Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 205 Director: Mário Lopes Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Rotura de conduta adutora provocou aluimento de terras
Cratera aberta em rua de S. Pedro de Moel vai demorar duas semanas a reparar
A rotura de uma conduta autora de abastecimento de água provocou um aluimento de terras na Rua Aníbal Bettencourt, em S. Pedro de Moel, na manhã de 10 de dezembro. O aluimento de terras provocou estragos na via pública bem como nos muros de duas habitações, que também ficaram em perigo. A autarquia da Marinha Grande restabeleceu no próprio dia o abastecimento de água à população e iniciou no dia 11 de dezembro, segunda-feira, os trabalhos de reparação e consolidação do espaço que aluiu, que, segundo Carlos Caetano, vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, deverão demorar cerca de duas semanas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Talhão da Educação”
400 alunos de Leiria e da Marinha Grande plantam hoje árvores na mata nacional
Quatro centenas de alunos do ensino pré-escola ao secundário dos concelhos de Leiria e da Marinha Grande participam, esta terça-feira, dia 12 de dezembro, numa ação de recuperação da mata nacional. Nesta iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, com o apoio dos municípios de Leiria e da Marinha Grande, os alunos vão plantar várias centenas de árvores numa parcela da mata batizada como “Talhão da Educação”, que servirá para o desenvolvimento de diversas ações de cariz educativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos distritos de Leiria e Santarém
Tempestade Ana provoca queda de árvores
e inundações na região
            Queda de árvores e de estruturas exteriores e algumas inundações são os principais danos a registar em resultado da tempestade Ana que na madrugada desta segunda-feira, 11 de dezembro, assolou Portugal. No distrito de Leiria, o CDOS de Leiria da Proteção Civil registou mais de 200 ocorrências, sendo os concelhos mais atingidos Leiria, Alcobaça, Pombal, Peniche e Óbidos. Já no distrito de Santarém, o CDOS informou que não ocorreram situações de relevância, tendo ocorrido apenas algumas quedas de árvores e a inundação de uma vinha em Abrantes. Para o dia de hoje o nível de alerta é amarelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Equipa de formandos do GIPS executa fogo
de prevenção no Planalto da Mendiga
Teve início esta semana, no dia 4 de dezembro de 2017, no Planalto da Mendiga, a componente prática do 1º Curso de Formação de Operacionais de Queima destinado aos militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro – GIPS, do distrito de Leiria, habilitando-os a preparar e executar operações de queima sob a supervisão de um técnico credenciado em fogo controlado ou em fogo de supressão, ou em auxílio ao COS, após autorização expressa da estrutura de comando da ANPC, registada na fita do tempo de cada ocorrência. Esta formação vai contribuir para o cumprimento da execução do Plano Municipal de Fogo Controlado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio apela à poupança de água no concelho
Município de Alcobaça abre mais dois furos
de água por precaução
Apesar do concelho de Alcobaça não ter problemas de falta de água, dado a maioria dos munícipes serem abastecidos pela Barragem de Castelo de Bode, através da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, e os restantes servidos por captações municipais, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, apela aos munícipes para que, por precaução, não desperdicem água por se desconhecer “como estão os lençóis freáticos da região”. Assim, o município apela à contenção dos gastos de água, nomeadamente com regas de jardins ou outras plantações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poluição no Tejo leva Executivo Municipal a visita de barco em busca de soluções para o problema
Jacintos de água travam visita de delegação municipal de Santarém até à foz do rio Alviela
Sobre o tema "Soluções locais para o Rio Tejo", a Câmara Municipal de Santarém (CMS) organizou esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 09h30, uma visita de barco, com saída na Ribeira de Santarém e destino na Foz do Rio Alviela, que não aconteceu devido à elevada concentração de jacintos de água (Eichhornia crassipes), planta invasora proveniente do sul da América, no acesso, que impediu a circulação das duas embarcações, uma dos Bombeiros Municipais e outra dos Bombeiros Voluntários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na apresentação da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais
Secretário de Estado do Ambiente na Batalha promete “punição” a suinicultores poluidores
Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, revelou no dia 30 de novembro, na Batalha, na apresentação da ENEAPAI 2018-2025 - Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais, estar “muito insatisfeito” com o balanço final dos últimos 10 anos desta estratégia. O secretário de Estado prometeu que com o novo plano agora apresentado haverá “punição aos infractores”. Por seu turno Paulo Batista Santos, autarca da Batalha, afirmou que, se não se cumprir uma estratégia conjunta, “mais de 50% do sector não tem condições para sobreviver”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gazeta das Caldas apresenta sexta-feira o livro “Novos emigrantes”
António Eloy apresenta em Lisboa e Caldas da Rainha livro “Almaraz e outras coisas más”
António Eloy irá lançar, no dia 7 de Dezembro às 19 horas, na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa o livro “Almaraz e outras coisas más”, com apresentação de Nuno Nabais, que junta quase todos os expoentes das lutas anti-nucleares e pela sustentabilidade energética, na Ibéria. No dia 8, na Galeria do Posto de Turismo das Caldas da Rainha, pelas 16 h30, irá apresentar o livro na sua cidade. No mesmo espaço, pelas 15h, o jornal Gazeta das Caldas irá também apresentar o livro “Novos emigrantes - O Oeste nos quatro cantos do mundo” que reúne 74 testemunhos publicados no mais antigo jornal caldense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Bloco de Esquerda
Catarina Martins protesta em Abrantes contra
a morte de milhares de peixes no rio Tejo
Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, irá participar este sábado, dia 2 de Dezembro pelas 15 horas, numa concentração de militantes contra a poluição do Tejo e por uma consciência ambiental, na Parque Tejo, (antigo parque de campismo) Aquapolis Sul, Rossio ao Sul do Tejo, concelho de Abrantes. Presentes estarão também Armindo Silveira, vereador da Câmara Municipal de Abrantes (BE) e Joana Pascoal, deputada na Assembleia Municipal de Abrantes (Independente pelo BE).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém homem na Benedita por caça ilegal
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Benedita deteve, no dia 26 de novembro em flagrante delito, um homem de 60 anos, por caça ilegal, na localidade da Benedita. Após uma denúncia de populares, os militares surpreenderam o suspeito a caçar a menos de 250 metros de residências, tendo sido apreendida uma caçadeira, três cartuchos de calibre 12 e respetiva documentação. O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Restantes unidades do grupo terão carregamento disponível já em 2018
Hotéis Eurosol Leiria, Residence e Seia Camelo oferecem carregamento de carros eléctricos
Os Hotéis Eurosol Leiria, Eurosol Residence e Eurosol Seia-Camelo proporcionam aos clientes a possibilidade de carregamento dos seus carros elétricos durante a sua estada, em regime de alojamento. Nas restantes unidades, de Alcanena e Gouveia, este serviço ficará disponível já no início de 2018. «Trata-se de mais uma medida tomada no âmbito da responsabilidade social e turismo sustentável dos Hotéis Eurosol, que procura servir cada vez melhor os seus clientes», salienta Márcia Viegas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Ministro apresenta Estratégia Nacional para Efluentes Agropecuários e Agroindustrial
A apresentação pública pelo ministro do Ambiente do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, João Pedro de Matos Fernandes, dos Trabalhos de Revisão da Estratégia Nacional para Efluentes Agropecuários e Agroindustrial (ENEAPAI), para o período de 2018-2025, vai decorrer esta quinta-feira, 30 de novembro, às 15h30, no Auditório Municipal da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duarte Marques realça que proposta seria muito benéfica para o distrito de Santarém
PSD condena chumbo de proposta parlamentar para reforço da fiscalização ambiental
Os Deputados PSD condenaram veemente o duplo chumbo na Assembleia da República da proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2018 que visava uma deslocação de verbas da expansão do Metro de Lisboa e Porto, bem com do Pólis da Costa da Caparica, para reforçar em 500 mil euros o orçamento da Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT) e em 4 milhões de euros para a Agência Portuguesa do Ambiente. A proposta foi chumbada pelos votos do Partido Socialista, Partido Comunista, Bloco de Esquerda e Verdes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Ministro visita Estação de Tratamento de Água de Vale da Pedra
Dia 25 de novembro, sábado, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, vai estar em Vale da Pedra, numa visita que tem como principal objetivo acompanhar o final da empreitada de obras a decorrer na Estação de Tratamento de Águas daquela localidade do concelho do Cartaxo. João Pedro Matos Fernandes, tinha já estado presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra desta obra, que se iniciou em março de 2016 e representa um investimento superior a 12 milhões de euros – o maior que a EPAL tem atualmente em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Tomé - o Gaio Semeador”
Ordem dos Biólogos lança em Alcobaça livro infantil de apoio à educação ambiental
A Delegação Regional do Norte da Ordem dos Biólogos irá realizar no dia 25 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça o lançamento do livro “Tomé - o Gaio Semeador”. A iniciativa surge no âmbito do projeto “Era uma vez uma semente… o livro infantil de cariz científico como ferramenta de apoio à educação ambiental" que tem como objetivo central relembrar a importância da informação escrita, promovendo o livro como ferramenta de Educação Ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros - Ribeira do Canavial
Câmara de Santarém realiza última reabilitação fluvial de 2017
O Projeto "Reabilitar Troço a Troço" (RTT) constitui a aposta do Município de Santarém na gestão sustentável dos recursos hídricos no seu território. Este projeto, iniciado em junho de 2012, conta com 14 troços de rio reabilitados, terá a sua última ação de 2017 no dia 25 de novembro, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros - Ribeira do Canavial (junto à Fonte do Canavial).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizadas pela Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria
Leiria recebe XXI Jornadas sobre Ambiente
e Desenvolvimento
As XXI Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento vão decorrer nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2017, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em Leiria, sob o tema “Alterações Climáticas e Região de Leiria - Desafios e Oportunidades”, organizadas pela Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas freguesias de Porto de Mós, Serro Ventoso e Arrimal e Mendiga
Porto de Mós inicia Estratégia de Prevenção
dos Incêndios Florestais 2018
Terminado o período crítico de incêndios e no âmbito da estratégia definida para a prevenção dos incêndios florestais, o Municipio de Porto de Mós deu início à empreitada de Abertura de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis Complementares à Rede Primária, no valor de 52 919,44€, financiada pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COP 23 foi “uma janela de diálogos para a implementação efetiva do acordo de Paris”
Quercus faz balanço positivo da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas
A Quercus marcou mais uma vez presença na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP23), integrada na delegação oficial portuguesa como única representante oficial das ONG de Ambiente nacionais. A COP 23 que decorreu em Bona até esta sexta-feira, dia 17 de novembro, fica marcada positivamente pelo lançamento de uma base de diálogos com início em Janeiro de 2018. No entender da Quercus, estes diálogos devem ter como objetivo acelerar a implementação do Acordo de Paris, através da formalização de um plano de ações alargado, com a participação dos 197 países assinantes do acordo, a apresentar na COP 24, na Polónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação da Indústria Papeleira
Pataias recebe sessão informativa da CELPA sobre o Projecto Melhor Eucalipto
Esta quinta-feira, dia 16 de Novembro, decorre mais uma sessão de informação para produtores florestais integrada no Projecto Melhor Eucalipto, desta vez em Pataias, no concelho de Alcobaça. A sessão decorrerá nos Bombeiros Voluntários de Pataias, tem o apoio da Associação Produtores Florestais dos Concelhos Alcobaça e Nazaré (APFCAN) e conta com uma vertente teórica, em sala, e outra prática, no campo. O Projecto Melhor Eucalipto já realizou sessões de informação para praticamente 900 pessoas – entre proprietários, produtores e técnicos florestais – sobre as melhores práticas de gestão florestal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
16 de novembro – Dia Nacional do Mar
8 milhões de toneladas de lixo são despejados no mar diariamente
Estima-se que 8 milhões de toneladas de lixo por dia chegam aos oceanos por ação do Homem. 80% da poluição marinha tem origem em terra, com consequências desastrosas na biodiversidade marinha. No Dia Nacional do Mar, a Quercus destaca os 10 principais problemas a afetar os Oceanos e pede aos responsáveis políticos que acelerem e tornem mais ambiciosos os planos para a criação de Áreas Protegidas Marinhas e que invistam fortemente na redução das fontes de poluentes marinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de investigação quer pesca reduzida a zero já em janeiro de 2018
Investigadores do IPL alertam que tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção
Uma equipa de investigadores portugueses concluiu que caso não sejam proibidas as capturas de tubarão anequim no Atlântico, a espécie poderá desaparecer dos nossos mares. Portugal, a par de Marrocos e Espanha, é dos maiores pescadores de tubarão anequim, que é, das espécies analisadas, a que sofreu uma diminuição mais drástica em lota, em Portugal. Caso a pesca desta espécie não seja reduzida a zero já no próximo ano, não recuperará, indicam os especialistas. O estudo que envolve o Politécnico de Leiria, a Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios, recolheu e analisou os dados da última década de descargas de tubarões e raias em Portugal, e foi apresentado este mês na conferência da European Elasmobranch Association, em Amesterdão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o processo de apoio de emergência da reflorestação e medidas de minimização dos riscos ambientais
CIM da Região de Leiria pede ao Governo grupo de trabalho para o Pinhal de Leiria
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) realizou a sua instalação esta segunda-feira, dia 6 de novembro, integrando os novos 10 presidentes da câmara eleitos no dia 1 de outubro, respetivamente: Alvaiázere – Célia Marques; Ansião - António José Domingues; Batalha – Paulo Batista Santos; Castanheira de Pera – Alda Correia de Carvalho; Figueiro dos Vinhos - Jorge Fernandes de Abreu; Leiria – Raul Miguel Castro; Marinha Grande – Cidália Rosa Ferreira; Pedrogão Grande – Valdemar Alves; Pombal – Diogo Mateus; Porto de Mós – Jorge Vala.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Orçamento aprovado para 2018
Câmara da Batalha investe 414 mil euros
na proteção civil e na floresta
A Câmara da Batalha vai investir 414 mil euros na proteção civil e na floresta de acordo com o Orçamento aprovado para 2018, com destaque para a gestão dos espaços florestais através de ações de silvicultura preventiva em vias municipais (faixas de contenção), com uma verba disponível de 120 mil euros, seguindo-se a beneficiação e a manutenção da rede viária florestal. No âmbito do projeto "Prevenir Já", está previsto o apoio à formação em operações de fogo controlado, bem como a aquisição de kits/pontos de água de apoio ao Combate de 1ª Linha, para reforço de meios das juntas freguesia e a instalar junto das populações. Também as operações de reflorestação e campanhas sensibilização e vigilância móvel, são rúbricas que conhecem um forte investimento para os próximos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela organização do evento e pela Valorsul
Fâs do surf reciclaram mais de 5 toneladas durante o campeonato do mundo em Peniche
A separação de resíduos de embalagem durante o campeonato do mundo de Surf, que decorreu em Peniche, no final de outubro, bateu todos os records. Ao todo, foi possível enviar para reciclagem mais de 5 toneladas de material, sobretudo plástico, desviando estes resíduos de um destino bem menos útil: o aterro sanitário. Os materiais recolhidos (papel e cartão, plástico e metal, e vidro) foram enviados para o centro de triagem da Valorsul para serem preparados para a entrega à indústria recicladora. Só com o papel e cartão recolhido, foi possível poupar o abate de 30 árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia quer plantar até 125 azinheiras já em novembro
Câmara de Santarém pede a munícipes
para plantarem “um Sumidouro de CO2”
A Câmara de Santarém lança o desafio a famílias Scalabitanas ou que habitem no Concelho, proprietárias até ½ hectare de terreno, a candidatarem-se à ação “Plante as Raízes do Futuro. Plante um Sumidouro de CO2”, de 6 a 14 de novembro, com o objetivo de poderem plantar até 125 azinheiras (Quercus rotundifolia), através duma parceria estabelecida com o município, a partir da qual passam a integrar a Rede de Famílias com Raízes. As famílias interessadas podem contatar as EMAS – Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade, da Câmara de Santarém, na Casa do Ambiente (Rua Pedro Canavarro, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30, ou podem submeter as suas candidaturas no Portal do Município .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nacional do Ambiente vai estar em Bona na 23ª Conferência do Clima das Nações Unidas
Quercus quer Portugal neutro em carbono
até 2050
Começa esta segunda-feira, dia 6 de novembro, a 23ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP23), que decorrerá em Bona, na Alemanha, até 17 de novembro, e será presidida pelas Ilhas Fiji. A Quercus, membro da Rede Europeia de Ação Climática, estará presente na conferência, integrada na delegação oficial portuguesa como única representante oficial das ONG de Ambiente nacionais. O grande desafio da COP23 será antecipar as conversações com vista a reavaliar já as contribuições nacionais de cada país na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), de modo a que seja possível alcançar os objetivos do Acordo de Paris, que entrou em vigor faz hoje precisamente 1 ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Externato Cooperativo da Benedita
Nuno Catita
Assédio Sexual: Sofrer em silêncio não é solução
Pedro Esteves
Sobre o “historiador municipal” de Alcobaça, Fleming de Oliveira
Valdemar Rodrigues
A propósito da tragédia do pinhal de Leiria, 2017
José Marques Serralheiro
Carta Aberta ao Ministro da Agricultura
Vítor Graça
Poupança: Promoções e Vales de Desconto
Joana Parracho
Estima-se que 8 em cada 10 pessoas terão um episódio de lombalgia ao longo da sua vida
Dr. Manuel Tavares de Matos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o