Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 227 Director: Mário Lopes Segunda, 28 de Setembro de 2020
Nazaré
Igreja de S. Gião abre ao público até ao verão depois de obras de consolidação da estrutura
Estão em curso as intervenções de consolidação da estrutura do edifício da Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão. Este equipamento está a ser alvo de obras de Restauro e de Consolidação Estrutural através de um investimento de 244.954,12 euros. Esta obra está identificada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que faz parte integrante do PEDU da Nazaré, aprovado e contratualizado entre o Município da Nazaré e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens
Marinha Grande regista Património cultural
em livro e CD
A Câmara Municipal, no âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, no dia 15 de dezembro, apresentou a edição do livro e do CD “Palco de Memórias”, que reúnem um importante espólio cultural que se encontrava por documentar, algum do qual constava apenas de testemunhos orais. O programa de encerramento daquelas comemorações e do 21º aniversário do Museu do Vidro decorreu naquele espaço museológico e na Casa da Cultura Teatro Stephens, tendo começado com a cerimónia de doação da peça "Via Sacra", por Lucinda da Conceição Almeida Belo e José Miguel Cruel Belo ao Museu do Vidro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crocodilomorfos habitaram a Lourinhã há 150 milhões de anos
Pelo menos 5 espécies de crocodilos viveram com dinossauros do Jurássico na Lourinhã
Os crocodilomorfos, grupo que inclui os crocodilos atuais e seus ancestrais mais próximos, foram muito abundantes e diversos no final do Jurássico, há 150 milhões de anos atrás. Um novo estudo, focado em minúsculos dentes coletados nas falésias da Lourinhã, mostrou que pelo menos cinco espécies coabitaram nas proximidades, num sistema de rios jurássicos que corriam paralelos ao recém-nascido Oceano Atlântico. Este trabalho foi agora publicado na prestigiada revista científica internacional Zoological Journal of the Linnean Society, parte integrante de uma dissertação de mestrado em Paleontologia por Alexandre Guillaume, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã, agora a começar o seu doutoramento com foco em microfósseis (fósseis menores que 5 mm) de vertebrados
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré quer afirmar-se como uma marca global
Espaços culturais da Nazaré registam novo aumento de visitantes
As visitas de conhecimento à oferta disponibilizada pelos equipamentos culturais municipais voltaram a crescer. Os dados apresentados pelo Centro Cultural da Nazaré indicam um aumento de mais de mil visitantes (2019) em comparação com o ano anterior. O espaço de exposições e divulgação da cultura e etnografia local recebeu 44.196 visitantes durante o ano 2019, que procuraram conhecer melhor a oferta disponibilizada pelo espaço ao longo desses meses: exposição dos presépios tradicionais; São Brás; Carnaval Menes C’a Ninguém; Procissão do Senhor dos Passos “400 anos Senhor dos Passos”; o “Avental”, 44ª Feira do Livro; O Olhar desta gente - fotografia e o Centenário de José Laborinho - Fotografia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhor Evento de 2018 nos Prémios “Turismo do Ribatejo
Presépios de Sal abrem ao público em Rio Maior de 30 de novembro a 6 de janeiro
De 30 de novembro a 6 de janeiro é possível visitar, nas Salinas Naturais de Rio Maior, os mais originais presépios, no evento “Presépios de Sal”, considerado o Melhor Evento de 2018 nos Prémios “Turismo do Ribatejo. Todos os anos as Marinhas de Sal – Rio Maior, marcadas pelas suas salinas naturais e pela tipicidade das pequenas casas de madeira com singular construção, transformam-se na Aldeia dos Presépios de Sal, onde os visitantes vivem a magia da quadra natalícia numa centenária aldeia de salineiros. Desde 2012, quem nos visita por esses dias pode apreciar os presépios feitos de sal nas pequenas casinhas de natal, onde os lojistas criam os seus próprios presépios e os estabelecimentos de restauração e bebidas participam com menus apropriados a esta quadra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 8º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português
Bolo Rei da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro ganha prémio “Melhor dos Melhores”
O “Bolo Rei” confecionado pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro obteve a distinção Melhor dos Melhores no 8º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que decorreu a 19 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção. Esta iniciativa teve como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha
Museu do Vinho revê revolução do 25 de abril com a exposição “Os Rapazes dos Tanques”
A vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva, e o representante da associação Caixa 17.35, António Guerra, inauguraram, no dia 8 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, a exposição temporária “Os Rapazes dos Tanques”, da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha. A exposição insere-se nos Encontros de Fotografia de Alcobaça, estando a sua produção a cargo do Centro Português de Fotografia. É a oportunidade de tomar contacto com um dos mais ilustres fotógrafos portugueses através deste trabalho que constitui um dos marcos da história contemporânea do fotojornalismo nacional na comemoração dos 45 anos da Revolução de 1974.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produto turístico integrado e em rede com os Patrimónios Mundiais do Centro
Plano de Hospitalidade Turística de Tomar vai avançar com contributo de agentes e cidadãos
Tomar vai ter um Plano de Hospitalidade Turística, que começará por uma fase de diagnóstico a que se seguirá a conceção e desenvolvimento de um programa de comunicação com vista à criação de uma estratégia de comunicação integrada e multiplataforma; de um programa de sinalética turística; e de um programa de suportes de apoio a visitação e eventos. A iniciativa integra-se numa candidatura financiada para os Municípios que integram os Lugares do Património Mundial. Este consórcio está sob a tutela da Entidade Regional Turismo do Centro, que tem como finalidade a criação de um produto turístico integrado e em rede com os Patrimónios Mundiais do Centro: Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Primeiro Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” inaugurado na Feira Anual de Pernes
Foi inaugurado esta sexta-feira, 6 de dezembro, o primeiro Festival do Azeite “Ouro Ribatejano”, inserido na Feira Anual de Pernes. Promovido pela Junta de Freguesia de Pernes, com o apoio do Município de Santarém e pelo Crédito Agrícola de Pernes e Alcanhões, a inauguração contou com a presença de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e de Nuno Serra, Vereador do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola Concelhio. Na ocasião Nuno Serra, referiu a importância desta iniciativa para o Concelho de Santarém, sem esquecer a importância para a economia da região “O Azeite é o ouro de Portugal”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
EICEL1920 assina protocolo para a criação
do Clube Unesco para o Património Cultural
A sala da Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior, voltou a encher, no dia 23 de novembro, para acolher uma iniciativa da EICEL1920. Desta feita, tratava-se da cerimónia de assinatura do protocolo que oficializa a criação do Clube Unesco para o Património Cultural, em Rio Maior. Pela parte da Comissão Nacional da Unesco, Anna-Paula Ormeche justificou a atribuição da chancela da Unesco à EICEL1920 pela “grande qualidade do projecto”. Ormeche garantiu que a Unesco vai acompanhar o seu desenvolvimento e manifestou disponibilidade para dar “todo o apoio necessário à sua implementação”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Convento de S. Francisco recebeu lançamento do livro “História de Santarém”
Martinho Vicente Rodrigues publica livro com “um novo olhar sobre a História de Santarém”
O lançamento do livro “História de Santarém” decorreu, no dia 15 de dezembro, no Convento de S. Francisco. Este evento contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins e Sofia Martinho Pó, vereadoras da Câmara de Santarém, Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém e Martinho Vicente Rodrigues, diretor do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direção aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2020
Círculo Cultural Scalabitano lamenta corte
do apoio municipal para menos de metade
O Círculo Cultural Scalabitano aprovou no dia 18 de dezembro o seu Plano de Atividades e respetivo Orçamento para o exercício de 2020. Numa assembleia geral conduzida pelo Dr. Botas Castanho, foi apresentado o projeto artístico e cultural do Círculo para o ano que agora se inicia e que tem como linhas de força a aposta no trabalho das suas Secções: Orquestra Típica Scalabitana, Coro e Veto Teatro Oficina; das suas Academias: de Dança e Expressão Corporal (Ballet), Música e Teatro e Expressão Plástica e dos seus Departamentos: Recreação Histórica, atividades de Ar Livre e Lazer, Artes Plásticas e Comunicação e Imagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No castelo… Aprender, a brincar
Castelo de Porto de Mós regista mais visitantes e ultrapassa os 17 mil em menos de um ano
Um castelo mais acessível, também para os mais novos. Desde que reabriu ao público, no dia 6 de abril de 2019, o Castelo de Porto de Mós tem tido um número crescente de visitantes, tendo já ultrapassado os 17 000 até à data, muitos deles em idade escolar. Seguindo um princípio de “arte de bem receber”, os serviços do monumento estão a desenvolver visitas direcionadas e adaptadas à natureza dos públicos. Histórias pintadas, histórias contadas ou histórias jogadas são parte da oferta educativa que faz a delícia dos mais novos. Afinal, a brincar também se aprende…
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Arméria lança um desdobrável em Inglês
sobre o corte geológico da Ponta do Trovão
A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche finalizou as comemorações dos seus 20 anos, que se estenderam ao longo de todo este ano, com o lançamento no dia 21 de dezembro, na Escola de Rendas, em Peniche, do folheto sobre a "Importância do corte geológico da Ponta do Trovão", na versão inglesa, agora nesta quadra natalícia. Este será o presente ecológico da associação para a comunidade, dando continuidade ao trabalho voluntário ao nível da educação ambiental em geral e da criação de suportes físicos para um melhor conhecimento e consequentemente uma valorização das riquezas naturais de Peniche, neste caso, do local onde se encontra o prego dourado, uma importante referência em termos científicos internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio sobre Marcelino Mesquita encerra comemorações do centenário da morte do dramaturgo
Augusto Severo vence 1º Prémio Literário Marcelino Mesquita
· O Centro Cultural do Cartaxo encheu, no dia 30 de novembro, para assistir ao Colóquio “Construção da Memória”, que encerrou as comemorações do centenário da morte de Marcelino Mesquita. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, enalteceu o percurso de vida de um homem da cultura que deixou nos cartaxeiros o gosto pelas artes em geral e pelo teatro em particular. António Miguel Marques Ferreira, sob o pseudónimo Augusto Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita por decisão unânime do júri.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicação póstuma do arquiteto Jorge Estrela
“Grafitos Medievais no Mosteiro da Batalha” apresentado em livro no dia 30 de novembro
A cerimónia de apresentação do livro “Grafitos Medievais no Mosteiro da Batalha”, publicação póstuma do arquiteto Jorge Estrela, terá lugar no dia 30 de novembro (sábado) às 18h30, no Auditório do Mosteiro da Batalha. Depois da exposição, surge agora em livro este trabalho de Jorge Estrela, que vem preencher uma lacuna no estudo e conhecimento do Mosteiro, extraindo literalmente da pedra rabiscada uma outra narrativa, que nos aparece, nos é oferecida, como uma descoberta surpreendente e aliciante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Acesso Universal aos Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal: O que Falhou?
Dr. Raúl de Sousa
Taxa de mortalidade por doença cardiovascular: diminuição ou ilusão?
Dr. Luís Negrão
Comemorar Dezembro como o mês da Medicina Interna!
Dr. João Araújo Correia
A arritmia que pode causar um AVC
Dr. Ernesto Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o