Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 66 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Secretário de Estado da Agricultura abriu
XVIII Festa do Vinho do Cartaxo
Vinhos do Ribatejo e Estremadura esperam verba de 1,8 milhões de euros para promoção
A XVIII Festa do Vinho do Cartaxo foi inaugurada no dia 27 de Abril com a presença de Luís Vieira, secretário de Estado Adjunto da Agricultura. Na ocasião, o governante anunciou que a CCDR-LVT espera ver aprovado um projecto de 1,8 milhões de euros a fundos comunitários para promoção dos vinhos do Ribatejo e da Estremadura nos próximos três anos. O certame prossegue até 1 de Maio no Pavilhão Municipal de Exposições com gastronomia tradicional, promoção de vinhos e animação musical com o Grupo Beltain, Quim Barreiros, Fingertips e Grupo Adiafa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa as Barreiras de Santarém e Convento de S. Francisco
Movimento Santarém 21 envia carta de alerta à ministra da Cultura
O Movimento de Cidadãos "Santarém 21" enviou uma carta à ministra da Cultura, na passagem do dia dedicado aos Monumentos e Sítios, instituído em 1972 pelo ICOMOS, organismo da Unesco, em que o Ministério da Cultura do Governo Português, pretende que seja um marco comemorativo do nosso património nacional, sob o tema "Jovens de Hoje - Património de Amanhã", com a necessidade de ganhar uma geração para o património. Na missiva, o Movimento de Cidadãos "Santarém 21" alertou Isabel Pires de Lima para o mau estado de conservação das Barreiras de Santarém e do Convento de S. Francisco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Espanta 2006"
Espantalhos invadem Batalha a 20 e 21 de Maio
A Câmara Municipal da Batalha, em conjunto com o Museu da Comunidade Concelhia, organiza nos dias 20 e 21 de Maio o "ESPANTA 2006", reeditando-se, assim, uma iniciativa que acolheu há dez anos bastante adesão por parte do público. Num evento que tem como principal objectivo reavivar um dos símbolos de ruralidade ainda presente no concelho, a iniciativa pretende ainda criar na Praça Mouzinho de Albuquerque um cenário diferente do habitual para todos aqueles que visitam a vila, e em que as roupas velhas, as cores garridas e os sons, e as formas mais ou menos rudes destas figuras, por certo cativarão a alegria dos participantes e dos turistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Museu do Vidro recebe bens museológicos doados pelo professor José Pedro Barosa
Uma colecção de frascos de perfume e outros objectos pertencentes ao professor José Pedro Barosa, foram doados ao Museu do Vidro. A aceitação da doação foi deliberada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, na sua reunião ordinária de 12 de Abril. São mais de 700 os objectos doados, dos quais se destacam 636 frascos de perfume e cerca de 100 peças, entre queijeira, tinteiros, açucareiro, garrafa de licor, pratos de vidro, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centro histórico
Três mil forasteiros participaram na recriação da Via Sacra de Ourém
A recriação da via-sacra que anualmente ocorre no castelo de Ourém repetiu, este ano, o sucesso das edições anteriores. Segundo estimativas da autarquia, foram mais de três mil os forasteiros que assistiram, no passado Domingo, à recriação dos últimos passos de Cristo. Envolvidos na encenação estiveram 80 figurantes, trajados a rigor. Participaram também nas actividades o Agrupamento de Escuteiros de N.ª Sr.ª das Misericórdias e a Sociedade Filarmónica Oureense. As formas de segurança e o corpo de bombeiros da cidade também estiveram envolvidos no apoio logístico do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e Convento de Cristo
Rede dos três Monumentos Património Mundial apresentada no Mosteiro de Alcobaça
A ministra da Cultura presidiu no dia 18 de Abril, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, à apresentação do projecto de constituição da rede dos três monumentos Património Mundial da região: os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e o Convento de Cristo em Tomar. Para já, foi elaborado um folheto conjunto, mas os directores dos três monumentos estão elaborar um plano conjunto para dinamizar a rede com um vasto programa de actividades. 
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e Convento de Cristo
Ministra da Cultura apresenta em Alcobaça rede dos três monumentos Património Mundial
A ministra da Cultura vai estar presente no dia 18 de Abril às 16 horas no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A visita de Isabel Pires de Lima insere-se nas comemorações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios e tem como principal objectivo apresentar o projecto de constituição da rede dos três monumentos Património Mundial da região: os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e o Convento de Cristo em Tomar. O tema já havia sido motivo de uma conferência promovida pelo jornal Tinta Fresca no dia 3 de Fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, com a presença dos directores dos três monumentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de milhares de pessoas
Óbidos promove celebrações da Semana Santa
A vila de Óbidos recebeu milhares de pessoas no decorrer dos primeiros dias das celebrações da Semana Santa, que começou no dia 8 de Abril, com destaque para a Procissão dos Passos e o Concerto "Requiem" de Mozart, que tiveram lugar no dia 9. Integradas na programação da Semana Santa estão incluídas visitas guiadas, gratuitas, subordinadas ao tema "Semana Santa em Óbidos", tendo como guia o professor Carlos Orlando Rodrigues, presidente da Associação de Defesa do Património Histórico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Câmara organiza celebrações da Semana Santa
O programa da Semana Santa em Óbidos teve início no dia 8 de Abril com uma visita Guiada aos Templos da Vila de Óbidos, a Inauguração da Exposição "A Trindade", no Museu Paroquial de São João, o concerto com Coro Gregoriano do Porto e a Procissão da Mudança das Imagens, com saída da Igreja da Misericórdia. Evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa atrai à vila milhares de pessoas, portuguesas e estrangeiras, unidas pela devoção e pela cultura, fazendo de Óbidos um palco privilegiado de celebrações de acontecimentos de índole histórico-religiosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-Feira Santa
Ourém organiza recriação histórica da Via Sacra
A exemplo dos últimos anos, a Câmara Municipal de Ourém organiza, na tarde do dia 14 de Abril (Sexta-Feira Santa), nas ruas da zona histórica de Ourém, uma recriação histórica da Via Sacra, que culmina com a crucificação no Castelo de Ourém. A encenação, integrada nas celebrações pascais, é um dos momentos altos do programa cultural do concelho, envolvendo dezenas de pessoas na sua organização, esperando-se a afluência de milhares de pessoas. O evento conta com o apoio da Região de Turismo de Leiria-Fátima que espera assim, criar mais um motivo de interesse para o turismo religioso que demanda Fátima na quadra pascal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Festa do Vinho apresentada na ViniPortugal
A Sala Ogival da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa, recebeu no dia 4 de Abril, a apresentação da tradicional Festa do Vinho do Cartaxo, este ano na 18ª edição. Considerando o vinho um dos produtos nacionais que deverá ser acarinhado, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Caldas, frisou a importância desta festa "castiça" para o concelho e para a região, sobretudo do ponto de vista da divulgação e da promoção do produto que confere ao Cartaxo a marca de Capital do Vinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rui Rasquilho quer colocar Mosteiro de Alcobaça próximo da auto-sustentabilidade
A tomada de posse do novo director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça decorreu no dia 4 de Abril, na Sala do Capítulo deste monumento Património Mundial, na presença de Elísio Summavielle e Henrique Parente, presidente e vice-presidente do IPPAR, respectivamente, e de Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. Rui Rasquilho defendeu a auto-sustentabilidade do monumento tutelado pelo IPPAR e passou desde já das palavras aos actos, convencendo dois mecenas locais a apoiar a recuperação de obras no mosteiro cisterciense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aprovado com 20 valores
Rui Rasquilho toma posse oficial como director do Mosteiro de Alcobaça
Rui Rasquilho toma posse oficialmente como director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça no dia 4 de Abril (terça-feira) às 14h30 na Sala dos Monges. A sessão é aberta ao público, não havendo, por isso, lugar a convites. Depois de quase um ano como director interino e de se ter submetido a um concurso público em que obteve a classificação máxima de 20 valores, o fundador da ADEPA assume o lugar de pleno direito prometendo dar continuidade aos projectos já iniciados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Galeria do Mosteiro de Alcobaça
Quatro passagens de modelos promovem exposição "O Tempo e a Moda"
A exposição "O Tempo e a Moda" foi inaugurada no dia 31 de Março, na Galeria de Exposições Temporárias da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça. A mostra, que alia uma exposição sobre a evolução da moda entre os séculos XIV e XX a uma exposição comercial de moda actual, a cargo de 30 comerciantes da cidade, irá incluir a realização de 4 passagens de modelos, nos dias 8 e 9 de Abril e 20 e 21 de Maio A iniciativa conta com organização da Câmara Municipal de Alcobaça, do Museu do Traje, da ACSIA e do Mosteiro de Alcobaça e estará aberta diariamente das 9h30 às 19h até 28 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Diário de bordo da estrada
OPINIÃO
Água: o novo Ouro Branco
Destinos de prazer!
A quem interessa o mau funcionamento das forças policiais em Portugal?
Mulheres a menos
Quotas? Não, obrigada. Mas...
Encerramento de escolas do 1º ciclo: uma questão não-pedagógica
O Oeste é plano
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o