Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 228 Director: Mário Lopes Sexta, 5 de Junho de 2020
Edifício está em avançado estado de degradação
Município e Direção Regional de Cultura vão requalificar o edifício do Museu da Nazaré
O Município da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) iniciaram um novo acordo de colaboração que tem em vista o futuro do Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso. No âmbito deste protocolo, a DRCC irá aproveitar a abertura do Aviso “Call 1 – Desenvolvimento Local através da salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro, no âmbito do Mecanismo de Financiamento do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021” para apresentar a candidatura deste projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Imagina um Tesouro”
Livro lançado no Mosteiro de Alcobaça mostra Património Mundial do Centro aos mais novos
O Dormitório do Mosteiro de Alcobaça foi o palco privilegiado, no dia 14 de janeiro, para a apresentação do livro "Imagina um Tesouro - quatro lugares que vais guardar como um tesouro". Este projeto editorial surge no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro de Portugal e propõe uma viagem de descoberta pelos quatro lugares classificados pela UNESCO como Património da Humanidade no Centro de Portugal: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. O livro vai ser distribuído no contexto de visitas escolares aos monumentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo
DGPC e Ephemera acordam cooperar no âmbito do Museu Nacional da Resistência e Liberdade
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Associação Cultural Ephemera e José Pacheco Pereira assinam, a 22 de janeiro, um protocolo de cooperação a cinco anos para o desenvolvimento de ações previstas no projeto de criação do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche. O protocolo é assinado pelas 15h00 nas instalações da Ephemera (Rua Brito Camacho, 6), na Marmeleira , e estabelece, entre outros, o compromisso de “cedência gratuita e temporária de peças e documentos integrantes do Arquivo Biblioteca de José Pacheco Pereira, identificadas como relevantes para completar e enriquecer a exposição permanente do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em regime de depósito”, comprometendo-se a DGPC a assegurar que as mesmas “beneficiarão das condições de exposição e de conservação exigidas e regulamentadas para o património móvel”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas decorrerão em Rio Maior de 17 a 19 de setembro de 2020
II Jornadas Internacionais 'Memórias do Carvão' apresentadas em Rio Maior
A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, o Instituto de História Contemporânea (NOVA, FCSH), a Sociedad Española para la Defensa del Patrimonio Geológico y Minero (SEDPGYM) e a Câmara Municipal de Rio Maior, apresentam, no dia 21 de Janeiro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos, em Rio Maior. a sessão de lançamento das "II Jornadas Internacionais 'Memórias do Carvão': na Pegada da Descarbonização". As Jornadas decorrerão em Rio Maior de 17 a 19 de setembro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta à Moção da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM
Ministra da Cultura garante acesso livre e universal à Igreja do Mosteiro de Alcobaça
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, em resposta à Moção da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM “Na Salvaguarda do Interesse Económico e Turístico para a Região Centro”, esclarece que “a porta da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça não encerrou nem está previsto que encerre, não estando em causa qualquer restrição de acesso à Igreja nem tão-pouco qualquer violação do princípio da igualdade”. Mais acrescenta que “será implementado um novo circuito de visita, tendo em vista melhorar as condições de fruição do monumento. Porém, tal não implicará o encerramento da porta da Igreja”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Padeira de Aljubarrota vai ser candidata
às 7 Maravilhas da Cultura Popular
Reza a lenda que, com a sua pá de padeira, teria morto sete castelhanos escondidos no seu forno. Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385). A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal e é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. A candidatura, recentemente submetida pela Câmara Municipal de Alcobaça, perspetiva a afirmação no imaginário coletivo da figura da Padeira de Aljubarrota através da sua inclusão na restrita lista dos 7 símbolos, figuras, tradições e património imaterial mais representativos da identidade cultural nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição itinerante regressa à Croácia para digressão
Menino do Lapedo vai estar aberto ao público às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados
A partir de 1 de fevereiro, o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (CIALV) estará aberto ao público às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, sem necessidade de marcação prévia. Esta medida visa dar à população em geral maior acessibilidade a um espaço que tem como objetivo principal mostrar os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho, durante a qual se descobriu uma sepultura de criança do Paleolítico Superior, vulgarmente conhecida como Menino do Lapedo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo do Centro patrocina projeto de mediação patrimonial "Imagina um Tesouro"
Livro sobre o Património Mundial do Centro apresentado no Mosteiro de Alcobaça
A apresentação da publicação “Imagina um Tesouro”, desenvolvida pela multipremiada editora Planeta Tangerina, realiza-se no dia 14 de janeiro, pelas 15 h, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro de Portugal. Imagina um Tesouro - Quatro Lugares que vais guardar como um tesouro" é um projeto editorial de mediação patrimonial, suportando a experiência turística e visitação por parte de públicos escolares e famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para criação de uma Casa-Museu
Casa onde nasceu Maria de Lourdes de Mello e Castro cedida ao Município de Tomar
Foi celebrado com o Eng.º Luís Manuel de Mello e Castro de Alvellos o contrato de comodato de cedência ao Município de Tomar do prédio urbano sito na Rua Alexandre Herculano, com vista à criação da Casa-Museu em homenagem à pintora Maria de Lourdes de Mello e Castro e à sua obra, onde ficará patente ao público grande parte do espólio não apenas artístico mas que permitirá conhecer a vida e o processo de criação desta importantíssima artista plástica portuguesa, além de outras exposições e outras atividades pontuais, o que virá a proporcionar aos tomarenses e turistas mais um pólo de elevada importância cultural na cidade templária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o apoio do Município da Batalha
Procissão dos Caracóis do Reguengo de Fetal concorre a “Maravilha da Cultura Popular”
A Câmara Municipal da Batalha acompanha a pretensão da Junta de Freguesia do Reguengo de Fetal e respetiva Comissão da Igreja Paroquial de apresentação de candidatura da Festa de Nossa Senhora do Fetal, também conhecida como “Procissão dos Caracóis”, à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal, na categoria de Procissões e Romarias, a concretizar até ao próximo dia 1 de março. Recorde-se que a cerimónia religiosa conhecida como “Procissão dos Caracóis”, devido à tradicional e bem conhecida procissão noturna iluminada com cascas de caracóis, é um evento anual, realizado em finais de setembro e no primeiro fim de semana de outubro, que recebe milhares de visitantes e que podem observar, ao vivo, uma das mais brilhantes manifestações de índole popular e cultural com a realização da tradicional Procissão dos Caracóis integrada no encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora do Fetal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Culto a Nossa Senhora da Nazaré é um dos Cultos Marianos mais antigos de Portugal
Rede Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré vai ser constituída
Foram lançadas as bases para a constituição de uma Rede Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré no domingo, 26 de janeiro, no final do Encontro das Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré, promovido pela Candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de N.S. Nazaré a património cultural imaterial da UNESCO. Na Carta de Princípios, os representantes da Confraria N. S. Nazaré, Círio de Belém do Pará, Círio da Prata Grande, Círio de Penela e Círio Ribeira de Frades reconheceram que o Culto a Nossa Senhora da Nazaré é um dos Cultos Marianos mais antigos de Portugal, com mais de 800 anos de história e numa devoção ininterrupta, de forma individual e coletiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do presidente do ICOM Europa
Rede Cultura 2027 reúne em Alcobaça
mais de 50 museólogos do distrito de Leiria
Mais de 50 museólogos e diretores de museus do distrito de Leiria responderam assertivamente a mais um desafio para o debate de ideias e de conceitos, lançado pela Rede Cultura 2027 que se encontra a trabalhar na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. A sessão realizou-se no dia 27 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça e contou com a presença de Luís Raposo, arqueólogo e presidente do ICOM Europa (sigla inglesa para Conselho Internacional dos Museus).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um mês após o seu falecimento
Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos enaltece o arquitecto tomarense Costa Rosa
Exatamente um mês após o falecimento do Arquitecto José Inácio da Costa Rosa, data que se assinala esta terça-feira, dia 7 de janeiro, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos assinala, com pesar, a perda de um homem que deixou contributos assinaláveis para a história de Tomar do séc. XX e início do séc. XXI. Com 92 anos, arquitecto e homem notável de Tomar, José Inácio da Costa Rosa era o sócio n.º 166 da Ordem dos Arquitectos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o arqueólogo Marco António Andrade
Museu recebe 1º sessão sobre «Novidades Arqueológicas no concelho de Torres Novas»
O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) dá inicio, no dia 1 de fevereiro, à iniciativa denominada «Passado em construção: Novidades Arqueológicas no concelho de Torres Novas», espaço que pretende trazer arqueólogos e equipas de arqueologia ao Museu para falarem dos mais recentes trabalhos realizados no concelho e revelar alguns dos achados considerados mais interessantes. Com início marcado para as 16 horas, o primeiro convidado da iniciativa será o arqueólogo Marco António Andrade, mestre em Pré-História e Arqueologia da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Casino Online continua a evoluir com a chegada de um novo operador a Portugal
Só a CDU votou contra os Orçamentos 2020 da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça
Por Luís Crisóstomo e Clementina Henriques
Centro de Negócios de Alcobaça, Feira de São Bernardo e delimitação das novas ARU
Carlos Bonifácio
Mulheres portuguesas, por quem os sinos dobram
Joaquim Vitorino
Miguel Paulo: “É preciso voltar a página no PS em Rio Maior"
Miguel Paulo
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o