Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a proposta do PS de quotas para negros e ciganos nas universidades?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Segunda, 22 de Julho de 2019
Apresentação decorreu nas Jornadas Europeias do Património
Carta Arqueológica Municipal de Santarém contém 461 sítios arqueológicos inventariados
O Jardim Portas do Sol acolheu este sábado, dia 29 de setembro, o lançamento da publicação “Santarém. Carta Arqueológica Municipal”, uma edição do Município de Santarém que assinala as Jornadas Europeias do Património, com o tema “Partilhar memórias”. Nesta apresentação estiveram presentes Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém e Inês Barroso, vereadora da Cultura, que enalteceram o trabalho realizado pela equipa de arqueologia coordenada por António Matias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 8 e 9 de setembro
Festival de Estátuas Vivas traz a Tomar
alguns dos melhores artistas do mundo
O Festival Estátuas Vivas de Tomar decorre no próximo fim de semana, no Mouchão Parque e no jardim da Várzea Pequena, numa edição que promete ser das mais espetaculares, com a presença de vários artistas internacionais de renome, além de boa parte dos melhores portugueses. A sexta edição do festival decorre no sábado, dia 8 e no domingo, 9 de setembro. No sábado a temática será “A História contada no feminino” que apresentará algumas das mulheres mais marcantes da História de Portugal, desde D. Teresa a Catarina Eufémia, passando pela Rainha Santa Isabel, Inês de Castro, Maria da Fonte ou D. Antónia “Ferreirinha”, entre 30 artistas recriando 15 momentos da nossa História.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 21 e 22 de setembro
Alcobaça recebe Congresso Internacional "Virgínia Victorino na cena do tempo"
Celebrando Virgínia Victorino, 50 anos depois da sua morte, a Câmara Municipal de Alcobaça e a ADEPA – Associação para a Defesa do Património da Região de Alcobaça, juntamente com o CICS.NOVA, CHAM e CLEPUL, para além de um vasto leque de parceiros, organizam um congresso internacional a realizar na Biblioteca Municipal de Alcobaça nos dias 21 e 22 de Setembro, procurando recordar a insigne poeta e dramaturga nascida em Alcobaça. Intitulado "Virgínia Victorino na cena do tempo", o Congresso, promovido por Jorge Pereira de Sampaio, contará com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência ‘Memórias Italianas no Carvalhal’
Investigadores aprofundam história e origens da Região Oeste na Quinta do Loridos
Este sábado, dia 22 de Setembro, às 14h, na Quinta dos Loridos, que se realiza a segunda edição das ‘Conferências do Carvalhal’. Sob o mote ‘Memórias Italianas do Carvalhal’ a iniciativa junta um grupo de Académicos do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova, bem como diversos especialistas em diversos temas sobre a região. As Conferências do Carvalhal são uma iniciativa, nascida em 2015, por um grupo de entusiastas da freguesia, com o objetivo de aprofundar e valorizar o riquíssimo património de uma freguesia com um potencial extraordinário em termos de património histórico e cultural. Seguir-se-ão conferências sobre uma freguesia que foi, no séc. XV, uma Granja do Mosteiro de Alcobaça e, posteriormente, no séc.XVIII ‘Terras da Rainha’ de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Virgínia Victorino, Antologia Poética”
Congresso internacional em Alcobaça termina com lançamento de livro de Virgínia Victorino
Os 50 anos da morte da poetisa alcobacense Virgínia Victorino foram comemorados em Alcobaça com o congresso internacional “Virgínia Victorino na cena do tempo”. Durante dois dias, vários historiadores abordaram a poetisa considerada “esquecida e apagada da história” que, “de modo inteligente soube dar-nos uma imagem do feminismo”, referiu António Carlos Cortez, que escreveu a introdução do livro “Virgínia Victorino, Antologia Poética”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Comunidade Intermunicipal promove Oeste
na Alma do Vinho
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) promove um conjunto de ações de divulgação e valorização da Região Oeste durante o evento Alma do Vinho, festival de projeção nacional a realizar de 13 a 16 de setembro de 2018, no Parque Urbano da Romeira, em Alenquer. Ao longo dos quatro dias, David Antunes e convidados, Diogo Piçarra, Agir e a fadista Maria Emília são cabeças de cartaz, havendo ainda provas comentadas de vinhos, colóquios, mercado de vinhos, gastronomia regional, exposições vínicas, visitas a quintas e adegas, passeios de helicóptero, entre muitas outras propostas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a atuação do grupo Função Públika
Festa da Fruta anima a Cela até domingo
A Festa da Fruta termina este domingo, 9 de Setembro, na Cela, com a esperada atuação do grupo Função Públika, uma garantia de casa cheia. Destinada a promover a boa fruta da região, o evento realiza-se em espaços como a Rua General Humberto Delgado, o Largo António Eusébio e as garagens da Associação de Socorros Voluntários da Cela. A Festa da Fruta 2018 conta com venda e exposição de fruta, maquinaria agrícola, artesanato, tasquinhas e muita animação. A Festa da Fruta é uma organização da Junta de Freguesia da Cela, com o apoio do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre de 15 a 18 de novembro de 2018
Mostra de Doces Conventuais assinala 20 anos com vídeo mapping no Mosteiro de Alcobaça
O Município de Alcobaça está a preparar a 20ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que se realiza de no Mosteiro de Alcobaça, de 15 a 18 de novembro de 2018. Paulo Inácio, presidente da autarquia alcobacense, adiantou ao Tinta Fresca que haverá “comemorações condignas” tendo sido contratada a empresa de produção multimédia “O Cubo” que já está a “preparar um espetáculo de vídeo mapping extraordinário cujo tema são os Doces Conventuais”, a ser exibido na fachada do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com cobertura do programa “Somos Portugal” da TVI
Mercado do Século XIX recria este domingo cerca de 400 figuras-tipo da época na Batalha
A Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, junto ao Mosteiro, acolhe este domingo, 30 de setembro, mais uma edição do Mercado do Século XIX, iniciativa que pretende manter vivas as tradições da cultura popular e dos produtos comercializados nos mercados da época, envolvendo um total de 400 figurantes. O evento recriará o ambiente popular característico dos mercados existentes no século XIX, com animação diversificada recorrendo a figuras-tipo da época, tais como o oleiro, o tira-dentes, a bordadeira, o latoeiro, o louco, as leitoras da sina, entre muitos outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Pera rocha e pastel de feijão benjamim integram carta de refeições de bordo em voos da TAP
A TAP apresentou, no dia 12 de outubro, no Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, a nova carta de refeições de bordo que vai incluir pastéis de feijão da Casa Benjamim, de Torres Vedras. A partir de 28 de outubro, os passageiros dos voos de médio curso vão poder deliciar-se, ao pequeno-almoço, com este doce torriense. A nova ementa da classe económica, intitulada “Fresh from Portugal”, inclui vários produtos de origem portuguesa entre os quais está também a Pera Rocha do Oeste. Entre 15 e 19 de outubro, esta fruta vai ser o ingrediente principal das sobremesas servidas aos passageiros de voos da TAP com destino a Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve arranca hoje com eleição da Miss Adiafas
De 5 a 14 de outubro, o Cadaval, principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, com alguns nomes de referência nacional, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o 17.º Festival Nacional do Vinho Leve e volta a integrar a eleição da Miss Adiafas, logo na primeira noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Museu Diocesano promoveu IV Mostra de Doces Conventuais
O Museu Diocesano de Santarém promoveu, de 5 a 7 outubro, a sua IV Mostra de Doces Conventuais. A abertura da mostra teve lugar na manhã do dia 5 de outubro, e contou com a participação de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, de D. José Traquina, bispo de Santarém, de Joaquim Ganhão, diretor do Museu Diocesano de Santarém, de Mário Rebelo, provedor da Santa Casa da Misericórdias de Santarém, e de uma comitiva da Confraria da Gastronomia do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Vinho leve é a estrela da 17ª Festa das Adiafas
Até domingo, 14 de outubro, o Cadaval, principal produtor nacional de pera rocha e vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, com a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, com alguns nomes de referência nacional, e animação variada e o 17.º Festival Nacional do Vinho Leve. O pavilhão municipal, junto ao campo da feira do Cadaval, volta a ser palco deste certame, onde a homenagem às tradições rurais se associa à divulgação e à dinamização económica. Uma edição que dedica uma parte significativa dos seus stands ao vinho leve ou não fossem os concelhos vizinhos de Alenquer a Capital Europeia do Vinho de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras no edifício em Torres Vedras avançam em breve
Museu Joaquim Agostinho vai ser edificado no antigo refeitório da Casa Hipólito
Foi assinado, no dia 12 de Setembro, o Contrato de Empreitada para Reabilitação de Edifício para o Museu Joaquim Agostinho. O contrato, assinado por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Mário Correia, presidente do Conselho de Administração da Secal – Engenharia e Construções, SA, contempla a reabilitação e adaptação do antigo refeitório da Casa Hipólito, em Torres Vedras, para albergar as instalações do museu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações dos 505 anos do Foral Novo de Alcoentre
Feira Medieval em Alcoentre vai decorrer
nos dias 29 e 30 de setembro
A freguesia de Alcoentre, Concelho de Azambuja, prepara a sua 2ª edição da Feira Medieval, a decorrer entre os dias 29 e 30 de setembro, inserida nas comemorações dos 505 anos do Foral Novo de Alcoentre, que terá lugar no dia 26 de setembro. O evento é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alcoentre com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja. Nestes dias, a população poderá vestir-se a rigor e receber os visitantes numa atmosfera tipicamente medieval onde reinam a História e a… festa!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tema deste ano para as Jornadas Europeias do Patrimo´nio e´ "Partilhar Memo´rias"
Jornadas Europeias do Património na Marinha Grande vão estender-se até 30 de setembro
As Jornadas Europeias do Património e o Dia Internacional do Turismo estão a ser evocados pela Câmara Municipal da Marinha Grande através de atividades culturais que tiveram início no passado sábado, 15 de setembro, com a inauguração da exposição de escultura “Fado & Pedras d’Alma” e o concerto da fadista Cristina Maria, e que se prolongam até 30 de setembro. O tema deste ano para as Jornadas Europeias do Património é "Partilhar Memórias". “Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. Partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guilherme d’Oliveira Martins encerra o encontro
Reflexão sobre Património(s) junta na Batalha pensadores e investigadores de referência.
Uma Reflexão sobre Património(s) junta na Batalha, nos dias 28 e 29 de Setembro, pensadores e investigadores de referência. Este encontro – realizado no âmbito do Ano Europeu do património Cultural e das Jornadas Europeias do Património – visa uma reflexão global sobre o Património e questões patrimoniais, com particular incidência sobre a relação entre investigação e património. Integrando reputados investigadores de várias áreas, este encontro procura uma reflexão plural e transdisciplinar, no contexto de abordagens diferenciadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa inseriu-se no programa intermunicipal "Festa Sénior"
Recriação do funcionamento da Real Fábrica
do Gelo junta seniores da região em Montejunto
Realizou-se, no dia 20 de setembro, na Serra de Montejunto, mais uma recriação histórica do funcionamento do Complexo da Real Fábrica do Gelo, monumento nacional setecentista. A iniciativa ficou inserida no programa intermunicipal Festa Sénior e juntou cerca de 120 participantes, nomeadamente população sénior da região e pessoal acompanhante. Participaram na atividade utentes de seis das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, a saber: ASAVIDA (Dagorda), Associação de Solidariedade Montejunto, Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, Associação Murteirense (Campus Social do Olival), Cáritas Paroquial do Vilar e Centro Social Paroquial de Alguber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes
17ª Cadernos de Estudos Leirienses aborda vida dos judeus na judiaria de Leiria
Apesar do que se tem investigado e escrito sobre a judiaria de Leiria, tem-se consciência de que, para além da inexistência de testemunhos humanos, nem vestígios materiais evidentes, sequer a sinagoga, sobreviveram. Faltava descer mais profundamente no assunto e tentar identificar quem ali viveu, isto é, observar a judiaria povoada, com pessoas concretas e suas actividades, desta vez e ainda só no século XVII. Foi isso que fez o historiador leiriense Saul António Gomes, num trabalho que agora se edita no volume n.º 17 dos Cadernos de Estudos Leirienses com o título “Leiria em tempos de opressão: subsídio para o conhecimento dos seus cristãos-novos no século XVII”, onde identifica e trata de quatro centenas de pessoas concretas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investigadores estiveram reunidos na Quinta dos Loridos
Conferência ‘Memórias Italianas no Carvalhal’ aprofunda história e origens da Região Oeste
A segunda edição das ‘Conferências do Carvalhal’ realizou-se no dia 22 de setembro, na Quinta dos Loridos. Sob o mote ‘Memórias Italianas do Carvalhal’ a iniciativa juntou um grupo de Académicos do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova, bem como diversos especialistas em diversos temas sobre a região. A esta seguir-se-ão outras conferências sobre esta freguesia que foi, no sec. XV, uma Granja do Mosteiro de Alcobaça e, posteriormente, no sec. XVIII ‘Terras da Rainha’ de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Alenquer e Torres Vedras
Presidente da República prova na Fatacil vinhos da Cidade Europeia do Vinho 2018
A “Cidade Europeia do Vinho 2018” marca presença na Fatacil – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que decorre naquela cidade algarvia. Coube ao Presidente da República inaugurar o certame na passada sexta-feira, 17 de agosto, com Marcelo Rebelo de Sousa a visitar o stand da “Cidade Europeia do Vinho 2018”. O chefe de Estado aproveitou a ocasião para provar os néctares de Torres Vedras e Alenquer, tendo feito um brinde com Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, e José Arruda, secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento Participativo de Portugal 2018
Projecto "Identidades Territoriais e Sentidos de Pertença na Região do Ribatejo" está à votação
O projecto 423 - "Identidades Territoriais e Sentidos de Pertença na Região do Ribatejo", (desenvolvido, em parceria, entre o Fórum Ribatejo e a ESES - Escola Superior de Eduçação de Santarém), referente ao Orçamento Participativo de Portugal 2018, está à votação neste momento. O projecto, no valor de 343 mil euros, abrange 24 concelhos do Distrito de Santarém (19) Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha; do Distrito de Lisboa (2) Azambuja, Vila Franca de Xira; do Distrito de Setúbal (3) Alcochete, Moita, Montijo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho da ceramista Teresa Alves
Junta de Serra d’El-Rei lança medalha inspirada nos “Amores de Pedro e Inês de Castro”
A Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei lançou, no dia 30 de agosto, uma Medalha em cerâmica. Trata-se de um trabalho da ceramista Teresa Alves inspirado na bonita dos “Amores de Pedro e Inês de Castro” na freguesia de Serra D’El-Rei. Os interessados nesta Medalha podem adquiri-la no Fórum da Serra/Museu D. Pedro I. Recorde-se que o Museu desta Vila foi inaugurado no dia 14 de fevereiro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas Europeias do Património na Marinha Grande
Marinha Grande assinala Jornadas Europeias do Património e Dia Internacional do Turismo
De 15 a 30 de setembro, a Câmara Municipal da Marinha Grande assinala as Jornadas Europeias do Património e o Dia Internacional do Turismo com atividades para toda a família, cuja participação é gratuita. O tema deste ano para as Jornadas Europeias do Património é "Partilhar Memórias". “Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. Partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos decorre
de 28 de setembro a 7 de outubro
A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de setembro a 7 de outubro, na Praça 5 de Outubro e Praça dos Claras. Estarão presentes mais de 70 expositores, de frutos secos, produtos locais, gastronomia e artesanato numa área de exposição de mais de 2500 m2. Tem como principais objetivos dinamizar e dignificar o setor dos frutos secos e passados; criar momentos etnográficos representativos da cultura rural local; afirmar o Figo Preto de Torres Novas enquanto produto diferenciador e de identidade local; preservar os saberes e sabores associados aos frutos secos, com principal destaque para a tradição, cultura e património torrejanos; afirmar Torres Novas enquanto palco de eventos nacionais de destaque e de qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA promove e divulga a qualidade
dos Produtos Tradicionais Portugueses
Com o objetivo de estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos tradicionais portugueses nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores o Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco de vários Concursos durante o mês de Outubro. O 7º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses realiza-se no dia 23 de outubro e os concorrentes podem inscrever-se até dia 16. Já o 7º Concurso Nacional de Frutos Secos e o 3º Concurso Nacional de Aguardentes Não Vínicas decorrem no dia 24 e a data limite de inscrição é dia 17.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o