Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 72 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
De 16 a 19 de Novembro
Mostra de Doces e Licores Conventuais pela 1ª vez no Mosteiro de Alcobaça
A VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais terá lugar de 16 a 19 Novembro, no Mosteiro de Alcobaça. Durante quatro dias, pastelarias, conventos e mosteiros, nacionais e estrangeiros, apresentam o resultado das suas receitas. Doces de sabores intensos, requintadas preparações conventuais, legado dos monges, cujas receitas a história se encarregou de trazer aos nossos dias, como Pão de Ló de Alfeizerão, Toucinho do Céu, Papos de Anjo, Barrigas de Freira e Trouxas de Ovos, a que se junta o sabor inigualável dos licores. Estas são, entre muitas, algumas das especialidades que poderá saborear nos claustros do Mosteiro de Santa Maria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Festival Internacional de Chocolate inaugurado a 2 de Novembro
O Festival Internacional de Chocolate realiza-se de 2 a 12 de Novembro, em Óbidos, este ano com uma grande aposta ao nível da cenografia, que tem como tema as origens do cacau. Esta edição conta com uma recriação de um Mercado Tradicional, onde os visitantes poderão adquirir frutas e legumes em chocolate em tamanho real, que terá lugar na GaleriaOgiva. Por sua vez, a Exposição de Esculturas, com o tema “Banda Desenhada e Cinema de Animação”, conta com grandes personagens feitas em chocolate. “Shrek”, as personagens da “Idade do Gelo”, o “Homem Aranha” ou o “Tintin” são algumas das figuras a apreciar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região
Cadaval festejou final das colheitas
Chegou ao fim a quinta edição do certame “Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve da Região”, evento que juntou, no Cadaval, boa e diversificada gastronomia, exposições, actividades equestres, animação musical para os diferentes gostos, e muitos visitantes, vindos não apenas da região mas de outros pontos do País. Em destaque, esteve a eleição da “Rainha das Adiafas 2006”, a cerimónia de entrega dos Prémios referentes à “Semana Gastronómica do Frango” e a realização da tertúlia «Os Vinhos da Região». Sara Reis (Peral, Cadaval) foi a grande vencedora da segunda eleição da Rainha das Adiafas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rodado em Alcochete, Montejunto, Alcobaça e Batalha
Filmagens do filme alusivo à Batalha de Aljubarrota já terminaram
As filmagens do filme alusivo à Batalha de Aljubarrota, realizadas pela FundaçãoBatalha de Aljubarrota no âmbito do projecto de criação do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, terminaram no dia 20 de Outubro. Ao longo de um mês de trabalho intenso - que incluiu filmagens no Campo de Tiro de Alcochete, Montejunto, mosteiros de Alcobaça, Batalha e filmagens em estúdio - cerca de 200 pessoas colaboraram diariamente para recriar a Batalha Real, num filme que tem como objectivo retratar fielmente um dos episódios mais emblemáticos da História de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Seis municípios criam Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres
Seis Municípios do distrito de Lisboa assinaram, no dia 16 de Outubro, o protocolo “Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres”. O acto pretende oficializar o trabalho desenvolvido em parceria entre os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e aquela Direcção Geral, tendo em vista a salvaguarda e a recuperação da estrutura defensiva “Linhas de Torres” que contribuiu de forma decisiva para a defesa da cidade de Lisboa, durante as Invasões Francesas, ocorridas no início do século XIX.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Incluindo o V Festival do Vinho Leve da Região
Festa das Adiafas até domingo no Cadaval
Entrou na recta final, o certame “V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região”, a decorrer, no Cadaval, desde dia 14 e até próximo dia 22 (domingo). Mas muito ainda há para ver e visitar nesta celebração anual do final das colheitas, que reúne gastronomia, exposições, animação musical e actividades equestres. Destaque para o lançamento da brochura “O Moinho das Castanholas e o ciclo do cereal no concelho do Cadaval”, uma edição da Câmara Municipal do Cadaval. Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em jantar com a ministra da Cultura
Sapinho pede soluções para o Mosteiro
Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, esteve presente no jantar promovido pelo Ministério da Cultura, no dia 10 de Outubro, no Castelo de Porto de Mós. Perante ministra e secretário de Estado da Cultura, o autarca alcobacense interveio no sentido de suscitar algumas questões relacionadas com a área museológica (Museu de Alcobaça, Museu dos Coutos, Museu do Vinho, …) e com o Mosteiro de Alcobaça e seus logradouros (jardins e áreas devolutas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com reconstituição histórica e lançamento de moeda
Mosteiro de Alcobaça celebrou 220 anos da visita da rainha D. Maria I
O lançamento da moeda alusiva à elevação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça a Património Mundial da Unesco teve lugar no dia 13 de Outubro, na Sala do Capítulo do Mosteiro. A moeda, com o valor facial de 5 euros, é da autoria do escultor Fernando Conduto. Nos dias 14 e 15, decorreu a reconstituição histórica da visita da rainha D. Maria I a Alcobaça, ocorrida precisamente há 220 anos (1786), à frente de uma comitiva de 500 pessoas. No dia 16, as comemorações encerram com um jantar no Mosteiro, seguido de uma conferência proferida pelo seu director.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pêra Rocha e Vinho Leve são reis no Cadaval
V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região já começou
A V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região foram inauguradas no dia 14 de Outubro, no Cadaval, com a presença de João Carvalho Ghira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Estremadura, e de José Nunes e Eugénia Sousa, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara do Cadaval, respectivamente. Na edição deste ano, que termina a 22 de Outubro, estarão em evidência as actividades equestres, a cerimónia de entrega dos prémios da Semana Gastronómica do Frango, uma Merenda Típica e a realização de uma tertúlia, no último dia do certame, dedicada aos Vinhos da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
São Pedro de Moel
Casa-Museu expõe fotografias inéditas de Afonso Lopes Vieira
“Impressões do Olhar” é uma exposição de fotografias de Afonso Lopes Vieira e a primeira exposição temporária apresentada ao público pela Casa-Museu, desde 22 de Julho. A mostra está patente até ao final do ano. A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande. Estão expostas cerca de três dezenas de fotografias, a maioria das quais, nunca foi apresentada ao público. Trata-se de uma exposição de fotografias inéditas efectuadas por Afonso Lopes Vieira durante a primeira metade do século XX, em São Pedro de Moel, Nazaré, Cortes, Leiria e Batalha, pertencentes a colecções particulares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Batalha e Porto de Mós
Ministra da Cultura elogia trabalho de valorização da Batalha de Aljubarrota
A ministra da Cultura visitou no dia 10 de Outubro, o Campo Militar de São Jorge, tendo conhecido de perto as instalações do futuro Centro de Interpretação da Batalha com inauguração marcada para Março de 2007. Depois de ter presidido à cerimónia de lançamento da 1ª pedra em Julho de 2005, Isabel Pires de Lima pôde agora ver in loco o resultado das obras de ampliação e remodelação do antigo Museu Militar de São Jorge. As Câmaras Municipais de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós deverão também integrar o projecto da Fundação Batalha de Aljbarrota de funcionamento em rede das infra-estruturas relativas à batalha que opôs portugueses e castelhanos em 1385.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 a 15 de Outubro
Mundo da Maçã: 4 dias à descoberta do sabor da Maçã de Alcobaça
O Mundo da Maçã 2006, certame inteiramente dedicado à Maçã de Alcobaça e à qualidade da maçã e suas variadas utilizações, foi inaugurado no dia 12 de Outubro, com a presença do secretário de Estado Adjunto da Agricultura, Luís Vieira. Durante 4 dias, irão decorrer a III Cerimónia da Maçã e respectiva entrega de prémios, a gastronomia com os bons sabores da Maçã de Alcobaça, as sessões de Cozinha ao Vivo, com a participação do Chefe Silva, a eleição do melhor doce com Maçã de Alcobaça, actividades destinadas ao público Infantil, a Caminhada da Maçã (6 km) e a Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo a reconstituição da visita da Rainha e Família Real
Mosteiro de Santa Maria comemora 220 anos da visita da rainha D. Maria I a Alcobaça
As comemorações dos 220 anos da visita da rainha D. Maria I a Alcobaça iniciam-se no dia 13 de Outubro (sexta-feira) com o lançamento da Moeda do Mosteiro de Alcobaça (Série Património Mundial, IPPAR, CMA e INCM) e prossegue no sábado e domingo com a reconstituição da visita da Rainha e Família Real ao Mosteiro de Alcobaça. Na segunda-feira, 16 de Outubro, terá lugar um jantar no Refeitório Medieval do Mosteiro Cisterciense, antecedido de uma conferência pelo Director do Mosteiro, Rui Rasquilho, subordinado ao tema “D. Maria I em Alcobaça, Fragmentos de um Reinado”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
26º Festival Nacional da Gastronomia alia Gastronomia tradicional à contemporânea
De 19 de Outubro a 5 de Novembro, a Casa do Campino em Santarém, recebe o 26º Festival Nacional da Gastronomia. Do programa do festival destaca-se o II Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha, a abrir o festival; a Conferência Internacional do Chefe Santi Santamaria, no dia 20 de Outubro; a final do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, que se realiza no dia 23 de Outubro; a apresentação da Equipa Olímpica de Cozinha, no dia 22 de Outubro, e o Congresso “Marketing das Cidades”, que decorre no dia 3 de Novembro, entre outros. O orçamento do festival ronda os 350 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Paulo Moreiras e Paulo Cunha
Elogio da Ginja apresentado na Marinha Grande
A ministra da Cultura esteve na Marinha Grande no dia 9 de Outubro, no âmbito de um périplo de dois dias ao distrito de Leiria. Ao final da tarde, Isabel Pires de Lima e a comitiva que a acompanhou visitou a 6ª Bienal de Artes Plásticas – Prémio Pintor Fernando de Azevedo e o Museu do Vidro. Estiveram também presentes o presidente do Instituto das Artes, o director do Instituto Português dos Museus, o delegado Regional da Cultura do Centro, o vice-presidente da Câmara, vereadores e presidente da Assembleia Municipal, a presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, governador Civil de Leiria, entre outras entidades locais e regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Ministra da Cultura defende partilha da gestão do Património classificado com as autarquias
A ministra da Cultura presidiu, no dia 10 de Outubro, à assinatura do protocolo entre o IPPAR e a Câmara Municipal de Leiria, para a cedência do Convento de Santo Agostinho ao município, a fim deste instalar naquele espaço o Museu de Arqueologia e todos os serviços correspondentes. Na ocasião, Isabel Pires de Lima defendeu a atribuição de maiores responsabilidades às autarquias na gestão do Património classificado, que passará a não ser gerido exclusivamente pelo Poder Central. A falta de verbas do Governo para recuperação do Património estará na origem da mudança de 180º na política seguida até aqui pelo IPPAR e Ministério da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região celebra produtos do Oeste
O “V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região” é inaugurado no dia 14 de Outubro, no Cadaval, prolongando-se até ao dia 22. A “Festa das Adiafas” encerra em si a celebração do final de todas as colheitas, sejam elas de carácter vitícola ou frutícola, acontecendo, anualmente, no largo da Adega Cooperativa. Do cartaz do programa deste ano, estará em evidência a eleição da “Rainha das Adiafas 2006”, logo no dia de abertura, as actividades equestres, a cerimónia de entrega dos prémios da Semana Gastronómica do Frango, uma Merenda Típica e a realização de uma tertúlia, no último dia do certame, dedicada aos Vinhos da Região. Consulte aqui o programa do único festival do País dedicado ao Vinho Leve.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu da Imagem em Movimento
Ministra da Cultura visita m|i|mo em Leiria
A Ministra da Cultura visita o m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, no dia 10 de Outubro, pelas 11h30, com o objectivo de conhecer este museu inovador, bem como o projecto para as suas novas instalações no ex-Ral 4. No âmbito desta visita a Leiria, Isabel Pires de Lima presidirá à assinatura do Protocolo entre o Instituto Português do Património Arquitectónico e o Município de Leiria, para a cedência do Convento de Santo Agostinho, que terá lugar no mesmo dia, pelas 10 horas, no Governo Civil de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A propósito do lançamento da moeda “Alcobaça, Património Mundial“
Rui Rasquilho divulga Carta Aberta aos Herdeiros dos Coutos de Alcobaça
O director do Mosteiro de Alcobaça escreveu uma “Carta Aberta aos Herdeiros dos Coutos de Alcobaça” em que apela à participação e mobilização na reconstrução deste monumento Património da Humanidade. O primeiro repto é para para que os alcobacenses estejam presentes no dia 13 de Outubro às 18h, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, no lançamento da moeda “Alcobaça, Património Mundial“, uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. A sessão incluirá um concerto e uma conferência em defesa da memória. Consulte aqui a versão integral da Carta Aberta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Outubro
“Feijão com Todos” propõe saúde e prazer à mesa em Tomar
A 5ª mostra gastronómica “Todos com o feijão… O feijão com todos” decorre durante todo o mês de Outubro, nos 36 restaurantes aderentes do concelho de Tomar, com todos os pratos garantidamente aos fins-de-semana, e ainda nos dias 5 (feriado) e 20 (de Santa Iria). Haverá sabores para todos os gostos, das entradas com peixinhos da horta, atum com feijão frade ou caracóis com feijão entre várias outras; às sopas – de feijão verde, seco, com abóbora, com espinafres, da pedra, etc., até aos pratos principais em que a leguminosa acompanha fataça, lombinhos de porco, bucho de bacalhau, picanha, choquinhos, vitela, caça, coelho, galinha ou gambas. Sem esquecer as sobremesas: pastelinhos, azevias, tarte, folhado, pudim, laranjada e muito mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Pêra Rocha do Oeste inaugura 1º Ponto Saudável em Portugal
A Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, inaugurou, no dia 30 de Setembro, o 1º Ponto Saudável de consumo gratuito de fruta em Portugal. O Health Club Equilíbrio no Bombarral é o primeiro espaço que acolhe este conceito. Patrícia Vaz, secretária-geral da Associação, garante que este será o primeiro de muitos Pontos Saudáveis a nível nacional. O objectivo da ANP é difundir os benefícios de incluir na alimentação diária uma pêra rocha e aumentar o consumo de fruta, numa população com uma vida cada vez mais sedentária e adepta do fast food.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo assinado a 10 de Outubro
IPPAR cede Convento de Santo Agostinho à Câmara de Leiria
A assinatura do auto de cedência do Convento de Santo Agostinho, entre o Instituto Português do Património Arquitectónico e o Município de Leiria, está prevista para o dia 10 de Outubro. Naquele espaço, a Câmara Municipal de Leiria pretende instalar o Museu de Arqueologia, os serviços camarários de arqueologia e património e a ‘reserva arqueológica’. O edifício, recorde-se, foi sujeito a obras profundas ao nível das suas estrutura e cobertura no final dos anos 80, pelo que não necessita de intervenção a esses níveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Mundo da Maçã 2006 de 12 a 15 de Outubro
O MUNDO DA MAÇÃ 2006 realiza-se de 12 a 15 de Outubro, no MercoAlcobaça. Um certame inteiramente dedicado à Maçã de Alcobaça, onde se promove a qualidade da maçã e as suas mais variadas utilizações. Com actividades destinadas a todos, e o objectivo de valorizar, promover e divulgar este produto e toda a região de produção da Maçã de Alcobaça, com Indicação Geográfica Protegida, a qual se estende pelos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Porto de Mós, Caldas da Rainha e Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira edição foi em 1990
Município recupera Tasquinhas em Alcanena
A edição de 2006 das Tasquinhas do Concelho de Alcanena, certame gastronómico que, anualmente, reúne e divulga os sabores mais característicos da região, irá decorrer entre os dias 4 e 8 do mês de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Alcanena. Com pratos herdados da matança do porco, das merendas dos ranchos e dos pastores ou do farnel do operário, o sucesso e a qualidade deste evento (cuja primeira edição foi em 1990) fizeram dele um ponto obrigatório nos roteiros gastronómicos da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Alcobaça
Maria Cavaco Silva inaugura núcleo cerâmico da Casa-Museu Vieira Natividade
Pela primeira vez desde a doação da casa da família Vieira Natividade ao IPPAR, ocorrida em 1991, o espólio cerâmico da Casa-Museu Vieira Natividade encontra-se exposto ao público. A inauguração da exposição, coordenada por Jorge Pereira de Sampaio, teve lugar no dia 22 de Setembro, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, na presença da Primeira Dama, Maria Cavaco Silva, do presidente da Câmara de Alcobaça e de familiares da ilustre família alcobacense. Paralelamente, decorre no local uma exposição de cerâmica contemporânea do concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Arqº Jorge Mangorrinha em grande entrevista
“O Hospital Termal deve ser um lugar de história do termalismo universal”
Um ano depois de ter cessado funções como vereador do Património e Planeamento Urbanístico das Caldas da Rainha, o arquitecto Jorge Mangorrinha faz o balanço do seu mandato e explica o desencontro com o presidente da Câmara sobre o acordo para a sua colaboração pós-eleitoral como consultor. Deixa algumas propostas singulares como o Plano de Expansão da cidade, o Plano de Salvaguarda do Património Cerâmico Urbano e o Regulamento de Publicidade e lamenta que as pessoas valorizem muito a obra e pouco o planeamento e a cultura urbana. Recentemente, viu a sua qualidade técnica ser reconhecida ao receber um convite do IPPAR para coordenar o levantamento dos conjuntos termais portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Livre concorrência nos média e orçamentos zero
Mário Lopes
OPINIÃO
Avaliação Estratégica de Impactos
Henrique Tigo
Dos Arquivos aos Centros Municipais de Conhecimento
Miguel Silvestre
A Lei das Finanças Locais
Paulo Inácio
Gerir Cidades
Rui Rasquilho
As Verdades Inconvenientes e o Turismo
Jorge Mangorrinha
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o