Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 222 Director: Mário Lopes Quarta, 19 de Junho de 2019
Integrado no Dia Internacional dos Arquivos
Arquivo Municipal de Pedrógão Grande recebe doação do espólio documental de Pereira Barão
Integrado na Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, o Município de Pedrógão Grande promoveu, no dia 8 de junho, uma cerimónia de doação do espólio documental pertencente a José Manuel Pereira Barão, no salão Nobre dos Paços do Concelho. Nesta simbólica cerimónia teve lugar a assinatura de um Auto de Doação, em reconhecimento do generoso gesto, com a presença da sua família, a esposa, professora Noémia de Jesus e Jesus Pereira Barão e seus filhos, Ana Alexandra Pereira Barão e José Miguel Pereira Barão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 de junho é Dia de Camões
Camões volta a Constância de 8 a 10 de junho nas XXIV Pomonas Camonianas
Uma mostra de Ofícios d’ Época, a Chegada de Camões a Constância, o Percurso Viagem ao passado – Visitantes integram a festa, a Noite do Oriente, o Jantar do Povo e a Conferência O poeta em busca de si e da sua epopeia?, pelo Prof. Carlos Ascenso André, são algumas das novidades da edição deste ano das Pomonas Camonianas, um evento que vai decorrer em Constância nos dias 8, 9 e 10 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhada do secretário de Estado das Autarquias Locais
Secretária de Estado da Cultura visita Mosteiro de Alcobaça e Casa-Museu Vieira Natividade
Dia, 29 de maio, foi dado um importante passo para o arranque definitivo da abertura ao público da Casa-Museu Vieira Natividade. Na sequência da reunião anterior, promovida pelo PS Alcobaça no Ministério da Cultura, em 11 de março de 2019, com a secretária de Estado da Cultura Ângela Ferreira, a deputada pelo círculo de Leiria Margarida Marques, representantes da família e outros ativistas, a secretária de Estado da Cultura deslocou-se a Alcobaça, no dia 3 de junho, para conhecer as condições atuais da Casa-Museu, conforme tinha prometido, acompanhado do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promover as tradições gastronómicas e culturais do concelho
Confraria da Espiga avança na Chamusca
Na Quinta-Feira de Ascensão, dia 30 de maio, o Município da Chamusca deu mais um passo para a criação da Confraria da Espiga. No Almoço da Espiga, realizado após a Entrada de Toiros, a vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, entregou simbolicamente o ramo da espiga, que recebeu em 2018 das mãos do presidente da Câmara Municipal, a um grupo de mulheres que fica agora com a missão de dar continuidade ao trabalho de constituição formal da Confraria da Espiga, uma confraria que terá o objetivo de promover as tradições gastronómicas e culturais do concelho da Chamusca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 de Junho, Dia de Camões, às 17 horas
Prof. Carlos Ascenso André profere conferência na Casa-Memória de Camões em Constância
Celebrando o 10 de Junho, Dia de Camões, a Associação Casa-Memória de Camões em Constância promove uma conferência sobre o nosso épico e a sua obra pelo Prof. Doutor Carlos Ascenso André que terá lugar no auditório da Casa-Memória pelas 17 horas. O Prof. Carlos Ascenso André é um dos mais conceituados camonistas portugueses. Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tradutor, ensaísta e poeta, é investigador associado do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e tem vasta e reconhecida obra publicada com destaque para O poeta no miradouro do mundo – leituras camonianas (2008).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Toy e Mónica Sintra são cabeças de cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha
FIABA traz à Batalha gastronomia tradicional, artesanato de qualidade e música popular
A 29ª edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha foi inaugurada esta quinta-feira, dia 30 de maio, pelo residente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, acompanhado pela vogal da CCDR do Centro, Isabel Damasceno. O certame, que inclui a Mostra do Mundo Rural, realiza-se de 30 de maio a 2 de junho, no Largo Cónego Simões Inácio, nas imediações do Mosteiro da Batalha. Mais de 60 artesãos de todo o país, 17 tasquinhas de associações locais e 10 produtores locais divulgarão alguns dos produtos de excelência deste território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Codorniz é estrela de Festival Gastronómico que decorre no Landal até domingo
O 9º Festival Nacional da Codorniz do Landal, concelho das Caldas da Rainha, arranca esta quinta-feira, 30 de maio, e promete um verdadeiro festim gastronómico com pratos à base de codorniz até domingo. Escabeche de codorniz, codorniz recheada, coxa de codorniz com vinho da região, croquetes e hamburgers, asinhas e muitos mais são alguns dos pratos que será possível provar no Festival da Codorniz de Landal. A carne desta ave é rica em proteínas e aminoácidos essenciais e pobre em gorduras, sendo cada vez mais consumida. As formas de confeção, das mais tradicionais às abordagens da nova cozinha, não param de surpreender a cada edição deste certame. E para tal contam com a colaboração dos chefes da Escola de Hotelaria do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala da APOM ocorreu no Teatro Miguel Franco, em Leiria
Museu de Leiria e m|i|mo foram premiados pela Associação Portuguesa de Museologia
O Museu de Leiria ganhou esta sexta-feira o prémio “Projeto Internacional” na gala de entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia no Teatro Miguel Franco, em Leiria, em que o m|i|mo – museu da imagem em movimento – obteve uma menção honrosa. No caso do Museu de Leiria, foi premiado o trabalho desenvolvido para o Congresso Internacional e a exposição na Croácia comemorativa dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, enquanto no caso do m|i|mo foi premiado trabalho de Museologia da exposição do Mimo "Nós e os outros".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Domingo é dia de Tomar no Convento de Cristo
É já este domingo, dia 2 de Junho, que se realiza a terceira edição da iniciativa Tomar no Convento de Cristo, no âmbito das ações de promoção dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo naquele que é o monumento mais visitado da região. Entre as 10h30 e as 18 horas, haverá lugar para um conjunto de atividades de animação cultural, bem como para a mostra e venda de artesanato e produtos locais, centradas no Claustro da Micha e espaços adjacentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha
FIABA traz à Batalha gastronomia tradicional, artesanato de qualidade e animação variada
Na sua vigésima nona edição, a FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, a que se junta a Mostra do Mundo Rural, realiza-se de 30 de maio a 02 de junho, no Largo Cónego Simões Inácio, nas imediações do Mosteiro da Batalha. O certame, conta com a participação de mais de 60 artesãos de todo o país, 17 tasquinhas representativas do associativismo concelhio e 10 produtores locais que divulgarão alguns dos produtos de excelência deste território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das comemorações do seu 108.º aniversário
Quartel do Carmo recebeu mais de 30 mil visitantes durante um mês
De 23 de abril a 25 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) acolheu o evento “O Carmo aGuarda”, abrindo as portas do Quartel do Carmo ao público, em Lisboa, no âmbito das comemorações do seu 108.º aniversário. Neste evento de entrada livre, e as pessoas tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Guarda e outros espaços emblemáticos do quartel, como a sala General Afonso Botelho (salão nobre), a varanda sobre o Rossio, o gabinete do Comandante-Geral e ainda o espaço onde decorreram as negociações de rendição do Professor Marcelo Caetano, no dia 25 de abril de 1974. Nos corredores do quartel, esteve também patente uma exposição temporária, alusiva ao armamento histórico utilizado pela GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 31 de maio
1ª Semana do Porco Malhado de Alcobaça junta 18 restaurantes do concelho
De 24 a 31 de maio, realiza-se a primeira edição da Semana do Porco Malhado, uma iniciativa da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça (AARA), com o apoio do Município de Alcobaça, que pretende divulgar e sublinhar a importância do porco "Malhado de Alcobaça", como uma raça autóctone da região e como um dos nossos produtos gastronómicos com maior expansão. Aderiram a esta iniciativa 18 restaurantes do concelho que, durante o evento, irão incluir, nas suas ementas diárias, uma refeição onde o Malhado de Alcobaça é o principal ingrediente. Confira a lista dos restaurantes que irão participar na Semana do Malhado de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos 700 anos da Ordem de Cristo
Mosteiro da Batalha recebe colóquio “A Ordem de Cristo e o Infante D. Henrique “
O Colóquio A Ordem de Cristo e o Infante D. Henrique vai ter lugar este sábado, 25 de Maio de 2019, Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, com um painel especializado de investigadores. A Sessão de Abertura conta com intervenções de Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha, Luís Aires de Barros, presidente da Sociedade de Geografia e Paulo Baptista dos Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assinatura do protocolo decorre na XI Quinzena Gastronómica do Polvo
Câmara da Lourinhã e Universidade de Aveiro colaboram na investigação sobre cefalópedes
A Quinzena Gastronómica do Polvo, no município da Lourinhã, festeja a 11ª edição, de dia 23 de maio a 2 de junho e regressa com receitas inovadoras onde o elemento principal é o polvo. O evento convida a saborear toda a delicadeza e sabor do polvo, em mais de 60 receitas confecionadas pelas duas dezenas de restaurantes aderentes que aliam a tradição à modernidade. Com esta iniciativa, a autarquia pretende dinamizar e promover o concelho a nível turístico, assim como a gastronomia da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Sejamos um nadinha mais claros a propósito do admirável mundo novo (da esmagadora maioria) controlado pela IA
Valdemar Rodrigues
A regra é: mover-se mais e sentar-se menos
Dr. Pedro Marques da Silva
Opinião sobre temas da reunião de Câmara do Município de Alcobaça de 13/05/2019
Carlos Bonifácio
Filhos do Tabaco: Crianças condenam cada vez mais o ato de fumar
Drª Ana Raquel Marques
Hipertensão arterial: o que todos devemos saber
Dr. Fernando Pinto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o