Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 55 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Com edição do Roteiro do culto no Distrito
Câmara de Santarém organiza Congresso Internacional do Divino Espírito Santo
O Congresso Internacional do Divino Espírito Santo, organizado pela Câmara Municipal de Santarém, decorreu entre os dias 26 e 28 de Maio. Presentes na sessão de abertura estiveram o edil Rui  Barreiro, Idália Moniz, secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Paulo Fonseca, governador civil de Santarém, e Pimenta Braz, vereador da Cultura. De salientar que o "Roteiro do Espírito Santo no distrito de Santarém", de Aurélio Lopes, foi apresentado no Salão Nobre do Governo Civil, no dia da inauguração do congresso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização Companhia de Teatro VIV "ARTE
Torres Novas recebe Feira Medieval
A Feira Medieval de Torres Novas vai ter lugar no dia 4 de Junho (sábado), no jardim do castelo, contando com animação permanente ao longo de todo o dia, com teatro, artes de circo, mostra de armas, espectáculos com personagens diversas, malabarismos, exercícios de fogo, torneio de cavaleiros e teatro para os mais novos, música medieval e celta, um tamborileiro tradicional, dança... A iniciativa é do município, com organização da Companhia de Teatro VIV "ARTE, em colaboração com o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Municípios com Centro Histórico
Associação dos Municípios com Centro Histórico apoia candidatura da Nazaré a Património Mundial
O X Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico teve lugar de 19 a 21 de Maio, no Cine-Teatro da Nazaré. A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) destaca o empenhamento, dedicação e eficácia demonstradas pela Câmara da Nazaré na organização deste encontro e apoia a intenção da autarquia nazarena de se candidatar a Património Mundial da UNESCO. Nas considerações finais, os delegados reafirmaram o teor das conclusões aprovadas no encontro nacional realizado em Mértola, de 21 a 23 de Outubro de 2004, cujo alcance "permanece válido e actual".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No feriado de 26 de Maio
Núcleo de História do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria organiza Feira Oitocentista
O largo junto ao Monumento aos Pescadores, no Mariparque, na Praia da Vieira, recebe uma Feira Oitocentista, no dia 26 de Maio (feriado nacional), entre as 11h e as 24h. A iniciativa é organizada pelo Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. A Feira Oitocentista tem entrada gratuita. É uma actividade representativa da riqueza cultural desta região, na qual muitos artesãos que aceitaram colaborar com aquele estabelecimento de ensino irão recriar, com fidelidade histórica, actividades económicas como cestaria, olaria, cantaria, ervanária, comércio de peixe, flores e fruta, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
S. Martinho do Porto acolhe 2ª Feira de Cerâmica Artesanal Contemporânea
Na sua segunda edição, a Feira de Cerâmica Artesanal Contemporânea decorre em S. Martinho do Porto, nos dias 24, 25 e 26/Junho, destacando-se como o maior evento de cerâmica artesanal contemporânea no País, apresentando uma selecção dos melhores ceramistas desta área, actuando hoje em Portugal. São 16 os ceramistas que vão exibir as suas obras para venda. Trata-se de peças utilitárias, decorativas ou figurativas estilizadas (tal como definido pela organização do evento), obras que resultam do trabalho de pesquisa de cada autor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Moisés Espírito Santo e António Menezes Teixeira debatem dilúvio de Alcanadas
Promover um maior conhecimento da história local e levá-lo ao encontro da população é o grande objectivo do colóquio alusivo aos dilúvios babilónico e bíblico, que se realiza no dia 11 de Junho, às 21h30, no Centro Recreativo das Alcanadas. José Baptista de Matos, natural de Alcanadas, freguesia da Batalha, é o organizador deste evento que procura "dar a conhecer melhor a mitologia e a história da própria localidade" e que conta com a presença do sociólogo Moisés Espírito Santo e do arqueólogo António José Menezes Teixeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Regiões folclóricas de todo o País representadas por mais de 750 figurantes
Batalha acolhe XI Exposição Nacional do Trajo
A Batalha recebe, nos dias 28 e 29 de Maio, a XI Exposição Nacional de Trajo ao Vivo, o principal evento dedicado ao trajo folclórico agendado para este ano. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Batalha e pela Federação do Folclore Português, conta com a participação de 124 ranchos folclóricos, envolvendo cerca de 750 figurantes em representação das várias regiões doPaís. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória será o cenário de um desfile que apresentará um importante legado etnográfico de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Dia Internacional dos Museus"
Museu do Cadaval lança livro e exposição
Com o propósito de comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Museu Municipal do Cadaval vai levar a cabo, no dia 14 de Maio, pelas 15h30, no Celeiro da Vila (junto ao museu), a inauguração da exposição "Estelas Medievais da Igreja do Cadaval" e o lançamento de uma publicação sobre a mesma temática.A mostra, que ficará patente ao público até ao dia 22, reúne estelas funerárias (ou cabeceiras de sepultura) da época medieval e algumas, também, da época moderna, provindas do antigo cemitério que existia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na vila do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Museu de Arte Sacra e Etnologia comemora Dia Internacional dos Museus
O Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, promove diversas actividades no âmbito das comemorações do dia 18 de Maio, dia eleito pelo ICOM (International Council of Museums) como o «Dia Internacional dos Museus». Este ano o tema de reflexão proposto é Museus, Pontes entre Culturas. Em virtude do êxito da actividade do passado ano com a peça de teatro «Vamos saber como funciona um Museu!», interpretada pelos alunos do Curso de Animadores Socioculturais da Escola Profissional de Ourém, e por muitas escolas não terem conseguido marcação, este ano o Museu irá repor a mesma actividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho acolhe campanha gastronómica
Santarém à mesa com o borrego de 21 de Maio a 21 de Junho
Depois do Mangusto, vai decorrer de 21 de Maio a 21 de Junho no concelho de Santarém, a Campanha Gastronómica desta vez dedicada ao Borrego, numa iniciativa da Câmara Municipal de Santarém com o patrocínio de Águas São Silvestre, Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Quinta da Ribeirinha, Quinta do Juncal e Doces Regionais "Sabores do Campo". A campanha conta ainda com a colaboração da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ribatejo Oeste, Associação de Restauração e Similares de Portugal, Associação dos Agricultores do Ribatejo e da Região de Turismo do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cela Velha
XV Mostra Gastronómica da Região Ribeirinha do Concelho de Alcobaça com inscrições abertas
A XV Mostra Gastronómica da Região Ribeirinha do Concelho de Alcobaça terá lugar este ano no dia 22 de Maio a partir das 13horas, na sede do Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, na Cela Velha. A associação tem como objectivo a preservação das raízes culturais desta freguesia rural do sul do concelho de Alcobaça. O preço do almoço é de 15 euros e as inscrições podem ser feitas através do telefone 262.552343.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XVII Festa do Vinho e IV Festival Nacional de Vinhos no Cartaxo
CNEMA vai acolher Festival Nacional de Vinhos
Durante 4 dias, cerca de 115 mil pessoas participaram na XVII Festa do Vinho e IV Festival Nacional de Vinhos, realizado de 28 de Abril a 1 de Maio, no Parque Municipal de Exposições do Cartaxo. Passaram pelo certame os secretários de Estado de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, da Justiça, o ex-presidente da Câmara Conde Rodrigues, e da Reabilitação, Idália Moniz. Uma das novidades lançadas por Paulo Caldas, presidente da Câmara do Cartaxo, foi o anúncio de que certame irá passar a ser realizado no CNEMA, em Santarém, um espaço maior e considerado mais condigno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Busto do republicano Braamcamp Freire colocado junto à biblioteca com o seu nome
O busto de Braamcamp Freire (1849-1921) foi recolocado junto à Biblioteca Municipal, no dia 20 de Abril, numa cerimónia que contou com a presença de Rui Barreiro, presidente da Câmara Municipal de Santarém. O busto, da autoria de Teixeira Lopes, encontrava-se no Jardim das Portas de Sol, desde 1935 sendo deslocado para a rua com o seu nome, junto à Biblioteca, hoje Municipal, doada pelo ilustre republicano - que ocupou os cargos de presidente da Câmaras Municipais de Lisboa e de Loures e da Assembleia Nacional Constituinte - ao município scalabitano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Museu de José Malhoa organiza ateliê de bordado dedicado ao pintor caldense
No âmbito das comemorações dos 150 Anos do Nascimento de José Malhoa, o Museu de José Malhoa e a Liga dos Amigos do Museu vão promover um Atelier de Bordado das Caldas, tomando como modelo algumas das obras de Malhoa. Esta iniciativa, com início a 10 de Maio, contará com a orientação da Professora Idalina Lameiras e destina-se ao público em geral. Duração da Actividade: 3 horas diárias, das 9.30 às 12.30h, de terça a sexta-feira. Inscrições: máximo de 10 participantes. Inscrições prévias até ao dia 6 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Imaginários de Museus e Museus Imaginários
Festival Música em Leiria 2005
XIII Festival de Música de Alcobaça - O Encontro das Artes
Nossa pátria língua-mãe
Origem, evolução e significado do Traje Académico
A seca na agricultura e no mundo rural do Oeste
"A Sabedoria traz discernimento político"
De Karol a Joseph
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o