ambiental / Polo de Receção Turística (Serra de Montejunto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Município envolve escolas e comunidade
nas comemorações do Dia Mundial da Terra
No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra, tendo o Município de Alcobaça, através do pelouro do Ambiente, realizado diversas atividades de carácter ambiental nos dias 19, 20 e 21 de abril envolvendo escolas e restante comunidade. Ao todo participaram mais 300 de pessoas nas sessões de cinema ECO, nas ações de limpeza de praia “Clean up Days”, e no percurso interpretativo pelo Vale da Ribeira do Mogo. Destaque para a adesão de 5 Eco-Escolas de Alcobaça, com alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o