Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
Igreja de Santo Quintino foi construída em 1520
Monumento Nacional reabre ao público
em Sobral de Monte Agraço
A reabertura da Igreja de Santo Quintino, em Sobral de Monte Agraço, foi assinalada, no dia 29 de setembro, com uma missa presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. As obras de beneficiação, conservação e restauro da Igreja de Santo Quintino realizadas pela Câmara Municipal, enquadraram-se na estratégia nacional de desenvolvimento Portugal 2020 – Programa centro 2020, Desenvolvimento Territorial da Região oeste, na candidatura “Pacto para o desenvolvimento e Coesão territorial”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça fica mais doce de 14 a 17 de novembro
Obras no Mosteiro condicionam 21ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Alcobaça vai ser, entre 14 e 17 de novembro, a “Capital do Doce Conventual”., garantiu Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, na conferência de imprensa de apresentação da 21ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que teve lugar esta segunda-feira, dia 28 de outubro. A edição de 2019 terá como principais novidades a mudança da entrada principal do certame para a nave central do Mosteiro, devido às obras de decorrem no monumento cisterciense, a realização de espetáculos musicais na igreja, assim como uma apresentação permanente de videomapping interativo, no Claustro D. Dinis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região abrange parte do distrito de Leiria e Oeste
Vinhos de Lisboa atingem vendas recorde
de 60 milhões de garrafas
A região dos vinhos de Lisboa deverá fechar o ano de 2019 com novo recorde de vendas, que poderá aproximar-se da fasquia das 60 milhões de garrafas de vinho, graças a um crescimento mensal de cerca de 20% ao longo deste ano. A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos Regionais Lisboa e dos DOC Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos (Vinhos Generosos), Colares, Encostas d’Aire (abrange os concelhos da Batalha, Porto de Mós, Ourém, e parte dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Pombal), Lourinhã (Aguardentes), Óbidos e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CNEMA divulgou os prémios
Concursos Nacionais de Doces de Fruta, Frutos Secos e Entradas e Petiscos já tem premiados
Os Premiados dos Concursos Nacionais de Doces de Fruta, Frutos Secos e Entradas e Petiscos, promovido em Santarém pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas já são conhecidos. A distinção Melhor dos Melhores foi obtida pela “Marmelada com framboesa” produzida pela Quinta da Remolha, Sever do Vouga, no 8º Concurso Nacional de Doces de Fruta e pelas “Amêndoas Doces com Coco” produzidas por Maria Eugénia Martins Torres, de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, no 8º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proprietário da Casa-Museu Passos Canavarro, historiador e ex-eurodeputado
Pedro Canavarro apresenta em Santarém autobiografia "A Casa de Pedro"
Pedro Canavarro apresentou esta quarta-feira, no dia 6 de novembro, ao final da tarde, o seu livro "A Casa de Pedro" - Autobiografia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Santarém. A apresentação da obra, editada pela Caleidoscópio, contou com a participação de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Jorge Ferreira, diretor da editora Caleidoscópio, Maria Emília Vaz Pacheco, responsável pela introdução do livro, que foi apresentado por Rui Vieira Nery, diretor do Programa Gulbenkian Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
21ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais traz doçaria e arte a Alcobaça
A 21ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais foi inaugurada esta quinta-feira, dia 14 de novembro, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, do presidente a Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Até domingo, dia 17 de novembro, Alcobaça vai ser a “Capital do Doce Conventual”, sendo de destacar nesta edição uma apresentação de videomapping interativo, no Claustro D. Dinis, a partir das 18 horas, de quinta a sábado, um programa de música coral “Sons do Silêncio”, na nave central do Mosteiro de Alcobaça, a presença de um produtor de chocolates franceses e o reforço da presença cisterciense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Única sinagoga medieval portuguesa
Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar inaugurado a 15 de Outubro
O Núcleo Interpretativo Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto vai ser inaugurado no dia 15 de Outubro, terça-feira, às 17 h. Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos monumentos mais visitados de Tomar. O edifício deve ter sido construído no final da primeira metade do século XV, tendo sido o único edificado para o efeito em Portugal que chegou aos nossos dias. Financiada por uma elite de judeus, próximos da Ordem de Cristo e da família real que a administrava, a construção da Sinagoga seguiu de perto o estilo gótico e estava perfeitamente integrada nos sítios usuais para as casas de oração dos judeus: um local recolhido a meio da judiaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio de fundos europeus através do Centro 2020
Sinagoga de Tomar abre Núcleo Interpretativo após obras de requalificação do edifício
O Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto foi inaugurado esta terça-feira, dia 15 de outubro. Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos mais visitados de Tomar, apenas suplantado pelo Convento de Cristo. Há muito, porém, que necessitava de obras de reabilitação, sobretudo devido aos efeitos da humidade na sua estrutura, tendo o Município submetido uma candidatura a fundos comunitários através do Centro 2020, que permitiu a intervenção naquele espaço. Paralelamente, a autarquia candidatou a intervenção no espaço anexo, para instalação do núcleo interpretativo, ao mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), que financiou o equipamento e os conteúdos em formato digital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa dos frutos secos e os passados prolonga-se até 1 de novembro
Feira de S. Simão aumenta tempo de abertura
e programa cultural e recreativo
Na Feira de São Simão vai durar este ano uma semana, prolongando-se de 26 de outubro até ao feriado de 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça marcou presença na inauguração deste mercado de frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta quadra, mas também produtos alimentares regionais, desde queijos a enchidos, passando por doces tradicionais, como as típicas broas de batata doce, entre muitas outras iguarias. Destaque ainda para o espaço de tasquinha/restauração, a cargo da associação do Casal Pereiro, que servirá almoços e jantares. A entrada é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo e inauguração do PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro
Turismo do Alentejo e Ribatejo anuncia aposta na Certificação do Torricado d’Azambuja
O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveram o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo e a inauguração do PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro, seguindo-se uma caminhada no novo percurso. O evento teve lugar no dia 20 de outubro, na localidade de Vila Nova de S. Pedro, pertencente à União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, no Concelho de Azambuja. Neste lançamento estiveram presentes o Executivo Municipal de Azambuja e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – António Ceia da Silva, que anunciou publicamente a aposta no processo de Certificação do Torricado para o ano 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 de novembro a 1 de dezembro
Torres Novas recebe II Festival Gastronómico
das Couves com Feijões em 43 restaurantes
De 22 de novembro a 1 de dezembro, o Município de Torres Novas organiza o II Festival Gastronómico das Couves com Feijões, iniciativa que pretende contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos que compõem a gastronomia típica torrejana. A iniciativa, que conta este ano com 43 restaurantes aderentes em todo o concelho, realiza-se com a colaboração da Confraria das Couves com Feijões do Carvalhal da Aroeira. Durante este período, diversas variações do prato podem ser degustadas nos estabelecimentos aderentes do Concelho de Torres Novas, sob as mais variadas formas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com marcas do concelho
Quatro tintos de excelência à prova este sábado e domingo no Posto de Turismo de Tomar
O Município de Tomar, em colaboração com os produtores de vinho locais, vai comemorar este fim-de-semana o Dia Mundial do Enoturismo. Assim, sábado e domingo, das 14 às 17 horas, haverá no Posto Municipal de Turismo degustação e venda dos seguintes vinhos: Solar dos Loendros - vinho tinto da colheita 2017 “Charola Private Collection” – cabernet sauvignon; Casal das Freiras - Casal das Freiras – Colheita Tinto; Herdade dos Templários - vinho tinto Herdade dos Templários Colheita Selecionada 2017; Casal Martins - vinho tinto Castelo Templário 2017 DOC Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém assinou auto de consignação para execução da obra
Centro de Documentação Joaquim Ribeiro vai nascer na antiga Escola Primária de Zambujal.
Centro de Documentação Joaquim Ribeiro vai nascer na antiga Escola Primária de Zambujal. O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assinou na manhã de 4 de novembro, o Auto de Consignação relativo à execução dos trabalhos de reabilitação para o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, estrutura que vai nascer no edifício devoluto da antiga Escola Primária de Zambujal. O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro resulta do protocolo firmado entre o Município de Ourém e o munícipe Sérgio Ribeiro, que definiu a doação do acervo documental e bibliográfico do antigo eurodeputado e membro da Assembleia Municipal à autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão 2019 traz a Alcobaça
frutos secos e animação
Na Feira de São Simão, que este ano decorre de 26 de outubro a 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça, pode encontrar os frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta quadra, assim como outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeite e doces tradicionais, como as típicas broas de batata doce, entre muitas outras iguarias. Haverá ainda um espaço de tasquinha/restauração que servirá almoços e jantares. Entrada gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia celebra-se no último domingo de maio desde 2016
Santarém recebe em 2020 o Dia Nacional
da Gastronomia Portuguesa
No ano em que se comemora 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, Santarém acolhe o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa no último fim de semana de maio de 2020, escolha feita pela Confederação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas em parceria com o Turismo de Portugal. O anúncio oficial foi realizado esta segunda-feira, dia 28 de outubro, na Casa do Campino, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e João Leite, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Viver Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração teve lugar esta quinta-feira
Feira de Todos os Santos e Expocartaxo trazem 70 expositores e 150 feirantes ao Cartaxo
A edição de 2019 da Feira de Todos os Santos e da Expocartaxo já começou e estará no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira até este domingo, dia 3 de novembro, com cerca de setenta expositores e uma centena e meia de feirantes. O grupo de música popular Cantares Chãs d’Ourique brilhou na sessão de abertura do certame, cantando um reportório que percorreu o território português com especial destaque para o Fandango do Cartaxo. Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro destacou outro dos momentos importantes do dia, a aprovação do orçamento municipal para o próximo ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Os crocodilomorfos são o grupo de répteis que deu origem aos crocodilos modernos e o fóssil foi carinhosamente apelidado de "crocodilinho"
Pequeno esqueleto do Jurássico da Lourinhã mostra a evolução da couraça dos crocodilos
Os paleontólogos Eduardo Puértolas Pascual e Octávio Mateus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, acabam de anunciar um novo fóssil de crocodilomorfo-anão do Jurássico de Portugal publicado na prestigiada revista científica internacional Zoological Journal of the Linnean Society. O pequeno antepassado dos crocodilos, com 150 milhões de anos, foi descoberto nas rochas jurássicas da Lourinhã e a sua qualidade de conservação ajuda a explicar a evolução e origem da couraça óssea que existe na pele destes répteis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 19 de outubro
Marinha Grande recebe recriação histórica
da chegada de Guilherme Stephens
Cerca de 150 pessoas, cavalos, carruagens e fogo de artifício estão envolvidos na produção da Grande Recriação Histórica "Os Stephens na Marinha Grande - Abertura da Real Fábrica de Vidros (1769)”, que é apresentada este sábado, 19 de outubro, pelas 22h, em frente ao Museu do Vidro, no âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande. A iniciativa é da Câmara Municipal da Marinha Grande, que convidou o encenador Norberto Barroca para dirigir esta recriação em que vai ser retratada a chegada de alguns convidados de honra à Marinha Grande, para assinalar a abertura e o início da fabricação da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 17 de novembro
II Festival de Órgão de Santarém promove seis concertos e seis visitas orientadas a igrejas
Seis Concertos e seis Visitas orientadas, em seis órgãos de tubos ibéricos marcam o FÓS – II Festival de Órgão de Santarém, apresentado, no dia 29 de outubro, na Sé Catedral, em Santarém. Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, Eva Neves, da Diocese de Santarém, Mário Rebelo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, apresentaram toda a programação desta que será a segunda edição deste festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
5ª Festa da Água-pé e do Doce d’Arrobe anima Vila Chã de Ourique
O Pavilhão de Festas de Vila Chã de Ourique recebe a 5ª edição da Festa da Água-pé e do Doce d’Arrobe no dia 9 de novembro, sábado, a partir das 17 horas. Aqui terá a oportunidade de provar a água-pé dos produtores locais, saborear o tradicional doce d’arrobe feito a partir do mosto e deliciar-se com castanhas assadas entre outros bons petiscos. A festa é organizada pelos Cinquentões 2020 e tem entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Baptizado de Laboratório Isabel Mateus
Museu da Lourinhã inaugura novo Laboratório de conservação e restauro
A inauguração do novo Laboratório de conservação e restauro do Museu da Lourinhã, agora nomeado Laboratório Isabel Mateus, e à assinatura dos protocolos entre o GEAL e os investigadores responsávei inauguração do novo Laboratório de conservação e restauro s pelos projetos aprovados no âmbito do Programa de Incentivo à Investigação Horácio Mateus – PIIHM terão lugar no dia 15 de novembro, sexta-feira, pelas 17 h. A atual denominação do laboratório constitui uma forma de homenagem a uma das associadas fundadoras do GEAL e cofundador do Museu e, ainda, uma das impulsionadoras do trabalho científico e laboratorial no Museu da Lourinhã, Isabel Mateus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região, num evento que chega a 13 restaurantes
8ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã começa esta quinta-feira
A 8ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 14 e 24 de novembro, iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e vários estabelecimentos de restauração, com o objetivo de, mais uma vez, promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes, a nível mundial. À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 13 restaurantes aderentes do município da vila da sub-região do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Serra do Picoto
Royal British Legion assinala Dia do Armistício do com cerimónia no Bombarral
A Serra do Picoto, Bombarral, acolheu esta segunda-feira, dia 11 de novembro de 2019, a cerimónia do Dia do Armistício, promovida pela Royal British Legion. No evento esteve presente o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, bem como vários cidadãos portugueses e britânicos, muitos dos quais residentes no concelho bombarralense, como é o caso do pároco que presidiu a esta cerimónia. A cerimónia contou ainda com a participação do Núcleo de Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleição de “miss” fechou em grande o certame que celebra o final das colheitas
Festa das Adiafas trouxe cerca de 20 mil visitantes ao Cadaval
A Festa das Adiafas trouxe ao Cadaval, de 19 a 27 de outubro, uma afluência estimada de cerca de 20 mil visitantes, provenientes de dentro e fora da região. A par da gastronomia, espetáculos, animação e exposições, o certame do final das colheitas trouxe consigo o 18.º Festival Nacional do Vinho Leve e a eleição da Miss Adiafas 2019, prémio alcançado pela conterrânea Raquel Oliveira. Numa lógica de promoção das condições de crescimento e comodidade do certame, o Município levou a efeito (antes da realização da festa) a remodelação integral do piso do pavilhão de exposições. Recorde-se que, já no ano transato, o enfoque camarário incidira na melhoria das condições acústicas do contíguo pavilhão gastronómico e de animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Círio de Nazaré é a maior manifestação católica da América do Sul
Nazaré e Belém do Pará celebram acordo para candidatura do culto de NS Nazaré à UNESCO
Uma comitiva de representantes da Candidatura do Culto de Nossa Senhora de Nazaré - Práticas e Manifestações a Património Cultural da Humanidade deslocou-se a Belém do Pará durante a celebração de Nossa Senhora de Nazaré, que decorre no Brasil, em particular no Estado do Pará e em Belém (capital do Estado), onde se realizou o Círio de Nazaré, a maior manifestação católica da América do Sul. O objetivo foi aprofundar o diálogo com o governo do Pará e outras autoridades ligadas à devoção para que a candidatura do culto a N.S. Nazaré a património cultural da Humanidade seja um desígnio partilhado entre os dois povos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA recebe Concurso Nacional de Bolo-Rei e de Bolos Especiais de Natal
O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco do Concurso Nacional de Bolo Rei e do Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal nos dias 19 e 20 de novembro, respetivamente. Estas iniciativas, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, têm como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Especialistas em enoturismo reúnem no dia 9 de novembro
Colóquio internacional no Museu do Vinho
de Alcobaça debate “Vinhos Históricos”
O Colóquio Internacional “A Paisagem e o Património Secular do Vinho. Os Vinhos Históricos” vai decorrer este sábado, dia 9 novembro, na Adega dos Vinhos Tintos do Museu do Vinho de Alcobaça. A organização é da Câmara Municipal de Alcobaça - Museu do Vinho de Alcobaça e o Patrocínio Científico do Instituto Universitário da Maia, em parceria com a AMA – Associação Amigos do Mosteiro de Alcobaça. Estas são algumas das questões que especialistas convidados de Portugal, Espanha e Arménia irão debater na véspera do Dia Internacional e Europeu do Enoturismo que se comemora a 10 de novembro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
1º Festival das Netas e do Bolo de Chouriço junta avós e netos na aldeia de Quebradas
A aldeia de Quebradas, freguesia de Alcoentre, concelho de Azambuja, vai receber nos dias 2 e 3 de novembro, a primeira edição do Festival das Netas e do Bolo de Chouriço. Durante os dois dias do festival podem desfrutar destas duas iguarias locais – “netas” e “bolo de chouriço”, confecionadas nos fornos a lenha, como antigamente. Refira-se que o tradicional “pão das netas” era uma manifestação de afeto dos avós para os netos, em que sempre que coziam o pão, guardavam o final da massa para fazer as denominadas “netas” para oferecer aos mais pequenos. No domingo, dia 03 de novembro, conta com uma participação especial do programa “Olhó Baião” da SIC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 24 e 25 de outubro
Tomar recebe primeiro seminário nacional sobre “Saber-Fazer” Tradicional
O primeiro Seminário Nacional Sobre o «Saber-Fazer» Tradicional começou esta quinta-feira, dia 24 de outubro, prolongando-se até sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Tomar, numa organização da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e do Município local, iniciativa em que a Festa dos Tabuleiros, também ela candidata a património imaterial, estará no centro das atenções. Este fórum pretende contribuir para a salvaguarda, a promoção e uma mais ampla perceção da singularidade desta inestimável faceta do património cultural imaterial português, que integra representantes reconhecidos pela UNESCO como a arte chocalheira, a louça preta de Bisalhães e os bonecos de Estremoz, mas também a tradição tomarense: latoaria, cestaria, olaria, confeção de rodilhas e de flores de papel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
"Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta" vai ser anunciado este domingo
Não há festa, romaria ou casamento, onde não haja um bom arroz doce. E a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta quer apurar qual é o melhor Arroz Doce de todos. Por isso desafia cozinheiros e cozinheiras, amadores e amadoras, profissionais e apaixonados, dos zeros aos cem, do Norte ao Sul a fazerem o seu melhor Arroz Doce e a inscreverem-se no "Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta". O arroz doce vem possivelmente dos mouros que por cá andaram, mas o ingrediente fundamental sabemos que terá chegado da Pérsia. No Oriente o arroz sempre simbolizou a fertilidade e, talvez por isso, é utilizado no final das cerimónias de casamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para conhecer a Geologia de Peniche
Associação Arméria promove viagem de barco entre Peniche e Baleal a bordo do Odisseia Viva
A próxima iniciativa da associação Arméria será já durante a manhã deste domingo, 13 de outubro: uma viagem de barco entre Peniche e Baleal, a bordo do Odisseia Viva, para conhecer a Geologia de Peniche. Devido à lotação limitada do barco é necessário realizar-se a reserva/pagamento do respetivo lugar. Ainda há vagas disponíveis, mas geralmente é nos últimos dias que ocorre uma maior procura, pelo que a associação pede aos interessados que façam a inscrição nesta iniciativa e/ou partilhem pelos vossos conhecidos através da sua página de Facebook (o encontro é pelas 9h15 e partida pelas 9h30).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o