Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Evento recria regresso a Leiria dos soldados que partiram para a I Grande Guerra
Mais de mil figurantes dão vida à recriação histórica “Leiria há 100 anos”
Mais de mil figurantes vão dar vida à Leiria de outros tempos, em mais uma edição da recriação histórica “Leiria há 100 anos”, que se realiza nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, no coração da cidade, com entrada livre. Esta viagem no tempo vai decorrer no Largo Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo de Goa, Damão e Diu, Mercado de Sant’Ana. Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, das 14 às 24 h de sábado, e das 13 às 20 h de domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do IPOM indica que 2/3 dos munícipes consultados concorda ou não se opõe à obra
Batalhenses estão satisfeitos com intervenção em frente ao Mosteiro e serviço de água
Num Estudo de Opinião realizado pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOM) telefonicamente para o Município da Batalha, com o intuito de facultar à Autarquia dados alusivos à perceção dos eleitores sobre questões relacionadas com gestão autárquica, quase metade dos inquiridos concorda com a intervenção realizada pelo Município na frente do Mosteiro: 43,7% concorda com a obra, 16,2% não concorda com o projecto e 14,7% acha não era necessária. Por sua vez, 25,4% não tem opinião sobre o assunto. Quando inquiridos sobre se tinham conhecimento sobre o projeto concretizado, mais de 84% dos batalhenses disse conhecer a obra em causa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 de julho a 5 de agosto (de quinta a domingo)
Mercado Medieval de Óbidos adota a Água como tema genérico até 5 de agosto
O Mercado Medieval de Óbidos vai a Água como tema genérico, de 12 de julho a 5 de agosto, estando aberto de quinta a domingo. Fonte de superstição e do medo, de fertilidade e do imaginário, elemento fundamental na paisagem e bem constante em afazeres comuns, a água é uma força da natureza essencial à vida nos tempos medievos. Recurso natural presente no quotidiano dos diferentes estratos sociais, criou hábitos e culturas e foi presença marcante no imaginário do homem medieval na música, na pintura, no teatro, na literatura, nas narrativas de histórias e estórias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 350 mil euros
Requalificação do atual Museu da Nazaré vai arrancar mas já está previsto novo edifício
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, marcou presença no dia 8 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, na assinatura do protocolo entre a Câmara da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), que visa dar início à transferência de espólio e de funcionários do Museu Joaquim Manso para espaços da autarquia e à requalificação do edifício do Museu. O investimento ascende a 350 mil euros, sendo comparticipado pela DRCC em 200 mil euros e o restante pelo município da Nazaré. Prevê-se que as obras se iniciem em 2018 e estejam concluídas até final de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FIABA 2018 decorre até 3 de junho
Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha mostra o artesanato e gastronomia da região
A 28º FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha foi inaugurada no dia 30 de maio. Dinamizado pelo município da Batalha, o certame mostra ao visitante, até 3 de junho, o que de melhor se faz ao nível do artesanato e da gastronomia local. Mais de 60 artesãos, 17 tasquinhas e 10 produtores locais concelhios apresentam produtos de excelência do Concelho da Batalha, tais como o mel, o azeite, o vinho, os licores, a doçaria, entre outros. A animação está a cargo de “Us Sai de Gatas”, “David Antunes” e “Augusto Canário”, havendo ainda uma tenda electrónica para os mais jovens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 8 de junho
Ministro da Cultura assina protocolo
para a requalificação do Museu da Nazaré
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, estará esta sexta-feira, 8 de junho, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, para presidir à sessão de assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro que visa, entre outros, a requalificação do Museu da Nazaré, atualmente em mau estado de conservação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio de Melhor Museu do Ano atribuído ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira
Associação Portuguesa de Museologia premeia seis museus da Região Centro
O Turismo Centro de Portugal congratula-se, no dia 26 de maio, com os seis prémios para os museus da região, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, incluindo o de Melhor Museu do Ano, para o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, no concelho de Abrantes. Os outros museus distinguidos foram o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer); Museu de Leiria, Museu Municipal de Ourém; Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu da Faiança de Alcobaça Luís Pereira de Sampaio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de maio a 3 de junho
Torres Novas espera receber mais de 75 mil visitantes na nona Feira de Época
Este ano com o tema «A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II», as Memórias da História permitem a todos os visitantes uma viagem no tempo, com uma recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. De 30 de maio a 3 de junho, o centro histórico da cidade de Torres Novas recua no tempo ao longo de cinco dias repletos de animação, num ambiente de festa, de cor e de sons da época. São esperados mais de 75 mil visitantes ao longo do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato devia ter-se iniciado em abril
DGPC autoriza contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira a atuar no Mosteiro de Alcobaça
Os contratenores alcobacenses Luís Peças e João Paulo Ferreira já têm autorização da DGPC – Direção Geral do Património Cultural para iniciar as suas atuações musicais no Mosteiro de Alcobaça. O processo, segundo os músicos, estava a arrastar-se desde janeiro, altura em que enviaram uma proposta à directora da DGPC para renovação de contrato, sem obtenção de resposta até à data. Contactada pelo Tinta Fresca, a DGPC referiu, no dia 15 de maio, que “se encontra concluída a tramitação legal” e que “estão actualmente reunidas as condições necessárias para que os dois contratenores iniciem funções”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche - 1ª Festa em Honra de S. João Baptista
Festa em honra de S. João Baptista valoriza
e recupera tradições na Ilha da Berlenga
É já no dia 16 de junho que os pescadores da Ilha da Berlenga em Peniche promovem a 1ª festa em honra de São João Baptista, num evento que pretende valorizar e recuperar as tradições berlengueiras ligadas ao São João Baptista, santo de devoção das gerações fundadoras desta pequena comunidade. O evento, organizado pelos pescadores da ilha da Berlenga, com o apoio institucional do Município de Peniche, da Paróquia de Peniche, do ICNF, da SPEA e patrocínios locais, vai decorrer no Bairro de Pescadores da Ilha da Berlenga e tem como objetivo a recolha de fundos para a construção de um nicho para a colocação do Santo Padroeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”
Cultura cisterciense celebrada em Alcobaça
nos dias 6, 7 e 8 de julho
Nos dias 6, 7 e 8 de julho celebra-se o legado e a cultura cisterciense no “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça. Historiadores e especialistas da cultura cisterciense estarão reunidos em Alcobaça, mais propriamente no Mosteiro de Cós e na Escola Secundária D. Inês de Castro durante 3 dias debatendo os vários aspetos da cultura da Ordem de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 a 29 de julho
III Feira Internacional de Antiguidades atrai mais de 100 antiquários às ruas de Aljubarrota
A vila de Aljubarrota vai receber de 27 a 29 de julho a 3ª Feira Internacional de Antiguidades. Até ao momento estão inscritos mais de 80 feirantes, colecionadores e antiquários oriundos de Portugal, Espanha, França e Bélgica, irão ocupar as ruas da vila e disponibilizar, durante os três dias do certame, antiguidades, colecionismo e velharias. Além das antiguidades pode contar também com animação tradicional e espaços de tasquinhas e petiscos. O evento é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Aljubarrota e do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo Centro de Portugal ocupa um espaço destacado no certame
Região Centro é o destino nacional convidado na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa
O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai estar em grande destaque na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato – FIA Lisboa 2018, que se realiza na FIL - Feira Internacional de Lisboa, de 23 de junho a 1 de julho. A organização da FIA distinguiu a região como Destino Nacional Convidado desta que é a maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda na Europa, num sinal de reconhecimento da vitalidade dos seus artesãos e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio promove investigação sobre história local na região de Leiria
"Prémio Villa Portela" passa a ser suportado pela Câmara Municipal de Leiria
A promoção da investigação da história local e do património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém é o objetivo do “Prémio Villa Portela, que tem candidaturas abertas até 15 de outubro.Apresentado em conferência de imprensa esta quinta-feira, 10 de maio, este prémio, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, passa a ser suportado pelo Município, no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do Dia Internacional dos Museus
Especialistas apelam para uma investigação aprofundada sobre a Chita de Alcobaça
Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Alcobaça promoveu, no sábado, dia 19 de maio, um debate sobre a Chita de Alcobaça, um dos maiores patrimónios do concelho cujas origens deverão ser objeto de uma investigação aprofundada. A história da Chita de Alcobaça está ainda por desvendar na sua plenitude. Conhecem-se possíveis influências estéticas e persistem até aos dias de hoje alguns registos, mas a sua génese está ainda envolta em algum mistério, o que torna necessário e pertinente um renovado foco sob o prisma da arqueologia industrial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento foi entregue à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Carta Gastronómica do Ribatejo contém registo histórico de 557 receitas populares
A Carta Gastronómica do Ribatejo foi entregue pela Confraria Gastronómica do Ribatejo (CGR) à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), no dia 7 de junho, durante a FNA 2018, que está a decorrer no CNEMA, em Santarém. Este projeto, que se iniciou em 2015, através da assinatura de um protocolo de parceria entre a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), a Confraria Gastronómica do Ribatejo e a Câmara Municipal de Santarém (CMS), culminou com a entrega do documento que contém o registo histórico de 557 receitas populares do Ribatejo, dos municípios da Lezíria, fruto de um trabalho de pesquisa e recolha de informação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviços Municipalizados efectuaram a obra
Reabertura do Ascensor da Nazaré está prevista para 15 de maio
O Ascensor da Nazaré deverá retomar o normal funcionamento na terça-feira, dia 15 de maio. O serviço foi suspenso por motivos de segurança depois de se ter verificado a queda de blocos de pedra da arriba para o túnel. Após a deteção da queda de pedras, apesar destas terem ficado retidas numa rede protetora, a primeira entidade a quem foi comunicada a suspensão de atividade do Ascensor, e explicados os motivos, foi a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por ser a entidade que tutoria a área de arriba sobranceira ao túnel”, explica Orlando Rodrigues, vereador na Câmara e vogal dos Serviços Municipalizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no “Bom Dia Cerâmica”
II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça vai decorrer nos dias 2 e 3 de junho
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorre este ano em dois momentos complementares, que irão ocorrer nos 18, 19 e 20 maio (no Museu Raul da Bernarda) e, posteriormente, a 1, 2 e 3 de junho (no Mercado Municipal), com múltiplas atividades ligadas à cerâmica. incluído neste evento ocorre ainda, entre 2 e 3 de junho, o II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, cujo objetivo primordial é estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica com a participação de investigadores, artistas, industriais e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira Rural está de regresso a Santa Cruz
Em 2018 a Feira Rural apresenta uma grande novidade com cheiro a maresia! A primeira edição da Feira Rural de Santa Cruz realiza-se no dia 19 de maio, sábado, junto ao Mercado Municipal de Santa Cruz. Ao terceiro sábado de cada mês (exceto julho e agosto), vai poder visitar e fazer as suas compras na Feira Rural de Santa Cruz com a mesma frescura e qualidade de sempre. Será possível visitar bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato junto do Mercado Municipal de Santa Cruz, que neste dia funcionará até às 17h00, enquanto no interior do Mercado Municipal juntos dos operadores desse espaço, vai encontrar a venda de frutas e produtos hortícolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Domingo é dia de Tomar no Convento de Cristo com entradas gratuitas, Tabuleiros e animação
É já este domingo, dia 1 de Julho, que se realiza a iniciativa Tomar no Convento de Cristo, no âmbito das acções de promoção dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo naquele que é o monumento mais visitado da região. Entre as 10h30 e as 18 horas, haverá lugar para um conjunto de actividades de animação cultural, centradas na maior parte no Claustro da Micha, bem como a mostra e venda de artesanato e produtos locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro apresentado esta quarta-feira
“Actas da Câmara Municipal do Concelho da Pederneira:1898 a 1912” apresentado na Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré apresenta no próximo dia 27 de junho, às 15h30, o livro “Actas da Câmara Municipal do Concelho da Pederneira:1898 a 1912”, numa sessão que decorrerá no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota). Ao publicar as “Actas da antiga Câmara Municipal do Concelho da Pederneira”, a Autarquia coloca ao dispor da população um importante instrumento para o conhecimento de factos relevantes da história recente do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações decorrem de 28 de junho a 1 de julho
Bombarral comemora 104 anos com 1ª edição do Mercado Oitocentista
O Município do Bombarral comemora, entre os dias 28 de junho e 1 de julho de 2018, os 104 anos da criação do concelho. Um dos pontos altos das comemorações dos 104 anos do concelho do Bombarral acontecerá no fim de semana de 30 de junho e 1 de julho com a realização da primeira edição do Mercado Oitocentista. O evento, que envolve várias associações do concelho, pretende recordar um dos períodos áureos da história do Bombarral, e terá por isso lugar na Avenida da Estação, que na altura era o centro nevrálgico em termos económicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra ‘Fratelli Toso 1910-1970’ assinala o Dia Internacional dos Museus
Marinha Grande recebe mostra sobre os 60 anos da fábrica italiana de vidro de Murano
A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia Internacional dos Museus (DIM) através de um conjunto de atividades dirigido à população, que decorre de 18 a 25 de maio, com o objetivo de divulgar os espaços museológicos da cidade e cujo ponto alto ocorre no dia 18 de maio, com a “Noite dos Museus”, que inclui a inauguração da exposição “Fratelli Toso” e o concerto do Quarteto D. Dinis, do Orfeão de Leiria, no Museu do Vidro. O Dia Internacional dos Museu é celebrado a 18 de maio, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) que, este ano, escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII Pomonas Camonianas
Constância presta homenagem a Camões
nos dias 9 e 10 de junho
Nos dias 9 a 10 de junho, Constância recebe as XXIII Pomonas Camonianas, um grandioso evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila de Constância. Constância tem com Camões uma muito antiga e arraigada relação de afeto, fundada na plurissecular tradição de que o épico terá vivido na vila durante algum tempo, aqui tendo escrito parte da sua produção poética. Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido as da casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões que visa perpetuar a memória do poeta em Constância e transformar-se, a prazo, num Centro de Estudos Camonianos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bom Dia Cerâmica proporciona reaproximação entre o património industrial e a comunidade
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica transformou, este fim de semana de 1 a 3 de junho, o Mercado Municipal de Alcobaça num polo de intenso debate em torno das questões essenciais e atuais relacionadas com a atividade da cerâmica. Organizada e promovida pelo Município de Alcobaça, a iniciativa procurou proporcionar uma reaproximação entre o histórico setor e a comunidade, através de mesas-redondas, projeções de filmes, exposições artísticas, momentos de lazer, exposições de cerâmica artística, oficinas e demonstrações de “cerâmica viva”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Agricultura 2018
Uso de "barrete de campino" dá entrada grátis
no "Dia do Município de Santarém"
O "Dia do Município de Santarém", 7 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, foi apresentado em conferência de imprensa esta terça-feira, dia 15 de maio, pelas 15h30 na Sala dos Azulejos dos Paços do Concelho. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os vereadores Inês Barroso e Jorge Rodrigues, e Vasco Gracias, director-executivo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), fizeram a apresentação dos principais destaques para o "Dia de Santarém".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição
'Bom Dia Cerâmica' celebra património material e imaterial do setor no concelho de Alcobaça
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorre este ano em dois momentos complementares, que irão ocorrer nos 18, 19 e 20 maio (no Museu Raul da Bernarda) e, posteriormente, a 1, 2 e 3 de junho (no Mercado Municipal), com múltiplas atividades ligadas à cerâmica. Incluído neste evento ocorre ainda, entre 2 e 3 de junho, o II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, cujo objetivo primordial é estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica com a participação de investigadores, artistas, industriais e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal prepara Reconhecimento
Alcobaça vai reconhecer estabelecimentos e entidades de interesse histórico,cultural e social
A Câmara Municipal de Alcobaça deliberou, na reunião do executivo camarário do passado dia 14 de maio, desencadear o procedimento para a elaboração do “Regulamento Municipal de Reconhecimento de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local”. Este regulamento tem por objeto a definição de regras relativas ao reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local e que se destacam pelas suas características únicas e reconhecido valor para a identidade do território do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Maria Augusta Trindade Ferreira lança livro "História da Vila de Alcobaça - Uma hipótese"
A Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe, no dia 16 de junho, sábado, às 16h30, o livro "História da Vila de Alcobaça - Uma hipótese", da autoria de Maria Augusta Trindade Ferreira, ex-directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A apresentação será feita pelo historiador Rui Rasquilho, também ex-director do Mosteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 24 de junho
Museu da Lourinhã celebra 34º aniversário
com “Mercado de Produtos Locais"
O Museu da Lourinhã celebra mais um aniversário, o 34º, no dia 24 de junho (domingo). A entrada no Museu é gratuita e está aberto à hora de almoço. Como modo de assinalar esta efeméride, vamos realizar uma sessão comemorativa, pelas 15h do dia 24, no Museu. Da sessão consta ainda a inauguração das exposições temporárias “O Colecionismo - Uma pequena homenagem aos doadores do Museu da Lourinhã” e "Um Museu em Playmobil", bem como um “Mercado de Produtos Locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o