Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Segunda, 12 de Novembro de 2018
IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Doces conventuais este fim-de-semana
no centro comercial El Corte Inglés
No âmbito da IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, a realizar de 15 a 18 de Novembro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a Câmara Municipal (CMA) vai estar, dias 3 e 4 de Novembro, no estabelecimento “El Corte Inglés”, numa acção promocional do evento. O objectivo desta “acção de charme”, que será a primeira de muitas outras programadas pela organização, é divulgar e dar a conhecer a Mostra, que tem recebido em edições anteriores cerca de 100 mil visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cós- Alcobaça
Bazar das Monjas inaugura exposição sobre cabeça recuperada de São Bernardo
O Bazar das Monjas inaugura, no dia 3 de Novembro, pelas 15 horas, em Cós, a mostra “Um Reencontro com a História” - Exposição da provável cabeça de uma estátua de São Bernardo de Claraval, datada de 1669, após mais de um século de ausência do seu lugar original, um nicho exterior situado no lado sul da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Cós. A exposição estará patente ao público até ao dia 30 de Novembro, diariamente das 13 às 23 horas, excepto segundas-feiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Feira de São Simão: festa das associações reúne tasquinhas e frutos secos
A Feira de S. Simão foi inaugurada no dia 26 de Outubro, com as presenças dos vereadores Carlos Bonifácio, Alcina Gonçalves e Hermínio Rodrigues e ainda do presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Frutos secos, queijos, enchidos, compotas, vinhos regionais entre outros manjares da gastronomia e cozinha típica do concelho de Alcobaça vão estar expostos até 1 de Novembro, no MercoAlcobaça. A feira junta este ano 14 tasquinhas a cargo das associações do concelho que prometem adoçar o paladar aos visitantes, na companhia de momentos musicais, animação cultural e uma pequena mostra de artesanato. A entrada é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais adoça paladar aos portugueses
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial e uma das “7 Maravilhas de Portugal”, recebe de 15 a 18 de Novembro, a IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. Uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcobaça, que se assume como pioneira, desde 1999, na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Cós. De referir que os Monges da Ordem de Cister do Mosteiro de Oseira (Ourense) garantiram a sua presença este ano com os magníficos Licores de Eucaliptine e Ambrar Oro.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
No âmbito dos 25 Anos do CENCAL
CENCAL presta homenagem a Mestre João Reis
O conselho de administração do CENCAL entendeu, no âmbito das comemorações dos 25 anos da instituição, homenagear João Reis, (1942/1997), mestre oleiro, monitor e coordenador dos Cursos de Cerâmica Criativa do CENCAL entre 1987 e 1997, formador insigne, um marco indelével no percurso formativo de 25 anos da instituição. Assim, no dia 30 de Outubro, pelas 10 horas e 30 minutos, será promovida nas instalações do CENCAL, nas Caldas da Rainha, uma sessão de homenagem a mestre João Reis, falecido a 25 de Junho de 1997.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Santarém
27º Festival Nacional de Gastronomia: sabores entre a tradição e a modernidade
O almoço inaugural do 27º Festival Nacional de Gastronomia foi confeccionado por Nuno Mendes, chefe de cozinha do ano de 2006, com uma ementa dedicada ao Dia do Ribatejo. Um sinal da mudança de rumo do certame, que pretende conciliar a cozinha tradicional com a cozinha contemporânea. Presentes no almoço estiveram os secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e da Reabilitação, Jorge Lacão e Idália Moniz, respectivamente, e o director da ASAE, entre outros. António Nunes garantiu não pretender causar problemas ao festival, que decorre até 4 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém, confessando ser ele próprio um frequentador de festivais de gastronomia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de Artesanato no Cadaval
Miniaturas feitas com fósforos em exposição
no Moinho das Castanholas
Dando sequência às exposições de carácter temporário, o Museu Municipal do Cadaval irá promover, de 22 a 29 de Outubro, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), uma Exposição de Artesanato constituída por peças feitas com fósforos e também em madeira, num total de mais de 30 artigos. Uma mostra inédita, a não perder, que inaugura dia 22, pelas 15 horas. O intuito desta exposição temporária consiste em continuar a divulgar o artesanato da região, neste caso, pôr o público em contacto com trabalhos feitos, manualmente, com materiais pouco usuais, como é o caso dos fósforos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
300 mil pessoas são esperadas em Santarém
Festival Nacional de Gastronomia:Moita Flores convida presidente da ASAE para inauguração
A 27ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que decorre de 18 de Outubro a 4 de Novembro, na Casa do Campino em Santarém, foi apresentada no dia 15 de Outubro, por Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Carlos Abreu, presidente da Região de Turismo de Santarém. O certame, com um orçamento de 500 mil euros, conta este ano com uma empresa qualificada que fará o controlo dos produtos alimentares. Descontente com a actuação “espalhafatosa” da ASAE na última edição, que levou à apreensão de alguns alimentos, Moita Flores decidiu convidar este ano para a inauguração o próprio presidente da ASAE, cuja presença está confirmada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve
da Região cada vez com mais público
A VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região arrancou, no dia 13 de Outubro, com uma elevada afluência de público na eleição da Rainha das Adiafas 2007. O certame decorre no Parque de Serviços Urbanos do Cadaval até ao dia 21, com restaurantes e tasquinhas no recinto da festa, a par de exposições diversas, animação musical, actividades equestres e, na sexta-feira, um colóquio sobre Vinho. O certame destina-se também a promover o vinho leve da região, de baixo teor alcoólico, único no País, que pode ser consumido às refeições ou adquirido nos expositores do recinto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Petição em defesa do Teatro Rosa Damasceno junta quase duas mil assinaturas
O presidente da Câmara Municipal de Santarém confirmou ao Tinta Fresca não haver novos desenvolvimentos relativamente à acção posta em tribunal pela autarquia sobre o processo de venda do Teatro Rosa Damasceno, em que se declarou parte interessada no negócio. Moita Flores não recebeu também qualquer informação relativamente ao inquérito aberto pela Polícia Judiciária sobre o incêndio que vitimou no dia 10 de Março este edifício classificado. Relativamente à vigília que juntou cerca de uma centena de pessoas junto ao Teatro Rosa Damasceno, no dia 28 de Setembro, o edil comentou apenas que “se pudesse, também lá tinha estado nessa noite.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região”
Câmara Municipal do Cadaval organiza debate
sobre os desafios do sector do vinho
Já está definido o programa do colóquio subordinado ao tema: “O Vinho: os desafios do sector”, a realizar, no dia 19 de Outubro (sexta-feira), pelas 14 horas, no auditório municipal do Cadaval, no âmbito do certame “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região”, que, por sua vez, decorre de 13 a 21 de Outubro. O colóquio é organizado pela Câmara Municipal do Cadaval, em parceria com o Centro de Informação Europeia Europe Direct Oeste, considerando a vitivinicultura um dos pilares fundamentais da economia regional e o certame um espaço de celebração e promoção dos produtos da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Moita Flores apresenta projecto de 96 milhões de euros de requalificação da frente ribeirinha
O projecto de requalificação urbana da frente ribeirinha de Santarém, apresentado no dia 3 de Outubro, no Waterfront 2007, no Centro de Congressos de Lisboa, promete revolucionar a zona e tornar Santarém um dos melhores destinos turísticos do País e da Europa. A Câmara Municipal de Santarém prevê a construção de um dique para libertar a zona ribeirinha das cheias e transformá-la no grande Parque da Cidade, uma via pedonal de ligação entre Alfange e a Ribeira de Santarém, na actual linha de caminho-de-ferro a ser desactivada e a implantação de um pólo universitário da Universidade de Ciências Gastronómicas na antiga Fábrica de Alfange.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Licor “Vila das Rainhas”
Ginja d’Óbidos percorre o País em roadshow
A Frutóbidos, empresa pioneira na produção do Licor de Ginja de Óbidos, em parceria com a Viborel, prestigiada distribuidora de bebidas a nível nacional, está a levar a cabo uma promoção do Licor de Ginja d'Óbidos “Vila das Rainhas” por todo o Continente. A actividade, inserida na nova estratégia de comunicação da Frutóbidos, consiste na degustação, como aperitivo ou digestivo, e oferta de garrafas-miniatura do Licor de Ginja d'Óbidos em restaurantes de prestígio escolhidos pela distribuidora, de acordo com os estudos de mercado realizados. No total, esta acção que começou no início de Agosto e durará até ao final de Outubro, consistirá na oferta de mais de 3000 miniaturas e de 300 garrafas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No pavilhão da Nersant
XXII Feira Nacional dos Frutos Secos decorre de 5 a 14 de Outubro em Torres Novas
A XXII Feira Nacional dos Frutos Secos, que decorre de 5 a 14 de Outubro, no pavilhão de exposições da Nersant, visa promover os produtos locais e regionais, com destaque para os frutos secos e passados, onde não faltará a doçaria, artesãos a trabalhar ao vivo, animação musical e tasquinhas. Este ano, realiza-se em simultâneo com a XVI Feira Internacional e V Feira do Figo Preto de Torres Novas, um produto que já foi a principal fonte de rendimento do concelho. Os expositores presentes englobam diversos ramos de actividade como frutos secos, cestaria, olaria, bijutaria, restauro, rendas e bordados, trapologia, madeira, vitrais, doçaria, vinhos, licores, venda de artigos para o lar, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Mestres organeiros recuperam órgãos de tubos
Seis dos oito órgãos históricos da cidade de Santarém estão a ser alvo de recuperação, num investimento de 410 mil euros. A recuperação é da responsabilidade da Câmara de Santarém em parceria com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. As obras de restauro decorrem até Setembro de 2008. Os seis órgãos de tubos são propriedade da Diocese (paróquias de Salvador, S. Nicolau e Marvila) e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Teatro Rosa Damasceno regressa de novo
à agenda política
A Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém e um grupo de jovens actores promoveram, na noite de 28 de Setembro, uma vigília junto ao Teatro Rosa Damasceno, em Santarém, exigindo a sua recuperação. O edifício classificado foi vendido pelo Club de Santarém a um investidor privado, mas o caso está em litígio em tribunal, uma vez que a Câmara de Santarém invocou o direito a ser parte interessada na venda. Dezenas de pessoas deram o seu testemunho sobre os laços que as ligam ao velho teatro “art deco”, inaugurado em 1938 e, e assinaram uma petição on-line que conta já com mais de 500 assinaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inserida na Festa da Cerâmica
Rafael Bordalo Pinheiro e o Grupo do Leão animaram Palácio Real das Caldas da Rainha
Rafael Bordalo Pinheiro e o Grupo do Leão voltaram às Caldas da Rainha no dia 22 de Setembro, no Palácio Real, através do Grupo Passado Vivo, que procurou recriar o ambiente artístico e intelectual desta cervejaria da Lisboa do século XIX. Este Jantar de Época, que terminou com um Recital com o Quarteto de Cordas Intermezzo, inseriu-se no programa da Festa da Cerâmica. Antes do jantar, foi apresentada 1ª Mostra Gastronómica da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o