Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 89 Director: Mário Lopes Segunda, 28 de Setembro de 2020
Dia 2 de Abril
Jaime Gama preside a cerimónia evocativa do Bicentenário das “Linhas de Torres”
O presidente da Assembleia da República preside, no dia 2 de Abril, em Torres Vedras, a uma cerimónia evocativa do Bicentenário das “Linhas de Torres”. Estarão também presentes o Chefe do Estado-Maior do Exército, general José Luís Pinto Ramalho, o presidente da Comissão de Defesa Nacional, Miranda Calha e o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel. Na ocasião será lançado do Livro “Roteiro das Linhas de Torres Vedras” da autoria da Professora Noémia Santos, no Museu Municipal de Leonel Trindade (Convento da Graça), apresentado por Carlos Guardado da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Procissão com Relíquia do Santíssimo Milagre junta centenas fiéis nas ruas do centro histórico
A Grande Festa das celebrações do Santíssimo Milagre, organizada pela Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém, encheu as ruas da Cidade no dia 31 de Março, com várias centenas de pessoas a juntarem-se à comemoração dos 761 anos do milagre e os 11 anos da elevação da Igreja a Santuário. A Grande Festa, que se prolonga até 26 de Dezembro, teve o seu ponto alto neste dia, começando logo pela manhã com a veneração da Sagrada Relíquia, às 11 horas. A tarde seguiu com a Missa Solene presidida pelo senhor Bispo de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Casa de turismo rural inaugurada na Cela Nova
A abertura da unidade de alojamento turístico "Quintal d'Olívia - A Estada Rural" terá lugar no dia 3 de Abril em Cela Nova, Alcobaça. Localizada no centro da vila, esta unidade evoca a memória dos seus antigos proprietários, em particular de Olívia Ascenção, avó do promotor, e visa contribuir para retratar os hábitos e costumes de uma família tradicional do campo, através de um acervo fotográfico significativo, bem como de outros elementos que contextualizam o visitante com a época e com as vivências locais. Esta unidade dispõe de 2 Suites + 1 quarto, WC privativa, ar condicionado, televisão, telefone e internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 a 30 de Abril
I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho inspirado em obra de Almeida Garrett
O Cartaxo vai receber o I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, nos dias 28, 29 e 30 de Abril, integrado na 20.ª Festa do Vinho. Inspirado na obra “Viagens na Minha Terra”, na qual Almeida Garrett reproduz quadros deliciosos da paisagem ribatejana e descreve episódios e costumes que caracterizam a vivência de locais como o Cartaxo, este congresso propõe uma viagem pelo conhecimento de novos horizontes sociais, históricos, culturais e arquitectónicos. O evento decorrerá no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, que receberá representantes dos museus portugueses e a Associação de Museus do Vinho de Espanha, que conta com 33 museus associados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ex-Presidente Ramalho Eanes
Colóquio sobre Miguel Torga lança propostas juntando Património, Educação e Turismo
O general Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, foi o convidado de honra da Câmara da Batalha e do Instituto Superior das Novas Profissões (ISNP) no colóquio de reflexão sobre a temática do Património Cultural Português e sua ligação à Educação e ao Turismo realizado no dia 15 de Março, no Auditório Municipal da Batalha. A sessão ficou marcada pela leitura de oito propostas da autoria do professor José Cymbron, nomeadamente, a criação do Dia Miguel Torga, do Museu da PIDE, Museu dos Descobrimentos e Museu do Megalitismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o lema “Se não podemos vencê-los... vamos comê-los”
Festival Gastronómico de Lagostim de Rio decorre no mês de Abril em Ferreira do Zêzere
O concelho de Ferreira do Zêzere vai ser o local escolhido para o I Festival Gastronómico de Lagostim de Rio em Portugal, a ter lugar em Abril de 2008 nos restaurantes aderentes deste concelho, às sextas*, sábados e domingos. Apesar do conceito de festival gastronómico não ser uma novidade, o segredo está no ingrediente utilizado o Lagostim de Rio "procambarus clarkii", que nunca teve honras de cartaz num evento deste género no nosso País. Este lagostim vermelho que é considerado uma "praga biológica" por biólogos e pescadores, é também uma iguaria de requinte em países como a França, Alemanha, EUA e China.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho em vidro de três gerações de mestres vidreiros
“Novas Mestrias:Colégio dos Mestres Vidreiros” patente ao público no Museu do Vidro
O Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente ao público, até ao dia 31 de Agosto, a exposição “Novas Mestrias: Colégio dos Mestres Vidreiros”. Dedicado à vida e obra de três gerações de profissionais, cujos méritos permitiram a sua entrada no Colégio dos Mestres Vidreiros, esta mostra é uma homenagem a todos os artistas que deram o melhor de si a esta arte, que é a imagem da Marinha Grande. 11 mestres vidreiros - António Esteves, António Lopes “Pexino”, António Traquina, Franklin Laranjo, Joaquim Filipe Ferreira, Jorge Mateus, José António Duarte Carvalho “Zé do Ernesto”, José Dias dos Santos, José Manuel Roque de Jesus “Líbano”, Júlio Liberato dos Santos, Justino Magalhães apresentam cerca de 40 obras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Auto do Descimento da Cruz decorre
Sexta-feira Santa na Cerca do Castelo
O Auto do Descimento da Cruz é uma celebração ancestral, que consiste numa “teatralização religiosa” representando a retirada do Senhor da cruz. Esta cerimónia tem lugar na Sexta-feira Santa, pelas 18h, na Cerca do Castelo. Esta teatralização conta com cerca de 30 personagens, entre os quais se contam soldados romanos, amigos de Jesus, as Marias, São João e Nossa Senhora. Com origem na década de 1960, esta cerimónia é um dos pontos altos da Semana Santa de Óbidos, decorrendo num ambiente de grande emoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 1 e 2 de Abril
Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente passa por Alcobaça, Batalha e Santarém
Vontade de promover os Balões de Ar Quente em Portugal, dando continuidade ao sonho que começou em 1709, com Bartolomeu de Gusmão, conhecido como Padre Voador. Esta é a mensagem passada pelo Clube Português de Balonismo e a empresa REALIZAR, que organizam a 10.ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, um evento que se realiza desde 1997. Alcobaça, Batalha e Santarém estão entre os destinos de passagem desta travessia, única no mundo, uma vez que percorre o País de Norte a Sul, e reúne os melhores pilotos de Balonismo, que já deram provas do seu profissionalismo, com vitórias conquistadas ao longo das nove edições, com os seus balões de ar quente e rescue team.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De 23 de Março a 11 de Maio
Festas do Espírito Santo regressam a Alenquer
De 23 de Março a 11 de Maio, Alenquer volta a celebrar a festas em honra do Divino Espírito Santo, com as celebrações religiosas de encerramento a serem presididas por D. Tomaz da Silva Nunes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Serão vários os eventos semanais, num vasto programa religioso e cultural em cada Domingo, até ao fim de semana de 10 e 11 de Maio em que se celebra a Festa do Pentecostes - descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Depois de interrompidas no século XIX, por cerca de 150 anos, as Festas do Divino Espírito Santo em Alenquer voltaram por uma só vez em 1945, tendo renascido o ano passado ao que tudo indica para continuarem no futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Comissão Acompanhamento do Campo Militar de S. Jorge pede intervenção do IGESPAR
A Fundação Batalha de Aljubarrota foi recebida em audiência pelo governador civil de Leiria com vista à apresentação da recreação histórica da batalha medieval de 1385, a realizar nos dias 13 e 15 de Junho. Por outro lado, face à enorme área da batalha definida como zona “non aedificandi” que, a concretizar-se, envolveria um enorme território urbano da freguesia local, com prejuízos evidentes para a população residente, foi deliberado solicitar um parecer jurídico ao IGESPAR com vista a esclarecer se, em sede de plano de pormenor, é possível definir e garantir condições para dar resposta às preocupações da Câmara de Mós e da Junta de Freguesia da Calvaria de Cima, designadamente no que diz respeito a futuras construções e ampliações a executar na área definida como “non aedificandi”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caminhada inaugural contou com mais de 150 participantes
“Caminho da Roliça” inaugurado a 15 de Março
Mais de 150 pessoas participaram no dia 15 de Março, na caminhada inaugural do percurso pedestre “O Caminho da Roliça”, actividade integrada nas Comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro. Coordenado pelo Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa, que também participou neste evento, o percurso tem uma extensão de aproximadamente 11 quilómetros, passando pelos pontos mais importantes da batalha entre os exércitos francês e luso-britânico, locais onde foram efectuados alguns apontamentos históricos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição da Fundação Batalha de Aljubarrota
Saul António Gomes desvenda em livro segredos da Batalha Real
Saul António Gomes, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentou, no dia 15 de Março, na Sala de Sessões do Município da Batalha, o livro “A Batalha Real - 14 de Agosto de 1385”. Editado pela Fundação Batalha de Aljubarrota, este livro com uma edição de apenas 250 exemplares, aborda, com o rigor e credibilidade a que o autor já nos habituou, o processo que levou à mutação onomástica da Batalha Real em Batalha de Aljubarrota, designação que se consolidou a partir do século XVI. A apresentação da obra “Batalha Real - 14 de Agosto de 1385” coube a Mário Barroca, director científico das edições da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um Dodge de 1915
Recorde do Quilómetro Lançado de Valada batido 102 anos depois
O recorde do Quilómetro Lançado de Valada, que pertencia a José de Aguiar, que em 1906 conseguiu percorrer os mil metros no tempo de 43,3 segundos, foi finalmente batido na 3.ª edição desta prova. A proeza coube a Filipe Vasconcelos, com um Dodge de 1915, que conseguiu o tempo de 41,701s, na característica recta que liga a Ponte do Reguengo à freguesia ribeirinha de Valada. Este concorrente já havia vencido em 2007, com o mesmo veículo e com o tempo de 43,333 segundos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural organiza ciclo de conferências
No âmbito das comemorações do 10º aniversário da Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural, está a ser organizado um ciclo de conferências, a decorrer no Auditório Municipal de Torres Vedras, estando agendadas para o dia 25 de Março "História Conceptual de los Dinosaurios", com o Prof. Dr. José Luiz Sanz (Catedrático de Paleontologia da Universidade Autonoma de Madrid; Comissão Científica da ALT-SHN) pelas 18 h e "Los Dinosaurios de la Peninsula Ibérica, pelo Prof. Dr. Francisco Ortega (Grupo de Biologia. Dep. de Física Matemática Y Fluidos, UNED, Madrid; Presidente da Comissão Científica e Investigador do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-SHN) pelas 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resposta ao deputado Feliciano Barreiras Duarte
Ministério da Agricultura aguarda resposta
da autarquia sobre Museu Nacional do Vinho
O ministro da Agricultura respondeu ao requerimento do deputado Feliciano Barreiras Duarte, entregue no dia 11 de Janeiro, informando que foi admitida a possibilidade do IVV efectuar uma cedência a curto prazo das instalações à Câmara Municipal de Alcobaça, esperando que a Câmara proceda à requisição dos dois funcionários na Situação de Mobilidade Especial, com vista a assegurar a abertura do Museu. Ficou também acordado que o município iria estudar o assunto relativo ao pessoal e equacionar um modelo para a cedência (1ª fase), ficando o IVV de preparar uma minuta de contrato de cedência e enviar informação relativa às áreas dos espaços que constituem o Museu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 13 de Abril
Tragédia e religiosidade motiva colóquio
e exposição no Centro Cultural da Nazaré
"A Tragédia e a Religiosidade na Vida da Nazaré" é o tema da exposição que estará patente no Centro Cultural da Nazaré, de 16 de Março a 13 de Abril, numa organização do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. A mostra, de cariz etnográfico, pretende evidenciar a importância que aspectos como os naufrágios, o luto e a fé tiveram sobre a identidade cultural da Nazaré. A mesma temática será alvo de um colóquio a realizar no dia 16 de Março, pelas 16 horas, no Centro Cultural da Nazaré, que contará com a presença de Saul António Gomes, Pedro Penteado, José Maria Trindade, José Travaço dos Santos e Padre José Luís.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com programa cultural e religioso
Semana Santa de Óbidos regressa
de 14 a 23 de Março
Óbidos continua a ser palco de celebrações de acontecimentos de índole histórico-religiosa. Evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa, que este ano se realiza entre 14 e 23 de Março, atrai à Vila de Óbidos muitas pessoas, unidas pela devoção ou, simplesmente, por curiosidade cultural e turismo religioso. No Domingo de Ramos tem lugar a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que percorre algumas ruas tortuosas, dentro e fora das muralhas de Óbidos, parando junto de pequenos evocativos aos Passos da Paixão, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se costuma encontrar armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém, onde Jesus sofreu a crucificação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Ministro da Administração Interna associa-se às Festas de S. José
No âmbito das Festas de S. José (patrono dos carpinteiros e dos artífices), que se realizam de 14 a 19 de Março, em Santarém, a Câmara de Santarém recebe o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, no dia 14 de Março, às 17h, nos Paços do Concelho. Às 17h30, tem lugar a tomada de posse dos Órgãos Sociais da Irmandade dos Romeiros de S. José. A Comitiva prossegue, juntamente com o ministro Rui Pereira, às 18h, para a Inauguração Oficial das Festas de S. José, acompanhada pelos Romeiros, para o Pórtico de Entrada na Av. Afonso Henriques, seguindo-se uma homenagem a Celestino Graça com a deposição de uma coroa de flores junto à Estátua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
XXII Festival Gastronómico do Cabrito e XI
Mostra de Doçaria Regional de 15 a 24 de Março
Por iniciativa do Município de Torres Novas, o Festival Gastronómico do Cabrito irá realizar-se pela 22ª vez neste concelho de 15 a 23 de Março e contará com a participação de 14 restaurantes. Os apreciadores de gastronomia tradicional poderão neste período degustar pratos especialmente confeccionados com “Cabrito da Serra d’Aire”, criados na serra com o mesmo nome em áreas onde as plantas silvestres com efeitos medicinais e aromáticos fazem desta carne um verdadeiro “pitéu” inesquecível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-Presidente da República vem à Batalha integrado numa comitiva
General Ramalho Eanes assinala vida e obra de Miguel Torga
A Vila da Batalha recebe no próximo sábado, 15 de Março, com início às 17h30, uma acção de reflexão alusiva à temática do Património Cultural Português e sua ligação à Educação e ao Turismo. Sob a coordenação do professor universitário José Cymbron e com a presença do general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, nesta iniciativa serão analisados alguns textos literários da autoria de Miguel Torga, Jorge Dias, Carlos Queiroz entre outros escritores. Marcarão também presença os alunos da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), a quem caberá a animação musical deste encontro, a realizar no Auditório Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por Maria Helena Cruz Coelho e Veríssimo Serrão
Foral quinhentista de Santarém apresentado
no dia do Município
No dia 19 de Março, dia do Município, vai ser lançado e apresentado o fac-simile do Foral quinhentista de Santarém pelos professores Maria Helena Cruz Coelho, autora do estudo, e Joaquim Veríssimo Serrão, às 15 horas, no salão nobre da Biblioteca Municipal de Santarém. O foral Manuelino doado à Vila de Santarém é datado de 1 de Fevereiro de 1506 e é composto por 56 fólios em pergaminho, ornamentado de belíssimas iluminuras e detentor de uma encadernação singular. Encontra-se em bom estado de conservação no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado dos Frades
BIR promove curso de Prova de Vinhos
A Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades leva a efeito no dia 16 de Março, pelas 15h30, um curso de prova de vinhos. Esta iniciação à enologia estará a cargo do eng. Rodrigo Martins. Neste curso serão abordados temas como o exame visual, a análise olfactiva e a análise gustativa, fundamentais para uma adequada prova de vinhos. As inscrições, abertas até ao dia 14, custam 35 euros e poderão ser efectuadas através dos telefones 962636563 e 968933545. A formação decorrerá na nova sede da Biblioteca de Instrução e Recreio, e insere-se no programa de celebrações do 75º aniversário daquela colectividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrevista com Rui Rasquilho
IGESPAR lança concurso internacional para acolher hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça
O Ministério da Cultura irá lançar durante o primeiro semestre de 2008 o concurso internacional para a concessão de um hotel de luxo no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça e terrenos adjacentes. A informação foi avançada pelo director do monumento Património Mundial em vésperas da celebração, no dia 7 de Março, da eleição do mosteiro fundado pela Ordem de Cister como uma das 7 Maravilhas de Portugal, que inclui uma exposição da autoria da escultora Fernanda Fragateiro e um concerto, com o grupo The Gift .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas do Município de 14 a 19 de Março
Festas de S. José comemoram reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques
De 14 a 19 de Março (Dia de S. José – patrono dos carpinteiros e dos artífices), Santarém veste as cores da campina para comemorar as Festas do Município. A autarquia apresenta um programa com várias iniciativas, recheado de tradições e inovações, que vão ter lugar, na sua grande maioria, no Campo Infante da Câmara. Da programação, destaque para a comemoração da reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques, no dia 14 de Março durante a manhã e para os concertos os Clã, no dia 15 de Março e Quim Barreiros, no dia 16 de Março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicação analisa uma das batalhas mais decisivas para a independência de Portugal
Saul Gomes publica “A Batalha Real de 1385”
Numa edição da Fundação Batalha de Aljubarrota, a Sala de Sessões do Município da Batalha recebe a 15 de Março (sábado, às 16h), o lançamento da obra “A Batalha Real - 14 de Agosto de 1385”, da autoria de Saul António Gomes. Pela mão do autor, distinto Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, têm surgido inúmeras publicações relativas à Batalha e à sua história. A presente edição é mais um bom exemplo, que alude a factos decorridos na Batalha Real de 14 de Agosto de 1385, decorrida no planalto de São Jorge, que consagrou a independência definitiva de Portugal. A apresentação da obra “Batalha Real - 14 de Agosto de 1385” caberá a Mário Barroca, Director Científico das edições da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 9 de Março
Santarém acolhe Festival do Magusto
O Festival do Magusto, inserido na iniciativa Sabores & Saberes, está a decorrer em Santarém até ao dia 9 de Março. Esta campanha gastronómica conta com a adesão de 18 restaurantes do concelho de Santarém que dedicam parte da sua ementa à confecção de pratos com Magusto. O Magusto é um prato típico ribatejano que tem como base da sua confecção a sopa de couves a murro, quase sempre com feijão, a que se adiciona o pão de milho ou de trigo às fatias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Do Estado sem povo
Valdemar Rodrigues
Ser professor em Portugal
António Maduro
O Regicídio
Henrique Tigo
A crise na Educação!
Mário Nogueira
De jesuíta a “imperador”: erudição e pluralidade em António Vieira
Aldinida Medeiros
Porque a passagem do TGV é contra-natura
Por Jorge Alves
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o