Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Segunda, 20 de Maio de 2019
FAG decorre de 1 a 9 de dezembro
Nilton abre 29ª Feira Nacional de Artesanato
e Gastronomia da Marinha Grande
A 29ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande vai decorrer de 1 a 9 de dezembro, nos Pavilhões 1 e 2 do Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. O certame aposta na divulgação do Artesanato, Gastronomia, Folclore, Etnografia e Música Popular Portuguesa, contando com os apoios da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Instituto de Emprego e Formação Profissional. O preço de entrada varia entre os 2 e os 5 euros, conforme o espetáculo de animação. As receitas destinam-se, como habitualmente, à obra social da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A Sul e a Norte
Município adjudica empreitada para execução de acessos mecânicos ao Castelo de Leiria
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 27 de dezembro, em reunião de câmara, a adjudicação da empreitada para a execução de infraestruturas para os acessos mecânicos ao Castelo de Leiria. A empreitada tem um custo de 1.596.226,19 euros, acrescido do IVA, sendo cerca de 900 mil euros provenientes de fundos comunitários enquadrados no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). Recorde-se que a Câmara Municipal tinha aprovado na reunião de 02 de outubro o projeto para a execução de dois acessos mecânicos ao Castelo de Leiria, um instalado a Norte do Castelo, a partir da Av. 25 de Abril, e outro a Sul, junto à Sé.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sítio arqueológico onde foi achado o Menino do Lapedo
Câmara de Leiria candidata Abrigo do Lagar Velho a Marca Património Europeu 2019
O Município de Leiria vai candidatar o Abrigo do Lagar Velho a Marca Património Europeu, que distingue sítios que representem um forte valor simbólico europeu e que confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia. Apesar de esta iniciativa comunitária não envolver a atribuição de qualquer tipo de financiamento aos sítios ou aos Estados Membros, considera-se que os sítios distinguidos beneficiarão de maior visibilidade, uma vez que passarão a estar integrados na estratégia da UE de comunicação e de promoção da Marca do Património Europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Origens remontam ao Terceiro milénio a.C
Projeto de Valorização do Castro do Zambujal inaugurado em Torres Vedras
O Projeto de Valorização do Castro do Zambujal, em Torres Vedras, foi inaugurado este sábado. 1 de dezembro. Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, e David Santos, sub-diretor geral do Património Cultural, marcaram presença na inauguração da intervenção, que teve como objetivo a salvaguarda e conservação do sítio, assim como o acesso e fruição do seu património cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atelier do Doce, Pastelaria Alcoa e Oportune Tempore
Júri do Concurso de Melhor Doce Conventual atribui três menções honrosas
Não houve 1ºPrémio na 20ª edição do Concurso de Melhor Doce Conventual da Mostra Internacional de Doces e Licores de Alcobaça, havendo apenas lugar a três Menções Honrosas: “Amor Meu”, do Atelier do Doce (Alcobaça), “Barriga de Freira”, da Pastelaria Alcoa (Alcobaça) e “Pão de Ló de Ovar”, da Oportune Tempore Unip. (Ovar). Por sua vez, “Figo com Vinho do Porto”, das Monjas Cistercienses (Rio Caldo) recebeu o Prémio da Melhor Compota. Para o Melhor Licor Conventual, o 1º Prémio de Qualidade foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso), recebendo ainda o Licor de Framboesa, da Licores Abbatiale (Alcobaça) uma Menção Honrosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo o modelo do Estado com os municípios
Batalha descentraliza património municipal para a gestão das freguesias e coletividades
“Da mesma forma que o Município da Batalha irá passar a gerir o património sem utilização do Estado, em consequência do processo de descentralização de competências, iremos propor a gestão de edifícios municipais devolutos para as freguesias ou coletividades locais”, adianta Paulo Batista Santos, presidente da câmara municipal da Batalha. Pretende-se, com a presente iniciativa, evitar a degradação do património imobiliário do Município que se encontra sem uso, devoluto ou abandonado, fomentando a respetiva recuperação, conservação e reutilização, permitindo o gozo e a fruição pública deste património e um uso mais eficiente destes recursos, valorizando-os.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até domingo
XX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais inaugurada hoje em Alcobaça
De 15 a 18 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça é mais uma vez mais palco da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais um evento que prima pela sua originalidade, qualidade e identidade. A Doçaria Conventual de Alcobaça, legado dos Monges e das Monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça que, em cerca de oito séculos de permanência na região, deixaram na nossa memória a dedicação à terra, à arte, à agricultura e também à doçaria conventual. São famosas as cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, o licor de ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça assume-se como capital da doçaria conventual
Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça celebra 20 anos
A XX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais vai realizar-se de 15 a 18 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça. Uma edição que reflete a adesão crescente das pastelarias locais à doçaria conventual, que têm vindo a aprimorar as suas técnicas e a recuperar receitas antigas, estando previstos um recorde de 12 representantes de Alcobaça em 2018. De Portugal, mas também da Bélgica, Espanha e França virão as 17 delegações convidadas, a maioria repetentes, por reconhecerem na Mostra de Alcobaça uma importância única no panorama da doçaria nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de Classificação do Culto a N. S. da Nazaré entregue no Vaticano
Peregrinos nazarenos entregam ao Papa candidatura a Património da Humanidade
Um grupo de peregrinos da Nazaré, composto pelo padre Paolo Lagatta, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha, entre outros membros da Paróquia de Nossa Senhora das Areias da Pederneira, vai ser recebido pelo Santo Padre, Papa Francisco, na próxima quarta-feira, 14 de novembro, durante a Audiência Geral que se realizará no Vaticano. Após a Bênção Apostólica a todos os presentes, será entregue ao Papa Francisco a pretensão de candidatar o Culto e a Devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presépio de Filipe Ferreira regressa ao Edifício da Resinagem
Presépio tradicional português inaugurado
no centro histórico da Marinha Grande
O Presépio de Filipe Ferreira regressará por mais um ano ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande. Já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região, comemora, este ano, a sua 19ª edição. Este ano o Presépio ocupará uma área de cerca de 40 metros quadrados será composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus. A inauguração do Presépio está marcada para 1 de dezembro às 15 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
“Vinhos de Lisboa - Rua Augusta de Natal” promove produtos endógenos do Oeste
Até domingo, dia 9 de dezembro, Lisboa acolhe a 3ª edição dos Vinhos de Lisboa na edição “Rua Augusta de Natal”, uma organização da Comissão Vitivinícola de Lisboa e da Comunidade Intermunicipal do Oeste. O evento, no quais os Municípios do Oeste participam desde a primeira edição em 2016, conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa e pretende ser uma mostra das potencialidades culturais e gastronómicas deste território que beneficia da proximidade à capital. Os municípios têm oportunidade de promover os seus vinhos, a cultura, os produtos endógenos e identitários que, no conjunto, fazem desta região um destino turístico de excelência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de novembro a 2 de dezembro
Torres Novas promove Festival Gastronómico das Couves com Feijões
De 23 de novembro a 2 de dezembro, o Município de Torres Novas organiza o I Festival Gastronómico das Couves com Feijões. Esta iniciativa pretende contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos que compõem a gastronomia típica torrejana. Durante este período, o prato pode ser degustado em 29 estabelecimentos aderentes do Concelho de Torres Novas, sob as mais variadas formas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Milhares de visitantes celebraram XX Mostra Internacional dos Doces & Licores Conventuais
Para celebrar os 20 anos da Mostra Internacional de Doces e Licores, preparou-se um espetáculo de vídeo mapping “Uma História Doce”, produzido pelo atelier OCUBO, e a transmissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI. De 15 a 18 de novembro, dezenas de milhares de pessoas visitaram Alcobaça e o Mosteiro de Alcobaça numa forte dinâmica de promoção da marca Alcobaça e da Doçaria Conventual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a Medalha de Ouro
Bolo Rei da pastelaria Flor de Aveiro premiado no 7º Concurso Nacional de Bolo Rei
O Bolo Rei confecionado pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro ganhou a Medalha de Ouro do 7º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que se realizou no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, no dia 20 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção. O Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português pretendeu ser uma forma de motivar os produtores para continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, que permitem manter a qualidade, a tipicidade e a diferença do Bolo Rei Tradicional, além de divulgar os genuínos Bolos Rei Tradicionais Portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paleontólogos portugueses descobrem achados em Tentúgal
Mais antigo crocodilo fóssil é português
e tem 95 milhões de anos
Uma nova espécie de crocodilo fóssil de Portugal muda o que os cientistas pensavam sobre a origem dos crocodilos. Os répteis semelhantes a crocodilos, os crocodilomorfos, existiam desde os primórdios dos dinossauros. No entanto, os verdadeiros crocodilos, pertencentes ao clado Crocodylia, como a nova espécie com cerca de 95 milhões de anos encontrada em Tentúgal, mostra que, afinal, a origem dos verdadeiros crocodilos tem mais 20 milhões de anos, segundo o estudo dos paleontólogos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de dezembro
Feira dos Pinhões traz a tradição ao Cadaval
no feriado consagrado à Imaculada Conceição
A tradicional feira dos pinhões regressa ao Cadaval dia 8 de dezembro, sendo esta a mais participada das feiras locais, em termos de feirantes e de visitantes, oriundos de dentro e fora do concelho. Nesse feriado nacional religioso acontece, em paralelo, a Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, com atividades junto ao recinto da feira. A Feira dos Pinhões, também designada Feira 8 de Dezembro ou Feira de N. Sra. de Conceição, regressa ao Cadaval no feriado religioso consagrado à Imaculada Conceição, decorrendo das 8h00 às 17h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Óbidos
Painéis de S. Vicente restaurados estão de volta ao Museu Municipal de Óbidos
Terminou, no dia 6 de novembro, a segunda fase da recuperação do património móvel de Óbidos ao abrigo do protocolo celebrado entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Óbidos, com o regresso dos "Painéis de São Vicente", de oficina de Garcia Fernandes, ao acervo do Museu Municipal de Óbidos. A intervenção nas seis tábuas referentes ao antigo retábulo da Capela de São Vicente (atual Igreja de São João Baptista/Museu Paroquial) permitiu resolver problemas de união da diferentes tábuas de pintura sobre madeira, através de novos elementos de fixação, na parte de trás, bem como, a retificação das junções e limpeza e consolidação da camada cromática, derivada da progressiva separação das tábuas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho
Especialistas internacionais focam importância do enoturismo no Museu do Vinho de Alcobaça
Uma das conclusões extraídas do Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho, no dia 10 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, sob o tema “Enomemórias & Enoturismo: Os Territórios Culturais do Vinho. Paisagem, Museus, Comunidade” foi que os diversos agentes envolvidos no setor (entidades governamentais, produtores e operadores turísticos) devem saber trabalhar em concertação para valorizar e rentabilizar o chamado enoturismo, dado ser o vinho um dos maiores patrimónios nacionais. Outra conclusão foi que esta vertente do setor turístico, em exponencial crescimento a nível global, depende da capacidade e no investimento na preservação do património vinhateiro que cada região consegue realizar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Fernando Rosas fala sobre a I República
no Leiria Convida
O Leiria Convida de sábado, dia 24 de novembro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, tem como convidado Fernando Rosas, historiador, professor, comentador e autor. Esta tertúlia terá como tema central o livro “A Primeira República- 1910-1926- como venceu e porque se perdeu”, no qual o autor apresenta uma reflexão revista e aprofundada dos fatores que estiveram na base do sucesso da Primeira República e dos que contribuíram para a sua derrota em 1926.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 15 e 16 de dezembro
Conferência Internacional em Leiria assinala 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo
Os 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo vão ser comemorados em Leiria com um programa que visa a valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal, numa parceria entre o Município de Leiria e a Direção-Geral do Património Cultural. Uma conferência internacional em Leiria, uma exposição em Zagreb, na Croácia, a produção de um documentário, a realização de trabalho científico e de investigação são algumas das iniciativas previstas no programa que se estende entre 2018 e 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Filipe Ferreira
Presépio Tradicional da Marinha Grande
já recebeu mais de três mil visitantes
Da autoria de Filipe Ferreira, um jovem marinhense de 29 anos, o Presépio Tradicional, inaugurado no dia 1 de dezembro e exposto no Edifício da Resinagem, no Centro Histórico da Marinha Grande já contou, até este domingo com mais de três mil visitantes de várias localidades da região centro. Um Presépio com mais de 40 metros quadrados, considerado um dos maiores da região, composto por mais de mil peças, muitas delas em movimento e dezenas de peças e acessórios criados pelo autor continua a ser o ex-libris da época natalícia na Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
10º Concurso Nacional de Mel vai realizar-se no CNEMA a 8 de março
A 10ª edição do Concurso Nacional de Mel e a 7ª edição do Concurso Nacional de Embalagens de Mel, que a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realiza em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a 8 de março. Como novidade para esta edição, a organização vai premiar com medalha de Ouro, Prata e Bronze, os melhores méis monoflorais, desde que atinjam as pontuações mínimas referidas no Regulamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o