Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 221 Director: Mário Lopes Segunda, 23 de Setembro de 2019
156 museus representam todo o território nacional,
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha integra Rede Portuguesa de Museus
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) integra formalmente a Rede Portuguesa de Museus (RPM), no decurso da cerimónia realizada no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no dia 4 de abril, e que contou com a presença da ministra da Cultura. A RPM, criada em 2000, é uma importante estrutura, tutelada da Pela Direção-Geral do Património Cultural, que reúne os principais museus e espaços museológicos do país, que visa incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os museus da Rede, que conta com 156 museus representando todo o território nacional
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moção foi aprovada com os votos do CDS e da CDU
Assembleia Municipal de Alcobaça manifesta apoio ao acesso universal à Igreja do Mosteiro
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, na sessão ordinária da de 29 de abril, uma moção do CDS, na defesa dos direitos de Alcobaça, da cidade e das suas gentes, com os votos do CDS e da CDU e a abstenção do PSD e do PS. Apenas votaram contra cinco elementos do PSD, entre os quais presidentes de Junta, tendo os presidentes de Junta eleitos pelo PS não participado na votação, ausentando-se da sala. "A vontade e/ou o desejo legítimo de maximização de receitas de bilheteira não pode ser conseguida através da restrição de liberdades individuais, amplamente consagradas na Constituição da República Portuguesa", refere o texto da Moção..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Freguesia do Reguengo do Fetal
Autarquia contesta novas explorações junto
às pedreiras históricas do Mosteiro da Batalha
A Câmara da Batalha teve conhecimento através da DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia que existe uma forte pressão para licenciar novas explorações de pedra na zona envolvente das atuais pedreiras históricas classificadas de Interesse Municipal de Valinho de Rei e de Pidiogo, na Freguesia do Reguengo do Fetal, Concelho da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Fim de Semana de Acampamento Militar, Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista
Lourinhã comemora 250 anos do nascimento de Napoleão e do Duque de Wellington
Nos dias 18 e 19 de Maio, o Vimeiro, na Lourinhã, recebe o “Fim de Semana de Acampamento Militar”. Uma iniciativa que recria todo o ambiente de um acampamento da época das Invasões Francesas. Trata-se de uma atividade que integra a Agenda Cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) e que este ano comemora os 250 anos do nascimento de Napoleão Bonaparte e de Sir Arthur Wellesley, Duque Wellington (1769-2019: 250 Anos do Nascimento de Napoleão e Wellington). ·
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dezenas de pessoas associaram-se à apresentação do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo
Caminhos do Ribatejo sugerem 11 itinerários que totalizam uma extensão de 100 km
O Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo foi apresentado este sábado, dia 4 de maio, em Santarém, no Jardim da República, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e por Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Este Guia, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém e das restantes autarquias da Lezíria do Tejo, sugere 11 itinerários, que totalizam uma extensão de 100 km. Com uma média de 9km por percurso, podem facilmente ser feitos em meio-dia, deixando tempo livre para visitar outros motivos de interesse e disfrutar da rica gastronomia e do comércio local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com presença do realizador José Carlos de Oliveira
Mostra fotográfica de Alfredo Cunha e tertúlia dirigida a alunos assinala 25 de Abril na Batalha
O Município da Batalha vai assinalar o 45.º aniversário do 25 de abril com a realização de uma exposição evocativa da “revolução dos cravos”, através de fotografias históricas da autoria de Alfredo Cunha. As imagens, de grande beleza estética e particular importância documental no contexto da história do nosso país, foram realizadas precisamente no dia 25 de abril de 1974, nas ruas de Lisboa, pelo grande fotógrafo Alfredo Cunha. A exposição ficará patente ao público na Galeria do Posto de Turismo da Batalha, de 22 a 26 de abril, podendo ser visitada diariamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça em destaque com 7 doces concorrentes
47 doces da região apurados para o concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal
Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® já foram apurados 420 candidatos. Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP1. Alcobaça é o concelho da região com mais doces apurados (7), seguindo-se Peniche (5) e Torres Novas (4). Porto de Mós, Ourém, Lourinhã, Ferreira do Zêzere, Rio Maior e Alvaiázere surgem com três doces apurados cada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de abril a 22 de maio
Mercado de Sant’Ana inaugura exposição
sobre aviação da Primeira Guerra Mundial
É inaugurada esta quarta-feira, dia 23 de abril, às 18 horas, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, a exposição “A Aviação Militar Portuguesa na Grande Guerra 1914-1918”. Trata-se de uma mostra de documentos fotográficos que retratam os equipamentos aéreos ao dispor das forças militares portuguesas e que intervieram na Primeira Guerra Mundial. A exposição estará patente até ao dia 22 de maio, numa iniciativa conjunta do Município de Leiria, da Base Aérea N.º 5 e da Comissão Organizadora da Comemoração do 60.º Aniversário do Juramento de Bandeira da Recruta FAP 1/59.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de abril
Espaços museológicos de Leiria assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, vai ser assinalado nos espaços museológicos do Município de Leiria com atividades especiais e entradas gratuitas para os visitantes. Nesta data, será possível visitar gratuitamente o Castelo, Moinho do Papel, m|i|mo – museu da imagem em movimento e Museu de Leiria. No Castelo de Leiria, das 10:00 às 12:30 e das 15:00 às16:00, haverá oficinas pedagógicas e visitas guiadas temáticas, com os temas "O Scriptorium do Castelo" e "O Castelo de Leiria e os Campos do Lis”, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre de 30 de abril a 5 de maio
Festa do Vinho & Pão sucede no Cartaxo
à Festa do Vinho & Chocolate
De 30 de abril a 5 de maio, a arte dos sabores que nascem na tradição e se cumprem na inovação, juntam-se à mesma mesa – Vinho e Pão vão brindar juntos à Festa do Vinho do Cartaxo. Exposição, venda e provas de vinho e pão, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são as propostas da XXXI edição da Festa do Vinho do Cartaxo que, depois de duas edições a juntar vinho e chocolate, se prepara para apresentar um novo convidado de honra – o Pão. O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, estará presente na inauguração, dia 30 de maio, às 18 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quatro concelhos dos distritos de Leira e Santarém apresentam duplas candidaturas
Alcobaça, Peniche, Santarém e Torres Novas
à frente nas 7 Maravilhas Doces de Portugal
Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal®, o júri apurou os 140 doces das finais distritais que vão ser votados pelo público. No distrito de Leiria, apuraram-se Amigos de Peniche, Brisa do Liz, Cavacas da Caldas, Cornucópia de Alcobaça, Esses Peniche , Pão-de-Ló e Pastéis de de Alfeizerão Mós. Do distrito de Santarém, o Júri apurarou os Arrepiados, Bolo de Cabeça, Bons Maridos, Celestes de Santa Clara, Fatias de Tomar, Palha de Abrantes e Pastel de Feijão de Torres Novas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Máquinas fotográficas na Casa dos Cubos serão primeiro passo do Museu do Brinquedo
A Casa dos Cubos vai acolher um núcleo expositivo de máquinas fotográficas, com base na coleção de cerca de quatro centenas de exemplares de Manuel Augusto Baptista da Conceição, oferecidas ao Município juntamente com o restante acervo destinado à constituição de um Museu do Brinquedo. O respetivo protocolo foi assinado no dia 8 de maio, nos Paços do Concelho, pelo doador e pela presidente da Câmara, Anabela Freitas, e vai permitir, finalmente, a criação em Tomar de um espaço museológico dedicado aos brinquedos, a instalar no Convento de S. Francisco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso gastronómico promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
Semi-fresco de Pera e Trouxa Salgada de Pera vencem concurso gastronómico “Pera à Prova”
O “Semi-fresco de Pera”, da autoria de Rita Bolila, e a “Trouxa Salgada de Pera”, da autoria de Raquel Moita e Silvia Silva, foram as receitas vencedoras da terceira edição do concurso gastronómico “Pera à Prova”, que decorreu no passado dia 30 de abril de 2019. Organizado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, em parceria com a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral, o concurso gastronómico contou este ano com 28 receitas a concurso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Festa do Vinho & Pão
Cartaxo recebe provas de vinho e pão
Durante seis dias, os produtores, as casas agrícolas, os padeiros modernos e as padarias tradicionais, vão estar lado a lado para harmonizar dois produtos que fixaram raízes profundas na história da gastronomia nacional. No espaço de showcooking vai cozinhar-se ao vivo. Profissionais do setor e instituições de ensino, enólogos e chefs, vão estar juntos na harmonização de vinhos e iguarias, na partilha de conhecimento e de segredos para desfrutar do melhor que os vinhos e a gastronomia têm para oferecer. Como sempre, a participação é gratuita, basta passar pelo espaço à hora marcada e desfrutar das provas comentadas de vinho e showcookings que a Festa do Vinho & Pão oferece, de 30 de abril a 5 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vinho tinto de Rui Manuel da Silva Franco foi o mais pontuado da competição
Festa do Vinho & Pão premeia melhores vinhos do Cartaxo e do Tejo
O XX Concurso de Vinhos do Tejo e o XXXV Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo – O Melhor Vinho na Produção - Colheita de 2018 decorreram nos dias 3 e 4 de abril, no Centro de Promoção Vitivinícola, do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo. Apresentaram-se a concurso, 102 vinhos – 48 vinhos tintos, 37 vinhos brancos e 17 vinhos rosé. O júri decidiu atribuir, pela primeira vez, um prémio especial ao vinho mais pontuado, o vinho tinto de Rui Manuel da Silva Franco que venceu na sua categoria, quer o Concurso do Concelho do Cartaxo, quer do Tejo. A Festa do Vinho & Pão decorre no Pavilhão Municipal de Exposições até ao próximo dia 5 de maio, com provas comentadas de vinho a decorrer no espaço de showcooking, com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 18 e 19 de maio
Museus da Marinha Grande de portas abertas
e acesso livre no Dia Internacional dos Museus
Os museus da Marinha Grande vão estar em festa e de portas abertas gratuitamente, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, este fim de semana, estando convidada toda a população. As comemorações deste ano têm como tema “Os museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”. Os objetivos desta iniciativa visam a divulgação dos museus, sobretudo pensando no público infanto-juvenil do concelho, enquanto local de aprendizagem, experimentação, diversão e diversificação dos seus conhecimentos, fomentando desde cedo o conhecimento do património histórico e cultural do local onde vivem, nomeadamente da área do vidro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento conta com Bancas de Arroz Carolino com 15 Menus de Arroz, sob orientação do Chef Luís Machado
Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas termina hoje em Samora Correia
A terceira edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, em Samora Correia, no Campo da Feira, termina este domingo, 19 de maio. Integrando diferentes áreas, o Festival apresenta um modelo multifacetado focado na gastronomia, nomeadamente numa tenda de grande dimensão designada como Praça do Arroz, onde se concentram os showcookings, as degustações, as bancas do arroz e os restaurantes, além de uma outra tenda destinada a exposição institucional, de artesanato e de produtos regionais. Este ano o evento conta com Bancas com 15 Menus de Arroz Carolino, sob orientação do Chef Luís Machado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com especialistas e dirigentes de Portugal e Brasil
Mosteiro da Batalha junta Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil
O Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil (FIPA) tem como objetivo colocar entidades responsáveis pelo Património a debater à mesma mesa, com a sociedade civil e com a comunidade técnica e científica, temas da atualidade que contribuam para uma maior proteção e qualificação da intervenção no Património natural e construído. O 6 FIPA - Fórum Internacional do Património Arquitetónico terá como tema principal "A Preservação da Multiculturalidade no Património Cultural" e realizar-se-à no Mosteiro da Batalha de 22 a 24 de maio de 2019, com a organização conjunta da Universidade de Aveiro (Coordenação), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), o Município da Batalha, o Mosteiro da Batalha,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com milhares de visitantes nacionais e estrangeiros
2ª Mostra Internacional de Renda de Bilros
de Serra D’El-Rei superou expectativas
A apresentação de uma Peça de Arte Urbana (corações de Pedro e Inês), uma Coleção de 15 coordenados inspirados em D. Pedro I e D. Inês de Castro executados pelas Rendilheiras Serranas e pelos criadores do Modatex, o desfile de Moda com trabalhos de criadores de Espanha, uma diversificada Coleção de Coordenados das 16 delegações internacionais, a Renda de Bilros ao vivo, o Workshop de técnicas internacionais e música ao vivo foram algumas dos pontos fortes do programa deste fim de semana da 2ª Mostra Internacional de Renda de Bilros de Serra D’El-Rei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biscoitos do Juncal, Pastéis de Mós e Bolos de Cabeça ou das Festas
Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal elege três doces de Porto de Mós
A Câmara Municipal de Porto de Mós entrou na corrida para a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal com 7 doces típicos do concelho. Após a primeira avaliação do grupo de jurados, 3 dos candidatos do concelho de Porto de Mós passaram à 2ª eliminatória: os Biscoitos do Juncal, na categoria de Biscoitos e Bolos Secos, os Pastéis de Mós, na categoria de Doce de Pastelaria e os Bolos de Cabeça ou das Festas, na categoria de Doces Festivos. De referir que o júri avaliou 907 doces de todo o país, tendo sido apurados, nesta primeira fase, 21 do distrito de Leiria, nomeadamente, de Alcobaça, Peniche, Alvaiázere, Caldas da Rainha, Leiria e Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 de abril a 16 de junho
Central da Confluência dos Rios recebe instalação 'Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural´
A Central da Confluência dos Rios recebe esta quinta-feira, dia 18 de abril, a instalação multimédia temporária “Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural”. Domingos Alvão foi aprendiz na Casa Biel. Guardou desse tempo a noção de espaço no fotografar, um olhar panorâmico sobre o meio. A partir dos anos trinta muitas das fotografias que são assinadas por si, (rubrica-carimbo da Casa Alvão) são de facto executadas pelo seu sócio Álvaro de Azevedo, de tal modo adaptado ao estilo Alvão que dificilmente hoje se distinguem as autorias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado nas Fests do Concelho
Constância recebe Grandioso Cortejo Fluvial
no dia 22 de abril
No dia 22 de abril, (Segunda Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h00 vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimónias do Feriado Municipal. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar. Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Só ”fiéis” que pretendem orar podem entrar na Igreja gratuitamente
Assembleia Intermunicipal do Oeste contesta restrições à entrada no Mosteiro de Alcobaça
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste aprovou, por maioria, na reunião realizada no dia 16 de abril, uma moção intitulada “Na Salvaguarda do Interesse Económico e Turístico para a Região Centro”, contestando as restrições à entrada na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e defendem que “a porta da Igreja deve continuar aberta a todas as pessoas, sem restrições. Não aceitamos que a porta da Igreja seja fechada, ou que se mantenha aberta com entrada restrita e controlada por funcionários ou seguranças, que faz o escrutínio dos ”Fiéis” que pretendem orar, e, consoante a resposta deixam entrar ou não. Este procedimento viola o princípio da igualdade, plasmado no artigo 13º, nº2, da Constituição da República Portuguesa.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com criações do Modatex e das Rendilheiras da Vila de Serra D’El-Rei
Vestidos das rendilheiras de Peniche inspirados em D. Inês de Castro apresentados na Galiza
Os vestidos inspirados em D. Inês de Castro, da autoria dos criadores do Modatex, Lisboa e das Rendilheiras da Vila de Serra D’El-Rei, apresentados no município galego de Camariñas, foram um sucesso. Na iniciativa participaram a presidente do Município de Camariñas, Sandra Insua, e o presidente da Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei, Jorge Amador. A modelo Galega-Mayte Castro foi a escolhida. Serra D’El-Rei marcou a diferença neste grande evento internacional, assegura o autarca de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Feira Maria Moleira 2019 revive tradições
em Vila Moreira
A Feira Maria Moleira 2019 vai ter lugar no dia 5 de maio de 2019, em Vila Moreira, no concelho de Alcanena. Para além dos expositores de Artes e Ofícios/Artesanato e de Gastronomia/Doçaria Regional, haverá ainda algumas atividades e muita animação. Destaque para as visitas ao Museu de Miniaturas de Rui Silva, as visitas ao Museu das Festas Cívicas de Vila Moreira, o Workshop de Introdução à Aromaterapia, a animação de rua com o Quarteto Nelson Pisco e o Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo de Recriação Encenada “Esta é a Madrugada que eu esperava”
Parada Chaimite palco em Santarém do Recital a Ary dos Santos
As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril prosseguem em Santarém com destaque para o Recital a Ary dos Santos, Espetáculo “Esta é a Madrugada que eu Esperava”, apresentação do livro “Pezarat Correia Do Lado Certo da História”, homenagem a Salgueiro Maia, Almoço Festivo do 25 de Abril, Encontro de Coros, Homenagem ao Padre Nuno/Xico Nuno e apresentação de livro de Helena Pato. As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Santarém, prosseguem no dia 18 de abril, às 21h30, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, com um Recital de Poesia de Homenagem a Ary dos Santos, com Domingos Lobo e Manuel Coelho, do Grupo de Jograis "U...Tópico" - Trovadores Defensores da Poesia e Prosa Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 18 e 19 de maio
Alcobaça celebra Dia Internacional dos Museus e Bom Dia Cerâmica
O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM), tendo a particularidade deste ano coincidir com o evento Bom Dia Cerâmica, que terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa. A iniciativa comemora a cerâmica como testemunho da criação humana, de valor e de emprego. Todas as atividades são gratuitas. O objetivo do Dia Internacional dos Museus (DIM) é conscientizar sobre o feito de que os museus são um importante meio para o intercâmbio cultural, o enriquecimento das culturas, assim como para o desenvolvimento da compreensão mútua, da cooperação e da paz entre povos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o