Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o principal responsável pelos incêndios?
A Proteção Civil
O Governo
As alterações climáticas
A falta de limpeza das matas
A excessiva plantação de eucaliptos
Os incendiários
Outro
Edição Nº 201 Director: Mário Lopes Sábado, 19 de Agosto de 2017
Quercus alerta que nova vaga de incêndios compromete a sustentabilidade da floresta portuguesa
Projeções de folhas e cascas de eucalipto ateiam novos fogos até 3 km do fogo inicial
A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou-se, no dia 16 de agosto, apreensiva com a terceira vaga de incêndios devido aos elevados impactes ambientais e sociais no interior do País. A seca extrema e severa da vegetação, associada às condições meteorológicas adversas estão a aumentar os impactes dos incêndios, com a destruição da floresta em milhares de hectares, as emissões de fumo, libertação de dióxido de carbono, partículas e outros compostos e o risco de contaminação de linhas de água com as cinzas. Também a fauna selvagem e as espécies cinegéticas estão a ser severamente afetadas pelos incêndios com a morte de milhares de animais de várias espécies.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Serra do Socorro acolhe 1ªedição em Portugal do Festival International de Arte e Construção
A Serra do Socorro vai acolher, entre os dias 17 e 27 de agosto, a sexta edição do IFAC - International Festival of Art and Construction. A realizar-se pela primeira vez em Portugal, este evento irá assim decorrer numa área de paisagem protegida relacionada com o prémio European Green Leaf. Visando um festival pioneiro, através da convergência de saberes, culturas e projetos, pretende-se criar dez dias de experimentação, networking e aprendizagem sobre as técnicas de construção sustentável, entre outros sistemas e tecnologias para a autossuficiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Autarquia investe na limpeza de rios do Valado e requalificação dos caminhos agrícolas
Está concluída a operação de limpeza dos rios que servem os campos agrícolas de Valado dos Frades. A desmatação e a retirada de lamas das bordas dos rios da Areia, Tábuas, Sarradas, Matas e do Meio foram as primeiras intervenções efetuadas. O investimento de 71.304,33 euros permitiu que alguns campos abandonados, por falta de condições de cultivo e rentabilidade, fossem reativados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Centro ecológico educativo do Paul de Tornada devolve toirão à natureza
O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada - Prof. João Evangelista, nas Caldas da Rainha, vai devolver um toirão (Mustela putorius) à Natureza esta quinta-feira, dia 19 de agosto às 19 horas. O toirão é um pequeno e belo carnívoro de hábitos discretos e que se distribui por todo o território continental. Aparentado com o furão, a sua situação populacional é mal conhecida, sendo aparentemente pouco comum.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A fileira do eucalipto em Portugal: mitos e realidades
Quercus e Acréscimo contrariam informações dadas pela Associação da Indústria Papeleira
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal confrontaram as informações difundidas pela CELPA, Associação da Indústria Papeleira sobre as florestas, a atividade silvoindustrial e a fileira da pasta e papel em Portugal, com as estatísticas oficiais disponíveis e chegaram a conclusões bastante divergentes. As duas associações emitiram um comunicado, no dia 9 de agosto, em que expõem, as informações por si coligidas em 12 itens essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Preço base do concurso ronda os 61 mil euros
Obra de requalificação vai melhorar condições de receção aos visitantes em Montejunto
Encontra-se aberto o concurso público relativo à Requalificação de Infraestruturas de Apoio à Visitação da Serra de Montejunto. A obra tem como principal intuito melhorar as condições de acessibilidade e de receção aos visitantes daquela área classificada. Trata-se de uma obra para reabilitar e remodelar os edifícios da receção e da Casa da Eira, contemplando ainda uma pequena intervenção na Casa do Guarda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3ª edição de “A Água que Molda a Natureza”
CRASM e ECTV organizam visita aos trilhos da Serra de Montejunto
Para que a tradição se mantenha, o Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Serra de Montejunto (CRASM) e o Espeleo Club de Torres Vedras organizam, no dia 20 de agosto (domingo), o encontro das grutas das Fontainhas, pelos trilhos da Serra de Montejunto, na 3ª edição do evento "a água que molda a Natureza"... Inscrições até ao dia 18 de Agosto, com informação do nome, data de nascimento e NIF
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Participaram as entidades gestoras da área protegida
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação
Realizou-se na manhã de sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida. Este reconhecimento pretendeu propiciar uma mais equilibrada fruição da serra, em primeiro lugar pelas populações locais, fomentando a promoção das atividades tradicionais. Quis, por outro lado, atrair visitantes à prática de atividades de recreio e lazer, com respeito pelos valores naturais e patrimoniais. Esta comemoração, da responsabilidade da recém-criada Associação dos Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC), teve a colaboração do órgão diretivo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (PPSM), onde se inclui o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Praia da Vieira recebe animação cultural durante os meses de Verão
A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, é, uma vez mais, palco de iniciativas culturais e desportivas durante os meses de Verão, integrados no programa de animação da época balnear, organizado pela Câmara Municipal e por associações locais. O objetivo é acolher bem os turistas que escolhem o património natural, histórico e cultural deste concelho para descansar e/ou visitar, proporcionando-lhes momentos de diversão, bem-estar e lazer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município convida toda a população a conhecer novo espaço que alia desporto, lazer e ecologia
Parque Urbano “Abraço Verde” inaugurado este sábado nas Caldas da Rainha
Este sábado, dia 29 de julho, pelas 20h30, é inaugurada a primeira fase do Parque Urbano “Abraço Verde”. Trata-se de um projecto integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, candidatado a fundos comunitários, e que requalificou e valorizou vários espaços do Complexo Desportivo Municipal. Pedro Mendonça, arquiteto da Inplenitus, é o autor deste projecto que altera radicalmente a imagem daquela zona da cidade. Custou cerca de 700 mil euros e obteve uma comparticipação na ordem dos 85%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aberto até ao dia 10 de agosto
Câmara de Santarém lança Concurso
para a Rearborização no Centro Histórico
A Câmara de Santarém lançou na plataforma, esta semana, o Concurso para o Plano de Rearborização do Planalto de Santarém - Centro Histórico. As propostas podem ser recebidas até ao dia 10 de agosto de 2017. Este concurso tem como objetivo a rearborização dos espaços públicos do Centro Histórico do planalto de Santarém que se consideram mais necessitados de serem alvo de plantação de árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quercus e Acréscimo fizeram as contas
Prevenção florestal em Portugal teria custo
6 vezes menor que os prejuízos dos incêndios
Tendo em conta os fatores considerados, do cálculo efetuado pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e pela Acréscimo - Associação de Promoção ao Investimento Florestal, resulta que o preço anual da prevenção florestal em Portugal é de 165 milhões de euros por ano, valor muito abaixo dos prejuízos anuais causados à economia portuguesa pelos incêndios florestais, que estão avaliados em mil milhões de euros. Segundo estas associações, é necessário mais investimento na prevenção e ordenamento florestal, de modo a inverter esta situação.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Homem foi detido por captura ilegal de aves
GNR devolve à Natureza 30 pintassilgos capturados ilegalmente em Peniche
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental das Caldas da Rainha, deteve, no dia 20 de julho, um homem de 50 anos, por suspeita de captura ilegal de aves, em Ferrel - Peniche. No âmbito de uma ação de patrulhamento, o suspeito foi identificado porque se encontrava a capturar espécies ilegais de aves protegidas, tendo sido apreendido 30 pintassilgos "carduelis carduelis", nove estacas de ferro, duas gaiolas artesanais e dois bebedouros, um pintarroxo "carduelis canabina", um reprodutor electrónico, um elevador de aves em madeira, uma rede de palma e um aparelho de chamariz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criada há 18 anos
Alambi critica gestão da Paisagem Protegida
da Serra de Montejunto
Criada institucionalmente em 22 de julho de 1999, a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto constitui um estatuto de proteção para um sítio de elevado valor ecológico e importância paisagística, em cujo património natural existem espécies, quer da fauna, quer da flora, que pela sua raridade, devem ser preservadas e valorizadas. Na Serra de Montejunto foi identificada a ocorrência de pelo menos 115 espécies de aves, de entre as quais o pica-pau verde, o melro-azul, a gralha-de-bico-vermelho, o corvo, o peneireiro ou a águia de asa-redonda. Ocorrem três espécies de grande relevância, todas elas em vias de extinção: o andorinhão real, a águia de bonelli, e o bufo-real, o superpredador nocturno da pirâmide ecológica da Serra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido Comunista Português e Partido Ecologista os Verdes divulgam propostas de apoio aos concelhos afectados pelos incêndios
PCP e PEV realizam visita aos concelhos
de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera
O Partido Comunista Português e o Partido Ecologista os Verdes realizaram no dia 14 de julho uma visita conjunta aos concelhos de Castanheira de Pera e de Pedrogão Grande para acompanhamento da situação nestes dois concelhos do Distrito de Leiria após os grandes incêndios que afectaram a região do Pinhal Interior Norte. A Delegação conjunta foi integrada por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Leiria; Manuela Cunha, João Martins, e Sónia Colaço, membros da Comissão Executiva do PEV; Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu; Filipe Rodrigues, membro do Comité Central do PCP;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Foram produzidos pelo menos 30 milhões de eucaliptos em Portugal na última época
Atrasos da Reforma Florestal leva a corrida para compra de eucaliptos
Os viveiros florestais nacionais produzem cerca de 30 milhões de eucaliptos certificados por ano, dos quais quase metade são plantas produzidas por empresas do grupo Altri e The Navigator Company. A Quercus alerta que a não publicação da prometida legislação para restrição à plantação de novas áreas de eucalipto, poderá levar a uma nova corrida à compra e plantação desta espécie florestal, com graves consequências ao nível do ordenamento do território e ao nível da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associações acusam Governo estar a contribuir para o agravamento da desflorestação em Portugal
Ambientalistas contestam novo licenciamento de quatro centrais a biomassa florestal
Depois de em 2016 ter aprovado o licenciamento de quatro centrais a biomassa florestal “residual”, o Governo acaba de atribuir licenciamento a outras quatro unidades fabris. Assim, só no decurso da presente legislatura foram atribuídas licenças a um total de oito unidades fabris para queima de material orgânico de origem florestal. Estes investimentos privados dispõem de remuneração garantida por parte de Estado. Importa ter em conta que a ligação entre as centrais a biomassa florestal residual e a redução do risco de incêndio florestal foi já desmistificada pelo Parlamento, em 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 14 de julho
Delegações do PCP e PEV visitam concelhos
de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera
Face à tragédia que se abateu sobre variados concelhos da região do Pinhal Interior Norte resultante dos incêndios que causaram dezenas de vitimas mortais, um elevado número de feridos e danos materiais de enorme monta, o PCP e o PEV estão a acompanhar, a variados níveis, a identificação das causas e responsabilidades, a necessária e prioritária atenção à recuperação de todos os danos causados por tão grande calamidade e prevenção de consequências, e ainda as medidas imediatas de reparação e compensação para todos os que perderam bens, empresas e empregos. Nesse sentido, vai realizar-se esta sexta-feira dia 14 de julho uma visita conjunta do do Partido Ecologista Os Verdes e do Partido Comunista Português aos Concelhos de Castanheira de Pêra (manhã) e de Pedrógão Grande (tarde).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de ser dos concelhos com maiores reservas de água
Alenquer tem a 4ª fatura da água mais cara
do País
Os dados revelados pela revista da DECO no seu número de Julho/Agosto, disponíveis em www.deco.proteste.pt/tarifas-agua, revela que Alenquer tem a quarta fatura da água mais cara do país. A DECO realizou simulações para dois cenários, com consumos mensais de 10 m3, e de 15 m3,e incluiu as tarifas de saneamento de águas residuais, e de resíduos sólidos urbanos. Em ambos os cenários Alenquer é o quarto município com a fatura mais elevada, com montantes que atingem os 422 euros anuais, e os 590,8 euros anuais, respectivamente, sem incluir IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verdes querem medidas para minimizar consequências
Limpeza da zona do derrame de combustível junto a praia de Peniche vai demorar meses
Na semana passada e na sequência de uma alegada rotura numa das caldeiras da empresa de plásticos, Plastimar, as populações e os pescadores de Peniche, foram confrontados com um derrame, que se estima de 3 a 4 toneladas, de fuelóleo junto à praia do Abalo, em Peniche. O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre o combustível derramado na praia do Abalo, em Peniche e que se alastrou à praia da Areia Norte, prevendo-se que a limpeza da zona, provocada por este grave atentado ambiental, levará meses a ser feita. A gravidade deste problema é de tal ordem que, apesar do derrame ter ocorrido quase há uma semana, ainda hoje se sente o cheiro intenso, sobretudo na Praia do Abalo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede Ciclope
CIMLT instala rede de vigilância a incêndios florestais na Lezíria do Tejo
No dia 4 de julho, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo deu início à implementação da candidatura “Rede de Vigilância de Apoio à Decisão para os Incêndios Florestais na Lezíria do Tejo”, que consiste na ampliação e modernização da rede de vigilância e aquisição de dados do sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais – Ciclope – com cobertura na área de responsabilidade da CIMLT e zonas limítrofes. Esta candidatura foi aprovada no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 85% de Fundo de Coesão. O investimento total será de 205.000,00€, sendo a contribuição do Fundo de Coesão de 174.250,00€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Os Verdes recomendam ao governo medidas para despoluir a Ribeira da Boa Água
O PEV entregou, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução em que recomenda ao Governo que efetue uma programação e calendarização de medidas necessárias para a despoluição da Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda, o qual atravessa o concelho de Torres Novas e desagua no Tejo, com o envolvimento dos agentes locais, assim como garanta a fiscalização que assegure prevenção em relação à não poluição da mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plataforma já está acessível
Câmara Municipal de Alcobaça testa aplicação para comunicação de problemas nas praias
A Câmara Municipal de Alcobaça irá disponibilizar através da Internet uma ferramenta que torna possível o reporte e notificação de irregularidades relacionadas, entre outras, com a presença de lixo, danificação de equipamentos ou contaminação da água nas praias do concelho de Alcobaça. A plataforma é acessível através do endereço – https://praia.comigo.pt – e permite comunicar diretamente com os serviços técnicos do Município, notificando-os de um conjunto predefinido de situações as quais serão automaticamente reportadas ao departamento responsável pela sua resolução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Infestante aquática “Erva-Pinheirinha”
Município de Leiria intervém no Rio Lis
para travar erva infestante
O Município de Leiria vai proceder a uma ação de limpeza do rio Lis, na cidade de Leiria, com o objetivo de impedir a proliferação da infestante aquática “Erva-Pinheirinha”, em consonância com as boas práticas e orientações da Agência Portuguesa do Ambiente. Esta intervenção está agendada para o final da próxima semana, uma vez que foi necessário estabelecer um período de segurança de forma a salvaguardar o intervalo de desova dos peixes, que se podem ver, em grande quantidade, nomeadamente os infantis, no troço urbano do rio.~
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 2018
Câmara de Alcobaça quer a Bandeira Azul
na praia da Pedra do Ouro
A Câmara Municipal de Alcobaça está a tomar diligências no sentido de garantir, para o próximo ano, a Bandeira Azul para a praia Pedra do Ouro, que assim se tornará na terceira praia galardoada pela Associação Bandeira Azul depois de São Martinho e Paredes da Vitória. Esta segunda-feira, dia 3 de julho, realizaram-se as respetivas cerimónias de hasteamento da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos” nas duas praias do concelho de Alcobaça, nas quais o presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio manifestou a sua intenção de “ver reconhecido todo o esforço desenvolvido pela autarquia no sentido de garantir o usufruto da orla costeira do concelho com o máximo de qualidade e segurança."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Roteiro propõe descoberta do Vale do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho
Os amantes da natureza e dos percursos pedestres têm mais um desafio, o de participar no Roteiro do Vale do Lapedo e Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, que se realiza este sábado, dia 8 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, com ponto de partida no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho. Os participantes terão oportunidade de percorrer os trilhos do Passado no Vale do Lapedo e no Abrigo do Lagar Velho, com a companhia do “Menino do Lapedo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os meus sobressaltos e as minhas preocupações!
Carlos Bonifácio
O AVC é um ataque cerebral, prevenível e tratável!
Drª Elsa Azevedo
Portugal à beira do sucesso em tecnologia de ponta
Joaquim Vitorino
Festivais de verão: Conheça os seus direitos
Joana Parracho
Não adiemos a esperança
Victor Gil
AVC: como regressar ao dia a dia passo a passo?
Drªa Ana Matias
A Asma em números
Dr. João Fonseca
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o