Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a legalização da eutanásia?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 77 Director: Mário Lopes Segunda, 24 de Fevereiro de 2020
Organização do Museu de José Malhoa
Projecto “Percursos de Malhoa” mostra itinerário da vida do pintor caldense
O Museu de José Malhoa irá desenvolver, em Abril, o projecto “Percursos de Malhoa”, de parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, baseado em visitas a locais da vivência artística e pessoal do pintor José Malhoa: Caldas da Rainha, Lisboa e Figueiró dos Vinhos. O percurso inicia-se no dia 3 de Abril, nas Caldas da Rainha, pela visita à rua onde Malhoa nasceu, em 1855, passando pelo Largo Dr. José Barbosa, onde foi erguido um monumento em sua homenagem, em 1928. Segue-se a visita ao Núcleo Provisório do Museu de José Malhoa, onde se expõe ao público um conjunto considerável das obras do Pintor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Capital do Ribatejo viveu dias de glória
I Feira de Santarém com balanço muito positivo
A I Feira de Santarém, que decorreu de 16 a 19 de Março, trouxe à capital do Ribatejo milhares de pessoas que quiseram reviver os grandes momentos da Festa Brava, com desfiles de campinos e cabrestos, largadas de toiros, folclore, artesanato, tasquinhas ribatejanas, grandes concertos. Esta 1ª edição contou com um total de 98 mil visitantes, 18 mil no primeiro dia, 40 mil no segundo, 25 mil no terceiro e 15 mil no último dia. Tito Paris, The Gift, Jorge Palma, Adelaide Ferreira, Carlos Mendes, Paco Bandeira, Mónica Sintra e Dany Silva aqueceram as noites, encantando os milhares de pessoas que acorreram ao Campo Infante da Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
“Relíquias” motorizadas regressam ao Quilómetro Lançado de Valada
O emblemático Quilómetro Lançado de Valada voltou hoje à Estrada Nacional 3- 2, assumindo-se como o único evento do País a reunir veículos anteriores a 1918. Em 1906 esta prova foi considerada “a primeira coroa de glória do Real Automóvel Clube de Portugal”, em 2006 foi recriada e este ano as “relíquias” motorizadas voltaram a acelerar na recta que liga o Reguengo a Valada, sem que o record de 1906 tenha sido ultrapassado. Na primeira prova de velocidade realizada em Portugal, o melhor tempo foi de 43.300 e nesta edição, Filipe Vasconcelos, vencedor da prova, com um Dodge, de 1915, esteve próximo de bater este record, com o tempo de 43.333.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de Março a 1 de Abril
Tasquinhas de Rio Maior 2007 esperam
100 mil visitantes
A inauguração das Tasquinhas de Rio Maior decorre no dia 23 de Março, pelas 17 h, no Pavilhão Multiusos, com a presença do secretário de Estado Adjunto da Administração Local, Eduardo Cabrita. O festival gastronómico, promovido pela Câmara Municipal, conta com 24 tasquinhas das Freguesias e Colectividades do Concelho e representações da Praia da Vitória (Açores), de Cantanhede, da Fundação Luso-Galaica e da Região de Turismo do Oeste, com a tasquinha dos Sabores do Oeste. Este certame que obteve, em 2006, a Declaração de Interesse para o Turismo Nacional, junto da Direcção Geral de Turismo, irá prolongar-se até ao dia 1 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 de Março
Via-Sacra percorre pela primeira vez as ruas
do Centro Histórico de Alcobaça
A Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça organiza, no dia 24 de Março, pelas 21 horas, uma Via-Sacra Solene nas Ruas do Centro Histórico de Alcobaça. Todo o percurso está centrado no elemento Água, enquanto símbolo de purificação e redenção Cristã, justificando-se, assim, a localização de cada uma das quinze estações a solenizar ao longo da caminhada. Cada estação será dinamizada por cada um dos movimentos da Paróquia, bem como pelo Coro de São Bernardo. O percurso será compassado pelos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de Abril
Assembleia Municipal aprova novos preços
para visitas ao Castelo de Leiria
A partir do dia 1 de Abril e até 31 de Março de 2008, as visitas ao Castelo de Leiria ficam sujeitas a novas taxas, no âmbito da actualização da tabela de taxas aprovada pela Assembleia Municipal a 23 de Fevereiro. O bilhete normal para o Castelo irá custar agora 1,16 euros e para Castelo + Torre 2,31 euros. Entre 1 de Abril e 30 de Setembro, vigorará o horário de Verão, passado as visitas ao Castelo a ser possíveis, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h45) e as visitas ao Castelo e Torre de Menagem, das 10h às 12h e das 13h às 17h30 (última entrada às 17h). O Castelo e a Torre de Menagem encerram à segunda-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois do incêndio na histórica sala de Santarém
Movimento de Cidadãos Santarém 21 propõe reconstrução do Teatro Rosa Damasceno
O Movimento de Cidadãos “Santarém 21” manifestou, no dia 12 de Março, a sua indignação por as entidades responsáveis, nomeadamente o proprietário, a Protecção Civil da autarquia e o IPPAR, aparentemente não terem implementado medidas que impossibilitassem a entrada de intrusos no edifício do Teatro Rosa Damasceno, classificado de interesse público, com o fim de evitar que o mesmo fosse devassado ou vítima de um sinistro, como aconteceu na noite de 10 de Março. O movimento entende que após a extinção do fogo está na hora de serem tomadas medidas urgentes na salvaguarda das estruturas do edifício que resistiram ao incêndio, de modo a possibilitar a reconstrução do mesmo. Confira aqui as imagens do incêndio:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tito Paris, The Gift e Jorge Palma cabeças-de-cartaz
Feira de Santarém quer recuperar o brilho
da capital do Ribatejo
Tito Paris, The Gift e Jorge Palma são os cabeças-de-cartaz do programa musical da 1ª Grande Feira de Santarém Capital do Ribatejo, que se realiza naquela cidade de 16 a 19 de Março, no Campo da Feira, no âmbito das tradicionais Festas do Município de Santarém. Relembrar os grandes momentos da festa ribatejana e as tradições da terra são os objectivos deste certame. A marcar a tradição não vão faltar os campinos, os cavalos, os touros, o artesanato, o fado e o folclore e as tasquinhas típicas do Ribatejo, a lembrar as já extintas tabernas, entre muitas outras actividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
70 anos da história de Santarém arderam numa noite
Teatro Rosa Damasceno vítima de incêndio
O Teatro Rosa Damasceno, em Santarém, ardeu na madrugada de 10 de Março, destruindo a maior parte do edifício classificado de interesse público. Apenas a fachada do edifício ficou intacta, admitindo-se que o incêndio possa ter tido origem criminosa. O epílogo surge no meio de um braço-de-ferro que opõe o Club de Santarém, proprietário do imóvel até 2004, o empresário Rosa Tomás, actual proprietário, e a Câmara de Santarém, que reivindica nos tribunais o direito de preferência. Considerado um exemplo da "Art Deco" em Portugal, o Teatro foi desenhado pelo arquitecto Amílcar Pinto e inaugurado em 1938, possuíndo capacidade para 1400 espectadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do historiador Fernando Rosas
“16 de Março” invocado nas Caldas da Rainha
A histórica data de 16 de Março de 1974, onde só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha marchou sobre Lisboa numa tentativa de golpe militar contra o regime, será invocada nas Caldas da Rainha no dia 17 de Março (sábado), num conjunto de eventos organizados pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o apoio da Associação PH-Património Histórico e Escola de Sargentos do Exército. A exposição de fotografia intitulada “De 16 de Março ao 25 de Abril” é inaugurada pelas 15 h, no Museu do Hospital e às 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorre uma conferência/debate com a participação do historiador Fernando Rosas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Road Show das 7 Maravilhas de Portugal chegou à cidade de Cister
O Road Show do Concurso 7 Maravilhas de Portugal chegou a Alcobaça no dia 3 de Março, permanecendo na Praça do Rossio até ao dia 5 (segunda-feira). No primeiro dia, decorreu a cerimónia de entrega do Certificado de Monumento Finalista do Mosteiro de Alcobaça ao presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. Gonçalves Sapinho aproveitou a ocasião para subir a 40 metros de altura no balão de ar quente gigante situado em frente ao Mosteiro de Alcobaça e que se encontra disponível aos visitantes até segunda-feira. Consulte aqui as melhores imagens do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Festival do Magusto inaugura campanha Sabores & Saberes 2007
A Câmara Municipal de Santarém promove, de 1 a 4 de Março, no âmbito da iniciativa Sabores & Saberes, o Festival do Magusto. Esta campanha gastronómica conta com a adesão de 18 restaurantes do concelho de Santarém que, durante estes 4 dias, irão dedicar parte da sua ementa à confecção de pratos com Magusto. Para acompanhar este manjar oferece-se um menu bastante variado, do Magusto com Bacalhau Assado, com Petingas Assadas ou Fritas, com Carapauzinhos Fritos, com Peito de Vitela Recheado com Farinheira, com Mista de Carne, com Naquinhos do Lombo à Lagareiro ou com Medalhões Avinhados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atletas do concelho solicitam apelo ao voto do Mosteiro da Batalha
Batalha acolhe “Tour Nacional das 7 Maravilhas de Portugal”
Integrado nas comemorações da votação das Sete Maravilhas Arquitectónicas de Portugal, a Batalha recebe a 16 e 17 de Março (sábado e domingo), um camião multimédia e um balão de ar quente que integram o tour nacional e que percorrerá o nosso País. Os interessados poderão visitar na viatura pesada a estacionar na Praça Mouzinho de Albuquerque, a exposição itinerante que acolhe algumas imagens dos 21 monumentos finalistas nacionais, bem como as 21 maravilhas mundiais em votação. Ainda no interior do camião será possível interagir com diversos quiosques multimédia, podendo proceder-se à votação nos monumentos favoritos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 2 a 4 de Março
Ourém recebe Festa do Vinho Novo
Os pavilhões do Centro de Negócios de Ourém vão receber, dias 2, 3 e 4 de Março a terceira edição da Festa do Vinho Novo, um certame cultural e artístico onde a apresentação das novas colheitas de vinho é o mote. Saliente-se que as entradas no Centro de Negócios custam 1,5 euros, com direito a um copo que pode ser usado nas provas de vinho sem qualquer custo adicional. A Festa do Vinho Novo é acompanhada pelo Festival Gastronómico “Migas com todos”, que decorrerá no interior do edifício e artesãos locais mostrarão os seus trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Salazar, fantasma do passado
por Henrique Tigo
Uma escultura que nasce arquitectura
Charters Monteiro
Museus de Futuro: Uma Visão sobre os Transgénicos
Valdemar Rodrigues
Perdemos uma batalha mas não perdemos a guerra
Mariana Mendia
Palavras Soltas
José Pires
Criação de incentivos aos casais para aumento da natalidade
João Paulo Pedrosa
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Batalha
Júlio Órfão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o