Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Sábado, 17 de Agosto de 2019
Acompanhado de Domingos Abrantes
Heloísa Apolónia visita sábado em Peniche
o Museu Nacional Resistência e Liberdade
Uma Delegação da CDU dirigida por Heloísa Apolónia, 1ª Candidata da CDU pelo Círculo Eleitoral de Leiria, visitará este sábado, dia 3 de Agosto, pelas 15 horas, a Fortaleza de Peniche e em particular os núcleos museológicos do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL) recentemente inaugurados. A visita será guiada por Domingos Abrantes, ex-Preso Político, Conselheiro de Estado e Membro da Comissão de Instalação de Conteúdos e da Apresentação Museológica do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (CICAM) e acompanhada por técnicos do MNRL
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para sofrer obras de requalificação
Mercado Municipal de Santarém muda-se
para a Casa do Campino
O processo de mudança do Mercado Municipal de Santarém para a Casa do Campino foi concluído no dia 31 de julho. A consignação da empreitada será realizada nos próximos dias, prevendo-se que as obras se iniciem a curto prazo. A empreitada, com o valor previsto de € 1.950.000,00, tem como objetivo a requalificação do espaço do Mercado Diário, um espaço emblemático para Santarém, que vai ganhar uma nova dinâmica, através da criação de quatro praças interiores, numa divisão criada pelas bancas do mercado diário (que se mantém) e para as quais se passará a fazer a abertura das lojas que se distribuem pela estrutura exterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
m|i|mo tem aprovada candidatura para restauro de espólio do fotógrafo Fabião
Uma parte do espólio do fotógrafo José Fabião existente no m|i|mo vai ser alvo de uma intervenção de conservação preventiva e curativa ao abrigo de uma candidatura do Museu da Imagem em Movimento à Rede Portuguesa de Museus. Este trabalho de preservação, que incide sobre um registo fotográfico ímpar sobre a história recente de Leiria, vai ser contemplado com um financiamento máximo 60% da candidatura apresentada, um projeto que contará com um técnico de conservação preventiva a trabalhar neste fundo durante um ano, com o apoio financeiro da Rede Portuguesa de Museus, estando previsto o tratamento de 4.000 a 6.000 espécies fotográficas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 6 a 15 de setembro de 2019
Festas de Verão de Sobral de Monte Agraço celebram os 500 anos do Foral de Montagraço
As Festas de Verão assumem-se como uma herança cultural e identitária dos Sobralenses, traduzidas em momentos de encontro e reencontro de valores, saberes e tradições; e este ano não é exceção, uma vez que se celebra até ao próximo mês de dezembro os 500 anos da atribuição do Foral para Montagraço, por D. Manuel I. Estando o Município a organizar uma Festa de todos para todos, a grande maioria dos eventos serão de entrada livre nomeadamente as largadas de toiros ao uso de Pamplona, os espetáculos musicais de António Zambujo, NBC, Chave D`Ouro, entre muitos outros. Nesta programação haverá também lugar para os talentos desta terra e da região, designadamente bandas e dj locais, fado, assim como espetáculos nas áreas do teatro e da dança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vidigal Wines (Leiria) e Enoport (Rio Maior) foram a exceção
Vinhos do Oeste brilham no Concurso
da Região dos Vinhos de Lisboa 2019
Os vinhos do Oeste do Distrito de Lisboa brilharam em 2019, ao conseguirem duas Medalha de Excelência, 15 Medalhas de Ouro nos vinhos tintos e 20 Medalhas de Ouro nos vinhos brancos no Concurso da Região dos Vinhos de Lisboa. A exceção foi a Vidigal Wines, das Cortes, Leiria, ao obter uma Medalha de Excelência nos vinhos tintos, com a marca Zavial de 2015, a par da Romana Vini (Cadaval), com o vinho branco Página de 2018, e a Quinta do Convento de N.ª Sr.ª da Visitação (Alenquer), com o vinho branco de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano do centenário de uma das poetas maiores da Língua Portuguesa
Festival de Estátuas de Tomar evoca Sophia
e revela a melhor estátua viva do mundo
No ano do centenário de uma das poetas maiores da Língua Portuguesa, o Festival Estátuas Vivas de Tomar é dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen. Entendida na sua dupla aceção, a palavra evoca a escritora mas também a palavra grega que significa sabedoria, juntando ambas como mote para o festival que decorre nos dias 7 e 8 de Setembro. Como aconteceu o ano passado, o primeiro dia, sábado, terá por base esta temática, com 16 quadros criados propositadamente a propósito de referências da obra da autora, mas que aprofundam também a sua leitura. No domingo, o Festival terá tema livre, com a particularidade de incluir os dez quadros mais votados do Living Statues Masters, eleição da melhor estátua viva do mundo, que será revelado no final do Festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4ª edição
Festival do Carapau promove gastronomia local e arte xávega da Praia da Vieira
A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe no próximo fim de semana, o 4º Festival do Carapau, cujo principal objetivo é promover a gastronomia local, nomeadamente o carapau, e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhias de pescadores. Além da vertente gastronómica, o evento divulga a cultura da região, sendo organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e companhas de arte xávega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
“Dia Aberto” permite visita ao sítio arqueológico do Castro de Vila Nova de São Pedro
O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, pertencente à União de Freguesias, concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no dia 24 de julho, quarta-feira, entre as 10h00 e as 18h00. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade e decorre no âmbito da efeméride do Dia Internacional da Arqueologia. À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que teve início a 17 de junho e que decorre até ao dia 26 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a um milhão de euros
DGPC inicia requalificação da Portaria e Loja
e fachadas do Mosteiro de Alcobaça
A Direção-Geral do Património Cultural e a direção do Mosteiro de Alcobaça assinaram, no dia 16 de julho, os contratos de adjudicação para a requalificação da Portaria e da Loja Conventual, uma obra de 336 mil euros, e da conservação da Fachada Poente e da Fachada Norte do Mosteiro de Alcobaça, um investimento de 702 mil euros. A obra irá ser monitorizada pela associação Transparência e Integridade, a convite da DGPC, através de especialistas do setor, sendo o projeto pago por fundos europeus já atribuídos à associação presidida por João Paulo Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com descontos para todos os habitantes do concelho
Dino Parque celebra os 450.000 visitantes com agradecimento à Lourinhã
Para celebrar os 450.000 visitantes e agradecer a todos os habitantes do concelho da Lourinhã que em dois anos foram embaixadores do maior parque temático da Europa, o Dino Parque vai oferecer quatro euros de desconto por bilhete até 30 de setembro a todos os Lourinhanenses. Para usufruir deste desconto basta levantar o vale na Câmara Municipal da Lourinhã e apresentar a fatura da água. À entrada do Dino Parque basta apresentar o vale devidamente preenchido com os dados pessoais e número da fatura. O desconto, de quatro euros, é por bilhete até um máximo de quatro bilhetes, dois adultos e duas crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um evento de entrada livre no coração da cidade
Leiria Medieval espera milhares de visitantes
de 18 a 21 julho
De 18 a 21 julho, a cidade de Leiria recebe mais uma edição do Leiria Medieval, um evento de entrada livre no coração da cidade em que são esperados largos milhares de visitantes. Este ano, o tema é “1411 – As memórias do Moinho do Papel”, esperando-se um pequeno exército para levar a bom termo uma recriação histórica: cerca de 800 figurantes, 50 horas de animação deambulante e 2000 pessoas envolvidas na preparação do evento. Além disso, haverá dezenas de espaços de gastronomia e bebidas de cariz medieval – como porco no espeto, cerveja artesanal, entre outros, e dezenas de espaços de artesanato e vendas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta edição do evento “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”
Vimeiro recebe grupos europeus de recriação histórica e grupos nacionais de música e dança
Nos dias 19, 20 e 21 de julho celebrar-se-á, no Vimeiro, a vitória da memorável Batalha de 1808, com a realização da quinta edição do evento “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”. Este evento, que começa na sexta-feira dia 19, reunirá no concelho da Lourinhã diversos grupos nacionais e internacionais de recriação, música e dança, proporcionando aos visitantes um conjunto de diversas atividades temáticas num espaço ilustrado à época oitocentista com muita animação, ofícios, música, teatro e dança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo de cooperação
DGPC e Câmara de Alcobaça criam Comissão Científica da Casa-Museu Vieira Natividade
No dia 10 de julho, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultura (DGPC) e a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) referente à Casa-Museu Vieira Natividade. É intenção da DGPC e da Câmara Municipal de Alcobaça, dar execução à vontade de Manuel Vieira Natividade e da Família, assim, neste âmbito, será criada uma Comissão Científica que elaborará um estudo prévio a fim de se desenvolverem os necessários esforços de angariar financiamento comunitário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orientado para traçar rotas transfronteiriças em torno do tema Invasões Francesas e da figura de Napoleão
Rota Histórica das Linhas de Torres integra projeto ibérico NAPOCTEP
A Rota Histórica das Linhas de Torres, com sede no Sobral de Monte Agraço, integra o projeto aprovado pelo programa Interreg V-A Espanha – Portugal (POCTEP). A Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras participou, nos dias 9 e 10 de julho, na apresentação pública do projeto NAPOCTEP - uma nova iniciativa orientada para traçar rotas transfronteiriças em torno da temática das Invasões Francesas e da figura de Napoleão -, numa visita a lugares históricos relacionados com a Batalha do Bussaco e numa jornada de trabalho sobre as tarefas, orçamentos e gestão administrativa e financeira da candidatura já aprovada pelo programa Interreg V-A Espanha – Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão vai debater a importância do património cultural na promoção turística da região
Livro "Património da Humanidade do Centro
de Portugal" apresentado em Coimbra
O Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe, no próximo dia 16 de julho, a partir das 14h30, a sessão de apresentação do livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”, que conta ainda com um painel dedicado ao tema “A importância do Património na promoção turística do Centro de Portugal”. A obra “Património da Humanidade do Centro de Portugal” foi desenvolvida e coordenada pelo estúdio do multipremiado designer Eduardo Aires e resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da Unesco da Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa desce à cidade ocupando o coração do burgo
Leiria Medieval celebra memórias do Moinho
do Papel de 18 a 21 de julho
A cidade de Leiria está a preparar-se para mais uma grande viagem à Idade Média, este ano revisitamos 1411 e “As memórias do Moinho do Papel” e damos vida ao que seria o burgo naqueles tempos com um batalhão de 800 figurantes, que encarnam personagens como mercadores, nobres, plebeus, mercadores, artesãos, místicos e artífices. Como já é tradição, os grandes senhores da corte estarão presentes, com destaque para sua majestade D. João I, que concedeu, em 1411, por carta de privilégio real a Gonçalo Lourenço de Gomide, seu Escrivão da Puridade, a autorização para a construção de um engenho nas margens do Lis destinado ao fabrico de papel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha volta a estar presente na iniciativa
CVR de Lisboa e OesteCIM promovem Património e vinhos na Rua Augusta
De 10 a 14 de julho, Municípios do Oeste e Leiria participam na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, certame que decorre entre as 12h00 e as 21h00. Numa organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento, já na 5ª edição, pretende dar a conhecer aos turistas os vinhos e o património da região vitivinícola de Lisboa. A Câmara da Batalha volta a marcar presença no evento, em parceria com a Adega Cooperativa da Batalha, através da divulgação do vasto património concelhio, bem como dos vinhos produzidos nesta região, com destaque para o Real Batalha e o Baga&Syrah, distinguidos em diversos concursos vínicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o Município de Alcobaça
Secretária de Estado da Cultura assina protocolo sobre a Casa-Museu Vieira Natividade
A Cerimónia de Assinatura do protocolo de colaboração entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e o Município de Alcobaça sobre a Casa-Museu Vieira Natividade terá lugar esta quarta-feira, dia 10 de julho, às 10h00, na Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Carvalho Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ângela Ferreira estuda possibilidade de abertura ao público do edifício
Secretária de Estado da Cultura visita Casa-Memória de Camões em Constância
Na sequência do reconhecimento por parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para a importância e necessidade da abertura da Casa-Memória de Camões, a secretária de Estado da Cultura, Arquiteta Ângela Ferreira, visita esta terça-feira, dia 9 de julho, às 11h00, a Casa-Memória de Camões em Constância. Recorde-se que a Casa-Memória de Camões foi erguida segundo um projeto da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, com obras iniciadas em 1991, que se arrastaram por vários anos, devido a dificuldades sentidas para reunir os financiamentos necessários a tudo o que envolve um projeto desta envergadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cavacas das Caldas, Pastéis de Mós e Bons Maridos foram também destaque nas fases de Santarém e Leiria
Brisas do Liz e Palha de Abrantes passam
às semifinais das 7 Maravilhas de Portugal
Brisas do Liz, pelo distrito de Leiria, e Palha de Abrantes, pelo distrito de Santarém, apuraram-se para as semifinais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal No dia 3 de julho, teve lugar a final distrital, onde foi apurado o doce que representará o distrito de Leiria na próxima fase do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, tendo as Cavacas das Caldas obtido o 2º lugar e os Pastéis de Mós o 3º lugar. Esta sexta-feira, 5 de julho, o vencedor da final distrital de Santarém do concurso teve como principal adversário o doce “Bons Maridos”, de Ferreira do Zêzere, que liderou a votação até às últimas horas da votação, sendo ultrapassado pelo doce abrantino nos últimos minutos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Jardim-Horto de Camões recebe programa
de animação no verão nas tardes de domingo
Após o sucesso das primeiras animações, realizadas por ocasião do 10 de junho, No Horto com Camões volta ao Jardim-Horto, em Constância, para um programa regular durante o verão. No Horto com Camões é uma situação em que duas personagens – Luís de Camões e uma Ninfa do Tejo – acompanham os visitantes, proporcionando uma experiência completamente nova. A atividade resulta de uma parceria entre a Associação Casa-Memória de Camões em Constância e a Associação Cultural Chamusc’Arte e vai poder ser usufruída em todas as tardes de domingo nos meses de julho e agosto. Aqui está uma forma diferente (e divertida) de conhecer o Jardim-Horto de Camões, monumento vivo ao nosso poeta maior, único no país, que o homenageia através das plantas por ele referidas na sua obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre de 18 de julho a 4 de agosto
Palestras em 2019 sobre o Fogo na Idade Média são novidade do Mercado Medieval de Óbidos
Há novidades na XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos, que decorre de 18 de Julho a 4 de Agosto, aberto de quinta-feira a domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos. Este ano, sendo o Fogo o tema que dá o mote a todos os dias do Mercado, vai haver palestras, com os mais conceituados especialistas nesta matéria. Serão, ao todo, duas palestras por semana, que abordarão as facetas e importância dos diferentes tipos de fogo que moldavam a vida da Idade Média, no nosso País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Igreja de Santa Maria do Olival e na Capela de Santa Iria
"A Jurisdição Espiritual da Ordem de Cristo" é tema de colóquio em Tomar
Tomar recebe, no dia 3 de Julho, na Igreja de Santa Maria do Olival e na Capela de Santa Iria, a partir das 11h30, o Colóquio “A Jurisdição Espiritual da Ordem de Cristo”, organizado pela Comissão Infante D. Henrique, Ordem de Cristo e Expansão da SGL, em conjunto com outras instituições académicas, no âmbito das Comemorações dos 700 Anos da Ordem de Cristo. O colóquio contará com a presença dos presidentes da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Câmara Municipal de Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 19 e 21 de julho
Lourinhã promove Mercado Oitocentista & Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o Vimeiro celebrará a vitória da histórica Batalha de 1808, que ditaria o final da primeira invasão francesa e que permitira assegurar a independência de Portugal, organizando a sua Recriação Histórica & Mercado Oitocentista. Esta viagem no tempo, que começa na sexta-feira dia 19, às 19h, trará ao concelho da Lourinhã um vasto conjunto de atividades temáticas num espaço ilustrado à época oitocentista, nomeadamente, espetáculos de animação de rua, concertos, workshops diversos, mostras de produtos gastronómicos e demonstração de ofícios. Entre os momentos mais aguardados estão as recriações históricas da batalha, o baile oitocentista, o jantar de campo e ainda múltiplos concertos e atuações teatrais ao longo do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doces de Alcobaça vão a votos
Pão de Ló de Alfeizerão e Cornucópia são finalistas distritais das 7 Maravilhas Doces
O Pão de Ló de Alfeizerão e a Cornucópia de Alcobaça integram a distinta lista dos 7 finalistas distritais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, uma iniciativa que irá eleger, até à grande final em setembro, quais os sete doces preferidos de todos os portugueses. A partir do da 27 de junho e até ao dia 3 de julho, estão abertas as votações via telefone para apoiar as duas candidaturas. No dia 3 de julho, será transmitida na RTP um programa de apresentação das candidaturas onde o Pão de Ló de Alfeizerão e a Cornucópia de Alcobaça serão representados pelos respetivos padrinhos:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ministra da Cultura reuniu com a Direção
do Mosteiro de Alcobaça
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se esta quinta-feira, dia 27 de junho, a Alcobaça para uma reunião de trabalho com a Direção do Mosteiro. À saída da reunião, a ministra foi surpreendida pelo presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Rui Alexandre, que lhe foi apresentar cumprimentos em nome dos militantes e simpatizantes da secção do PS de Alcobaça. A visita da ministra da Cultura a Alcobaça surge pouco tempo depois da visita da secretária de Estado da Cultura Ângela Ferreira, no dia 3 de junho, para tomar conhecimento das condições atuais da Casa-Museu Vieira Natividade, que deverão ser reabilitadas para uma posterior abertura ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Maria Papoila é nova habitante do Agromuseu Dona Julinha
A burrinha Maria Papoila é a mais recente inquilina do Agromuseu Municipal Dona Julinha e que se junta aos restantes animais do espaço, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. Com cerca de 25 anos, Maria Papoila foi doada ao Município por Nélson Oliveira Coimbra, da Ortigosa, e vem colmatar o falecimento do Chito, da mesma espécie animal. Para além de representar uma mais-valia para o Agromuseu, é também uma forma de assinalar o décimo aniversário do espaço, que se celebra esta quinta-feira com um conjunto de atividades abertas a toda a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Festa dos Tabuleiros arranca no fim de semana com o Cortejo dos Rapazes
É já este sábado, dia 29, que começa em Tomar a Festa dos Tabuleiros. O primeiro dia da Festa será marcado por uma intensa programação, que inclui a abertura de diversas exposições. Uma delas, porém, abrirá ainda antes, na sexta-feira, pelas 18 horas, no Centro de Estudos em Fotografia (Casa dos Cubos): “A Festa, o saber e o gesto… De 1884 aos dias de hoje – a prática festiva em imagens”. No sábado, a programação começa às 9h30 com a inauguração da Praceta João Pedro Mota Lima e pelas 11 horas abrirá a exposição ‘’Ética das Coisas’’, do arquitecto Bartolomeu da Costa Cabral, no Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria, ACILIS e Escola Profissional de Leiria
Concurso Prémio Inovação Sobremesas- Brisas
do Liz abre participações até 10 de outubro
Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria, ACILIS e Escola Profissional de Leiria, teve início, no dia 21 de junho de 2019, o concurso “Prémio Inovação Sobremesas – Brisas do Liz”, direcionado ao setor da restauração da Região de Leiria. Esta iniciativa visa premiar três sobremesas originais (1º, 2º e 3º classificados) que integrem as Brisas do Liz na sua confeção, e que possam ser incluídas nas ementas dos restaurantes participantes. Todos os restaurantes da Região de Leiria podem concorrer gratuitamente, devendo, para tal, apresentar as suas candidaturas entre 21 de junho e 10 de outubro de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A obra será lançada este sábado
Novo livro retrata “Tomar” em 542 fotografias de José Matias com textos de José Faria
A uma semana do início da Festa dos Tabuleiros, o Município vai editar uma obra que condensa em imagem toda a riqueza pictórica da cidade templária. Intitulado precisamente “Tomar”, este livro integra 542 fotografias de José Matias, acompanhadas por textos de José Faria e com tratamento gráfico de Samuel Pereira. A obra, com 276 páginas de grande formato, será lançada este sábado, dia 22 de Junho, pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar. Além dos autores, serão intervenientes a vereadora Filipa Fernandes, Carlos Trincão, António Becerra Vitorino, Ermelinda Henriques e Nuno Garcia Lopes. Haverá ainda alguns apontamentos musicais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escavações arqueológicas terminaram este sábado
Paleontólogos descobrem na Lourinhã
4º grande ninho de dinossauro carnívoro
Terminou no sábado, 15 de junho, mais uma campanha de escavações de dinossauros na Lourinhã. Este ano focaram-se num grande ninho de dinossauro carnívoro, descoberto na Praia do Caniçal, na Lourinhã, possivel- mente de Lourinhanosaurus antunesi. A confirmar-se, este é o quarto ninho desta espécie a enquadrar as coleções do Museu da Lourinhã e a ser encontrado neste concelho. As escavações começaram já em 2017, onde o ninho foi sendo recolhido ao longo de três campanhas de verão, tendo finalmente terminado a semana passada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
UHF, Rouxinol Faduncho, D.A.M.A. e David Antunes+Berg
Festival da Sardinha traz oito concertos
à praia do Pedrógão
A sardinha volta a ser rainha e senhora da Praia do Pedrógão de 4 a 7 e de 11 a 14 de julho, num Festival que já vai na sua 22.ª edição e que traz oito concertos, oito tasquinhas, seis stands de exposição e um espaço infantil. O palco das atividades é montado junto à rotunda sul da praia leiriense, onde irão atuar UHF (dia 5), Rouxinol Faduncho (dia 6), D.A.M.A. (dia 12) e David Antunes + Berg (dia 13) como cabeças de cartaz, às 22:30. As sardinhas serão assadas e servidas por coletividades das freguesias de Carreira, Carvide, Coimbrão, Monte Real e Monte Redondo, estimando-se que, na edição deste ano, sejam consumidas cerca de cinco toneladas de sardinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o