Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Donal Trump tem o direito de impedir a entrada de cidadãos de 7 países nos EUA?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 196 Director: Mário Lopes Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Cartaxo
Casa do Povo de Pontével recebe VI Festival
do Bacalhau e da Açorda
O fiel amigo vai ser o centro das atenções no concelho do Cartaxo, num Festival que é um elogio à gastronomia nacional e regional. A Casa do Povo de Pontével vai receber o VI Festival do Bacalhau e da Açorda, um encontro entre duas especialidades gastronómicas que fazem parte da cultura nacional e são presença assídua nas mesas de muitas famílias. O encontro com o fiel amigo e com o conforto de uma açorda quentinha, foi marcado pelos Quarentões de Pontével para as 12h30, do dia 5 de março, domingo - não se atrase e deixe a dieta para outro dia, porque para além do Bacalhau e da Açorda, há sempre uma mesa de doces caseiros à sua espera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Comissão para a instalação do Museu de Abril
e dos Valores Universais tomou posse
Os membros da Comissão para a Instalação do MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais tomaram posse, na noite de 16 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A Comissão, constituída pelo executivo municipal, presidente e líderes das bancadas com assento na Assembleia Municipal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, entre outras individualidades do Concelho, tomou posse nesta sessão presidida por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estórias e Memórias vai decorrer em lares do concelho
Constância salvaguarda o património ao sabor do café das velhas e do tradicional pão-de-ló
Estórias e Memórias assim se denomina a iniciativa que vai decorrer nos dias 22 e 23 de fevereiro, nos lares da Santa Casa da Misericórdia, Lar de S. João e Lar de Santa Margarida, a qual visa contribuir para a salvaguarda do património imaterial do concelho de Constância. Dinamizada pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas de Constância em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, a iniciativa está aberta à participação da população, a qual é convidada a participar nestas conversas que decorrem num ambiente de partilha e convívio, saboreando um café das velhas e uma fatia de pão-de-ló, ao som de magníficas Estórias e Memórias, partilhadas pelos utentes e por todos os que se quiserem associar à iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Mosteiro de Cós já dispõe de visitas guiadas
O Mosteiro de Santa Maria de Cós está aberto ao público, com visitas guiadas gratuitas. Cós é uma das mais antigas povoações dos Coutos de Alcobaça. Aqui ganhou forma, no séc. XIII, uma comunidade de religiosas que viria a ser integrada na ordem cisterciense, no século XVI. Esta afiliação irá corresponder a um novo momento para as monjas, acompanhado de campanhas construtivas de vulto. Por esta altura, Santa Maria de Cós tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza da comunidade religiosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares do distrito de Leiria questionam o Governo sobre o caso
Deputados do PS preocupados com polémica entre Igreja e Estado no Mosteiro de Alcobaça
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria estão preocupados com uma decisão recente da Direção-Geral do Património Cultural e da direção local do Mosteiro de Alcobaça, que vai contra a vontade da comunidade religiosa e também da população alcobacense, e questionaram o Governo sobre esta matéria. A paróquia de Alcobaça informou os serviços competentes do Estado da intenção de colocar uma porta de vidro, com um impacto visual mínimo, na entrada da Capela do Senhor dos Passos, de acesso exclusivo à Igreja Católica. Com o aval do então diretor do Mosteiro de Alcobaça, a paróquia avançou com a instalação da porta de vidro. No entanto, alertam os deputados, a Direção-Geral do Património Cultural e a atual direção do Mosteiro de Alcobaça exigem a sua remoção, por motivos desconhecidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo período de cinco anos
Município de Santarém assina protocolo de colaboração com Fundação Passos Canavarro
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e o presidente da Fundação Passos Canavarro, Pedro Passos Canavarro, assinaram, no dia 31 de janeiro, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Santarém e a Fundação Passos Canavarro, no Salão Nobre dos Paços Concelho. Pedro Passos Canavarro, após a assinatura do acordo, lembrou um pouco a história da criação da Fundação Passos Canavarro no ano de 2000, passando pela adaptação do imóvel a Casa-Museu promovendo ações no domínio da arte, da ciência e da democracia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com almoço e demonstração de fabrico de aguardente de medronho no lugar de Outão
Município de Pedrógão Grande dá a conhecer potencialidades do medronheiro
O medronho vai ser o centro de todas as atenções no dia 19 de fevereiro, domingo, dia em que a Câmara Municipal de Pedrógão Grande promove o programa “Medronho – Património Natural do Concelho de Pedrógão Grande”, no qual os participantes são convidados a assistir à demonstração de fabrico de aguardente de medronho no lugar de Outão e a saborear produtos regionais. A intenção da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, que promove este evento em parceria com a empresa Trilhos do Zêzere, é promover este património natural do concelho, dar a conhecer as potencialidades do medronheiro, a realidade da cultura do medronho e promover o aproveitamento enquanto fruto e as diferentes aplicações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Todas as perguntas sobre Fátima”
Jornalistas António Marujo e Rui Paulo Cruz apresentam livro “A Senhora de Maio”
A apresentação do livro “A Senhora de Maio - Todas as perguntas sobre Fátima”, de António Marujo e Rui Paulo da Cruz, terá lugar em Fátima, no dia 16 de fevereiro, às 21 horas, no Auditório do Centro Missionário Allamano (Rua Francisco Marto 52). A obra, editada pela Temas e Debates e Círculo de Leitores, será apresentada por Graça Poças Santos (professora do Instituto Politécnico de Leiria e autora do livro «Espiritualidade, Turismo e Território: estudo geográfico de Fátima») e Maria Inácia Rezola (historiadora, integrou a equipa da «Documentação Crítica de Fátima» e é autora do estudo «Sindicalismo Católico no Estado Novo»).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Concursos para o melhor vinho na produção abrem inscrições
Estão abertas as inscrições para o XVIII Concurso de Vinhos do Tejo e para o XXXIII Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo - O Melhor Vinho na Produção - Colheita de 2016/2017. Os concursos são organizados pela Câmara Municipal do Cartaxo, que vai divulgar os resultados no decorrer da Festa do Vinho 2017. As inscrições para as edições de 2017 do Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo e do Concurso de Vinhos do Tejo, que decorrem há 33 e há 18 anos, respetivamente, estão abertas e os produtores podem inscrever os seus vinhos até ao próximo dia 3 de março. As amostras serão recolhidas de 1 de março a 31 de abril de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 25 a 27 de maio de 2017.
Alcobaça, Batalha e Porto de Mós recebem colóquio europeu sobre Batalhas Fundacionais
A Rede de Municípios com Batalhas Históricas está a organizar um colóquio internacional inteiramente dedicado às “Batalhas Fundacionais”. Este evento terá lugar de 25 a 27 de maio de 2017. Iniciada em maio de 2016, a rede reúne os concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Castro Verde, Fronteira e Gaia com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre comunidades escolares e incentivar a produção e partilha de conhecimento científico sobre as batalhas históricas portuguesas, potenciando a mútua promoção cultural e turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antigo dirigente do PCP
Carlos Brito apresenta no sábado novo livro sobre a Fortaleza de Peniche
A Fortaleza de Peniche recebe sábado, dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Cadeia do Forte de Peniche, como foi vivida”, da autoria de Carlos Brito. Neste livro, Carlos Brito revela-nos o dia-a-dia dos presos políticos, acrescentando ainda no final do livro alguns documentos fundamentais para a sua história, como a lista de presos que passaram pelo Forte de Peniche, assim como a ata de libertação de 1974. A apresentação deste livro, trazido à estampa pela Alêtheia Editores, estará a cargo do historiador Fernando Rosas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova rede pretende ser uma mais-valia na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura
Rede de Museus da Região de Leiria junta
32 museus de 10 concelhos
O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, que a criação Rede de Museus da Região de Leiria constitui uma mais-valia na ambição de Leiria ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Gonçalo Lopes falava na apresentação da Rede, que decorreu no Museu de Leiria, onde defendeu que o trabalho a desenvolver na candidatura poderá qualificar a oferta cultural aos mais diversos níveis, “num patamar e numa causa que não são concelhios, mas sim regionais, potenciadores de todo o nosso património material e imaterial”. Refira-se que a Rede é constituída por 32 museus e núcleos museológicos de Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, os concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) que lidera este projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Obama,the troubleshouter. Trump, the troublemaker
Mário Lopes
OPINIÃO
Alzheimer e outras demências: como lidar com as alterações cognitivas e comportamentais
Drª Margarida Rebolo
"Um Oeste para Jovens?"
Gonçalo Silva
As pedras não nos traem
Jorge Mangorrinha
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o